You are on page 1of 20

Nas questes de 1 a 90, marque, em cada uma, a nica opo correta, de acordo com o respectivo comando.

Para as devidas marcaes, use o carto de respostas, nico documento vlido para a correo da sua prova. Sempre que utilizadas, as siglas subseqentes devem ser interpretadas com a significao associada a cada uma delas, da seguinte forma: CF = Constituio Federal; STF = Supremo Tribunal Federal; STJ = Superior Tribunal de Justia; CNJ = Conselho Nacional de Justia; TJRJ = Tribunal de Justia do Estado do Rio de Janeiro; TCE/RJ = Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro; DF = Distrito Federal; CODJERJ = Cdigo de Organizao e Diviso Judiciria do Estado do Rio de Janeiro; CNCGJ = Consolidao Normativa da Corregedoria Geral da Justia do Estado do Rio de Janeiro.

LNGUA PORTUGUESA
Texto para as questes de 1 a 6
1

QUESTO 4

10

13

Para se fazer uma revista de divulgao cientfica hoje, trs diretrizes devem ser observadas. A primeira o que queremos dizer e o que temos para dizer em uma revista. A segunda, se temos os meios humanos e financeiros para realizar o projeto. A terceira se refere necessidade urgente de ampliar a infra-estrutura de conhecimentos necessrios para que a educao encontre razes profundas em nossa sociedade, nos laboratrios de pesquisa, na natureza e na histria que vivemos. A divulgao cientfica, as informaes e os conhecimentos que podemos oferecer educao so elementos que contribuem para formar a opinio, a capacidade de crtica e de deciso dos diferentes setores da sociedade. Oferecer, por exemplo, dados e anlises da histria da educao superior no Brasil importante para equacionar os conflitos que a universidade vive hoje.
Cincia Hoje, jul./2002, p. 19 (com adaptaes).

Com referncia s estruturas lingsticas, s idias e aos modos e tipos textuais, assinale a opo correta com relao ao texto. A O perodo Para se fazer uma revista de divulgao cientfica hoje, trs diretrizes devem ser observadas (R.1-2) topicaliza o contedo do primeiro pargrafo. B Aps cada uma das expresses A primeira (R.2), A segunda (R.3) e A terceira (R.4), est implcita a expresso revista cientfica. C O emprego dos verbos na primeira pessoa do plural queremos (R.2) e temos (R.3) indicativo de que o texto se caracteriza pelo tratamento pessoal, subjetivo, do assunto. D No trecho os conhecimentos que podemos oferecer educao so elementos que contribuem para formar a opinio (R.9-11), o emprego do sinal indicativo de crase facultativo. E A opo pelo tempo verbal no presente mostra que o texto narrativo-descritivo.
QUESTO 5

QUESTO 1

De acordo com as idias do texto, fazer uma revista de divulgao cientfica hoje exige A muito empenho, devido s dificuldades a serem enfrentadas. B suporte financeiro previsto e recursos humanos preparados para a realizao do projeto. C infra-estrutura de mquinas modernas e material de consumo de qualidade. D a ampliao das estratgias de marketing, de forma a garantir um pblico fiel. E o conhecimento das razes profundas da educao nacional.
QUESTO 2

Assinale a opo em que a reescritura do perodo final est de acordo com a norma culta da lngua portuguesa e mantm-se coerente com o restante do texto. A O oferecimento de dados e anlises da histria da educao superior no Brasil, por exemplo, importante para equacionar os conflitos que a universidade vive hoje. B Oferecer por exemplo, dados e anlises da histria da educao superior no Brasil importante para equacionar os conflitos que a universidade vive hoje. C Oferecer dados e as anlises da histria da educao superior no Brasil, por exemplo, importante, para equacionar os conflitos o qual a universidade vive hoje. D O oferecimento de: dados e anlises da histria da educao superior no Brasil, por exemplo so importantes para equacionar os conflitos que a universidade vive hoje. E Oferecer por exemplo dados e anlises, da histria da educao superior no Brasil importante para equacionar, hoje, os conflitos que a universidade vive.
QUESTO 6

Julgue os itens a seguir, referentes ao papel de uma revista de divulgao cientfica conforme apresentado no texto. I Os conhecimentos veiculados tm como pblico-alvo a comunidade cientfica. II As informaes e os conhecimentos que compem uma revista de divulgao cientfica so formadores de opinio da sociedade em geral. III As informaes veiculadas por uma revista de tal natureza, como, por exemplo, dados sobre a histria da educao superior no Brasil, de carter objetivo e informativo, influem na capacidade de crtica e deciso dos leitores. Assinale a opo correta. A B C D E Apenas um item est certo. Apenas os itens I e II esto certos. Apenas os itens I e III esto certos. Apenas os itens II e III esto certos. Todos os itens esto certos.

Assinale a opo correta referente ao emprego, no texto, de elementos anafricos e de outros recursos de coeso e coerncia textual. A O substantivo projeto (R.4), conforme empregado no primeiro pargrafo do texto, refere-se ao projeto para a educao no Brasil. B No trecho em nossa sociedade (R.7), nossa reportase a uma comunidade cientfica especfica. C A coeso do texto ser preservada se o primeiro ponto for substitudo por vrgula seguida de letra minscula. D O termo elementos (R.10) funciona como hipernimo de divulgao cientfica (R.9), informaes (R.9) e conhecimentos (R.9). E A expresso por exemplo (R.12) apenas enftica; portanto, se for retirada, o ltimo perodo permanece coerente e coeso com o trecho anterior.
Caderno A

QUESTO 3

Assinale a opo em que a partcula o sublinhada aparece com o mesmo emprego que se apresenta no seguinte trecho do texto: A primeira o que queremos dizer (R.2). A B C D E Eles devem realizar logo o projeto do grupo. Responda-me: o que voc tem com isso? Seu sucesso depende de o livro ser aceito. preciso conhecer a rotina do laboratrio. Este livro foi o que voc indicou.

UnB/CESPE TJRJ

Cargo: Analista Judicirio

Texto para as questes de 7 a 14


1

QUESTO 10

10

13

16

19

22

25

28

H dessas reminiscncias que no descansam antes que a pena ou lngua as publique. Um antigo dizia arrenegar de conviva que tem memria. A vida cheia de tais convivas, e eu sou acaso um deles, conquanto a prova de ter a memria fraca seja exatamente no me acudir agora o nome de tal antigo; mas era um antigo, e basta. No, no, a minha memria no boa. Ao contrrio, comparvel a algum que tivesse vivido por hospedarias, sem guardar delas nem caras nem nomes; e somente raras circunstncias. A quem passe a vida na mesma casa de famlia, com os seus eternos mveis e costumes, pessoas e afeies, que se lhe grava tudo pela continuidade e repetio. Como eu invejo os que no esqueceram a cor das primeiras calas que vestiram! Eu no atino com a das que enfiei ontem. Juro s que no eram amarelas porque execro essa cor; mas isso mesmo pode ser olvido e confuso. E antes seja olvido que confuso; explico-me. Nada se emenda bem nos livros confusos, mas tudo se pode meter nos livros omissos. Eu, quando leio algum desta outra casta, no me aflijo nunca. O que fao, em chegando ao fim, cerrar os olhos e evocar todas as coisas que no achei nele. Quantas idias finas me acodem, ento! Que de reflexes profundas! Os rios, as montanhas, as igrejas que no vi nas folhas lidas, todos me aparecem agora com as suas guas, as suas rvores, os seus altares; e os generais sacam das espadas que tinham ficado na bainha, e os clarins soltam as notas que dormiam no metal, e tudo marcha com uma alma imprevista. que tudo se acha fora de um livro falho, leitor amigo. Assim preencho as lacunas alheias; assim podes tambm preencher as minhas.
Machado de Assis. Dom Casmurro. Rio de Janeiro: Ediouro, 1996, p. 79.

Assinale a opo que apresenta uma frase narrativa do texto. A H dessas reminiscncias (R.1) B Um antigo dizia arrenegar de conviva que tem memria (R.2-3) C A vida cheia de tais convivas (R.3) D No, no, a minha memria no boa (R.7) E Quantas idias finas me acodem, ento (R.21-22)
QUESTO 11

O perodo Os rios, as montanhas (...) imprevista (R.23-27), em consonncia com a argumentao do texto, poderia ser colocado, com inicial maiscula e antecedido do sinal de dois-pontos, logo aps a frase A E antes seja olvido que confuso; explico-me (R.17). B Nada se emenda bem nos livros confusos (R.17-18). C Eu, quando leio algum desta outra casta, no me aflijo nunca (R.19-20). D O que fao, em chegando ao fim, cerrar os olhos(R.20-21). E e evocar todas as coisas que no achei nele (R.21).
QUESTO 12

QUESTO 7

Infere-se do primeiro perodo do texto que algumas reminiscncias A B C D E no nos do descanso, sejam boas, sejam dolorosas. no nos deixam em paz at causar muita dor. precisam vir a pblico, oralmente ou por escrito. so impublicveis ou dolorosas. devem ser esquecidas de vez.

Assinale a opo em que a supresso da palavra ou expresso sublinhada provoca erro na estrutura sinttica ou incoerncia textual. A B C D E No, no, a minha memria no boa (R.7) A quem passe a vida () que se lhe grava tudo (R.10-12) Como eu invejo os que no esqueceram a cor (R.13) Que de reflexes profundas (R.22) assim podes tambm preencher as minhas (R.29-30)

QUESTO 8

No segundo pargrafo do texto, o autor usa o exemplo de quem passa a vida na mesma casa de famlia (R.10-11) para reforar sua idia de que A a convivncia rotineira favorece as lembranas de pessoas e fatos. B ele prprio poderia ser um conviva de muito boa memria. C a vida familiar faz lembrar somente as circunstncias, e no os fatos. D viver em casa de famlia ou em hospedarias faz mal memria. E viver em famlia com seus eternos mveis e costumes descansa a mente e estimula a memria.
QUESTO 9

QUESTO 13

A correo das estruturas do texto ser prejudicada caso se substitua A B C D E tem (R.3) por tivesse. (R.3) por era. era (R.6) por . tivesse (R.8) por tenha. passe (R.10) por passa.

QUESTO 14

No terceiro pargrafo do texto, o autor explica por que escreveu antes seja olvido que confuso (R.17). De acordo com sua argumentao, A B C D livros confusos so mais fceis de interpretar que os omissos. livros confusos despertam nele idias finas. livros omissos despertam a imaginao dele. livros confusos podem ser melhorados com reflexes profundas. E livros omissos so piores porque no possvel complement-los.
UnB/CESPE TJRJ

No texto, o conector conquanto (R.4) estabelece entre as oraes que liga uma relao lgica de A B C D E oposio. explicao. causa/conseqncia. condio. finalidade.

Caderno A

Cargo: Analista Judicirio

Texto para as questes de 15 a 20

QUESTO 17

Miss Dollar
1

O segundo pargrafo do texto consiste principalmente em uma descrio A B C D E de personagem secundria. de personagem principal. de algum que no a herona. do local onde vive a herona. da vil da histria.

