You are on page 1of 16

SEMINRIO 11

(segundo semestre de 1980) Consideraes sobre alguns Cadernos do Povo Brasileiro e o Manifesto do CPC

Nota do Organizador: Texto reproduzido de Marilena Chau. Seminrios; o nacional o popular na cultura brasileira. So Paulo: Brasiliense, 1983. (p. 63 -92).

SEMINRIOS

Balanando-se no frgil trapzio, Jango declamava: As constituies devem ser tocadas e tocadas sempre pela vontade popular, pois elas valem na medida em que refletem o sentimento do povo. Ao que a Banda de Msica udenista, tocando mais alto do que sua ala Bossa Nova, retrucava: O grande objetivo do comcio mobilizado pelos comunistas e patrocinado pelo Presidente da Repblica a desmoralizao das instituies, o desrespeito aos legtimos representantes do povo e o fechamento do Congresso Nacional. Do alto do trapzio, Jango lanara: Brasileiros! Valoroso povo da Guanabara! A democracia, trabalhadores, que eles pretendem impingir-nos a democracia do antipovo, da antireforma, do anti-sindicato ... Ainda ontem, trabalhadores, eu afirmava no Arsenal da Marinha, envolvido pelo calor dos trabalhadores, que a democracia jamais poder ser arrebatada dos trabalhadores quando eles vm praa, quando do povo ... Ainda ontem, dentro das associaes de cpulas das classes conservadoras, ibadianos protestavam contra o presidente porque ele defende o povo contra aqueles que o exploram ... O povo tem que sentir a democracia que ponha fim aos privilgios de uma minoria proprietria de terras ... Ele, o imortal, o grande patriota Vargas, morreu, mas o povo continua sua caminhada. Porm, uma voz mais alta se alevanta. O General Mouro, comandante da 4 Regio Militar, erguese na defesa da Nao, argumenta apresentando motivos que levaram o povo, os governos estaduais e as Foras Armadas a repelirem o processo de aviltamento das foras vivas da Nao, to bem concebido e executado pelo Presidente da Repblica. Das alterosas, convoca todos os brasileiros e militares esclarecidos para que, unidos conosco, venham ajudar-nos a restaurar no Brasil, o domnio da Constituio e o predomnio da boa-f no seu cumprimento. Convocao aceita, pois, na tarde de 2 de abril, descrita por Alberto Dines, as ruas esto apinhadas: A Marcha da Famlia com Deus pela Liberdade estava marcada h mais de 15 dias. Converte-se hoje numa Marcha da Vitria. Quase um milho de pessoas comprimia-se na Avenida Rio Branco. Passa diante do Jornal do Brasil e aplaude. H muito tempo isso no acontece. Um milho quase canta calmamente sua vitria. Povo. Quem rel os anais do Congresso, jornais, livros, discursos e panfletos dos anos de 1961 a 1964, encontra em abundncia duas expresses: "a vontade do povo" e "os magnos interesses da Nao", ou suas variantes, "a conscincia popular" e "os verdadeiros interesses nacionais". No fosse tropear em outras palavras ou datas e o leitor se

sentiria empurrado at Paris, levado aos clubes jacobinos e girondinos, Assemblia Nacional, Bastilha, o slogan na lei ou na marra evocando o aira, fazendo eco aos brados de Ptria e patriota, usados tambm a mancheias. Acompanharia, depois, marchas rumo guilhotina, embora aqui, diferentemente de l, a histria oficial registre que no houve derramamento de sangue, para gudio do embaixador americano, Lincoln Gordon, que no precisara ativar a operao Brother Sam. A comparao com a agitao parisiense no descabida, embora anacrnica e historicamente improcedente que a retrica dos acontecimentos muito semelhante. Alm disso, para boa parte dos intelectuais de esquerda estava em curso a revoluo democrticoburguesa que iria erradicar os restos do feudalismo aqui imperante, derrubando a nobreza, isto , a oligarquia da terra e a aristocracia da finana. De Lacerda a Brizola, de Moura Andrade a Hrcules Correa, de Magalhes Pinto a Arraes, de Carvalho Pinto a Dante Pelacani, da Tribuna da Imprensa a Panfleto, do IPES ao CPC, do IBAD FMP, da ADN FNP, da esquerda negativa esquerda positiva, dos artigos de Tristo de Athayde aos de Antnio Callado, das patrulhas da democracia aos grupos de onze, de Cid Sampaio a Julio todos os envolvidos direta ou indiretamente na poltica empregam aquelas expresses e suas variantes e todos os contendores, do CGT e PUA s Federaes de Indstria e Centros de Comrcio, passando pelos partidos, pelas organizaes de esquerda e grupos conspiratrios de direita, pelas Foras Armadas e pela Igreja, todos reivindicam o direito de serem os legtimos representantes do povo e dos legtimos interesses da nao. Em nome dele e dela, presidentes renunciam ou so empossados, reformas constitucionais, plebiscitos e reformas de base so propostos, conspiraes e golpes so realizados, imperialistas so atacados, de um lado, enquanto de outro so convocados os defensores do mundo livre e cristo. Em nome do povo e da nao, desencadeia-se a renovao cultural. Partes dos anos 50 a 60 so considerados pelos estudiosos anos do nacionalismo desenvolvimentista e populista. A tnica dada por projetos econmicos e sociais de desenvolvimento capitalista, o com bate ao subdesenvolvimento sendo deflagrado por bandeiras de mobilizao nacionalista, sob os auspcios do Estado, ou de sua tomada por representantes dos verdadeiros interesses populares e nacionais.

SEMINRIOS O NACIONAL E O POPULAR NA CULTURA BRASILEIRA

A poltica de JK, como observa Miriam Limoeiro, pretendia mudar dentro da ordem para garantir a ordem, pautando-se pela idia de ordem como sinnimo de civilizao ocidental-crist, o que permitia forte ligao com o capital internacional e com o imperialismo, vistos como aliados porque pertencentes mesma ordem. O desenvolvimentismo, exposto no Plano de Metas, se apresentava como ideologia tcnica (fundado em anlises econmicas, nmeros e cifras) e moralista, contrria demagogia. Punha-se a si mesmo como projeto social e cultural porque beneficiaria toda a coletividade, uma vez que as causas da misria e das desigualdades eram atribudas no a determinaes internas, mas ao subdesenvolvimento, isto , desigualdade entre as naes. Oferecia-se, pois, no apenas como um plano do governo, porm como expresso da vontade irreprimvel de todo o povo brasileiro. Nacionalismo patritico, porque visava ao engrandecimento da Ptria, nacionalismo internacionalista, porque o desenvolvimento capitalista integraria a nao no sistema das naes, a poltica de JK formula um nacionalismo anticomunista, pois, como analisa Miriam Limoeiro, sendo democrtico e contrrio subverso cuja causa se encontraria no subdesenvolvimento, o desenvolvimento capitalista em si e por si mesmo anularia a ameaa comunista. Civilizao progresso. Progresso ordem. A poltica JQ, seguindo a trilha anterior, no entanto opera uma alterao de curso. A nfase recai menos na integrao internacional e mais na soberania nacional. Uma poltica voltada para reformas institucionais, para a mobilizao dos costumes pblicos e privados, para a justia social e para a erradicao da misria montada sobre uma ideologia terceiromundista de independncia nacional face aos Estados Unidos, tanto na poltica externa quanto na interna. Aqui o povo aparece menos como ansiando por democracia e mais por reformas que beneficiem a coletividade, entendida como comunidade. Porm, na linha de uma antiga tradio do pensamento autoritrio brasileiro, JQ considera que nao e povo ainda no existem e responsabiliza grupos, faces, partidos, classes e os planos e metas de JK pela incapacidade de criarem a comunidade nacional. Honestidade (contra as negociatas econmico-financeiras), austeridade (contra os gastos pblicos abusivos), moralidade administrativa e cultural, capitalizao interna e unio dos subdesenvolvidos sob conduo do Brasil contra o colonialismo, essas foram algumas das idias que balizaram o curto perodo do governo JQ. O Brasil para os brasileiros.

na seqncia desses dois governos que, tenta acontecer o conturbado governo no trapzio de JG. Favorvel a um capitalismo humanitrio e patritico, quando ainda Ministro do Trabalho, JG se apresenta como herdeiro da Carta Testamento, do trabalhismo e do nacionalismo, tentando uma poltica de conciliao e um pacto populista: Plano Trienal e Reformas de Base. Seu lema desenvolvimento sem inflao redundou, como assinala Caio Toledo, em inflao sem desenvolvimento, embora, como escreve Helga Hoffmann, tenha sido a primeira vez que, no Brasil, um plano econmico no atribua a causa da inflao aos salrios, mas drenagem dos recursos para o exterior e transferncia da renda para o setor exportador, por meio de subsdios governamentais, alm dos dispndios abusivos com o setor pblico, mais parasitrio do que promotor de bem-estar social. A democracia populista do perodo JG, tentando conciliar os interesses do capital nacional-internacional e os direitos dos trabalha dores, ampliados pelos discursos da autodenominada vanguarda aguerrida do povo, no satisfazia nem a gregos nem a troianos. direita, clamava-se contra a guinada comunista do regime; esquerda, contra o reformismo continusta do janguismo e do PCB, que o apoiava. Hoje, quando o tempo que tudo devora j transformou em passado o futuro que no houve, o radicalismo das crticas de direita e de esquerda parece improcedente: o governo JG no tinha nem poderia ter pretenses revolucionrias, no s porque a lgica do nacionalismo populista no as comporta, como tambm porque no se faz revoluo a partir do Estado isto, pelo menos, 1789 e 1848 ensinaram. Todavia, num pas como este (jamais vers outro igual), o fato de que por um breve momento os dominados tivessem feito uma apario na cena da grande poltica, criou direita e esquerda a expectativa da revoluo a primeira, para reprimi-la, a segunda, para dirigi-la. Alm disso, de ambos os lados, sempre prevaleceu, desde os anos 20, um modelo explicativo sobre a sociedade brasileira e sua histria que favorecia a imagem de uma revoluo por vir. So traos fundamentais desse modelo: ausncia de uma burguesia forte, capaz de ser classe dirigente; ausncia de um proletariado organizado e maduro, capaz de realizar uma revoluo; presena de uma classe mdia capaz de se radicalizar em defesa dos interesses nacionais, sejam estes apresentados pela direita ou pela esquerda; ausncia de uma ideologia nacional, as idias sendo sempre

