You are on page 1of 67

APOSTILA

DO

CURSO TCNICO

EM ELETROMECNICA.

MQUINAS

INSTALAES

ELTRICAS 1 MDULO.

1 CIRCUITO ELEMENTAR

VCC- VOLTAGE CURRENTE CONTINUOS TENSO CONTNUA. VDC VOLTAGE DIRETE CURRENTE - TENSO CONTNUA. VCA- VOLTAGE CURRENTE ALTERNATE TENSO ALTERNADA. O circuito elementar e composto por uma fonte, uma carga e condutores; que podem ter os nomes de positivo e negativo se for corrente contnua ou fase e neutro se for corrente alternada 1.1 CIRCUITO BSICO

Observe que o circuito bsico composto por uma fonte, um interruptor e uma carga e condutores que podem ter o nome de positivo, negativo e retorno se for corrente contnua ou fase, neutro e retorno se for corrente alternada..

1.2 CIRCUITO SRIE

Circuito srie a tenso se divide, a corrente igual para todas as cargas e a resistncia soma-se. por exemplo: no circuito acima a tenso vai ser 20volts em cada lmpada, corrente vai ser 2 a e a resistncia vai ser a soma de todas. Como fazer: sabendo o valor das resistncias, soma-se as mesmas, aps pega tenso e divide pela resistncia total, obteremos a corrente, em seguida multiplicamos a corrente por cada resistncia, teremos a tenso individual de cada resistncia.
Rt = R1 + R2 + R3 + R4 Rt = 10 + 10 + 10 + 10 = 40 It = Ut = 80 = 2A Rt 40

Para calcular a tenso em cada resistncia multiplicamos a corrente por cada uma das resistncias, usando a frmula U = R x I.

A regra bsica a lei de ohm, que diz, a corrente diretamente proporcional a tenso e inversamente proporcional a resistncia, segundo a frmula que segue: I=U/R . Onde: I - A CORRENTE, UNIDADE DE MEDIDA O AMPRE (A). U - A TENSO, UNIDADE DE MEDIDA O VOLTS (V). R - A RESISTNCIA, UNIDADE DE MEDIDA O OHM ( ).

MULTIPLOS UNIDADE MV KV V MA KA A M K 1000000 VEZES 1000 VEZES 1 MV = MEGA VOLT KV = QUILO VOLT V = VOLT Mv = MILI VOLT V = MICR OVOLT

SUBMULTIPLOS mV V mA A m 0,001 VEZES 0,000001 VEZES M = MEGA OHM K = KILO OHM = OHM m = MILI OHM = MICRO OHM

MA = MEGA AMPRE KA = KILO AMPRE A = AMPRE mA = MILI AMPRE A = MICRO AMPRE

1.3 CIRCUITO PARALELO

Em um circuito paralelo a tenso igual para todas as cargas em paralelo e a corrente se divide. a resistncia menor do que a menor resistncia do circuito. para calcular h trs formas. a) se forem todas iguais, voc, pega o valor da resistncia e divide pelo n de resistncias em paralelo. b) tambm pode ser feito duas a duas, independente se forem iguais ou no. Rt = R1 X R2 R1 + R2 c) - OU PELA FORMULA _1_ = _1_ + _1_ + _1_...+
Rt R1 R2 R3
_1__

Rn

Resolvendo o circuito 1.3, ns ficaremos com a seguinte configurao:

_1_ = _1_ + _1_ + _1_ +


Rt Rt R1 10 R2 10 R3 10

_1__

R4
_1__

_1_ = _1_ + _1_ + _1_ +


Rt = 10 = 2,5 4

10

1= 1+1+1+1
Rt 10

= 4 1
10

= 4 = 4Rt = 10 x 1
10

Rt

Para calcular a resistncia total podemos usar, qualquer uma das frmulas citadas acima, onde teremos uma resistncia total de 2,5 e usando a frmula do tringulo calculamos a corrente total. It = Ut It = 50 = 20A
Rt 2,5

Aps calcular a corrente total, sabendo que o circuito composto por 4 resistncia em paralelo de mesmo valor e tendo em mente que a corrente em um circuito paralelo se divide e lgico deduzir que os 20a, vo dividir-se pelas 4 resiStncias de 10 cada, passando 5a em cada uma, e a tenso ser de 50v em cada, pois, todas esto ligadas diretas na fonte.
1.4 CIRCUITO MISTO

PARTE SRIE DO CIRCUITO RX = R2 + R4


RX = 10 + 10 = 20

NO EXEMPLO ACIMA ASSOCIAMOS R2 E R4 QUE ESTO EM SRIE.