10

13

16

19

22

25

28

31

34

37

Era conveniente ao romance que o leitor ficasse muito tempo sem saber quem era Miss Dollar. Mas, por outro lado, sem a apresentao de Miss Dollar, seria o autor obrigado a longas digresses, que encheriam o papel sem adiantar a ao. No h hesitao possvel: vou apresentar-lhes Miss Dollar. Se o leitor rapaz e dado ao gnio melanclico, imagina que Miss Dollar uma inglesa plida e delgada, escassa de carnes e de sangue, abrindo flor do rosto dois grandes olhos azuis e sacudindo ao vento umas longas tranas louras. A moa em questo deve ser vaporosa e ideal como uma criao de Shakespeare; deve ser o contraste do roastbeef britnico, com que se alimenta a liberdade do Reino Unido. (...) O ch e o leite devem ser a alimentao de semelhante criatura, adicionando-se-lhe alguns confeitos e biscoitos para acudir s urgncias do estmago. A sua fala deve ser um murmrio de harpa elia; o seu amor um desmaio, a sua vida uma contemplao, a sua morte um suspiro. (...). A figura potica, mas no a da herona do romance. (...) A Miss Dollar do romance no a menina romntica. (...) Miss Dollar uma cadelinha galga. Para algumas pessoas a qualidade da herona far perder o interesse do romance. Erro manifesto. Miss Dollar, apesar de no ser mais que uma cadelinha galga, teve as honras de ver o seu nome nos papis pblicos, antes de entrar para este livro. O Jornal do Comrcio e o Correio Mercantil publicaram nas colunas dos anncios as seguintes linhas reverberantes de promessa: Desencaminhou-se uma cadelinha galga, na noite de ontem, 30. Acode ao nome de Miss Dollar. Quem a achou e quiser levar rua de Matacavalos no. ... , receber duzentos mil-ris de recompensa. Miss Dollar tem uma coleira ao pescoo fechada por um cadeado em que se lem as seguintes palavras: De tout mon coeur. Todas as pessoas que sentiam necessidade urgente de duzentos mil-ris, e tiveram a felicidade de ler aquele anncio, andaram nesse dia com extremo cuidado nas ruas do Rio de Janeiro, a ver se davam com a fugitiva Miss Dollar.
Machado de Assis. Contos: uma antologia, v. I, So Paulo: Companhia das Letras, 1998, p. 123-5.

QUESTO 18

O texto torna-se incoerente ou incorreto caso se substitua A B C D E Desencaminhou-se (R.29) por Perdeu-se. Acode ao (R.30) por Atende pelo. recompensa (R.32) por indenizao. urgente (R.35) por premente. davam com (R.38) por encontravam.

QUESTO 19

O autor do texto manifesta opinio pessoal no(s) trecho(s) Era conveniente ao romance que o leitor ficasse muito tempo sem saber (R.1-2). II publicaram nas colunas dos anncios as seguintes linhas reverberantes de promessa (R.27-28). III Miss Dollar tem uma coleira ao pescoo fechada por um cadeado (R.32-33). Assinale a opo correta. A B C D E Apenas um dos itens est certo. Apenas os itens I e II esto certos. Apenas os itens I e III esto certos. Apenas os itens II e III esto certos. Todos os itens esto certos. I

QUESTO 20

No texto, h linguagem figurada no(s) trecho(s) I abrindo flor do rosto dois grandes olhos azuis (R.8-9). II vaporosa e ideal como uma criao de Shakespeare (R.10-11). III A sua fala deve ser um murmrio de harpa elia (R.15-16). Assinale a opo correta. A B C D E Apenas um dos itens est certo. Apenas os itens I e II esto certos. Apenas os itens I e III esto certos. Apenas os itens II e III esto certos. Todos os itens esto certos. Nasce o sol, e no dura mais que um dia. Depois da luz se segue a noite escura, Em tristes sombras morre a formosura Em contnuas tristezas a alegria.
Gregrio de Matos Guerra. Obra potica de Gregrio de Matos. Rio de Janeiro: Record, 2. ed. 1990.

QUESTO 15

Considere que parte dos quatro primeiros pargrafos do fragmento desse conto (R.1-28) seja retirada, desaparecendo, portanto, as idias ali expressas e permanecendo desse trecho apenas o perodo final do quarto pargrafo O Jornal do Comrcio e o Correio Mercantil publicaram nas colunas dos anncios as seguintes linhas reverberantes de promessa:. Nesse caso, correto afirmar que o restante do texto ficar A incompreensvel. B muito prejudicado por perda de informaes sobre o perfil da herona. C sem a apresentao de outras personagens que participam da histria. D sem a informao de que a cadelinha galga era a herona da histria. E mais curto apenas, sem perda de qualquer informao importante para a histria.
QUESTO 16

QUESTO 21

O primeiro pargrafo do texto mostra que o autor pretende A B C D E no apresentar a herona, para criar mistrio. fazer longas digresses, para criar suspense. encher o papel de idias inteis para a histria. apresentar logo a herona e iniciar a ao. hesitar todo o tempo que for possvel.

Assinale a opo que apresenta a figura de linguagem predominante no trecho do poema acima. A B C D E sinestesia comparao anttese eufemismo hiprbole

UnB/CESPE TJRJ

Caderno A

Cargo: Analista Judicirio

Texto I para as questes de 22 a 24


1

QUESTO 23

10

13

16

preciso ressaltar que, atravs dos tempos, as pessoas reduziram Machado de Assis ao classific-lo com um rtulo de irnico muito restrito. Sua ironia algo maior, no se trata apenas de um jogo de palavras, de uma troca inteligente de colocaes em um dilogo, por exemplo. Sua ironia est na atmosfera na qual seus personagens e o prprio autor se movem. (...) Machado pode ser considerado, no contexto histrico em que surgiu, um espanto e um milagre, mas o que me encanta de forma mais particular o fato de que ele estava, o tempo todo, pregando peas nos leitores e nele mesmo. Foi assim que o mais importante crtico literrio do mundo, o norte-americano Harold Bloom, 77, classificou Machado de Assis quando elencou, em Gnio Os 100 Autores Mais Criativos da Histria da Literatura (Ed. Objetiva, 2002), os melhores escritores do mundo segundo seus critrios e gosto particular.
Sylvia Colombo. In: Folha de S.Paulo, caderno Mais!, 27/1/2008 (com adaptaes).

Com referncia s idias do texto I, assinale a opo correta. A Depreende-se do texto que, s recentemente, leitores e crticos conseguiram identificar a ironia na obra de Machado de Assis. B De acordo com Harold Bloom, predominam, na caracterizao da ironia de Machado de Assis, aspectos psicolgicos que envolvem elementos constitutivos da narrativa alm de formas criativas de linguagem. C Infere-se do texto que sua autora considera fascinante a forma como Machado de Assis se divertia consigo mesmo e com os leitores. D Segundo informaes apresentadas no texto, os melhores escritores do mundo elegeram Machado de Assis como um gnio da literatura. E De acordo com o texto, o gosto particular e os critrios de reconhecidos crticos literrios no mundo foram decisivos para a incluso de Machado de Assis na obra Gnio Os 100 Autores Mais Criativos da Histria da Literatura.
QUESTO 24

Texto II para as questes de 24 a 28


1

10

13

16

19

22

25

28

31

s vsperas do centenrio de sua morte (29 de setembro de 1908), Machado de Assis continua a ser uma presena inquietante. Embora ocupe lugar central e mais ou menos indisputado na histria da literatura produzida no Brasil, o escritor e sua obra ainda hoje guardam algo do carter excntrico, inclassificvel e surpreendente que assombrou seus primeiros crticos. Quem era Machado de Assis no sculo XIX? Um grande poeta, homem de teatro e crtico, que tambm se dedicou crnica, ao conto e ao romance, mantendo em seus escritos uma postura indiferente s grandes questes do seu tempo. Fino ironista que, do alto de sua torre de marfim, expedia escritos em linguagem levemente arcaizante e estrangeirada, mais condizente com a literatura de outros sculos do que com o que ento se produzia nas capitais literrias do mundo. Quem Machado de Assis hoje? O maior contista e romancista brasileiro do sculo XIX, no s profundamente interessado pelas questes de seu tempo e lugar, mas talvez o mais agudo e radical crtico das instituies sociais e polticas do Brasil do Segundo Reinado. Um escritor que nunca se furtou ao corpo-a-corpo com seus leitores, colaborando com jornais e revistas, participando ativamente dos crculos literrios, e que teria antecipado na sua escrita procedimentos das vanguardas do sculo XX, se que no foi um psmoderno avant la lettre. Entre aquele escritor alienado e retrgrado do sculo XIX e o escritor engajado e quase vanguardista de algumas leituras de hoje, uma pequena multido de crticos procurou entender esse fenmeno improvvel no acanhado ambiente literrio e cultural do Brasil to improvvel que at os mais materialistas falaram em milagre.
Hlio de Seixas Guimares. Presena inquietante. In: Folha de S.Paulo, 27/1/2008 (com adaptaes).

Cada uma das opes abaixo reproduz trechos dos textos I e II, respectivamente. Assinale a opo em que os trechos apresentados evidenciam que um texto , explicitamente, o intertexto do outro. A preciso ressaltar que, atravs dos tempos, as pessoas reduziram Machado de Assis ao classific-lo com um rtulo de irnico muito restrito (R.1-3) Um escritor que nunca se furtou ao corpo-a-corpo com seus leitores, colaborando com jornais e revistas, participando ativamente dos crculos literrios (R.21-24) B Sua ironia algo maior, no se trata apenas de um jogo de palavras, de uma troca inteligente de colocaes em um dilogo, por exemplo (R.3-5) Fino ironista que, do alto de sua torre de marfim, expedia escritos em linguagem levemente arcaizante e estrangeirada (R.12-14) C Sua ironia est na atmosfera na qual seus personagens e o prprio autor se movem (R.5-7) Um grande poeta, homem de teatro e crtico, que tambm se dedicou crnica, ao conto e ao romance, mantendo em seus escritos uma postura indiferente s grandes questes do seu tempo (R.8-12) D Machado pode ser considerado, no contexto histrico em que surgiu, um espanto e um milagre (R.8-9) uma pequena multido de crticos procurou entender esse fenmeno improvvel no acanhado ambiente literrio e cultural do Brasil to improvvel que at os mais materialistas falaram em milagre (R.29-32) E Foi assim que o mais importante crtico literrio do mundo, o norte-americano Harold Bloom, 77, classificou Machado de Assis quando elencou, em Gnio Os 100 Autores Mais Criativos da Histria da Literatura (Ed. Objetiva, 2002), os melhores escritores do mundo segundo seus critrios e gosto particular (R.12-17) Embora ocupe lugar central e mais ou menos indisputado na histria da literatura produzida no Brasil (R.3-5)
Caderno A

QUESTO 22

A respeito das estruturas lingsticas do texto I, assinale a opo correta. A No segundo pargrafo do texto, o termo o que precede que (R.9), fato (R.10) e tempo (R.11) classifica-se como artigo nas trs ocorrncias. B O isolamento da expresso de forma mais particular (R.10) por meio de vrgulas tornaria o trecho gramaticalmente incorreto. C O pronome me (R.9) funciona como complemento indireto da forma verbal encanta (R.10). D No ltimo perodo do texto, destaca-se o emprego do superlativo. E No terceiro pargrafo do texto, a conjuno portanto poderia substituir o termo assim (R.12), sem prejuzo para a coeso e a coerncia textuais.
UnB/CESPE TJRJ

Cargo: Analista Judicirio

QUESTO 25

QUESTO 28

Com referncia s idias do texto II, assinale a opo correta. A Atualmente, aps inmeros estudos crticos da literatura brasileira, Machado de Assis um autor totalmente conhecido pelo pblico leitor e suas obras deixaram de ser provocativas. B No sculo XIX, as obras produzidas nas capitais literrias do mundo apresentavam linguagem condizente com a literatura de sculos passados. C De acordo com o desenvolvimento das idias do texto, o sentido do trecho postura indiferente s grandes questes de seu tempo (R.11-12) ratificado em do alto de sua torre de marfim, expedia escritos (R.12-13). D O fato de Machado de Assis ter sido considerado, no sculo XIX, um dos maiores crticos da sociedade brasileira de sua poca resultou da interpretao de sua obra pela crtica literria. E Depreende-se do texto que a situao cultural brasileira, na poca do Segundo Reinado, favorecia o surgimento de escritores vanguardistas.
QUESTO 26

