You are on page 1of 16

Carvalho, I. C. M. A inveno do sujeito ecolgico: identidades e subjetividade na formao dos educadores ambientais. In: Sato, M. & Carvalho, I. C. M.

(orgs) Educao Ambiental; pesquisa e desafios. Porto Alegre, Artmed, 2005. A INVENO DO SUJEITO ECOLGICO: IDENTIDADE E SUBJETIVIDADE NA FORMAO DOS EDUCADORES AMBIENTAIS

Isabel Cristina Moura Carvalho1

"Quem est e atua na histria faz constantemente a experincia de que nada retorna. Reconhecer o que no quer dizer aqui conhecer o que h num momento, mas perceber os limites dentro dos quais ainda h possibilidade de futuro para as expectativas e os planos: ou mais fundamentalmente, que toda expectativa e toda planificao dos seres finitos , por sua vez, finita e limitada. A verdadeira experincia assim, a experincia da prpria historicidade". (Gadamer, 1998:527-528)

INTRODUO Este artigo discute os processos de subjetivao implicados na internalizao de um iderio ecolgico, como parte importante dos processos de constituio da identidade dos profissionais ambientais. Considera-se a formao do profissional ambiental, de um modo geral, e o educador ambiental em particular, como parte da constituio de um campo de relaes sociais materiais, institucionais e simblicas em torno da preocupao ambiental, que caracteriza um campo ambiental, onde se destaca a noo de sujeito ecolgico, como articuladora do ethos deste campo.

Psicloga, doutora em educao, professora da Universidade Luterana do Brasil ULBRA (RS). E-mail: icmcarvalho@uol.com.br

Neste trabalho, toma-se os conceitos de identidade e subjetividade, em sua acepo dinmica, ou seja, como processos scio-histricos onde se produzem modos de ser e compreender, relativos a um sujeito humano em permanente abertura e troca reflexiva com o mundo em que vive e no como formaes acabadas, cristalizadas ou estticas. Neste sentido, destaca-se a historicidade, elemento que confere a abertura destes processos aos eventos, portanto sempre passveis de novas provocaes, desestabilizaes e reconstrues; assim como a natureza social da constituio do indivduo. O sujeito implicado nestas formaes subjetivas e identitrias reside no entrecruzamento de sua condio de ser singular, individual, irrepetvel, e sua natureza social, histrica, constitudo na relao com os outros e com o Outro da cultura. Assim, este sujeito se humaniza no ato da inscrio de sua existncia biolgica e singularidade biogrfica nas condies de instaurao de sentidos disponibilizados em seu espao e tempo scio-culturais e encarnados nos encontros sociais deste sujeito. Neste sentido, a presente abordagem se distancia de uma viso essencialista do sujeito onde subjetividade freqentemente relacionada uma intimidade ou interioridade individual e autnoma2 e identidade ganha o lugar de retrato idiossincrtico desta interioridade. As referncias desta reflexo vm de pesquisa realizada sobre a formao do campo ambiental no Brasil e da anlise biogrfica de educadores ambientais 3. Naquele estudo, as biografias se mostraram muito instigantes para se acessar trajetrias que so, a um s tempo, registros de percursos individuais e testemunhos da histria do campo ambiental e da EA. Trabalhar na fronteira, buscando superar assim, dicotomias como individuo sociedade; intimidade esfera pblica; interioridade exterioridade; to presentes em certa diviso disciplinar das cincias humanas que atribuiu todo o individual/intimo/interior psicologia e sociedade/ esfera pblica/exterioridade sociologia a proposta deste trabalho. Como outros desta coletnea, o presente artigo compartilha do desafio posto pelos caminhos hbridos da pesquisa e da produo de saber. Caminho j apontado por Boaventura Souza Santos quando este, ao pensar criticamente as bases do conhecimento cientfico, chama ateno para a necessidade de construo de um conhecimento modesto (Santos, 2002).
2 3

Para uma interessante discusso do conceito de subjetividade ver Sawaia, 2000. Ver Carvalho, 2002.

