You are on page 1of 27

17 Sugestes de polticas pblicas para melhorar a educao no seu municpio

Cristovam Buarque

Braslia, 2008

17 Sugestes de polticas pblicas para melhorar a educao no seu municpio

Cristovam Buarque

Aula 02
Apresentao
No final de meu mandato como governador, o maior elogio que recebi foi de uma senhora que disse: voc foi um bom inquilino da minha casa: Braslia. Este deve ser o desafio do prefeito - no Distrito Federal chama-se governador mas somos prefeitos tambm - e dos vereadores. Cuidar de sua cidade. O Municpio a casa da gente. Lugar onde tudo acontece. Onde a educao realizada, a sade praticada, o transporte deve funcionar, o saneamento deve existir, o meio ambiente impacta sobre nossa vida, onde a gente sente se h ou no segurana para ns e para nossos filhos. onde a gente trabalha. At h pouco tempo, o Municpio era um lugar sem poder. Com a Constituio Federal de 1988, o Municpio passou a ser um ente da Repblica, fazendo companhia Unio e aos Estados e Distrito Federal. No h uma hierarquia. A autonomia que o Municpio conquistou com a Constituio implica tambm um aumento de responsabilidade, tanto dos eleitores, quanto das pessoas que forem eleitas para as Cmaras de Vereadores e para a Prefeitura; e na necessidade de cooperao entre municpio, Estado e Unio. Vereadores e prefeitos so to importantes quanto governadores, presidentes, deputados e senadores, com a importncia adicional de estarem ligados diretamente aos problemas da populao. H responsabilidades diferenciadas, isso no quer dizer que uns sejam menos importantes em suas funes que outros, mas os agentes municipais so os que esto diretamente ligados realidade do povo.

Cartilha para os Prefeitos

Por isso, os partidos devem escolher seus melhores quadros para essas funes, como servidores do pblico, responsveis por colocar em prtica um programa de melhoria da convivncia e de transformao social.

o municpio que cria as condies para a boa convivncia entre os moradores da cidade, e esta a mais imediata das obrigaes dos dirigentes municipais. no Municpio que fazemos a transformao social, de onde comea a verdadeira Revoluo que o Brasil precisa fazer.

3 5

Sugestes para os Prefeitos

Foi pensando nisso, com o respeito pelos dirigentes municipais, que pensei em compartilhar com vocs a experincia destes projetos e programas que me parecem simples passos para grandes solues. Alguns deles eu executei no Distrito Federal, quando era governador/prefeito, outros me foram sugeridos posteriormente.

Cristovam Buarque

Sugestes para os Prefeitos

4 5

Aula 02
1. PREFEITO-CRIANA / PREFEITA-CRIANA:

Tenha em seu Gabinete o nome de todas as crianas do seu municpio. Assuma um compromisso com cada criana de seu municpio. No com todas em abstrato, mas com cada uma. Assim, ter o nome de cada criana em seu gabinete ser uma primeira ao, simples e praticamente sem custo, que vai mostrar sua vontade de servir especialmente s crianas: mantenha em um banco de dados em seu computador pessoal, ou anotados em um caderno sempre mo, os nomes de todos os meninos e meninas do seu municpio. Essa ao, aparentemente singela, criar uma relao especial de proximidade com suas crianas. Use sua lista para acompanhar de perto o desenvolvimento de cada criana na rua, que viva ou trabalhe no lixo, que esteja sujeita explorao sexual ou trabalhando para ajudar no sustento de sua famlia. Enfim, acompanhe cada menino ou menina em situao de vulnerabilidade ou risco social. Inclua todas as demais, no importa sua situao social. H mtodos j adotados em Braslia isso foi feito que permitem a identificao dessas crianas sem grandes dificuldades nem custos elevados. Existem inclusive programas de computador que permitem o acesso direto ao histrico escolar dos alunos matriculados nas escolas pblicas. Mostre seu interesse pelas crianas. Quando voc l no jornal a notcia da morte de uma criana, voc toma conhecimento de um fato lamentvel, mas impessoal. Essa situao muda quando o nome dela faz parte da sua lista. como se voc tivesse convivido com ela. Ao apagar aquele nome, voc sente a dor da perda, e isso muda sua relao com todos os meninos e meninas. Voc passa a ser no apenas um dirigente, mas um prefeito sensvel aos sofrimentos dos habitantes de sua cidade. Com a lista em dia, voc pode buscar solues para cada caso e acompanhar de perto cada criana, mobilizando sua equipe, secretariado e comunidade para resolver os problemas daquelas que esto em risco, sugerindo adoo, abrigo, jornada ampliada, Bolsa-Escola. Poder tambm acompanhar as crianas que esto na escola, chamando seus assessores, professores, pais e

Cartilha para os Prefeitos

Sugestes para os Prefeitos

responsveis para saber da sua situao na escola, em casa e na comunidade. Pode, de vez em quando, conversar com as prprias crianas, chamando-as pelo nome, citando dados de seu histrico escolar. Quando fizer isso, a notcia vai se espalhar rapidamente, e seu interesse vai contagiar toda a cidade, como se todas as crianas fizessem parte de uma mesma imensa famlia. Assim, voc passa a ser considerado por sua comunidade um prefeito-criana, uma prefeitacriana. Essa fama vai crescer ainda mais se partirem regularmente de voc outros gestos simples em defesa da criana e da educao, como visitar escolas, cobrar informaes dos professores e educadores, reunir-se com mes, exigir resultados dos seus gestores, envolver a comunidade. 2. SECRETARIA DA CRIANA: nomeie um especialista diretamente ligado a voc para acompanhar o trabalho do seu governo em favor das crianas. Por mais que tenha motivao, nenhum prefeito ou prefeita pode deixar de atender suas demais obrigaes para cuidar apenas das crianas. Por isso, voc precisa de um auxiliar direto, no mais alto nvel da administrao, com a preocupao central de desenvolver esse trabalho. Ele deve ser parte do seu secretariado, para mediar, apoiar, agilizar e fiscalizar todas as aes do governo voltadas para as crianas e os adolescentes.

