You are on page 1of 23

O CRIME VIROU ESPORTE

Sob o disfarce de revoluo cultural, legalizada mais uma modalidade de explorao e maus tratos a animais . O Presidente Fernando Henrique Cardoso mudou o status do peo, para atleta; o Senado aprovou o uso de instrumentos de tortura nos rodeios, alegando que no no causam dor nos animais. Por que ser, ento, que os animais no corcoveiam quando esto sem o sedm ou quando no levam choques? Os vdeos, fotos e explicaes detalhadas que vm a seguir, mostram a nossa triste realidade, onde caubis brasileiros, parodiando uma cultura estrangeira, prestam-se a maltratar animais sob o disfarce de "entretenimento. O respeito que merece um atleta, seria devido a esses pees se fossem usados touros mecnicos, como j se usam em diversas cidades norte-americanas. Por enquanto, o que temos, a legalizao descarada de um crime ambiental.

Boi foge, causa acidente e abatido!

A VERDADE SOBRE OS ANIMAIS


Os animais usados nos rodeios so artistas prisioneiros, a maioria dcil, mas compreensivamente desconfiados dos seres humanos devido ao tratamento spero que receberam. Muitos desses animais no so agressivos por natureza; eles so fisicamente forados a demonstrar um comportamento selvagem para fazer os cowboys parecerem corajosos. Os organizadores de rodeios alegam que o animal trabalha apenas por oito segundos, como se no houvessem centenas de horas de treinos no supervisionados com o mesmo animal. Eles contestam tambm que os animais utilizados so selvagens e que pinoteiam por ndole. Caso fosse verdade o sedm no seria necessrio e o animal no pararia de pular aps a retirada do mesmo.

AS ACROBACIAS
LAADA DE BEZERRO: Animal de apenas 40 dias perseguido em velocidade pelo cavaleiro, sendo laado e derrubado ao cho. Ocorre ruptura na medula espinhal, ocasionando morte instantnea. Alguns ficam paralticos ou sofrem rompimento parcial ou total da traquia. O resultado de ser atirado violentamente para o cho tem causado a ruptura de diversos rgos internos levando o animal a uma morte lenta e dolorosa. LAO EM DUPLA / TEAM ROPING: Dois cowboys saem em disparada, sendo que um deve laar a cabea do animal, e o outro as pernas traseiras. Em seguida os pees esticam o boi entre si, resultando em ligamentos e tendes distendidos, alm de msculos machucados. BULLDOG: Dois cavaleiros, em velocidade, ladeiam o animal que derrubado por um deles, segurando pelos chifres e torcendo seu pescoo.

O resultado de ser atirado violentamente para o cho tem causado a ruptura de diversos rgos internos levando o animal a uma morte lenta e dolorosa.

Ocorre ruptura na medula espinhal, ocasionando morte instantnea. Alguns ficam paralticos ou sofrem rompimento parcial ou total da traquia.

FERRAMENTAS DE TORTURA
Agulhadas eltricas, um pedao de madeira afiado, ungentos custicos e outros dispositivos de tortura so usados para irritar e enfurecer os animais usados nos rodeios, com o objetivo de mostrar um "bom show para a multido. SEDM OU SEDENHO: um artefato de couro ou crina que amarrado ao redor do corpo do animal (sobre pnis ou saco escrotal) e que puxado com fora no momento em que o animal sai arena. O resultado a compresso dos canais que ligam os rins a bexiga. O prepcio, o pnis e o escroto so tambm comprimidos, o que faz o animal saltar desesperado, procurando se libertar do incomodo e da dor. Alm do estmulo doloroso pode tambm provocar rupturas viscerais, fraturas sseas, hemorragias subcutneas, viscerais e internas e dependendo do tipo de manobra e do tempo em que o animal fique exposto a tais fatores, pode-se evoluir at o bito. OBJETOS PONTIAGUDOS: Pregos, pedras, alfinetes e arames em forma de anzol so colocados nos sedenhos ou sob a sela do animal. CHOQUES ELTRICOS E MECNICOS: Aplicados nas partes sensveis do animal antes da entrada arena, para enfurec-los.

Sedm

Aparelho usado para dar choque no animal antes de entrar na arena.

FERRAMENTAS DE TORTURA
ESPORAS: s vezes pontiagudos, so aplicados pelo peo tanto na regio do baixo-ventre do animal, na cabea e em seu pescoo, provocando leses e perfurao do globo ocular. TEREBENTINA, PIMENTA E OUTRAS SUBSTNCIAS ABRASIVAS: So introduzidas no corpo do animal atravs do nus. PEITEIRA E SINO: Consiste em outra corda ou faixa de couro amarrada e retesada ao redor do corpo, logo atrs da axila, causando-lhes leses e muita dor. O sino pendurado na peiteira, constitui-se em mais um fator estressante pelo barulho que produz medida em que o animal pula. GOLPES E MARRETADAS: Na cabea do animal, seguido de choque eltrico, costumam produzir convulses no animal e so o mtodo mais usado quando o animal j est velho ou cansado. Esses recursos que fazem o animal saltar descontroladamente, atingindo altura no condizente com sua estrutura, resultam em fratura de perna, pescoo e coluna, distenses, contuses, quedas, etc.

