You are on page 1of 36

Determinao da viscosidade

Mtodo de Stokes e viscosmetro de Hoppler

A viscosidade uma das variveis que caracteriza reologicamente uma substncia.


O que vem a ser reologicamente?

Num sentido amplo, entendese por propriedade reolgica aquela que especifica a deformao ou a taxa de deformao que uma substncia apresenta quando sujeita a uma tenso.

Dependendo do comportamento reolgico da substncia pode-se classific-la em puramente viscosa ou elstica.

Esta classificao baseia-se em modelos lineares que relacionam a deformao tenso aplicada no material. O modelo para lquidos deve-se a Sir Isaac Newton (1642-1727), e o modelo para slidos a Robert Hooke (1635-1703)

= G[deformao ]

= [taxa de deformao ]

fluido newtoniano

slido hookeano

denominada de viscosidade dinmica (unidade [Pa.s] ou [kg/s/m]) G a constante de Lam (G. Lam 1852) (unidade [Pa]).

Os dois modelos anteriores expressam uma importante diferena existente entre um fluido e um slido: o fluido, estando sujeito a uma tenso, se deforma continuamente; o slido, no. Em outras palavras, foras aplicadas em fluidos causam o escoamento; foras aplicadas em slidos causam deformaes.

Slidos e fluidos, constituem uma rea de pesquisa ativa (Bird 1987), conhecida como Reologia, veja diagrama apresentado a seguir.

Mecnica dos Fluidos


Fluido newtoniano, comportamento puramente viscoso linear

tg = tg = G

Mecnica dos Slidos


Slido hookeano, comportamento puramente elstico linear

du/dy

REOLOGIA
Fluidos com comportamento no-linear de tenso x deformao Materiais com comportamento visco-elstico Slidos com comportamento no-linear de tenso x deformao

Vamos refletir sobre os viscosmetros e algumas das unidades de viscosidade.

Viscosmetros so instrumentos utilizados para medir a viscosidade de lquidos. Eles podem ser classificados em dois grupos: primrio e secundrio.

No grupo primrio enquadram-se os instrumentos que realizam uma medida direta da tenso e da taxa de deformao da amostra de fluido. Instrumentos com diversos arranjos podem ser concebidos para este fim: entre eles h o de disco, de cone-disco e de cilindro rotativo.

Exemplos:
n

Fluido

=
R

2B nR 4

Fluido

2 nR 3

R0 R1

2 2 B R1 R 0 = 4 n R 2 R 2 1 0

Os viscosmetros do grupo secundrio inferem a razo entre a tenso aplicada e a taxa de deformao por meios indiretos, isto , sem medir a tenso e deformao diretamente. Nesta categoria pode-se citar o viscosmetro capilar onde a viscosidade obtida por meio da medida do gradiente de presso e o viscosmetro de Stokes onde ela determinada pelo tempo de queda livre de uma esfera, veja representaes a seguir.

Importante: os viscosmetros secundrios, aplicam-se principalmente a fluidos newtonianos, por medirem a viscosidade indiretamente.

Exemplos:
D

v=L/t P D

P D 4 = 128 L Q

2 1 g De e f = v 18

Esta expresso sofrer correo

Vamos trabalhar com um viscosmetro, no caso o Hoppler, onde aplica-se o mtodo de Stoke.

No viscosmetro de Stokes as variveis: g, D, e, f e v so, respectivamente, a acelerao da gravidade, o dimetro da esfera, a densidade da esfera, a densidade do fluido e a velocidade terminal de queda livre, isto , a razo entre a distncia L e o intervalo de tempo t. Esta relao aplica-se somente para esferas em queda livre em meio infinito com Reynolds menores do que 1.