Sugestes para os Prefeitos

Se voc no quiser ampliar o nmero de secretarias, pode simplesmente incorporar essa responsabilidade a algumas das outras, desde que fique claro seu papel adicional como Secretaria da Criana. A funo da Secretaria da Criana , antes de tudo, mobilizar e facilitar o trabalho de todos para resolver o problema de cada uma das crianas do seu municpio. Alm de fiscalizar o trabalho do governo, essa secretaria tem o papel de fazer cumprir o ECA - Estatuto da Criana e do Adolescente em sua cidade. 3. DIA MUNICIPAL DO COMPROMISSO COM A CRIANA E A EDUCAO: Defina um dia do ano em que indivduos, grupos comunitrios, instituies, organizaes no-governamentais, igrejas e empresas de sua cidade se mobilizaro em apoio poltico e financeiro aos programas voltados para as crianas, especialmente aquelas originrias de famlias pobres. Em escala nacional, a Rede Globo faz isso com a campanha Criana Esperana. Em escala local, essa campanha pode ter uma

6 5

Aula 02

dimenso muito maior e permanente. Para criar o Dia Municipal do Compromisso com a Criana e a Educao, a prefeitura precisa: Determinar o dia do ano.

Nomear um Comit do Compromisso, com a participao de representantes dos principais segmentos organizados da sociedade: Conselho da Criana e do Adolescente, Conselho Tutelar, associaes, sindicatos, clubes de empresas, diretores de escolas, ONGs, juizado da infncia e da adolescncia e igrejas. A esse comit caber organizar as aes de mobilizao do Dia do Compromisso e administrar as contribuies feitas nesse dia. Abrir uma conta bancria em nome do Comit do Compromisso e anunciar seu nmero, para que doaes possam ser feitas. Os recursos dessa conta s devero ser utilizados para programas educacionais, como o Bolsa-Escola / Bolsa Famlia. No devem ser permitidos gastos com atividades-meio, salrios dos administradores, compra de mveis, material ou aluguel de escritrio. Tais gastos devem ser financiados com recursos da prpria prefeitura ou contribuies voluntrias. A conta dever estar permanentemente aberta ao pblico, tanto para receber doaes como para informar sobre o uso dos recursos. A cada Dia do Compromisso, a prestao de contas dever ser divulgada. No Dia do Compromisso, grupos de artistas locais e regionais podem realizar espetculos, com rendas revertidas para programas infantis. Uma percentagem das vendas do comrcio nesse dia pode ser dedicada a esses programas; os bancos e empresas podem realizar campanhas de arrecadao de recursos junto a funcionrios e clientes; as escolas podem ser mobilizadas para levar suas crianas s praas e ruas, promovendo a campanha e angariando adeses; indivduos podem contribuir com recursos financeiros e trabalho voluntrio em escolas e na comunidade; mutires de arte, cultura e de cuidados com sade, paz, meio ambiente e qualidade de vida podem ser realizados. Para dar o exemplo, a Cmara de Vereadores pode definir que os recursos dos impostos municipais recolhidos todos os anos no Dia do Compromisso sejam assignados, no Oramento de cada ano, para programas educacionais dirigidos s crianas, especialmente quelas de famlias carentes. Algumas organizaes no-governamentais, como o COEP Comit de Entidades no Combate Fome e pela Vida, tm

7 5

Cartilha para os Prefeitos

Sugestes para os Prefeitos

defendido a criao de um Dia Nacional de Solidariedade. A data proposta o dia do aniversrio da morte do Betinho. Essa poderia ser uma data muito simblica para os municpios brasileiros trabalharem os compromissos de sua comunidade com seus projetos educacionais, especialmente aqueles que, como a Bolsa-Escola/ Bolsa Famlia, buscam acabar com a pobreza que rouba das crianas pobres o direito infncia.

4. SISTEMA DE IDENTIFICAO DE TODAS AS CRIANAS FORA DA ESCOLA: implante um sistema de busca das crianas que ainda no esto matriculadas ou freqentando a escola. O objetivo que todas as crianas do Brasil tenham acesso escola e permaneam nela. A implementao desse programa se divide em trs etapas: 1) Localizar e quantificar as crianas que ainda no esto matriculadas ou no esto freqentando a escola para elaborar o diagnstico da situao local. O MEC, por meio do INEP, elaborou em 2003 o Mapa de Excluso Educacional, detalhando os dados por estado e municpio. 2) Realizar o cadastramento completo e detalhado, identificando as crianas, suas famlias e endereos, e as causas que as impeam de freqentar a escola. preciso ainda articular a colaborao do setor de sade e da rede de assistncia social formada pelos rgos governamentais, igrejas de todos os credos e organizaes nogovernamentais. 3) Implementar aes de incluso educacional em parceria com o governo federal, a partir de programas cujos recursos j constam do Oramento da Unio.

Sugestes para os Prefeitos

5. TODAS AS CRIANAS NA ESCOLA: garanta uma Bolsa-Escola Complementar a toda famlia cujas crianas estejam fora da escola ou a freqentem irregularmente por falta de recursos. A forte apartao que divide ricos e pobres no Brasil exige formas de proteo especial para as crianas que faltam s aulas devido aos problemas gerados pela pobreza. Foi com isso em vista que o governo do Distrito Federal implantou