O ciruito vai ficar como segue: r3 e rx ficam em paralelo, agora iremos resolver o mesmo conforme uma das trs formas.
PARTE PARALELO DO CIRCUITO RY = R3 . RX R3 + RX RY = 20 . 20 = 400 = 10 20 + 20 40

Se formos fazer o novo desenho, veremos que vai ficar como segue:

VERIFICAMOS QUE O CIRCUITO FICOU COM DUAS RESISTNCIAS EM SRIE. RT = R1 + RY 5 + 10 = 15

O desenho final ficar como segue: verificamos agora que os dados obtidos so: - tenso da fonte de 60v. - resistncia equivalente do circuito igual a 15 . podemos calcular a corrente (i), pela lei de ohm. IT = U = 60 = 4A. R 15 PORTANTO A CORRENTE NO RESISTOR EQUIVALENTE 4 AMPRE IT = I1 = IY

As resistncias que deram origem a rt foram as r1 e ry e as mesmas esto em srie. Como vimos anteriormente a corrente no circuito srie igual para todas as cargas, vamos ver que a corrente no r1 e ry 4 a tambm.
SABENDO O VALOR DA CORRENTE E DAS RESISTENCIAS, PODEMOS CALCULAR A TENSO. U1 = R1 x I1 = 5 x 4 = 20V UY = RY x IY = 10 x 4 = 40V UY = U3 = UX

Sabemos que ry derivou-se do r3 e rx e as duas esto em paralelo, e como j foi dito, em um circuito paralelo a tenso igual para todas a cargas. Como foi calculado a tenso no ry 40v, portanto a tenso nas resistncias r3 e rx ser de 40v.
. AGORA PODEMOS CALCULAR A I NESTAS DUAS RESISTNCIAS. I3 = U3 = 40 = 2A R3 20 IX = I2 = I4 IX = UX = 40 = 2A RX 20

Sabemos que a resistncia rx derivou-se das resistncias r2 e r4, analisamos o circuito e verificamos como esto ligados estes dois resistores. Olhando o circuito vemos que os dois esto ligados em srie e como em um circuito srie a corrente e igual para todas as cargas, temos que ver se temos o valor da corrente do resistor rx, de posse desta corrente, conclumos que o valor da corrente do resistor r2 e r4 igual a do rx, no caso 2a. novamente tendo o valor da corrente em cada resistor e o valor da resistncia do mesmo, podemos calcular a tenso.

U2 = R2 x I2 = 10 x 2 = 20V U4 = R4 x I4 = 10 x 2 = 20V

Analisando o circuito vemos que sai 4 ampre da fonte passando por r1 que tem o valor de 5 que da uma queda de tenso de 20v, sobra 40v vemos que em seguida tem dois caminhos r3 um e r2 e r4 outro e observamos que esses dois caminhos apresentam o mesmo valor de resistncia, como a corrente que circula de 4 amper, a mesma vai dividir-se pela metade, ou seja, 2 ampre passam por r3 dando um queda de 40v e 2 ampre passam por r2 e r4 dando 20v em cada, sendo que a soma tambm 40v.
POTNCIA ELTRICA FRMULAS P = U. I P = R . I P = U R I=U R I=P U I= U=R.I U=P I U= R=U I R = U P R=P I SIMBOLOGIA P UNIDADE WATT W

POTNCIA ELTRICA

CORRENTE ELTRICA

AMPRE - A

TENSO ELTRICA

TENSO V

RESISTNCIA

OMH -

Portanto pratique resolvendo os exerccios a seguir. No esquecendo as frmulas

P = POTNCIA WATT ( W ). U = TENSO EM VOLT ( V). U = TENSO EM VOLT ( V). I = CORRENTE EM AMPRE ( A ) I = CORRENTE EM AMPRE (A) R = RESISTNCIA EM OHN ( ).

NOS EXERCICIOS ABAIXO, CALCULE I, U E P DAS RESISTNCIAS ABAIXO.

2-

R1 I1 15A U1 P1 R9 18 I9 U9 P9

R2 I2 U2 48V P2

R3 I3 10A U3 P3

R4 8 I4 U4 P4 R11 I11 20A U11 P11

R5 I5 U5 120V P5

R6 I6 U6 P6 600W R12 I12 U12 180V P12

R7 3 I7 U7 P7

R8 I8 U8 64V P8

R10 I10 U10 P10 640W

RT IT 60A UT IT

Portanto j verificamos como associar resistncias em srie, paralelo, e em circuito misto. tambm aprendemos a calcular a corrente, tenso e potncia destes circuitos. Agora veremos como se liga os circuitos de uma casa.
2 - O circuito

para ligar uma lmpada feito conforme abaixo onde temos fonte, fase, retorno, neutro e

carga.
OBS: iremos demonstrar os circuitos de forma multifilar. - CIRCUITO MULTIFILAR a representao fsica de todos

os fios do circuito.

2 1 - Como

ligar duas lmpadas independentes.