AS VICISSITUDES DO SUJEITO ECOLGICO E O CAMPO AMBIENTAL O heterogneo universo do ambiental, tomado enquanto relevante fenmeno sciohistrico contemporneo, produz uma rede de significados e se apresenta como uma questo, catalisadora de um importante espao argumentativo acerca dos valores ticos, polticos e existenciais que regulam a vida individual e coletiva. Assim, pode-se tomar a questo ambiental, na sua condio de como agenciadora de um universo de significados, como um espao narrativo organizado em um campo de relaes sociais neste caso, um campo ambiental. Neste, duas dimenses se entrelaam: a dimenso instituda do campo ambiental, enquanto esfera que tende a ser mais estruturada (movimentos ecolgicos e polticas ambientais, por exemplo); e as trajetrias de educadores ambientais, dimenso instituinte, feixe de processos estruturantes e dinmicos dos agentes neste campo. Essas dimenses so partes constitutivas do mesmo fenmeno e se determinam de modo recproco, de forma que apenas para efeito de anlise podem ser destacadas. Com a noo de campo ambiental interessa circunscrever certo conjunto de relaes sociais, sentidos e experincias que configuram um universo social particular. Conforme Bourdieu (1989), a noo de campo social evoca um espao relativamente autnomo de relaes sociais historicamente situadas, que produz um conjunto de valores, uma tica, traos identitrios de um sujeito ideal, naturaliza certos modos de ver e se comportar que pem em ao as regras do jogo do campo. Enquanto um espao estruturado e estruturante, o campo ambiental inclui uma srie de prticas e polticas pedaggicas, religiosas e culturais, que se organizam de forma mais ou menos institudas, seja no mbito do poder pblico, seja na esfera da organizao coletiva dos grupos, associaes ou movimentos da sociedade civil; rene e forma um corpo de militantes, profissionais e especialistas; formula conceitos e adquire visibilidade atravs de um circuito de publicaes, eventos, documentos e posies sobre os temas ambientais. Ao tomar o campo ambiental como referncia, pode-se compreender as motivaes, os argumentos, valores, ou seja, aquilo que constitui a crena especfica que sustenta um campo. Desta forma, possvel indagar pelos significados que, investidos nas

coisas materiais e simblicas em jogo no campo, orientam a ao dos agentes que ai estabelecem um percurso pessoal e profissional. A analise das trajetrias biogrficas, por sua vez, d acesso as relaes recursivas entre campo social e trajetrias de vida, tomando a condio narrativa destas interaes como referencial terico e a anlise das trajetrias como caminho metodolgico. Nestas interaes se constituem mutuamente um campo ambiental, um sujeito (ideal) ecolgico, bem como as trajetrias profissionais e pessoais do(a)s educadore(a)s ambientais, entendido(a)s como uma expresso particular daquele sujeito ideal. Ao optar pela anlise do campo e das trajetrias, este trabalho no se restringe nem a uma histria factual das instituies, nem tampouco investigao de histrias de vida individualizadas. Busca, sobretudo, tematizar a interao produtiva e reflexiva entre o campo e as trajetrias, na construo de uma condio narrativa, que o que torna efetiva e plausvel a formulao de uma questo ambiental enquanto identidade distintiva de um grupo e de um espao social. Desta forma, considerando as confluncias entre o campo e as trajetrias, pode-se observar na emergncia de um sujeito ecolgico, enquanto uma identidade narrativa, que remete a uma prtica social e a um perfil profissional particular: o educador ambiental. A pesquisa que deu origem a esta reflexo, alm de uma anlise da dimenso instituda do campo ambiental no Brasil contou com um corpus de relatos (entrevistas biogrficas) expressivo da experincia dos educadores ambientais e dos caminhos de formao da EA no Brasil4. Este campo experiencial aquele que se passa dentro das regras do jogo do campo ambiental e, como se verificou, est inevitavelmente atravessado pelas vrias injunes, deslocamentos, tenses e contradies que caracterizam o fazer profissional neste universo fortemente identificado com uma tradio romntica e com ideais militantes5.
4

Os depoimentos foram transcritos, mas por uma razo de economia de espao, no foram includos neste artigo. Ao todo foram analisadas 18 trajetrias biogrficas. 5 Sobre o perfil romntico reatualizado no movimento contracultural sendo revisitado e revivificado contemporaneamente pela via da luta militante emancipatria ver Lwy (1993). Para uma boa anlise do romantismo como movimento cultural ver Maia Flickinger (1993). O romantismo parece estar presente como viso de mundo no mundo ecolgico tanto pela via da militncia quanto pela viso libertria e idealizada da natureza como lugar de libertao dos constrangimentos de um modelo social visto como degradado e equivocado em termos ticos e polticos.

