You are on page 1of 9

A Histria Secreta... da Igreja?

Escrito por Taiguara Fernandes Ter, 12 de Outubro de 2010 13:46 - ltima atualizao Qui, 27 de Janeiro de 2011 17:37

De repente caiu em minhas mos um exemplar da Revista Superinteressante, de maio deste ano [N. do Autor: Este artigo foi publicado originalmente em 2007]. Na capa, uma grande cruz dourada, em fundo branco, e o ttulo em letras igualmente douradas: A Histria Secreta da Igreja; e abaixo: Os assassinos, santos, devassos e heris que fizeram a histria da organizao mais antiga do mundo: o Vaticano.

Confesso que entre um pouco de raiva e vrias gargalhadas, consegui terminar de ler aquele rascunho de trabalho supostamente histrico, com texto de autoria de Jos Francisco Botelho, o qual se gabava de estar escrevendo uma biografia no autorizada do Vaticano.

No me surpreendi quando vi a revistinha cientfica tupiniquim tratar a Igreja com tanto desdm e veemncia. Afinal, sempre chegaram em minhas mos nmeros da Revista onde a Igreja Catlica era o prprio diabo em pessoa; nmeros como aquele em que se tratou do Opus Dei, ou das Cruzadas, do Cdigo Da Vinci e dos evangelhos apcrifos gnsticos. Notveis pelos absurdos, linguajar vulgar, e pelas superinteressantes imbecilidades que ali se escreviam.

Assim que li a capa da revista j pude constatar que os autores da referida reportagem se preocupavam mais em atacar a Igreja do que com a veracidade dos fatos. A Histria Secreta da Igreja... Hummm. O ttulo atrai. O que teria a Igreja de secreto? O que guardaria seu passado to... sombrio? Mas... se a histria era secreta, como a Revista ficou sabendo dela apenas consultando trs livros (indicados nas referncias do artigo) e consultando apenas um pesquisador, o historiador Andr Chevitarese, apresentado pelo artigo como um dos maiores especialistas brasileiros no assunto, somente para dar mais autoridade ao artigo? Claro. Ns s levantamos esta questo porque ela nos veio tona imediatamente, principalmente quando observamos as referncias (entre as quais, adivinhem, um livro de Hans Kung!). Pois se a revistinha cientfica tupiniquim desejava uma histria secreta da Igreja, deveria ter pesquisado

1/9

A Histria Secreta... da Igreja?


Escrito por Taiguara Fernandes Ter, 12 de Outubro de 2010 13:46 - ltima atualizao Qui, 27 de Janeiro de 2011 17:37

na Biblioteca Vaticana e no Arquivo Secreto do Vaticano, aberto a pesquisadores. Mas claro que no fariam isso. Ora, muito mais fcil comprara um livreco qualquer numa livraria da esquina, do que conferir os documentos originais: se o livreco insultar a Igreja e os Papas, ento possui veracidade histrica e autenticidade confirmada. Que rigor cientfico tremendo! Me di nos ossos tamanho rigor!

At porque, se algum (e dessa vez no digo s a revistinha tupiniquim, mas qualquer pessoa) se dignasse a pesquisar nos Arquivos Secretos do Vaticano, veria a integridade dos Papas (alguns dos quais a revista acusou de forma at, diramos, bizarra) e da Santa S.

Curioso , digamos de passagem, que em matrias relacionadas ao Cristianismos, a revista sempre, sempre, sempre, sem exceo, consulte o historiador Andr Chevitarese. Talvez porque somente ele diga o que a revista quer ouvir e quer que seus leitores absorvam: que a Igreja no passa de uma instituio meramente humana, e pecadora.

Mas voltemos a capa e encontraremos ainda mais um motivo para risos: o Vaticano uma organizao? Ora, mas ento mudem os Atlas Geogrficos, pois eu pensava que eles mostravam somente os Estados! Ou sou eu que estou desatualizado, e agora os mapas mostram tambm organizaes? Ento devem haver mapas que mostram a ONU, a CIA, o MI6...? No existem? Ora, mas ento porque nos mapas eu vejo a localizao do Vaticano, encravado no centro da Itlia, no corao de Roma, e, segundo a revistinha tupiniquim, este seria uma organizao?

2/9

A Histria Secreta... da Igreja?


