You are on page 1of 11

Estrutura diamtrica da comunidade e das

327

ESTRUTURA DIAMTRICA DA COMUNIDADE E DAS PRINCIPAIS POPULAES ARBREAS DE UM REMANESCENTE DE FLORESTA ATLNTICA SUBMONTANA (SILVA JARDIM-RJ, BRASIL)1
Fabrcio Alvim Carvalho 2 e Marcelo Trindade Nascimento3
RESUMO O objetivo deste trabalho foi avaliar a estrutura diamtrica arbrea de um remanescente de Floresta Atlntica Submontana no Municpio de Silva Jardim, RJ. Foram utilizadas 20 parcelas de 100 x 5 m, em que todas as rvores com DAP 5 cm foram amostradas. A estrutura diamtrica foi analisada em toda a comunidade e nas principais populaes (determinadas segundo o VI), a partir de histogramas com intervalos de classes definidos pela frmula de Spiegel. A anlise tambm considerou os grupos sucessionais das espcies (pioneiras: PI; secundrias iniciais: SI; e secundrias tardias: ST). As curvas (J-reverso) e valores do quociente q indicaram ausncia de problemas de regenerao das principais populaes, a maioria de espcies SI. Entretanto, foi observada tendncia de sada de algumas das principais populaes de ST (ex. Plathymenia foliolosa e Euterpe edulis), paralelamente entrada de outras SI. Os resultados complementam as anlises florsticas desenvolvidas anteriormente no remanescente, o que indica que a estrutura diamtrica tambm foi alterada pela fragmentao e pelas perturbaes antrpicas pretritas. Aes coibindo novas perturbaes e o enriquecimento atravs do plantio de mudas das espcies mais afetadas so urgentes, visando recuperao da qualidade ambiental desse remanescente.

Palavras-chave: Estrutura demogrfica, grupos ecolgicos e sucesso.

DIAMETRIC STRUCTURE OF A TREE COMMUNITY AND ITS MAIN POPULATIONS IN A SUB-MONTANE ATLANTIC FOREST REMNANT (SILVA JARDIM-RJ, BRAZIL)
ABSTRACT This work analyses the tree diametric structure of a Sub-montane Atlantic Forest remnant in Silva Jardim-RJ, Brazil. Twenty 100 m x 5 m plots were established, and all trees with DBH 5 cm were surveyed. The diametric structure was analyzed for the entire community and its main populations (ordered according to the importance value VI), using diameter class histograms defined by Spiegels formula. Species were also grouped within successional categories (Pi: pioneer; SI: early secondary; ST: late secondary). The diametric curves (J-reverse shape) and values of Liocourts q quotient suggested problems involving lack of regeneration for the main populations for most of the SI species. However, some ST populations (ex. Plathymenia foliolosa and Euterpe edulis) showed a tendency to disappear from the community in the long term, while other SI species became part of the community. These results strengthen the findings of the floristic survey, also suggesting changes in the diametric structure due to the fragmentation process and past disturbance practices. Actions to guarantee protection to the forest remnant and seedling bank enrichment through planting the most threatened tree species are urgently needed for the recovery of the environmental quality of this remnant.

Keywords: Demographic structure, ecological groups and succession.

1 2

Recebido em 28.08.2007 e aceito para publicao em 06.03.2009. ProgramadePs-GraduaoemBiocinciaseBiotecnologiadaUniversidadeEstadualdoNorteFluminense (UENF).E-mail:<fabricio.alvim@gmail.com>. 3 Centro de Biocincias e Biotecnologia, Laboratrio de Cincias Ambientais da UENF. E-mail: <mtn@uenf.br>.