A CONSTRUO DA NOO DE SUJEITO ECOLGICO A formao de um campo de relaes sociais em torno da questo ambiental no Brasil e seu entrecruzamento com trajetrias biogrficas e profissionais de educadores ambientais possibilita pensar a noo de um sujeito ecolgico. Esta categoria denomina um tipo ideal6, forjado no jogo das interpretaes onde se produzem os sentidos do ambiental, levando em conta os universos da tradio (tempo de longa durao) e das experincias vividas no presente. Assim, o sujeito ecolgico operaria como um sub texto presente na narrativa ambiental contemporneo, configurando o horizonte simblico do profissional ambiental de modo geral e, particularmente, do educador ambiental. Neste jogo, constitutivo do campo ambiental de modo geral e da educao ambiental em particular, evidencia-se o educador ambiental como sendo, ao mesmo tempo, um intrprete de seu campo e um sujeito ele mesmo "interpretado" pela narrativa ambiental. Neste contexto, a busca de uma correspondncia dos posicionamentos, opes e atitudes deste profissional aos ideais de um sujeito ecolgico tende a adquirir o carter de condio do ingresso neste campo social. Alm de ser pensado como um tipo ideal o sujeito ecolgico tambm encontra outra fonte de inspirao no conceito de identidade narrativa (Ricouer, 1997). Esta forma de pensar a identidade, toma-a como espao de convergncia entre diferentes registros como, indivduo/sociedade, singularidade/agenciamentos coletivos, biografia individual/histria social, onde ganha centralidade sua condio narrativa: "A noo de identidade narrativa mostra sua fecundidade no fato de que ela se aplica tanto comunidade quanto ao indivduo. Podemos falar da ipseidade de uma comunidade como acabamos de falar da de um sujeito individual: indivduo e comunidade constituem-se em sua identidade ao receberem tais narrativas, que se tornam para um e outro sua histria efetiva". (Ricouer, 1997:425).

A noo de tipo ideal como entendemos aqui aquela utilizada no sentido weberiano. Para Weber (1987) a compreenso do real passa pela interpretao dos nexos de sentido que constituem os fenmenos. Estes so caracterizados pela tenso entre sua expresso categrica ideal e a sua expresso enquanto ao real. A elaborao do tipo ideal de um fenmeno recorrente, portanto, guardaria racionalidade e coerncia ideais em face do que se poderia compreender uma ao real, determinada por irracionalidades de toda espcie (afetos, erros etc) como uma variante (desvio) do desenvolvimento esperado da ao racional.

Desta forma, pode-se definir o sujeito ecolgico como um projeto identitrio, apoiado em uma matriz de traos e tendncias supostamente capazes de traduzir os ideais do campo. Neste sentido, enquanto uma identidade narrativa ambientalmente orientada, o sujeito ecolgico seria aquele tipo ideal capaz de encarnar os dilemas societrios, ticos e estticos configurados pela crise societria em sua traduo contracultural; tributrio de um projeto de sociedade socialmente emancipada e ambientalmente sustentvel. O contexto que situa e torna possvel o sujeito ecolgico a constituio de um universo narrativo especfico, que se configura material e simbolicamente como um campo de relaes sociais (Bourdieu,1989). Pode-se pensar, desde esta proposio de sujeito ecolgico, os caminhos de identificao e construo da identidade do educador ambiental percorridos nas trajetrias biogrficas de educadores ambientais concretos. Desta preocupao derivam perguntas do tipo: como, no curso de uma trajetria profissional, se processa este se decidir pelo ambiental? Quais as vias pelas quais se d o acesso, a opo ou a converso ao ambiental? Quais as conseqncias desta escolha sobre a experincia passada do sujeito? Como se reconfiguram, no campo ambiental, outras experincias profissionais e existenciais do sujeito que a se insere? No horizonte do sujeito ecolgico abrem-se uma srie de frentes de ao e estilos existenciais para o educador ambiental. A militncia, por exemplo, ao ser incorporada como um habitus,, parece atravessar as opes profissionais gerando uma forma particular de ser um profissional ambiental. Para identificar os momentos chaves das trajetrias de profissionalizao em EA, trs cortes analticos pareceram significativos: os mitos de origem, as vias de acesso e os ritos de entrada. A referncia aos conceitos de mito e rito tem aqui um valor metafrico, na medida que remetem s passagens enquanto aes simblicas que fundam a identidade narrativa do sujeito ecolgico (no caso do mito) e definem o htero e auto-reconhecimento do profissional da educao ambiental (no caso do rito)7. Os mitos de origem integram um processo de (re)constituio de sentido, isto , a
7