SEMINRIOS

O NACIONAL E O POPULAR NA CULTURA BRASILEIRA

importadas sem respeito pelo carter nacional; em decorrncia das ausncias ou privaes anteriores e do lugar especfico da classe mdia como funcionria do universal, isto , do Estado e de suas instituies (particularmente o Exrcito), o nico sujeito histrico o aparelho estatal, a partir do qual, no qual e pelo qual so operadas as transformaes. Criao e consolidao da unidade nacional pelo Estado nacional como agente histrico, eis uma imagem igualmente compartilhada pela direita e pela esquerda. Ora, esta, no momento em que se v diante de um governo populista nacionalista e ainda por cima se depara com mobilizao popular, quase como um presente providencial, no poder deixar de imaginar que bastar conduzir as massas e apanhar as rdeas do Estado para que a revoluo se consume. Aquilo que para a esquerda do incio dos anos 60 aparecia como necessidade das leis objetivas e cientficas da histria, se afigurava para a direita como uma crise poltica iminente. Ora, como a direita brasileira sempre concebe a crise como perigo, irracionalidade e desordem, concebe a soluo como salvao nacional, racionalidade de medidas tcnico-polticas e imposio violenta da ordem. Assim, com o nome de revoluo brasileira, para uns, e com ode crise das instituies, para outros, os protagonistas da histria tentavam capturar o significado de uma experincia, fixando-a. nesse contexto que so escritos os Cadernos do Povo Brasileiro e o anteprojeto do Manifesto do CPC.

***
No pretendo, neste seminrio, analisar os Cadernos, mas apenas destacar o modo como, em alguns deles, nao-nacional e povo popular aparecem. Tambm no pretendo aqui deduzir os textos da conjuntura histrica, mas apenas consider-los parte integrante dessa conjuntura, uma das representaes que essa conjuntura construiu a respeito de si mesma. No se trata, evidentemente, de fetichizar as representaes em detrimento dos fatos, que estaro ausentes em minhas consideraes, mas apenas de levar em conta que as representaes constituem, elas tambm, fatos histricos. Sem dvida, seria de grande interesse comparar os Cadernos e os acontecimentos, pois pode ramos chegar a alguns resultados curiosos. A ttulo de exemplo, cito um caso. Em novembro de 1962, realiza-se em Belo Horizonte o I Congresso de Lavradores e Trabalhadores Agrcolas Brasileiros. Alm da data e do local, conhecemos ainda o nmero de participantes, sua provenincia e o

texto das resolues finais. Estamos perante um fato inconteste. Ora, no primeiro dos Cadernos, dedicado apresentao das Ligas Camponesas, Julio interpreta o I Congresso como primeira manifestao da implantao nacional das Ligas, enquanto Nestor Vera, no n 39 da Revista Brasiliense (janeiro-fevereiro de 1962), o considera um grande feito da ULTAB, acrescentando que a realizao desse congresso no surgiu por acaso, nem por obra divina. Mas por uma necessidade objetiva resultando do grau de amadurecimento do movimento campons j atingido em nossa ptria, fruto de um longo e duro trabalho, nestes ltimos 15 anos, a cuja frente sempre estiveram os comunistas, esclarecendo e organizando o homem rural. Ao falar em 15 anos, Vera declara implicitamente que a data de 1955 no a mais significativa para o movimento campons, data considerada por Julio de fundamental importncia, porquanto da fundao da primeira Liga, a do Engenho Galilia. Mais ainda. Julio, em seu texto, no menciona Gregrio Bezerra, no entanto considerado por Antnio Callado, em A volta s cooperativas da morte, a figura mais importante do Nordeste, ao lado de Julio, este, por seu turno, agradecendo a Callado o apoio jornalstico dado s Ligas. Por outro lado, contrariando a afirmao de Vera de que o I Congresso fruto do trabalho que sempre teve os comunistas frente, Julio, alm de no mencionar os comunistas, declara serem as Ligas, em geral, e a do Engenho Galilia, em particular, resultado da iniciativa e da prtica exclusiva dos camponeses. Porque o I Congresso pode ser representado de modo to diferenciado? O que significam os 15 anos de que fala Nestor Vera? O I Congresso se realiza em 1962, 15 anos aps a entrada do PCB na ilegalidade, ocasio em que tambm desapareceram as Ligas Camponesas de Pernambuco que haviam atuado na regio desde o final da guerra, sob orientao do PCB. Por que, por outro lado, a afirmao de que o I Congresso obra da ULTAB? Porque durante o ano de 61 e de 62, escreve Aspsia Alcntara Camargo, o movimento campons ganhar novo impulso, a partir de 1961, com a proliferao de Sindicatos Rurais, promovida por padres e comunistas, secundados por estudantes, para sustar a expanso das Ligas e organizar clientelas prprias entre os trabalhadores do campo. A partir de 1962, as duas vertentes do movimento campons Ligas e Sindicatos interpenetram-se, associando a luta pela terra s reivindicaes trabalhistas. Compreende-se, ento, que a palavra de ordem de Julio se tornasse, mais tarde, entrar no Sindicato sem sair da Liga, entrar na Liga sem sair do Sindicato, mas reivindicasse tambm a direo do movimento como encargo das Ligas que no sofriam os nus do sindicalismo brasileiro. Alm, portanto, de uma luta por clientelas e pela

SEMINRIOS O NACIONAL E O POPULAR NA CULTURA BRASILEIRA

direo do movimento, os textos de Julio e de Vera indicam ainda duas concepes divergentes do processo. Enfatizar as Ligas, como o faz Julio, enfatizar a posse da terra e, portanto, no seu texto, campons quer dizer foreiro e pequeno proprietrio. Enfatizar a UL T AB, como o faz Vera, enfatizar a questo trabalhista e, no seu texto, campons significa assalariado rural. Ora, isto no s determinar divergncias na interpretao da direo do movimento, mas ainda em suas finalidades (Reforma Agrria) e em suas relaes com o Estado. Assim, que tenha havido o I Congresso fato irrecusvel, mas que representaes suscita ele e por qu? Exemplos desse tipo poderiam ser multiplicados indefinidamente pois constituem a histria das lutas polticas e ideolgicas do perodo. Qual o resultado, por exemplo, de se considerar o fato do cambo e do mandonismo como provas da existncia de feudalismo no Brasil, ou, ao contrrio, consider-los formas especficas da dominao capitalista no campo brasileiro? Como tais, os fatos do cambo e do mandonismo possuem objetividade, mas sua interpretao diferenciada implicar na modificao global da representao do processo econmico e poltico. Se so feudais, cabe fazer a revoluo democrtico-burguesa; se so capitalistas, cumpre desencadear a revoluo socialista. No primeiro caso, a aliana com a burguesia nacional progressista indispensvel; no segundo, impossvel. Qual o resultado, por exemplo, da defesa de uma frente nacional e a de uma frente poltica popular? Ou de uma frente nica , como prope o PCB e uma frente poltica, como propem AP e POLOP? Na primeira, feita a aliana das classes, o Estado governa em nome do povo e da nao; na segunda, o povo (entenda-se: sua vanguarda) escolhe seus prprios dirigentes que governam em seu nome e em seu interesse prprio. Ao focalizar alguns aspectos dos Cadernos sem articul-los aos fatos, no estarei supondo que os primeiros no possuam bases empricas, mas apenas tentando captar como estas se encontram investidas de sentido pelo discurso. Assim, por exemplo, em todos os Cadernos a Reforma Agrria defendida como condio do desenvolvimento nacional autnomo e como justia social. Em todos os Cadernos (com exceo de uns poucos que no se referem ao assunto), vinculada ao processo revolucionrio em curso no pas. Assim, o caderno dedicado ao assunto O que a Reforma Agrria? afirma: Estranha-se que a Reforma Agrria, h tanto debatida, merecendo o beneplcito da maioria do povo, no se concretize. que, at agora, a luta pela Reforma Agrria tem sido travada essencialmente no asfalto, em forma de discusses acadmicas de