8 5

Aula 02

em 1995 o programa Bolsa-Escola: o governo pagava um salrio mnimo a cada famlia pobre (definida como a famlia que tivesse 1/2 salrio mnimo per capita) sob a condio de que todas as suas crianas estivessem matriculadas e no faltassem a mais de dois dias de aula no ms. Um rgido sistema de fiscalizao permitiu eliminar as faltas s aulas, universalizar matrcula, freqncia e assistncia. A lgica era simples: se existem crianas fora da escola porque suas famlias so pobres, paga-se uma remunerao a essas famlias, contanto que todas as suas crianas em idade escolar estejam na escola e nenhuma delas falte a mais de dois dias de aula por ms sem justificativa. A Bolsa Escola foi, antes de tudo, um programa educacional. Primeiro, porque no foi vista como doao s famlias, mas uma forma de emprego s mes, que se tornaram fiscais da freqncia s aulas de seus prprios filhos. Segundo, porque realizou um investimento de alto retorno para toda a sociedade. Do Distrito Federal, o programa se espalhou pelo Brasil no governo Fernando Henrique Cardoso, com o mesmo nome, e se ampliou radicalmente no governo Lula, com o nome de Bolsa Famlia. O Programa Bolsa Famlia surgiu da unificao, em 2003, dos programas Bolsa-Escola (ao de reconhecida eficincia que est em execuo no Brasil desde 1995), Bolsa-Alimentao, Carto Alimentao e Auxlio Gs. Ele tem como objetivos: combater a excluso social, garantindo o acesso aos direitos bsicos de educao, sade, assistncia social e segurana alimentar; promover a incluso social e contribuir para a emancipao das famlias beneficiadas, construindo meios e condies para que saiam da situao de vulnerabilidade em que se encontram. Quem faz a inscrio, preferencialmente, a me ou mulher responsvel pela famlia. O programa j existe, mas voc pode ter um importante papel. Verifique se o Programa Bolsa Famlia do seu municpio se desenvolve de modo eficiente e adequado sua comunidade. Para que a famlia participe do programa, importante que o municpio mantenha ativo o posto de Cadastramento nico dos Programas Sociais do Governo Federal, que deve contar com a

9 5

Cartilha para os Prefeitos

Sugestes para os Prefeitos

participao efetiva das secretarias municipais de Educao, Sade e Assistncia Social. Esse banco de dados, bem gerido pelo municpio, deve ser usado para a definio de aes educacionais e sociais da comunidade local. importante dar importncia e nfase ao controle social desse programa pblico, para que a comunidade saiba sempre o que est acontecendo. A transparncia saudvel e tica. Tambm tm peso positivo as aes intersetoriais. A Bolsa-Escola/Bolsa Famlia no pode prescindir da articulao entre as reas de educao, sade, assistncia social e trabalho. Se o objetivo manter a criana na escola, esforo e ateno devem ser dirigidos s crianas que no permanecem na escola, ou tm baixo aproveitamento escolar, pois elas sinalizam que algo no vai bem. preciso agir em conjunto para atacar as causas. importante ainda observar que um programa como a BolsaEscola/Bolsa Famlia tem de contar com o registro civil de nascimento das crianas, e a carteira de identidade dos adultos. O programa exige a articulao das aes com a Secretaria Municipal de Justia.

Bolsa-escola complementar, uma idia fcil de pr em prtica Para contemplar todas as crianas do seu municpio, lance a BolsaEscola Municipal Complementar que: 1) eleve o valor da Bolsa Famlia, dentro das possibilidades das finanas do municpio; 2) faa um acompanhamento adicional do cumprimento das condicionalidades; 3) organize as famlias, especialmente as mes; 4) crie programas para os jovens destas famlias. Para calcular quanto o municpio vai precisar para implantar um programa Bolsa-Escola Complementar, basta dividir o nmero de crianas que voc quer atender pelo nmero mdio de filhos por famlia. Com essa conta simples, voc define a quantidade de bolsas que seu municpio necessita dar por famlia. Tendo encontrado esse nmero, basta multiplic-lo pelo valor do benefcio da Bolsa-Escola Complementar que o municpio deseja, para chegar ao custo mensal do seu programa. Se o municpio tem um nmero mdio de trs filhos por famlia, e voc quer atender 150 crianas, vai precisar de 50 bolsas. Para um benefcio de R$ 50,00 por ms por famlia, o custo mensal ser R$ 2.500; o custo anual ser, portanto, de R$ 30.000.

Sugestes para os Prefeitos

10 5

Aula 02
Esse custo, relativamente baixo, permite que voc aumente o valor da Bolsa-Famlia ou a quantidade de famlias atendidas: mantendo o valor de R$ 50,00 para atender 333 famlias, o custo mensal ser de R$ 17.000, o que corresponde a R$ 200.000 por ano. Cabe lembrar que voc precisa considerar o custo lquido do programa, abatendo o retorno financeiro para o municpio da arrecadao decorrente diretamente dos gastos efetuados pelas mes com o dinheiro da Bolsa-Escola Complementar, e indiretamente dos impostos que sero gerados pela cadeia produtiva e comercial que esses gastos provocaro. A carga fiscal brasileira corresponde a quase 40% do Produto Interno Bruto - PIB. Pouco mais de 20% do que arrecadado pela Unio e pelos Estados acaba chegando aos Municpios. Para cada R$ 100 gastos com o Bolsa-Escola Complementar o municpio recebe de volta R$ 12,00 sob a forma de impostos e ainda reduz parte de seus gastos com assistncia social.

Como financiar a Bolsa-Escola Complementar Para saber o quanto esse custo pesar sobre o oramento do municpio, basta compar-lo com a atual receita da sua Prefeitura. Se o custo da Bolsa-Escola Complementar superar as possibilidades do Oramento, cabe a voc analisar que outros projetos podero ser substitudos ou que outras opes podem ser estudadas, como por exemplo: Diminuir o valor da Bolsa-Escola Complementar, desde que ele seja suficiente para compensar a famlia da falta da renda das crianas que deixam de trabalhar, assegurando assim sua freqncia sala de aula. Definir critrios mais restritivos de seleo dos beneficiados, reduzindo o nmero de crianas atendidas, limitando o programa apenas s mais pobres, ou dando prioridade a setores especficos, como o trabalho de alto risco em pedreiras, plantaes de fumo e sisal, em lixes ou nas ruas. Identificar fontes alternativas de financiamento, utilizando contribuies do setor privado, empresas e da sociedade em geral. Inverter o processo e comear determinando o valor que poder gastar para, em seguida, definir o nmero de crianas que sero atendidas. Nesse caso, o clculo mostrado anteriormente se

11 5

Cartilha para os Prefeitos

Sugestes para os Prefeitos

modifica: divide-se o valor a ser gasto mensalmente pelo valor da Bolsa-Escola Complementar a ser atribuda a cada famlia. Voc pode ainda ajustar seu cronograma de execuo, crescendo gradualmente ano a ano, atingindo sua meta total no final do mandato. Ao implantar a Bolsa-Escola Complementar aos poucos, voc pode resolver no s um problema financeiro, mas tambm corrigir eventuais problemas, inclusive o da implantao da infra-estrutura educacional necessria: construo de escolas, contratao de professores, compra de equipamentos.

