You are on page 1of 6

CONTROLE DA ADMINISTRAO PBLICA

Conceito Pode-se definir o controle administrao Pblica como o poder de fiscalizao e correo que sobre ela exercem os rgos dos Poderes Judicirio, Legislativo e Executivo, com o objetivo de garantir a conformidade de sua atuao com os princpios que lhe so impostos pelo ordenamento jurdico. Espcies de Controle Vrios critrios existem para classificar as modalidades de controle. 1. Quanto ao momento em que se efetua: CONTROLE PRVIO OU PREVENTIVO o que exercido antes, ou seja, previamente, de consumar-se a conduta administrativa, como ocorre, por exemplo, quando sujeita autorizao ou aprovao prvia do Congresso Nacional ou de suas Casas determinados atos do Poder Executivo; um controle preventivo, porque visa impedir que seja praticado ato ilegal ou contrrio ao interesse pblico. CONTROLE CONCOMITANTE Como o prprio nome diz acompanha a atuao administrativa no momento mesmo em que ela se verifica; o que acontece com o acompanhamento da execuo oramentria pelo sistema de auditoria; ainda com a fiscalizao que se exerce sobre as escolas, hospitais e outros rgos pblicos prestadores de servios a coletividade. CONTROLE POSTERIOR OU CORRETIVO O controle posterior tem por objetivo rever os atos j praticados, para corrigi-los, desfaz-los ou apenas confirm-los; abrange atos como os de aprovao, homologao, anulao, revogao ou convalidao.

2. Quanto extenso do controle: CONTROLE INTERNO interno o controle que cada um dos Poderes exerce sobre seus prprios atos e agentes. A Constituio Federal, no captulo concernente fiscalizao contbil, financeira e oramentria prev o controle interno que

cada Poder exercer sobre seus prprios atos (arts. 70 e 74). Esse controle interno feito, normalmente, pelo sistema de auditoria, que acompanha a execuo do oramento, verifica a legalidade na aplicao do dinheiro pblico e auxilia o Tribunal de Contas no exerccio de sua misso institucional. CONTROLE EXTERNO: externo o controle exercido por um dos Poderes sobre o outro; como tambm o controle da Administrao Direta sobre a Indireta. A Constituio Federal, no captulo concernente fiscalizao contbil, financeira e oramentria prev o controle externo, a cargo do Congresso Nacional, com o auxlio do Tribunal de Contas (art. 71). CONTROLE EXTERNO POPULAR As contas dos Municpios ficaro, durante 60 dias, anualmente, disposio de qualquer contribuinte, para exame e apreciao, o qual poder questionar-lhes a legitimidade, nos termos da lei.

3. Quanto natureza do controle: CONTROLE DE LEGALIDADE O controle pode ser de legalidade, conforme o aspecto da atividade administrativa a ser controlada, podendo ser exercido pelos trs Poderes. o que verifica a conformidade da conduta administrativa com as normas legais que a regem. Esse controle pode ser interno ou externo. Vale dizer que a Administrao exercita-o de ofcio ou mediante provocao: o Legislativo s o efetiva nos casos constitucionalmente previstos; e o Judicirio atravs da ao adequada. Por esse controle o ato ilegal e ilegtimo somente pode ser anulado, e no revogado. CONTROLE DO MRITO: O controle pode ser de mrito, conforme o aspecto da atividade administrativa a ser controlada. Cabe a Administrao e, com limitaes, ao Poder Legislativo. o que se consuma pela verificao da convenincia e da oportunidade da conduta administrativa. A competncia para exerc-lo da Administrao, e, em casos excepcionais, expressos na Constituio, ao Legislativo, mas nunca ao Judicirio.

4. Quanto ao rgo que o exerce:

O controle pode ser administrativo, legislativo ou judicial.

CONTROLE ADMINISTRATIVO
o poder de fiscalizao e correo que a Administrao Pblica (em sentido amplo) exerce sobre sua prpria atuao, sob os aspectos de legalidade e mrito, por iniciativa prpria ou mediante provocao. Na esfera federal, esse controle denominado de superviso ministerial pelo Decreto-lei n 200, de 25-2-67. Recursos Administrativos: So todos os meios que podem utilizar os administrados para provocar o reexame do ato pela prpria Administrao Pblica. Eles podem ter efeito suspensivo ou devolutivo; este ltimo o efeito normal de todos os recursos, independendo de norma legal; ele devolve o exame da matria autoridade competente para decidir. O efeito suspensivo, como o prprio nome diz, suspende os efeitos do ato at a deciso do recurso; ele s existe quando a lei o preveja expressamente. Por outras palavras, no silencio da lei, o recurso tem apenas efeito devolutivo. Modalidades: Dentro do direito de petio esto agasalhadas inmeras modalidades de recursos administrativos, disciplinadas por legislao esparsa, que estabelece normas concernentes a prazo, procedimento, competncia e outros requisitos a serem observados pelos peticionrios. o caso da representao, da reclamao administrativa, do pedido de reconsiderao, dos recursos hierrquicos prprios e recursos hierrquicos expressos. Representao a denncia de irregularidades feita perante a prpria Administrao; Reclamao administrativa a oposio expressa a atos da Administrao que afetam direitos ou interesses legtimos do interessado; Pedido de Reconsiderao a solicitao de reexame dirigida mesma autoridade que praticou o ato; Recurso Hierrquico prprio aquele dirigido autoridade ou instncia superior do mesmo rgo administrativo em que foi praticado o ato; decorrncia da hierarquia; Recurso Hierrquico Expresso aquele dirigido autoridade ou rgo estranho repartio que expediu o ato recorrido, mas com competncia julgadora expressa.

