You are on page 1of 48

12

ARQUITETURA DE CELEBRAO

Tambm atingida pela Crise de 1929, a Frana passou pela agitao dos comunistas e, em fevereiro de 1934, pela extrema direita. A vitria da Frente Popular e chegada de socialistas ao poder Lon Blum (18721950), entre 1936 e 1937; e douard Daladier (18841970), entre 1938 e 1940 aumentou nos conservadores o temor pela novidade, inclusive no campo esttico. Havia o receio da carga poltica que era expressa pelas formas puras e ideais racionalistas, os quais traziam a profecia de uma sociedade mais justa e igualitria, com fortes conotaes de esquerda. Da incentivou-se avidamente a difuso de uma arte e arquitetura tradicionalistas, voltando-se ao neoclassicismo, cujo carter sbrio e elegante tinha a dignidade de estar a altura da tradio monumental francesa.

A restrio ao campo de trabalho dos modernistas e a presso poltica de regimes ditatoriais, na dcada de 1930 e incio dos anos 40, fizeram ressurgir nos pases centrais da Europa um academicismo neo-decorativista, expresso pela ARQUITETURA DE CELEBRAO, tipicamente monumental e neoclssica. Paralelamente, houve a absoro
dos preceitos formais e funcionais da arquitetura moderna pelo repertrio ecltico ainda presente em muitos pases, diminuindo a polmica em relao aos contedos e limitando a discusso a certos esquematismos representados pelo estilo Art Dco.

So exemplos dessa recada francesa


ao HISTORICISMO as seguintes obras parisienses que demonstravam o retorno a uma arquitetura convencional, de esprito essencialmente classicista:
Palais de Caillot: Projetado para a Exposio Universal de Paris de 1937, por Lon Azma (1888-1978), Louis-Auguste Boileau (1812-96) e Jacques Carlu (1890-1976), possui enormes alas de colunas em curva, alm de esculturas de bronze e baixos-relevos neoclssicos. Hoje, aloja quatro museus o Muse des Monuments Franais, o de lHomme, o de la Marine e o du Cinma , um teatro e a Cinmathque Franaise, alm dos jardins du Trocadro. Palais de Tokyo: Projetado tambm para a Exposio de 1937 por Jean-Claude Dondel (1904-89) e Marcel Dastugue (1881-1960), entre outros, funciona hoje como o Muse dArt Moderne de la Ville de Paris, caracterizando-se por suas simtricas e esbeltas colunas, alm de esculturas em Art Dco.

PLANO DE BERLIM (1938)

ARQUITETURA STALINISTA
Apesar da pesquisa moderna ter sido acelerada logo aps a Revoluo Russa (1917) a qual derrubou o ltimo czar Nicolau III (1894-1917) , isto devido ao seu interesse coletivo e tambm atuao radical dos construtivistas, o autoritarismo de Iossif Stalin (18791953), a partir dos anos 30, acabou por cercear o pensamento funcionalista e impor uma mediocridade oficial.

Em meados dos anos 30, nos ambientes europeus onde as ditaduras instalaramse, a arquitetura moderna no sobreviveu nem marginalmente, sendo totalmente substituda pelo CELEBRALISMO em especial na URSSS stalinista, na Alemanha nazista e na Itlia fascista, o que acabou se refletindo em prticas urbanas tradicionais, por meio do retorno aos esquemas grandiloquentes.
Na Frana, embora no tenha sido
dominada por regimes extremistas, a crtica conservadora atingiu o poder e houve uma forte reao acadmica, atravs do ART DCO, contra a esttica moderna, da qual surgiram vrias acusaes, como a de se tratar de uma arquitetura de inspirao estrangeira (alem) e, portanto, prejudicial aos interesses da produo francesa; ou ainda a de ser uma arquitetura escrava da mquina, extremamente pobre e nua para satisfazer o refinado gosto burgus.

Em 1932, foi fundada a Unio de Arquitetos Soviticos SSA, que considerava contra-revolucionrios todos os grupos isolados na URSS, impondo formalismos acadmicos (simetria, monumentalidade, decorativismo, etc.). A arquitetura stalinista, cujo maior expoente foi Boris M. Iofan (1891-1976) responsvel pelo projeto do Palcio dos Sovietes (1933) via nos estilos clssicos a convenincia das formas e smbolos associados s virtudes aspiradas pelo novo regime.

Quanto s teorias urbanas, embora por alguns anos as autoridades soviticas tenham concedido um espao marginal s experincias desurbanistas do esquema linear de Milyutin, acabaram voltando a valorizar, cada vez com maior deciso, os esquemas centralizadores. Ao mesmo tempo, procuraram
limitar a dimenso tanto das cidades existentes como das novas (entre 1917 e 1965, foram fundadas na URSS mais de 900 cidades novas). A lgica do crescimento concntrico imps suas exigncias e os urbanistas acabaram constrangidos a intervir com os instrumentos convencionais do urban planning, como o zoneamento funcional e a implantao da regularidade geomtrica dos traados.
At o final dos anos 20, a URSS era um pas de economia preponderantemente agrcola e, com o primeiro Plano Qinqenal (1928), passou-se a buscar o desenvolvimento da indstria pesada e a criao de novas zonas industriais nas regies orientais, menos desenvolvidas. Com os novos planos qinqenais, iniciouse um amplo processo de urbanizao e, entre 1926 e 1938, a populao urbana cresceu 33%. Em 1935, foi aprovado o novo PLANO REGULADOR DE MOSCOU, tecnicamente notvel pelo zoneamento perspicaz e pela abundncia de zonas verdes, mas afligido por formalismos acadmicos. Da Praa Vermelha s colinas de Lnin, foi traado um eixo monumental de mais de 20 km, semeado de grandes praas e palcios imensos, como o Meyerhold Theater (1932), o edifcio do Comissariado da Agricultura (1933) e o Moscow Hotel (1935), obras de Aleksei V. Shchusev (1873-1949).

Desde o incio, a operao foi rigidamente controlada pelo governo e voltada a projetos de abrigos de emergncia, resultando em obras racionalizadas, atravs de casas padronizadas de baixo padro, este denunciado em 1948. A partir da, a Academia de Arquitetura
da URSS passou a ser encarregada de preparar os projetos, aprovando-se uma srie de 50 projetos-tipo para moradias e 200 projetos-tipo para edifcios pblicos, os quais mantiveram caractersticas clssicas, inclusive nas casas prfabricadas. Na dcada de 1950, somente aps a morte de Stalin e o novo curso da poltica interna sovitica, a situao alterou-se, quando se denunciou com clareza os excessos estilsticos da reconstruo stalinista e defendeu-se a eliminao do suprfluo.

ARQUITETURA NAZISTA
Embora a Alemanha tenha sido o bero frtil do modernismo, a ascenso do comunismo, facilitada pela ento desorganizao financeira promovida pela Crise de 1929, somada ao desemprego e misria, redundou na formao de um movimento de carter radical e conservador, o NAZISMO ou NacionalSocialismo, que levaria ao nacionalismo exacerbado. A subida ao poder de Adolf Hitler
(1889-1945) em 1933 estabeleceu um regime ditatorial e anrquico (III Reich), sustentado por uma poltica repressiva e um aparelho paramilitar. A arquitetura moderna que dependia inicialmente do poder poltico, viu-se, a partir dos anos 30, restringida totalmente pelo interesse nazista por uma arquitetura de celebrao, tradicionalista e estritamente alem.
A Bauhaus foi fechada em 1933; e professores e arquitetos modernos acabaram emigrando, principalmente para os EUA ou a URSS. Hitler levou o Pan-Germanismo (exaltao da superioridade da raa germnica em detrimento das estrangeiras, notadamente dos judeus) a limites extremos, acabando por desencadear a Segunda Guerra Mundial (1939/45).

A idia da unidade de habitao


sobreviveu somente como indicao quantitativa e transformou-se no conceito de super-bloco formado por edifcios tradicionais, empregado de agora em diante nos planos reguladores soviticos. No segundo ps-guerra, a maior parte da reconstruo das edificaes na URSS foi realizada durante o quarto Plano Qinqenal (1946/50), ainda em pleno regime stalinista (BENEVOLO, 2001).