Organizao a palavra-chave Uma preocupao constante dos prefeitos e prefeitas que j implantaram ou querem implantar o programa obter recursos para ampli-lo ou melhor-lo. Cabe lembrar que h formas de apoio externo que podem financiar a totalidade ou parte das bolsas necessrias em seu municpio. Ainda que seja um programa de fcil administrao, para implantar a Bolsa-Escola Complementar preciso elaborar certos procedimentos: Organizar o grupo que executar o programa, de preferncia na Secretaria de Educao ou diretamente no Gabinete do Prefeito.

Sugestes para os Prefeitos

Definir critrios de cadastro e seleo das famlias. Podem ser usadas as inscries contidas no Cadastramento nico do Municpio, mas sugere-se aqui um refinamento das informaes para garantir uma seleo adequada, considerando outros aspectos da situao scio-econmica familiar alm da renda per capita. Estabelecer procedimentos de acompanhamento e fiscalizao, especialmente com relao freqncia mensal escola, condio para o pagamento do benefcio. Definir, com nitidez, o cronograma de implementao gradual, uma vez que no se recomenda a implementao integral antes que sejam feitos os ajustes e acertos necessrios. Identificar recursos disponveis e fontes de pagamento. Definir sistemas de avaliao dos impactos macro-econmicos do programa.

12 5

Aula 02
. Desenvolver um sistema de fiscalizao e prestao de contas.
Efeitos da Bolsa-Escola / Bolsa Famlia
Crescimento nos setores de bens tecnolgicos Gerao de emprego Alvio no quadro de pobreza Proteo da criana Sensibilizao das elites Reduo da migrao Bolsa-Escola/ Bolsa Famlia Melhoria no quadro da sade

Consolidao da Democracia Educao de adultos Valorizao do poder local

Crescimento econmico pela base da pirmide social

Reduo da violncia social Cidadania e participao Valorizao da mulher Proteo ambiental Reduo da corrupo Luta contra as drogas

Distribuio da renda Garantia dos direitos humanos Aumento da autoestima, especialmente de mulheres e crianas

Aumento da produo e das atividades culturais

6. POUPANA-ESCOLA: invista na melhoria do rendimento escolar e no fim da repetncia. Mesmo com os programas Bolsa Famlia e Bolsa-Escola Complementar assegurando a permanncia da criana na escola, medida que ela cresce e tem aumentado seu poder de remunerao, essa permanncia comea a ser dificultada. Uma soluo para esse problema est na Poupana-Escola adotada em Braslia, que consiste em fazer um depsito em caderneta de poupana no final do ano para a criana beneficiria da Bolsa-Escola Complementar ou Bolsa Famlia que for aprovada para a srie subseqente. Esse depsito funciona como um incentivo promoo e uma atrao continuidade dos estudos, porque ele s pode ser sacado medida que a criana conclui seu curso bsico: metade do depsito quando concluir a quarta srie, metade do depsito quando concluir a oitava srie, e o saldo disponvel ao final do ensino mdio. Se a criana abandonar os estudos, perde a totalidade dos depsitos efetuados. Para um depsito de R$ 50,00, a Poupana-Escola custaria R$ 25.000,00 por ano para cada grupo de 500 crianas. Mas esse dinheiro s desembolsado quando a criana beneficiada conclui seu curso. Enquanto isso no ocorre, o valor depositado pode ser

13 5

Cartilha para os Prefeitos

Sugestes para os Prefeitos

mobilizado pela prpria Prefeitura para financiar outros programas sociais. Os efeitos deste programa so imediatos: A criana sente-se incentivada a passar de ano, o que reduz a repetncia. Em trs momentos de sua vida, a criana recebe o incentivo dos recursos sacados da poupana. Ao final do ensino mdio, o aluno recebe uma soma capaz de ajud-lo em um importante momento de sua integrao na sociedade. Os investimentos que a Poupana-Escola requer so inferiores aos gastos causados pela repetncia.

A concluso dos cursos eleva a dignidade, a decncia e a eficincia da sociedade em seu municpio.

7. VAGA AOS QUATRO ANOS: garanta vaga na escola mais prxima de casa a todas as crianas no dia em que completarem quatro anos de idade. O atraso no aprendizado da alfabetizao deve-se principalmente demora para que a criana entre na escola. Criana que entra na escola aos quatro anos certamente estar alfabetizada antes dos dez. Por isso, assegure a todas as crianas, no dia em que completarem quatro anos, o direito a uma vaga na escola pblica mais perto de sua casa. Esse simples gesto ajudar a reduzir a pobreza e a melhorar os ndices de alfabetizao e de desempenho no ensino fundamental. Alm de uma melhor educao, as crianas tero acesso, a partir dos quatro anos, ao programa de merenda escolar. A Lei 11.700/08 de minha autoria, sancionada pelo Presidente Lula em 13 de junho de 2008 j obriga o prefeito a assegurar a vaga para a criana, mas voc pode ser um dos primeiros prefeitos e seu municpio pode ser o primeiro a cumprir esta nova lei. No primeiro momento, essa obrigao no demandar investimentos muito significativos, pois as escolas j existem e os professores j esto l. Ao incentivar as famlias a matricularem

Sugestes para os Prefeitos

14 5

Aula 02

seus filhos em creches ou pr-escolas aos quatro anos de idade, voc transformar a necessidade da criana que est em casa ou na calada, sem direito de entrar na escola, em demanda de um aluno que est dentro da escola, mesmo que as condies do primeiro momento estejam longe do ideal. importante lembrar que a entrada na escola aos quatro anos de idade melhora o desempenho escolar e reduz a repetncia, o que se traduzir, no mdio prazo, em menores gastos com o ensino fundamental, liberando mais recursos para a educao infantil.