No texto II, em nunca se furtou ao corpo-a-corpo com seus leitores (R.21-22), o termo grifado est empregado na mesma acepo que em A Os meninos no se negaram ao corpo-a-corpo com seus adversrios, mas saram arranhados e com as roupas rasgadas. B Os advogados negaram-se ao corpo-a-corpo sobre o caso antes que o julgamento se iniciasse. C S no corpo-a-corpo com o animal, o caador percebeu que estava sem sua arma. D A maioria dos lutadores aplica o corpo-a-corpo com freqncia nos ringues. E Os passageiros do nibus chegaram ao corpo-a-corpo depois da disputa pelo melhor assento.
QUESTO 29

Acerca de aspectos da estrutura argumentativa do texto II, assinale a opo correta. A A principal estratgia utilizada pelo autor para fortalecer a argumentao a da construo de pargrafos que apresentam a mesma idia, reescrita de diferentes formas. B Na argumentao do autor, predomina o recurso a opinies do senso comum a respeito de Machado de Assis, em contraste com pontos de vista de crticos literrios. C As perguntas apresentadas nas linhas 8 e 17 foram feitas para que o leitor, no decorrer da leitura do texto, construa as prprias respostas a respeito de Machado de Assis. D No trecho Entre aquele escritor alienado e retrgrado do sculo XIX e o escritor engajado e quase vanguardista de algumas leituras de hoje (R.27-29), os qualificativos referentes a Machado de Assis resumem as principais caractersticas desse escritor apresentadas no segundo e no terceiros pargrafos. E Um dos objetivos principais do texto informar a data do centenrio da morte de Machado de Assis, j que ele um dos maiores escritores brasileiros.
QUESTO 27

Assinale a opo em que o fragmento de texto no apresenta ambigidade. A Ao realizar o casamento civil coletivo de casais, um programa social do governo visa concretizar o anseio daqueles que no tiveram a oportunidade de legitimar sua vida conjugal e efetivar, de certa forma, a incluso social, resgatando, entre outros aspectos, a auto-estima. B O principal intuito da futura lei estabelecer, de forma inequvoca, que o valor probante dos documentos eletrnicos no menor que o dos impressos. C Os casos previstos em leis que exijam intimao ou vista pessoal no podem ser supridos por meio virtual. D O advogado informou empresa requerente que sua deciso havia sido considerada pelo juiz. E Um juiz que recebe carta precatria a respeito de um caso conhece menos a causa que o juiz titular do caso, portanto somente esse juiz tem competncia para decidir a questo.
QUESTO 30

A respeito das estruturas lingsticas do texto II, assinale a opo correta. A De acordo com a gramtica normativa da lngua portuguesa, o emprego da vrgula no primeiro perodo do texto no tem justificativa gramatical. B No perodo Embora (...) crticos (R.3-7), a idia de concesso introduzida pela palavra ainda (R.5), empregada na orao principal. C As palavras inquietante (R.3), indisputado (R.4) e inclassificvel (R.6) classificam-se como adjetivos, os quais so formados por um mesmo prefixo, mas por sufixos diferentes. D O pronome relativo que (R.6) refere-se a o escritor (R.5). E Nas oraes colaborando com jornais e revistas, participando ativamente dos crculos literrios (R.22-24), ambos os verbos esto empregados sem complemento.
UnB/CESPE TJRJ

Assinale a opo em que as palavras grifadas mantm, entre si, a relao semntica indicada entre parnteses. A Todos os rus foram julgados sem discriminao. Nos processos no houve ato algum de descriminao. (paronmia) B A lei caracteriza algumas aes e as define como crimes. Esses delitos so classificados de acordo com o tipo de bem que atingem, material ou imaterial. (hiperonmia/ hiponmia) C O crime j foi definido como toda conduta humana que infringisse a lei penal. Nesse sentido, o indivduo que transgredisse essa lei deveria ser punido. (homonmia) D A dissidncia nem sempre impossibilita a conciliao. (sinonmia) E A delao constrangeu os jurados, o que motivou a dilao do julgamento pelo juiz. (antonmia)
Caderno A

Cargo: Analista Judicirio

Texto para as questes 31 e 32 Rio, 15 de agosto de 1907.

QUESTO 33

Domcio da Gama
1

10

13

16

No sei se j a chegaram notcias da Reforma Orthogrphica... (A deixo, nestes maisculos e nestes h h, o meu espanto e a minha intransigncia etimolgica!). Realmente, depois de tantos anos de alarmante silncio, a Academia fez uma coisa assombrosa: trabalhou! Trabalhou deveras durante umas trs dzias de quintas-feiras agitadas e, ao cabo, expeliu a sua obra estranhamente mutilada, e penso que abortcia. H ali coisas inviveis: a excluso sistemtica do y, to expressivo na sua forma de ncora a ligar-nos com a civilizao antiga, e a eliminao completa do k, o hiertico k. Como poderei eu, rude engenheiro, entender o quilmetro sem o k, o empertigado k, com as suas duas pernas de infatigvel caminhante, a dominar distncias? Mas decretou a enormidade; e terei, doravante, de submeter-me aos ditames dos mestres.
Trecho de carta de Euclides da Cunha para Domcio da Gama. In: Renato Lemos (Org.). Bem traadas linhas: a histria do Brasil em cartas pessoais. Rio de Janeiro: Bom Texto, 2004, p. 223.

Os itens a seguir, na ordem em que so apresentados, so partes contguas e sucessivas de um texto adaptado de David R. Olson (O Mundo do Papel As Implicaes Conceituais e Cognitivas da Leitura e da Escrita. Coleo Mltiplas Escritas. 1.a ed. So Paulo: tica, 1997, p. 17). Julgue-os quanto coerncia e correo gramatical. I II III IV V VI No podem haver dvidas de que uma caracterstica importante das sociedades modernas a ubiqidade da escrita. Quase nenhum evento significativo, das declaraes de guerra aos simples cumprimentos de aniversrio, prescindem de documentao escrita apropriada. Os contratos so selados por meio de uma assinatura escrita: as mercadorias nos mercados, os nomes das ruas, as sepulturas tudo tem inscries. As atividades complexas so todas registradas, sejam em livros de modelos de croch, sejam em manuais de programas de computador ou livros de receitas culinrias. O crdito de uma inveno depende do registro de uma patente escrita, bem como o de uma realizao cientfica depende de sua publicao. E dizem que o lugar que vo ocupar no cu ou no inferno dependem do que est escrito no Livro da Vida.

A quantidade de itens certos igual a A 1.


QUESTO 34

QUESTO 31

B 2.

C 3.

D 4.

E 5.

Depreende-se do texto que, na poca em que foi escrita a carta, A a variao lingstica era considerada como um fenmeno inerente s lnguas em geral, como manifesta o remetente da carta no emprego da expresso a minha intransigncia etimolgica (R.3-4). B havia um padro lingstico estabelecido, tal como ocorre atualmente, a ser seguido pelos usurios da lngua, como evidencia o trecho submeter-me aos ditames dos mestres (R.17). C a variao lingstica era um conceito de lngua especificamente relacionado escrita, em especial, s mudanas de grafia das palavras, tal como se concebe atualmente. D a Academia estava atenta s mudanas da lngua escrita e da fala, mas procrastinava as decises, que acabavam por no atender s necessidades do momento em que eram divulgadas. E j era refutada a crena de que existe uma nica lngua, tal como ocorre atualmente, aps a introduo, nos estudos lingsticos, do conceito de variao lingstica.
QUESTO 32

Os fragmentos a seguir so trechos de um texto, adaptado de David R. Olson (Op. cit., p. 107-8), mas esto ordenados aleatoriamente. I II III IV V isso que leva muitos dos que escrevem a pensar no alfabeto, erroneamente, como uma simples cifra do falado. Assim, para a pessoa que domina uma escrita alfabtica, a fala parece composta de uma seqncia de fonemas, representados pelas letras do alfabeto. A escrita passou a ser tomada como modelo para a fala; tudo o que representado na escrita se torna objeto de conhecimento ou percepo para a pessoa proficiente naquela escrita. O alfabeto, em particular, habitualmente elogiado pela sua capacidade de transcrever tudo o que pode ser dito, e de representar quaisquer intenes de quem fala ou escreve. Diferentemente das enunciaes orais, que tendem a indicar tanto o que se disse como o modo como isso deve ser entendido, as enunciaes escritas no tendem a especificar somente o primeiro aspecto. Alm disso, o modelo fornecido pela escrita tende a ser visto como uma representao completa do que dito.

VI

Considerando que a organizao de um texto pressupe a ordenao lgica e coerente de seus fragmentos, assinale a opo correta. A O texto poderia ser corretamente iniciado tanto pelo fragmento I quanto pelo fragmento III. B Os fragmentos II e III, nessa ordem, poderiam iniciar o texto. C O fragmento VI, por iniciar-se com remisso a algo que j teria sido declarado, no poderia iniciar o texto. D Em uma seqncia coesa e coerente, os fragmentos II e VI, nessa ordem ou em ordem decrescente, poderiam iniciar o texto. E No fragmento V, o termo o primeiro remete expresso uma representao completa do que dito, no fragmento VI.

Assinale a opo que no apresenta exemplo de emprego de linguagem figurada no texto. A B C D E expeliu a sua obra (R.8) penso que abortcia (R.9) excluso sistemtica (R.9-10) o empertigado k (R.14) infatigvel caminhante (R.15)

UnB/CESPE TJRJ

Caderno A

Cargo: Analista Judicirio

QUESTO 35
1

QUESTO 36

Para as pessoas que dominam a escrita, que tomam a linguagem escrita como padro e norma, difcil imaginar que ela represente apenas uma parte da expresso oral: fonemas, palavras, frases. preciso um esforo especial para perceber que a verso escrita no uma representao completa das intenes de quem fala ou escreve. A maioria dos leitores atormentada pela crena de que os textos significam exatamente o que dizem; acredita que a inteno comunicativa, que inferida, est to dada quanto a forma verbal.
David R. Olson. Op. cit., p. 111 (com adaptaes).

Considerando a leitura comparativa dos textos I e II, assinale a opo correta. A Ambos os textos tratam o mesmo tema, marketing: o primeiro tem caractersticas dissertativas, enquanto o segundo, at por ser produzido por um escritor, Fernando Pessoa, essencialmente narrativo. B Apesar de terem tipologias textuais diferentes, h correspondncia temtica biunvoca entre os trs tpicos de ambos os textos. C Ao conjunto de aes, estrategicamente formuladas mencionado no item 3 do texto I corresponde a averiguao proposta no item 3 do texto II. D correto inferir uma relao intertextual de sinonmia entre a expresso mercadorias ou servios no tpico 1 do texto I e o vocbulo artigo no tpico 1 do texto II. E Embora tratem do mesmo tema, os textos se opem: o primeiro apresenta uma viso crtica a respeito do marketing, enquanto o segundo posiciona-se claramente a favor da adoo das estratgias de

Com relao ao fragmento de texto acima, assinale a opo correta. A As expresses as pessoas que dominam a escrita (R.1) e A maioria dos leitores (R.6) so sinnimos contextuais, razo por que, com as devidas adaptaes de grafia, podem ser intercambiadas sem que haja alterao nas idias do texto nem prejuzo sua estrutura sinttica. B Por ser restritiva, a orao que tomam (...) padro e norma (R.1-2) poderia, sem mudana do sentido do texto, ser iniciada com a expresso mas apenas para as. C De acordo com as relaes de referncia estabelecidas no texto, na linha 2, o termo ela refere-se a norma. D Considerando que, na linha 3, o sinal de dois-pontos introduz uma enumerao em que o sentido dos termos est em ordem crescente, seria coerente inserir nessa enumerao o termo slaba imediatamente antes de fonemas (R.3). E A correo gramatical do texto seria preservada caso o paralelismo de gnero e nmero estabelecido entre atormentada (R.6) e acredita (R.7) fosse substitudo por so atormentados e acreditam. Textos para as questes 36 e 37 Texto I

Marketing

marketing na atividade comercial.