intelectuais e polticos progressistas. Os verdadeiros interessados, os camponeses sem terra, os parceiros, os arrendatrios os assalariados rurais estavam, praticamente ausentes do debate (...). Nos ltimos anos, com o surgimento da ULTAB, das Ligas Camponesas no Nordeste e das Associaes dos Sem Terra no Rio Grande do Sul, a luta de classes no campo evoluiu para um estgio superior. Essas organizaes, despertando no campons o esprito associativo, politizando-o, dando-lhe conscincia de sua fora e de seus direitos, constituem-se na base poltica sem a qual nunca chegaremos Reforma Agrria (...). evidente que, alcanando o objetivo de associar a maioria dos camponeses sem terra existentes no Brasil, constituir-se-o os mesmos em fora poltica to poderosa que ningum mais tentar obstar a Reforma Agrria radical. por isso que colocamos, entre os meios de alcanar a Reforma Agrria, em primeiro lugar e como fundamental, a organizao e politizao dos camponeses. Ora, o que prope o Plano Trienal? Uma reforma agrria que racionalize a distribuio muito desigual das terras porque essa desigualdade no satisfatria para atender as necessidades do novo estgio do desenvolvimento econmico, alm do regime existente ser anacrnico para o aumento da renda da terra e da produtividade agrcola. Em suma, no Plano Trienal, reforma agrria um recurso tcnico para racionalizar a produo conforme os moldes e as exigncias contemporneas do capitalismo. Por que, ento, a esquerda faz dessa bandeira um tema privilegiado da revoluo? E por que a direita se volta furiosamente contra a comunistizao do regime que a prope? Numa palavra, por que uma reforma aparece como revoluo? Uma primeira resposta pode ser sociolgica e histrica, isto , tomar como referncia a estrutura agrria brasileira e os jogos das classes. Uma outra resposta, porm, pode ser encontrada pela anlise dos discursos dos Cadernos, isto , pelo modo como a revoluo neles definida, pela constelao de idias que informam a de reforma agrria de tal modo que, independentemente dos fatos, ela aparea como condio revolucionria ou como revoluo em curso. Em outras palavras, a montagem do iderio e das representaes determina o modo de representao da reforma agrria. Em todos os Cadernos, sem nenhuma exceo, a tnica a luta antiimperialista. Quem, na poca, se refere ao imperialismo fala de uma realidade muito palpvel: a presena macia do capital estrangeiro, o FMI, a USAID, o Ponto IV, a Aliana para o Progresso, o IBAD, o IPES, a violncia americana contra Cuba e a Amrica CentraI, a poltica Lincoln Gordon Roberto Bob Campos Fields, para no falar da atuao da CIA.

o NACIONAL E O POPULAR NA CULTURA BRASILEIRA


Embora a ingerncia americana seja interpretada, anos mais tarde, como interveno concertada do capital internacional sob direo do capital financeiro, isto , como imperialismo propriamente dito, na poca este interpretado como interveno de naes estrangeiras sobre a nao brasileira, isto , os Cadernos so guiados por uma representao nacionalista do imperialismo que os fatos confirmam e afirmam. Enganada ou no quanto ao conceito exato de imperialismo, a representao se refere a acontecimentos que no poderiam ser negligenciados. Sem eles no possvel compreender, por exemplo, as dificuldades do governo Arraes e a situao de Pernambuco. Aqui, a reforma agrria comeou a acontecer por iniciativa das Ligas e Sindicatos, isto , com a invaso das terras; as reivindicaes de voto ao analfabeto, garantias de representao sindical, reforma da constituio, corriam pelas praas; o mtodo Paulo Freire, alfabetizando adultos em 40 horas e de modo politizado, encontrava o maior sucesso. Em Minas, operaes militares, como a Poppeye, eram preparadas para cuidar de Arraes e de seu estado. Porm, muito mais eficiente foi a poltica de Lincoln Gordon com suas ilhas de sanidade administrativa, ttica dos Estados Unidos distribuindo vultosos recursos para os governadores fieis ao ideal do mundo livre e que lhes permitia realizar (ou prometer) obras pblicas, sensibilizar com suas realizaes pacficas uma classe mdia aterrorizada com o perigo vermelho, alm de fornecerem recursos blicos s suas foras militares e paramilitares para que reprimissem movimentos sociais no campo e na cidade. Arraes ficou encurralado. Todavia, a nfase nesses fatos, que deixam por conta do imperialismo todo o evento, pode deixar na sombra um problema essencial, isto , os limites da poltica populista que usa o Estado para mobilizar e satisfazer bases populares de apoio ao governo, de sorte que no momento em que os recursos legais e financeiros se esgotam, o governante populista entra em derrocada. Dessa maneira, no comeo dos anos 60, a imagem do imperialismo era e no era real, como era e no era real a imagem do perigo comunista no s o exemplo de Cuba estava mostra, como tambm o crescimento da participao popular ameaava atingir, nos anos de 1962 e 1963, as prprias bases do poder, com as grandes greves operrias, as invases de propriedades agrrias e os primeiros sinais de insubordinao nas Foras Armadas, como escreve Weffort. Porm, essas imagens no eram verdadeiras ou falsas dependendo de quem as empregasse ou da posio ocupada pelos protagonistas histricos, mas sim, de maneira mais profunda, porque enquanto imagens obscureciam o imperialismo e o comunismo. Seu modo de aparecer social recobria sua

SEMINRIOS

forma de efetuao real e possvel. Esse fenmeno, alis, no inusitado e possui at mesmo um nome: ideologia.

***
Os Cadernos do Povo Brasileiro so heterogneos, tendo em comum apenas a inteno didtica. E mesmo esta no entendida de igual maneira por todos os autores, alguns trabalhando com definies e postulados, outros procurando explicitar a natureza especifica de seu objeto. H Cadernos de estilo informativo (Quem faz as leis no Brasil?, Como agem os grupos de presso?, O que foi o tenentismo?, O que reforma agrria?, Como planejar nosso desenvolvimento?, Salrio causa de inflao?, Como so feitas as greves no Brasil?). Outros so doutrinrios e programticos (Quem o Povo no Brasil?, Por que os ricos no fazem greve?, De que morre o nosso povo?, Por. que h analfabetos no Brasil? Vamos nacionalizar a indstria farmacutica?, Qual a poltica externa adequada ao Brasil?). Alguns so de combate direto (Quem dar o golpe no Brasil?, Quem pode fazer a Revoluo no Brasil?, Quem so os inimigos do povo? Como atua o imperialismo ianque?). Enfim, outros so histrico-panfletrios (Como seria o Brasil Socialista?, Desde quando somos nacionalistas?, Que a revoluo brasileira?, Revoluo e Contra Revoluo no Brasil?, A Igreja est com o povo?). Variando na concepo pedaggica e no estilo, todos os Cadernos operam com quatro idias que, na maioria deles, funcionam como axiomas (s vezes, quase como dogmas): a definio do povo e de sua vanguarda, a definio da nao e da luta antiimperialista, um dos tpicos principais desta ltima sendo a reforma agrria, a definio do lugar do Estado como promotor da transformao histrica iniciada pelas massas, e a idia de revoluo. H Cadernos que no se referem aos quatro pontos, como o caso de Desde quando somos nacionalistas?, de Barbosa Lima Sobrinho, ou o de A Igreja est com o povo?, alm de Cadernos que a eles se referem, porm de modo diverso, como o caso da relao com os Estados Unidos em O que so as Ligas Camponesas?, Julio narrando com ,entusiasmo a aprovao das Ligas pelos irmos Kennedy. Tambm no h plena concordncia sobre os quatro pontos entre todos os autores. Assim, por exemplo, Quem o Povo no Brasil? de Nelson Werneck Sodr, ser

O NACIONAL E O POPULAR NA CULTURA BRASILEIRA

SEMINRIOS

ser contraditado por Quem so os inimigos do Povo?, de Theotnio dos Santos, e por Quem pode fazer a revoluo no Brasil?, de Bolvar Costa este diria que o primeiro participa de uma concepo equivocada sobre o processo poltico brasileiro, prejudicial s massas, enquanto Theotnio talvez o colocasse entre os inimigos do povo no seio do povo, isto , como intelectual que trai o povo porque aceita determinadas alianas de classes prejudiciais revoluo. Tambm no concordam os autores na questo do Estado e, particularmente no que se refere aos governos JK e JG, embora todos atribuam ao Estado a mesma funo transformadora. Assim, por exemplo, Franklin de Oliveira, em O que a Revoluo Brasileira?, alm de criticar o Plano de Metas, critica violentamente Hlio Jaguaribe, idelogo do desenvolvimentismo. Helga Hoffmann, Theotnio dos Santos e Bolvar Costa criticam o governo IG. A primeira, porque o Plano Trienal no procura beneficiar realmente o povo; o segundo, porque critica o governo populista; o terceiro porque critica o nacionalismo trabalhista e o de esquerda. Em contrapartida, Maria Augusta Tibiri, escrevendo sobre a nacionalizao e estatizao da indstria farmacutica, tece loas aos ministros nacionalistas de todo o perodo, de JK a JG. Subjacente s divergncias tpicas entre os autores, encontra-se uma que no s atravessa todos os Cadernos, mas que ainda a tnica das diferenas polticas do perodo: revoluo socialista ou democrticoburguesa? Portanto: movimento proletrio com aliados de classe mdia, ou aliana de trabalhadores, classe mdia intelectual, pequena burguesia e burguesia nacional progressista? Donde: frente poltica popular ou frente nica nacional? Enquanto Werneck Sodr defender a revoluo democrtico-burguesa, Franklin de Oliveira defender a democrticopopular, de estilo chins. Theotnio dos Santos terminar seu Caderno com o brado: O Povo no poder, na lei ou na marra!, e Bolvar Costa dir que somente operrios, camponeses, intelectuais e estudantes progressistas podem fazer a revoluo. Paulo Schilling considerar a revoluo inevitvel, porm a questo a ser discutida, afirma, no ser entre revoluo ou reforma, e sim entre revoluo violenta ou pacfica, optando ele prprio pela segunda. interessante, no tema da revoluo, observar que a maioria dos Cadernos, com raras excees, no o discute sem referirse a inmeros autores que justifiquem e legitimem as posies adotadas pelos cadernistas. Seria curioso, noutra ocasio, fazer um levantamento dessas fontes bibliogrficas e acompanhar as diferenas de inspirao dos Cadernos.