2 2 Como

ligar interruptor e tomada no mesmo circuito.

2 = 2a. Como ligar interruptor e tomada em circuitos diferentes.

2 3 Como

ligar dois interruptor three way

2 4 Como

ligar uma minuteira.

2 5 Circuito

para ligar um sensor de presena e foto-clula so iguais s mudo o equipamento.

3 O circuitos

acima tambm podem ser demonstrados em um circuito unifilar. circuito unifilar a demonstrao do circuito simbolicamente, conforme segue.

3 1 - UM INTERRUPTOR SIMPLES COM UMA LMPADA E COM DUAS LMPADAS

3 2 Interruptor

com tomada

33

Interruptor duplo com duas lmpadas

3 4 Chave

hotel (three way)

3 5 Sensor

de presena ou foto-clula

3 6 Minuteira

RESISTORES.
A maioria dos materiais apresenta um aumento da resistncia com o aumento da temperatura e so ditos que possuem um coeficiente positivo de temperatura. Entretanto, alguns materiais com semicondutores, apresentam uma reduo da resistncia com o aumento da temperatura e so ditos que possuem um coeficiente negativo de temperatura. Os fabricantes de resistores normalmente especificam o coeficiente de temperatura com variao da resistncia em partes por milho por graus Celsius. O resistor de carbono possui a caracterstica r x t mostrada na figura 5. interessante observar que acima da temperatura ambiente tem-se um coeficiente positivo de temperatura, mas abaixo da temperatura ambiente tem-se um coeficiente positivo de temperatura, mais abaixo da temperatura ambiente tem-se coeficiente negativo de temperatura. Um resistor de valor fixo pode ser feito simplesmente enrolando-se um fio condutor de comprimento e rea de seo reta desejados em um ncleo. Tais resistores de fio so disponveis comercialmente e so feitos normalmente de nquel-cromo ou nquel-cobre enrolados em tubo de cermica e protegidos contra problemas mecnicos com uma capa de silicone ou esmalte. O resistor de fio usado geralmente quando se precisa dissipar grandes quantidades de potncia. Um segundo tipo de resistor comercialmente disponvel o de carbono, que tem sido largamente utilizado na eletrnica. Uma mistura de carbono e ligas aplicada como uma capa em um tubo de vidro ou moldada em uma estrutura densa. Os resistores de carbono so relativamente baratos e disponveis numa faixa de potncia de 0,1w a 5w, o valor de resistncia dos resistores de carbono especificado por um conjunto de cdigo de cores que aparecem no corpo do resistor. Cada cor representa um digito de acordo com a tabela 4.

Tabela 4: Cdigo de cores de resistores de carbono COR DIGITO OU NUMERO DE ZEROS PRETO O MARRON 1 VERMELHO 2 LARANJA 3 AMARELO 4 VERDE 5 AZUL 6 VIOLETA 7 CINZA 8 BRANCO 9 OURO 0,1 MULTIPLICADOR OU 5% DE TOLERNCIA PRATA 0,01 MULTIPLICADOR OU 10% DE TOLERNCIA Como pode se observado na figura 6, as faixas de cores so lidas a partir da faixa mais prxima da extremidade do resistor. A primeira e a segunda faixa indicam o primeiro e o segundo digito, respectivamente. A terceira faixa indica o nmero de zeros que segue os dois primeiros dgitos, exceto quando as faixas ouro e prata so usadas, que apresentam os fatores multiplicativos. A quarta faixa indica a tolerncia. A ausncia desta faixa significa que a tolerncia de 90 %. A quinta faixa indica que o resistor possui um dgito a mais na representao de seu valor hmico. Por exemplo, se um resistor possu as faixas nas cores azul, cinza, prata e ouro, o valor de resistncia 0,68 5% . O terceiro tipo de resistor de filme (espesso e fino). A indstria eletrnica define o de filme espesso com um resistor cujo elemento de resistncia na forma de um filme com espessura superior a 0,000001 polegadas. Por outro lado, um resistor de filme fino possui como elemento de resistncia um filme de espessura inferior a 0,000001 polegadas. O filme geralmente aplicado em um ncleo de cermica ou na superfcie de uma placa fina de cermica, chamada de substrato, por vaporizao a vcuo, decomposio eletroltica. Ou pulverizao com tinta resistiva. Dependendo do material usado, os resistores so classificados em filme de carbono, filme metlico ou filme de xido metlico. Outro tipo de resistor utilizado em grande escala em circuitos eletrnicos so os resistores de semicondutores. Os semicondutores possuem caractersticas eltricas que os classificam entre condutores e isolantes. Se certos materiais, chamados impurezas, so adicionados ao material semicondutor (neste caso dizemos que o semicondutor foi dopado), a resistncia eltrica se altera e se torna possvel obter o valor de resistncia desejado. Este tipo de resistor, pode ser fabricado simultaneamente com outros componentes eletrnicos, (tais como diodos e transistores, por exemplo) e integrados em um pequeno circuito eltrico sem terminais de conexo entre eles da a denominao de circuitos integrados). Por outro lado, resistores.