PLANO REGULADOR DE MOSCOU (1935)

68

O principal expoente da arquitetura


nazista foi Albert Speer (1905-81), nomeado diretor-geral da construo civil de Berlim em 1937, produzindo um estilo neoclssico colossal, principalmente nos edifcios pblicos.
Ele considerava a arquitetura sobretudo como um instrumento do poder, sendo nomeado em 1942 o Ministro dos Armamentos. Com o trmino do conflito, foi condenado a 20 anos por crimes de guerra. O Pavilho Alemo da Exposio Universal de Paris (1937) e a proposta da Grosser Halle (1939) so exemplos do tipo de arquitetura defendida por Speer.

Na Alemanha Oriental, um dos mais importantes planos urbansticos implantados foi o da reconstruo do centro de Dresden. De modo anlogo, algumas novas cidades foram projetadas e construdas, tais como Schwarze Pumpe, Houerswerda, Schwedt e Halle-Neustadt. Destacaram-se tambm o projeto de expanso de Rostock (1957/60), o mais importante porto da Alemanha Oriental; e o plano de renovao urbana de Erfurt (FERRARI, 1991).

Os nazistas qualificavam a arte moderna como degenerada e incentivaram o retorno aos princpios acadmicos. Muito caractersticas foram as esculturas de Georg Kolbe (1877-1947), Josef Thorak (1889-1952), Arno Breker (1900-91) e Fritz Berberich (1909-89), alm da pintura de Karl Truppe (1887-1959), Adolf Ziegler (1892-1959) e Gisbert Palmie (1897-1986), entre outros.

ARQUITETURA FASCISTA
A Itlia iniciou o sculo XX com certa estabilidade poltica, o que favoreceu a industrializao e uma poltica reformista, o que satisfez a direita nacionalista, uma corrente cuja fora ansiosa por reconquistar as terras austracas, conduziu o pas para a Primeira Guerra Mundial (1914/18). Porm, nos anos 20, uma grave depresso econmica atingiu o pas e os antigos partidos revelaram-se incapazes de enfrentar a situao. Benito Mussolini (1883-1945),
com seus fascios, acabou sendo reconhecido como o nico recurso face desordem. Gradualmente, um novo regime ditatorial e corporativista, o FASCISMO, instaurou-se em torno do Duce que, devido a realizaes internas, conseguiu a adeso popular.
O modernismo, que vinha se afirmando atravs da atuao do Gruppo Sette, liderado por Giuseppe Terragni (1904-42), acabou adquirindo um significado poltico, associando as caractersticas racionalistas aos ideais fascistas. Em 1931, foi fundado o Movimento Italiano pela Arquitetura Racionalista MIAR, com 47 membros, aproximando ainda mais o debate arquitetnico ao poltico e tornando os encargos pblicos cada vez mais frequentes.

No segundo ps-guerra, a reconstruo alem atrelou-se aos princpios da CARTA DE ATENAS (1933), os quais foram aplicados em 1945 nos planos de reconstruo de Hanover, de renovao de Kreuzkirche e de ampliao de HemmingenWesterfeld, alm dos bairros residenciais de Hamburgo e de Berlim (Markisches Viertel, ao Norte; e BritzBuckow-Rudow, a Sudeste).
Foram realizados ainda muitos projetos de recuperao de reas centrais, como aqueles ocorridos nas cidades de Munique, Essen, Bremem, Colnia, Kassel e Dusseldorf. O plano de Buckow-Rudow, a Sudeste de Berlim Ocidental, ficou conhecido como PLANO GROPIUS (1963/73), tendo sido iniciado pelo mestre alemo.
Outros planejadores que se destacaram na Alemanha Ocidental aps a II Grande Guerra foram: Franz Reichel (1901-65), criador do plano da comunidade de Langwasser (1955), situada a Sudeste de Nuremberg, para 60.000 habitantes; Walter Schwagenscheidt (18861968) & Tassilo Sittmann, responsveis pelo Plano de Frankfurt (1959); Fritz Eggeling (1913-66), que criou a nova cidade de Wulfen (1960); e Hans B. Reichow (1899-1974), que elaborou a proposta da nova cidade de Sennestadt (1956/73).

69

Entretanto, entre 1930 e 1936, as crticas dos arquitetos Giuseppe Pagano (1896-1945) e Edouardo Persico (1900-36) publicadas na revista italiana Casabella, acabaram por abrir a conscincia italiana para o movimento funcionalista europeu, tornando insustentvel a aliana entre modernismo e fascismo. A situao agravou-se aps o exlio de Pagano e a morte de Persico, estes considerados antifascistas pelo regime, que comeou a pregar o conformismo neoclssico.

J nos anos 40, iniciaram-se pesquisas ps-modernas dos processos de construo tipicamente italianos, em termos tcnicos e funcionais, visando-se extrair uma teoria de projeto da prtica corrente, o que conduziu, na dcada de 1950, a uma arquitetura chamada neorealista ou neo-historicista, defendida por arquitetos como Mrio Ridolfi (1904-84), Ignazio Gardella (1905-99) e Franco Albini (1905-77), entre outros.

Em 1942, foi promulgada a


primeira lei urbanstica geral da Itlia, a qual previa uma hierarquia de planos de vrias ordens territoriais, intercomunais, comunais e particularizados e que se tornou um instrumento tcnico novo e avanado para regular as cidades italianas. Posteriormente, no setor das construes populares, depois de vrias experincias conduzidas com critrios principalmente quantitativos, instituiu-se, em 1949, o INA-Casa, um novo rgo responsvel pelo controle tcnico e econmico dos trabalhos.
Os primeiros bairros projetados no incio dos anos 50 demonstraram uma grande liberdade concebida aos arquitetos, os quais procuraram se inspirar em organismos tradicionais, justificando-se atravs de teorias contextuais que inter-relacionavam os edifcios ao ambiente urbano. O maior exemplo foi o Bairro Tiburtino em Roma, projetado por vrios arquitetos, como Carlo Chiarini (1925-) e Carlo Aymonino (1926-). Outros bairros feitos pelo INA-Casa entre 1949 e 1956 foram: o Tuscolano em Roma; o Ponticelli em Npoles; o Cesate em Milo; o Falchera em Turim; o Villa Bernab em Gnova; e o Borgo Paniale em Bolonha, entre outros.

A partir de 1937, a arquitetura oficial adquiriu contornos monumentais, planimetrias simtricas e projetos retricos e academicistas. O maior expoente desses exerccios superficiais foi Marcello Piacentini (1881-1960), oportunista poltico, cuja atuao fez-se sempre ambgua. O maior exemplo italiano do CELEBRALISMO foi o projeto de Piacentini para o bairro da Esposizione Universale di Roma EUR, planejada para 1942 e nunca realizada devido guerra. O Palazzo della Civilt del Lavoro e o Museo della Civilt Romana, ambos situados no EUR, so as obras mais caractersticas dessa arquitetura monumental fascista (BENEVOLO, 2001).

No segundo ps-guerra, as destruies na Itlia no foram muito graves apenas cerca de 5% das habitaes foram demolidas , mas o abalo poltico e social foi bastante forte, j que o longo regime autoritrio desmoronou e deixou vista a precariedade de seus fundamentos, especialmente quanto carncia de construes e fragilidade das instituies urbansticas. Mais do que sanar destruies, a Itlia
viu-se em frente aos problemas trazidos pelo fim da longa ditadura e sua substituio por uma nova classe dirigente entusiasmada, mas ainda inexperiente. Surgiu a sensao de se ter retomado o contato com a realidade e ver com novos olhos como se fosse a primeira vez as coisas circundantes e, sobretudo, mais prximas, at ento mascaradas pela retrica patritica e pelo clima artificial de protecionismo fascista; ou ainda cobertas pelo vus dos lugares comuns.
Nascia o desejo de se aderir realidade cotidiana, concreta e circunstanciada, com preferncia pelas formas populares e o interesse circunscrito ao ambiente prximo. Refutou-se as abstraes e exotismos maneiristas, preferindo uma arquitetura que dialogasse com seu entorno e sua comunidade, atravessando a tradio: surgia assim o NEOREALISMO, cujos pressupostos podiam ser encontrados em todas esferas da arte italiana, como o teatro e o cinema, por meio das obras de Eduardo De Filippo (1900-84), Vittorio De Sica (190174), Roberto Rossellini (1906-77), etc..