Escrito por Taiguara Fernandes Ter, 12 de Outubro de 2010 13:46 - ltima atualizao Qui, 27 de Janeiro de 2011 17:37

No me contive. Ri imediatmente. Nem este cuidado bsico com os fatos foi tomados. Pois o Vaticano no uma organizao: um Estado. E a Igreja igualmente no uma organizao, mas uma instituio divinamente constituda (ainda que para historiadores de planto, como aqueles que se dedicam a escrever para revistinhas cientficas tupiniquins, isto nada signifique).

Mas apreciemos novamente este subttulo de grande significado: ele sem dvida hilrio. Os assassinos, santos, devassos e heris que fizeram a histria da organizao mais antiga do mundo: o Vaticano. O Vaticano, uma ogranizao. Tenho que anotar isto nos meus registros, pois ainda me falata esta informao novssima, to nvoa que no a encontro e nenhum livro de Histria da Igreja ou Histria Geral mesmo. Perdoem-me a ignorncia por no saber que o Vaticano ... uma organizao (risos).

Passemos ao teor da reportagem.

Aps falar um pouco sobre a trajetria de So Pedro (que, segundo a revistinha tupiniquim, teri a sido escolhido como Primeiro Papa, mas no o seria realmente) a Revista salienta, em tom claro e com bastante rigor: Est a, em resumo, a tese do primado de Roma, segundo a qual os bispos romanos so os representantes legtimos de jesus. Mas os fatos que sustentam esse dogma nunca foram unanimidade. No h provas da passagem de Pedro por roma. A Bblia nada diz a respeito lendas sobre sua viagem e martrio foram coletadas por volta de 312 d.C., na obra de um porpagandista da Igreja, Eusbio de Cesaria.

3/9

A Histria Secreta... da Igreja?


Escrito por Taiguara Fernandes Ter, 12 de Outubro de 2010 13:46 - ltima atualizao Qui, 27 de Janeiro de 2011 17:37

Ora, mas neste trecho to pequeno se ecnontram prolas valorosas, que demonstram quanto rigor possui a revistinha tupiniquim. Primeiro, o dogma do Primado de Pedro posto em questo por no haverem fatos que o sustentem, unanimidade, segundo diz a revistinha. Mas isto um erro cabal. Unanimidade existe sim, e do mais alto valor: unanimidade dos Bispos em comunho com o Papa, que defeiniram solene e infalivelmente, anatematizando qualquer sentena oposta, o Dogma do Primado de Pedro. Esta doutrina certa, de fundamento histrico. Sempre crida por todos, em todos os lugares e em todas as pocas. Quer mais unanimidade que isso? Os primeiros cristos no tinham dvidas quanto localizao do tmulo de Pedro em Roma, tanto que construram uma capela no local, um cemitrio numa colina, ainda no sculo Iogo aps a morte de Pedro. Somente mais tarde Constatino construiria uma Baslica, e mais tarde ainda os Papas dariam incio construo da Baslica de So Pedro, que conserva em seu subsolo a mesma colina, e o tmulo de Pedro.

Querendo pr em questo a localizao certa do tmulo de Pedro, a Revista traz as palavras do Chevitarese, um dos maiores especialistas brasileiros no assunto, o qual afirma categoricamente: Havia cemitrios no Vaticano muito antesd e Cristo. O tmulo na baslica talvez nem seja cristo os romanos pagos costumavam usar smbolos de todas as religies. Numa poca de perseguies aos cristos, onde catlicos eram crucificados e queimados, dados de comer a animais, os romanos pagos costumavam usar smbolos de todas as religies, inclusive do Cristianismo. Isto , numa poca em que ser cristo significava ser inimigo do Imprio, at mesmos os romanos pagos costumavam usar smbolos do Cristianismo, segundo Chevitarese, para legitimar sua idia de que a tumba nem crist era. Imagine voc, caro leitor, no Imprio Romano, sabendo da perseguio decretada por Nero a todos os cristos, sendo voc um romano pago, utilizando smbolos do Cristianismo e desenhando peixes e cruzes nas tumbas de seus familiares. Ou voc era muito estpido, por ser uma romano pago que ignorava os decretos de seu Imperador. Ou voc era cristo, j que estes sim, em sua coragem, no temiam ostentar seus smbolos, mesmos que isso os levasse a morte (e levou a muitos). Qual a chance de um romano pago, em plena perseguio ao Cristianismo, usar um smbolo cristo e desenhar smbolos cristos na tumba de sues familiares? Talvez Chevitarese possa responder. E qual a chance de, numa tumba com smbolos cristos, onde desde o sculo I d.C. havia uma capelinha construda pelos cristos e dedicada a So Pedro, houvessem os ossos de um indvduo do sexo masculino, entre 60 e 70 anos (a idade que tinha So Pedro quando morreu), como se sabe que h exatamente no local onde hoje est a Baslica de So Pedro, e que a Revsita pe em dvida? Talvez a revistinha tupiniquim queira perguntar a um dos especialistas brasileiros no assunto para poder proferir novamente crticas infundadas Igreja e aos Papas.