R. rvore, Viosa-MG, v.33, n.2, p.327-337, 2009

328
1. INTRODUO
A organizao e manuteno da diversidade podem ser discutidas a partir da anlise da estrutura de suas comunidades e populaes (CONNELL et al., 1984). As estruturas de populaes de plantas resultam da ao de fatores biticos e abiticos sobre seus indivduos, sendo as variaes espaciais e temporais desses fatores os principais determinantes do arranjo espacial e da estrutura etria das populaes e, consequentemente, da comunidade (HARPER, 1990; HUTCHINGS, 1997). No contexto da biodiversidade da Floresta Atlntica, estudos da estrutura de populaes e comunidades de plantas so fundamentais para o entendimento dos padres de distribuio e ocorrncia das espcies, assim como para a elaborao de estratgias de manuteno, recuperao e conservao dos remanescentes florestais. A anlise da distribuio diamtrica importante ferramenta para a avaliao da estrutura florestal. Segundo Gl et al. (2005), a distribuio diamtrica permite examinar as condies dinmicas da floresta, possibilitando previses sobre o desenvolvimento das comunidades e populaes. Anlises de distribuio diamtrica vm sendo aplicadas em diferentes fitofisionomias do Brasil para compreenso de aspectos relevantes quanto organizao (MARIMON e FELFILI, 2000; SILVA JNIOR, 2004; SOUZA et al., 2006; ALVES JNIOR et al., 2007), sucesso (PAULA et al., 2004; SIMINSKI et al., 2004) e dinmica (FELFILI 1997; FERREIRA et al., 1998) do componente arbreo. Em florestas tropicais, as comunidades arbreas apresentam distribuio diamtrica tpica na forma exponencial negativa, cuja representao grfica se assemelha a um J-reverso, em que a maior freqncia de indivduos se encontra nas classes de menores dimetros (HARPER, 1990). No entanto, perturbaes antrpicas podem interferir nessa conformao. Por exemplo, em uma comparao entre uma rea explorada e outra no explorada de um remanescente de Floresta Atlntica no Vale do Paraba do Sul, Minas Gerais, Gomes et al. (2004) mostraram que a explorao madeireira tem levado a alteraes significativas na estrutura arbrea, reduzindo a densidade e a rea basal de indivduos das classes diamtricas maiores, levando a um depauperamento do estoque de madeira da floresta explorada e a um comprometimento dos recursos da comunidade florestal. Resultados semelhantes foram

CARVALHO, F.A. e NASCIMENTO, M.T.

encontrados por Villela et al. (2006), que compararam a estrutura arbrea e a dinmica de nutrientes entre reas intactas e sujeitas a corte seletivo em uma floresta de Tabuleiro na regio Norte Fluminense, incluindo aumento na abundncia de espcies secundrias iniciais e decrscimo no estoque de nutrientes da floresta. Em um estudo recente, Carvalho et al. (2006), analisando a composio e riqueza da flora arbrea de um remanescente de Floresta Atlntica Submontana na regio de Imba, Silva Jardim, RJ, detectaram alteraes em funo da fragmentao florestal e perturbaes antrpicas pretritas, como corte seletivo de madeira, queimadas e caa. Seus resultados indicaram predominncia de espcies secundrias iniciais, caractersticas de florestas perturbadas, na conformao da comunidade arbrea, indicando que o remanescente ainda no alcanou seu desenvolvimento pleno e encontra-se em estgio intermedirio de sucesso. Dando continuidade avaliao do componente arbreo desse remanescente, o objetivo deste trabalho foi analisar a estrutura diamtrica de sua comunidade e principais populaes. Parte-se da premissa de que a fragmentao florestal da regio, aliada s perturbaes antrpicas pretritas, tenham levado a uma alterao tambm na estrutura diamtrica da comunidade e das principais populaes arbreas, e a uma diferenciao estrutural entre grupos de espcies de estgios iniciais e tardios.

2. MATERIAL E MTODOS 2.1. rea de estudo


A regio de Imba est localizada no Municpio de Silva Jardim, RJ (422802W e 223701S), e pertence rea de Proteo Ambiental da Bacia do Rio So Joo/Mico-Leo-Dourado/IBAMA (PRIMO e VLKER, 2003). A regio de Imba ainda preserva remanescentes de Floresta Atlntica, porm fragmentados e de tamanhos reduzidos, com poucos excedendo 1.000 ha (FUNDAO SOS MATAATLNTICA, 2002), importantes por serem rea endmica de ocorrncia do mico-leo-dourado (Leontopithecus rosalia). A vegetao predominante a Floresta Ombrfila Densa Submontana (VELOSO et al., 1991), em diferentes estgios sucessionais (PRIMO e VLKER, 2003). Os solos so classificados como Cambissolos hplicos distrficos (IBGE, 2004). O clima da regio est enquadrado pela classificao de Keppen no tipo As (tropical chuvoso com estao seca no

R. rvore, Viosa-MG, v.33, n.2, p.327-337, 2009

Estrutura diamtrica da comunidade e das

329
Dentro das parcelas, todas as rvores vivas (com exceo de lianas) com DAP 5,0 cm (dimetro altura do peito = 1,30 m do solo) foram amostradas e identificadas. A identificao botnica foi realizada no Herbrio do Jardim Botnico do Rio de Janeiro (RB), sendo adotada a classificao de famlias de Cronquist (1981). O material coletado encontra-se depositado no Herbrio do Centro de Biocincias e Biotecnologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense (HUENF), e duplicatas foram enviadas para o Herbrio RB. Ao todo foram encontrados 1.599 indivduos pertencentes a 161 espcies, cuja relao completa se encontra em Carvalho et al. (2006). A suficincia amostral foi avaliada a partir de curvas de rarefao (Figura 1), a partir do programa Ecosim (GOTELLI e ENTSMINGER, 2005), e indicou que o esforo amostral foi suficiente para caracterizar a riqueza e diversidade florstica da vegetao do remanescente.