Existe uma ampla contribuio da antropologia sobre estes conceitos, que cada vez mais tm sido usados no apenas para descrever as sociedades tradicionais, mas sobretudo para explicar a sociedade contempornea. Para efeito deste estudo, fao uso da definio de ritual proposta por Kertzer (1987:9) como comportamento simblico que padronizado e repetitivo presente em todas as culturas, bem como da discusso sobre seus efeitos na poltica e no poder das sociedades contemporneas. Importante ainda para nossa reflexo evocao do smbolo enquanto elemento que prov de contedo o ritual e suas propriedades:

instaurao de uma raiz remota da sensibilidade para o ambiental reencontrada e ressignificada a posteriori. MEMRIA, ESTTICA E SENSIBILIDADES AMBIENTAIS NA FORMAO DO EDUCADOR Relembramos aqui uma assero bsica deste trabalho: o educador ambiental um caso particular do sujeito ecolgico e, sendo assim, integra este projeto identitrio maior atualizando-o em algumas de suas possibilidades. Isto no significa que partilhar desta identidade ecolgica seja necessariamente um pr-requisito para tornar-se educador ambiental. Em vrios casos o caminho pode ser inverso, ou seja, da EA para a identidade ecolgica. A EA tanto pode ser fruto de um engajamento prvio ou constituir-se num passaporte para o campo ambiental. Desta forma, identificar-se como sujeito ecolgico e tornar-se educador ambiental podem ser processos simultneos, no sentido simblico, mas podem estruturar-se em diferentes tempos cronolgicos (tornar-se um sujeito ecolgico a partir da EA ou vice versa). Isto repe a questo da diferena entre um cronos linear, mensurvel e cumulativo que direciona a flecha do tempo num sentido irreversvel onde o passado define o presente e encadeia o futuro como conseqncia das aes passadas e um tempo experiencial, onde o passado pode ser ressignificado pelo presente ou por expectativas em relao ao futuro. neste sentido que poderamos considerar a construo dos mitos de origem como uma estrutura que encontramos nos relatos biogrficos, na qual o sujeito que narra injeta uma linha de sentido desde o presente onde possivelmente tambm assume um papel importante o ideal do sujeito ecolgico, no sentido de um dever ser, que remete a um futuro utpico e atemporal em direo ao passado. Nesta conexo entre presente e passado o sujeito freqentemente identifica l no passado as razes remotas do que decorreu depois. nesta reconfigurao da experincia luz dos entrecruzamentos do tempo vivido e

i) condensao do significado; ii) multivocalidade e iii) ambigidade, ressaltadas pelo autor. Sobre o conceito de mito, vale lembrar que, a partir de Levi-Strauss, tem sido definido como sistema de signos ou ainda expediente cognitivo usado para reflexo e das contradies e princpios subjacentes em todas as sociedades humanas (Outhwaite & Bottomore, 1996:470), de modo que, assim como a noo de ritual, passou a ser identificado como atributo de todas as sociedades e parte da vida contempornea.