Reparem no pescoo do bezerro.

O FIM DA TRILHA
O mdico veterinrio Dr. C.G. Haber, que passou 30 anos como inspetor federal de carne, trabalhou em matadouros e viu vrios animais descartados de rodeios sendo vendidos para abate. Ele descreveu os animais como "to machucados que as nicas reas em que a pele estava ligada carne eram cabea, pescoo, pernas e abdome. Eu vi animais com 6 a 8 costelas quebradas partir da coluna, muitas vezes perfurando os pulmes. Eu vi de 2 a 3 gales de sangue livre acumulado sobre a pele solta. Estes ferimentos so resultado dos animais serem laados nos torneios de laar novilhos ou quando so montados atravs de pulos nas luta de bezerros. Os promotores de rodeio argumentam que precisam tratar seus animais bem para que eles sejam saudveis e possam ser usados. Mas esta afirmativa desmentida por uma declarao do Dr. T.K. Hardy, um veterinrio e s vezes laador de bezerros, feita revista Newsweek: "Eu mantenho 30 cabeas de gado para prtica, a U$200 por cabea. Voc pode aleijar trs ou quatro numa tarde... um hobby bem caro.

Animal de espcie eqina com leses profundas em regio peitoral e do pescoo

Animal de espcie eqina com leses profundas em regio de patela XI FESTA DO PEO DO BOIADEIRO DE TABOO DA SERRA (24 a 28 de maro de 1999) Retrato do estado dos animais aps sarem da arena. Animal de espcie bovina com leses antigas e recentes em regio torcica e abdominal

Animal de espcie bovina com leses em regio abdominal

Cavalos com leses em regio da virilha devido ao uso de sedm, XI FESTA DO PEO DO BOIADEIRO DE TABOO DA SERRA (1999)

Ferida provocada pelo uso de Sedem

VDEOS - CONTRA FATOS NO H ARGUMENTOS :

Clique na foto ao lado para ver vdeos do web site da PETA - People for the Ethical Treatment of Animals - da Alemanha, Kick das rodeo

Clique na foto ao lado para ver vdeos disponveis no web site da SHARK - Showing Animals Respect and Kindness.

ESCOLHAS E OPORTUNIDADES:
Embora os cowboys de rodeio voluntariamente arrisquem-se a sofrer injrias nos eventos em que participam, os animais que eles usam no tm esta escolha. Os Bezerros laados quando esto correndo a mais de 27 milhas por hora, tm seus pescoos tracionados para trs pelo lao, geralmente resultando em injrias no pescoo e costas, contuses, ossos quebrados e hemorragias internas. Eles ficam paralticos devido leso de coluna vertebral ou suas traquias ficam parcialmente ou totalmente machucadas. Os Bezerros so usados apenas em um rodeio antes de voltarem ao rancho ou serem sacrificados devido aos ferimentos. Os cavalos dos rodeios geralmente desenvolvem problemas de coluna devido aos repetidos golpes que sofrem. Devido ao fato de cavalos no ficarem normalmente pulando para cima e para baixo, existe tambm o risco de leso das patas quando o tendo se rompe. As regras da associao de rodeios no so eficazes na preveno de leses e no so cobradas com rigor, nem as multas so severas o bastante para evitar maus tratos. No h regras protegendo os animais durante as provas e no h nenhum observador objetivo ou exames requisitados para determinar se um animal foi ferido num evento.

COMO AJUDAR:
Se voc souber que se realizar rodeio em sua cidade, envie uma carta ou abaixo assinado prefeitura e Secretaria do Meio Ambiente. Mande carta ao jornal local manifestando a sua indignao. Cpia da Lei de Crimes Ambientais que prev priso e multa para quem maltrata animais, pode ser encontrada em: www.apasfa.org/leis/leis.shtml Abaixo assinado online no site: www.suipa.org.br

NO V A RODEIOS. PROTESTE! SEU DIREITO DE CIDADO!

FONTES DE PESQUISA PARA ESTA APRESENTAO


Aila: www.aila.org.br Apafa: www.apasfa.org Peta: www.peta.com Kick das Rodeo: www.kick-das-rodeo.de Shark: www.sharkonline.org Suipa: www.suipa.org.br Udeva: www.udeva.org.br

"Olhe no fundo dos olhos de qualquer animal e, por um momento, troque de lugar com ele. A vida dele se tornar to preciosa quanto a sua e voc se tornar to vulnervel quanto ele. Agora sorria, se voc acredita que todos os animais merecem nosso respeito e nossa proteo, pois em determinado ponto eles so ns e ns somos eles." Philip Ochoa

POR AMOR REPASSE ESTA APRESENTAO OS ANIMAIS AGRADECEM


Realizao

www.pea.org.br

Responsvel Gabriela Toledo

You might also like