8. Crie a ESCOLA EM CASA: incorpore jovens e adolescentes pobres e bons alunos no apoio complementao educacional de outras crianas. Governantes que desejam investir seriamente em educao precisam ter como meta a implantao do horrio integral de aulas e atividades complementares realizadas na prpria escola para todas as crianas do seu municpio. Lamentavelmente, como prova do sistemtico abandono da educao brasileira, essa ainda considerada uma meta ambiciosa em nosso pas. Embora este sonho possa no ser possvel desde j no seu municpio, voc pode comear a realizar pequenas aes que lhe permitam caminhar nessa direo. Uma dessas aes est na implantao da Escola em Casa, um programa j testado e aprovado no Distrito Federal, que consiste em contratar jovens do ensino mdio de famlias pobres para servirem como monitores das crianas que estejam no ensino fundamental. Com R$ 9.750,00 por ms, voc pode contratar 130 monitores, pagando uma Bolsa-Monitor de R$ 75,00. Uma jornada de atividades de trs horas dirias suficiente para o atendimento de dois grupos com uma mdia de cinco crianas por dia, em aulas particulares de recuperao e de apoio s atividades esportivas ou artsticas realizadas na escola, na casa de algum dos alunos ou do monitor, ou ainda em locais cedidos pela Prefeitura, pelas igrejas ou clubes. O impacto desse trabalho sobre as crianas bvio:

complemento educacional,

15 5

Cartilha para os Prefeitos

Sugestes para os Prefeitos

proteo para os filhos de mes trabalhadoras, aumento da sociabilidade, reduo da repetncia, melhoria do desempenho escolar.

O impacto ainda maior sobre os jovens contratados:

retira os jovens das ruas, incute neles o gosto pelas atividades educacionais, aumenta a renda de suas famlias.

9. BOLSA PRIMEIRA INFNCIA: garanta condies para que as mes pobres possam dar ateno a seus filhos de at seis anos de idade. O Programa Bolsa Famlia / Bolsa-Escola Complementar atende famlias pobres com crianas em idade escolar, oficialmente dos sete aos 15 anos. Mas ainda falta o atendimento das crianas em idade pr-escolar, de at seis anos de idade. Sem alimentao adequada, cuidados de sade e higiene, brinquedos e o carinho de adultos, essas crianas tero dificuldade ao ingressar no ensino fundamental. O mecanismo das chamadas frentes de trabalho, em geral utilizadas para oferecer renda mnima s famlias mais pobres, traz em seu bojo um enorme risco: faz com que a me deixe seus filhos pequenos sem nenhuma assistncia, muitas vezes trancados em casa, para que elas possam sair em busca do salrio. A rpida garantia de creches pblicas para todas as crianas uma promessa vazia e impossvel, no apenas pela falta de recursos, mas tambm pelas dificuldades administrativas que elas implicam e pelo tempo exigido para sua implantao. Uma alternativa humana e eficiente est em pagar uma Bolsa Primeira Infncia para que as mes pobres cuidem de seus filhos, em vez de serem contratadas para frentes de trabalho ou para cuidarem dos filhos das classes mdias e ricas, deixando suas prprias crianas desatendidas.

Sugestes para os Prefeitos

16 5

Aula 02
Se recebessem uma Bolsa Primeira Infncia de R$ 75,00 por ms, essas mes poderiam ficar em casa cuidando dos seus filhos, ou pagar algum para esse trabalho, ou ainda, junto com outras mes, montar um pequeno centro de cuidados para suas crianas. Com R$ 90.000 por ano pode-se atender at 100 mes, o que equivale a 200 crianas beneficiadas. Entretanto, para que o programa d plenos resultados, so necessrios alguns cuidados especiais: Para receber a Bolsa Primeira Infncia, cada beneficiria precisa associar-se a um grupo de mes de seu bairro e reunir-se uma vez por ms com agentes sociais da Prefeitura. As mes devem comprovar o comparecimento de seus filhos s campanhas de vacinao e a outros servios pblicos de preveno da sade infantil e materna, conforme estipulado pela Prefeitura. Ainda que as famlias saibam gastar os recursos que recebam, estes no sero suficientes para a compra de brinquedos, sem os quais as crianas no alcanaro pleno desenvolvimento. Por isso, o governo municipal precisa fornecer, em complemento Bolsa Primeira Infncia, um crdito para a compra de brinquedos pedaggicos adequados idade das crianas. Ao custo de R$ 2.000,00 possvel financiar a aquisio de at dois brinquedos por criana ao ano, para at duzentas crianas de cem famlias.