Finalmente, todos os Cadernos so construdos sobre dicotomias, antinomias e antteses que, retoricamente, so apresentadas como contradies, sendo porm to imveis e positivas que no chegam a ultrapassar o contraponto. Freqentemente, nos quatro temas apontados, e particularmente no tema do povo e no da nao, assumem uma feio maniquesta, os valores e qualidades positivos sendo atribudos ao povo e nao, enquanto os negativos so imputados ao antipovo e antinao. possvel que a hostilidade crescente da direita levasse os Cadernos a esse maniquesmo, deslizando dos dados empricos para os arqutipos e destes para os esteretipos. O povo apresentado como essencialmente bom, ordeiro, pacfico, sedento de justia, disposto a organizar-se porque portador do sentimento de comunidade e de coletividade, e a nao apresentada sob a forma do sentimento nacional e do direito autodeterminao contra foras poderosas e malficas que a empobrecem e enfraquecem. O jogo de imagens se estabelece, assim, entre os amigos do povo e da nao e seus inimigos, jogo decisivo na economia dos Cadernos onde o povo est representado por seus amigos, os intelectuais e os estudantes, isto , por sua vanguarda. Mesmo quando alguns Cadernos analisam a histria, a sociedade e a poltica brasileiras, no conseguem fugir do tom normativo, axiomtico e maniquesta. A impresso deixada por eles a de uma pedagogia autoritria que se define como progressista para o progresso. Bem, no primeiro seminrio fiz algumas observaes sobre o lugar ideolgico do tema do progresso ...

I- O Povo Para se definir o contedo do conceito de povo preciso encara-lo segundo uma situao histrica determinada e segundo as condies concretas de cada caso, tomando como base a diviso da sociedade em classes. (...) Compondo-se de classes, camadas e grupos diferentes, o povo apresenta contradies internas. Admiti-lo como formando uma unidade pura iluso. (...) O critrio justo sobre o conceito de povo ajuda a compreender o papel das massas na histria, particularmente na fase atual e situa devidamente o complexo processo de desenvolvimento por que passam pases como o Brasil, em que profundas mudanas esto ocorrendo e em que o mais importante aspecto do que novo est, precisamente, na presena do povo na vida poltica (...). O avultamento do problema democrtico deriva de que a manuteno das liberdades democrticas permite o esclarecimento poltico, e o esclarecimento

O NACIONAL E O POPULAR NA CULTURA BRASILEIRA

SEMINRIOS

poltico permite a tomada de conscincia pelo povo, e a tomada de conscincia pelo povo permite a execuo das tarefas progressistas que a fase histrica exige (...). Quais as tarefas progressistas e revolucionrias desta fase histrica, ento? Libertar o Brasil do latifndio e do imperialismo (...) Quais as classes sociais interessadas na gigantesca tarefa progressista e revolucionria com que nos defrontamos? Parte da alta, mdia e pequena burguesia, a parte de cada uma delas desligada de associao, compromisso ou subordinao ao imperialismo; o proletariado, o semiproletariado, o campesinato, com a participao ativa na medida da conscincia poltica que apresentem seus componentes. Povo no Brasil, hoje, assim, o conjunto que compreende o campesinato, o semiproletariado, o proletariado; a pequena burguesia que tem seus interesses confundidos com o interesse nacional e lutam por estes. uma fora majoritria inequvoca. Organizada invencvel (...) Esto excludos do povo, agora e sempre, enquanto classes, os latifundirios, a alta burguesia e a mdia compro metidas com o imperialismo, como os elementos da pequena burguesia que o servem. o conjunto das classes, camadas e grupos sociais que compem o povo que representa, assim, o que existe de nacional em ns (Nelson Werneck Sodr Quem o povo no Brasil?, pp. 21, 33, 35,37,38). O povo tem muitos inimigos, mas no pode combat-los porque os desconhece. Esses inimigos lhe do uma idia falsa dos problemas do pais e procuram se esconder da opinio pblica. O povo fica, assim, desorientado e no sabe se conduzir adequadamente na vida de cada dia, no trabalho, na casa e na participao poltica, de maneira a lutar para vencer seus inimigos (...) Aos homens do povo est reservada a maior tarefa do pais: levar avante nosso desenvolvimento, eliminar a misria, o analfabetismo, as doenas de origem social, o desemprego, a incultura, a corrupo, os crimes brbaros. Essa tarefa sua, portanto, meu caro leitor (...) Nosso estudo e nossa dedicao intelectual no tero sentido se voc no disser no ao mundo que ai est, resolvendo se a conhecer os seus inimigos, lutar contra eles e derrot-los definitivamente (...) De um lado, as foras do progresso, a maioria esmagadora do povo. Do outro, as retrgradas e antipopulares (...) Como se decidir essa luta? Os homens do povo desejam a paz, so coletivistas e solidrios; os homens do poder so individualistas e arraigados s suas posses. Os trabalhadores e seus aliados no tm posses a perder. Quem escolher, pois, o caminho a ser seguido pelo processo inevitvel de libertao nacional sero os homens da classe dominante. Se usarem a violncia para reagir contra os avanos populares, obrigaro o povo a recorrer violncia. O que no se pode deixar

inocentemente o povo brasileiro nas mos dos algozes. O povo deve estar preparado para todas as eventualidades, ter confiana que lhe dada pelo exemplo de que todas as grandes revolues deste sculo foram vitoriosas e pela certeza que a lgica da Histria est de seu lado (Theotnio dos Santos Quais so os inimigos do povo?, pp. 11, 13, 121)

II- A Vanguarda O povo, entretanto, agora como em fases anteriores, divide-se em vanguarda e massa. Massa a parte do povo que tem pouca ou nenhuma conscincia de seus prprios interesses, que no se organizou ainda para defend-los, que no foi mobilizada ainda para tal fim. Faz parte das tarefas da vanguarda do povo, conseqentemente, educar e dirigir as massas do povo (Nelson Werneck Sodr op cit., p.38). S o povo, guiado por seus setores mais avanados os trabalhadores, os camponeses e os estudantes capaz de combater at as ltimas conseqncias a ameaa de golpe, porque o golpe, como se indicou, acaba sendo sempre contra as foras populares e jamais inteiramente contra a minoria dominante (...). A vanguarda aguerrida do povo (...). necessrio que a vanguarda saiba mostrar ao povo sua insupervel vantagem moral sobre seus inimigos. Os inimigos do povo trabalham contra o curso da histria, a qual nos diz que, quando o povo luta, fatal que termine vencedor, pois luta pela justia, pelo progresso e tem a maioria da humanidade ao seu lado (...) Todo o povo h de compreender que ele quem vencer a luta, porque necessariamente ser levado a lutar. E aqui tocamos noutro ponto que a vanguarda no deve nunca deixar de explicar ao povo: que a sua vitria certa no apenas porque a causa da justia a sua causa, mas fundamentalmente porque se decidiu a lutar pela justia e que o fracasso final dos inimigos do povo inevitvel no apenas porque se batem pela injustia, mas porque encontram pela frente um adversrio lutando pela justia (...) (Wanderley Guilherme dos Santos Quem dar o golpe no Brasil?, pp. 24, 79, 80). A futura diviso internacional do trabalho, sem imperialismos, conseguir a superao do nacionalismo-etapa no universalismo-meta (...) Estas so algumas linhas fundamentais que convm poltica externa brasileira. No tem importncia que os derrotistas digam tratar-se de um sonho. A vanguarda da intelectualidade brasileira j possui meios para dialogar com o povo, a que pertence e ao qual dever servir. Sua

O NACIONAL E O POPULAR NA CULTURA BRASILEIRA

SEMINRIOS

mensagem germinar, cedo ou tarde (Wamireh Chacon Qual a poltica externa conveniente ao Brasil?, p. 92). Integrados por organizaes voluntrias das cidades e dos campos, elementos progressistas da classe mdia, pequenos proprietrios que produzem para os consumos internos e representantes da burguesia industrial brasileira no associada ao imperialismo, tais grupos devero, reunidos, pressionar a cpula dirigente a fim de que se concretizem as reformas estruturais que a Nao carece e se tornem realidade as fices jurdico formais no campo do ensino (Srgio Guerra Duarte Por que existem analfabetos no Brasil?, p. 70). De tudo o que vimos, podemos concluir pela absoluta necessidade de que o povo liderado por uma vanguarda consciente, composta de operrios, camponeses, estudantes e intelectuais, desmoralize definitivamente todas as falsas solues (...) Para que isto se efetive, preciso arrancar a mscara dos inimigos do povo, os falsos cordeiros, cuja pele esconde o lobo faminto de carne humana (...) (Theotnio dos Santos, op. cit., p. 28).

