You are on page 1of 3

Jornal - "MISSO JOVEM"

Histria da Igreja

Contexto
sculo XVIII assistiu a duas grandes revolues: a francesa em 1789, com o ideal da igualdade e da liberdade, e a industrial, com a descoberta da mquina a vapor. A Igreja viu-se diante de dois enormes desafios. J vimos como se colocou diante dos ideais democrticos, apresentamos agora alguns pontos de seu posicionamento diante da questo social. Dois fenmenos caracterizaram a vida tcnico-econmico-social no sculo XIX e incios do XX: 1. Imenso progresso tcnico, industrial, comercial; 2. O homem que vence a natureza superou as distncias. Tudo isso repercutiu na vida social: de um lado, a concentrao de enormes riquezas nas mos de poucos e, de outro, os operrios quase sempre oprimidos pela misria e degradados por um trabalho realizado em condies desumanas.

Reaes do operariado abandonado pelo Estado ausente


As descobertas cientficas deram origem a doutrinas econmicas. No sc. XVIII temos Adam Smith e David Ricardo, que sistematizou o liberalismo econmico. As teorias econmicas levaram s primeiras formulaes do socialismo que procurou defender o proletariado das imposies do capitalismo. Surge, em primeiro lugar, o socialismo utpico que sugere a coletivizao dos meios de produo, o controle da economia pelos poderes pblicos e defende igual dignidade de todo trabalhador. No incio do sculo XIX nasce, ligado ao Partido Socialista, o sindicalismo: sociedades de socorro mtuo que, com o tempo, alargaram sua competncia. Karl Marx (1818-1883), o pai do socialismo cientfico, escolhendo a linha da ao poltica, publicou em fevereiro de 1848, juntamen-te com Engels, em Londres, o Manifesto do Partido Comunista: "Proletrios de todo omundo, uni-vos". Marx e Engels lem a histria como uma contnua luta de classes. O caminho socialista super-la e deve levar supresso da propriedade privada, socializao do capital, abolio da famlia, das ptrias, das nacionalidades. O movimento socialista deve ser internacional e optar pelo caminho da revolu o. Surgiram os Partidos socialistas na Alemanha, Frana e Itlia, depois em quase todos os pases.

A reao da Igreja
A reao catlica foi lenta e no entendeu logo o desafio do movimento operrio. Num primeiro momento houve a exortao pacincia, aceitao religiosa da pobreza e isso acompanhado da ao caritativoassistencial, mas, pouco a pouco, assumiu uma posio mais clara, marcada inicialmente pelo paternalismo e, em seguida, assumindo uma posio autnoma na ao social catlica. Alguns motivos desta lentido foram: pouca conscientizao das condies vitais das diversas classes sociais; mentalidade aristocrtica e conservadora dos catlicos pertencentes nobreza e burguesia intelectual; desconfiana perante o Estado (liberais) e a classe poltica no poder (conservadores); a preocupao de no misturar a Igreja com questes sociais e, sobretudo, a mensagem crist da Cruz e da espera de uma justia ultraterrena.

A Igreja busca a Justia


claro que, a seu modo, a hierarquia e os leigos buscavam uma soluo crist para a questo. Preocupada com a defesa da ordem social, do direito propriedade privada e da autoridade do Estado, a Igreja condenou o socialismo e o comunismo (Pio IX em 1846 e 1864; Leo XIII em 1878 e 1884). Leo XIII definiria assim a viso da Igreja: "A questo das relaes entre ricos e pobres se resolver quando se reconhecer que no falta dignidade pobreza. O rico deve ser generoso e misericordioso e o pobre resignado com a prpria sorte: ambos no foram feitos para estas coisas perecveis. O pobre deve ganhar o cu com a pacincia e o rico com a liberalidade".

A SUPERAO DO SISTEMA CARITATIVO-ASSISTENCIAL


O perodo que vai de 1870 a 1891 foi marcado por fecundas discusses sobre a doutrina social crist, que se orientava para uma clarificao e tentativas ainda incapazes de superar o paternalismo e de reconhecer a plena igualdade humana de classes e o direito que o operrio tinha, associando-se, de defender-se da opresso. Na ustria, Frana, Blgica, Alemanha, Itlia e Estados Unidos surgiram centros catlicos para estudos sociais. Problemas mais discutidos: associacionismo operrio, intervencionismo estatal na economia, determinao de um justo salrio. Com relao ao associacionismo operrio, a discusso e a prtica evoluram para a aceita o da existncia de sindicatos, primeiramente catlicos e depois livres. O papa Leo XIII (1978-1903) abriu um novo perodo com relao questo social com a Carta encclica Rerum Novarum (1891): foi um marco fecundo para a Doutrina Social da Igreja (expresso usada pela primeira vez por Pio XII). Rejeita o socialismo e admite a interveno do Estado fixando idade, horas e condies de trabalho, condena a luta de Papa Leo XIII classes, mas admite a unio dos operrios em sindicatos confessionais (cristos).

DOUTRINA SOCIAL DA IGREJA


Um processo que levou maturidade desinteressada em favor do povo. Contudo, a Igreja soube perceber os sinais dos tempos. A Rerum Novarum foi um passo que despertou novas energias no mundo catlico. Lenta, mas irreversvel, foi a aceita o dos trabalhadores de se organizarem em sindicatos leigos.

Em 1910, Pio X condenou o empenho social cristo, causando profunda dor entre os catlicos, mas foi superado por Bento XV, em 1918, que encorajou os sindicatos cristos. Abriu mais ainda o caminho a Encclica Quadragesimo Anno (1931) de Pio XI que, entre outras, reafirmou o autntico direito ao sal rio familiar, sublinhou os perigos dos monoplios que abriam caminho ditadura econmica e admoestou o Estado a frear suas ingerncias na economia (Estado Totalitrio).
O trabalho infantil: comum nas indstrias da era da Revoluo Industrial na Entre as duas grandes Guerras (1918-1939) houve um esforo Inglaterra grandioso para evangelizar o mundo operrio (Juventude Operria Catlica - JOC). Infelizmente, as ideologias anticrists j tinham fermentado o mundo operrio e passado uma imagem desfavor vel da Igreja.

PARA REFLETIR
1. Como evoluiu o empenho social da Igreja no mundo do trabalho? 2. Como voc avalia a atuao da Igreja na ao social em sua comunidade e no mundo? 3. Qual a importncia da Rerum Novarum para a Pastoral Social?

Um sculo de Progressos Sociais


Citamos outros papas, grandes defensores da pessoa e do trabalho humano, sem esquecer os fermentos positivos oferecidos pelo Conclio do Vaticano II: Joo XXIII - Mater et Magistra (1961): advogou a interveno do Estado para estimular, coordenar, orientar, integrar. Pacem in Terris (1963): a paz o fruto do desenvolvimento dos povos. Paulo VI - A Populorum Progressio (1967): a questo social no mais problema domstico de cada pas, mas uma questo de justia entre os diversos povos. Outro documento sobre o assunto a Octogesima Adveniens (1971). Joo Paulo II - Laborem Exercens (1981): afirma a preeminncia do trabalho humano frente ao capital; a Sollicitudo Rei Socialis (1988) prope uma concepo mais integral e mais universal do desenvolvimento como proposta inseparvel de uma autntica "doutrina social" catlica; Centesimus Annus (1991): O trabalho parte inseparvel dos direitos humanos.

You might also like