Principais unidades de viscosidade


Viscosidade Dinmica

Para converter de

para

multiplique por:

Kg/(m.s) Kg/(m.s) Kg/(m.s) Kg/(m.s)

g/(cm.s) ou Poise (P) cP Lb.s/ft2 Pa.s

10 1000 0,020885 1

Principais unidades de viscosidade cinemtica


Viscosidade Cinemtica = /

Para converter de

para

multiplique por:

m2/s

cm2/s ou Stoke (St)

104

m2/s m2/s

cSt ft2/s

106 10,764

VISCOSMETRO DE STOKES

ARRASTO EMPUXO

ARRASTO + EMPUXO = PESO 1 Ca v 2 Ae + f Ve = e Ve 2 1 Ca v 2 Ae = Ve e f = Ve g e f 2

PESO

O coeficiente de arrasto
v 2A tem dimenso de fora Ca Ca Fa = adimension al 1 2 v A 2 s pode depender de quantidades sem dimenso

Em um fluido considerad o incompressvel tem - se Ca = f(Re) Re = vD

Esta soluo foi obtida analiticamente pela primeira vez em 1851, por Stokes. Ela considerada um dos grandes sucessos na rea de mecnica do fluidos pois prev, com preciso, o arrasto de uma esfera a partir de fundamentos tericos. Evidentemente a validade da soluo restrita a escoamentos com ausncia de inrcia, isto , para regimes com Reynolds inferiores unidade.

A presena das paredes do viscosmetro causam um aumento no coeficiente de arrasto e deve ser corrigido como proposto por Landenberg, em Brodkey 1967:

24 CD = ReD e

De 1 + 2.0144 Dt

onde Dt o dimetro do tubo do viscosmetro. A relao aplica-se somente para esferas lanadas na linha de centro do tubo.

Partindo-se das equaes:


3 1 D 2 De Ca f v 2 = g e f 4 2 6 e

24 Ca = f v De Obtm se :

De 1 + 2,0144 Dt

2 g De e f = equao I De v 18 1 + 2,0144 Dt

Metodologia Experimental
Analisando-se a equao I chega se concluso que, para determinar a viscosidade do fludo, ser necessrio medir: o dimetro e a densidade das esferas a densidade do fludo a velocidade terminal das esferas o dimetro do tubo a temperatura

Dimetro e densidade das esferas.


micrmetro e igual a 9,992 mm. A densidade do material da esfera utilizada em nosso experimento obtida atravs da sua massa que 4,0228 g e o seu dimetro.

O dimetro da esfera foi medido com um

Densidade do fluido. Foi determinada atravs de densmetro no laboratrio de qumica, onde obteve-se 936 kg/m.

Dimetro do tubo. Foi medido atravs de um paqumetro, onde obteve-se 16,1 mm.

Velocidade terminal das esferas. Por tratar-se de uma velocidade constante, pode ser obtida medindo-se o intervalo de tempo que a esfera demora para percorrer uma distncia L no fluido, portanto: v = L/t

Importante:
Nos tubos a serem utilizados existem pares de marcas, espaadas entre s de 50,071 e 49,849 mm. O tempo pode ser medido com um cronmetro. Deve-se prestar ateno ao fato de que para que a velocidade v = L/t possa ser utilizada a velocidade limite deve ter sido atingida. Uma das formas de verificar se a velocidade a limite, comparar o seu valor obtido em ambos comprimentos, ela deve ser igual.

Temperatura. A viscosidade varia com a temperatura no caso do leo utilizado no viscosmetro do laboratrio. Ento, no se esquea de registr-la e associ-la viscosidade medida.

Viscosmetro de Hoppler

O viscosmetro apresenta uma inclinao = 9,83

Clculo da viscosidade atravs do viscosmetro Hoppler


3 D 2 De 1 = g e f cos Ca f v 2 4 6 2 e

24 Ca = f v De Obtm se :

De 1 + 2,0144 Dt

2 g De e f cos = equao I De v 18 1 + 2,0144 Dt

Referncias bibliogrficas
Bird, R.B.; Armstrong, R.C. and Hassager, O.; Dynamics of Polymeric Liquids, John Willey, 1987. Brodkey, R.S.;The Phenomena of Fluid Motions, Addison-Wesley, 1967.

You might also like