rememorado que os entrevistados se situam como ativos construtores/autores de suas biografias pessoais e da identidade narrativa do educador ambiental. Para estes entrevistados, o encontro com uma natureza boa e bela, emerge como ncleo forte de suas memrias longnquas, que ganham a forma do que descrevemos acima como um mito de origem. Entre estes momentos so investidos com forte sentido identitrio, so memrias infantis como "a fazenda em Mato Grosso"; "o p de Manga Rosa no quintal"; "os sapos, borboletas e pererecas da infncia em uma cidade do interior"; "a paixo pelos insetos"; "as joaninhas do jardim da casa"; "o quintal rural da casa urbana"; "os acampamentos, o alpinismo e o montanhismo na juventude". Estes mitos de origem por sua vez, revisitam certos elementos importantes que destacamos na composio de uma tradio ambiental demonstrando sua vigncia. O valor da natureza enquanto reserva esttica e moral que se pode encontrar no naturalismo e nas chamadas novas sensibilidades para com a natureza parece reeditar-se como uma espcie de memria mtica dos educadores ambientais, remontando a um mito de origem do prprio ecologismo. No imaginrio ecolgico, muitas vezes, a natureza, como contraponto da vida urbana e sua inscrio numa viso arcdica, aparece combinada com o sentimento de contestao romntico. O repdio romntico uniformidade da razo, ao seu carter instrumental, ao individualismo racionalista, podem ser observados em certas inspiraes do ideal societrio ecolgico que se afirma como via alternativa, contra os ideais de progresso e de desenvolvimento da sociedade capitalista de consumo. interessante observar que, para alm das memrias pessoais, essa sensibilidade naturalista para com as plantas e os animais pode ser reencontrada como elemento destacado na vertente conservacionista do campo ambiental. O movimento conservacionista, por sua vez, o ponto em relao ao qual se diferencia o ecologismo, afirmando-se como movimento social que, tendo uma crtica poltica, no se restringe s aes de conservao da natureza, mas pretende transformar a sociedade. No entanto, apesar dessa diferena, a viso tica e esttica que entende a natureza como portadora de direitos e tendo um valor em si mesma para alm de sua utilidade para os humanos, permanece como elemento de continuidade entre estes dois movimentos dentro do campo ambiental. Desde este lugar de contraponto do movimento ecolgico, o conservacionismo

mantm-se disponvel como uma viso de mundo que informa, no apenas aes de mobilizao contra o desaparecimento de espcies, proteo dos animais etc., mas tambm particularmente evocado na ao do Estado, que tende a identificar sua poltica ambiental a uma poltica de proteo ambiental. possvel notar certa descontinuidade entre o discurso ambiental politizado que, ao tomar o modus operandi conservacionista como contramodelo, rejeita o enaltecimento ingnuo da natureza e a vigncia de uma tica e esttica naturalista que se perpetua no imaginrio dos sujeitos ecolgicos. algo desta sensibilidade que emociona e constitui a identificao com a luta ambiental para muitos. Esse foi um ponto de inflexo recorrente nas narrativas que recolhemos, nas quais os entrevistados, ao narrarem sua histria, relacionaram as razes mais remotas de sua vinculao com a questo ambiental a uma sensibilidade para com a natureza, presente em sua experincia de vida. Muitos localizaram esta experincia na infncia enquanto outros, em momentos da vida adulta anteriores a seu engajamento no campo ambiental. Assim, o que no debate das idias e nos confrontos ideolgicos tende a se contrastar na oposio naturalismo/ conservacionismo versus ecologismo/ viso socioambiental, no nvel das sensibilidades que constituem os sujeitos ecolgicos parece estar bastante entrelaado. TORNAR-SE EDUCADOR AMBIENTAL: CAMINHOS, MITOS E RITOS As vias de acesso dos educadores educao ambiental conduzem aos ritos de entrada, remetendo aos caminhos de aproximao e ultrapassagem de certa fronteira de converso pessoal e reconverso profissional. A partir da se d a identificao com um iderio ambiental e a opo por este campo como espao de vida e de profissionalizao. As maneiras de entrar no campo e construir uma identidade ambiental so parte dos ritos de entrada e ajudam a iluminar os desdobramentos que dizem respeito especificamente aos trnsitos em direo ao campo ambiental; aos lugares profissionais a disponibilizados (concursos na universidade, diferentes modalidades de contrataes em ONGs, prestao de servios em diferentes instituies etc.) e a negociao dos capitais simblicos e culturais anteriores ao novo status de profissional/educador ambiental.