III- O Nacionalismo e o Imperialismo ... h nacionalismos rudimentares que ,se manifestam mesmo antes da criao das naes, de que so intrpretes e sentinelas vigilantes (...) batedeiros e vanguardeiros, anunciando a fora que h de vir (...). Formam-se com a prpria substncia do nacionalismo, mas ainda sem uma perfeita conscincia de seus contornos e sem uma confiana definida nos seus fundamentos (...) Entendido dessa forma, o nacionalismo se caracteriza no pela presena de uma nao ou de uma conscincia nacional, pois que ele anuncia e prepara a formao dessa nao e dessa conscincIa (...) o nacionalismo pressupe ou inclui a presena de uma nao, j constituda ou em andamento, existente ou futura (...) A substncia, pois, do nacionalismo um antagonismo de interesses ou de ideais (...) Mas o que precisamos deixar claro que, se o nosso nacionalismo nos levou a tomar atitudes anti-holandesas, antilusitanas, antibritnicas, antigermnicas, antinipnicas, a verdade que sempre entendemos ,que essa reao combatia uma influncia, no um povo. Um imperialismo, no a nao de que ele possa pro manar (...) O que vem evidenciar que o nacionalismo no um senti mento ou um movimento, improvisado, repentino, singular ou extravagante. antes uma constante em nossa histria, o acompanhamento apaixonado de todas as fases da tormentosa vida nacional e da intrpida afirmao da Ptria brasileira.

Seria de estranhar que o nacionalismo no estivesse presente nesta hora to difcil, em que o Brasil luta ainda pela sua emancipao econmica. Como soube lutar ontem por sua independncia poltica. Como lutou pela independncia religiosa (...) Falar, pois, de nacionalismo, dentro do Brasil, exigindo a presena de aspas, ou as cerimnias do exorcismo, ignorar o prprio Brasil, toda a nossa histria. O Brasil que sempre soube ser fiel afirmao de sua personalidade nacional, aos imperativos de sua dignidade como nao e como povo (Barbosa Lima Sobrinho Desde quando somos nacionalistas?, p. 10, 11, 124, 125). Do que expusemos acima e do muito que j tem sido dito por inmeros autores, nacionais no que se refere ao Brasil, e estrangeiros quanto Amrica Latina, podemos concluir, pesarosos, de que nosso Pas, assim como as naes coirms da Amrica Latina, so os financiadores que, em sua misria, enviam anualmente parcelas macias de suas riquezas para financiar o colosso revolto do Norte. Ainda cabe aqui mencionar os esforos dos economistas a soldo dos monoplios internacionais que, a despeito dos fatos irrefutveis, procuram engodar e iludir a boa f de senadores e deputados perante a Comisso Mista que estuda o Projeto de Remessa de Lucros. Esses cavalheiros, afastados de toda realidade brasileira, completamente despidos de qual quer respeito pelos seus concidados, teimam em repisar a importncia na penetrao imperialista no Brasil. Exortamos todos os trabalhadores, os estudantes e o povo em geral a unir todos os seus esforos em defesa do Brasil e exigir o banimento da nossa terra de todas as grandes empresas dos monoplios do imperialismo ianque (Sylvio Monteiro Como atua o imperialismo ianque?, p. 195). Este aspecto fundamental, pois representa um dos truques do imperialismo e, no caso do Brasil, dos seus porta-vozes entreguistas (emtreguismo definido como derrotismo nacional diante dos interesses estrangeiros), alegar a superao das soberanias. Sem dvida, no existem Naes autrquicas, porm uma coisa interdependncia mutuamente compensadora e outra a negao do self-government sob pretexto de que na metrpole se sabe zelar melhor pelos interesses das colnias. O critrio para saber se a interpendncia com tal ou qual pais, convm, depende mais das filiais do que da matriz (...) O mximo que poderamos obter de Washington, nas suas regras de jogo, seria a posio de scio menor, com uma limitada rea de influncia na Amrica Latina. No isso que almejamos. Devemos pretender algo maior e mais nobre: em primeiro lugar, liberdade para nossa prpria Revoluo Brasileira, cujos rumos sero ditados pelo nosso povo, e, em segundo lugar, nossa participao na

o NACIONAL E O POPULAR NA CULTURA BRASILEIRA


construo do mundo novo, onde se implantar uma produtiva e eqitativa diviso internacional do trabalho e onde se expandir ao mximo o domnio humano sobre a Natureza, com seus frutos igualitariamente distribudos (Wamireh Chacon, op. cit., pp. 12, 87). De nossa parte, compreendemos como Laboratrio Nacional aquele que constitudo de capital e direo nacionais e que no envia lucros, dividendos, etc., para o estrangeiro (...) Nossa indstria vive sufocada pela sua dependncia aos laboratrios estrangeiros no fornecimento da matria-prima. O prprio governo deve tomar a si o encargo de instituir, no Brasil, fbricas de matrias-primas para os laboratrios nacionais ou import-Las inclusive de pases fora da rea do truste (...) Com ajuda financeira, com a criao de um Centro de Pesquisa, j de muito beneficiaria nossa indstria. Pleiteamos mais, porm, aplaudimos tudo que vier em seu auxlio na hora em que ela se asfixia. Louvamos os esforos do presidente do Grupo de Trabalho, Juvenille. Pereira, conhecedor do assunto e de firmes convices nacionalistas (...) Remdio bem pblico cuja indstria deve ser estatal (...) Deve riam os laboratrios ser estatizados como de utilidade pblica (...) Urge tambm, numa hora de profundo nacionalismo, no somente defender a autonomia administrativa de nossa indstria especializada, mas tambm incentivar a pesquisa cientfica no setor de qumica a fim de permitir indstria nacional a criao de novos agentes teraputicos (...) Urge a mobilizao dos patriotas para salvar o que resta e desenvolver, de fato, a indstria nacional. Para essa situao, um s remdio: NACIONALIZAO (Maria Augusta Tibiri Miranda Vamos Nacionalizar a Indstria Farmacutica?, pp. 57, 60, 61, 65, 68, 69, 70, 72).

SEMINRIOS

IV- A Revoluo

O que diferencia a tarefa progressista de hoje das tarefas progressistas do passado a amplitude de que se reveste sob as condies atuais (...) O novo processo poltico est justamente em que a classe dominante minoritria ou as classes dominantes minoritrias no caso, principalmente latifundirios e uma parte da alta burguesia no ser substituda por uma nova classe dominante minoritria, mas por todo o conjunto que compreende o povo. Isto , no ser possvel parte da burguesia que se integra ao povo realizar a revoluo com o apoio de todo o povo e, conquistado o poder, alijar o restante do povo da participao

nele. Em termos polticos: trata-se de uma revoluo democrtico-burguesa, mas de tipo novo, em que a componente burguesa no ter condies para monopolizar os proventos da revoluo. As possibilidades de operar o desenvolvimento material e cultural do Brasil para o proveito apenas da burguesia esto encerradas (Nelson Werneck Sodr op. cit., pp. 38, 39). A formao do sistema mundial socialista dividiu em dois o mercado mundial (...) Esse fato histrico, irrecusvel e irreversvel, veio trazer revoluo democrtico-nacional novo sentido, diverso daquele com que se apresentava at o final da II Guerra Mundial. As revolues democrticonacionais j no podem mais ser revolues burguesas. S podem ser, agora, revolues socialistas. Que devem ser, ento? E por que no podem ser mais revolues burguesas? No podem ser revolues burguesas, no fundamental, porque o pressuposto do capitalismo deixou de existir (desintegrao dos sistemas coloniais) isto em primeiro lugar. Em segundo lugar, porque as revolues nos pases empobrecidos so verdadeiras corridas contra o tempo (a luta de classes se d agora como luta entre naes, de nao rica sobre nao pobre) (...) Que novo tipo de revoluo democrtico nacional este, que surgiu como uma ditese do mundo de psguerra? Esse novo tipo de revoluo democrtico-nacional, que Mo TseTung chama de a nova democracia: a revoluo democrtico-socialista. As revolues socialistas so a fatalidade incoercvel de nosso tempo. Sendo as revolues democrtico-nacionais, antes de tudo, pela sua prpria natureza, revolues sociais, no podem como agudamente observa Paul Baran deixar de assumir, de imediato, ao lado do carter antifeudal, anticolonialista e antiimperialista, carter socialista. (...) O Brasil, no ltimo perodo presidencial, ao tentar sua revoluo nacional, optou pela Revoluo Capitalista (...) O Capitalismo hoje a Contra-Revoluo (...) o nacionalismo a ideologia do desenvolvimento, mas do desenvolvimento da burguesia. O socialismo a ideologia do desenvolvimento, mas ideologia dos que trabalham e constroem a riqueza do pas" (Franklin de Oliveira Que a Revoluo Brasileira?, pp. 80, 81, 84, 86, 87, 94, 95, os grifos so do autor). Existe uma opo real, objetiva, no momento atual e em funo dela que os homens e os movimentos devem ser caracterizados. Essa opo, a que coloca, de um lado, aqueles que consideram desejvel alterar a estrutura fundamental do pas para que as exigncias sociais sejam satisfeitas, e de outro, os que consideram que no se deve alterar aquela estrutura, quer dizer mant-lo como nao capitalista, dominada pelo imperialismo. claro que optar pela segunda alternativa implica em resolver os problemas do povo em