inverno). A precipitao anual oscila entre 1.500 e 2.000 mm, sendo os meses de novembro a maro os mais chuvosos e de maiores temperaturas (PRIMO e VLKER, 2003). A regio de Imba formava um macio florestal contnuo, fragmentado a partir do incio do sculo passado para a implantao de agropecuria extensiva, que resultou na formao de cinco fragmentos florestais de tamanhos variados (19 a 155 ha). Esses fragmentos se encontram isolados h pelo menos 50 anos, situamse muito prximos uns dos outros com distncia mxima de cerca de 2 km e esto imersos em uma matriz antrpica composta por pastagens, pequenas culturas de subsistncia (frutas ctricas e coco) e reas de regenerao natural (capoeiras). Embora fragmentada, a vegetao do remanescente mantm similaridade elevada, com valores do ndice de similaridade quantitativo (Morisita-Horn) superiores a 50% entre os fragmentos, conforme descrito por Carvalho et al. (2006).

2.3. Anlise da estrutura diamtrica


Para a anlise da estrutura diamtrica foram utilizados histogramas de frequncia, com intervalos de classes determinados a partir da frmula de Spiegel (FELFILI e RESENDE, 2003): IC = A/nc, em que A a amplitude e nc o nmero de classes, sendo nc = 1 + 3,3 log(n), em que n o nmero de indivduos. O quociente q de Liocourt, que consiste na diviso do nmero de indivduos em uma classe de circunferncia pelo nmero de indivduos na classe anterior, foi utilizado para avaliar o recrutamento (FELFILI e RESENDE, 2003). A relao da distribuio dos indivduos por classes de dimetro foi avaliada atravs de anlise de regresso com tendncia logartmica.

2.2. Amostragem da vegetao


Para a anlise da vegetao foi utilizado o mtodo de parcelas longitudinais, visando obteno de maior heterogeneidade florstica, diminuindo, assim, as chances de a amostragem permanecer restrita a uma mancha vegetal (CAUSTON, 1988). Ao longo de cada um dos cinco fragmentos que compem o remanescente foram alocadas sistematicamente quatro parcelas de 100 x 5 m no sentido norte-sul, cada uma distando pelo menos 100 m da outra e 20 m das bordas, correspondendo a uma rea amostral de 0,2 ha por fragmento e rea total amostrada de 1,0 ha.

Figura 1 Curvas de rarefao com valores medianos de riqueza (a) e diversidade (b) (ndice de Shannon, H) de espcies arbreas e seus valores de limite de confiana em 95% inferiores e superiores () no remanescente de Floresta Atlntica Submontana na regio de Imba, Municpio de Silva Jardim, RJ. Figure 1 Rarefaction curves with median values of the tree species richness (a) and diversity (b) (Shannons index), and 95% upper and lower confidence values () for the Sub-montane Atlantic Forest remnant at the Imba region, Silva Jardim, RJ, Brazil.

R. rvore, Viosa-MG, v.33, n.2, p.327-337, 2009

330
Essa anlise foi realizada tanto para toda a comunidade quanto para as principais populaes do remanescente. Assim, foram analisadas as populaes das 17 espcies de maior Valor de Importncia (VI) na rea, pelo fato delas juntas corresponderem a 54% do VI da comunidade (Tabela 1). A anlise tambm considerou os grupos sucessionais, e para tanto as espcies foram classificadas segundo suas caractersticas sucessionais em pioneiras (Pi), secundrias iniciais (Si) e secundrias tardias (St), segundo proposto por Gandolfi et al. (1995). Essa classificao foi baseada em diversos autores, que se utilizaram desses dados nos seus estudos em florestas do domnio da Floresta Atlntica, e aplicada previamente por Carvalho et al. (2006) para a caracterizao da vegetao do remanescente em estudo.

CARVALHO, F.A. e NASCIMENTO, M.T.

3. RESULTADOS E DISCUSSO
A curva de distribuio dos indivduos considerando toda a comunidade (Figura 2) seguiu o padro tpico

de florestas tropicais inequneas (HARPER, 1990), ou seja, com distribuio exponencial na forma de J-reverso (R2 = 0,70), em que a maior freqncia de indivduos se encontrou nas menores classes de dimetro. Os valores do quociente q de Liocourt variaram entre as diferentes classes diamtricas da comunidade (Tabela 2), indicando tendncias diferenciadas. O valor de q1 (0,27) esteve abaixo do valor mdio de q calculado (0,43), evidenciando elevada taxa de recrutamento da comunidade, certamente um reflexo da grande concentrao de indivduos na primeira classe de dimetro (68%). J os valores de q2 a q4 foram mais prximos ao valor mdio, sugerindo ausncia de problemas de regenerao. No entanto, os valores a partir de q5, que correspondem s maiores classes de dimetro, afastaram-se do valor mdio calculado, sugerindo problemas na manuteno desses estratos.

