You are on page 1of 10

Orientaes de Estudos LABTEX

CONTEDO: PROPOSTA TERCEIRO ANO DO ENSINO MDIO REALIZAO DAS PGINAS 209 211. ENVIO DE TEXTOS DE APOIO - DE PREFERNCIA ARTIGOS QUE CONTEMPLEM A GRIPE SUNA - NMEROS DIVULGADOS, AES DO GOVERNO, MDIA CONTROLADORA DE INFORMAES, ISOLAMENTO DOS CASOS, INFORMAO POPULAAO. OS TEXTOS DE APOIO SERO AMPLAMENTE DISCUTIDOS EM SALA E FARO PARTE DA AVALIAO PARA UM TEMA DA AVALIAO TRIMESTRAL (RC). Bom trabalho, Cristiane Simeoni.

MATEMTICA

Atividades com Polinmios

1. Se mx2 + (m + n)x 7= nx2 + 3x + p, ento ( m + n ) p igual a 2. Um polinmio P(x) dividido por x 3 tem resto 4x 2 e quociente 5x + 2x -3. Determine P(x). 3. Dado P(x) = x x + x + a. Sabendo que P(x) divisvel por (x 1), determine suas razes. 4. Determine os valores de p e q na identidade: 3x + 15
f h g .

p (x + 2) q (1 x).

5. Se f,g e h so polinmios de graus 2, 3 e 4, respectivamente, d o grau do polinmio 6. D o resto da diviso de P(x)= 5x6 + 3x4 3x + x + 7x 9 por B(x) = x 1.

INGLS

CONTEDO: Ler o texto A Battle far from over (pginas 30 e 31) e fazer os exerccios 8 e 9 das pginas 31 e 32 (Text Comprehension and Vocabulary Expansion).

BIOLOGIA Ol pessoal, Chegou a hora de recordar alguns assuntos importantes para encerrarmos o trimestre. Ento, observem a figura abaixo:

E a? Voc consegue reconhecer o desenho acima? Ento responda usando os recursos de internet se ou livros se for preciso. A) Qual o importante processo que ocorre nos cerca de 70metros quadrados que constituem a superfcie total dos alvolos pulmonares? _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ B) Quais so os msculos participantes dos movimentos respiratrios? _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ C) Pro que o CO inspirado pode ter efeito mortal se ocorrer em ambiente fechado ou de pequena ventilao? _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ D) Qual o estmulo que atua no centro respiratrio cerebral, provocando a acelerao do ritmo respiratrio? _____________________________________________________________________________ E) O que nossa capacidade vital? _________________________________________________ F) claro que todos ns vamos morrer um dia, O chato vai ser viver como um fumante. Cite o caminho que a fumaa do cigarro percorre e o local onde ele pode se concentrar causando problemas respiratrios. _______________________________________________________

As questes seguintes referem-se ao esquema abaixo:

a)

Qual estrutura acima representada transporta sangue venoso dos tecidos do corpo at o corao? _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ b) Qual a estrutura acima representada recebe o sangue arterial proveniente dos alvolos pulmonares? _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ c) De onde parte o sangue arterial para oxigenar os tecidos do corpo? _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ Observe o esquema:

a) Em qual das estruturas ocorre a formao da urina? _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________

b) O que filtrado glomerular e onde formado? _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ c) Qual a diferena entre filtrado glomerular e urina? _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ d) Qual o principal produto de excreo do corpo humano? _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________

ENSINO RELIGIOSO Leitura e Reflexo do texto abaixo. (O contedo ser utilizado na Recuperao Continua) Resgatar a cultura para a vida.
Educar para o resgate da cultura da vida requer, em primeiro lugar, discernir as contradies do nosso tempo, perceber os questionamentos postos pelo mundo contemporneo, valorizar e potenciar o que h de positivo na vida moderna e denunciar a cultura de morte que ameaa a existncia do ser humano e do mundo.

A vida proclamada e ameaada.


A modernidade trouxe maior conscincia da dignidade e dos direitos e do ser humano. Hoje, reage-se com vigor contra a pena de morte, a tortura ou qualquer ao que degrade a pessoa. As legislaes modernas e as disposies sociais exigem respeito e defesa da vida humana. impossvel, porm, ignorar a prepotncia que continua ferindo os valores proclamados socialmente e codificados nas leis. A vida eliminada antes de nascer ou em situaes mais ou menos terminais, em virtude de uma proclamada morte com dignidade. um escndalo a existncia de meninos e meninas maltratados e explorados sexualmente e de mulheres escravizadas para a prostituio por grupos organizados a servio do mercado do sexo. desolador ver pessoas, na maioria jovens, tragadas pela espiral da droga e do lcool ou entregues a um estilo de vida desordenado ou irresponsvel. Em uma sociedade desenvolvida na qual as possibilidades de vida digna so cada vez mais numerosas, cresce o nmero de pessoas excludas, obrigadas a viver no limite da sobrevivncia, e de naes ou continentes inteiros explorados e esquecidos, como se suas populaes formassem uma segunda categoria.

Qualidade de vida meta ambgua.