Figura 5 Caracterstica R x T para um resistor de carbono.

Vamos comear falando um pouco a respeito da eletricidade.

Voc j parou para pensar que est cercado de eletricidade por todos os lados? Pois , estamos to acostumados com ela que nem percebemos que a mesma existe. Na realidade, a eletricidade invisvel. O que percebemos so seus efeitos, tais como:

e... esses efeitos so possveis devido a: TENSO ELETRICA,


CORRENTE ELTRICA E POTNCIA ELTRICA.

TENSO E CORRENTE ELTRICA


NOS FIOS, EXISTEM PARTICULAS INVISIVEIS CHAMADAS ELETRONS LIVRES, QUE ESTO EM CONSTANTE MOVIMENTO DE FORMA TENSO ELTRICA ORDENADA. UNIDADE VOLT (V).

CORRENTE ELTRICA. UNIDADE AMPR ( A ).

CORRENTE ELTRICA. O

MOVIMENTO ORDENADO DOS ELTRONS ATRAVS DE UM CONDUTOR, INPULSIONADOS PELA TENSO.

TENSO ELTRICA A FORA QUE IMPULCIONA OS ELTRONS ATRAVS DO CONDUTOR

POTNCIA ELTRICA O TRABALHO REALIZADO E O PRODUTO DA TENSO E DA CORRENTE.

POTNCIA ELTRICA
AGORA PARA ENTENDER POTNCIA ELTRICA, OBSERVE NOVAMENTE O DESENHO. A TENSO ELTRICA FAZ MOVIMENTAR OS ELTRONS DE FORMA ORDENADA, DANDO ORIGEM A CORRENTE ELTRICA. TENDO A CORRENTE ELTRICA, A LMPADA SE ACENDE E SE AQUECE COM CERTA INTENSIDA. ESSA INTENSIDADE DE LUZ E CALOR PERCEBIDA POR NS (EFEITOS), NADA MAIS DO QUE A POTNCIA ELTRICA QUE FOI TRANSFORMADA EM POTNCIA LUMINOSA (LUZ) E POTNCIA TRMICA (CALOR).

Em projetos de instalao eltrica residencial os clculos efetuados so baseados na potncia aparente e potncia ativa. portanto, importante conhecer a relao entre elas para que se entenda o que fator de potncia.
FATOR DE POTNCIA.

Sendo a potncia ativa uma parcela da potncia aparente, pode-se dizer que ela representa uma porcentagem da potncia aparente que transformada em potncia mecnica, trmica ou luminosa. A ESTA PORCENTAGEM D-SE O NOME DE FATOR DE POTNCIA. Em regra, nos projetos eltricos residncias, desejando-se saber o quanto da potncia aparente foi transformada em potncia ativa, aplica-se 1,0 para o circuito de iluminao e 0,8 para as tomadas de uso geral. Veja o exemplo abaixo: Quando o fator de potncia igual a 1, significa que toda a potncia aparente transformada em potncia ativa. isto acontece nos equipamentos que s possuem resistncia, tais como: chuveiro, torneira eltrica, lmpadas incandescentes, forno eltrico. etc. FP = POTENCIA ATIVA
POTNCIA APARENTE

Aps vermos estes conceitos, torna-se mais fcil entendermos como feito o levantamento das potncias (cargas ) a serem instaladas na resistncia. O levantamento das potncias, feito mediante uma previso das potncias cargas mnimas de iluminao e tomadas a serem instaladas, possibilitando, assim, determinar a potncia total prevista para a instalao eltrica residencial a previso de carga deve obedecer as prescries da nbr 5410, item 4.2.1.2.

MUDANAS NA NBR 5410.


Ponto de luz no teto
na edio de 1997, a nica opo possvel era que em cada cmodo ou dependncia deveria ser previsto pelo menos um ponto de luz fixo no teto, comandado por interruptor. nesta nova verso, admite-se que este ponto seja substitudo por ponto na parede em espaos sob escada, depsitos, despensas, lavabos e varandas, desde que de pequenas dimenses e onde a colocao do ponto no teto seja de difcil execuo ou no conveniente. a norma no define o que quer dizer "pequenas dimenses" nem d dicas de como definir "difcil execuo" ou "no conveniente". todas estas aberturas no texto ficam a cargo da interpretao de cada um.

Carga de iluminao
Permanecem os critrios:
Cmodos ou dependncias com rea igual ou inferior a 6 m2: deve ser prevista uma carga mnima de 100 VA. Cmodos ou dependncias com rea superior a 6 m2: deve ser prevista uma carga mnima de 100 VA para os primeiros 6 m2, acrescida de 60 VA para cada aumento de 4 m2 inteiros.