Tabela 1 Parmetros fitossociolgicos das espcies arbreas amostradas no remanescente de Floresta Atlntica Submontana na regio de Imba, Municpio de Silva Jardim, RJ; includas apenas as 17 espcies ordenadas segundo os maiores valores de importncia (VI), Ni: nmero de indivduos, DR: densidade relativa, DoR: dominncia relativa, FR: frequncia relativa, VI: valor de importncia e GS: grupo sucessional (Pi: pioneira, Si: secundria inicial e St: secundria tardia) Table 1 Phytosociological parameters of tree species sampled in a Sub-montane Atlantic Forest remnant at the Imba region, Silva Jardim, RJ, Brazil. Only the 17 most important species were included (ordered by the highest importance value (VI)). Ni: number of individuals; DR: relative density; DoR: relative dominance; FR: relative frequency; VI: importance value; GS: succession group (Pi: pioneer; Si: early secondary; St; late secondary)
Espcie 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 Guarea guidonia (L.) Sleumer Plathymenia foliolosa Benth. Cupania oblongifolia Mart. Siparuna guianensis (Tul.) A.DC. Lacistema pubescens Mart. Xylopia sericea A. St.-Hil. Guapira nitida (Mart. ex J.A. Schmidt) Lundell Apuleia leiocarpa Vog. Casearia sylvestris Sw. Nectandra oppositifolia Nees. Brosimum guianense (Aubl.) Huber ex Ducke Psychotria velloziana Benth. Nectandra puberula (Schott) Nees Sorocea guilleminiana Gaudich. Alchornea glandulosa Poepp. Bathysa mendoncaei K. Schum. Euterpe edulis Mart. Total Demais espcies (n= 144) GS Si St Si Si St Pi Si Si Si Si St Si Si St Pi St St NI 220 36 146 75 64 47 54 30 33 29 40 37 26 37 20 22 33 949 650 DR 13,75 2,25 9,13 4,69 4,00 2,94 3,38 1,88 2,06 1,81 2,50 2,31 1,63 2,31 1,25 1,38 2,06 59,33 40,67 DoR 25,81 15,20 6,30 0,77 1,05 1,95 0,98 2,91 1,05 0,61 1,09 0,54 0,83 1,75 1,96 1,26 0,46 64,52 35,48 FR 3,27 2,90 3,63 3,09 2,72 2,36 2,54 1,63 2,54 2,54 1,27 2,00 2,36 0,73 1,27 1,63 1,27 37,75 62,25 VI 42,83 20,35 19,06 8,54 7,77 7,25 6,90 6,42 5,65 4,96 4,86 4,85 4,82 4,79 4,48 4,27 3,80 161,60 138,40

R. rvore, Viosa-MG, v.33, n.2, p.327-337, 2009

Estrutura diamtrica da comunidade e das

331

Figura 2 Distribuio diamtrica dos indivduos (DAP 5,0 cm) na comunidade e separadamente por classificao sucessional das espcies no remanescente de Floresta Atlntica Submontana na regio de Imba, Municpio de Silva Jardim, RJ. Figure 2 Diametric distribution of trees (DBH 5.0 cm) in the Sub-montane Atlantic Forest remnant at the Imba region, Silva Jardim, RJ, Brazil. Analysis was carried out of the entire community and successional groups. Tabela 2 Valores do quociente q de Liocourt da comunidade e populaes estudadas, quanto distribuio diamtrica no remanescente de Floresta Atlntica Submontana na regio de Imba, Municpio de Silva Jardim, RJ Table 2 Liocourts q quotient values for the studied community and populations in relation to the diametric distribution in a Sub-montane Atlantic Forest remnant at the Imba region, Silva Jardim, RJ, Brazil
q1 Comunidade Total Pioneiras Secundrias iniciais Secundrias tardias Populao Alchornea glandulosa Apuleia leiocarpa Bathysa mendoncaei Brosimum guianense Casearia sylvestris Cupania oblongifolia Euterpe edulis Guapira nitida Guarea guidonea Lacistema pubescens Nectandra oppositifolia Nectandra puberula Plathymenia foliolosa Psychotria velloziana Siparuna guianensis Sorocea guilleminiana Xylopia sericea 0,27 0,53 0,30 0,16 0,67 0,60 0,17 0,50 0,55 0,79 1,57 0,36 0,58 0,48 0,12 0,14 1,43 0,47 0,46 0,36 0,55 q2 0,43 0,53 0,39 0,50 0,33 0,50 6,00 1,50 0,83 0,49 0,36 0,60 0,52 0,79 3,00 0,33 1,20 0,86 0,44 1,60 0,36 q3 0,45 0,81 0,49 0,55 0,00 1,00 0,83 0,44 1,00 0,45 0,50 1,33 0,34 0,36 0,00 0,00 0,42 0,50 0,38 0,25 0,50 q4 0,36 0,41 0,46 1,09 0,00 1,33 0,20 1,00 0,20 0,80 0,50 0,00 0,27 0,75 0,00 0,00 0,20 0,67 1,00 2,50 3,00 q5 0,70 1,00 0,17 0,17 0,50 1,00 3,00 1,00 5,00 0,38 0,00 0,00 1,67 0,33 0,00 0,00 1,00 2,00 0,67 0,40 0,50 q6 0,50 0,43 1,67 0,50 0,25 0,00 0,00 0,00 2,00 0,50 0,50 0,33 q7 0,00 0,00 0,20 1,00 0,00 0,00 1,00 q8 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 q9 0,00 0,00 0,00 q10 0,00 0,00 q11 2,00 qmdia 0,43 0,46 0,37 0,44 0,30 0,89 2,04 0,78 1,52 0,42 0,49 0,46 0,42 0,79 0,62 0,09 0,85 0,90 0,64 0,94 0,87