QUESTO 37

1 estratgia empresarial de otimizao de lucros mediante adequao da produo e oferta de suas mercadorias ou servios s necessidades e preferncias dos consumidores, para isso recorrendo a pesquisas de mercado, design de produtos, campanhas publicitrias, atendimentos psvenda etc. 2 Derivao: por metonmia. o conjunto dessas atividades; composto de marketing, marketing mix; 3 conjunto de aes, estrategicamente formuladas, que visam influenciar o pblico quanto a determinada idia, instituio, marca, pessoa, produto, servio etc.
Dicionrio eletrnico Houaiss da lngua portuguesa, 2001.

Ainda considerando a leitura comparativa dos textos I e II, assinale a opo correta. A Recorrendo-se a pesquisas de mercado, tpico 1 do texto I, possvel realizar o estudo do pblico mencionado no primeiro pargrafo do texto II. B O texto II incoerente ao enumerar trs ordens e desdobr-las em apenas duas ordens no tpico 3: ordem profunda e ordem superficial. C De acordo com a argumentao do texto II, correto inferir que o binmio domstico ou estranho corresponde a nacional ou estrangeiro. D No tpico 2 do texto II, expresso parte questes de preo, por estar isolada entre vrgulas, tem carter explicativo, acessrio, e, por isso, pode ser eliminada sem que haja alterao nas idias do texto. E No tpico 2 do texto II, a forma verbal reclamar tem o sentido de exigir.

Texto II O estudo do pblico, isto , dos mercados, de trs ordens econmico, psicolgico e propriamente social. Isto , para entrar em um mercado, seja domstico ou estranho, preciso: 1 saber as condies de aceitao econmica do artigo, e aquelas em que trabalha, e em que oferece, a concorrncia; 2 conhecer a ndole dos compradores, para, parte questes de preo, saber qual a melhor forma de apresentar, de distribuir e de reclamar o artigo; 3 averiguar quais so as circunstncias especiais, se as houver, que, de ordem profunda e social ou poltica, ou superficial e de moda ou de momento, obrigam a determinadas correes no resultado dos dois estudos anteriores.
Fernando Pessoa. Alguma prosa. Cleonice Berardinelli (Org.). 5.a ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990, p. 224-5 (com adaptaes).

UnB/CESPE TJRJ

Caderno A

Cargo: Analista Judicirio

Texto para as questes de 38 a 40

QUESTO 39

Mesmo que o presidente Luiz Incio Lula da Silva sancione o projeto de lei que torna obrigatria a realizao, no curso do processo penal, de interrogatrios de rus presos por meio de videoconferncias, vai acabar no STF a discusso sobre a constitucionalidade da medida j em prtica em alguns estados e no DF. Os ministros tm opinies conhecidas divergentes sobre a questo. Quatro integrantes da 2.a Turma entenderam, no julgamento de um habeas corpus, que esse tipo de interrogatrio viola os princpios da ampla defesa e do devido processo legal.
Jornal do Brasil, 4/11/2007.

Assinale a opo que apresenta argumento que pode ser considerado favorvel sano do projeto de lei mencionado no texto. A Caso o defensor pblico ou advogado do ru fique no estabelecimento prisional, ao lado do acusado, ele estar impossibilitado de realizar a necessria fiscalizao do ato processual. B Caso o defensor pblico ou advogado do ru permanea na sede do juzo, ao lado dos demais sujeitos processuais, ser invivel que ele obtenha de pronto as informaes necessrias ao exerccio do contraditrio e da ampla defesa. C Os tratados internacionais que determinam a apresentao do preso, em prazo razovel, diante do juiz, para ser ouvido, com as devidas garantias, foram ratificados pelo Brasil. D O Conselho Nacional de Poltica Criminal e Penitenciria (rgo federal) repudia o projeto de lei que prope que rus presos sejam interrogados por meio de videoconferncia. E Estima-se que atinja a cifra de R$ 250 mil o gasto pblico com idas e vindas do traficante Fernandinho Beira-Mar ao Rio de Janeiro, para comparecer a interrogatrios.
QUESTO 40

QUESTO 38

Assinale a opo que apresenta proposta de redao que, imprimindo clareza e correo gramatical ao texto, desfaz a ambigidade do segmento o projeto de lei que torna obrigatria a realizao, no curso do processo penal, de interrogatrios de rus presos por meio de videoconferncias.

Assinale a opo que apresenta um perodo que poderia finalizar o segundo pargrafo, mantendo-se a coerncia e a correo gramatical do texto. A Apesar disso, no ms anterior, a ministra Ellen Gracie, em planto durante o recesso do Poder Judicirio, indeferiu liminar em recurso proposto por ru preso em So Paulo, no entendimento que essa prtica ofende primeira vista, garantia constitucional. B Um ms antes, no entanto, a ministra Ellen Gracie que estava de planto durante o recesso do Poder Judicirio havia negado liminar em recurso proposto por um ru preso em So Paulo, por entender que tal prtica no ofende primeira vista, garantia constitucional. C Conquanto a presidenta desse mesmo tribunal, ministra Ellen Gracie, tenha recusado, um ms antes, liminar em recurso proposto por um ru preso em So Paulo, em face de a referida prtica no violar, em um primeiro exame, garantia constitucional. D Contudo, a ministra Ellen Gracie, que estava de planto, durante o recesso do Poder Judicirio acatou liminar em recurso proposto por um ru preso em So Paulo, por entender que tal prtica ofendia, em um primeiro exame, garantia constitucional. E Tendo, inclusive, a ministra Ellen Gracie, que estava de planto durante o recesso judicirio, acatado liminar em recurso proposto por um ru preso em So Paulo, argumentando que a prtica de interrogatrio por videoconferncia no viola garantia constitucional.

A o projeto de lei que torna obrigatria, no curso do processo penal, a realizao de interrogatrios por meio de videoconferncias de rus presos B o projeto de lei que torna a videoconferncia obrigatria nos interrogatrios de rus presos no curso do processo penal C o projeto de lei, que no curso do processo penal, torna obrigatria a realizao de interrogatrios por meio de videoconferncias D o projeto de lei que torna obrigatria, no curso do processo penal de rus presos, a realizao de interrogatrio por meio de videoconferncias E o projeto de lei de videoconferncia, que torna obrigatrio no curso do processo penal, o interrogatrio, por meio da mesma, de rus presos

UnB/CESPE TJRJ

Caderno A

Cargo: Analista Judicirio

DIREITO CONSTITUCIONAL, DIREITO ADMINISTRATIVO, DIREITO PROCESSUAL CIVIL E DIREITO PROCESSUAL PENAL
QUESTO 41 QUESTO 43

Acerca dos princpios informativos do direito administrativo, assinale a opo correta. A A previsibilidade no emprego do poder, por instituies e rgos, previamente estabelecidos, no decorre do princpio da segurana jurdica. B Pelo princpio da motivao, possvel a chamada motivao aliunde, ou seja, a mera referncia, no ato, sua concordncia com anteriores pareceres, informaes, decises ou propostas, como forma de suprimento da motivao do ato. C O princpio da ampla defesa e do contraditrio tem sua aplicao, no mbito administrativo, limitada aos processos administrativos punitivos. D A publicidade elemento formativo do ato administrativo, uma vez que, sem ela, o ato no chega a se formar e, por isso, no pode gerar efeitos. E A violao ao princpio da finalidade no gera o chamado abuso de poder, que aplicado nos casos em que o ato administrativo praticado por agente incompetente.
QUESTO 42

Tnia, que professora em uma escola secundria do municpio do Rio de Janeiro, foi aprovada, na 29. colocao, em concurso pblico para o provimento de cargo de analista judicirio do TJRJ, cujo edital no prev qualquer formao especfica, mas apenas formao em nvel superior, com 30 vagas, sendo 5% para os portadores de deficincia fsica. Pedro foi aprovado em segundo lugar nas vagas para deficientes fsicos. Com referncia situao acima apresentada e acerca dos servidores pblicos e dos precedentes dos tribunais superiores, assinale a opo correta. A Sendo nomeado, Pedro far jus a ser empossado na segunda vaga para os deficientes fsicos. B Tnia, sendo servidora municipal, poder acumular o seu cargo efetivo com o cargo efetivo de analista judicirio, indiscriminadamente, uma vez que este considerado cargo tcnico cientfico, mesmo no exigindo qualquer formao especfica de conhecimento. C pacfica a jurisprudncia do STF de que o candidato aprovado em concurso pblico, dentro do nmero de vagas, far jus a ser provido no respectivo cargo. D Caber ao governador do estado do Rio de Janeiro empossar Tnia ou Pedro. E A remunerao do cargo de analista judicirio, mesmo sendo este organizado em carreira, no poder ser fixada em subsdio.
QUESTO 44

Maria, que diretora no-empregada de uma sociedade de economia mista federal, com sede no estado do Rio de Janeiro, a responsvel pela rea de contratos dessa empresa. Veiculou-se, na imprensa, que essa sociedade estaria firmando um contrato com o TJRJ. Tendo como referncia a situao hipottica acima, assinale a opo correta acerca da administrao direta e indireta. A Maria ser regida pela Consolidao das Leis Trabalhistas (CLT). B O TJRJ compe a chamada administrao pblica direta, sendo um rgo independente. C Eventual conflito judicial, no que se refere ao cumprimento do referido contrato, no havendo foro de eleio, dever ser julgado pela justia estadual. D As sociedades de economia mista so criadas por lei especfica, devendo registrar os seus atos constitutivos em cartrio como forma de aquisio de personalidade jurdica. E As sociedades de economia mista so imunes aos impostos.

Acerca dos agentes pblicos, assinale a opo correta. A Os delegados de servio notarial e de registro, uma vez que so selecionados por meio de concurso pblico, so considerados servidores pblicos propriamente ditos. B A moderna doutrina arrola os juzes como agentes polticos, por exercerem tambm uma parcela da soberania do Estado. C Aqueles que so contratados para atender a necessidade temporria de excepcional interesse pblico so considerados, segundo legislao, como empregados pblicos e so regidos exclusivamente pela CLT. D Aqueles que so contratados para atender necessidade temporria de excepcional interesse pblico devem ser selecionados por meio de concurso pblico. E Segundo a doutrina, os funcionrios das concessionrias de servio pblico no podem ser considerados agentes em colaborao com o poder pblico.

