You are on page 1of 3

Sistema circulatrio

O sistema circulatrio tambm chamado de sistema cardiovascular constitudo por: corao, vasos sanguneos (artrias, veias e capilares). o responsvel, atravs do transporte do sangue, pela conduo, distribuio e remoo das mais diversas substncias dos e para os tecidos do corpo. Tambm, essencial comunicao entre vrios tecidos;

Funes
responsvel por conduzir elementos essenciais para todos os tecidos do corpo: oxignio para as clulas, hormnios (que so liberados pelas glndulas endcrinas) para os tecidos, conduo de dixido de carbono para sua eliminao nos pulmes, coleta de excrees metablicas e celulares, entrega de excrees nos rgos excretores, como os rins, tem importante papel no sistema imunolgico na defesa contra infeces, termoregulao: calor, vasodilatao perifrica; frio, vasoconstrio perifrica. Transporte de nutrientes desde os locais de absoro at s clulas dos diferentes rgos. Ele transporta o sangue por todas as partes do corpo. Os ductos que ligam o corao at outras partes so as veias.

Sistemas circulatrio em animais


Ausncia de sistema circulatrio
Certos animais como a planria (classe Turbellaria, filo Plathelminthes) no apresentam sistema circulatrio. Os nutrientes, gases e excretas so transportados por difuso, a clula. eficiente apenas para animais de dimenses reduzidas, com elevada relao S/V (Superfcie/Volume). Isso comum em porferos, cnidrios, platelmintos e asquelmintos

Sistema circulatrio aberto (ou lacunar)


O sistema circulatrio dos artrpodes e maioria dos moluscos aberto. Este tipo de sistema circulatrio no apresenta capilares nem veias; um ou mais coraes, com 2 a 3 cmaras (aurculas e ventrculos), bombeiam o sangue (hemolinfa um nome mais apropriado para esse caso, devido ao fato de que no h pigmento na hemolinfa) por um vaso dorsal. O sangue ento dirige-se a cavidades chamadas seios ou lacunas na massa visceral ou manto, e volta quando o corao relaxa, atravs de orifcios chamados ostolos. chamado sistema circulatrio aberto, porque nem todo o trajeto do sangue percorrido dentro de vasos.

Sistema circulatrio completo


Um sistema circulatrio diz-se completo quando o sangue venoso separa-se completamente do sangue arterial.

Sistema circulatrio fechado


Um sistema circulatrio diz-se fechado quando as clulas do sangue esto sempre dentro de vasos sanguneos. Este sistema composto por um lquido que leva nutrientes s clulas e elimina seus resduos. O lquido, bombeado pelo corao, pode ser incolor, chamado de hemolinfa (presente nos insetos) ou plasma (chamado sangue). Nos seres humanos o sangue est em sistema fechado formado pelo corao, artrias, arterolas, capilares, vnulas e veias.

Sistema circulatrio fechado e com sangue completo


O sistema circulatrio fechado e com sangue em todos os seres do subfilo dos vertebrados (dividido em sete classes, trs classes de peixes, e as outras de anfbios, rpteis, aves e mamferos), exceto nos ciclostomados (peixe-bruxa e lampreia) alm dos aneldeos e cefalpodes, na qual o sangue nunca sai da rede de vasos sanguneos composta por veias, artrias e capilares. No peixe, o sistema circulatrio simples; o sangue sai do corao, circula pelas brnquias (onde o sangue oxigenado), pelos capilares do corpo, voltando para o corao no final do ciclo. Portanto, o corao do peixe uma nica bomba (composta de duas cmaras). Nos anfbios e rpteis, h sistema circulatrio triplo; o que quer dizer que h dois ciclos pelo qual o sangue passa, um no qual o sangue oxigenado e outro no qual ele distribudo pelo corpo. No entanto, nem sempre o corao totalmente separado em duas bombas. Os anfbios possuem um corao com trs cmaras. Nas aves e mamferos (que tambm apresentam sistema fechado duplo), o corao claramente separado em duas bombas e formado por quatro cmaras.

Sistema circulatrio no ser humano


O sistema circulatrio humano composto pelo sangue, condutores (veias e artrias) e corao. O corao o rgo que bombeia o sangue. O sistema vascular composto pelos vasos sanguneos: artrias, veias e capilares. As artrias so os vasos pelos quais o sangue sai do corao. Como a presso do sangue no lado arterial maior, comparando com as veias, resultando ser a parede das artrias mais espessa. As veias so os vasos que trazem o sangue para o corao; dentro delas h vlvulas que, caso o sangue comece a fluir na direo contrria do corao, fecham-se impedindo o refluxo do sangue. Os capilares so vasos microscpicos, com apenas uma camada de clulas e uma camada basal e que so responsveis pelas trocas de gases e nutrientes entre o sangue e o meio interno. O sangue segue um caminho contnuo, passando duas vezes pelo corao antes de fazer um ciclo completo. Pode-se dividir, desta maneira, o sistema circulatrio em dois segmentos: a circulao pulmonar e a circulao sistmica.

Circulao pulmonar
A circulao pulmonar ou pequena circulao inicia-se no tronco da artria pulmonar (que sai do ventrculo direito), seguindo pelos ramos das artrias pulmonares, arterolas pulmonares, capilares pulmonares (que envoltam os alvolos, possibilitando a hematose - troca de gases). At aqui o sangue venoso - rico em gs carbnico. A partir daqui o sangue arterial - rico em oxignio. Segue: vnulas pulmonares e veias pulmonares que desaguam no trio esquerdo do corao.

Outras definies

Circulao visceral - a parte da circulao sistmica que supre os rgos do sistema digestivo. Circulao portal heptica - O sangue venoso dos capilares do trato intestinal drena na veia portal, que invs de levar o sangue de volta ao corao, leva-o ao fgado. Isso permite que este rgo receba nutrientes que foram extrados da comida pelo intestino. O fgado tambm neutraliza algumas toxinas recolhidas no intestino. O sangue segue do fgado s veias hepticas e ento para a veia cava inferior, e da ao lado direito do corao, entrando no trio direito e voltando para o incio do ciclo, no ventrculo direito. Circulao fetal - O sistema circulatrio do feto diferente, j que o feto no usa pulmo, mas obtm nutrientes e oxignio pelo cordo umbilical. Aps o nascimento, o sistema circulatrio fetal passa por diversas mudanas anatmicas, incluindo fechamento do duto arterioso e foramen ovale. Circulao coronria - o conjunto das artrias, arterolas, capilares, vnulas e veias prprios do corao. So considerados separadamente por sua importncia mdica e porque sua fisiologia (modo de funcionamento) apresenta aspectos particulares.

Mecanismos da circulao sangunea


Mecanismos gerais do sistema cardiovascular * Presso arterial (pelas arterias e vasos sanguineos) * Reserva Venosa * Dbito Cardaco * Ciclo Cardaco * Reflexos cardiovasculares * Regulao da frequncia cardaca * Homeostase Tcnicas de medida * Eletrocardiograma * Esfigmomanmetro * Estetoscpio

You might also like