Pontos de tomada - definio


Eliminao das classificaes das tomadas em "tomadas de uso geral" e tomadas de uso especfico". O conceito agora o de "pontos de tomada": ponto de utilizao em que a conexo do equipamento ou equipamentos a serem alimentados feita atravs de tomada de corrente. A norma esclarece ainda que um ponto de tomada pode conter uma ou mais tomadas de corrente. A idia neste caso estimular a presena de um nmero adequado de tomadas de corrente nos diversos cmodos de forma a reduzir ao mximo a utilizao de benjamins ou ts.
Ponto de tomada com 4 tomadas 2P+T (modelo conforme NBR 14136)

Um ponto de tomada pode servir tanto s "antigas" tomadas de uso geral quanto s tomadas de uso especfico. Na realidade, a norma de 1997 no obrigava o profissional a prever uma quantidade mnima de tomadas de uso especfico, mas apenas o lembrava de que as eventuais tomadas de uso especfico deveriam ter potncia e localizao bem definidas em funo do aparelho a ser ligado. Ou seja, ficava a critrio do profissional incluir as tomadas de uso especfico no total de tomadas de uso geral estipulados pela norma ou considerar as tomadas de uso geral em separado. Na edio 2004, continua valendo o mesmo raciocnio, porm desaparecem os termos tomada de uso geral e especfico.

Pontos de tomada - quantidade


A norma define o nmero mnimo de pontos de tomadas que devem ser previstos num local de habitao. Critrios: Banheiros: permanece a previso de pelo menos um ponto de tomada prximo ao lavatrio.

Cozinhas, copas, copas-cozinhas, reas de servio, cozinha-rea de servio, lavanderias e locais anlogos: continua previsto no mnimo um ponto de tomada para cada 3,5 m, ou frao, de permetro. A novidade que acima da bancada da pia devem ser previstas no mnimo duas tomadas de corrente, no mesmo ponto ou em pontos distintos (na edio de 1997, exigia-se apenas uma tomada). Varandas: a novidade que deve ser previsto pelo menos um ponto de tomada, admitindo-se que este ponto de tomada no seja instalado na prpria varanda, mas prximo ao seu acesso, quando a varanda, por razes construtivas, no comportar o ponto de tomada, quando sua rea for inferior a 2 m 2 ou, ainda, quando sua profundidade for inferior a 80 cm. Salas e dormitrios: na edio de 1997, dizia-se que para reas inferiores a 6 m 2 era preciso prever pelo menos uma tomada e, acima desta rea, uma tomada a cada 5 m ou frao de permetro. Na edio de 2004 fica estabelecido que devem ser previstos pelo menos um ponto de tomada para cada 5 m ou frao de permetro, sem especificar a rea mnima de 6 m2. Sala de estar: novas recomendaes especficas para este local, que geralmente abriga diversos eletroeletrnicos. Alm da quantidade mnima de pontos de tomada conforme pargrafo anterior, a norma alerta que existe a possibilidade de que um ponto de tomada venha a ser usado para alimentao de mais de um equipamento, sendo recomendvel equip-lo, portanto, com a quantidade de tomadas julgada adequada. Mais uma vez o texto deixa a cargo do profissional o julgamento sobre a quantidade adequada de tomadas. Como sempre, o bom senso deve prevalecer. Demais cmodos: a edio de 2004 requer que sejam previstos, pelo menos, um ponto de tomada, se a rea do cmodo ou dependncia for igual ou inferior a 2,25 m 2, admitindo-se que, em funo da reduzida dimenso do local, esse ponto seja posicionado externamente ao cmodo ou dependncia, a at 80 cm de sua porta de acesso. Quando a rea do cmodo ou dependncia for superior a 2,25 m2 e igual ou inferior a 6 m2, exige-se, no mnimo, um ponto de tomada. E nos casos de cmodos com rea superior a 6 m2, vale a regra de um ponto de tomada para cada 5 m, ou frao, de permetro.

Potncias atribuveis aos pontos de tomada


Uma vez determinada a quantidade de pontos de tomada, preciso atribuir as potncias em VA para estes pontos. A norma diz que a potncia a ser atribuda a cada ponto de tomada em funo dos equipamentos que ele poder vir a alimentar e no deve ser inferior a determinados valores mnimos indicados no texto. Tratam-se dos valores mnimos atribudos na edio de 1997 s "tomadas de uso geral", porm com algumas pequenas mudanas:
Banheiros, cozinhas, copas, copas-cozinhas, reas de servio, lavanderias e locais anlogos: deve-se atribuir no mnimo 600 VA por ponto de tomada, at 3 pontos, e 100 VA por ponto para os excedentes, considerando-se cada um desses ambientes separadamente. Aparece a seguinte novidade: "quando o total de tomadas, no conjunto desses ambientes, for superior a 6 pontos, admitese que o critrio de atribuio de potncias seja de, no mnimo, 600 VA por ponto de tomada, at 2 pontos, e 100 VA por ponto para os excedentes, sempre considerando cada um dos ambientes separadamente". Demais cmodos ou dependncias: no mnimo 100 VA por ponto de tomada.

