You are on page 1of 5

117

ISSN 1517-5030 Colombo, PR Dezembro, 2004

A Armilariose em Pnus no Brasil

Celso Garcia Auer1 Nei Sebastio Braga Gomes2 Albino Grigoletti Jnior3

Introduo
A armilariose uma das doenas mais conhecidas no mundo. Esta doena conhecida como uma podrido de razes e pode ser encontrada em diferentes plantas hospedeiras. No caso de espcies florestais, j foi encontrada em conferas como Abies, Araucaria, Chamaecyparis, Criptomeria, Cupressus, Juniperus, Larix, Libocedrus, Pinus, Pseudotsuga, Sequoia, Thuya, Tsuga. Em folhosas temos Acacia, Acer, Alnus, Betula, Castanea, Fagus, Juglans, Morus, Platanus, Populus, Robinia, Quercus. No caso de culturas agrcolas importantes, pode parasitar maceiras, pereiras, ameixeiras e cerejeiras; citros, videiras, oliveiras, nogueiras e cerejas arbustivas. Ataca, tambm, plantas ornamentais como rododendro e azalia e outros hospedeiros como mandioca, banana, palmito-juara, batata, cenoura, nabo, ruibarbo, dlia e morango. Esta doena causada por um fungo do gnero Armillaria, que possui ao redor de 40 espcies registradas. Estas espcies foram encontradas na Amrica Central, Caribe,

Europa, Amrica do Norte, frica, ndia, Austrlia, Japo, Amrica do Sul, Nova Zelndia e Nova Guin. Associado ao pnus, encontramos as espcies A. mellea, A. gallica, A. obscura (= A. ostoyae) A. fuscipes, A. novaezelandiae causando podrido de razes e morte de rvores. As espcies registradas na Amrica do Sul so A. griseomellea, A. novae-zelandiae, A. procera, A. puiggarii, A. sparrei, A. tigrensis e A. yungensis, sem confirmao de todas serem patognicas. A literatura nacional apresenta poucas informaes sobre a ocorrncia da podrido de razes por Armillaria em espcies florestais. No Brasil, a doena foi constatada em espcies de Pinus, Araucaria e Eucalyptus, nos trs estados da regio Sul e em So Paulo, regio Sudeste. Plantios com espcies tropicais de pnus no apresentaram a doena, at o presente momento. At o momento, a doena foi constatada em Pinus elliottii var. elliottii, P. taeda e P. patula. O primeiro registro da armilariose em pnus no Brasil foi feito em 1962, relatando o ataque de A. mellea em razes de P. elliottii, com um ano e meio de idade, em Castro, PR

Engenheiro Florestal, Doutor, Pesquisador da Embrapa Florestas. auer@cnpf.embrapa.br Engenheiro Florestal, Doutorando CPG da Universidade Federal do Paran. 3 Engenheiro-Agrnomo, Doutor, Pesquisador da Embrapa Florestas. albino@cnpf.embrapa.br
1 2

A Armilariose em Pnus no Brasil

e Joaaba, SC, material doente coletado em 1961. Posteriormente, novos registros foram feitos, em 1964, acerca do ataque a P. taeda e P. patula, em So Paulo. Outros relatos foram feitos em P. elliottii e P. taeda, procedentes de Guarapuava, PR e Campos Novos, SC. No incio da dcada de 90, novos registros da doena em P. elliottii chamaram a ateno pela elevada incidncia em plantios localizados nos municpios de Guarapuava e Pinho, no Estado do Paran. Consultorias e vistorias realizadas nos plantios afetados consideraram as reas como inadequadas continuidade da cultura do pnus, inclusive sendo recomendado que tivessem outra utilizao agrcola, em vista da infestao presente e da impossibilidade de aplicao de medidas de controle eficazes, naquela poca. O agente causal foi inicialmente registrado no Brasil como A. mellea, porm, especialistas em taxonomia deste gnero recomendam citar Armillaria sp., at que estudos mais conclusivos apresentem a identificao correta deste fungo. No Brasil, as observaes mais recentes sobre a incidncia da armilariose mostram que o incio ocorre em rvores com menos de um ano de idade, estando presente em indivduos com mais de 20 anos. Geralmente, a doena tm sido verificada em plantas localizadas em reas recmdesmatadas.

