You are on page 1of 41

Instalando o Software Topcon Tools e Topcon Link:

Crie uma pasta em seu computador, em seguida faa download da Pasta TOPCON TOOLS disponibilizada no FTP da Santiago & Cintra (ftp.santiagoecintra.com.br Login: suporte Senha: gps2000). A pasta TOPCON TOOLS conter as seguintes Pastas:

Para instalar o Programa descompacte a pasta Topcon Tools + Link Setup Verso 5.045.exe

Para iniciar a instalao do Software TOPCON TOOLS, d um duplo clique no cone Topcon Tools + Link Setup ver 5.04, juntamente com o TOPCON TOOLS ser instalado o TOPCON LINK (simultaneamente).

O processo de instalao ser iniciado.

A Janela de Boas Vindas ser aberta, Clique em Next.

Em seguida a janela dos Termos da Licena se abrir, clique em Yes

D um Nome para Company e clique em Next.

Esta janela mostra o caminho onde o TOPCON TOOLS ser instalado, clique em Next

OBS: No aconselhamos mudar o caminho padro (default).

Esta janela um aviso que o programa ser instalado na pasta Topcon, Clique em Next.

O processo de instalao ser inicializado.

Aps concluda a instalao, clique em Finish .

OBS: Para otimizar o uso deste Software vamos passar a linguagem para Portugus, configurar os parmetros dos elipsides utilizados no Brasil e inserir o Modelo de Relatrio de Ajustamento exigido pelo INCRA.

Para facilitar ainda mais o uso devemos atualizar a verso para portugus, para isso basta dar um duplo clique no cone Portugus_atualizao que estar na pasta TOPCON TOOLS que copiamos para o computador, automaticamente ser atualizado tambm os parmetros dos elipsides de referencia utilizados no Brasil.

Ser apresentado o caminho default onde o TOPCON TOOLS foi instalado, clique em OK.

Ser mostrado o diretrio de destino onde a atualizao ser instalada (mesmo do programa), clique em OK.

Aps a instalao ser aberta a janela de aviso, clique em OK.

O ltimo procedimento ser configurar o Modelo de Relatrio que dever atender as exigncias do INCRA, abra a pasta Modelo de Relatrio do INCRA, que esta dentro da pasta TOPCON TOOLS que copiamos para o computador.

Em seguida copie o Arquivo reports.jff (de dentro da pasta onde foi feito download), e cole-o dentro da Pasta Reports no seguinte caminho: ARQUIVOS DE PROGRAMAS/TOPCON/TOPCON TOOLS/REPORTS

Aparecer uma janela dizendo que o arquivo j existe e perguntar se deseja substitu-lo, clique em SIM.

O Programa TOPCON TOOLS est instalado, configurado e pronto para o uso.

Processando Dados no Topcon Tools.:

Abra o Topcon Tools, dando um duplo clique no cone: Aparecer janela abaixo, devemos no caso de processar sem a Chave Hard Lock clicar no boto Modo Demo, com a verso demo podemos processar e ajustar at cinco pontos.

1. Criando uma nova OBRA:


Para criar uma nova obra vamos ao Menu OBRA na opo NOVA OBRA.

Surgir tela abaixo onde voc deve entrar com o nome da obra e seu nome:

1.1 Criando um modelo de obra


Clicar no boto Editar Configurao para criarmos um modelo com as configuraes que desejamos utilizar: O modelo ficar disponvel para ser utilizado em outras obras, evitando-se assim perda de tempo com configuraes que so sempre as mesmas. Para criar o modelo vamos clicar no boto EDITAR CONFIGURAO:

Surgir a tela abaixo, onde do lado esquerdo selecionamos SISTEMA DE COORDENADAS e configuramos o Datum:

Configurar o datum para SAMER69_BRASIL . O datum Samer69 BRASIL na verso 5.04 instalado quando fazemos a atualizao para portugus do Topcon Tools. Em verses anteriores necessrio descompactar o arquivo parambrasil.zip Na pasta do Topcon Tools para instalar o datum.

Selecionar Controle de Qualidade do lado esquerdo.

Selecione Quality Control:

OBS: Salientamos que as precises especificadas na janela acima, variam de acordo com as exigncias dos trabalhos.

Depois de ter entrado com as precises selecione do lado esquerdo Processar.

Em processar selecione o nvel de confiana em 68% e marque Critrio do Tau.

Agora vamos salvar um modelo da configurao criada, chamaremos este modelo de INCRA: Clique no boto Salvar configurao:

Entre com um nome para a configurao criada (modelo), e clique em OK.

Pronto, acabamos de criar um modelo de configurao chamado INCRA.

Clique novamente em OK para sair da Tela de Configuraes ou feche a janela com um clique no cone X.