UnB/CESPE TJRJ

Caderno A

Cargo: Analista Judicirio

Texto para as questes 45 e 46 O governador do estado do Rio de Janeiro emitiu um decreto, para fiel execuo das leis, aps aprovao de parecer da procuradoria-geral do estado, disciplinando a lei X. No entanto, entendeu-se, aps o mesmo gerar os efeitos que dele se esperava, que o referido decreto, em alguns pontos, estaria ultrapassando os limites legais, regulando matria que no estava contida na lei X.
QUESTO 45

QUESTO 48

Acerca do processo administrativo, assinale a opo correta. A A CF expressamente preceitua que a todos, no mbito administrativo e judicial, so assegurados a razovel durao do processo e os meios que garantam a celeridade de sua tramitao. B Considere a seguinte situao hipottica. Bruno, servidor pblico, teve a sua conversa telefnica gravada por Solange, gerente de uma empresa prestadora de servios, na qual Bruno solicitava R$ 15.000,00 de propina para autorizar a prorrogao do contrato dessa prestadora. Nessa situao, a referida conversa telefnica, uma vez que no foi autorizada judicialmente, no pode ser admitida em processo administrativo disciplinar instaurado contra Bruno. C Considere a seguinte situao hipottica. Iara, servidora pblica, passou a receber determinada quantia em seu contracheque. Em consulta formulada ao respectivo setor, foi-lhe informado que aquela quantia era de fato devida, j que fundada em uma nova interpretao da lei conferida pela administrao. No entanto, dois anos depois, houve mudana na interpretao daquele dispositivo legal. Nessa situao, a administrao poder, de imediato, de acordo com a prevalncia do interesse pblico sobre o privado, cassar o pagamento da mencionada quantia, independentemente de manifestao de Iara. D Considere a seguinte situao hipottica. Breno foi punido com a pena administrativa de demisso do servio pblico. No entanto, nos autos da ao penal movida pelo Ministrio Pblico, a justia absolveu Breno, sob o fundamento de que no havia provas nos autos de sua participao no mesmo evento que gerou a sua demisso. Nessa situao, Breno dever ser reintegrado no cargo. E Considere a seguinte situao hipottica. Fbio requereu a sua aposentadoria no TJRJ, a qual foi deferida em janeiro de 2006. No entanto, em maro de 2007, o TCE/RJ negou registro a essa aposentadoria, sob o fundamento de que faltavam ainda 3 meses de trabalho, e determinou o retorno de Fbio. Nessa situao, o TCE/RJ violou o direito de Fbio ao contraditrio e ampla defesa.
QUESTO 49

Na situao hipottica descrita no texto, o decreto emitido apresenta vcio de A B C D E competncia. objeto. finalidade. motivo. forma.

QUESTO 46

Ainda a respeito do decreto citado no texto e acerca dos atos administrativos, assinale a opo correta. A pacfico o entendimento de que os decretos no so considerados atos administrativos, pois so, em verdade, atos normativos secundrios. B pacfico o entendimento de que os pareceres so atos administrativos opinativos. C Diante do princpio da legalidade, o decreto em tela pode ser declarado ilegal pela prpria administrao, deixando-o de aplicar, j que extrapola os limites da lei. D O vcio contido no referido decreto pode ser reconhecido pelo Poder Judicirio, hiptese em que deve reconhecer a sua nulidade, no caso concreto, apenas na parte em que extrapolou os limites legais. E O vcio contido no referido decreto pode ser reconhecido pelo prprio governador, que dever revogar o referido decreto, por vcio de ilegalidade.
QUESTO 47

Acerca das funes essenciais justia, assinale a opo correta. A Ao Ministrio Pblico assegurada autonomia funcional e administrativa, podendo ele propor ao Poder Legislativo a criao e a extino de seus cargos e servios auxiliares, provendo-os por concurso pblico de provas ou de provas e ttulos. B O Ministrio Pblico abrange o Ministrio Pblico da Unio e os ministrios pblicos estaduais e do DF e territrios. C Aos membros do Ministrio Pblico, ao contrrio do que ocorre com os membros da magistratura, no vedado o exerccio de atividade poltico-partidria. D s defensorias pblicas so asseguradas autonomia funcional e administrativa e a iniciativa de sua proposta oramentria, dentro dos limites estabelecidos na lei de diretrizes oramentrias. E Advocacia-Geral da Unio compete representar a Unio, as autarquias e as fundaes, judicial e extrajudicialmente.

Acerca dos direitos e garantias fundamentais, assinale a opo correta. A Homens e mulheres so iguais em direitos e obrigaes, nos termos da CF, no podendo a lei criar qualquer forma de distino. B O direito fundamental honra se estende s pessoas jurdicas. C A inviolabilidade do domiclio no alcana o fisco, quando na busca de identificao da ocorrncia de fato gerador dos tributos por ele fiscalizados. D A vedao ao anonimato impede o sigilo da fonte, mesmo quando necessrio ao exerccio profissional. E As entidades associativas, quando expressamente autorizadas, tm legitimidade para representar seus filiados judicialmente, mas no no contencioso administrativo.

UnB/CESPE TJRJ

Caderno A

Cargo: Analista Judicirio

10

QUESTO 50

QUESTO 52

Ainda acerca dos direitos e garantias fundamentais, assinale a opo correta. A A garantia ao direito de herana um direito fundamental, que no pode ser restringido pela legislao infraconstitucional. B So inafianveis os crimes de ao de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrtico, de racismo, de prtica da tortura, de trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins, de terrorismo e os definidos como crimes hediondos. C Conceder-se- habeas corpus para proteger direito lquido e certo, quando o responsvel pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pblica ou agente de pessoa jurdica no exerccio de atribuies do poder pblico. D Conceder-se- mandado de segurana sempre que algum sofrer ou se achar ameaado de sofrer violncia ou coao em sua liberdade de locomoo, por ilegalidade ou abuso de poder. E Qualquer pessoa parte legtima para propor ao popular que vise anular ato lesivo ao patrimnio pblico ou de entidade de que o Estado participe, moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimnio histrico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada m-f, isento de custas judiciais e do nus da sucumbncia.
QUESTO 51

Acerca da organizao do Estado, assinale a opo correta. A de competncia concorrente entre a Unio, os estados, o DF e os municpios legislar sobre normas gerais de licitao e contratao, em todas as modalidades, para as administraes pblicas diretas, autrquicas e fundacionais. B Lei do estado do Rio de Janeiro que disponha acerca de custas e servios forenses no se submeter ao regime constitucional da legislao concorrente. C Os estados podero, mediante lei complementar, instituir regies metropolitanas, aglomeraes urbanas e microrregies, constitudas por agrupamentos de municpios limtrofes, para integrar a organizao, o planejamento e a execuo de funes pblicas de interesse comum. D O prefeito obrigado a promover o repasse dos recursos financeiros destinados cmara de vereadores at o dia 20 de cada ms. No entanto, a ausncia do repasse at essa data no constitui crime de responsabilidade. E O DF, vedada sua diviso em municpios, reger-se- por sua constituio, que, aprovada por dois teros da Cmara Legislativa, ser promulgada, desde que atendidos os princpios estabelecidos na CF.
QUESTO 53

Acerca dos princpios fundamentais da CF, julgue os itens a seguir. I A Repblica uma forma de Estado. II A federao uma forma de governo. III A Repblica Federativa do Brasil admite o direito de secesso, desde que esta se faa por meio de emenda CF, com trs quintos, no mnimo, de aprovao em cada casa do Congresso Nacional, em dois turnos. IV So poderes da Unio, dos estados e do DF, independentes e harmnicos, o Legislativo, o Judicirio e o Executivo. V A expresso Estado Democrtico de Direito, contida no art. 1. da CF, representa a necessidade de se providenciar mecanismos de apurao e de efetivao da vontade do povo nas decises polticas fundamentais do Estado, conciliando uma democracia representativa, pluralista e livre, com uma democracia participativa efetiva. A quantidade de itens certos igual a A B C D E 1. 2. 3. 4. 5.

Diante da necessidade de se desenvolver economicamente um municpio, Tibrio, seu prefeito, criou, por meio de decreto, o programa denominado Plano Tibrio de Desenvolvimento do Municpio, e aproveitou a mesma oportunidade para criar 20 cargos pblicos que seriam providos por meio de concurso pblico. Fez publicar, logo depois, edital de concurso pblico para provimento desses cargos efetivos, com prazo de validade do concurso em oito meses, prorrogveis. Foram aprovadas 14 pessoas. Tendo como referncia a situao hipottica acima apresentada, assinale a opo correta acerca da administrao pblica. A O prazo de validade do concurso em tela poder ser prorrogado, desde que no ultrapasse o prazo total de at 4 anos. B Aps a primeira prorrogao do referido concurso, um novo concurso poder ser iniciado, antes mesmo do transcurso total do prazo de validade do concurso anterior e da posse dos 14 aprovados, sem que se esteja violando a CF. C O nome dado ao programa de desenvolvimento no viola a CF, uma vez que a publicidade dos atos, programas, obras, servios e campanhas dos rgos pblicos dever ter por finalidade o atingimento do seu fim ltimo. D Se Tibrio for condenado por ato de improbidade, no haver sano, desde que ele pague, com recursos prprios, os prejuzos causados ao errio. E Lei municipal no poder disciplinar a aplicao de recursos oramentrios provenientes da economia com despesas correntes do citado rgo, sob a forma de adicional ou prmio de produtividade aos seus servidores.

UnB/CESPE TJRJ

Caderno A

Cargo: Analista Judicirio

11

QUESTO 54

QUESTO 56

Acerca do Poder Judicirio, assinale a opo correta. A Os servidores no podero receber delegao para a prtica de atos de administrao e atos de mero expediente sem carter decisrio, j que a funo jurisdicional indelegvel. B Aos juzes e desembargadores vedado o exerccio da advocacia no juzo ou tribunal do qual se afastou, antes de decorridos quarenta dias do afastamento do cargo, por aposentadoria ou exonerao. C Ao TJRJ compete julgar os juzes do respectivo estado, bem como os seus membros do Ministrio Pblico, nos crimes comuns e de responsabilidade, inclusive os crimes eleitorais. D O TJRJ tem autonomia administrativa e financeira, devendo elaborar a sua prpria proposta oramentria, dentro dos limites estipulados conjuntamente com os outros poderes, na lei de diretrizes oramentrias, encaminhando-a por meio de seu presidente. E Durante a execuo oramentria do exerccio, no poder haver a realizao de despesas ou a assuno de obrigaes por parte do TJRJ que extrapolem os limites estabelecidos na lei de diretrizes oramentrias, mesmo que mediante a abertura de crditos suplementares ou especiais.
QUESTO 55

Quanto aos meios de prova no processo civil, assinale a opo correta. A Cabe ao autor o nus da prova, exceto quando as partes, no curso do processo, convencionarem de modo diverso. Se o nus da prova do fato, em determinado processo, cabe ao autor, somente ele tem legitimidade para requerer a produo de tal prova. B Caso seja deferida a realizao da prova pericial e posteriormente seja julgada antecipadamente a lide, a sentena proferida nesse processo padecer de nulidade absoluta por cerceamento de defesa. C Os fatos negativos so suscetveis de prova por meio de documentos e testemunhas, cabendo o nus probatrio quele que tiver melhores condies de dele desincumbir-se. D A falsidade material consiste na ofensa verdade devido formao de documento falso ou a alteraes introduzidas em documentos verdadeiros. H falsidade ideolgica quando, em um documento materialmente verdadeiro, so expostos fatos ou declaraes inverdicas. E A prova oral produzida em determinado processo entre terceiros pode ser validamente aproveitada em outro processo, na mesma forma em que foi produzida no processo originrio, ou seja, como prova oral.
QUESTO 57

A respeito da comunicao dos atos processuais, assinale a opo correta. A Em caso de citao por edital, o prazo fixado pelo juiz no edital no se confunde com o prazo de defesa. Realizada a citao por edital, comea a correr o prazo para contestar no primeiro dia til seguinte ao prazo de dilao assinado pelo juiz. B Se no ocorrer a citao ou se esta for invlida, o comparecimento espontneo do ru apenas para alegar a nulidade ou a inexistncia da citao procedida convalidar a nulidade ou suprir o defeito. Nesse caso, reconhece-se como citado o ru, contando-se a partir desse comparecimento o prazo para que se apresente a contestao. C Quando a citao for ficta, no comparecendo o ru para defender-se no processo, desde que se trate de direito indisponvel ou que haja fundado receio da incapacidade da parte requerida, o juiz nomear um curador especial que ser responsvel pela defesa do revel ou do incapaz. D O ru ser considerado citado quando o oficial de justia comparecer residncia do demandado e no o encontrar, por trs vezes consecutivas, em horrios diferentes, inclusive depois do expediente forense. Presume-se, nesse caso, que o ru ocultou-se para no receber a citao. E A intimao das partes, das testemunhas, dos auxiliares da justia e de outras pessoas que intervm no processo ser feita por publicao no rgo oficial, devendo constar da publicao os nomes das partes ou de seus advogados, ainda que o processo tramite sob segredo de justia ou que uma das partes seja revel.
Caderno A

Ainda acerca do Poder Judicirio, assinale a opo correta. A Caber recurso de apelao endereado ao respectivo tribunal de justia contra sentena proferida por juiz de direito, mesmo quando este atua no exerccio de competncia da justia federal. B O CNJ composto apenas por membros do Poder Judicirio e tem competncia, entre outras, para exercer o controle da atuao administrativa e financeira do Poder Judicirio e do cumprimento dos deveres funcionais dos juzes. C Compete ao STF julgar mandado de segurana contra ato ilegal e abusivo praticado pelo CNJ. D Compete ao STJ julgar as causas e os conflitos entre a Unio e os estados, a Unio e o DF, ou entre uns e outros, inclusive as respectivas entidades da administrao indireta. E Compete Unio fixar, por meio de lei ordinria, o valor das obrigaes de pequeno valor que a fazenda federal, estadual, distrital ou municipal deva fazer em virtude de sentena judicial transitada em julgado, independentemente de precatrio.