Uma inspeo mais apurada da base da rvore revelar pores de casca e de madeira apodrecida. A diagnose certa quando placas miceliais ou feltro brancos e rizomorfas escuras similares a cordes de sapato so encontradas sob a casca da rvore doente (Figura 1D).

Aspectos epidemiolgicos
A podrido de razes dissemina-se em dois modos: pelos basidiosporos produzidos nos basidiocarpos e pelas rizomorfas subterrneas. Os basidiosporos so disseminados pelo vento. Eles germinam sobre os tocos infectando os tecidos da planta e rvores mortas, mas raramente um hospedeiro vivo. Possivelmente, podem atacar rvores vivas atravs de ferimentos abertos na base ou sobre as razes expostas ao ar. O principal mtodo de infeco em rvores vivas por rizomorfas subterrneas (Figura 1E). Estas estruturas so similares quelas rizomorfas subcorticais escuras encontradas em conjuno com as placas miceliais brancas sob a casca de rvores doentes. As rizomorfas consistem de uma camada central de hifas hialinas arranjadas em linhas longitudinais, recobertas por uma camada externa escura composta de tecido fngico compacto. O tamanho destes filamentos miceliais varia de 1 a 3 mm, em dimetro. Elas crescem atravs do solo, usualmente prximo superfcie. Quando a ponta da rizomorfa entra em contato com uma raiz viva, esta penetra pela casca por uma combinao de meios mecnicos e qumicos. As hifas da rizomorfa penetram ento pela casca interna e na madeira do novo hospedeiro. Os fungos causadores de podrido de razes podem infectar mais facilmente as rvore sadias, atravs de pores da rvore danificadas prximo ou logo abaixo do nvel do solo em decorrncia da ao de foras naturais. Estas injrias podem resultar de condies naturais como uma estao muito mida ou a frico de rvores durante ventos fortes; pois ambas as situaes matam as pontas das razes. Alguns danos so decorrentes da ao de insetos xilfagos, criando portas de entradas ideais para fungos apodrecedores. Ferimentos decorrentes do contato das razes da planta hospedeira com rochas ou outras razes permitem aos fungos entrarem atravs da casca danificada. A enxertia natural entre razes, usualmente entre rvores da mesma espcie, fornece uma interrupo na casca e portas de entrada aos fungos. O pisoteio pelo gado e outros animais pode danificar as razes expostas e criar oportunidades para a infeco de rvores sadias.

Sintomas e sinais da doena


Um declnio geral no vigor, amarelecimento e bronzeamento das acculas e sua posterior queda so os primeiros sintomas notados pelo observador (Figura 1A). Especialmente em pnus, pode existir um fluxo anormal de resina a partir do colo da rvore, algumas vezes estendendo-se ao solo para formar crostas de resina (Figura 1B). A produo de cogumelos (basidiocarpos) de Armillaria spp. ocorre normalmente no outono, freqentemente associado com estgios avanados da doena. Os cogumelos desenvolvem-se em grupos na base de rvores vivas e no solo, acima de razes infectadas (Figura 1C). Os basidiocarpos possuem uma estipe central slido, amarelo ou marrom, de 8 a 25 cm de comprimento. O chapu do cogumelo (pleo) amarelo e pode ser marcado por escamas marrom-escuras na parte superior. A parte inferior composta de lamelas esbranquiadas a princpio e depois rseas, que so ligadas ao pedicelo e ao pleo. Pode existir um anel na estipe, logo abaixo das lamelas. Os basidiosporos so hialinos, elpticos ou reniformes, medindo entre 6 a 9 m.

A Armilariose em Pnus no Brasil

Parece existir uma relao entre as condies dos stios florestais e a incidncia da podrido de razes. A infeco de Abies balsamea e Picea mariana por A. obscura, no Canad, tende a ser maior em stios em topografia mais elevada e sobre solos de textura leve com baixa umidade do solo. P. mariana em stios de topografia mais baixa apresenta pouca incidncia de armilariose. Estudos recentes do crescimento micelial do fungo Armillaria sp. obtido de rvores doentes em plantios de P. elliottii revelaram que existe uma faixa de temperatura tima para o desenvolvimento, entre 15 e 25 C, que proporcionou as maiores taxas de crescimento. O fungo desenvolveu-se bem entre 5 e 25 C, com queda acentuada no crescimento acima de 30 C. Tais dados revelam a preferncia por temperaturas mais amenas, tpicas da regio Sul do Brasil.