Deste modo, nos anos 50, surgiu o tema da MEMRIA COLETIVA na arquitetura e urbanismo italianos, aparecendo experincias de reutilizao de formas e esquemas urbanos tradicionais. A partir da dcada seguinte, a crtica mudou a nfase das questes ditas tcnicas para as relaes entre o espao construdo e a sociedade, dentro de uma perspectiva mais cultural, dando origem ao movimento NUOVA TENDENZA, centralizado em Milo, que teve como seus expoentes Luigi Moretti (1907-73), Ernesto N. Rogers (1909-69), Saverio Muratori (1910-73) e Ludovico Quaroni (1911-87), entre outros.

70

MANEIRISMO MODERNO
Os primeiros anos do segundo ps-guerra constituram em um perodo de transio e preparao, sendo produzidas na Europa construes para eliminar os danos ocorridos e abrigar milhares de refugiados. Foi uma fase de crise da burguesia europia face falncia dos ideais de conquista do poder, a partir de quando o controle da economia mundial passou para os EUA, o novo centro de discusso da arte e arquitetura mundiais.

A desagregao do Modernismo foi


testemunhada pelos prprios mestres, atravs de suas experincias nas dcadas de 1940 e 1950. Suas pesquisas tardias acabaram influenciando a formao e difuso das novas tendncias pluralistas:
WALTER GROPIUS (1883-1969): Depois da Alemanha, foi para a Inglaterra e colaborou com Edwin Maxwell-Fry (1899-1987) em uma arquitetura mais elstica e dinmica (Impington School, 1936). Em 1938, estabeleceu-se nos EUA como professor em Harvard, Cambridge MA, passando a criticar um repertrio unitrio, com solues esquemticas inapropriadas para todos os contextos. Influenciado pela escala americana e urgncia de solues econmicas e flexveis, fez uma srie de pesquisas sobre pr-fabricao, entre as quais as casas Ford (1938, Lincoln), Frank (1939, Pittsburg) e Chamberlain (1940, Weyland). Em 1945, juntouse a ex-alunos no grupo The Architecture Collaborative TAC, que se caracterizou pelo pragmatismo e extremo rigor tcnicoconstrutivo, produzindo cerca de 70 projetos at 1953, destacando-se o prprio Harvard Graduate Center (1949/50). Por fim, voltou-se para uma arquitetura massiva de concreto armado e tcnica exacerbada, produzindo obras como a Universidade de Bagd (1960) e a Embaixada Americana em Atenas (1961).

Vrias correntes de designaes


parciais, que variam de autor para autor, proliferaram-se nos anos 50 e 60, de modo a englobar o trabalho de artistas e arquitetos de formao moderna, mas que procuravam ampliar seus horizontes tcnicos e estticos.
Denominou-se MANEIRISMO MODERNO o conjunto dessas atitudes pessoais de explorar a linguagem modernista, aplicandoa em enquadramentos mais vastos e enriquecendo-a com originalidade e genialidade, atravs de novas temticas e experimentaes.
As correntes maneiristas ps-45 deram prosseguimento redefinio da arquitetura funcional, que j se processava desde os anos 30, ocorrendo uma ampliao do seu repertrio formal e a apropriao indita de novos meios expressivos, inclusive do retorno a citaes histricas.

O perodo que vai do final da Segunda


Guerra Mundial (1939/45) at meados dos anos 60 ficou sendo conhecido como PLURALISMO, no qual vrias correntes maneiristas procuraram questionar e inovar a esttica funcionalista, propondo reformulaes (MASSA, 1984).

LUDWIG MIES VAN DER ROHE (1886-1969): Tornando-se diretor do Illinois Institute of Technology IIT em 1938, estabeleceu-se em Chicago, onde iniciou uma rica experincia com ao e vidro. No ambiente americano, seus edifcios tornaram-se mais circunscritos em si, embora flexveis. Atravs de um ritmo uniforme e aplicao de estruturas metlicas com vedao em vidro ou alvenaria, influenciou uma corrente caracterizada pelo rigor disciplinar, preciso geomtrica e perfeio tcnica. Suas obras em Chicago mais destacadas foram: o novo Campus do IIT (1939/42), os Promontory Apartments (1939), Farnsworth House (1950), 860 Lake Shore Drive Apartments (1951) e IIT Crown Hall (1956). Entretanto, sua obra prima foi o Seagram Building (1955, NYC), cuja sutileza de propores e riqueza material influenciaram toda uma gerao de arquitetos.

1940
Neo-Realismo Neo-Racionalismo

1960

1980
Novo Realismo / Hiperrealismo / Figurao Narrativa

2000

Tecnicismo Pop Art / Op-Art / Mec-Art

Slick-Teck / High-Tech / Ecotech Formalismo / Contextualismo / Regionalismo Green Architecture Desconstrutivismo Arte Permutacional / Video Art Blobismo

Arte Concreta

Arte Conceitual / Arte Processual / Arte Ambiental Informalismo / Esculturismo / Body-Art Estruturalismo / Brutalismo / Povera

Neo-Expressionismo Neo-Organicismo International Style

Neo-Purismo / Colorismo / Minimalismo

71

LE CORBUSIER (1887-1965): Embora permanecendo na Frana, empenhou-se na divulgao do pensamento moderno por todo o mundo, realizando obras em vrios pases, inclusive latino-americanos. Procurou explorar novos sistmeas de construo e padres funcionais, alm do uso de brise-soleil e materiais rsticos, como nas Villa Mandrot (1930), Villa Auxmathes (1935) e a Citt des Affaires (1938, em Argel). Entretanto, sua arquitetura caminhou cada vez mais para o emprego de formas pesadas e macias, atravs da adoo da esttica agressiva do concreto aparente (beton brut), preconizando a corrente brutalista. Apoiado pelo governo francs e visando superar as distncias urbanas, associando servios habitao coletiva, projetou uma srie de Units dHabitacion entre 1946 e 1957, que promoveram um rico debate arquitetnico. Igualmente vlida foi a experincia urbanstica do plano e arquitetura de Chandigarh, a nova capital do Punjab, ndia (1950/65). Seus principais projetos franceses desta fase foram: a Chapelle de Ntre-Dame du Haut (1950/54, Ronchamp), o Conjunto Residencial Jaoul (1954, Nauilly) e o Monastrio de La Tourette (1957, Lyon), entre vrios outros. ALVAR AALTO (1898-1976): A partir do segundo ps-guerra, concentrou-se na explorao plstica do concreto armado e principalmente da superfcie exposta de tijolos, antecipando tambm a concepo brutalista. Nas obras dos Dormitrios Baker do Massachusetts Institute of Technoloy MIT (1947/48, Cambridge MA) e acentuou a imagem e exposio da estrutura, alm de utilizar mtodos construtivos semi-artesanais e materiais speros no interior e exterior das edificaes. Destacou-se tambm na pintura tachista de telas nos anos 60 e 70. Na Finlndia, realizou a Prefeitura de Syntsalo (1950/52, Finlndia), o Instituto de Penses de Helsinki (1956), o Helsinki Cultural Center (1958) e a Igreja de Vuoksenniska (1958, Imatra). Tambm foram suas obras: Wolfsburg Cultural Center (1951/62, Alemanha), Maison Luis Carr (1956/58, Bazoches, Frana) e a Essen Opera House (1961/76, Alemanha). FRANK LLOYD WRIGHT (1869-1959): Mantendo a postura organicista e caminhando cada vez mais para o fantstico, seu trabalho experimentou combinaes espaciais e de continuidade volumtrica, inclusive resgatando simbolismos e at ornamentalismos. Desta fase, sua obra prima foi o Solomon R. Guggenheim Museum, na 5th Avenue, em Nova York (1946/59), que revolucionou a circulao de espaos museolgicos. Tambm se destacaram os projetos da Igreja de Madison (1947/48, Wisconsin), da Price Tower de Bartlesville (1953/56, Oklahoma), da Sinagoga Beth Sholon de Elkine Park (1959, Pennsylvania) e do Centro Comercial Mary Contry de San Rafael (1959/61, Califrnia). RICHARD NEUTRA (1892-1970): Tendo trabalhado com sua esposa Dione e seu filho Dion, sua intensidade profissional reforou-se com a sociedade, entre 1948 e 1965, com o arquiteto Robert E. Alexander (1907-77), com o qual projetou vrios grandes edifcios, embora de menor qualidade que as abertas e elegantes casas realizadas por encomenda.