10. BOLSA ALFA: invista na alfabetizao dos adultos de sua comunidade comprando a primeira carta que cada um deles escrever em sala de aula. O apoio que voc conseguir para garantir educao s crianas mais pobres do seu municpio s ter efeito completo se os adultos com os quais elas convivem forem todos alfabetizados. A eliminao do analfabetismo de adultos uma condio bsica para o bom desempenho intelectual das crianas. Com o atual desenvolvimento tecnolgico e a excluso decorrente da globalizao neoliberal, os adultos analfabetos sabem que

17 5

Cartilha para os Prefeitos

Sugestes para os Prefeitos

Os efeitos desse programa sero determinantes quando essas crianas chegarem escola. Elas estaro preparadas para desenvolver plenamente sua capacidade intelectual e para acompanharem a educao formal.

apenas aprender a ler e escrever no suficiente para permitir sua insero no processo econmico. Sabem tambm que, para conseguirem emprego ou melhorarem o salrio, precisam de muito mais precisam de incentivos para realizar o enorme esforo de aprender a ler. Esse incentivo pode ser a Bolsa Alfa, tambm j testada no Distrito Federal, e que consiste na compra da primeira carta escrita em sala de aula pelo adulto que passar por um programa de alfabetizao. Com um incentivo de apenas R$ 50,00 por carta, os adultos fazem um esforo maior para se submeterem ao cansativo processo de aprender a ler depois dos 18 anos. A um custo de R$ 50.000, possvel comprar mil cartas de cidados e cidads alfabetizados a cada 6 meses. Entre seus efeitos, alm da prpria alfabetizao, destacam-se o grande estmulo ao crescimento intelectual, a alegria da festa no dia da entrega da primeira carta e um belssimo acervo de cartas emocionantes que voc poder publicar e divulgar, como exemplo de compromisso social assumido com os pobres e excludos e que deveria ser seguido por todos os municpios vizinhos. A Bolsa-Alfa, como os demais programas aqui propostos, um exemplo de estratgia para mobilizar a energia ociosa das pessoas pobres para que elas produzam o que necessitam para sair da pobreza neste caso, fazendo com que elas aprendam a ler. A Prefeitura poder implantar os programas de alfabetizao utilizando o trabalho de voluntrios e envolvendo organizaes no-governamentais, escolas e mesmo as universidades que existam na cidade.

Sugestes para os Prefeitos

11. PARCERIA CASA-ESCOLA: organize mutires para a construo de casas prprias dirigidas s famlias beneficiadas pelos programas de apoio s crianas. A casa onde mora uma criana tem reflexos em sua sade, bemestar e educao. Por essa razo, o prefeito ou prefeita que desejar apoiar as crianas de sua cidade deve dar ateno especial aos programas habitacionais dirigidos s suas famlias. Por outro lado, a Bolsa-Escola e outros programas dirigidos s crianas, alm de transformarem a escola em centro de organizao social das famlias, garantem a elas uma renda mensal, permitindo a utilizao de todo o seu potencial para a construo e a recuperao de suas casas.

18 5

Aula 02
Um programa Casa-Escola adiciona mais um atrativo atividade educacional, chamando as famlias para dentro da escola, mobilizandoas para a construo e a melhoria de suas casas. Organizando em mutiro o trabalho dos prprios beneficiados possvel construir casas por R$ 3.000, sem considerar o preo do terreno. Existem tambm diversas fontes de financiamento que podem apoiar as prefeituras interessadas em implantar programas desse tipo.

12. SADE PARA TODOS: invista na sade de sua comunidade. A diferena no atendimento dos servios de sade gera no s desigualdade social, mas tambm desigualdade no direito vida, seja pela elevada mortalidade infantil entre pobres, seja pela diferena na expectativa de vida entre adultos. Alm disso, provoca desigualdade no que h de mais fundamental na qualidade de vida: a sade. Trs aes simples elevam o nvel de sade de uma comunidade: a garantia de gua e saneamento para toda a populao; a oferta de atendimento mdico familiar local, prximo s residncias; um programa de emprego para agentes de limpeza. Essas trs solues simples podem elevar drasticamente a qualidade da sade da populao, a um baixo custo e em pouco tempo, uma vez que: a) Para as obras de gua e esgoto pode-se usar o sistema de construo condominial, com o emprego da mo-de-obra local e a custo reduzido. b) A implantao do Sade em Casa ou Sade da Famlia, utilizando equipes de sade multiprofissional em rea geogrfica delimitada em seu municpio, vai otimizar os trabalhos de promoo, preveno e tratamento. Seus impactos sero sentidos nos ndices de mortalidade infantil, adeso ao pr-natal, deteco precoce do cncer de mama e muitos outros. c) Com o financiamento a desempregados locais possvel montar um sistema de coleta seletiva de lixo para manter limpas as cidades e criar a conscincia da importncia dessa limpeza e do equilbrio ecolgico da reciclagem. As Carroas Verdes, j testadas em cidades brasileiras, consistem no pagamento de um salrio

19 5

Cartilha para os Prefeitos

Sugestes para os Prefeitos

mnimo, na capacitao em seleo, coleta e venda de lixo reciclado e no financiamento de carroas puxadas a cavalo, para que os desempregados da cidade faam a limpeza de suas ruas.

13. BANCO-ESCOLA, MICROCRDITO, BANCO DO TRABALHADOR: crie mecanismos de micro-crdito para beneficiar famlias com crianas. Os programas de apoio s mes e pais pobres so suficientes para garantir a seus filhos a concluso do ensino mdio, mas podem criar uma relao de dependncia. Uma maneira de superar essa dependncia financiar as famlias beneficiadas para que encontrem autonomia de renda. Uma soluo a utilizao do microcrdito. Os bancos so entidades que ajudam a aumentar a riqueza, jamais a reduzir a pobreza. Eles excluem os pobres e s emprestam aos que no necessitam. Por essa razo surgiram os programas de micro-crdito, que emprestam pequenas quantias de dinheiro diretamente aos trabalhadores, para investimentos produtivos, a juros baixos e sem exigncias especiais de garantias. O programa Banco do Trabalhador, como ficou conhecido no Distrito Federal, tambm pode receber nomes como Banco do Povo, Banco sem Gravata, Banco da Palavra.