A janela Criar Nova Obra permanecer aberta, clique na seta no campo de Configuraes e marque a configurao criada, em seguida clique em OK

2. Transporte de Coordenadas e Ajustamento 2.1 Importando Arquivos . Tps (descarregados do Receptor)


Com a nova obra criada, ser aberta a janela abaixo, onde para importarmos os dados devemos clicar no boto OBRA, em seguida no Boto Importar.

Automaticamente abrir a janela IMPORTAR, procure a pasta onde o arquivo a ser processado encontra-se, selecione e clique no Boto Abrir.

O ponto aparecer para o processamento

2.2 Importando Arquivos RINEX (.O e .N)


Os Arquivos RINEX geralmente so obtidos por download na pgina do IBGE, ou atravs de exportao de outros Softwares. O procedimento idntico ao Anterior: 1 Clique em Obra 2 Clique em Importar 3 Procure a pasta onde se encontrar os arquivos, selecione os dois arquivos de uma s vez (o de Navegao .N e o de Observao .O) referente estao ou ponto desejado e clique em Abrir OBS: para marcar mais de um arquivo de uma vez, pressione a tecla CRTL mantendo esta tecla pressionada de um clique com o boto direito do mouse sobre o outro arquivo a ser selecionado.

Caso todos os arquivos estejam em uma nica pasta podemos marcar todos de uma nica vez e mandar abrir. Quando todos os arquivos a serem utilizados no transporte das coordenadas estiverem abertos, poderemos ento renome-los, corrigir as coordenadas dos Marcos de Controle, definir o tipo de antena e altura da antena, etc.

2.3 Renomeando os Arquivos


Para facilitar o trabalho devemos renomear os pontos: D um duplo clique com o boto direito do mouse sobre o nome a ser modificado, marque todo o nome e em seguida digite o Nome correto (repetir este procedimento em todos os nomes a serem modificados). Fazendo isso estamos poupando trabalho, pois o relatrio apresentar a nomenclatura correta dos Marcos. No exemplo colocaremos os Cdigos Internacionais para os Marcos do IBGE e chamaremos o Marco Rastreado de MJH M 0001

OBS: no caso de atendimento da Lei n 10.267/91, teremos que ter no


mnimo trs pontos e quatro ocupaes, neste caso teramos dois ou mais arquivos referente ao mesmo ponto. Basta dar o mesmo nome para os arquivos para que este se una em um nico Ponto.

2.4 Definido os Marcos de Controle e especificando as Coordenadas Corretas para o Ajustamento


O procedimento idntico ao supracitado, porm devemos nos atentar para que o Datum esteja correto, ou seja, o mesmo especificado nas Monografias. No devemos esquecer de corrigir tambm as alturas elipsoidais dos marcos de controle. O ltimo procedimento e fundamental definir para o programa quais marcos so de controle, para isso de um duplo clique no campo Controle, aparecer uma janela com as opes abaixo, selecione Ambos dessa forma o Marco controlar ao mesmo simultaneamente o fechamento Horizontal e Vertical.

OBS: nesta janela as Coordenadas dos Marcos de controle j se encontram corretas (conforme podemos perceber comparando com a janela anterior). Percebemos a mudana de representao no mapa, quando definimos um ponto de controle (conforme Janela acima).

2.5 Definindo o Tipo e a altura da Antena


Definiremos agora o Tipo, a altura e o mtodo de medio da Antena, este procedimento de fundamental importncia para o correto processamento dos dados. Clique no Boto Ocupaes GPS, em seguida de um duplo clique no campo Tipo Antena, aparecer uma seta, clique nela e ser aberta uma janela.

O Tipo de Antena dos Receptores HIPER utilizado neste exemplo HIPER GD/GGD, para selecion-la, clique no sinal (+) na frente da palavra Topcon, ser aberta uma janela com todos os Tipos de Antena de Receptores GPS da Marca TOPCON, basta apenas selecionar o tipo utilizado.

Repita o mesmo procedimento para especificar as Antenas das Bases de Monitoramento Contnuo do IBGE (utilizadas neste exemplo). Observa-se que o Tipo da Antena utilizada, assim como sua altura encontrada na Monografia da referida Base. Agora clique no sinal (+) na frente da palavra OUTROS, em seguida basta procurar na janela aberta o nome da Antena e selecion-la.

OBS: Ambas as Bases utilizam a Antena Tipo DORNE MARGOLIN TRIM

O prximo passo definir a altura e o mtodo de leitura da Altura da Antena, devemos dar um clique duplo no campo Altura e digitar o valor. Observa-se as alturas das antenas das Bases so fornecidas no Arquivo Rinex, no sendo necessrio digitlas.

Aps conferir os dados digitados podemos processar e ajustar o trabalho.

3. Processamento O processamento automtico basta pressionar o boto Processar, em


seguida selecione Ps-processamento, podemos utilizar a tecla F7 ou o cone de atalho.