4/9

A Histria Secreta... da Igreja?


Escrito por Taiguara Fernandes Ter, 12 de Outubro de 2010 13:46 - ltima atualizao Qui, 27 de Janeiro de 2011 17:37

A revistinha, claro, comete outras gafes tremendas, dignas da historiografia de Dan Brown, que foi capaz de dizer que o Opus Dei tem monges e que o prprio Da Vinci ps o nome Mona Lisa em seu famosos quadro (quando este j morrera h dcadas na poca em que este nome surgiu).

Poderamos falar de Gregrio VII, que a revista, em um acesso de desrespeito ao Santo Padre, chama de Santo Satans e traz um desenho seu, onde porta os chifres do diabo e senta-se num Trono repleto de demnios! Quanta baixaria! Quanto desrespeito e falta de carter! Ainda que possa cometer erros, nada, absolutamente nada, d a nenhum homem da face da terra do direito de tratar o Santo Padre com tanto desprezo, veemncia e desrespeito. Nada! Ainda que fosse o pior dos pecadores, o desrespeito seria um pecado ainda maior! Lembramos as fortes palavrasd e Santa Catarina de Sena, escrevendo a Barnaba Visconti, Senhor de Milo: estulto aquele que se afasta ou vai contra este Vigrio, que tem as chavesdo Sangue de Cristo crucificado. Ainda quefosse um demnio encarnado,eu no devo levantar a cabea contra ele, mas sempre humilhar-me, pedir o sanguepor misericrdia . E no admireis que o demnio vos por e vos tenha posto diante a cor da virtude, isto , uma justia de querer agircontra os maus pastores pelos seuerros . No creiais no demnio: no queirais fazer justia sobre aquilo que no vos diz respeito. Deus no quer que vs, nem ningum,vos faais justiceiros de seus ministros. Ele o confiou a si mesmo, e isso mesmo confiou ao seuVigrio; e se o Vigrio no o fizesse, humildemente deveramos esperar apunio e correo de Sumo Juiz, Deuseterno. (Epistolrio, vol. I, Carta n. 28) Santa Catarina de Sena diz tudo, em ada precisa ser complementado. Aos Papas foi dado o dom da Infalibilidade em termos de F e Moral, mas no o dom da Impecabilidade. Como homens, pecam; como Sucessores de Pedro, no podem errar, so infalveis. E ainda que alguns Papas (que no so todos, mas poucos em relao aos tantos santos que existiram) tenham cometido erros e pecados graves, que tenham violado seu celibato entregando-se a prazeres mundanos, ainda assim nunca pormulgaram erros contra a F, pois como Sucessores de Pedro so infalveis. Nada d, portanto, a homem algum, o direito de quere ser juiz do Papa, e querer julgar-lhe por seus pecados. A ningum lcito emitir juzo acerca do julgamento desta Santa S, nem tocar neste julgamento, visto que no h auotirdade acima da mesma Santa S (Conc. Vaticano I, Const. Dogm. Pastor Aeternus , Dz. 1830).

5/9

A Histria Secreta... da Igreja?


Escrito por Taiguara Fernandes Ter, 12 de Outubro de 2010 13:46 - ltima atualizao Qui, 27 de Janeiro de 2011 17:37

Contudo, a revistinha segue, falando ainda do Papa Inocncio III, do Santo Padre Gregrio IX, do Sumo Pontfice Jlio II..., entre outras vtimas da falta de rigor histrico e do dio mesquino Igreja Catlica. Culpa a Igreja por massacres e chacinas, evocando do fundo do caixo aquelas antigas, caducas e decadentes lendas negras sobre a Inquisio e as Cruzadas, que qualquer historiador de renome hoje em dia tem at vergonha de repetir, por saber da farsa absurda e tendenciosa que so.