Sugestes para os Prefeitos

Qualquer prefeitura tem condies de criar um programa local de micro-crdito, usando recursos do prprio oramento, de fontes financeiras como o BNDES, ou mesmo de organizaes nogovernamentais que do esse tipo de apoio. Com um fundo rotativo de R$ 30.000 possvel iniciar um programa para apoiar at 100 pequenos produtores, com crdito mdio de R$ 100,00. Sem qualquer aumento, esse mesmo valor pode circular atendendo centenas de outros beneficirios, na medida em que os emprstimos vo sendo resgatados. Um programa desse tipo pode ser expandido a toda a populao carente, mas seus impactos sero muito maiores se comear atendendo as famlias beneficiadas pela Bolsa-Escola. Primeiro, porque servir de incentivo adicional educao das crianas; segundo porque, se bem sucedido, o investimento pode liberar a famlia da ajuda que recebe na forma da bolsa.

20 5

Aula 02

14. LEITURAO: Crie em sua cidade um ambiente permanente de leitura Um dos fracassos dos programas de alfabetizao decorre do abandono do alfabetizado. Assim que ele aprende a conhecer as letras e decifrlas em palavras, deixa de ter contato com os livros. Por isso, a alfabetizao do Brasil, tanto das crianas como dos jovens e adultos, exige um programa de apoio permanente leitura. Isso pode ser feito com a ajuda de trs projetos: Mala do Livro ou Bibliotecas Domsticas, Agente de Leitura e Cesta Ilustradas. Dessa forma, voc construir na sua cidade um ambiente de leitura que seguramente ter outros desdobramentos, como por exemplo a criao de atividades como concursos e dias literrios.

Mala do Livro ou Bibliotecas Domsticas

As Malas do Livro so bibliotecas domsticas, com acervo de 200 a 300 livros, colocadas em casas de voluntrios, para serem utilizadas pelos jovens e adultos daquela rua. O projeto j foi testado com xito no Distrito Federal, durante o governo do PT, e pode ser levado a todo o Brasil. Alm de seu papel na induo do gosto pela leitura, essas bibliotecas criam um clima de convivncia e de leitura em cada rua das cidades brasileiras, reduzindo a violncia e ocupando corretamente os jovens.

Agentes de Leitura O projeto Agentes de Leitura utiliza carteiros, agentes de sade e voluntrios na tarefa de levar livros adaptados, prprios para o recm-alfabetizado, deixando-os nas casas das pessoas, e retornando regularmente para troc-los por outros, aps terem sido lidos. Esses agentes, previamente capacitados, incentivam a criao de um ambiente de leitura no municpio.

21 5

Cartilha para os Prefeitos

Sugestes para os Prefeitos

Cesta Ilustrada Basta a nutrio para manter um animal plenamente vivo. Para o homem, preciso que a cesta bsica contenha cultura, alm de alimentos. No seria prtico incluir ingressos para cinema, teatro, espetculos e atividades culturais nas cestas bsicas distribudas pelos programas de nutrio, mas perfeitamente possvel incluir nelas um livro para a famlia.

O custo mdio de R$ 3,00 por livro aumentaria o custo de uma cesta bsica em uma pequena porcentagem, mas daria a ela uma qualidade completamente diferente e elevaria o nosso patrimnio, estimulandoos a ler.

Meu Primeiro Livro O gosto pela leitura vem de pais que lem, especialmente mes, e do contato direto com o livro desde a primeira infncia. O Brasil ser completamente diferente se conseguirmos incutir em nossas crianas, desde pequenas, o hbito e o prazer de ler. Uma forma de faz-lo o ato simblico de possibilitar-lhes o contato com livros desde o primeiro instante de vida.

Sugestes para os Prefeitos

A existncia do livro que foi o primeiro presente na vida, dentro de um ambiente de leitura em casa, serve como incentivo permanente leitura. Para isso, bastaria que cada prefeitura implantasse um programa para garantir um livro de presente a cada criana que nascesse em seu municpio.

15. ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL, educao de qualidade e com significncia na vida da criana e do jovem Essas providncias que o prefeito e a Cmara de Vereadores podem tomar imediatamente, na gesto da prefeitura, devem se orientar qualidade da educao. No sculo XXI no haver mais espao para meio-termo. Ou os pases e as sociedades entram no mundo da economia do conhecimento ou sero massacrados por uma competio brutal e por epidemias (fome, desemprego, guerras) que vo fazer desses

22 5

Aula 02

pases pobres uma caricatura da dor pela qual passam os pases pobres da frica hoje em dia. No queremos nada disso. Nem para os povos de economia atrasada, nem para o Brasil. Queremos o Brasil no topo das economias do mundo, no para massacrar ningum, mas para apontar para um mundo de abundncia, que possvel a todos ns. A Coria do Sul, Cingapura e outros pases, que nas ltimas dcadas saram de nveis muito baixos de desenvolvimento e hoje despontam entre aqueles de melhores condies de vida, esto hoje revisando seus sistemas educacionais, querem mais qualidade do sistema, mais autonomia e criatividade de suas crianas. Sabem que se no fizerem uma nova transformao educacional, vo perecer. Nossa Revoluo na Educao deve contemplar, de uma s vez, as etapas de universalizao do acesso, de escola de qualidade e de educao criativa. Mas para fazer isso, precisamos de uma escola de tempo integral. Uma escola que se dedique formao e desenvolvimento da criana e da juventude em tempo total. A escola de tempo integral uma idia que se desenvolveu desde Ansio Teixeira, com as escolas-parque, com Leonel Brizola e Darcy Ribeiro, com os Cieps. uma idia testada e aprovada. Hoje se coloca como imperativo nacional. Pode-se comear a implantao da escola de tempo integral aos poucos, mas definindo-se metas para todas as escolas. Se o seu Municpio tem at 30 escolas, comece com 2 escolas no primeiro ano, depois aumente para 5 e assim por diante. Se seu Municpio tem 100 escolas, comece em 4 escolas, depois 10 e assim por diante. possvel!