UnB/CESPE TJRJ

Cargo: Analista Judicirio

12

QUESTO 58

QUESTO 60

Ainda quanto aos atos processuais, assinale a opo correta. A nulo o ato processual quando praticado sem a observncia da forma determinada em lei, ainda que tenha alcanado a sua finalidade. B Na hiptese de nulidade absoluta do ato processual, a parte prejudicada dever, sob pena de precluso, argir a nulidade na primeira oportunidade em que lhe couber falar nos autos. C A distribuio dos processos por dependncia, sempre autorizada pelo juiz distribuidor, ser cabvel em caso de continncia e conexo com outra causa j ajuizada, de reconveno, de interveno de terceiro, e quando, tendo havido desistncia, o pedido for reiterado, mesmo que em litisconsrcio com outros autores. D A publicidade dos atos processuais um dos princpios fundamentais do processo. Qualquer restrio ou limitao a essa garantia constitucional acarreta a nulidade do ato praticado. Por isso, as audincias se realizam a portas abertas, com acesso franqueado ao pblico, independentemente da matria discutida no processo. E Nos atos processuais complexos, a nulidade de uma parte do ato no prejudicar as outras que dela sejam independentes.
QUESTO 59

Assinale a opo correta, com relao aos prazos dos atos processuais. A Quando o juiz no estabelecer prazo para o cumprimento de determinado ato processual, aplica-se a regra do prazo ordinrio de 48 horas. B Nos feriados, nas frias forenses ou fora de horrio legal, no se praticaro atos processuais, salvo no caso de citao e intimao; e ainda em carter excepcional em razo da notria urgncia e para evitar graves riscos de prejuzos e outras medidas, tais como penhora, arresto, seqestro e abertura de testamento. C Se o ato processual for daqueles que se pratica por meio de petio, a parte ter de protocolar a petio em dia til e dentro do horrio legal, ou seja, at as vinte horas do ltimo dia do prazo, prorrogando-se, no entanto, para o dia seguinte, e no horrio do expediente bancrio, o recolhimento das custas processuais. D O prazo peremptrio aquele que, embora fixado na lei, admite ampliao pelo juiz ou modificao por conveno das partes, desde que requerida antes do vencimento do prazo e fundamentada em motivo legtimo. E Os prazos processuais so contnuos e contados com excluso do dia do comeo e do vencimento, impedindo-se, assim, a reduo do prazo legal. Se a intimao for feita por meio da imprensa e a publicao ocorrer no sbado, o termo inicial da contagem do prazo ocorrer no primeiro dia til, ou seja, na segunda-feira.
QUESTO 61

A respeito das partes no processo civil, assinale a opo correta. A A ilegitimidade passiva de parte acarreta a extino do processo sem resoluo do mrito, por carncia de ao e ausncia de um dos pressupostos processuais, qual seja, a legitimidade para a causa. B A capacidade de ser parte relaciona-se com a capacidade processual, ou seja, a aptido de participar da relao processual, em nome prprio ou alheio. Tm capacidade de ser parte as pessoas naturais, as jurdicas e os entes despersonalizados. C A penalidade para a aquele que praticar um ato atentatrio ao exerccio da jurisdio de multa de at 20% sobre o valor da causa, ressalvados os advogados; e o valor dessa multa reverter para a fazenda pblica. D Ocorre a substituio processual voluntria quando o objeto litigioso transferido a outrem por negcio jurdico, entre vivos ou por causa mortis, firmados concomitantemente formao do processo ou durante a tramitao do feito. E As pessoas casadas no tm capacidade processual, pois elas dependem do consentimento do outro cnjuge para agirem judicialmente em defesa de seus direitos ou para se defenderem em juzo, salvo quando litigarem entre si.

Acerca da atuao do Ministrio Pblico no processo civil, assinale a opo correta. A obrigatria a interveno do Ministrio Pblico nas causas em que h interesse pblico evidenciado pela natureza da lide ou qualidade da parte. O parquet, como fiscal da lei, deve ser intimado de todos os atos do processo, podendo, ainda, requerer medidas ou diligncias necessrias ao descobrimento da verdade. B O Ministrio Pblico tem legitimidade ativa e passiva. Pode propor aes em nome prprio ou, nos casos expressos em lei, como representante de terceiros, bem como ser demandado, com os mesmos nus e poderes que tm as partes litigantes. C O processo em que se verificou a falta de intimao do Ministrio pblico, quando sua interveno era obrigatria, mesmo que a sentena seja favorvel parte tutelada pelo parquet, ser declarado nulo de ofcio ou a requerimento de qualquer das partes. D obrigatria a interveno do Ministrio Pblico, na qualidade de fiscal da lei, sempre que, em qualquer dos plos da relao processual, estiver uma pessoa portadora de deficincia, um enfermo ou um idoso. E O Ministrio Pblico, quando atua como parte, quer seja ele autor quer seja ru, tem os mesmos poderes e nus das partes. Pode confessar, transigir e prestar depoimento pessoal; no entanto, sendo vencido ou vencedor, no responde pelas despesas processuais nem por honorrios de advogado.

UnB/CESPE TJRJ

Caderno A

Cargo: Analista Judicirio

13

QUESTO 62

QUESTO 65

Assinale a opo correta. A O juiz dar curador especial ao ru preso, ao revel e tambm ao incapaz, ainda que este j tenha representante legal. B A procurao geral para o foro habilita o advogado a ser intimado dos atos dos processos; a transigir pela parte, desde que os direitos sejam disponveis; e a receber, em nome do ru, a citao para o processo. C Os absolutamente incapazes no podem ser partes em processo judicial. No entanto, os relativamente incapazes podem participar da relao processual, como autores ou rus, mediante seu representante legal, que praticar os atos da vida civil em nome deles, substituindo-os. D Ao curador especial permitido propor aes incidentais e provocar incidentes processuais destinados ao exerccio da ampla defesa. E Com a suspenso do processo, nenhum prejuzo sofrem os atos processuais anteriormente praticados, que permanecem ntegros e vlidos. Os prazos iniciados antes da suspenso no ficam prejudicados na parte transcorrida. Cessada a causa que motivar a paralisao do processo, o prazo se reinicia pelo restante necessrio a completar o lapso legal.
QUESTO 63

Julgue os itens a seguir, relativos ao inqurito policial. I Se a ao penal for de iniciativa privada, o inqurito ser instaurado a requerimento da vtima ou de seu representante legal. Como o inqurito policial procedimento administrativo, dever a autoridade policial garantir o contraditrio e a ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes, sob pena de haver nulidade na ao penal subseqente. O inqurito policial pode ser arquivado, de ofcio, pelo juiz, por membro do Ministrio Pblico ou pelo delegado de polcia, desde que fique comprovado que o indiciado agiu acobertado por causa excludente da antijuridicidade ou da culpabilidade. Uma vez relatado o inqurito policial, o Ministrio Pblico no poder requerer a devoluo dos autos autoridade policial, ainda que entenda serem necessrias novas diligncias, imprescindveis ao oferecimento da denncia. Nesse caso, dever oferecer a denncia desde j, requerendo ao juiz que as provas sejam produzidas no curso da instruo processual. De acordo com o Cdigo de Processo Penal (CPP), a autoridade policial poder decretar a incomunicabilidade do indiciado, pelo prazo mximo de trs dias.

II

III

IV

Acerca dos juizados especiais cveis (JECs), nos termos da Lei n. 9.099/1995, assinale a opo correta. A Compete ao JEC a liquidao e execuo de seus prprios julgados, desde que o valor a ser liquidado ou executado no seja superior a 40 salrios mnimos. Nessa situao, o ttulo executivo judicial dever ser processado perante o juzo cvel a quem couber por distribuio aleatria. B Em relao aos JECs, o legislador reconheceu o princpio da oralidade como norteador do procedimento e, para a verificao da competncia, considerou que o valor da causa deve corresponder ao benefcio econmico que o autor poderia experimentar, no caso de procedncia do pedido. C da competncia absoluta do JEC o julgamento de causa que no exceda quarenta salrios mnimos e cuja prova no dependa de conhecimentos tcnicos que exijam percia. D Uma ao de despejo por falta de pagamento de aluguis pode ser proposta perante o JEC, desde que o valor da causa no seja superior a quarenta salrios mnimos. E De sentena proferida caber recurso no prazo de 10 dias, sendo o julgamento de competncia do prprio juizado, por turma recursal. Havendo sucumbncia recproca, ao recurso interposto por qualquer das partes poder aderir a outra parte, assim que intimada para apresentar contra-razes ao recurso principal.
QUESTO 64

A quantidade de itens certos igual a A B C D E 1. 2. 3. 4. 5.

QUESTO 66

Quanto ao penal, assinale a opo correta. A Salvo disposio em contrrio, em caso de ao penal pblica condicionada representao, o direito de representao prescreve, para o ofendido, se ele no o exercer dentro do prazo de seis meses, contado do dia em que o crime foi praticado. B A representao ato formal, exigindo a lei forma especial, isto , deve ser feita por procurador especial, em documento em que conste o crime, o nome do autor do fato e da vtima, alm da assinatura do representante e do advogado legalmente habilitado. C Nos crimes sujeitos ao penal pblica incondicionada, se o Ministrio Pblico no oferecer a denncia no prazo legal ou se requerer o arquivamento do inqurito policial e o juiz no concordar com o pedido, ser admitida ao penal privada. D A queixa, ainda quando a ao penal for privativa do ofendido, poder ser aditada pelo Ministrio Pblico, a quem caber intervir em todos os termos subseqentes do processo. E Ainda que a representao contenha elementos que habilitem o Ministrio Pblico a promover a ao penal, no poder o promotor oferecer denncia imediatamente, devendo remeter a representao autoridade policial para que esta proceda ao inqurito.

O juiz poder exercer jurisdio no processo criminal em que A tiver funcionado seu amigo ntimo como defensor do acusado. B tiver funcionado seu parente por afinidade, em linha colateral em terceiro grau, como rgo do Ministrio Pblico. C ele prprio houver servido como testemunha. D ele prprio ou seu cnjuge ou parente, consanguneo ou afim em linha reta ou colateral at o terceiro grau, inclusive, for parte ou diretamente interessado no feito. E tiver funcionado como juiz de outra instncia, pronunciandose, de fato ou de direito, sobre a questo.