Dois exemplos:
Seja uma cozinha onde h a previso de 5 pontos de tomadas. Pela regra indicada, a NBR 5410 de 1997 consideraria para esta cozinha uma potncia mnima de 600 + 600 + 600 + 100 + 100 = 2000 VA;

Seja outra cozinha onde h a previso de 7 pontos de tomadas. Pela regra indicada, a NBR 5410 de 2004 consideraria para esta cozinha uma potncia mnima de 600 + 600 + 100 + 100 + 100 + 100 + 100 = 1700 VA.

No primeiro caso, temos uma potncia mdia por ponto de tomada de 2000/5 = 400 VA, enquanto que, no segundo caso, a potncia mdia de 1700/7 = 243 VA. O raciocnio aqui que, utilizando-se um nmero maior de pontos de tomadas, haveria naturalmente uma menor simultaneidade de uso dos equipamentos, diminuindo assim a demanda necessria para aquele cmodo da casa. Vamos lembrar que aqueles valores de 600 VA e 100 VA determinados pela norma nada mais so do que demandas previstas para pontos de tomadas e no potncias instaladas naqueles pontos, at porque quase nunca se conhece exata e previamente a potncia dos aparelhos a serem ligados nas tomadas.

Diviso da instalao
Continua a prescrio de que todo ponto de utilizao previsto para equipamento com corrente nominal superior a 10 A deve constituir um circuito independente, mas surge uma exigncia explcita de que "os pontos de tomada de cozinhas, copas, copas-cozinhas, reas de servio, lavanderias e locais anlogos devem ser atendidos por circuitos exclusivamente destinados alimentao de tomadas desses locais". Note que a norma no determina que cada rea destas tenha que ter um circuito s para si, ficando a critrio do profissional definir a quantidade de circuitos que atendem estas reas. A regra tem por objetivo no misturar circuitos de pontos de tomadas daquelas reas com os de outros cmodos, tais como salas, dormitrios, banheiros. Com esta prescrio, fica evidenciado que uma instalao qualquer em local de habitao tem que ter, no mnimo, dois circuitos de tomadas. A norma estabelece ainda que devem ser previstos circuitos terminais separados para iluminao e tomadas.

No entanto, em locais de habitao admite-se, como exceo regra geral, que pontos de tomada, exceto aqueles indicados em 9.5.3.2, e pontos de iluminao possam ser alimentados por circuito comum desde que as seguintes condies sejam simultaneamente atendidas:
a corrente de projeto (IB) do circuito comum (iluminao mais tomadas) no deve ser superior a 16 A; os pontos de iluminao no sejam alimentados, em sua totalidade, por um s circuito, caso esse circuito seja comum (iluminao mais tomadas); e os pontos de tomadas, j excludos os indicados em 9.5.3.2, no sejam alimentados, em sua totalidade, por um s circuito, caso esse circuito seja comum (iluminao mais tomadas).

Vamos por partes: Em primeiro lugar, em locais de habitao, como regra geral, passa a ser permitido juntar circuitos de iluminao e tomadas, desde que a corrente de projeto (IB) do circuito comum (iluminao mais tomadas) no seja superior a 16 A.

A exceo a esta regra est no caso de cozinhas, copas, copas-cozinhas, reas de servio, lavanderias e locais anlogos (9.5.3.2), onde iluminao e tomadas tm que estar em circuitos separados.

Porm, neste caso, a norma no probe que o(s) circuito(s) de iluminao de cozinhas, copas, copas-cozinhas, reas de servio, lavanderias e locais anlogos esteja(m) no mesmo circuito de outras reas. Por exemplo, permitido um circuito que junte a iluminao da cozinha e da lavanderia com a iluminao e tomadas do quarto. importante ressaltar que a norma tambm no probe que se faam circuitos separados, para iluminao e tomadas na instalao toda (como requerido na NBR 5410:1997), medida esta, alis, muito recomendvel. Em segundo lugar, a norma diz, que, os pontos de iluminao no devem ser alimentados, em sua totalidade por um s circuito, caso esse circuito seja comum, (iluminao mais tomadas) e que os pontos de tomadas, j excludos os de cozinhas, copas, copas-cozinhas, reas de servio, lavanderias e locais anlogos, tambm no sejam alimentados, em sua totalidade, por um s circuito, caso esse circuito seja comum (iluminao mais tomadas)".