Percebe-se que os vetores processados com sucesso ficaro Verde, isso representa que no apresentaram problemas (caso apresentem problema ficaro Vermelha).

Para verificar o Tipo de Soluo do processamento clique no boto Obs GPS e com a barra de rolagem v at tipo de soluo. A soluo esperada Fixo, esta depende principalmente do tempo de rastreio em funo da linha base (vetor) e do PDOP. No teremos dificuldades em obter este resultado em vetores at 400 Km. No exemplo o resultado Livre Iono foi satisfatrio.

4. Ajustamento
Para executar o Ajustamento basta clicar no boto Processar e em seguida selecione a Opo Ajustamento. Os vetores necessariamente tero de permanecer na cor Verde (no apresentaram problemas).

Para verificar a qualidade do ajustamento sem ter que emitir relatrio basta pressionar o boto Pontos e com a barra de rolagem verificar os resultados.

Observa-se que a representao no mapa do Marco Ajustado mudou e deve ser apresentado na cor Azul (obteve-se sucesso no ajustamento), caso contrrio aparecer na cor Vermelha (problema).

5. Relatrio
O relatrio obtido pressionando o boto Relatrio e escolhendo a opo desejada.

Ser apresentado o Relatrio escolhido em uma janela que se abrir automaticamente, para grav-lo basta clicar no Boto FILE e selecionar Save As, ou utilizar o cone de atalho (muito conhecido no ambiente Windows). Podemos escolher a pasta e a extenso do arquivo, em seguida pressione o boto gravar.

Pronto podemos salvar vrios tipos de relatrios, inclusive personalizar um modelo. OBS: Assim como nos demais processos se o relatrio contiver algum item fora dos parmetros especificados no Controle de Qualidade, estes aparecero na cor Vermelha para alertar que h necessidade de correes.

5. Exportao

5.1. Exportando DXF


Antes de exportar o Arquivo DXF transforme as Coordenadas para UTM no Datum desejado, pois caso contrrio sero exportadas em Graus e no Datum do processamento para o Software CAD. A maioria dos programas (CAD) apresentaro problemas de escala e no permitiro converses. Veja como simples transformar as Coordenadas: 1 - Clique no campo Datum Lat, Long, Elevao no Rodap, ser aberta uma janela onde teremos vrias opes selecione a Opo Projeo.

2 - Em seguida clique no campo onde est aparecendo o Datum utilizado e selecione a Zona UTM que foi realizado o trabalho. Neste exemplo utilizaremos a Zona 23. 3 Aps termos certeza de que os parmetros esto corretos basta dar um clique dentro da rea de trabalho de Pontos, que as coordenadas sero instantaneamente transformadas.

Obs: Devemos tomar cuidado com trabalhos executados em duas Zonas UTM.

Para exportar o trabalho basta pressionar o boto Obra e selecionar a Opo Exportar ou utilizar a tecla de atalho F4.

Ser aberta a janela a seguir:

Determine a pasta onde ser gravado o arquivo, pressione a seta no campo Nome do Formato, pressione o sinal (+) na frente da palavra Arq GIS e selecione a Opo Arqs DXF, para efetuar a gravao basta clicar no Boto Salvar.

OBS: No marcar Opes Avanadas, pois no exportar com as configuraes pr determinadas. Estas opes exportam os dados com Datum WGS84, ou para um Datum e sistemas de projees determinados, onde podemos escolher os parmetros.

5.2. Exportando RINEX


Os arquivos Rinex sero exportados pelo Programa TOPCON LINK, pois devemos exportar os arquivos brutos e no processado. Sendo assim podemos fechar o programa TOPCON TOOLS depois de salvar o trabalho. Abra o Programa TOPCON LINK, pressione o boto Arquivo, em seguida selecione a opo Converter Arq...

Ser aberta a seguinte janela:

No lado esquerdo seleciono o arquivo que desejamos converter, e do lado direito especfico para qual extenso quero convert-lo.

Clique no boto ... do lado direito para procurar o arquivo original que ser convertido para RINEX, seleciono o arquivo e clique em abrir.

Voltaremos janela inicial como na figura abaixo:

O prximo passo pressionar o boto ... do lado esquerdo para determinar onde o arquivo convertido ser gravado, aps determinar a pasta pressione a seta do campo Nome do Formato, pressione o sinal de positivo na frente da opo Arq Bruto GPS+ (...), e selecione Arqs RINEX (*.??O; *.??G; *.??N) e em seguida pressione o boto Selecionar.

Para concluir a converso pressione o Boto Converte

Quando a Converso estiver concluda aparecer a seguinte mensagem:

Pressione o Boto OK estaremos concluindo mais uma etapa do trabalho.

You might also like