UnB/CESPE TJRJ

Caderno A

Cargo: Analista Judicirio

14

QUESTO 67

QUESTO 69

Em uma ronda de rotina, policiais militares avistaram Euclides, primrio, mas com maus antecedentes, portando vrias jias e relgios. Consultando o sistema de comunicao da viatura policial, via rdio, os policiais foram informados de que havia uma ocorrncia policial de furto no interior de uma residncia na semana anterior, no qual foram subtrados vrios relgios e jias, que, pelas caractersticas, indicavam serem os mesmos encontrados em poder de Euclides. Com relao a essa situao hipottica, assinale a opo correta. A Euclides dever ser preso em flagrante delito, na modalidade flagrante presumido. B Euclides dever ser preso em flagrante delito, na modalidade flagrante prprio. C Euclides dever ser preso em flagrante delito, na modalidade flagrante retardado. D Euclides dever ser preso em flagrante delito, na modalidade flagrante imprprio. E Euclides no dever ser preso, pois no h que se falar em flagrante no caso mencionado.
QUESTO 68

Em cada uma das opes a seguir, apresentada uma situao hipottica relativa a habeas corpus, seguida de uma assertiva a ser julgada. Assinale a opo que apresenta assertiva correta.

A Henrique foi preso em flagrante delito por porte de arma de fogo. Oferecida a denncia, o juiz a recebeu. Nessa situao, se for ilegal a priso, a autoridade coatora passa a ser o juiz que recebeu a denncia e o habeas corpus no poder ser interposto por estudante de direito que no seja inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil. B Mrio foi preso em flagrante pela prtica de crime de roubo. Na audincia de instruo e julgamento, constatou-se que Mrio no havia sido intimado para o ato e, apesar da manifestao da defesa requerendo o adiamento do ato e a intimao regular do acusado, o juiz realizou a audincia. Nessa situao, se o tribunal conceder habeas corpus em face da nulidade do processo, haver, em conseqncia, o trancamento da ao penal. C Jlio foi denunciado pela prtica de crime de furto, embora ficasse constatado que ocorrera a prescrio entre a data do fato e a data do recebimento da denncia. Nessa situao, no cabe habeas corpus com a finalidade de trancar a ao penal, tendo em vista que no h coao ilegal, pois Jlio no estava preso. D Porfrio foi preso em flagrante pela prtica de infrao penal punida com pena de deteno. No entanto, a autoridade policial no lhe concedeu fiana, embora preenchidos os requisitos legais para tanto, por entender que seria conveniente para a instruo do inqurito policial a manuteno da priso de Porfrio. Nessa situao, no h coao ilegal passvel de ser sanada via habeas corpus. E Hugo foi preso em flagrante delito e, aps determinao do juiz de direito no sentido de ele ser colocado em liberdade, em face de deciso de liberdade provisria com fiana, o delegado de polcia, por m-f, manteve Hugo preso por mais duas semanas. Nessa situao, ordenada a soltura de Hugo em virtude de habeas corpus, o delegado de polcia ser condenado nas custas.

Assinale a opo correta acerca de liberdade provisria e fiana. A Considere a seguinte situao hipottica. Flvio foi denunciado por estelionato e beneficiado com a liberdade provisria com fiana, prestando compromisso de comparecer perante a autoridade todas as vezes em que fosse intimado para atos da instruo criminal e do julgamento. Todavia, sem motivo justo, deixou de comparecer audincia de oitiva de testemunhas de acusao. Nessa situao, a fiana ser havida como quebrada, mas Flvio poder ser novamente beneficiado com a liberdade provisria com fiana, no mesmo processo, desde que ausentes os requisitos para a priso preventiva. B Considere a seguinte situao hipottica. Beto foi preso em virtude de mandado de juiz cvel, tendo em vista que foi considerado depositrio infiel. Nessa situao hipottica, poder ser concedida fiana a Beto. C Caso um indivduo esteja no gozo de suspenso condicional da pena e venha a ser processado por crime de homicdio culposo, nessa situao, poder ser concedida fiana a esse indivduo, no que tange ao processo destinado a apurar o crime de homicdio culposo. D A fiana pode ser prestada em qualquer momento processual, enquanto no transitar em julgado a sentena penal condenatria, e somente ser concedida, pelo juiz, aps prvia manifestao do Ministrio Pblico. E Em caso de priso em flagrante pela prtica de crime contra a economia popular, poder ser concedida liberdade provisria sem fiana por deciso do juiz competente, desde que o acusado se comprometa a comparecer a todos os atos processuais para os quais for intimado.
UnB/CESPE TJRJ

Caderno A

Cargo: Analista Judicirio

15

QUESTO 70

QUESTO 73

O juiz de direito substituto da 1. Vara Criminal da Comarca do Rio de Janeiro recebeu denncia em face de Tertuliano, na qual constava que, no dia 10 de fevereiro de 2007, mediante grave ameaa, exercida com emprego de arma de fogo, Tertuliano subtraiu o carro e outros bens que estavam no interior do veculo, tudo de propriedade da vtima Fabrcia. Por fim, requereu o promotor signatrio da denncia a condenao de Tertuliano nas penas do crime de furto art. 155, caput, do Cdigo Penal (CP). Aps regular trmite processual, tendo Tertuliano confessado que praticou os fatos na forma em que foram mencionados na denncia e tendo a vtima tambm asseverado a veracidade de tais fatos, juntando-se aos autos, ainda, o laudo de eficincia da arma de fogo utilizada por Tertuliano e apreendida pelos policiais, as partes nada requereram em diligncias (fase prevista no art. 499 do CPP). Em alegaes finais, o Ministrio Pblico pediu a condenao nos termos da denncia e a defesa requereu a absolvio do acusado por falta de provas. O juiz sentenciou o feito, condenando o acusado nas penas do art. 157, 2., inciso I, do CP roubo qualificado pelo emprego de arma. Nessa situao hipottica, correto afirmar que a sentena prolatada pelo juiz de direito substituto da vara A nula de pleno direito, pois houve cerceamento de defesa. B relativamente nula, dependendo a declarao de nulidade da comprovao, por parte da defesa, de que houve prejuzo para o ru. C inexistente, pois foi proferida por juiz de direito substituto e no pelo titular da vara. D plenamente vlida, tendo o juiz aplicado a norma processual relativa emendatio libelli. E plenamente vlida, tendo o juiz aplicado a norma processual relativa mutatio libelli.

A respeito dos rgos judicirios de segunda instncia, assinale a opo correta com base no CODJERJ. A O TJRJ compe-se de 150 desembargadores e tem como rgos julgadores as Cmaras Isoladas, a Seo Criminal, o Conselho da Magistratura e o rgo Especial. B O TJRJ presidido por um dos seus membros e ter trs vice-presidentes, alm do corregedor-geral da justia. Concorrero eleio para os referidos cargos os membros efetivos do TJRJ, sendo facultativa a aceitao do cargo. C O rgo Especial do TJRJ constitudo de 25 membros, dele fazendo parte o presidente, os vice-presidentes e o corregedor-geral da justia, provendo-se metade das vagas por antiguidade, em ordem decrescente, e a outra metade por eleio pelo Tribunal Pleno, respeitada a representao de advogados e membros do Ministrio Pblico, inadmitida a recusa do encargo. D O chefe do Poder Judicirio do Rio de Janeiro o presidente do TJRJ, a quem compete dirigir os trabalhos do tribunal, presidir as eleies para os cargos de direo e as sesses do rgo Especial do TJRJ e do Conselho da Magistratura e distribuir, em audincia pblica, na forma da lei processual, os feitos de natureza cvel. E Sero presididos pelo presidente do TJRJ os processos instaurados contra juzes, mediante determinao do Conselho da Magistratura, funcionando como escrivo o diretor-geral da Secretaria da Corregedoria.
QUESTO 74

So magistrados I II III IV V os desembargadores. os juzes de direito. os juzes substitutos. os juzes de turmas recursais. os juzes de paz.

LEGISLAO
QUESTO 71

Acerca do CODJERJ, assinale a opo correta. A Cada comarca compreender um nico municpio e poder compreender uma ou mais varas. B Os conselhos da justia militar so rgos do Poder Judicirio do estado. C A sede da comarca poder ser transferida por ato privativo do presidente do TJRJ, independentemente de prvia aprovao do tribunal, em caso de necessidade ou relevante interesse pblico. D So requisitos essenciais para a criao de comarca a populao mnima de quinze mil habitantes ou o mnimo de oito mil eleitores e o movimento forense anual de, pelo menos, duzentos feitos judiciais, sendo desnecessria a anlise da receita tributria municipal para tanto. E Na entrada em vigor do CODJERJ, foram extintas as comarcas existentes que no alcanaram os ndices mnimos para a criao de comarcas, estabelecidos no mencionado cdigo.
QUESTO 72

A quantidade de itens certos igual a A 1.


QUESTO 75

B 2.

C 3.

D 4.

E 5.

Com base no Estatuto dos Funcionrios Pblicos Civis do Poder Executivo do Estado do Rio de Janeiro (EFPCPE/RJ), assinale a opo correta a respeito do estgio experimental. A O estgio experimental pressupe prvia habilitao nas provas e no exame de sanidade fsico-mental. B O estagirio receber, desde o incio do estgio, retribuio correspondente a 100% dos vencimentos do cargo, independentemente de ser, ao final do estgio, efetivamente nomeado. C O candidato que, ao ser designado para o estgio experimental, for ocupante, em carter efetivo, de cargo em rgo da administrao estadual direta, no precisar se afastar do cargo, se houver compatibilidade de horrios. D O estgio experimental no inabilita o candidato no concurso pblico, pois tem o carter meramente classificatrio. E O incio do exerccio do cargo ocorre com a convocao para o estgio experimental, publicada na imprensa oficial local.

A justia de primeira instncia no inclui A B C D E as turmas cveis. as turmas recursais. os juzes de paz. o conselho de justia militar. os juzes de direito e os tribunais do jri.

UnB/CESPE TJRJ

Caderno A

Cargo: Analista Judicirio

16

QUESTO 76

QUESTO 78

Com base no CODJERJ, julgue os seguintes itens. I Considere a seguinte situao hipottica. Fernando, s 17 h 50 min, ajuizou ao, sob o rito ordinrio, requerendo concesso de tutela antecipada para ser transferido, s expensas do poder pblico, para uma unidade de tratamento intensivo em hospital particular, considerando que no havia leitos disponveis na rede pblica, que ele no poderia arcar com os custos do tratamento particular e que corria risco de vida. Nessa situao, no estando presente nenhum juiz com competncia para apreciar a matria, desde que Fernando requeira justificadamente, a petio poder ser despachada por juiz de vara criminal. Considere a seguinte situao hipottica. Norberto juiz titular da 1. Vara Cvel da Comarca do Rio de Janeiro, tendo sido designado Eustquio para o auxiliar nos feitos da vara. Nessa situao, cabe a Norberto delegar feitos ao juiz auxiliar, podendo faz-lo na quantidade de at dois teros dos feitos distribudos vara. O juiz de direito titular da 1. vara criminal de determinada comarca do estado do Rio de Janeiro ser competente para processar e julgar os feitos relativos violncia domstica e familiar contra a mulher, tendo em vista que, no havendo vara especfica instalada, prev o CODJERJ que a competncia ser do juiz da vara criminal de menor nmero. Compete ao TJRJ o julgamento dos habeas corpus impetrados em face de deciso de juiz de vara do juizado especial cvel de comarca do estado do Rio de Janeiro. Aos juzes de direito das comarcas de um s juzo compete exercer as atribuies de diretor do foro.