Assim, se a opo for juntar iluminao e tomadas nos cmodos onde isto permitido, devero existir pelo menos dois circuitos de iluminao, mais tomadas, fora o circuito exclusivo para tomadas em cozinha + rea de servio, etc. Se houver a opo (recomendvel) por separar iluminao e tomadas em toda a instalao, possvel existir apenas um circuito de iluminao, enquanto deveriam existir pelo menos dois circuitos de tomadas (um para cozinha + rea de servio, etc. e outro para os demais cmodos, conforme vimos anteriormente). Neste caso, o nmero mnimo de circuitos tambm trs.

Como se v, em ambos os casos de aplicao da verso de 2004, o nmero mnimo de circuitos de trs circuitos, enquanto que na verso de 1997, o nmero mnimo de dois circuitos (um para toda iluminao e outro para todas as tomadas).

Aquecimento eltrico de gua


A norma explicita que "a conexo do aquecedor eltrico de gua ao ponto de utilizao deve ser direta, sem uso de tomada de corrente". A forma de fazer a ligao direta no detalhada na norma, estando abertas as possibilidades de ligao direta entre condutores com reparo da isolao por fita isolante, uso de conectores, etc. S no vale instalar um plugue no cabo do aquecedor (chuveiro, torneira, etc) e lig-lo a uma tomada de corrente instalada na caixa de ligao na parede./,,;

Uso de disjuntores unipolares intertravados


A edio de 2004 exige que "todo circuito terminal deve ser protegido contra sobrecorrente por dispositivo que assegure o seccionamento simultneo de todos os condutores de fase". E acrescenta que "dispositivos unipolares montados lado a lado, apenas com suas alavancas de manobra acopladas no so considerados dispositivos multipolares". Assim, na prtica, circuitos terminais bipolares e tripolares devero utilizar exclusivamente disjuntores bipolares e tripolares. Em adio, esta prescrio praticamente inviabiliza o uso de dispositivos fusveis em circuitos terminais nos locais de habitao, uma vez que muito difcil de conseguir garantir que todos os condutores de fase sejam seccionados simultaneamente atravs do uso de fusveis. Resta, nos casos de habitaes, a possibilidade do uso de fusveis como dispositivos gerais de proteo nos quadros. Note que esta prescrio restrita aos locais de habitao, no criando, portanto, barreiras aos fusveis nos circuitos terminais em outras aplicaes tais como comerciais e industriais.

Condutor de proteo (fio terra) e tomadas aterradas


H dois itens novos da norma que afetam todos os tipos de instalao e mais diretamente as instalaes em locais de habitao.
"5.1.2.2.3.6 - Todo circuito deve dispor de condutor de proteo, em toda sua extenso. NOTA Um condutor de proteo pode ser comum a mais de um circuito (...)". "6.5.3.1 - Todas as tomadas de corrente fixas das instalaes devem ser do tipo com contato de aterramento (PE). As tomadas de uso residencial e anlogo devem ser conforme NBR 6147 e NBR 14136 (...)".

Estas duas prescries j fazem parte da NBR 5410 desde a edio de 1980, mas nunca estiveram escritas de maneira to clara como agora na verso 2004. No h mais espao para dvidas ou interpretaes, ou seja: obrigatrio distribuir o condutor de proteo (fio terra) em todos os circuitos (inclusive os de iluminao) e utilizar TODAS as tomadas de corrente na configurao 2P + T (dois plos e terra)

Assim, todas as caixas de derivao e passagem devero disponibilizar o fio terra (verde ou verde-amarelo) e, naquelas caixas onde forem instaladas tomadas estas devero ser de trs plos (2P + T) que atendam as normas NBR 6147 e NBR 14136. A NBR 6147 a norma que testa as tomadas em geral qualquer que seja o seu desenho (configurao) e a NBR 14136 a norma que padroniza o formato das tomadas para uso residencial e anlogo at 20 A 250 V.