R. rvore, Viosa-MG, v.33, n.2, p.327-337, 2009

332
De fato, essa diferenciao se deve a uma abrupta reduo das rvores nas maiores classes de dimetro, fato relacionado ao corte seletivo pretrito e mortalidade proporcionada logo aps a fragmentao, como observado nos fragmentos recm-isolados na Amaznia Central (LAURANCE et al., 2000). Consequentemente, o aumento no nmero de indivduos nas menores classes de dimetro pode ter sido favorecido pela excluso dos indivduos do dossel, facilitando o crescimento de juvenis anteriormente estabelecidos, indicando que nesse remanescente ocorreu alterao nos processos sucessionais internos e na conformao estrutural atual. Esse resultado corrobora com as predies de Parrota (1993), que citou que o aumento na densidade de rvores nas menores classes diamtricas esperado para florestas secundrias como forma de tamponar os efeitos da perturbao e permitir a continuidade da sucesso. A anlise da distribuio diamtrica da comunidade, considerando separadamente seus trs grupos sucessionais (Figura 2), tambm seguiu o padro de J-reverso. No grupo das espcies pioneiras foi observada distribuio balanceada por classes de dimetro (R2 = 0,94), sugerindo a ausncia de problemas de regenerao. Deve-se considerar o fato de que esse grupo corresponde a uma pequena frao do total de indivduos (11%), sendo esperado sua presena em baixa densidade no componente arbreo, uma vez que so essas as espcies cicatrizantes propcias a ocupar reas alteradas pelas aes antrpicas pretritas, como nas proximidades das bordas e clareiras no interior do remanescente (BUDOWISK, 1965). Nos grupos das espcies secundrias iniciais (R2 = 0,74) e secundrias tardias (R2 = 0,68) (Figura 2) foi observada elevada concentrao de indivduos na menor classe diamtrica, com valores de q1 inferiores aos das mdias (Tabela 2), indicando elevada regenerao devido grande entrada de indivduos e, consequentemente, uma promissora avanada para estgios sucessionais mais avanados. Esses resultados complementam as anlises florsticas de Carvalho et al. (2006), no sentido de que evidenciam um franco avano da comunidade arbrea do remanescente para estgios mais maduros. Isso aparenta estar sendo um reflexo das mudanas no histrico de preservao do remanescente, que h pelo menos uma dcada se encontra protegido pelos proprietrios e, recentemente (2002), foi includo na rea de Proteo Ambiental da Bacia do Rio So Joo/Mico Leo Dourado/IBAMA

CARVALHO, F.A. e NASCIMENTO, M.T.