SEMINRIOS

prejuzo do povo (Wanderley Guilherme dos Santos op. cit., p. 93). Admitir que o regime tenda realmente para a democratizao, em favor do povo, escolher um caminho que dificilmente conduzir revoluo popular. Ser sustentar indefinidamente uma luta reivindicatria que, cedo ou tarde, perder o sentido por no levar a nada de concreto, pois a burguesia, para prolongar o domnio, muitas vezes estimula os movimentos reivindicatrios desde que deles possa tirar proveito de natureza poltica. Por isso os setores das vanguardas populares que incorporassem semelhante tese sua estratgia poltica, estaro, em ltima anlise, erguendo obstculos Revoluo Brasileira (...) Certos setores de nossas vanguardas populares consideram possvel, dentro dos quadros do atual regime, a instaurao de um governo nacionalista (...) De onde, pois, poder vir esse governo nacionalista, se a burguesia ligada aos interesses nacionais no tem condies para manter um governo seu, independente? (...) A verdade que o Brasil encontra-se atualmente to minado pelo capital colonizador que a adoo por este ltimo de posies nacionalistas j no merece espanto (...) Tudo isso leva a uma concluso: no possvel, dentro dos quadros do atual regime, um governo nacionalista burgus, representativo de nova etapa no desenvolvimento do pas. As vanguardas populares que aceitarem semelhante tese fazem inconscientemente o jogo da contra-revoluo. Podem fazer a revoluo n Brasil as vanguardas do povo que, conscientes dessa nova fase do processo de espoliao do pas pelo capital colonizador, souberem dirigir as frentes revolucionrias de massas populares no sentido da instituio de um governo democrticopopular, isto , um 'governo em que os operrios, os camponeses, a classe mdia e outros setores do povo trabalhador, detenham de fato o poder para implantarem as transformaes exigidas pela sociedade brasileira (Bolvar Costa Quem pode fazer a revoluo no Brasil?, pp. 78, 79,81,82,83,85,87). Uma anlise detalhada dos Cadernos poderia mostrar que. o contraste das posies defendidas chega a um resultado curioso: o debate, enquanto tal, democrtico, mas cada um dos autores no parece s-lo o bastante. De modo geral, os textos nunca operam demonstrativamente, mas oferecem concluses cujas premissas o leitor desconhece. Vias de regra, essas concluses vm apoiadas pela apresentao de fatos em favor da tese que ser defendida, mas de tal modo que os fatos operam como ilustrao da teoria apresentada e no como sua fundamentao emprica ou prtica.

Alis, uma leitura minuciosa revelaria que, em muitos textos, os exemplos, os histricos, os relatos e os documentos embora venham antes das teses, na realidade vm depois delas, a ordem de exposio dando ao leitor a iluso da fundamentao. A escolha do exemplo, dos autores, do relato histrico determinada pela concluso a que se deseja chegar. Isto d quase totalidade dos Cadernos um estilo impositivo e, por vezes, autoritrio. Ora, considerando-se que sua inteno pedaggica, percebese que sua pedagogia antes persuaso do que discusso e esclarecimento. Esse aspecto talvez seja inevitvel porque os autores no dizem explicitamente de onde e a partir do que esto falando, apresentando-se como se fossem portadores de uma fala universal cujas premissas so evidentes. A particularidade dos discursos, uma vez dissimulada, cada um deles se enuncia como concluso da verdade. Nessa perspectiva, o aspecto persuasivo domina at mesmo os instantes informativos dos textos. Em certo sentido, esse resultado tambm inevitvel em decorrncia da concepo que os autores possuem do destinatrio. Sendo Cadernos do Povo Brasileiro, o povo , ao mesmo tempo, objeto e destinatrio dos discursos. Ora, enquanto objeto, apresentado pelos textos como inconsciente, alienado, passivo, desorganizado, em suma, figura acabada da falsa conscincia carecendo por isso de uma vanguarda que o oriente e conduza. Essa imagem faz com que os autores se dirijam ao povo como dirigentes dele, uma vez que na definio de vanguarda todos so unnimes em incluir os intelectuais e, portanto, a si mesmos. A definio d vanguarda, como os textos citados revelam, a coloca na qualidade de sujeito (do conhecimento, da ao, da deciso prtica), enquanto o povo permanece passivo, conduzido. Assim, as concepes de povo e de vanguarda acabam determinando o estranho estilo pedaggico-persuasivo dos Cadernos. A concepo progressista que os informa tambm no alheia a esse estilo. O jogo entre alie nao (popular) e racionalidade (vanguarda) ou entre a falsa cons cincia (do povo) e o conhecimento cientfico (da vanguarda) se realiza num campo de Aufldrung, no qual o avano das luzes no mundo, isto , o progresso, depende da ao pedaggica de quem j as possui. Postulada a alienao popular, est postulada tambm a conscientizao vanguardista, sem que, no entanto, os autores se dem ao trabalho de explicitar a necessidade dessa relao que lhes parece bvia e que, na realidade, foi responsvel pela representao do povo. Em boa medida, os Cadernos permanecem fiis concepo feuerbachiana do jovem Marx (a teoria penetra na matria passiva) e da conscincia vinda de fora do Lnin de Que fazer?.

O NACIONAL E O POPULAR NA CULTURA BRASILEIRA SEMINRIOS

A tnica antiimperialista, e nacionalista, que parece no estar presente em alguns textos que, alis, criticam o nacionalismo, como o caso de Franklin de Oliveira e de Bolvar Costa, sustenta-se numa concepo etapista da revoluo. Porm, mesmo os que no defendem tal idia, preferindo a democracia popular socialista, no fogem ao quadro de uma definio nacional da revoluo, mesmo que no nacionalista. Bolvar Costa, o nico a demonstrar suas teses e concluses, tambm o nico a usar frases e frmulas no condicional. Os demais escrevem no indicativo e no imperativo porque afirmam a adequao do que escrevem s leis objetivas e cientficas do real. Essa suposio, cuja origem conhecemos desde que se cristalizou o marxismo cientfico, tambm explica o estilo impositivo dos Cadernos, uma vez que neles no falam os autores, mas as leis da histria. Assim, a concepo do objeto-destinatrio, das vanguardas e das leis objetivas do real faz com que os Cadernos apresentem entre si uma estranha semelhana: nenhum deles traz um nico documento, um nico depoimento (salvo o de Julio sobre as Ligas) onde o prprio povo fale, nem mesmo um nico texto que pudesse ser considerado uma fala nacional. Desejos, idias, modos de ser, prticas, aes, aspiraes, tudo imputado ao povo e nao, sem que nenhum deles aparea de viva voz. Os Cadernos constroem o popular e o nacional, embora tenham a pretenso de estarem a exp-los. Acontece aqui o que observei no primeiro seminrio: um deslizamento do discurso que se apresenta como sobre o povo e a nao, torna-se do povo e da nao, porque discurso de suas vanguardas, e termina como discurso que diz o povo e diz a nao. Destinatrios ausentes do texto que os representa, povo e nao so idias, teses, axiomas e dogmas. Os Cadernos se instalam em dois registros simultneos: o da informao e o do programa de ao (no emprego os termos teoria e prtica porque no o caso). Embora todos eles se esforcem para usar uma linguagem marxista (exceo para Desde quando somos nacionalistas? e A Igreja est com o povo?), fazendo aparecer palavras como dialtica, mediao, contradio, h exterioridade entre o vocabulrio e o contedo dos textos, para no falar da forma. O discurso nos diz que h dialtica, mediao, contradio, porm no as vemos operando na constituio dos objetos, das situaes histricas e de seus agentes. Povo-popular e naonacional so entidades positivas e abstratas cuja existncia, necessidade e movimento so postulados pelos textos, mas no expostos por eles. Uma linguagem essencialista tenta passar por dialtica da realidade, chegando, no melhor dos casos, esfera do entendimento abstrato, embora nem sempre sequer o consiga, pois no chega a formular snteses ou a