Uso obrigatrio de dispositivo DR de alta sensibilidade


Houve uma sutil, porm importante mudana no uso obrigatrio de dispositivos diferenciais-residuais (DR) nas instalaes em locais de habitao. A NBR 5410/97, estabelece que, qualquer que seja o esquema de aterramento, devem ser utilizados dispositivos DR de alta sensibilidade, isto , com corrente diferencial-residual nominal igual ou inferior a 30 mA, nos circuitos que sirvam a pontos situados em locais contendo banheira ou chuveiro, exceto os circuitos que alimentem aparelhos de iluminao posicionados a uma altura igual ou superior a 2,50 m. A verso de 2004 mantm que devem ser usados DRs de alta sensibilidade, porm no dispensa a proteo dos circuitos que contm os aparelhos de iluminao em banheiros, mesmo que situados acima de 2,50 m. Na edio de 1997, os DRs de alta sensibilidade tambm eram exigidos apenas nos circuitos de tomadas de corrente de cozinhas, copas-cozinhas, lavanderias, reas de servio, garagens e, no geral, a todo local interno molhado em uso normal ou sujeito a lavagens, permitindo a no proteo de circuitos exclusivos de refrigeradores e congeladores. Na verso 2004, existe a mesma exigncia, porm ampliada, passando de "tomadas de corrente" para pontos de utilizao situados em cozinhas, etc. Isto significa que a nova norma exige a proteo por DR, alm dos circuitos de tomadas, tambm nos circuitos de iluminao daqueles locais. H uma exceo a esta regra para os casos de pontos de iluminao situados a mais de 2,50 m do piso. Tambm deixou de existir na verso 2004 a dispensa da proteo por DR no circuito de refrigeradores, passando-se a recomendar (no obrigar) o uso de dispositivos DR de alta imunidade a perturbaes transitrias, produtos no muito fceis de serem encontrados no mercado brasileiro at a data de publicao deste artigo.

A alternativa ao uso deste DR especial, a proteo do circuito do refrigerador por um DR "normal", correndo um risco maior de haver um desligamento do circuito por ocasio de uma perturbao eletromagntica (quedas de raios prximo ao local, manobras na rede da concessionria, etc) num momento em que no haja a presena do usurio, com a conseqente possibilidade de perda dos produtos perecveis contidos no refrigerador ou congelador, uma vez que o DR no possui rearme automtico.

Quadros de distribuio
Na edio 2004 surge uma importante exigncia: a fixao no quadro (externa ou internamente) vinda de fbrica ou fixada na obra da seguinte advertncia: ADVERTNCIA 1. Quando um disjuntor ou fusvel atua, desligando algum circuito ou a instalao inteira, a causa pode ser uma sobrecarga ou um curto-circuito. Desligamentos freqentes so sinal de sobrecarga. Por isso, NUNCA troque seus disjuntores ou fusveis por outros de maior corrente (maior amperagem), simplesmente. Como regra, a troca de um disjuntor ou fusvel por outro de maior corrente requer, antes, a troca dos fios e cabos eltricos, por outros de maior seo (bitola). 2. Da mesma forma, NUNCA desative ou remova a chave automtica de proteo contra choques eltricos (dispositivo DR), mesmo em caso de desligamentos sem causa aparente. Se os desligamentos forem freqentes e, principalmente, se as tentativas de religar a chave no tiverem xito, isso significa, muito provavelmente, que a instalao eltrica apresenta internamente anomalias internas, que s podem ser identificadas e corrigidas por profissionais qualificados. A DESATIVAO OU REMOO DA CHAVE SIGNIFICA A ELIMINAO DE MEDIDA PROTETORA CONTRA CHOQUES ELTRICOS E RISCO DE VIDA PARA OS USURIOS DA INSTALAO. MONTAGEM DO QUADRO DE CARGAS.

Fio Terra
Para se reduzir a possibilidade de choques nas instalaes eltricas, deve ser instalado um eficiente sistema de aterramento, cujo principal componente o fio terra. para tanto. cravada no solo uma haste de aterramento, prxima ao relgio de luz. Desta, sa um condutor de aterramento at o quadro de distribuio. e, a partir desse quadro, saem os fios terra para o interior da instalao . A cor do fio terra deve ser verde ou vede amarela e a sua seo a mesma do que as dos fios fase e neutro.

Falando um pouco sobre o Fio Terra?


Dentro de todos os aparelhos eltricos existem eltrons que querem fugir do interior dos condutores. Como o corpo humano capaz de conduzir eletricidade, se uma pessoa encostar nesses equipamentos,

ela estar sujeita a levar um choque, que nada mais do que a sensao desagradvel provocada pela passagem dos eltrons pelo corpo.

Sendo assim, como podemos evitar esses choques eltricos?


Sabendo-se que um fio de cobre um milho de vezes melhor condutor do que o corpo humano, se oferecermos aos eltrons dois caminhos para eles circularem, sendo um o corpo e o outro um fio, a enorme maioria deles ir circular pelo ltimo, minimizando os efeitos do choque na pessoa. Esse fio pelo qual iro circular os eltrons chama-se fio terra. O CIRCULO DAS 12 FRMULAS.

Para se acompanhar o desenvolvimento do caminhamento dos eletrodutos, tomaremos a planta do exemplo anterior j com os pontos de luz e tomadas e os respestivos nmeros dos circutos representados. Iniciando o caminhamento dos eletrodutos, seguindo as orientaes vistas anteriormente, deve-se primeiramente:

DETERMINAR O LOCAL DO QUADRO DE DISTRIBUIO

Considerando-se o projeto eltrico indicado tm-se a lista a seguir:

You might also like