A partir da reinterpretao do trabalho dos mestres modernos e de sua aplicao em novos contextos, vrias tendncias pluralistas afirmaram-se nesse perodo de transio, o qual perdurou at a dcada de 1970, quando se proclamou o PS-MODERNISMO. Momento em que o Imperialismo americano estava em seu apogeu e as transformaes socioeconmicas mundiais acabaram se refletindo sobre a arquitetura, como a difuso dos meios de comunicao de massa, o desenvolvimento da informtica e a surpreendente evoluo tecnolgica.

Na dcada de 1950, com o controle da


economia mundial por parte dos EUA, o ambiente cultural passou a ser marcado pela superao das posies rgidas dos modernos e a busca de novas diretrizes arquitetnicas. L, o ensino acadmico moderno perdurou at meados dos anos 60, principalmente devido imigrao dos mestres europeus, sempre voltado porm ideologia democrtica ao invs de socialista, como na Europa.
Foi nas universidades americanas que a teoria funcionalista passou a ser examinada em termos de Histria Social e Antropologia Cultural, quando se analisou suas tcnicas e modos de produo, configuraes espaciais e significados simblicos das atividades de arquitetura e construo. Em escolas como a Yale University (New Haven CT), a Princeton University (N. Jersey), a Columbia University (N. York) e a University of California (Berkley e Los Angeles), surgiram as primeiras crticas autodenominadas ps-modernas.

Peter Blake (1932-), em seu livro Form


follows fiasco (1977), por exemplo, desvendou o que seriam os 07 (sete) mitos da arquitetura moderna:
I. MITO DA FUNO: Alegava a superioridade dos resultados estticos obtidos atravs da reciclagem de edifcios antigos, que, se comparados aos edifcios funcionalistas, tm a vantagem da imprevisibilidade dada pelo estmulo das escolhas formais; MITO DA FLEXIBILIDADE: Criticava a planta livre (ambiente amorfo), o sistema de divisrias leves (esbanjamento de espao e de energia) e a habitao coletiva (falta de privacidade); MITO DA PUREZA: Mostrava que o uso do branco como aspirao intelectualista resultou na vulnerabilidade, fragilidade e rpido consumo arquitetnico, alm da falta de identidade; MITO DA TECNOLOGIA: Conclua que a industrializao fracassou na tentativa de produzir em srie os edifcios, devido s diversidades climticas, culturais e sociais; MITO DO DESIGN: Afirmava que o modernismo resultou em mveis e utenslios anti-humanos, mas que mantinham uma slida aliana com o poder devido sua identificao com a lgica produtiva do sistema; MITO DO URBANISMO: Analisando as propostas modernas, concluiu que estas negavam a relao entre as pessoas, o encontro e o intercmbio, somente possveis nos ambientes histricos; MITO DA EFICINCIA: Apontava que a idia de que todos os problemas urbanos poderiam ser resolvidos pela circulao e sua eficincia resultava num dispndio de energia mecnica e humana, alm de problemas de fluxo.

II.

III.

IV.

V.

VI.

VII.

72

13
PLANEJAMENTO URBANO

A Segunda Guerra Mundial (1939/45) provocou uma destruio material muito maior que a primeira, contudo, o auxlio americano e o progresso da tcnica moderna possibilitaram um perodo de expanso econmica que imps grandes transformaes sociais, mais rpidas e profundas em alguns pases, que empreenderam um amplo processo de reconstruo e planificao urbana.
A atividade do PLANEJAMENTO URBANO ou urban planning nasceu com o urbanismo moderno, surgindo nas primeiras dcadas do sculo XX, quando se retomou a viso global do fenmeno urbano. Entretanto, o quadro do segundo ps-guerra, possibilitou a aplicao efetiva de vrios planos, os quais adquiriram feies multidisciplinares.
Com o surgimento e afirmao do urban planning, a cidade passou a ser encarada como o ponto crtico das relaes polticas e socioeconmicas, que etapa de um processo histrico, dinmico e irreversvel. Ao mesmo tempo, instalou-se uma metodologia de trabalho baseada na multidisciplinaridade de saberes, que passou a fundamentar quaisquer intervenes sobre a cidade desde ento (FERRARI, 1991).

Em relao legislao urbanstica, a GR-BRETANHA considerada a nao pioneira, uma vez que, j em 1909, surgia o Town Planning Act, lei que autorizava os governos locais a elaborarem planos de ordenao do solo, de saneamento bsico e de proteo da esttica urbana; sendo fundado, em 1913, o Royal Town Planning Institute. Tanto as idias pioneiras das garden-cities como os princpios corbusierianos foram aproveitados mais tarde em algumas das NEW TOWNS inglesas. J em fins da dcada de 1920, o conceito de cidade-satlite surgiu dos estudos de planejamento regional, sendo aplicado em algumas dessas novas cidades, como foi o caso de Wythenshawe, satlite implantada prxima a Manchester.

Na Inglaterra, a tradio das cidades-jardim, defendida pelos discpulos de Howard, Charles B. Purdom (1883-1965) e Frederic J. Osborn (1885-1978), alm dos debates sobre a legislao urbanstica, perduraram durante todas as dcadas de 1930 e 1940.
Em 1937, nomeou-se a Barlow Real Commission com o intuito de estudar a distribuio da populao industrial de Londres, cujo relatrio, publicado em 1940, descrevia as desvantagens da concentrao demogrfica e econmica ao redor das grandes cidades e sugeriu a criao de uma autoridade central que controlasse os terrenos edificveis, defendendo a formao de NEW TOWNS ou a expanso das cidades mdias.

Com os macios bombardeios de Londres e Coventry, esse relatrio deixou de ser apenas uma recomendao terica e teve papel fundamental para a formao de novas leis 1 urbansticas na Inglaterra . Isto conduziu grande experincia do PLANO REGULADOR DE LONDRES (1941/44). Composto pelos planos do Condado de
Londres (London County Plan) e da Grande Londres (Greater London Plan), elaborados respectivamente em 1943 e 1944, sintetiza de forma abrangente todas as correntes de pensamento urbanstico vigorantes at ento (BENEVOLO, 2001).
1

Principalmente a partir da dcada de 1940, a cidade tornou-se objeto de investigao multidisciplinar, sendo compreendida como a estrutura fsica-espacial, de base geogrfica, de foras sociais, polticas e econmicas que determinariam suas condies e caractersticas de desenvolvimento. Logo, gegrafos, socilogos e economistas, entre outros, passaram a desenvolver teorias para o estudo e anlise do fenmeno urbano, que se disseminaram nos anos 50 e 60.
Tal abertura a outras disciplinas, contudo, levaria, especialmente depois da dcada de 1960, a uma crise na participao do arquiteto no planejamento, devido ausncia da definio de seu enfoque sobre o fenmeno urbano, o que o limitava a compreender o espao da cidade como reflexo e resultado. Isto fez nascerem as correntes de DESENHO URBANO e o New Urbanism.

Nos anos 40, instituiu-se uma nova autoridade central em matria de planificao inglesa, iniciada em 1941, no governo de sir Winston Churchill (1874-1965) at a criao em 1943 do Town & Country Planning Ministry. Em 1944, uma lei autorizou a expropriao de terrenos danificados para a reconstruo; e, em 1946, aprovou-se o New Towns Act. Essa nova lei instituiu enfim a Development Corporation; entidade especfica, independente das administraes locais e ligada ao governo central, que poderia adquirir terrenos, preparar planos de uso do solo e construir bairros residenciais subvencionados e/ou new towns. Em 1947, por fim, era aprovada a nova Lei Urbanstica inglesa que acabou unificando os mtodos de planificao em todo o territrio nacional (N.A.).