(FERNANDES et al., 2008), permitindo, assim, que a regenerao natural e os processos sucessionais da vegetao ocorram sem interferncias. Diversos estudos tm sugerindo que a anlise da distribuio diamtrica em nvel de comunidade, embora importante, pode no ser suficiente para avaliar as condies do componente arbreo, sendo necessria uma avaliao mais aprofundada, em nvel de populaes, para complementar a deteco de padres mais apurados a respeito da estrutura florestal (FELFILI, 1997; MARIMON e FELFILI, 2000; PAULA et al., 2004). Nesse sentido, a anlise da distribuio diamtrica das principais populaes do remanescente revelou que a grande maioria das populaes apresentou distribuio diamtrica balanceada (Figuras 3 a 5; Tabela 2), porm algumas diferenas foram detectadas entre populaes de grupos ecolgicos distintos. No grupo das secundrias tardias, as anlises revelaram distribuies balanceadas nas trs das seis espcies, sendo estas Lacistema pubescens, Brosimum guianensis e Sorocea guilleminiana (Figura 3). No entanto, nas espcies Plathymenia foliolosa, Bathysa mendoncaei e Euterpe edulis foram detectadas distribuies diamtricas desbalanceadas (Figura 3), sugerindo problemas quanto sua permanncia no remanescente. A espcie Plathymenia foliolosa, a segunda no ranking de VI (Tabela 1), apresentou distribuio diamtrica desbalanceada (R2 = 0,36). Os valores de q1 (1,43) e q2 (1,20) estiveram acima do valor mdio de q calculado (0,85) (Tabela 2), indicando baixa taxa de recrutamento, devido baixa concentrao de indivduos nas duas primeiras classes de dimetro (47%). Isso evidencia que, em longo prazo, a espcie pode no ser capaz de permanecer na comunidade, visto o baixo nmero de indivduos nas menores classes diamtricas que iro repor aqueles senis ou em decrepitude. Essa espcie, tpica de dossel, considerada por Lima (2000) como uma das leguminosas mais ameaadas da Floresta Atlntica do Estado do Rio de Janeiro, devido drstica reduo de suas populaes pelo desmatamento e corte seletivo. Portanto, esse resultado foi considerado preocupante, visto que o remanescente estudado um dos poucos que ainda mantm uma populao relativamente grande, mas que aparentemente se encontra comprometida no longo prazo.

R. rvore, Viosa-MG, v.33, n.2, p.327-337, 2009

Estrutura diamtrica da comunidade e das

333

Figura 3 Distribuio diamtrica das espcies secundrias tardias no remanescente de Floresta Atlntica Submontana na regio de Imba, Municpio de Silva Jardim, RJ. Figure 3 Diametric distribution of the late secondary species in Sub-montane Atlantic Forest remnant at the Imba region, Silva Jardim, RJ, Brazil.

Padro de distribuio diamtrica desbalanceada tambm foi observado nas espcies Bathysa mendoncaei (R 2 = 0,14) e Euterpe edulis (R 2 = 0,48), ambas com um baixo nmero de indivduos nas primeiras classes diamtricas (Figura 3) e com valores de q das primeiras classes muito distintos dos valores mdios (Tabela 2). Assim como observado em Plathymenia foliolosa, os resultados evidenciaram que essas espcies podero apresentar problemas quanto permanncia no remanescente. No caso da espcie Euterpe edulis, outro agravante consiste na sua explorao para produo do palmito, sendo ainda comum encontrar vestgios de corte no remanescente (CARVALHO, 2005). Em sntese,

devido ao comprometimento na regenerao, muito provvel que a manuteno dessas populaes em longo prazo s seja possvel com o trmino do extrativismo e se realizado um manejo associado ao plantio de mudas, para evitar a perda gentica que pode vir a agravar a permanncia dessas na comunidade. Com relao ao grupo das secundrias iniciais (Figura 4) e das pioneiras (Figura 5), as anlises revelaram distribuies balanceadas para todas as espcies (Tabela 2), sugerindo ausncia de problemas de regenerao e alta capacidade de resilincia dessas populaes no remanescente. Entre os principais padres observados nesse grupo, destacam-se a distribuio balanceada

R. rvore, Viosa-MG, v.33, n.2, p.327-337, 2009

334
e a ausncia de problemas de manuteno das espcies de maiores densidades no remanescente (Guarea guidonea e Cupania oblongifolia) (Tabela 1), e o elevado ingresso de indivduos de espcies caractersticas de florestas em estgios sucessionais mais avanados,

CARVALHO, F.A. e NASCIMENTO, M.T.

como Nectandra oppositifolia e Nectandra puberula (Figura 4), que embora sejam secundrias iniciais, sua presena comumente registrada em florestas mais maduras (GUEDES-BRUNI, 1998; MORENO et al., 2003; RODRIGUES, 2004).

Figura 4 Distribuio diamtrica das espcies secundrias iniciais no remanescente de Floresta Atlntica Submontana na regio de Imba, Municpio de Silva Jardim, RJ. Figure 4 Diametric distribution of the early secondary species in the Sub-montane Atlantic Forest remnant at the Imba region, Silva Jardim, RJ, Brazil.

R. rvore, Viosa-MG, v.33, n.2, p.327-337, 2009

Estrutura diamtrica da comunidade e das

335

Figura 5 Distribuio diamtrica das espcies pioneiras no remanescente de Floresta Atlntica Submontana na regio de Imba, Municpio de Silva Jardim, RJ. Figure 5 Diametric distribution of the pioneer species in the Sub-montane Atlantic Forest remnant at the Imba region, Silva Jardim, RJ, Brazil.