A possibilidade de podrido de razes afetar as rvores maior, onde maquinrio pesado empregado para realizar as operaes de manejo e explorao. Os erros do operador e descuidos podem resultar em danos s razes, prximo ao nvel do solo. Estes ferimentos criam portas de entrada para fungos apodrecedores. Danos ocorrem durante a derrubada de rvores em operaes de desbaste, seja na base ou nas razes mais superficiais, durante a queda das rvores. Outra possibilidade de danos s razes ocorre com a entrada de maquinrio agrcola para a retirada das toras.

Danos provocados
rvores de todas as idades so afetadas, tanto em plantios como em reas naturais. As rvores podem ser mortas isoladamente, em pequenos grupos ou esparsamente atravs do talho. A doena ocorre mais freqentemente em pequenos grupos de 1 a 5 rvores e as perdas so assim normalmente insignificantes quando em um percentual menor que 1 %. Menos freqentemente, grandes grupos de 10 a 100 rvores podem dar origem a uma mortalidade em at 5 %. Estes focos permitem a invaso de ervas daninhas e da vegetao nativa anterior. O nmero de rvores mortas pode, entretanto, chegar a 50 %, quando uma espcie altamente suscetvel como P. elliottii plantada em reas infectadas por espcies de Armillaria altamente patognicas. No Brasil, as observaes mais recentes sobre a incidncia da doena mostraram que existe incremento crescente de registros, em relao ao nmero de municpios afetados e de reas florestais dentro da regio Sul. O nmero total de rvores mortas em plantios jovens (entre 1 e 7 anos de idade) pode chegar a 8,5 %. Alguns plantios com mais de 20 anos, apresentaram uma mdia de 20 % de rvores doentes. Avaliaes dos impactos econmicos da armilariose mostraram que as perdas causadas pela doena so significativas nas reas afetadas. Tal fato contribuiu na reduo da produo de madeira, bem como da renda dos silvicultores e da regio e uma reduo no potencial de emprego e da renda recebida pelos trabalhadores rurais. A ttulo de exemplo, se considerarmos uma incidncia de mortalidade de rvores em 5,1 %, em uma rea atacada de 10 % da rea plantada da regio Sul (106.200 ha), os produtores de pnus deixariam de colher 189,6 mil m3 de madeira anualmente.

Preparo de solo e manejo versus armilariose


A exposio das razes infectadas ao sol, durante a preparao da rea para plantio, causa o secamento do material infectado e reduz grandemente o potencial de inculo no solo. Medidas sanitrias aplicadas durante as operaes de preparo do solo e de desbaste reduzem o potencial para novas infeces. A remoo da maior quantidade possvel de material morto um meio efetivo de reduzir a podrido de razes por Armillaria em conferas. Existe um risco pequeno de disseminao da doena por meio do transporte de fragmentos de razes infectadas entre talhes, no trfego de tratores, correntes e grades. Todo material vegetal produzido pela destoca da mata anterior deve ser queimado, para garantir a eliminao do patgeno das reas de plantio. Os tocos remanescentes da retirada de rvores nativas hospedeiras e aquelas dos desbastes so pontos ideais para a colonizao de Armillaria. Uma vez colonizados tornam-se em fontes de inculo para a doena. O envenenamento de tocos recm-cortados com produtos qumicos pode ser uma medida de controle interessante, a exemplo do que foi feito com outro patgeno de razes, o fungo Heterobasidion annosum. Outro aspecto levantado no manejo o fato de que o controle qumico ou mecnico de plantas invasoras para eliminar a competio em talhes pode multiplicar a fonte de inculo. Plantas arbustivas e pequenas rvores invasoras, mortas por herbicida, podem ser infectadas por Armillaria e aumentar o nmero de focos, no plantio.

A Armilariose em Pnus no Brasil

Figura 1. (A) Amarelecimento de rvore de pnus em conseqncia da podrido da raiz. (B) Produo anormal de resina na base de rvore doente (C) Cogumelos de Armillaria sp. saindo de rvore morta. (D) Rizomorfa interna sob a casca de rvore morta. (E) Rizomorzas externas sobre a casca de rvore doente pronta para a disseminao pelo solo.

