You are on page 1of 3

2.1.

COMPETNCIAS ORGANIZACIONAIS: A DIMENSO ESTRATGICA A dimenso estratgica das competncias refere-se organizao e est apoiada o conceito de core competence ou competncia essencial desenvolvida por PRAHALAD & HAMEL (1990). Segundo esses autores, as competncias essenciais objetivam as necessidades bsicas do negcio para garantir seus resultados no mercado. Uma definio de competncias essenciais (PRAHALAD & HAMEL, 1995, p.229) um conjunto de habilidades e tecnologias que permite a uma empresa oferecer um determinado benefcio a seus clientes, aspecto fundamental para a competitividade e conseqentemente para a sobrevivncia da organizao. As core competence na concepo de PRALAHAD & HAMEL (1990), devem possuir trs caractersticas fundamentais: devem aportar uma contribuio importante ao valor percebido pelo cliente; devem contribuir para uma diferenciao da empresa com seus concorrentes e ser difcil de ser copiada; e, devem contribuir para a expanso da empresa no mdio e longo prazo. PRAHALAD & HAMEL (1990) diferenciam, dessa forma, competncias organizacionais e competncias essenciais. A partir dessa distino, diversos autores criaram conceitos e tipos de competncias organizacionais. RUAS et al. (2005), analisando o conceito de competncia essencial de Prahalad e Hamel, e procurando adapt-lo a uma realidade mais abrangente e que tambm pudesse englobar pequenas e mdias empresas e no somente as lderes de mercado; props os seguintes conceitos: Competncias organizacionais: so competncias coletivas, que aparecem sob a forma de processos de produo e/ou atendimento, nos quais esto incorporados conhecimentos tcitos e explcitos, sistemas e procedimentos de trabalho, entre outros elementos menos visveis como princpios, valores e culturas dominantes na organizao. Estas competncias estariam presentes em todas as reas da organizao, em formas e intensidades diferentes; Competncias organizacionais bsicas: so as competncias coletivas que se desdobram em todo o espao organizacional e que contribuem decisivamente para a sobrevivncia da organizao, porm, no para a sua diferenciao; Competncias organizacionais seletivas: so competncias coletivas que geram diferenciao. Este conceito segue o mesmo princpio de core competence. Dessa maneira, pode-se dizer que a organizao possui diversas competncias organizacionais, localizadas em diversas reas. Destas, apenas algumas so as competncias essenciais, aquelas que a diferenciam e no so apresentadas pelos concorrentes, garantindo uma vantagem competitiva sustentvel perante o mercado.

De uma forma mais especifica, Ruas (2009, p.5) define as competncias organizacionais como competncias que resultam do relacionamento e cooperao de recursos e capacidades coletivas da organizao, bem como das interaes de seus grupos e reas de atuao, e que tem papel decisivo no desempenho estratgico das organizaes. Estas competncias podem ser vistas sob trs enfoques diferentes definidos por Ruas (2009), e so divididos de acordo com: sua contribuio para a competitividade e/ou sobrevivncia, seu estgio de maturidade e consolidao e, sua relao como o negcio.

Quando divididas por sua contribuio para a competitividade e/ou sobrevivncia da empresa, as competncias organizacionais podem ser divididas entre bsicas, que so aquelas responsveis pela sobrevivncia da organizao num determinado mercado; seletivas, que so definidas como aquelas que diferenciam a organizao no espao de competio onde atua; e essenciais, que da mesma forma que as seletivas, diferenciam a organizao no espao de competio, porm contribuindo para uma posio de pioneirismo neste. O autor ainda refora que esses critrios de classificao no expresso um processo evolutivo, no qual de um tipo de competncia menos consistente evolui necessariamente para outra mais consistente, mas sim que essas competncias podem vir a ganhar ou perder sua condio com as mudanas na estratgia da empresa (RUAS, 2009). Se as competncias organizacionais so divididas de acordo com seu estgio de maturidade consolidao, podem ser vistas enquanto em desenvolvimento, aquelas que vo contribuir para o desenvolvimento de diretrizes estratgicas novas para a empresa e, portanto, representam as competncias organizacionais que devem alavancar essas mudanas. E tambm podem ser vistas como consolidadas, aquelas que j so de domnio da empresa, mas que possivelmente devem sofrer melhorias a fim de adequarem-se s mudanas, recebendo, em funo das diretrizes estratgicas atuais da empresa, um destaque especial em funo de sua contribuio para a manuteno e expanso dos padres de desempenho (RUAS, 2009). Quando so vistas conforme sua relao com o negcio, as competncias organizacionais podem ser divididas como do negocio, aquelas que exercem impacto direto em processos associados concepo, produo ou comercializao de bens e servio; ou de suporte para o negcio, as relacionadas atividades de controle, apoio e suporte, que so importantes para o negcio, mas que no apresentam uma ao direta sobre a natureza do mesmo (RUAS, 2009). As competncias funcionais so as capacidades necessrias ao desempenho de cada uma da funes principais (ou macro processos) da organizao (RUAS, 2009) e correspondem s atividades coletivas necessrias a cada rea ou funo da organizao. Boterf (2003) afirma que as competncias do tipo coletivas so constitudas por um saber elaborar representaes compartilhadas, por um saber comunicar-se, por um saber cooperar e, por um saber aprender coletivamente da experincia. Estas competncias podem ser entendidas como a articulao de competncias individuais para uma entrega coletiva e, segundo Ruas (2009), tm sua viso facilitada ao serem vistas como contribuies das reas que representam as entregas que cada rea ou funo deve

aportar para a organizao a fim de sustentar as competncias organizacionais e com isso contribuir para seu desempenho estratgico. Estas contribuies das reas mediam a relao entre as competncias organizacionais e individuais, e so capazes de mostrar quais as contribuies mais efetivas de uma determinada rea, o que leva realizao de um processo mais eficaz de mapeamento das competncias. As competncias individuais, ou profissionais, originalmente foram concebidas como atributos de um gestor ideal ou um estoque de conhecimentos, habilidades e atitudes, mas hoje, com as mudanas que ocorreram no meio organizacional, so entendidas como a capacidade de entrega do invididuo, ou seja, a condio de proporcionar resultados desejados, de agir de forma adequada diante das contingncias ambientais e do aumento da complexidade dos sistemas (SARATE, 2008), sendo estas competncias aquelas que os colaboradores da organizao devem empregar para atender suas atribuies e responsabilidades (RUAS, 2009). Ruas (2009) diz existirem trs formas de se abordar a Gesto por Competencias utilizando os conceitos j tratados, quais sejam: orientada para a gesto de pessoas, orientada para a gesto de processos com enfoque organizacional e, orientada para a gesto organizacional. Porm, neste estudo ser tratada apenas a abordagem da Gesto por Competencias orientada para a gesto organizacional por ser a considerada mais completa e adaptvel ao campo estratgico.

You might also like