73

NEW TOWNS
Iniciado com uma proposta terica do grupo MARS, em 1941, que, inspirada pelas gardencities, fragmentava o tecido urbano londrino em uma srie de bairros separados por zonas verdes interligadas, como um pente, a um eixo principal que atravessava o centro histrico (city) e as zonas industriais, correndo ao longo do rio Tmisa, o PLANO REGULADOR DE LONDRES (1941/44) foi definido em 1943 a partir da adoo pelo London County Council LCC do plano de sir Leslie Patrick Abercrombie (1879-1957). Baseando-se em uma minuciosa investigao sobre as edificaes prexistentes, afastava-se dos conceitos de regularidade geomtrica e de toda interveno demasiado radical nas zonas j construdas, propondo-se mais a inverter o processo de concentrao, por meio de uma srie de providncias em escala regional.
Basicamente, o plano props a criao de subrbios-satlites nas cidades existentes prximas ao greenbelt (cinturo verde) de Londres, alm de sugerir a criao e localizao de NEW TOWNS (novas cidades). Nele, possvel distinguir 04 (quatro) zonas concntricas:
a) Inner Ring: que inclui toda a rea do Condado de Londres (London County), caracterizada por excessiva densidade, a qual deveria ser progressivamente aliviada com afastamento de cerca de 40.000 habitantes (densidade de 75 a 100 pessoas/acre); b) Suburban Ring: que consiste na zona dos subrbios, com uma densidade satisfatria, mas que exigia ser reordenada e disposta convenientemente (densidade de at 50 pessoas/acre); c) Greenbelt: que se constitui em uma vasta rea verde (1/3 da Grande Londres), que circundaria a cidade e deveria permanecer sem construes exceto pequenas towns j existentes , adotando-se o modelo howardiano de cidade-clula; d) Outer Ring: que seria desenvolvido atravs de novos centros, mas no em forma de subrbiosdormitrios, mas de 07 (sete) new towns, suficientemente grandes para terem uma vida auto-suficiente. Eram estas: Stevenage, Crawley, Hemel-Hampsted, Harlow, Hatfiel, Basildon e Bracknell (densidade de at 20 pessoas/acre).

O principal objetivo do PLANO REGULADOR DE LONDRES (1941/44), elaborado por John Henry Forshaw (1895-1973), integrante do LCC, junto a Abercrombie, ento professor de Town Planning na Univeristy College London UCL (1935/46), era evitar o crescimento difuso, desordenado e degradante da cidade, que caracterizava muitos centros urbanos ocidentais, procurando assim redirecionar a expanso industrial para diversas cidades novas construdas alm do cinturo verde e que agora constituem a chamada Outer Metropolitan Area2.

VILLES NOUVELLES
Na Frana, devido sua estrutura governamental altamente centralizada e a proeminncia histrica de sua capital, a regio parisiense caracterizada por sua posio de centralidade econmica e cultural no pas, para a qual converge toda a rede rodoviria e ferroviria, acabando por atrair todas as indstrias.
2

Com esse plano de descentralizao, a densidade populacional da Greater London seria reduzida para um mximo de 136 pessoas/acre; e a rede viria basear-se-ia em um sistema de vias expressas, ligadas por um anel interno, encaixado no Inner Ring; e por um anel externo, situado entre o Greenbelt e o Outer Ring. Sua implementao deu-se at os anos 60 (GUIMARES, 2004).

Entre 1965 e 1973, foi concebido um extenso plano de ring roads (rodovias de contorno) nas regies central (city), inner e outer de Londres, cujo objetivo era canalizar o trfego e faz-lo contornar ncleos vitais da cidade, deixando as ruas locais livres da ao intrusiva do automvel, alm de permitir a circulao sem congestionamentos e no perturbar as clulas vitais da comunidade. Contudo, os custos financeiros e sociais com as demolies e deslocamentos populacionais conseqentes geraram protestos e preferiu-se fazer algumas intervenes radicais e projetos de revitalizao de alto padro em locais de habitaes esparsas e/ou decadncia fsica e econmica, como exemplo, as zonas porturias. Dentro da Greater London, a populao enfrentou mudanas substanciais entre 1967 e 1981, quando as reas centrais perderam cerca de 250.000 habitantes. At os subrbios da outer Londres apresentaram decrscimo de populao, ao mesmo tempo em que cresceu o desemprego entre os trabalhadores manuais no-especializados.

74

Possuindo uma das mais altas densidades urbanas no mundo ocidental, caracterizandose como uma cidade densa e compacta, carente de reas verdes para recreao e lazer nos bairros (arrondissements), Paris precisou de um plano urbano-regional que possibilitasse a descentralizao tanto de moradias como de empregos (trabalho). A soluo, adotada durante o governo
de Charles De Gaulle (1890-1970), nos anos 60, foi a criao de novas cidades (villes nouvelles) aos arredores de Paris, para onde a populao poderia se transferir. Essas comunidades-satlite, alm de oferecerem melhores e mais baratas condies de moradia (baixos preos de aluguel e compra), atraram indstrias e escritrios, que ocupavam as reas congestionadas de Paris.
Abandonando-se a concepo haussmanniana de Paris como nico centro, optou-se pela construo de multicentros urbanos, que no pode ser confundida com a idia americana ou brasileira de desenvolvimento suburbano. Paralelamente, investiu-se na preservao do setor histrico de Paris3.

Tanto as new towns londrinas como as villes nouvelles parisienses representam mtodos de direcionamento populacional e de desenvolvimento regional para locais especficos e previamente planejados, exemplificando o PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL.
Suas precursoras foram as teorias de Georg Simmel (1858-1918), que influenciaram a sociologia norteamericana no perodo entre-guerras; e as idias de Patrick Geddes (18541932), as quais fundamentaram o chamado URBANISMO HUMANISTA, que formou a base do urban design.

URBANISMO HUMANISTA
A noo da existncia de uma cultura especificamente urbana desenvolveu-se a partir dos escritos do filsofo e socilogo alemo Georg Simmel (1858-1918), que dizia haver traos essenciais que definiriam a organizao social e personalidade urbanas, representados de modo arquetpico nas metrpoles.
Em The metropolis and mental life (1917), Simmel analisou a interao entre conscincias individuais e a cidade moderna, estudando a postura mental do homem que vivia na grande cidade e o modelo de relao que estabelecia com os outros, fundando assim a SOCIOLOGIA URBANA.
Para Simmel, na cidade, os laos formais entre indivduos substituram os laos afetivos mais tradicionais; e com a ascenso da burocracia e da cincia, a vida tornar-se-ia altamente diferenciada: no possuiria mais um contedo fixo, mas seria, antes, caracterizada por formas abstratas, das quais o dinheiro seria a mais importante.

Alm da construo desses novos


bairros, foram planejados plos de crescimento ou centres restructeurs (centros reestruturadores), que reuniam, em contraste com as cidades novas, poucas residncias e eram localizados em reas de baixa densidade industrial, criadas para atender prioritariamente ao crescimento de indstrias leves.

Enquanto em Londres as new towns so isoladas e distantes de 60-80 km do centro histrico, na Frana as villes nouvelles foram planejadas para funcionar como extenses de Paris, em uma distncia de at 30 km, e ligando-se a esta por meio de auto-estradas, enfatizando-se o transporte coletivo. Se os ingleses buscaram criar comunidades autnomas e desvinculadas, na medida do possvel, do centro (ncleo urbano) o que intensificado pela existncia dos greenbelts e foi copiado pelos americanos , os franceses enfatizaram a integrao urbana e localizaram suas cidades novas em um corredor que as mantm ligadas a Paris (GUIMARES, 2004).
3

Em 1962, o ministro da cultura Andr-Georges Malraux (1901-76) iniciou um amplo programa de renovao urbana, com a criao de atraes culturais e novas opes de lazer,as quais somente foram concludas nos anos 80, no governo de Franois Miterrand (1916-96). Bairros dilapidados, como Le Marais, foram restaurados, assim como ampliados os acessos a monumentos, incluindo o Louvre e o Orsay. Criou-se o Frum Les Haulles e o Centre Beaubourg Georges Pompidou (1977), alm do Parc de La Villette e o novo bairro de La Defense, uma zona de concentrao de estruturas e servios tercirios (N.A.).