10

Os acessos em direo ao ambiental so mltiplos e passam por diferentes caminhos, conforme mostram os percursos dos entrevistados. O encontro com a natureza, a busca de novas solues profissionais, formas de reorganizar crenas e ideologias, reconverses institucionais, so alguns dos marcos reconstitudos nos relatos enquanto momentos liminares8, onde o presente tende a traduzir a experincia passada, como no mito de origem, mas, ao mesmo tempo, o faz orientado por uma expectativa voltada para um horizonte de possibilidades futuras, dentro das regras do jogo e da illusio (Bourdieu, 1989) do campo ambiental. Tomando a idia da viagem como metfora dos deslocamentos existenciais, da reinveno do outro e recriao de si, as vias de acesso que a pesquisa identificou indicam percursos que podem ser exemplificados como: de uma experincia pessoal/subjetiva para o ambiental; da luta contra ditadura para o ambiental; da engenharia para o ambiental; da educao popular para o ambiental, entre outros. Estes percursos no so excludentes e freqentemente se superpem. Outras vezes se entrecruzam na trajetria de um mesmo sujeito. No esgotam as possibilidades de acesso mas mostram, em cada um destes trnsitos, como se passa o processo de uma experincia refigurada9. Nomear-se educador ambiental aparece ora como adeso a um iderio, ora como sinnimo de um ser ideal ainda no alcanado, ora opo de profissionalizao, ora como signo descritor de uma prtica educativa ambientalizada, combinando em diferentes gradaes as vias da militncia e da profissionalizao num perfil profissionalmilitante. Resulta disto que as formas de autocompreender-se e apresentar-se que da surgem assumem o carter de uma identidade dinmica, muitas vezes em trnsito. Isto , uma identidade que no se fixa necessariamente apenas num dos plos: profissional ou militante, por exemplo. Tampouco ganha a forma de uma identidade permanente e totalizante, no sentido de subsumir outras auto-identificaes e filiaes profissionais.

O conceito de liminaridade (liminality) usado por Victor Turner para designar a fase intermediria do rito de passagem compreendido como tendo trs fases: separao, margem ou limen, e reintegrao. Os estados e os processos liminares so marcados pela ambigidade, pela suspenso das normas e valores da ordem anterior e ainda pela no incorporao plena das normas e valores da ordem para a qual se est fazendo a transio, o estado liminar o de estar entre dois mundos simblicos (Turner, 1978). 9 Estes percursos biogrficos e profissionais esto relatados em outro trabalho (Carvalho, 2002) e aqui so mencionadas algumas das concluses das anlises realizadas.

11

Politicamente, um dos traos distintivos do educador ambiental, parece ser partilhar, em algum nvel, de um projeto poltico emancipatrio. A idia de mudanas radicais abarca no apenas uma nova sociedade, mas tambm um novo sujeito que se v como parte desta mudana societria e a compreende como uma revoluo de corpo e alma, ou seja, uma reconstruo do mundo incluindo o mundo interno e os estilos de vida pessoal. Este parece ser o elemento diacrtico que confere o carter promissor e sedutor do campo ambiental e do saber que ele busca fomentar em suas esferas de formao de especialistas, publicaes e teorizao. A mxima registrada por Huber (1985) de "mudar todas as coisas" na dimenso poltica das prticas ambientais evoca uma transformao no apenas poltica mas da poltica, isto , da maneira de compreender, viver e fazer poltica, acenando com novos trnsitos e tambm com possveis riscos para a prpria esfera poltica. As condies do percurso da prpria educao ambiental apontam para uma rea recente onde, como em todo campo ambiental, sobrepem-se as marcas de um movimento social e as de uma esfera educativa epistemologicamente fundamentada e institucionalmente organizada. Como aparece em vrios depoimentos, fazer EA no garante uma identidade pacfica de educador ambiental, ou pelo menos construda com certa homogeneidade, como se poderia supor em outros campos mais consolidados. Ser educador ambiental algo definido sempre provisoriamente, com base em parmetros que variam segundo o informante, suas filiaes, moldando-se de acordo com a percepo e histria de cada sujeito ou grupo envolvido com essa ao educativa. uma identidade que comporta um espectro de variaes na sua definio e apresenta um gradiente de intensidade de identificao identidade plenamente assumida como destino escolhido, identidade em progresso como algo a ser alcanado, identidade negada ou secundarizada no processo de negociao entre outras possibilidades e escolhas do sujeito. Esta dinmica parece apontar tanto para um campo historicamente novo, quanto para sua natureza multidisciplinar. Condies que tornam mais difcil a legitimidade e o reconhecimento social de uma nova identidade profissional, deixando grandes margens para estes gradientes de identificao, bem como uma grande mobilidade entre eles. Pode-se atuar profissionalmente de diversas maneiras e a partir de vrias especializaes, dentro do campo ambiental, e fazer EA pode ser uma opo, entre outras, ou simultaneamente a outros fazeres ambientais. Neste

