You are on page 1of 2

ESCOLA PROFISSIONAL DA APRODAZ

No curso Tcnico de Comercial, a UFCD de Software Aplicado Actividade Comercial de durao de 50 horas, foi leccionado pelo formador Ricardo Mousinho. Nessa UFCD, tal como em todas as outras, aps o trmino da carga horria -me solicitado pela escola uma reflexo crtica, que futuramente far parte do PRA Porteflio Reflexivo de Aprendizagem. Cada curso tem um tema especfico, no qual deve relacionar todo o seu processo de aprendizagem leccionado em cada uma das UFCD, ao curso tcnico comercial coube o tema Redes sociais, e nesta reflexo vou abordar os conhecimentos que fui adquirindo ao longo desta, o que mais gostei e se for o caso o que no gostei e por fazer a ligao entre a UFCD e as Redes Sociais.

A UFCD de Software Aplicado actividade comercial, tal como o prprio nome indica aprendemos a utilizar alguns dos softwares existentes para a actividade comercial, mas antes mesmo de passarmos prtica o formador, forneceu-nos umas fotocpias de como utilizar os softwares que este ia leccionar.

Inicialmente comea-mos por utilizar um software do que eu desconhecia, nomeadamente, o SoftManagement. No incio ao utilizar este software achei que era um pouco complicado, mas com a ajuda do formador Ricardo Mousinho, consegui superar as minhas dificuldades. Neste software elaboramos a criao de uma empresa de
ESCOLA PROFISSIONAL DA APRODAZ Rua dos Mercadores n 76, 9500-092 Ponta Delgada Telefone 296 285 461 Fax 296 285 463 E-mail: geral@aprodaz.com

ESCOLA PROFISSIONAL DA APRODAZ

raiz, que ia desde todas as informaes desta, a criao de clientes, produtos, famlias de produtos, taxas de Iva, facturas entre outros.

O software seguinte, leccionado pelo formador foi o software comercial mais conhecido, nomeadamente o Primavera. Este j no foi to difcil para mim aprender a mexer nele, pois funcionava praticamente como o SoftManagement. Estes dois softwares no eram idnticos, mas tinham muitas semelhanas, o que a ns nos facilitou um pouco.

Foi notria a evoluo que tive de um software para o outro, pois no meu passado profissional nunca tinha utilizado nenhum destes programas comercias. Gostei imenso de aprender a utilizar estes dois softwares, e tenho noo que no incio do software SoftManagement tive dificuldades, mas quando iniciei a utilizar o Primavera, superei-as.

A UFCD Software Aplicado Actividade Comercial interliga-se mais com as redes sociais reais do que propriamente com a virtuais. Pois uma rede social empresarial para funcionar na perfeio, necessita que os profissionais desta rede social, saibam utilizar na perfeio o software comercial daquela empresa, para que esta no tenha problemas futuros, pois basta um nmero mal inserido e altera e destabiliza toda a empresa, e para que isto no acontea que haver formao nesta rea por parte dos profissionais, que desempenham funes nesta rede social.

Em suma esta UFCD de Software Aplicado Actividade Comercial foi muito rica em contedos, que me sero de muita utilidade para o meu futuro profissional como tcnica comercial. Aprendi imenso no decorrer destas 50 horas, e tambm superei as minhas dificuldades com a ajuda do formador Ricardo Mousinho, sendo que tudo o que aprendi ser uma mais-valia para o meu currculo profissional, e tambm na minha futura rede social laboral. Milene Medeiros Tcnico Comercial N15

ESCOLA PROFISSIONAL DA APRODAZ Rua dos Mercadores n 76, 9500-092 Ponta Delgada Telefone 296 285 461 Fax 296 285 463 E-mail: geral@aprodaz.com

You might also like