De seus estudos, concluiu-se que o habitante da metrpole seria uma espcie de estrangeiro que viveria na sociedade, sem lhe pertencer, mantendo certa reserva e distanciamento civilizado face ao outro, o que contribuiria para a autonomia de cada um e para o funcionamento da comunidade.
Assim, a urbanidade seria uma mistura de indiferena e de tolerncia; e a vida na cidade provocaria uma disposio psicolgica fundamentalmente nova: a ATITUDE BLASEE, que seria o resultado da libertao do indivduo do tempo da tradio e a imerso no tempo da cidade.

75

Foi a partir das pesquisas de Simmel e de seus discpulos que se formou, durante os anos 20 e 30, um grupo de socilogos da University of Chicago que chamaram seu campo de estudos como ECOLOGIA HUMANA ou URBANA. A este grupo denominou-se Chicago School4, cujo enfoque intenta at hoje compreender a reproduo da sociedade urbana, associando as preocupaes da geografia, da sociologia e da ecologia. Seus maiores expoentes William I. Thomas (18631947), Robert E. Park (1864-1944), Florian W. Znaniecki (1882-1958), Louis Wirth (1897-1952), Everett Hughes (1897-1983), Ernest W. Burgess (19112000) e Robert T. McKenzie (1917-81) colocaram o acento em uma sociabilidade no interior dos grupos.

Os humanistas, entre os quais Patrick Geddes (1854-1932) e, posteriormente, Lewis Mumford (1895-1990), passaram a propor um sistema de POLINUCLESMO urbano, na perspectiva de uma cidade regional, compreendida como um sistema que unia cidade e campo em um vasto conjunto, na escala da regio, ou seja, um organismo de mltiplos centros, mas que funcionasse como um todo. A atitude humanista permitiu uma
avaliao mais precisa da cidade psindustrial, que passou a se desenvolver atravs uma metodologia multisciplinar: nascia assim o
PLANEJAMENTO URBANO- REGIONAL.
Tal postura abrangente e multidisciplinar foi complementada, a partir da dcada de 1960, por nomes como Gordon Cullen (1914-94), Jane B. Jacobs (19162006) e Kevin Lynch (1918-84), entre outros, que contriburam enormemente com as idias humanistas atravs de seus textos, que criticavam o zoneamento funcional e a perda da qualidade ambiental.

Apoiando-se na crtica ao movimento progressista e ao urbanismo funcionalista atravs da antropologia, sociologia, psicologia e histria, o URBANISMO HUMANISTA expandiu-se principalmente na dcada de 1950, defendendo a idia da antrpolis, ou melhor, a cidade que dirigida ao homem e no mquina ou indstria.

Entre os anos 60 e 70, a reflexo


urbana voltou-se principalmente para as relaes estabelecidas entre os usurios e o espao urbano de vivncia e consumo, procurando-se avaliar as ligaes entre percepo e comportamento; e enfatizando-se aspectos relacionados psicologia, antropologia e ecologia. A necessidade de retomar o espao como campo de atuao prtica e no somente de discusso multidisciplinar fez surgir o DESENHO URBANO como instrumento de interpretao, atravs da linguagem arquitetnica, do contexto urbano visando tanto objetivos estticoformais como scio-funcionais. Patrick Geddes (1854-1932)
Cientista escocs de mltiplas especialidades (socilogo, bilogo, sexlogo, naturalista, urbanista, etc.), considerado o fundador do regional planning, que, graas aos seus contatos com os gegrafos franceses na virada do sculo, absorveu o credo do comunismo anarquista nas livres confederaes de regies autnomas. Em 1910, escreveu o livro Cities in evolution (Evoluo das cidades), depois republicado em 1949, o qual chamou a ateno para o fato do planejamento urbano e regional necessitar de pesquisas multidisciplinares (FERRARI, 1991). Anunciando o nascimento de uma nova era industrial a ordem neotcnica, que viria substituir a anterior ordem paleotcnica , em que as estruturas tradicionais de educao, trabalho e moradia, guiadas essencialmente por valores quantitativos, seriam ultrapassadas por novas formas de organizao e planejamento, apontava para a importncia do PLANEJAMENTO URBANO-REGIONAL, cujas aplicaes (levantamento regional, urbanizao rural, projeto municipal, etc.) tornar-se-iam os pensamentoschave para o atual desenvolvimento humano.

Rejeitando os modelos propostos


pelos urbanistas modernos, defendia a criao de PLANOS URBANOREGIONAIS, nos quais deveriam ser levados em considerao os aspectos sociais atravs de uma metodologia multidisciplinar, que privilegiasse os mtodos dos chamados sociological surveys (pesquisas e investigaes baseadas na geografia, histria, economia e sociologia esttica).
4

A CHICAGO SCHOOL criou as bases para o estudo sociolgico do ambiente urbano, fundamentando-se em avaliaes estatsticas, principalmente de reas industriais, comerciais e habitacionais. Alguns de seus representantes escreveram uma srie de artigos sobre a influncia de situaes sociais sobre o comportamento individual. Para eles, a metrpole seria um mosaico de grupos diferenciados, dentro de cada qual se desenvolveria um espao de identidade e relao mais forte. Baseavam-se no pressuposto de que a cidade possua uma organizao fsica e uma ordem moral que se interagiam mutuamente para se moldarem e se modificarem, ou seja, que a organizao fsica tem sua base na natureza humana. Muitas das idias defendidas por eles somente foram refinadas ou rejeitadas nos anos 50 em diante, atravs da denominada NOVA SOCIOLOGIA URBANA e do urbanismo psmoderno da Los Angeles School (N.A.).

76

Lewis Mumford (1895-1990)


Jornalista-socilogo norte-americano que foi capaz de dar uma forma coerente aos pensamentos de Geddes, difundindo-o nos anos 50 e possibilitando a formao de um pequeno mas brilhante e devotado grupo de planejadores sediados em Nova York, por meio da Regional Planning Association of Amrica RPAA, a qual trabalhou em inmeras administraes pblicas municipais e regionais. Sua metodologia soube fundirse s idias intimamente correlatas de Howard e espalhou-se por toda a Amrica e pelo mundo afora. Privilegiando um enfoque cultural, fundado nas Cincias Humanas, considerava que a cidade no deveria ser concebida, em primeiro lugar, como um local de negcios ou de governo, mas como um rgo essencial de expresso e atualizao da nova personalidade humana: a do Homem de um Mundo S. Para ele, as antigas divises entre homem e natureza, citadino e rstico, cidado e forasteiro, e grego e brbaro no teriam mais sentido no planeta agora transformado em aldeia. Assim, at a menor vizinhana ou distrito urbano deveria ser planejado como um modelo funcional do mundo maior.

Jane B. Jacobs (1916-2006)


Escritora e ativista canadense, de origem norteamericana, que, em seu livro Death and life of great american cities (Morte e vida das grandes cidades americanas, 1961), desenvolveu uma srie de crticas ao urbanismo moderno, especialmente ao zonning que, para ela, dissociava a habitao das demais funes urbanas. Usando o contexto do programa americano de renovao das reas centrais baseado em megaprojetos5, analisou o crescimento capitalista das cidades ocidentais e concluiu que a vitalidade urbana estaria ligada sua diversidade. Jacobs identificou no cotidiano das metrpoles as razes de sua violncia, sujeira e abandono frutos do esquematismo dos modos de vida moderna que os planejadores previam em seus modelos ideais ; e observou uma vida rica e densa de significados no caos e microcosmos dos bairros populares, concluindo pela vitalidade urbana, baseada na diversidade funcional, acompanhada pela alta concentrao; valorizao de ruas, esquinas e percursos; e multiplicidade de tipos de edificaes, estilos e usos. Defendia assim a complexidade urbana, que deveria ser buscada atravs de planos e projetos que reconhecessem as aes e situaes capazes de gerar ou destruir a vitalidade de uma cidade. Contra o bucolismo das cidades-jardins ou o funcionalismo corbusieriano, Jacobs mostrava-se convencida que a cidade grande expressava caos. Sem indicar nenhum modelo urbano, acreditava que o planning deveria partir das ruas em suas interaes econmicas locais, encarando o bairro a partir de uma viso button-up (de baixo para cima).