CONTROLE LEGISLATIVO

O controle que o Poder Legislativo exerce sobre a Administrao Pblica tem que se limitar s hipteses previstas na Constituio Federal, uma vez que implica interferncia de um Poder nas atribuies dos outros dois; alcana os rgos do Poder Executivo, as entidades da Administrao Indireta e o prprio Poder Judicirio, quando executa funo administrativa. No podem as legislaes complementar ou ordinria e as Constituies estaduais prever outras modalidades de controle que no as constantes da Constituio Federal. Sob pena de ofensa ao principio da separao de Poderes; o controle constitui exceo a esse principio, no podendo ser ampliado fora do mbito constitucional. Basicamente, so dois os tipos de controle: O poltico e o financeiro.

Controle Poltico O controle abrange aspectos ora de legalidade, ora de mrito, apresentando-se, por isso mesmo, como de natureza poltica, j que vai apreciar as decises administrativas sob o aspecto inclusive de discricionariedade, ou seja, da oportunidade e convenincia diante do interesse pblico. Sendo assim, tem por base a possibilidade de fiscalizao sobre atos ligados funo administrativa e organizacional. Controle Financeiro A fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial da Unio e das entidades da administrao direta e indireta, quanto legalidade, legitimidade, economicidade, aplicao das subvenes e renncia de receitas, ser exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder. A Constituio Federal disciplina, nos artigos 70 a 75, a fiscalizao contbil, financeira, oramentria, determinando, no ltimo dispositivo, que essas normas se aplicam, no que couber, organizao, a composio e fiscalizao dos Tribunais de Contas dos Estados e do Distrito Federal, bem como dos Tribunais e Conselhos de Contas dos Municpios. Campo de Controle Prestaro contas qualquer pessoa fsica ou jurdica, pblica ou privada, que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiro, bens e valores pblicos ou pelos quais a Unio responda, ou que, em nome desta, assuma obrigaes de natureza pecuniria. TCU o rgo integrante do Congresso Nacional que tem a FUNO de auxili-lo no controle financeiro externo da Administrao Pblica.

Observao: No mbito estadual e municipal, aplicam-se, no que couber, aos respectivos Tribunais e Conselhos de Contas, as normas sobre fiscalizao contbil, financeira e oramentria, conforme art. 75.

CONTROLE JUDICIAL
o poder de fiscalizao que o Judicirio exerce ESPECIFICAMENTE sobre a atividade administrativa do Estado. Alcana, basicamente, os atos administrativos do Executivo, mas tambm examina os atos do Legislativo e do prprio Judicirio quando realiza atividade administrativa. O controle judicial constitui, justamente com o principio da legalidade, um dos fundamentos em que repousa o Estado de Direito. O direito brasileiro adotou o sistema da jurisdio una, pelo qual o Poder Judicirio tem o monoplio da funo jurisdicional, ou seja, do poder de apreciar, com fora de coisa julgada, a leso ou ameaa de leso a direitos individuais e com fora de coisa julgada, a leso ou ameaa de leso a direitos individuais e coletivos. Afastou, portanto, o sistema da dualidade de jurisdio em que, paralelamente ao Poder Judicirio, existem os rgos do Contencioso Administrativo que exercem como aquele funo jurisdicional sobre lides de que a Administrao Pblica seja parte interessada. O poder Judicirio pode examinar os atos da Administrao Pblica, de qualquer natureza, sejam gerais ou individuais, unilaterais ou bilaterais, vinculados ou discricionrios, mas sempre sob o aspecto da legalidade e, agora, pela constituio, tambm sob o aspecto da moralidade. Quanto aos atos discricionrios, sujeitam-se apreciao judicial, desde que no se invadam os aspectos reservados apreciao subjetiva da Administrao Pblica, conhecidos sob a denominao de mrito (oportunidade e convenincia). Logo, VEDADO AO JUDICIRIO apreciar o mrito administrativo e restringe-se ao controle da legalidade e da legitimidade do ato impugnado. Atos sujeitos a controle especial: Com relao aos Atos Polticos possvel tambm a sua apreciao pelo Poder Judicirio, desde que causem leso a direitos individuais e coletivos. Quanto aos Atos Interna Corporis (Regimento dos atos colegiados), em regra no so apreciados pelo Poder Judiciario, porque se limitam a estabelecer normas sobre o funcionamento interno dos rgos; no entanto, se exorbitarem em seu contedo, ferindo direitos individuais e coletivos, podero tambm ser apreciados pelo Poder Judicirio. E tambm, os atos legislativos.

Referncia:

DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Controle da Administrao Pblica. In: Direito Administrativo. 24. ed. So Paulo: Atlas, 2011. p. 735-772.

You might also like