Durante milnios, a luta dos povos foi pela sobrevivncia, pois no existiam recursos que garantissem algo mais. Nos ltimos anos, a qualidade de vida a nova meta da sociedade e dos indivduos. No entanto, pode trazer conseqncias diversas, conforme o motivo que a inspira: a vontade humanitria de promover a expanso e o desenvolvimento de uma vida digna para todos; ou uma exigncia, absoluta em si mesma, de inspirao utilitarista e econmica, segundo a qual se mede, se avalia e at se exclui da vida aqueles que no chegam a um determinado nvel. H uma diviso na sociedade, por exemplo, entre os doentes que gozam de todos os recursos mdicos e os doentes de escassa qualidade de vida, que chegam a ser privados de cuidados e de um tratamento eficaz. H pessoa consideradas menos importantes e menos teis do que outras, at o ponto de algumas serem vistas como ameaa ao bem estar da sociedade e passveis de eliminao. O objetivo de assegurar, para poucos, uma melhor qualidade de vida, favorece, com mentalidade hedonista e consumista, a degradao e a destruio do ecossistema planetrio e um desenvolvimento no sustentvel, que compromete gravemente o futuro da humanidade.

A cultura antivida questiona a educao.


Ao lado dos sinais de estima pela vida humana, de considerao por todo o ser vivo e de respeito pelo ambiente natural, aumenta a violncia, sempre mais grave e destrutiva. O comrcio de armas e as guerras acumulam milhares de vitimas inocentes; os combates cruis entre povos e etnias obrigam populaes inteiras a abandonar suas moradas e refugiar-se fora da prpria ptria; a violncia contra os imigrantes, tidos como perigo e ameaa, priva-os dos direitos mais fundamentais. Existem ainda outras formas de violncia, vindas de uma atitude antivida, muitas vezes movida pela frustrao das aspiraes humanas mais profundas, que pode dar lugar hostilidade, rejeio e ao dio pela vida e pelos outros, a ponto de bens comuns serem destrudos e pessoas, maltratadas sem razo... Essa violncia predomina muitas vezes em gangues juvenis e em outros grupos promotores de desordem urbana. A nossa preocupao como educadores e pais a difuso de uma forma de pensar, avaliar e comportar-se, tida como normal, mostrada as vezes at mesmo em defesa da liberdade, e que, mais do que proteger e promover a vida, leva a deteriorao,ao esvaziamento e ao extremo da eliminao da prpria vida, sobretudo a vida humana, eis alguns desafios a interrogaes: - O fundamento do valor absoluto da vida humana Por que a vida humana merece defesa e respeito sempre e em qualquer situao e circunstncia? Existem vidas que valem mais do que outras? Onde est o critrio para uma qualidade de vida digna da pessoa humana? - A promoo de vida para todos O que dizer do fato de a procura de vida mais plena e melhor para alguns se converter em ameaa aos mais fracos e indefesos? - O desafio da educao Como enfrentar cultura contrria vida e nela anunciar a Boa Nova da vida como fora capaz de sanear e vivificar? Como promover na escola e na comunidade um estilo de vida que eduque a capacidade de valorizar a vida como dom e como servio?

Educar para o valor da vida.


Defender a vida e dela cuidar requer o resgate da educao para o valor da vida e tarefa dos pais e educadores. As novas geraes precisam encontrar verdadeiros mestres da vida. Elas procuram no s a cincia e a informao, mas anseiam por pessoas que mostrem um caminho positivo, as animem e acompanhem no desenvolvimento de suas qualidades e possibilidades. Precisamos realar, com nosso testemunho e com nossas palavras, o valor absoluto da vida, empenhando-nos em dar a ela a mxima qualidade possvel, promovendo o respeito incondicional pelas pessoas, suscitando uma viso de esperana diante delas e de seu futuro e combatendo tudo que as impede de viver a dignidade e a solidariedade. Nossos gestos, educadores e pais, pequenos e simples de cada dia, devem ser, para os educandos, uma verdadeira escola de vida.

LABTEX
CONTEDO: PROPOSTA TERCEIRO ANO DO ENSINO MDIO REALIZAO DAS PGINAS 209 211. ENVIO DE TEXTOS DE APOIO - DE PREFERNCIA ARTIGOS QUE CONTEMPLEM A GRIPE SUNA - NMEROS DIVULGADOS, AES DO GOVERNO, MDIA CONTROLADORA DE INFORMAES, ISOLAMENTO DOS CASOS, INFORMAO POPULAAO. OS TEXTOS DE APOIO SERO AMPLAMENTE DISCUTIDOS EM SALA E FARO PARTE DA AVALIAO PARA UM TEMA DA AVALIAO TRIMESTRAL (RC). Bom trabalho, Cristiane Simeoni.

HISTRIA Desenvolver um estudo dos perodos de governo de Getlio Vargas (Governo Provisrio, Governo Constitucional e Estado Novo) de 1930 1945, dissertando, sobre os seguintes itens: 1. Populismo 2. Constituio Polaca 3. Participao do Brasil na Segunda Guerra

You might also like