determinao completa dos objetos e menos ainda juzos reflexionantes. De modo geral, permanece entre uma imagem e um conceito vindo da teoria marxista, a relao acabando por ficar externa e mecnica, uma vez que povo, nao, estado, revoluo se colocam em movimento pela ao de um postulado: a vanguarda. Quando entram no campo da histria, os Cadernos operam com seqncias temporais empricas s quais so imputadas fins determinados pelas leis cientficas e objetivas da histria, sem que os autores nos digam quais so e como atuam essas leis. Quando entram no campo sociolgico, operam com distines ou dicotomias imveis que redundam na formao de grupos de oposies entre as qualidades positivas do povo-nao, estadorevoluo e as negativas do antipovo antinao, antiestado-contra-revoluo, qualidades que so atribu das por acrscimo ou por privao de um dos lados da oposio. Quando entram no campo da poltica, apresentam a ao de modo normativo, como dever-ser que se realiza graas conscincia da vanguarda e conscientizao do povo-nao por ela. Enquanto a atividade dos adversrios beira sempre a conspirao ou obedece a uma lgica de interesses capitalistas que s pode ser estancada pela tomada do Estado pelo povo-nao, estes tm sua ao determinada por um conjunto de postulado e regras tericas, oferecidas pela vanguarda. Isso d maioria dos Cadernos um tom peculiar, que reencontramos no Manifesto do CPC, isto a colagem de dois postulados que, por serem postulados, so incompatveis: a necessidade incontornvel das leis da histria e a prtica consciente da vanguarda revolucionria que fora o povo-nao a cumprir tais leis. Porque lhes falta a reflexo da teoria e da prtica, os Cadernos interpretam a afirmao de que a liberdade a conscincia da necessidade de modo mecanicamente curioso, ou seja, a liberdade a conscincia da vanguarda, a necessidade ficando por conta da classe dominante e do povo alienado. Em suma, os textos oscilam entre o determinismo da lei objetiva e o subjetivismo da vontade vanguardista. O procedimento que torna possvel ajuntar lei e conscincia bastante simples, pois como o contedo e a forma das leis objetivas nunca so expostos, assim como no exposto seu modo de constituio, h entre elas a vanguarda aguerrida do povo total coincidncia porque esta ltima quem formula as primeiras e seu curso. Em ltima instncia, a conscientizao do povo-nao apenas adeso aos imperativos da conscincia da vanguarda. O que compreensvel, pois sendo a vanguarda representante dos legtimos interesses do povo e da nao e sendo ela uma parte do povo (sua parte consciente e ativa), a comunicao entre ela e ele imediata, uma vez que constituem um conjunto nico. Nenhum dos Cadernos explica qual a

O NACIONAL E O POPULAR NA CULTURA BRASILEIRA

SEMINRIOS

a origem da vanguarda, porque sua conscincia e ao adiantam-se face s condies dadas nas quais o povo-nao se aliena, nem como e por que ela obtm o reconhecimento. Existe, simplesmente. Como a gua, o ar e as pedras. Creio ser por isso, afinal, que o debate travado entre os Cadernos uma disputa entre eles na definio da linha justa de pensamento, de ao e de direo do povo e da nao, no carecendo de que estes se faam presentes, pois s se tomam ativos quando ativados pela cons cincia que lhes vem de fora, quando a teoria penetra na massa, toma-se uma fora material.

***
O Manifesto do CPC, redigido em 1962 por Carlos Estevam Martins, se apresenta como declarao de princpios da vanguarda popular revolucionria no campo da cultura, pois o CPC o rgo cultural das massas e fruto da prpria iniciativa, da prpria combatividade criadora do povo. Curiosamente, porm, o Manifesto no se dirige ao povo, mas elege um outro destinatrio: o intelectual e o artista alienados que ainda no compreenderam que os membros do CPC optaram por ser povo, por ser parte integrante do povo, destacamentos de seu exrcito no front cultural. Visto que ser povo uma opo, o Manifesto, deixando de lado o povo, entabula um dilogo inter pares com outros intelectuais e artistas, tendo como pano de fundo a ciso entre o bom e o mau artista, a verdadeira e a falsa arte, a alienao servil e a vontade consciente e livre. O critrio dessas distines um s: a identificao do artista e do intelectual com o povo ou com as minorias dominantes. Ao povo, o Manifesto reserva uma definio, uma diferenciao interna e uma misso. definido como o novo na histria; diferencia-se em povo fenomnico (alie nado, passivo, rude, tosco, imediatista, distrado vitalmente) e povo essencial (consciente, ativo, cultivado, comunitrio); sua misso a passagem do reino da necessidade para o reino da liberdade quando puder ser o autor politizado da polis criado pela vanguarda poltico cultural. Montado sobre um conjunto de antteses que se pem em movi mento quando o artista alienado decide tomar-se um artista popular revolucionrio, o Manifesto possui trs traos principais: polmica

autojustificadora,carter missionrio do artista popular revolucionrio, polmica esttica. Opem-se: artista alienado das minorias e artista popular revolucionrio das massas; arte alienada das e para as minorias e arte consciente da e para a maioria; elite e massa; forma e contedo; expresso e comunicao; qualidade esttica e popularidade revolucionria; servido e liberdade; arte do povo e arte popular revolucionria. O primeiro modo de tratamento dessas oposies o d polmica autojustificadora do CPC e de seus artistas. Curiosamente, o Manifesto se v a braos com um problema que tenta desqualificar considerando-o ilusrio e servil, mas do qual no consegue desembaraar-se: o da superioridade da arte alienada. A polmica travada com um interlocutor imaginrio que pe em dvida a qualidade e a liberdade da arte popular revolucionria do CPC. Percebe-se, porm, que o debate interno; do intelectual e do artista do CPC consigo mesmo. Todo o empenho do Manifesto ir no sentido de inverter a situao supostamente defendida pelo artista alienado, mostrando a superioridade da arte popular revolucionria. Demonstra em primeiro lugar, que o artista alienado no goza de liberdade alguma, justamente porque est alienado, no percebendo a falncia histrica atual das estruturas sociais e econmicas. Seu gosto pequeno-burgus pela forma, em detrimento do contedo, pela individualidade, em detrimento da coletividade, fazem com que vacile perante o pblico e perante si mesmo, oscilando entre o conformismo e o inconformismo que o coloca margem da histria e espera do futuro incerto. Em segundo lugar, demonstra que a arte alienada srdida porque anestesia o pblico; ilusria porque pretende a universalidade quando s pode ser particular, pois a minoria a particularidade; servil porque o artista se dobra s exigncias da classe dominante. Finalmente, demonstra que o artista alienado um idealista pequeno-burgus que, encerrado em sua subjetividade insignificante, acredita-se centro do mundo, como tambm acredita na autonomia da arte face sociedade e numa histria da arte, como sucesso imanente de estilos. Suas posies so assumidas em funo das circunstncias ocasionais de disposies subjetivas momentneas e so expresses de um ponto de vista pessoal sobre a realidade, em lugar de emanarem de um ponto de vista de classe, da viso de mundo da classe explorada em luta por sua emancipao. Em contrapartida, o artista popular revolucionrio ser realmente livre porque consciente das leis cientficas e objetivas da histria, contra as quais nunca se insurge , eficaz porque sua arte conscientiza o povo e transforma a sociedade e verdadeiro porque sua arte feita sob o

O NACIONAL E O POPULAR NA CULTURA BRASILEIRA

SEMINRIOS

controle dos imperativos ideolgicos do povo. O supremo requisito de validez para a arte est na profundidade, na veracidade e no alcance histrico da viso de mundo que inspira e orienta a atividade criadora porque a justificativa e a prpria condio de existncia da arte est em seu poder de interpretar a vida, descobrindo-lhe o sentido (...) Nossa arte se populariza porque repudia a mtrica e a tica do ego da arte alienada e ambiciona, ao contrrio, intensificar em cada indivduo a sua conscincia de pertencimento ao todo social; busca investi-lo na posse dos valores comuns e das aspiraes coletivas, consolidando assim sua insero espiritual no conjunto dos interesses comunitrios. A polmica autojustificadora, vem acrescentar-se a definio das tarefas do artista popular revolucionrio que o transformam num verdadeiro missionrio, quase num mrtir da cultura. Uma vez postulada a dependncia da arte s condies materiais e como superestrutura, e visto que o artista vive em sociedade, fugir de seu dever se no tomar conscincia desses condicionamentos. O artista, portanto, encontra-se diante de urna opo radical: ou interfere decididamente no processo histrico corno sujeito, ou aceita, alienadamente, ser objeto, matria passiva ou amorfa. Fugindo da alienao da arte pela arte e do alheiamento romntico da subjetividade idealistamente encapsulada, o artista popular revolucionrio opta pelo povo. Isto significa que o artista tem o dever de abandonar seu prprio mundo, valores e padres para adotar os que no so os seus. Para tanto, precisa educar-se a fim de se transformar em porta-voz dos interesses reais de uma comunidade. Sua condio de arauto popular exige, em primeiro lugar, que se adapte s qualidades e aos defeitos da fala do povo para tornar-se representante dele; em segundo lugar, que se submeta aos imperativos ideolgicos populares; em terceiro lugar, que sua arte privilegie a comunicao em lugar da expresso, o contedo em lugar da forma, pois o povo no entende nem aprecia a sofisticao formal e no se interessa pelo lado expressivo da arte; em quarto lugar, que pesquise a linguagem para conquistar o mximo de clareza possvel, mas sem se deixar seduzir pela dinmica imanente prpria linguagem, devendo buscar urna arte eficaz, pois a tarefa da arte popular revolucionria cientfica e objetiva e no deleite subjetivo; em quinto lugar, que jamais se transvie ideologicamente esquecendo que a arte apenas uma parte da superestrutura; e finalmente, que reconhea que a conscincia capaz de adiantar-se ao ser social e deter minar o que necessrio para o povo, tendo corno nico juzo tribunal da histria .