12

contexto, as atuaes profissionais no campo ambiental, excluindo-se aquelas que exigem alta especializao tcnica, tendem a favorecer o trnsito e mesmo a inveno de novas modalidades e perfis profissionais. Finalmente cabe lembrar que, se a construo de uma prtica educativa nomeada como Educao Ambiental e a identidade profissional de um educador ambiental a ela associada formam parte dos movimentos de estruturao do campo ambientais, a EA estar submetida aos efeitos da censura10 exercidos por este campo. Esta a fronteira que define um certo universo de sentidos possveis, circunscrevendo o que pensvel ambientalmente e, por conseguinte, o que neste campo se torna impensvel, ou indizvel. EA: DESAFIOS POLTICOS E EPISTEMOLGICOS A educao ambiental no ensino formal, tem enfrentado inmeros desafios, entre os quais pode-se destacar o de como inserir-se no corao das prticas escolares desde sua condio de transversalidade, posio consagrada pelos Parmetros Curiculares (MEC 1997). Contudo, ainda que a transversalidade venha em consonncia com as propostas elaboradas desde longa data pelo prprio campo dos educadores ambientais e tenha sido incorporada pelos parmetros, restam muitos questionamentos, tais como: afinal, como ocupar um lugar na estrutura escolar desde essa espcie de no-lugar que a transversalidade? Para a EA, constituir-se como temtica transversal pode tanto ganhar o significado de estar em todo lugar quanto, ao mesmo tempo, no pertencer a nenhum dos lugares j estabelecidos na estrutura curricular que organiza o ensino. Por outro lado, como ceder lgica segmentada do currculo, se a EA tem como ideal a interdisciplinaridade e uma nova organizao do conhecimento? Em outras palavras, poderia-se dizer que, como herdeira do movimento ecolgico e da inspirao contracultural, a EA quer mudar todas as coisas. A questo saber como, por onde comear e os melhores caminhos para a efetividade desta reconstruo da educao. Diante de um projeto to ambicioso, o risco o

10

Os campos sociais, segundo Bourdieu, exercem um efeito de sensura (Bourdieu, 1989:165), no sentido de limitar o universo dos discursos que nele se produzem a um universo de enunciados possveis de serem ditos no mbito da problemtica particular daquele campo.

13

da paralisia diante do impasse do tudo ou nada: ou mudar todas as coisas ou permanecer a margem, sem construir mediaes adequadas. Quando se pensa na formao de professores em educao ambiental, outras questes se evidenciam. Uma delas de que a formao de professores comporta uma dimenso que transcende os objetivos programticos dos cursos e metodologias de capacitao. Trata-se da formao de uma identidade pessoal e profissional. Desta forma, quaisquer que sejam estes programas e metodologias, estes devem dialogar com o mundo da vida do(a)s professore(a)s, suas experincias, seus projetos de vida, suas condies de existncia, suas expectativas sociais, sob pena de serem recebidos como mais uma tarefa entre tantas que tornam o cotidiano do professor um sem fim de compromissos. Uma outra dimenso que no deve ser esquecida que, ao falar de EA se est referindo a um projeto pedaggico que herdeiro direto do ecologismo. Constitui parte de um campo ambiental e perfila em sua esfera de ao um sujeito ecolgico. Assim, a formao de professores em EA, mais que uma capacitao buscando agregar uma nova habilidade pedaggica, desafia formao de um sujeito ecolgico. E, se h tantos desafios para a EA construir seu lugar e sua legitimidade como prtica educativa, o que no dizer dos processos de avaliao em EA. Apenas a ttulo de reflexo inicial sobre este tema, mas compatvel com a idia de formao de um sujeito ecolgico enquanto orientao pessoal e profissional, poderia ser um critrio de avaliao a capacidade de um processo em educao ambiental gerar experincias significativas de aprendizado. Isto valeria para os nveis pessoal, grupal (professores, alunos, funcionrios) mas, sobretudo deveria incidir tambm em mudanas na estrutura da escola, denotando algum tipo de mudana e aprendizado institucional. Isto significa tomar a srio a noo de aprendizagem, entendida como processo capaz de operar mudanas cognitivas, sociais e afetivas importantes tanto nos indivduos e grupos quanto nas instituies. Talvez, desta forma, a EA consiga sair de um lugar muitas vezes situado margem da escola (atividades extra classe que ocorrem no tempo "livre" dos professores e alunos, por exemplo) para ter alguma ao de transformao sobre o que se poderia chamar de "ncleo duro" da formao dos professores e da organizao das prticas escolares. Como se sabe, o debate ambiental ainda no foi internalizado plenamente nem como disciplina nem como eixo