Em sntese, esses resultados indicam que a comunidade do remanescente tende a manter sua composio estrutural por longo prazo, com ausncia de problemas de regenerao de suas principais populaes, a maioria das quais secundrias iniciais (ex. Guarea guidonia, Cupania oblongifolia e Siparuna guianensis), entretanto com tendncia de sada de algumas das principais populaes de secundrias tardias (ex. Plathymenia foliolosa, Euterpe edulis e Bathysa mendoncaei) paralelamente entrada de outras secundrias iniciais caractersticas de estgios sucessionais mais avanados (ex. Nectandra oppositifolia e Nectandra puberula). Esses resultados complementam as anlises florsticas anteriormente realizadas e suportam a hiptese de que a fragmentao florestal da regio em conjunto com as perturbaes antrpicas pretritas alterou tambm a estrutura diamtrica da comunidade arbrea, levando a uma diferenciao estrutural entre grupos de espcies de estgios iniciais e tardios. Aes coibindo a ocorrncia de novas perturbaes como queimadas e o extrativismo de madeira e palmito, associadas ao enriquecimento atravs do plantio de mudas das espcies mais afetadas (ex. Euterpe edulis, Plathymenia foliolosa e Cariniana legalis, entre outras), so urgentes, visando recuperao da qualidade ambiental desse remanescente.

pesquisadores do JBRJ, especialmente ao Joo Marcelo A. Braga, pelo auxlio na identificao botnica; ao Alexandro Solorzano, pela reviso do ingls; ao FNMA/ MMA, pelo apoio financeiro; ao LCA/UENF, Associao Mico-Leo Dourado e ao IBAMA, pelo apoio logstico; CAPES, pela bolsa de mestrado concedida a Fabrcio Alvim Carvalho no perodo 20032005; e ao CNPq, pela bolsa de produtividade concedida a Marcelo Trindade Nascimento.

5. REFERNCIAS
ALVES JNIOR, F. T. et al. Estrutura diamtrica e hipsomtrica do componente arbreo de um fragmento de Mata Atlntica, Recife-PE. Cerne, v.13, n.1, p.83-95, 2007. BUDOWISK, G. Distribution of tropical american rain forest species in the light of successional processes. Turrialba, v.15, n.1, p.40-42, 1965. CARVALHO, F. A.; NASCIMENTO, M. T.; BRAGA, J. M. A. Composio e riqueza florstica do componente arbreo da Floresta Atlntica Submontana na regio de Imba, municpio de Silva Jardim, RJ. Acta Botanica Brasilica, v.20, n.3, p.727-740, 2006. CARVALHO, F.A. Efeitos da fragmentao florestal na florstica e estrutura da Mata Atlntica submontana da regio de Imba, municpio de Silva Jardim, RJ. 2005. 124f. Dissertao (Mestrado em Biocincias e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense, Campos dos Goytacazes, 2005.

4. AGRADECIMENTOS
Aos pesquisadores Dorothy S.D. Araujo, Dora M. Villela e Pablo J.F.P. Rodrigues, pela reviso e pelas contribuies dissertao de mestrado do primeiro autor, que originou este manuscrito; ao tcnico Heuzenil S. Cordeiro, pelo auxlio nos trabalhos de campo; aos

R. rvore, Viosa-MG, v.33, n.2, p.327-337, 2009

336
CAUSTON, D. R. An introduction to vegetation analysis, principles, practice and interpretation. London: Unwin Hyman, 1988. 342p. CONNELL, J. H.; TRACEY, J. G.; WEBB, L. J. Compensatory recruitment, growth, and mortality as factors maintaining forest tree diversity. Ecological Monographs, v.54, n.2, p.141-164, 1984. CRONQUIST, A. An integrated system of classification of flowering plants. New York: Columbia University Press, 1981. 555p. FELFILI, J. M. Diameter and height distribution in a gallery forest community and some of its main species in central Brazil over a six-year period (1985-1991). Revista Brasileira de Botnica, v.20, n.2, p.155-162, 1997. FELFILI, J. M.; REZENDE, R. P. Conceitos e mtodos em fitossociologia. Braslia: Departamento de Engenharia Florestal, Universidade de Braslia, 2003. 64p. FERNANDES, R. W. et al. Restaurao e proteo legal da paisagem corredores florestais e RPPNs. In: PROCPIO de OLIVEIRA, P. P. et al. (Orgs.). Conservao do mico-leo-dourado: enfrentando os desafios de uma paisagem fragmentada. Campos dos Goytacazes: Universidade Estadual do Norte Fluminense, 2008. p.160-179. FERREIRA, R. L. C.; SOUZA, A. L.; JESUS, R. M. Dinmica da estrutura de uma floresta secundria de transio: II. distribuio diamtrica. Revista rvore, v.22, n.3, p.331-344, 1998. FUNDAO SOS MATA ATLNTICA. Atlas da evoluo dos remanescentes florestais e ecossistemas associados no domnio da Mata Atlntica no perodo 1990-1995. So Paulo: SOS Mata Atlntica/INPE/ISA, 2002. GANDOLFI, S.; LEITO-FILHO, H. F.; BEZERRA, C. L. F. Levantamento florstico e carter sucessional das espcies arbustivo-arbreas de uma floresta mesfila semidecdua no municpio de Guarulhos, SP. Revista Brasileira de Botanica, v.55, n.4, p.753-767, 1995.