Mas como se no bastasse, ainda evocam aquela mentira moribunda, j caindo aos pedaos, aquela lenda maldosa j cheia de furnculos e extremamente doente, condenada a morte em pocuo tempo, segundo a qual o Papa Pio XII foi conivente com o Nazismo. E a revistinha tupiniquim, em sua nsia por forjar uma Histria Secreta da Igreja, uma Biografia no autorizada do Vaticano, ressuscita do tmulo at mesmo aquele apelido caluniador e difamatrio, que os historiadores realmente comprometidos com a verdade histrica hoje tentam apagar por se darem conta da mentira que representa. E que apelido este? O Papa de Hitler. Num momento em que grande parte da comunidade histrica internacional fala do trabalho silencioso, oculto e habilidoso do Papa Pio XII em prol dos judeus, para salv-los sem despertar as atenes de Hitler, num momento em que se est prestes a abrir os arquivos de Pio XII a todos os pesquisadores, num momento em que o grande Papa Pio XII (Papa que amo e para quem rezo, embora tenha nascido muitas dcadas aps sua morte) ser beatificado e canonizado, a revistinha tupiniquim comete uma das maiores gafes histricas de sua histria: citar Pio XII como o Papa de Hitler. E ainda tiveram a coragem de pr uma ilustrao de Pio XII, com os lbios custurados e tapando os olhos, num acesso de desrespeito banal e dio grosseiro, como se este grande Papa nada tivesse feito para salvar os judeus do terror nazista. Por que no citar que antes de se tornar Papa, e antes mesmo da Guerra, Pio XII (Eugenio Pacelli) era um grande inimigo do Nazismo e continuou sendo para toda a vida? Em 28 de abril de 1935, o Cardeal Eugenio Pacelli fez um discurso em Lourdes para 250.000 peregrinos, onde afirmou: [Os nazistas] so, na verdade, apenas uns plagirios que cobriram velhos erros com um manto novo. No faz qualquer diferena se os homens se arrebanham sob cartazes que pregam a revoluo social , se guiam por um falso conceito da vida e do mundo ou esto possudos pela superstio do culto ao sangue e raa. Por que no citar isto? Porque no representam o que a revistinha tupiniquim quer que acreditem. Por que no mencionar que o Cardeal Eugenio Pacelli, Secretrio de Estado na poca, enviou inmeras cartas a Berlim, onde condenava a doutrina do nazismo e seu culto raa ariana, cartas estas que lhe valeram em Berlim o status de inimigo do partido nazista? Por que no mencionar que Hitler temeu a eleio de Eugenio Pacelli como Papa, e que Berlim lamentou quando Pio XII subiu ao Trono Pontifcio? Pois so claras as palavras do Berliner Morgenpost, que no dia aps a eleio de

6/9

A Histria Secreta... da Igreja?


Escrito por Taiguara Fernandes Ter, 12 de Outubro de 2010 13:46 - ltima atualizao Qui, 27 de Janeiro de 2011 17:37

pio XII salientava: A eleio do Cardeal Pacelli no benfica para a Alemanha, pois ele sempre se ops ao nazismo e praticamente determinava a poltica do Vaticano sob o seu predecessor. Por que no citar isso? Porque so fatos que vo contra a linha anticatlica da revistinha tupiniquim. Pacelli obviamente j havia definido claramente a sua posio, pois os governos fascistas, tanto na Itlia como na Alemanha, falaram duramente contra a possibilidade da sua eleio como sucessor de Pio XI em maro de 1939, apesar de o Cardeal Secretrio de Estado ter sido nncio papal na Alemanha entre 1917 e 1929, so as palavras do insuspeito Dr. Joseph Licthen, diplomata polons judeu e membro da Liga Antidifamao Judaica Bnai Birth. [O Papa Pio XI] tinha boas razes para fazer de Pacelli o arquiteto da sua poltica antinazista. Dos quarenta e quatro discursos feitos pelo nncio Pacelli em solo alemo entre 1917 e 1929, ao menos quarenta continham ataques ao nazismo ou condenaes da doutrina de Hitler [...] Pacelli, que nunca se encontrou com o Fhrer, designava o nazismo como um neopaganismo, afirmava diplomata israelense e, hoje, rabino judeu Pinchas Lapide.