16. ESCOLA PARTE DA SOCIEDADE. No as separe, nem deixe que se criem muros separando a escola do conjunto da comunidade que a sustenta e envolve. importante que a gente saiba fazer da escola um lugar de encontro, onde se aprende, ensina, convive com o conhecimento, com a cultura e o prazer de progredir. Precisamos criar mecanismos para incentivar as equipes de

23 5

Cartilha para os Prefeitos

Sugestes para os Prefeitos

professores, profissionais da educao e diretores a buscar na comunidade o dilogo para fortalecer os laos com a escola. Se isso for conquistado, em vez de investirmos na construo de muros cada vez mais altos e portes cada vez mais fortificados, investiremos em caladas de acesso, em jardins e em mais instrumentos de contato da escola com o mundo exterior. A escola no pode ser fechada, nem nos finais de semana, nem nas frias escolares. As outras secretarias (de Cultura, de Assistncia Social, de Sade) devem e podem se integrar em um esforo conjunto para ocupar produtiva e pacificamente a escola, com atividades de lazer, de cultura, cursos profissionalizantes, espaos para reunies da juventude, uma escola aberta participao poltica e social da comunidade e das entidades sociais. Aproveite o espao da escola para que noite e nos finais de semana a comunidade possa praticar esportes. E no precisa criar mais estruturas na prefeitura para isso, chame a prpria comunidade a se responsabilizar por essas atividades, empodere as lideranas comunitrias e chame-as a construir esse projeto com voc.

17. A UNIVERSIDADE deve ser garantida. Um dia vamos ter tambm o ensino superior como parte do que hoje chamamos educao de todos. Todas as pessoas tero acesso educao integral, desde o maternal at a universidade. Isso no impossvel, j existe em Cuba, que no o pas mais rico do mundo, mas que soube fazer escolhas e priorizar a educao de seu povo. Poder ser possvel tambm no Brasil, se soubermos, hoje, fazer nossas escolhas. Dependendo das caractersticas de seu municpio, se a tem uma universidade ou no, se h universidades nos municpios vizinhos ou no, voc poder criar programas de apoio para que estudantes que concluram o ensino mdio possam ingressar na Universidade e freqentar cursos que tragam benefcios para toda a sua comunidade. Trs programas simples podem ser implantados: a) A prefeitura pode ter bolsas para pagar e garantir que os melhores alunos da escola pblica possam disputar o vestibular nas melhores faculdades da regio. Um acordo da prefeitura com

Sugestes para os Prefeitos

24 5

Aula 02

universidades da regio pode isentar ou reduzir bastante o pagamento da taxa de vestibular. Se for preciso pagar, a Prefeitura pode assumir este custo reduzido. Isso j um grande estmulo, especialmente se essa iniciativa fizer parte de um esforo de mobilizao da juventude e das famlias. b) Bolsas Universitrias: A prefeitura pode tambm garantir uma bolsa para que os melhores alunos possam freqentar e se manter na universidade. Com acordo com as universidades, possvel reduzir bastante o valor da mensalidade. c)Transporte Universitrio: Muitos jovens estudam em faculdades localizadas em outros municpios. Por isso, crie um sistema de transporte que vai beneficiar os estudantes de sua cidade. Isso vai depender, claro, das condies de cada cidade. Mas no deixe de pensar nisso tambm. Toda a comunidade vai lucrar. Alm disso, possvel comear a implantar o programa aos poucos, de acordo com a disponibilidade de recursos da prefeitura de sua cidade.

PARA COMEAR, O EDUCACIONISMO PRECISA TOMAR CONTA DE TODOS Mas essa no uma tarefa apenas de prefeitos e prefeitas. Todos devem colaborar. Por isso, foi elaborado este pequeno documento, com sugestes para vocs, lderes sociais e polticos que querem ser eleitos para os governos municipais e cmaras municipais e que queiram fazer da criana e da educao as prioridades de seus mandatos. O primeiro passo criar um Movimento Educacionista em cada municpio. Sob a liderana dos que forem eleitos agora em outubro de 2008, todos podem ser estimulados a participar da construo de uma sociedade mais educada e mais cidad. O segundo

25 5

Cartilha para os Prefeitos

Para debatermos mais essas e outras idias, acesse o portal do Senador Cristovam Buarque em www.cristovam.org.br ou do jornal O Educacionista www.educacionista.org.br

Sugestes para os Prefeitos

garantir que todas as crianas de seu municpio, de todas as classes sociais, gneros, recebam todos os incentivos necessrios para levarem adiante sua educao. O terceiro passo garantir que essa educao tenha a maior qualidade possvel. O presente texto aborda o primeiro e o segundo aspectos. Mais frente falaremos da qualidade, condio essencial neste novo sculo, para que o direito educao seja realmente assegurado e que o pas entre de fato no sculo do conhecimento. O Brasil est no momento de fazer sua escolha. Garantir a educao de todos os brasileiros no beneficiar apenas excludos, analfabetos e deseducados. A educao constri uma nao. Essa no uma tarefa apenas do governo, preciso incorporar toda a sociedade. A aliana com o futuro exige um pacto no presente que seja amplo e dure ao longo de dcadas. preciso disseminar um sentimento de educacionismo, a fora poltica de um Movimento Educacionista, similar ao movimento abolicionista instaurado no Brasil no sculo XIX. O Brasil s vai dar um salto na educao quando todo o pas entender que ela um instrumento de construo do futuro. Precisamos de um Movimento Educacionista no Brasil de hoje, uma coalizo, um movimento nacional que ponha na frente a educao das crianas, dos jovens, dos adultos e dos analfabetos. Como fez, h 150 anos, o grupo que teve a ousadia de defender a abolio da escravatura. Mas esse educacionismo no vai acontecer por fora de decreto, por simples vontade do governo. Ele precisa vir da prpria sociedade, reunindo polticos de todos os partidos, mtodos de alfabetizao, pessoas com as mais diferentes ambies.

Sugestes para os Prefeitos

A hora esta, e possvel!

26 5

Senador Cristovam Buarque

Ala da Biblioteca, Gabinete 05 Anexo II - Senado Federal 70165-900 Braslia-DF Fone: (61) 3311 2288 - Fax: (61) 3311 2874 cristovam@senador.gov.br www.cristovam.org.br

You might also like