H uma tarefa revolucionria a ser cumprida e o artista popular revolucionrio aquele capaz de cumpri-la sem vacilao e sem fadiga, aceitando todos os sacrifcios que a causa lhe imponha. Espcie de Irmo Sol-Irm Lua do povo, o artista popular revolucionrio preconizado pelo Manifesto deve despojar-se de sua origem de classe, de sua educao artstica pequeno-burguesa, de sua liberdade alienada, de suas preocupaes estticas burguesas, das veleidades formais e estilsticas, enfim de tudo quanto no esteja a servio da causa justa. E deve faz-lo com alegria, com a certeza de que est do lado do bem e da verdade, que o preo de seu despojamento a liberdade consciente. Ao terminar a leitura do Manifesto, urna pergunta sobe garganta, quase irreprimvel: O que isso, companheiro?, tal a carga de deveres, obrigaes, vigilncia e ascetismo que impregna a misso do artista popular revolucionrio. Havendo conflito entre o que dele exigido pela luta objetiva e o que dele brota espontaneamente como expresso de sua individualidade comprometida com outra ideologia, que ento surge o dever de se impor limites atividade criadora, cerceando-a em seu livre desenvolvimento. preciso, no entanto, indagar de quem parte a imposio de limites. No do CPC, mas do prprio artista. O criador engajado quem se probe a si mesmo de trair a classe revolucionria, ele que por coerncia com seus prprios princpios v em suas imperfeies e desfalecimentos um mal que no pode ser tolerado e assim sempre ele quem se probe a si mesmo, quem se investiga e se policia. Depois de se vigiar e de se punir, depois de tamanho moralismo e disciplina, como haveria de ser o reino da liberdade para onde esse arauto conduziria o povo? Aps haver desqualificado a arte da falsa conscincia, isto , a arte alienada (servil, idealista, formalista, expressivista, conformista inconformista, particular, minoritria, fora da histria, etc.), o Manifesto distinguir a arte popular revolucionria de duas outras manifestaes inferiores: a arte do povo e a arte popular. Curiosamente, a polmica agora tomar as caractersticas da arte superior (alienada) para distinguir arte popular revolucionria e arte do povo-arte popular. O despojamento parece no ter sido completo ... A arte do povo predominantemente um produto das comunidades economicamente atrasadas e floresce de preferncia no meio rural ou em reas urbanas que ainda no atingiram formas de vida que acompanham a industrializao. O trao que melhor a define que nela o artista no se distingue da massa consumidora. Artistas e pblico vivem integrados no mesmo anonimato e o nvel de elaborao artstica to primrio que o ato

O NACIONAL E O POPULAR NA CULTURA BRASILEIRA

SEMINRIOS

de criar no vai alm de um simples ordenar os dados mais patentes da conscincia popular atrasada. A arte popular, por sua vez, se distingue desta no s pelo seu pblico que constitudo pela populao dos centros urbanos desenvolvidos como tambm devido ao aparecimento de uma diviso do trabalho que faz da massa a receptora improdutiva de obras que foram criadas por um grupo profissionalizado de especialistas. Os artistas se constituem assim num estrato social diferenciado de seu pblico o qual se apresenta no mercado como mero consumidor de bens ruja elaborao e divulgao escapam de seu controle. A arte do povo e a arte popular quando consideradas de um ponto de vista cultural rigoroso dificilmente poderiam merecer a denominao de arte; por outro lado, quando consideradas do ponto de vista do CPC de modo algum podem merecer a denominao de popular ou do povo . A arte do povo no arte porque tentativa tosca e desajeitada de exprimir fatos triviais dados sua sensibilidade embotada, ingnua, ldica e ornamental. A arte popular no tem dignidade artstica porque passatempo, distrao vital, arte dos senhores para o povo e, portanto, conformista. A arte do CPC, em troca, popular e revolucionria porque seu ponto de partida a conscincia da essncia do povo como o sempoder na sociedade. Por isso arte poltica. popular porque se identifica com as aspiraes fundamentais do povo e revolucionria porque se une ao esforo coletivo para dar existncia ao povo numa sociedade onde ele se dirija a si mesmo. Fora da arte poltica no h arte popular. Finalmente, o CPC no pretende levar a arte erudita ao povo, educ-lo para esse tipo de arte. Pretende, ao contrrio, levar ao povo conscincia das condies materiais da realidade brasileira e da vida do povo, porque vemos nos homens do povo acima de tudo sua qualidade herica de futuros combatentes do exrcito revolucionrio de libertao nacional e popular. Alm de explicar ao povo suas condies atuais e futuras de existncia, a arte do CPC pretende produzir a inverso dialtica da prxis, de modo que o povo negue sua negao, tome-se autor de sua prpria histria compreendendo que o mundo no um fato natural, mas um feito humano. O Manifesto exemplar como construo de um imaginrio poltico. Entidades sadas da fantasia dos artistas populares revolucionrios do CPC desfilam pelo palco da imaginao histrica moda de fantasmas: o artista alienado, o artista popular revolucionrio, o povo, a arte do povo, a arte alienada, a arte popular, a ascenso das massas na histria, a falncia das estruturas sociais e econmicas, as leis objetivas, a alienao, a conscincia. Porm, talvez o mais interessante seja o esforo do intelectual

e do artista para converter-Se em revolucionrio, sem consegui-lo: para poder respeitar o povo, o artista do CPC no pode tom-lo nem como parceiro poltico e cultural, nem como um interlocutor igual; oscila, assim, entre o desprezo pelo povo fenomnico (que, no entanto, descrito como o povo realmente existente) e a inveno do povo essencial, os heris do exrcito de libertao nacional e popular (que existem apenas em sua imaginao). Sem o fantasma do bom povo por vir, o artista do CPC no teria sequer tido a lembrana de "ir ao povo" e sobretudo de optar por ser povo. Essa expresso talvez seja a mais significativa do Manifesto optar por ser povo, os artistas do CPC no optaram por aquilo que outros, cristos, costumam chamar de comunidade de destino, isto , a partilha da existncia em comum numa prtica construda em comum, tanto assim que a arte do povo caracterizada pelo anonimato do artista. Optaram por ser a vanguarda do povo, condutores, dirigentes, educadores. Por isso, significativo que no texto, quando intervm o artista de elite, sua interveno se d sob a forma da critica e da discusso, enquanto a nica apario de uma voz popular se d para que o homem do povo pergunte ao artista revolucionrio: o que sou eu?. Por outro lado, a discusso com a arte superior ocupa quase dois teros do Manifesto, enquanto alguns pargrafos do conta (ou pretendem dar conta) da arte do povo e da popular, esta sendo, na verdade, a cultura de massa cujo significado reduzido pelo Manifesto distrao e ao escapismo, com brevssima aluso s determinaes do mercado. No fundo, o missionrio do CPC quer ser individualizado sem o anonimato do artista do povo e sem a pasteurizao do artista de massa. Como vanguarda, parece conseguir os dois intentos. O Manifesto se vale de uma ambigidade que no examina para poder manipul-la: o termo povo aparece tanto como sinnimo de classe dominada, os sem-poder, a peble quanto como sinnimo de vanguarda, populus e opitimates. Isto se toma patente, por exemplo, na discusso a respeito dos pblicos. O artista alienado possui uma indiscutvel vantagem com relao ao artista popular revolucionrio: pertence ao mesmo campo cultural que seu pblico, a comunicao entre eles sendo imediata, muito fcil e sobretudo estabelece a obrigao do segundo de adaptar-se s criaes do primeiro, pois, concebido hegelianamente, esse artista pode inovar e criar seu prprio pblico. Ao contrrio, o artista popular revolucionrio se dirige a um pblico que no pertence sua classe e, como se no bastasse, inculto (pois arte mesmo, pra valer, a superior alienada). Nestas circunstncias, o artista forado a adaptar-se

O NACIONAL E O POPULAR NA CULTURA BRASILEIRA

ao pblico popular para cumprir sua misso histrica. No passa pelo Manifesto a suposio de que o trabalho de uma obra cultural (superior ou inferior) se realiza da mesma maneira enquanto obra, isto , como esforo para capturar a experincia, determinando-a como visvel, pensvel ou dizvel. Nem passa pelo Manifesto a suposio de que uma obra de arte (superior ou inferior) no se encontra apenas nela mesma, como objetividade emprica ou ideal, mas no campo constitudo por ela e seus destinatrios, campo criado a partir dela com eles, aos quais se dirige. H no Manifesto, alm do maniquesmo das distines, um objetivismo artstico que redunda em subjetivismo do criador. O artista do CPC e no povo no povo, como indica a viso que possui de seu pblico; e povo porque vanguarda do heri do exrcito de libertao popular e nacional. Essa curiosa fantasmagoria, vasada em linguagem hegeliana do em si e do para si, traduzida para a fenomenologia husserliana do fenomnico e do essencial e para o existencialismo do ser-no-mundo-com-os-outros, acoplada ao conceito lukacsiano da falsa conscincia e concepo leninista da conscincia vinda de fora, pretende estar a servio de uma revoluo popular herica. Entre duas alienaes a da arte superior e a da arte do povo e entre dois alienados o artista superior e o artista do povo insere-se a figura extraordinria do novo mediador, o novo artista que possui os recursos da arte superior e o encargo de fazer arte inferior sem correr o risco da alienao presente em ambas. Assim, atravs da representao triplamente fantstica do artista alienado, do artista do povo e do artista popular revolucionrio em misso construda a nica imagem que interessa, pois ela que se manifesta no Manifesto: o jovem heri do CPC.

You might also like