CARVALHO, F.A. e NASCIMENTO, M.T.

GOMES, A. P. C.; SOUZA, A. L.; MEIRA NETO, J. A. Alterao estrutural de uma rea florestal explorada convencionalmente na bacia do Paraba do Sul, Minas Gerais, nos domnios de Floresta Atlntica. Revista rvore, v.28, n.3, p.407-417, 2004. GOTELLI, N. J.; ENTSMINGER, G. L. EcoSim: Null models software for ecology, version 7.0. Burlington: Kesey-Bear, Acquired Intelligence, 2005. GUEDES-BRUNI, R. R. Composio, estrutura e similaridade florstica de dossel em seis unidades de Mata Atlntica no Rio de Janeiro. 1998. 231f. Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade de So Paulo, So Paulo, 1998. GL, A. U. et al. Calculation of uneven-aged stand structures with the negative exponential diameter distribution and Sterbas modified competition density rule. Forest Ecology and Management, v.214, p.212-220, 2005. HARPER, J. L. Population biology of plants. London: Academic Press, 1990. HUTCHINGS, M. J. The structure of plant populations. In: CRAWLEY, M. J. Plant ecology. Oxford: Blackwell Science, 1997. p.325-358. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA - IBGE. Mapa de solos do Brasil. Disponvel em: <http:// www.ibge.gov.br>(Acesso em 18 de dez. 2004). LAURANCE, W. F. et al. Rainforest fragmentation kills big trees. Nature, v.404, p.836, 2000. LIMA, H. C. Leguminosas arbreas da Mata Atlntica. 2000. 156f. Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2000. MARIMON, B. S.; FELFILI, J. M. Distribuio de dimetros e alturas na floresta monodominante de Brosimum rubescens Taub. na Reserva Indgena Arees, gua Boa-MT, Brasil. Revista rvore, v.24, n.2, p.143-150, 2000. MORENO, M. R.; NASCIMENTO, M. T.; KURTZ, B. C. Estrutura e composio florstica do estrato arbreo em duas zonas altitudinais na Mata Atlntica de encosta da regio do Imb, RJ. Acta Botanica Brasilica, v.17, n.3, p.371-386, 2003.

R. rvore, Viosa-MG, v.33, n.2, p.327-337, 2009

Estrutura diamtrica da comunidade e das

337
SILVA JNIOR, M. C. Fitossociologia e estrutura diamtrica da mata de galeria do Taquara, na Reserva Ecolgica do IBGE, DF. Revista rvore, v.28, n.3, p.419-428, 2004. SIMINSKI, A. et al. Sucesso florestal secundria no municpio de So Pedro de Alcntara, litoral de Santa Catarina: estrutura e diversidade. Cincia Florestal, v.14, n.1, p.21-33, 2004. SOUZA, D. R. et al. Anlise estrutural em floresta ombrfila densa de terra firme no explorada, Amaznia Oriental. Revista rvore, v.30, n.1, p.75-87, 2006. VELOSO, H. P.; RANGEL FILHO, A. L. R.; LIMA, J. C. A. Classificao da vegetao brasileira adaptada a um sistema universal. Rio de Janeiro: IBGE, 1991. 124p. VILLELA, D. M. et al. Effect of selective logging on forest structure and nutrient cycling in a seasonally dry Brazilian Atlantic forest. Journal of Biogeography, v.33, n.3, p.506-516, 2006.

PARROTA, J. A. Secondary forest regeneration on degraded tropical lands: the role of plantations as faster ecosystems. In: LIETH, H.; LOHMANN, M. (Eds.). Restoration of tropical forest ecosystems. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 1993. p.63-73. PAULA, A. et al. Sucesso ecolgica da vegetao arbrea em uma floresta estacional semidecidual, Viosa, MG, Brasil. Acta Botanica Brasilica, v.18, n.3, p.407-423, 2004. PRIMO, P. B. S.; VLKER, C. M. Bacias hidrogrficas dos Rios So Joo e das Ostras guas, terras e conservao ambiental. Rio de Janeiro: CILSJ, 2003. 115 p. RODRIGUES, P. J. F. P. A vegetao da Reserva Biolgica Unio e os efeitos de borda na Mata Atlntica fragmentada. 2004. 136f. Tese (Doutorado em Biocincias e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense, Campos dos Goytacazes, 2004.

R. rvore, Viosa-MG, v.33, n.2, p.327-337, 2009

You might also like