14

articulador nos currculos dos cursos de formao de professores, como demonstrou o levantamento sobre projetos de EA no ensino fundamental (MEC, 2000). Tampouco a EA tem conseguido estar presente nos espaos-chave da organizao do trabalho educativo na escola como, por exemplo, na definio os projetos pedaggicos, dos planos de trabalho, do uso do tempo em sala de aula, do planejamento, da distribuio das atividades, e do tempo remunerado dos professores. Isto tudo no significa deixar de reconhecer que muito tem se feito, tanto em nvel das polticas pblicas, quanto nas escolas para experimentar diferentes modos de impulsionar a EA. Os professores so muito criativos e tem gerado inmeras atividades e projetos em EA por todo este pas. Haja visto o grande interesse destes profissionais que tm sempre estado presente, intercambiando suas experincias inovadoras, nos eventos nacionais e regionais de EA. Contudo, ainda resta o desafio de internalizar nos espaos institucionais estruturantes do campo educativo a formao de uma sensibilidade e de uma leitura crtica dos problemas ambientais. BIBLIOGRAFIA

CARVALHO, I. C. M. A inveno ecolgica: sentidos e trajetrias da educao ambiental no Brasil. Porto Alegre, Editora da UFRGS, 2a. ed. 2002. BHABHA, H. K. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998. BOURDIEU, P. O poder simblico. Lisboa: Editora Difel, coleo Memria e Sociedade, 1989. BRUNER, E. "Ethnography as narrative". In: TURNER, V. & Bruner, E. (orgs.) The anthropology of experience. Chicago: llinois University Press, 1986. BRUNER, J. Acts of meaning. Cambridge: Harvard University Press, 1990 BRUNER, J.; WEISSER, S. "A inveno do ser: autobiografia e suas formas". In: OLSON, D.; TORRANCE, N. (orgs.). Cultura escrita e oralidade. So Paulo: tica, 1995 CAMPBELL, C. The romantic ethic and the spirit of modern consumerism. Oxford: Blakwell Publishers. 1995.

15

GADAMER, H-J. Verdade e mtodo. Petrpolis, Vozes, 1998. HUBER, J. Quem deve mudar todas as coisas; as alternativas do movimento alternativo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985. KERTZER, D. I. Ritual, politics & power. Yale: University Press, 1997. LWY, M.; SYRE, R. Romantismo e Poltica. So Paulo: Editora Paz e Terra, 1993. MAIA-FLICKINGER, M. "Schopenhauer e a concepo romntico-idealista da natureza". In: Veritas, Porto Alegre, v. 38, n. 152, dez 1993. MARRE, J. L. "Histria de vida e mtodo biogrfico". In: Cadernos de sociologia. v.3, 1991, pp.55 a 88. MINISTRIO DA EDUCAO E DA CULTURA (MEC).Secretaria de Educao Fundamental/Coordenao de Educao Ambiental. A implantao da educao ambiental no Brasil. Braslia, 1998. __________________ Secretaria de Educao Fundamental/Coordenao de Educao Ambiental. Diagnostico preliminar de projetos de educao ambiental no ensino fundamental: Braslia, 2000. __________________ Secretaria de Educao Fundamental. Parmetros Curriculares Nacionais. Braslia, 1997. 10 vol. OLIVA, J. T. "A educao Ambiental na escola". In: Ministrio da Educao e do Desporto (MEC). Secretaria de Educao Fundamental/Coordenao de Educao Ambiental. Textos da srie Educao Ambiental do Programa Salto para o Futuro. Braslia, 2000, p 9-20. OUTHWAITE, W.: BOTTOMORE, T. Dicionrio do pensamento social do sculo XX. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996. RICOUER, P. Tempo e narrativa (tomo III). So Paulo: Papirus, 1997 SANTOS, B. S. Um discurso sobre as cincias. Porto, Afrontamento, 13a. Ed. 2002. TURNER, V. & TURNER, E. Image and pilgrimage in christian culture. New York: Columbia University Press, 1978. TURNER, V. O processo ritual: estrutura e antiestrutura. Petrpolis, Vozes, 1974.

16

WEBER, M. Economia y sociedad; esbozo de sociologa comprensiva. Mxico, Fondo de Cultura Econmica. 8. Reimpresso, 1987.

You might also like