Em seu livro Three Popes and the Jews (Trs Papas e os Judeus, Hawthorn Publishers, New York, 1967) Lapide traz uma (dessa vez sim) su perinteressante citao de um relatrio do Servio de Segurana do Reich Alemo sobre o recm-eleito Pio XII: Pacelli j se tornou conhecido pelos seus ataques ao nacional-socialismo quando exercia a funo de Cardeal Secretrio de Estado, fato que lhe rendeu a calorosa aprovao dos estados democrticos durante as eleies papais [...]. O amor de Pacelli pela democracia especialmente celebrado na imprensa francesa (p. 121). Por que no citar isto? Porque isto vai contra a idia de um Papa de Hitler. Porque isso mostra que o Papa Pio XII era temido em Berlim, porque isso mostra que o Partido Nazista temia Eugenio Pacelli. Por que isso mostra que Adolf Hitler temia o grande Papa Pio XII. E, principalmente, porque mostra que, diante de tanto dio contra o Papa, o Partido Nazista apenas esperava o mnimo deslize deste para perseguir no s judeus, mas tambm cristos que, como seu Lder, fossem antinazistas. E por isso Pio XII salvou, de forma habilidosa e inteligente, milhares de judeus, na surdina, em silncio, com prudncia e cautela. E com muito caridade e amor. Sim! Muito amor! Tanto amor que o Gro-Rabino de Roma, Israele Zolli, converteu-se ao Catolicismo o ver tanta dedicao do Papa em salvar judeus, ao ver inmeros judeus sendo empregados no Vaticano para que no cassem nas mos dos nazistas, ao ver o Papa tirando o ouro de seus prprios cofres para ajudar os judeus a pagarem o que lhes era exigido pelos nazistas. Diz o ex-rabino: A irradiante caridade do Papa, debruada sobre todas as misrias provocadas pela guerra, sua bondade para com meus correligionrios perseguidos foram para mim o furaco que varreu meus escrpulos diante do tornar-me catlico . Por que no mencionar isto? Porque vai contra a linha anticatlica da revistinha tupiniquim. Pio XII ser canonizado, no duvidamos; e no temos o mnimo receio de rezar para ele, de pedir-lhe sua intercesso, e de diz-lo Santo desde j, pois sabemos de sua santidade e de seu inquestionvel amor a Cristo e Igreja!

7/9

A Histria Secreta... da Igreja?


Escrito por Taiguara Fernandes Ter, 12 de Outubro de 2010 13:46 - ltima atualizao Qui, 27 de Janeiro de 2011 17:37

Se tem uma coisa que a revistinha acertou, foi dizer que se trata de uma Biografia no autorizada: realmente, ela no tem autoridade nenhuma.Claro que a inteno da revistinha era clara: era o ms de maio, o Papa Bento XVI vinha ao Brasil. Era preciso que os inimigos da igreja se manifestassem. E a revistinha o fez, caluniando a Igreja e o Papado, da forma mais absurda. A que ponto chegam os modernistas! E Bento XVI veio, e os brasileiros lhe saudaram, e ele andou conosco, e rezou conosco, e nos abenoou. O Vigrio de Cristo esteve entre ns, e os inimigos da Igreja tiveram de engolir calados sua baixa, porm poderosa voz! E engoliram calados seu doce semblante, e seu santo e admirvel sorriso. E que engulam calados, pois o erro no tem nenhum direito em lugar algum!!!

Mas vejam como nos estendemos!

Vamos parar por aqui. Creio que nossos leitores j apreciaram as prolas negras que o dio Igreja capaz de produzir: as prolas mais asquerosas que podem existir.

Viva Bento XVI!!!

8/9

A Histria Secreta... da Igreja?


Escrito por Taiguara Fernandes Ter, 12 de Outubro de 2010 13:46 - ltima atualizao Qui, 27 de Janeiro de 2011 17:37

Viva o Papa, Vigrio de Cristo!!!

9/9

You might also like