Kevin Lynch (1918-84)


Urbanista e escritor norte-americano, que se formou e lecionou no MIT, cujo principal trabalho foi o livro The image of the city (A imagem da cidade, 1960), em que introduzia os conceitos de continuidade, legibilidade e identidade urbanas. A partir de um estudo de cinco anos sobre como as pessoas percebiam e organizavam as informaes espaciais ao circularem pelas cidades de Boston, Jersey City e Los Angeles (mapas mentais), concluiu que isto era feito de forma consistente e previsvel, atravs de mapas mentais compostos por 05 elementos: caminhos, limites, zonas (distritos e bairros de mesmo carter), ns (pontos focais ou interseces) e marcos. Lynch trabalhou com a idia de que o objetivo final de um plano no deveria ser a forma fsica em si, mas a qualidade da imagem mental que suscita nos habitantes (forma sensvel). Foi um dos expoentes do PSIQUISMO, corrente de desenho urbano que abordava os aspectos psicolgicos das relaes entre os indivduos e o ambiente urbano, considerando o meio ambiente como algo psquico ou percebido, a partir da decodificao pelos indivduos e de sinais comunicativos.

Gordon Cullen (1914-94)


Arquiteto ingls que foi precursor do urban design, especialmente com seu livro Townscape (Paisagem urbana, 1961), que introduziu o conceito de viso serial e alimentava a polmica entre a teoria de desenho clssica que propunha a clareza como qualidade-sntese e a teoria de desenho pictrica, que propunha a complexidade. Tambm foi expoente do PSIQUISMO como tendncia em enfatizar os aspectos visuais do meio ambiente, reagindo s idias dominantes no urbanismo moderno que limitavam as estruturas espaciais urbanas a requisitos funcionais, construtivos e econmicos (KOHLSDORF, 1985). Seu trabalho e de seus discpulos efetuou uma anlise morfolgica detalhada de stios antigos e um estudo crtico das realizaes tecnocratas como a verso atual do progressismo. Conseguiu detectar as qualidades espaciais das antigas cidades e codificlas sob novos tipos de espaos, chegando formulao de novos princpios de projeto.
5

Nos EUA, o processo de renovao urbana teve incio por volta dos anos 40, seguindo a tradio do planejamento de cima para baixo, baseado em critrios de desempenho tcnico, bem representados nos esquemas de remodelao de reas e implantao de vias-expressas. Robert Moses (1888-1981) foi seu maior expoente, considerado por muito, aps cerca de 50 anos de atividades, o maior construtor da Amrica. Em Nova York, alm de vrios conjuntos habitacionais, construiu inmeros viadutos, elevados, tneis e pontes, sem contar as enormes parkways. At a crtica empreendida por Jacobs, tais programas de remodelao urbana foram amplamente aplicados, o que promoveu um profundo processo de elitizao, atravs da expulso de minorias, idosos, locatrios e a classe trabalhadora (N.A.).

77

URBANISMO NEOMARXISTA
Entre as dcadas de 1960 e 1970, ao mesmo tempo em que os planejadores fixaram-se no ponto de vista socioeconmico, enquanto os desenhistas urbanos passaram a estudar os aspectos de conformao fsica da cidade, ocorreu um notvel ressurgimento de estudos marxistas, em especial na Frana, atravs de socilogos como Henri Lefbvre (1901-91) e Manuel Castells (1942-).
Os neomarxistas voltaram-se para a discusso materialista da cidade como local de reproduo do capital e redirigiram a ateno para as classes trabalhadoras e suas possibilidades de transformao socioeconmica.
Henri Lefbvre (1901-91)
Filsofo e socilogo que foi um dos primeiros pensadores franceses a rediscutir as questes da Chicago School sob a tica do materialismo histrico, sendo um dos maiores difusores do marxismo na Frana. A partir de 1968, do mundo rural passou a pesquisar a cidade6, subordinando-a lgica da reproduo do Capital, enquanto seu cenrio e suporte. Analisou a influncia do capitalismo no espao urbano, com base na necessidade do poder industrial "modelar" a cidade de acordo com os seus interesses, mas sem excluir a influncia de outros agentes sociais. Seguindo Marx, compreendia a cidade como aglomerao da populao, dos instrumentos de produo, dos prazeres e das necessidades, considerando-a um problema novo, sobre o qual era necessrio pesquisar. Em La pense marxiste et la ville (A cidade do capital, 1972), ofereceu um instrumental heurstico importante para a anlise dos mecanismos de democratizao da cidade, enfatizando as categorias de produo, na sua acepo restrita e ampliada; e as relaes de produo. Alm disto, trabalhou a propriedade do solo e a renda fundiria no quadro urbano, focalizando a formao, realizao e distribuio da mais-valia. Lefbvre antecipou como as foras produtivas atingiriam uma tal potncia para a produo do espao em escala mundial, que criariam uma contradio principal o espao produzido globalmente e suas fragmentaes, pulverizaes e despedaamentos , resultante do capitalismo.
6

Manuel Castells (1942-)


Socilogo catalo que se tornou uma das maiores autoridades na anlise das novas tecnologias e seu impacto sobre as sociedades urbanas, particularmente por faz-lo sob o foco marxista. Suas contribuies iniciaram-se com La cuestin urbana (A questo urbana, 1974) e prosseguiram at sua trilogia sobre La era de la informacin (A era da informao, 1999). Para ele, a questo urbana possui 03 instncias: a ideolgica, da qual viria a cultura urbana, marcada pela heterogeneidade e associativismo; a polticojurdica, que se caracterizaria por ser uma superestrutura que busca legitimar o sistema capitalista; e a econmica, ligada diretamente com o urbano, j que a este conotaria os processos de reproduo da fora de trabalho. Assim, o sistema urbano no seria mais que a articulao de instncias de uma estrutura social dentro de uma unidade reprodutora de fora de trabalho que se reflete na sua estrutura espacial. Depois, concluiu que 03 processos independentes comearam a se formar no final dos anos 60 e princpios dos 70, os quais convergiriam para a gnese de um novo mundo: a revoluo das tecnologias da informao, que atuaria remodelando as bases materiais da sociedade e induzindo a emergncia do informacionalismo, o qual teria uma importncia igual ou superior da Revoluo Industrial ; a crise dos modelos de desenvolvimento econmico, tanto do capitalismo quanto do estatismo, o que fez com que ambos a se reestruturarem, levando a uma nova forma do capitalismo informacional caracterizado pela globalizao das atividades econmicas centrais, uma flexibilidade organizacional e um maior poder para o gerenciamento em suas relaes com o trabalho;

O florescimento de movimentos socioculturais, como


o feminismo, o ambientalismo, a defesa dos direitos humanos e das liberdades sexuais, os quais se iniciaram em 1968 e reagiram de mltiplas formas contra o uso arbitrrio da autoridade, revoltando-se contra a injustia e procurando a liberdade para a experimentao pessoal.

Com o NEOMARXISMO, os advocacy planners passaram a intervir das mais variadas maneiras: ajudariam a informar o pblico sobre as alternativas urbanas; forariam as secretarias de planejamento a competirem pelo subrbio; e ajudariam os crticos em realizar e implementar planos que fossem superiores aos oficiais. Destacaram-se os trabalhos de Paul Vieille (1970) e Christian Topalov (1984).

Sobre o fenmeno urbano, Lefbvre escreveu O direito cidade (1968), O direito cidade (1969), Do rural ao urbano (1970), A revoluo urbana (1970), Espao e poltica (1972) e A produo do espao (1974), entre outros. Foram igualmente importantes seus estudos sobre uma teoria do espao urbano que o colocava embasado na experincia individual do habitante, perseguindo os nexos existentes entre espacialidade e experincia. Destacaram-se seus livros sobre a vida cotidiana, como: Fundamentos de uma sociologia do cotidiano (1961) e A vida cotidiana no mundo moderno (1968) (CASTELNOU, 2007).

No Brasil, os estudos urbanos foram


amplamente impulsionados pelo gegrafo baiano MILTON SANTOS (1926-2001), o maior expoente do movimento de renovao crtica da geografia urbana e reconhecido internacionalmente por ter publicado trabalhos sobre a metodologia dessa disciplina, assim como textos crticos dos problemas urbanos nos pases subdesenvolvidos.