Controle
Pode-se resumir os aspectos relacionados com as medidas de controle nos seguintes pontos:

A remoo de tocos por ocasio do preparo de solo para plantio eficiente, mas de alto custo, consome tempo e inadequada em locais de topografia acidentada; Uma vez conhecidas as espcies de pnus resistentes doena, seu plantio pode ser feito em stios com registros da armilariose, tal como reas recmdesmatadas de mata nativa ou plantios j atacados; O plantio de espcies suscetveis pode ser feito em reas de pastagem ou stios florestais anteriormente com conferas sem registro da doena; O uso de agentes de controle biolgico de solo possvel por inibir o crescimento do patgeno e parasit-lo, sendo mais ecologicamente correto que o controle qumico;

A preparao de valetas ao redor de focos adequado se conjugado com o controle biolgico e inadequado quando os focos de infeco so numerosos; O uso do controle qumico contra a armilariose de alto custo e duvidoso quanto sua eficincia.

Literatura consultada
AUER, C. G.; GOMES, N. S. B; GRIGOLETTI JUNIOR, A. Novas ocorrncias da armilariose em Pinus no Brasil. Summa Phytopathologica, v. 29, n. 2, p. 205-207, 2003. COETZEE, M. P. A.; WINGFIELD, B. D.; COUTINHO, T. A.; WINGFIELD, M. J. Identification of the causal agent of Armillaria root rot of pinus species in South Africa. Mycologia, v. 92, p. 777-785, 2000.

A Armilariose em Pnus no Brasil

CZAJA NETO, F.; FONTOURA, O. S. Nova constatao de armilariose em Pinus taeda e P. elliottii. Revista do Instituto de Biologia e Pesquisas Tecnolgicas, Curitiba, n. 15, p. 8, 1970. GOMES, N. S. B.; AUER, C. G.; GRIGOLETTI JUNIOR, A. Temperaturas para desenvolvimento de Armillaria sp. Arquivos do Instituto Biolgico, v. 69, p. 278-279. 2002. IVORY, M. H. Diseases and disorders of pines in the tropics: a field and laboratory manual. Oxford: Oxford Forest Institute, 1987. 92 p. MAY, L. C. Uma armilariose em Pinus elliottii Engel. Silvicultura em So Paulo, v. 1, n. 1, p. 71-84, 1962. MAY, L. C. Molstias de conferas ocorrentes no Estado de So Paulo. Silvicultura em So Paulo, v. 3, n. 3, p. 221245, 1964.

SMITH, I. M.; DUNEZ, J.; LELLIOTT, R. A.; PHILLIPS, D. H.; ARCHER, S. A. Manual de enfermedades de las plantas. Madrid: Ediciones Mundi-Prensa, 1992. 671 p. VOLK, T. Species presently accepted in the genus Armillaria (Fr.: Fr.) Stande, with known distributions. Disponvel em: <http://botit.botany.wisc.edu/toms_fungi/ armnames.html>. Acesso em: 24 out. 2003. WHITNEY, R. D. The hidden enemy: root rot technology transfer: for practical use in the field: a foresters guide to identification and reduction of major root rots in Ontario. Sault Ste Marie: Canadian Forestry Service, 1988. 35 p. WORRALL, J. Forest pathology: Armillaria root disease. Disponvel em: <http://www.forestpathology.org/ dis_arm.html>. Acesso em: 17 ago. 2004.

Comunicado Tcnico, 117

Exemplares desta edio podem ser adquiridos na: Embrapa Florestas Endereo: Estrada da Ribeira km 111 - CP 319 Fone / Fax: (0**) 41 675-5600 E-mail: sac@cnpf.embrapa.br Para reclamaes e sugestes Fale com o Ouvidor: www.embrapa.br/ouvidoria 1a edio 1a impresso (2004): conforme demanda

Comit de publicaes

Expediente

Presidente: Luciano Javier Montoya Vilcahuaman Secretria-Executiva: Cleide da S.N.F.de Oliveira Membros: Antonio Maciel Botelho Machado / Edilson Batista de Oliveira / Jarbas Yukio Shimizu / Jos Alfredo Sturion / Patricia Pvoa de Mattos / Susete do Rocio Chiarello Penteado Supervisor editorial: Srgio Gaiad Reviso texto: Mauro Marcelo Bert Fotos: Celso Garcia Auer Normalizao bibliogrfica: Elizabeth Cmara Trevisan / Lidia Woronkoff Editorao eletrnica: Cleide Fernandes de Oliveira

CGPE 4890

You might also like