Com relao ao EFPCPE/RJ, assinale a opo correta. A Caso uma funcionria pblica civil do Poder Executivo do estado do Rio de Janeiro pretenda viajar de frias para a Argentina, para que ocorra tal afastamento, o ato depender, salvo delegao de competncia, de prvia autorizao do governador do estado. B Conceder-se- licena gestante, com vencimento e vantagens, pelo prazo de 4 meses, prorrogvel no caso de aleitamento materno, por, no mnimo, mais de 30 dias, estendendo-se, no mximo, at 90 dias. C Durante o perodo da licena para tratamento de sade, no poder haver suspenso da contagem do tempo de servio para efeito de licena-prmio. D O funcionrio pblico que for definitivamente condenado criminalmente ao cumprimento de pena privativa de liberdade, sem perda do cargo, no deixar de receber seus vencimentos e vantagens durante o cumprimento da pena. E Somente se considera acidente em servio aquele que acarrete dano fsico e tenha relao imediata e direta com o exerccio do cargo.
QUESTO 79

II

III

Com relao ao EFPCPE/RJ, assinale a opo correta. A O funcionrio aposentado poder desempenhar mandato eletivo, mas ter de optar entre o salrio original e o do mandato. B Se for considerada ilegtima, pelo rgo competente, uma acumulao informada oportunamente pelo funcionrio, este ser exonerado de ofcio. C A responsabilidade civil dos funcionrios pblicos civis do Poder Executivo do estado do Rio de Janeiro decorre de procedimento doloso que importe prejuzo da fazenda estadual ou de terceiros, no havendo responsabilidade em caso de procedimento culposo. D A responsabilidade administrativa resulta de atos praticados ou omisses ocorridas no desempenho do cargo ou funo, quando comprometedores da dignidade e do decoro da funo pblica. No h responsabilidade administrativa, todavia, em relao a atos praticados fora do desempenho do cargo ou funo, ainda que comprometam a dignidade e o decoro da funo pblica. E As cominaes civis, penais e disciplinares podero cumularse, sendo umas e outras independentes entre si, bem assim as instncias civil, penal e administrativa.
QUESTO 80

IV

A quantidade de itens certos igual a A B C D E 1. 2. 3. 4. 5.

QUESTO 77

Segundo o EFPCPE/RJ, vedada a acumulao remunerada de cargos e funes pblicos, mesmo que haja correlao de matrias e compatibilidade de horrios, no seguinte caso: A B C D E um cargo de juiz com outro de professor. dois cargos de professor. um cargo de juiz com um cargo de mdico. dois cargos privativos de mdico. um cargo de professor com outro tcnico ou cientfico.

No constitui penalidade disciplinar prevista no EFPCPE/RJ a A B C D E jubilao. multa. priso administrativa. repreenso. disponibilidade.

UnB/CESPE TJRJ

Caderno A

Cargo: Analista Judicirio

17

QUESTO 81

QUESTO 83

Cada uma das opes abaixo apresenta uma situao hipottica relacionada a funcionrios, seguida de uma assertiva ser julgada com base no EFPCPE/RJ. Assinale a opo que apresenta assertiva correta. A Srgio participou de conselho tcnico da empresa Alfa Gama, que era, no perodo, concessionria de servio pblico. Nessa situao, Srgio dever ser punido com suspenso de 90 dias, desde que reste comprovada a sua m-f. B Roberval se ausentou de seu servio, sem causa justificada, por vinte dias, interpoladamente, durante o perodo de doze meses. Nessa situao, Roberval poder ser demitido. C Diogo reincidiu em falta j punida anteriormente com pena de repreenso. Nessa situao, Diogo ser apenado com suspenso de 200 dias. D Ernane praticou falta grave, tendo a autoridade competente aplicado a ele pena de suspenso por 180 dias. Nessa situao, ainda que haja convenincia para o servio, a pena de Ernane no poder ser convertida em multa. E Ficou comprovado, em inqurito administrativo, que o funcionrio aposentado Mauro aceitou, ilegalmente, cargo pblico. Nessa situao, Mauro ser apenado com a cassao de sua aposentadoria, independentemente da comprovao de sua m-f.
QUESTO 82

Julgue os seguintes itens com base na Lei n. 4.620/2005. I Ao analista judicirio na especialidade de execuo de mandados conferida a denominao funcional de oficial de justia avaliador. O analista judicirio na especialidade de execuo de mandados que desempenhar funo de direo da Central de Cumprimento de Mandados receber gratificao pelo exerccio desta funo, no valor de 25% sobre a remunerao do padro do respectivo cargo. vedada a nomeao ou designao para cargo em comisso ou funo gratificada a servidor que se encontre em estgio experimental. O exerccio de funo gratificada privativo de serventurio ativo do Poder Judicirio do estado do Rio de Janeiro. Ao servidor que se encontrar na direo de serventias de juzo e de juizados especiais conferida a denominao funcional de escrivo.

II

III

IV V

A quantidade de itens certos igual a A B C D E 1. 2. 3. 4. 5.

As questes de 84 a 90 devem ser respondidas com base na CNCGJ.


QUESTO 84

Acerca da Lei n. 4.620/2005, que dispe sobre a reestruturao dos cargos do quadro nico de pessoal do Poder Judicirio do estado do Rio de Janeiro, assinale a opo correta. A O quadro nico de pessoal compreende os cargos de provimento efetivo, organizados em carreira, excludos os cargos de provimento em comisso. B A direo de serventia judicial de primeira instncia privativa do titular de cargo de analista judicirio da rea judiciria que integrar a ltima classe e padro da carreira, no podendo ser ocupada por analista judicirio que integre o padro inferior da mesma classe. C O regime disciplinar do serventurio do Poder Judicirio do estado do Rio de Janeiro estende-se ao servidor ocupante exclusivamente de cargo em comisso e aos servidores pblicos de outros rgos que estejam disposio do Poder Judicirio do estado do Rio de Janeiro. D Promoo a passagem do servidor para o padro de vencimento imediatamente superior dentro de uma mesma classe. E Progresso funcional a passagem do servidor do ltimo padro de uma classe para o primeiro padro da classe imediatamente superior.
UnB/CESPE TJRJ

Acerca da responsabilidade disciplinar, assinale a opo correta. A O titular de serventia que tiver cincia de irregularidade administrativa dever imediatamente levar o fato ao conhecimento do corregedor-geral de justia, no podendo, antes de tal providncia, promover a apurao imediata da irregularidade administrativa. B A aplicao de pena disciplinar decorrer de sindicncia prvia, sem necessidade de observncia do contraditrio e da ampla defesa, tendo em vista que, semelhante ao que ocorre no inqurito, trata-se de procedimento prvio do processo administrativo subseqente. C Compete aos juzes aplicar as penas disciplinares de advertncia, repreenso e suspenso at 30 dias, concorrentemente com as demais autoridades superiores, podendo, ainda, o titular de serventia aplicar as penas de advertncia e repreenso. D O servidor que responder por malversao ou alcance de dinheiro ou valores pblicos poder ser suspenso preventivamente, por ato do corregedor-geral da justia, por at 30 dias, se isso for conveniente apurao da falta. E A sindicncia ser arquivada, se, em seu curso, no se corporificar, no mnimo, evidncia de infrao disciplinar, ou, embora evidenciada esta, no for possvel determinar-lhe a autoria. A deciso de arquivamento, prolatada pelo corregedor-geral da justia, ser irrecorrvel, ainda no caso de sindicncia iniciada por representao.

Caderno A

Cargo: Analista Judicirio

18

QUESTO 85

QUESTO 88

Com relao estrutura e ao funcionamento da CorregedoriaGeral de Justia, assinale a opo que retrata, corretamente, o ato e sua finalidade, que ser expedido pelo corregedor-geral de justia, no cumprimento de suas funes e observando a seqncia anual. A Resoluo, para consolidar normas atinentes a matria de sua competncia. B Portaria, para regulamentar, esclarecer ou viabilizar a aplicao de disposies legais. C Provimento, para aplicar disposies legais a casos concretos. D Circular, para determinar providncias concernentes ao regime jurdico e vida funcional do servidor da justia. E Ato executivo, para divulgao de normas ou instrues por via epistolar.
QUESTO 86

Acerca dos recursos, assinale a opo correta. A Os recursos em processo administrativo tero efeito suspensivo, em regra. B Das decises proferidas pelo corregedor-geral da justia caber pedido de reconsiderao, no prazo de 5 dias. C No h previso, na CNCGJ, de recurso hierrquico. D O corregedor-geral da justia no poder, de ofcio, dar efeito suspensivo deciso. E Havendo justo receio de prejuzo de difcil ou incerta reparao decorrente da execuo, o corregedor-geral da justia poder, nos termos da CNCGJ, anular a prpria deciso.
QUESTO 89

Quanto disciplina sobre os magistrados prevista na CNCGJ, assinale a opo correta. A A designao de audincias nos juzos de primeira instncia ato privativo do corregedor-geral de justia, que diligenciar para que sejam realizadas no local, dia e hora marcados. B Durante o perodo de frias do magistrado a que estiver vinculado, bem como em suas licenas e impedimentos, o secretrio prestar auxlio secretaria de qualquer outra vara vinculada ao tribunal. C No h necessidade de coincidncia dos perodos de frias do secretrio com as frias do magistrado da respectiva vara. D O servidor designado secretrio de juiz poder desvincular-se da funo mediante requerimento dirigido ao juiz, dando cincia ao corregedor-geral da justia. E Em decorrncia da atividade correicional permanente, cabe ao magistrado decidir sobre reclamaes que lhe forem apresentadas contra ato de servidor ou empregado subordinado ao seu juzo.
QUESTO 90

Acerca do processo administrativo disciplinar, assinale a opo correta. A O processo administrativo disciplinar depende de prvia realizao de sindicncia e ser instaurado mediante portaria, resoluo, ato executivo ou provimento. B A exposio discriminada do fato apurado ou evidenciado e sua capitulao no so requisitos da portaria de instaurao do processo administrativo disciplinar. C A Comisso Permanente de Processo Disciplinar da Corregedoria presidida por um juiz auxiliar e integrada por dois servidores. D Incumbe ao servidor mais antigo que compe a Comisso Permanente de Processo Disciplinar da Corregedoria a elaborao do relatrio final. E O prazo para o encerramento do processo em primeiro grau de 90 dias, improrrogvel.
QUESTO 87

Acerca dos servidores da justia, assinale a opo correta. A Considere a seguinte situao hipottica. Srgio servidor estatutrio no remunerado pelos cofres pblicos, remanescente do quadro permanente, entre os servios notariais ou de registro. Nessa situao, a remoo de Srgio depender de anuncia de seu respectivo titular e da convenincia da administrao. B Caso um servidor tenha direito a licena-prmio nos termos legalmente previstos, o gozo da licena depender tosomente da anuncia do juiz a que estiver subordinado. C Nascendo o filho de um servidor, ter este direito licenapaternidade, pelo prazo de quinze dias, prorrogveis em caso de falecimento da esposa. D O servidor que adotar criana com menos de doze anos de idade far jus licena equivalente licena-maternidade ou licena-paternidade. E Os servidores cumpriro regime de trabalho de oito horas dirias, permitida a adoo de flexibilizaes, rodzios ou casusmos, a critrio do titular da serventia.
UnB/CESPE TJRJ

luz da CNCGJ, julgue os itens seguintes, relativos a ausncia do titular e vacncia do cargo. I II III IV O titular no poder ausentar-se do cartrio sem que nele permanea quem legalmente o substitua. Equipara-se ao titular, para os efeitos da CNCGJ, todo aquele que, de qualquer modo, responda pela serventia. O substituto ser designado, mediante indicao do titular ou do responsvel pela serventia, com a anuncia do juiz. No impedimento ou falta ocasional do titular e de seu substituto, a substituio recair no tcnico judicirio juramentado com maior tempo de servio no cartrio, declarando-se essa circunstncia, expressamente, nos atos que praticar. Em caso de vacncia do cargo de titular, passa a responder desde logo pelo expediente da serventia o substituto anteriormente designado, salvo ato dispondo de modo diverso.

A quantidade de itens certos igual a A 1. B 2. C 3. D 4. E 5.


Caderno A

Cargo: Analista Judicirio

19

You might also like