You are on page 1of 3

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora! www.vestibular1.com.

br

Arquimedes
Arquimedes deu grandes contribuies matemtica terica. Alm disso, famoso por aplicar a cincia vida diria. Por exemplo, descobriu o princpio que leva seu nome enquanto se banhava. Tambm desenvolveu mquinas singelas como a alavanca ou o parafuso, e aplicou-as a usos militares e de irrigao. Arquimedes (287-212 a.C.), famoso matemtico e inventor grego. Escreveu importantes obras sobre geometria plana e espacial, aritmtica e mecnica. Nasceu em Siracusa, na Siclia, e estudou em Alexandria, no Egito. Antecipou-se a muitas das descobertas da cincia moderna no campo da matemtica pura, como o clculo integral, com seus estudos sobre reas e volumes de figuras slidas curvas e sobre as reas de figuras planas. Demonstrou tambm que o volume de uma esfera equivale a dois teros do volume do cilindro que a circunscreve. Em mecnica, definiu a lei da alavanca e considerado o inventor da polia composta. Durante sua estada no Egito, inventou o "parafuso sem fim" para elevar o nvel da gua. Mas conhecido principalmente por ter enunciado a lei da hidrosttica, o chamado princpio de Arquimedes. Essa lei estabelece que todo corpo submerso em um fluido experimenta perda de peso igual ao peso do volume do fluido que o corpo desloca. Diz-se que essa descoberta foi feita enquanto o matemtico se banhava e meditava sobre um problema que lhe fora apresentado pelo rei: como distinguir uma coroa de ouro puro de outra que contivesse prata. Observando o deslocamento e transbordamento da gua medida que seu corpo submergia, concluiu que se a coroa, ao submergir, deslocasse quantidade de gua equivalente a seu peso em ouro, isto significaria que no continha outro metal. Conta-se que ficou to entusiasmado que saiu nu para a rua gritando heureka, palavra grega que significa "achei". Arquimedes passou a maior parte de sua vida na Siclia, em Siracusa e arredores, dedicado pesquisa e aos experimentos. Embora no tivesse nenhum cargo pblico, durante a conquista da Siclia pelos romanos ps-se disposio das autoridades e muitos de seus instrumentos mecnicos foram utilizados na defesa de Siracusa. Entre os aparatos de guerra cuja inveno lhe atribuda est a catapulta e um sistema de espelhos (talvez lendrio) que incendiava as embarcaes inimigas ao foc-las com os raios de sol. Durante a conquista de Siracusa, na segunda Guerra Pnica, foi assassinado por um soldado romano que o encontrou desenhando um diagrama matemtico na areia. Conta-se que Arquimedes estava to absorto em suas operaes que ofendeu o intruso ao dizer-lhe: "No desmanche meus diagramas". Muitas de suas

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora! www.vestibular1.com.br


obras sobre matemtica e mecnica foram preservadas, entre elas o Tratado dos corpos flutuantes, Arenrio e Sobre o equilbrio dos planos. Alavanca, mquina simples que consiste normalmente em uma barra rgida mvel em torno de um ponto fixo, denominado fulcro ou ponto de apoio. O efeito de qualquer fora aplicada alavanca faz com que esta gire em relao ao fulcro. A fora rotativa diretamente proporcional distncia entre o fulcro e a fora aplicada. No tipo mais comum de alavanca, aplica-se um esforo relativamente pequeno ponta mais distante do fulcro, para levantar um grande peso prximo a este. Muitas ferramentas, como o quebra-nozes e o carrinho de mo, so baseadas no princpio da alavanca. Polia, dispositivo mecnico de trao ou elevao, formado por uma roda montada em um eixo, com uma corda rodeando sua circunferncia. A roda e seu eixo podem ser considerados tipos especiais de alavanca. Com um sistema de polias mveis (tambm chamado cadernal), possvel levantar grandes pesos com muito pouca fora. O segundo princpio importante da esttica dos fluidos foi descoberto por Arquimedes. O princpio de Arquimedes afirma que todo corpo submerso num fluido experimenta uma fora para cima igual ao peso do fluido deslocado por aquele corpo. Isso explica como um navio pesado consegue flutuar. Tambm permite determinar a densidade de um objeto cuja forma seja to irregular que seu volume no possa ser medido diretamente. Mecnica de fluidos, parte da fsica que se ocupa da ao dos fluidos em repouso ou em movimento, assim como das aplicaes e mecanismos de engenharia que os utilizam. A mecnica de fluidos fundamental em campos to diversos como a aeronutica (ver Avio), a engenharia qumica, civil e industrial, a meteorologia, a construo naval (ver Navios e construo naval) e oceanografia. Pode ser subdividida em dois campos principais: a esttica dos fluidos, ou hidrosttica, que se ocupa de fluidos em repouso, e a dinmica de fluidos, que trata de fluidos em movimento. O termo "hidrodinmica" aplica-se ao fluxo de lquidos ou ao fluxo de gases a baixa velocidade em que o gs essencialmente incompressvel. A hidrulica lida principalmente com a utilizao da presso da gua ou do leo em engenharia. Entre as aplicaes da mecnica de fluidos esto a propulso a jato, as turbinas, os compressores e as bombas (Ar comprimido).

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora! www.vestibular1.com.br


ESTTICA DOS FLUIDOS Uma caracterstica fundamental de qualquer fluido em repouso que a fora exercida sobre qualquer partcula do fluido a mesma em todas as direes. Esse conceito conhecido como lei de Pascal. Quando a gravidade a nica fora que atua sobre um lquido colocado num recipiente aberto, a presso em qualquer ponto do lquido diretamente proporcional profundidade do ponto, e independente do tamanho ou forma do recipiente.

DINMICA DE FLUIDOS Lida com as leis dos fluidos em movimento. O primeiro avano importante foi feito por Evangelista Torricelli, que relacionou a velocidade de sada de um lquido pelo orifcio de um recipiente com a altura do lquido situado acima de tal orifcio (teorema de Torricelli). O grande avano seguinte no desenvolvimento da mecnica de fluidos teve que aguardar a formulao das leis do movimento pelo matemtico e fsico ingls Isaac Newton. Essas leis foram aplicadas aos fluidos pelo matemtico suo Leonhard Euler. Ele foi o primeiro a reconhecer que as leis da dinmica de fluidos s podem expressar-se de forma relativamente simples se se supe que o fluido incompressvel e ideal, isto , se se pode ignorar os efeitos do atrito e a viscosidade. Mas como esse nunca o caso de fluidos reais em movimento, os resultados de tal anlise s podem servir como uma estimativa para os fluxos em que os efeitos da viscosidade so pequenos. Tais fluidos seguem os princpios do teorema de Bernoulli. As leis da mecnica dos fluidos podem ser observadas em muitas situaes cotidianas. Por exemplo, a presso exercida pela gua no fundo de um tanque igual exercida pela gua no fundo de um tubo estreito, desde que a profundidade seja a mesma. Se um tubo comprido cheio de gua for inclinado, de forma que sua altura mxima seja de 15 m, a presso ser a mesma que nos outros casos (esquerda). Num sifo (direita), a fora hidrosttica faz com que a gua flua para cima, por sobre a borda, at que se esvazie o cubo ou se interrompa a suco.

Fonte: Enciclopdia Encarta

You might also like