78

14
ARTE CONTEMPORNEA

A introduo do elemento ldico a participao do espectador iniciou a fase ps-moderna da arte, da mesma forma como, devido energia atmica e automao eletrnica, ingressou-se na terceira fase da Revoluo Industrial.
Em aberturas simples, mas cada vez maiores, a arte chegou, no sculo XX, quela multiplicidade de significados coexistindo em um nico significante at que a prpria noo de obra estourou. Buscando deliberadamente o ambguo, alimentando-se do acaso e do aleatrio, a ARTE CONTEMPORNEA deixou de ser quadro ou escultura, gravura ou desenho, para se transformar em puro evento: a arte como atividade. Logo, a forma desenvolvese semelhana dos organismos vivos.

Na segunda metade do sculo XX, as transformaes tecnolgicas, sociais e culturais decorrentes dos processos de massificao, midianizao e globalizao resultaram em uma verdadeira revoluo nas artes em todo o mundo, avanando da quadridimensionalidade da arte moderna para as n-dimenses de hoje.
Desde 1950, transvanguardas eclodiram em todas as partes, buscando romper conceitos j cristalizados pela arte e arquitetura modernistas. Autnomos desde o Cubismo, os artistas ps-modernos enveredaram para novas aventuras estticas, j preconizadas pelos 7 mestres do primeiro perodo .
At ento, moldura e pedestal mantinham a obra de arte em sua aura, distanciada do pblico. Os artistas contemporneos abriram mo de seu dom maior, a expresso individual, e passaram a compartilh-lo com seus espectadores. Agora, se o pblico no se dispe a atender aos apelos da obra, tocando-a, ela deixa de existir, ou existe parcialmente. Pede-se para pegar, apalpar, cheirar: a total interao entre arte e vida.
Se at a Segunda Guerra Mundial (1939/45), a Frana foi o grande centro da arte moderna mundial, nos anos 50, a New York School of Abstract Expressionism destronou a cole de Paris. Pela primeira vez, a vanguarda se mudava para os EUA, que se tornou o principal reduto das correntes de arte contempornea. Inicialmente, o fio condutor foi a oposio ao Expressionismo abstrato, que teria completado o ciclo moderno uma vez que o pintor americano Jackson Pollock (1912-56) praticamente esgotou o processo convencional da pintura , porm as correntes de renovao mantiveram-se vivas. At hoje, a ARTE PS-MODERNA est viva (W ALKER, 1977).

Na ARTE PS-MODERNA, aparecem 03 (trs) novos estados da arte:


OBJETO: Trata-se da morte de toda especificidade, isto , a negao das categorias tradicionais. Criado, recriado, transformado, acrescentado, acumulado, prensado, expandido, comprimido, dividido, multiplicado, tornado coisa enigmtica ou aterrorizante, o objeto pode ser um ready-made ou um objettrouv; glria ou decadncia da sociedade industrial e de consumo. Est presente em correntes como a Pop Art e o Novo Realismo. CONCEITO: Corresponde idia como arte, ou seja, contra a acelerao plstica, responde-se com um contnuo questionamento o que arte? O artista parte de certa organizao mental at chegar a uma arte-mensagem, cujo signidicado est na estrutura do objeto criado (quadro, escultura, instalao, etc.). Verifica-se na Arte Concreta e na Arte Conceitual. CORPO: Relaciona-se transformao do corpo humano como motor da outra ou meio de expresso. Com base no filsofo francs Maurice Merleau-Ponty (1908-61), para o qual o corpo seria um vasto campo central, fundamento de toda referncia simblica, cada vez mais a arte confunde-se com os processos vitais: o exerccio da arte como a vitalidade elevada. Como exemplos, a Body-Art, os Happenings e as Performances. A ARTE FIGURATIVA a fotografia, mesmo deformada, de paisagens exteriores ou interiores do homem finalmente avanou em direo ARTE ABSTRATA, que a crnica sublimada desta mesma paisagem e/ou realidade ou a transcrio lrica de estados dalma ou ainda ARTE CONCRETA, em que a obra apenas intermedirio entre dois mundos: real (vida) e mental.

Embora se considere o DAD (1916/25) a primeira manifestao de anti-arte no sculo passado, foi Piet Mondrian (1872-1944) quem preconizou a desintegrao da arte na vida, ao romper com a moldura, ao mesmo tempo em que Constantin Brancusi (1876-1957) eliminou o pedestal. Desaparecida a moldura, acabou-se a distino entre o externo e o interno assim como no teatro a no-separao de palco e platia coloca no mesmo plano atores e pblico , o que abriu o caminho para a participao do espectador, que passou a ser convidado a tocar na obra (N.A.).

79

Nos grficos acima, deve-se observar que no existem nem o abstracionismo nem o concretismo como escolas propriamente ditas, da mesma maneira como no existe primitivismo h sim pintores ingnuos, como Henri Rousseau (1844-1910). Dentro da ARTE CONCRETA ou da ARTE ABSTRATA, pode-se encontrar vrios comportamentos, como o caos ou a crise, o gesto expressivo de Pollock ou o silncio de Malevich.

Em um panorama de difcil categorizao, pode-se apresentar as seguintes como principais correntes de ARTE PS-MODERNA ou CONTEMPORNEA:
Expressionismo Abstrato (1945)
Corrente pintorca norte-americana nascida no segundo ps-guerra que visava expressar a vida interior atravs da arte compreendida neo somente como produto da criao artstica, mas tambm como processo ativo. Para seus pintores, a imagem no resultava de uma idia pr-concebida, mas do processo criativo: realizavam a livre aplicao da tinta, sem nenhuma referncia realidade visual (Action Painting). Jackson Pollock (1912-56), seu maior expoente, inventou um processo de gotejar a tinta sobre telas enormes (free canvas), abandonando qualquer prconcepo. Excluem-se os croquis e a preparao: o artista lana a tinta diretamente sobre a tela, impensada e automaticamente. Para alguns crticos, como DORFLES (1991), tratava-se da Arte Informal ou Informalismo, onde impera a improvisao e que no geomtrica ou construtiva, sem nenhuma tentativa ou vontade de figurao. Pela primeira vez no Ocidente, a velocidade de execuo torna-se lcita. Seus maiores expoentes, todos trabalhando nos EUA, foram: Hans Hofmann (1880-1966), Arshile Gorky (1904-48), Willem De Kooning (1904-97), Clyfford Still (190480), Franz Kline (1910-62), Robert Motherwell (191591) e principalmente Pollock junto com sua esposa Lee Krasner (1908-84). A pintora norte-americana Joan Mitchell (1924-92), de Chicago, pertence a uma segunda gerao, mantendo vivo o movimento.

Em um processo gradual e contnuo, mais recentemente, a obra de arte foi sendo desmaterializada: de objeto real e concreto at chegar, por exemplo, na Video Art ou mesmo na Arte Cintica, em que pode no passar mais do que um simples jato de luz em uma sala escura. Isto tambm determinou sua progressiva desvalorizao econmica.
Paralelamente, a acelerao dos ismos, ameaa todo o tempo transformar as galerias em antiqurios. Os museus esto sendo obrigados a rever antigos conceitos relativos conservao e programao de atividades (incluindo a animao): a precariedade dos materiais e/ou o agigantamento das obras passaram a exigir cada vez espaos sempre maiores e especiais, de preferncia exteriores.
Por outro lado, como conservar um monte de terra (Land Art) ou o prprio corpo do artista (Body Art), apresentado como obra? O novo museu dever ser um propositor de situaes que se desenvolvero no espao-tempo da cidade. E assim como o espectador no mais passivo diante da obra, tambm o crtico de arte contemporneo torna-se mais e mais engajado nos movimentos, que ele ajuda a criar como companheiro de aventura do artista.

Tachismo (1951) Tendncia da pintura abstrata dos anos 50, que pode ser considerada a verso europia da action painting, caracterizada pela projeo de manchas e de cores escorridas (tache = mancha; borro). O pintor alemo radicado em Paris Wolfgang Schulze, conhecido simplesmente por Wols (1913-51) foi quem inaugurou este estilo angustiado e fulgurante, criando uma espcie de automatismo, da tambm ser conhecida como Pintura Automtica ou Gestual, alm de Abstracionismo Informal. Os tachistas, inicialmente gestuais e, para alguns, brutos , logo se reduziram ao essencial sob a influncia zen, explorando com rigor o espao e o vazio. Seus maiores expoentes foram: os franceses Michel Tapi (1909-87), Jean Degottex (1918-88) e Georges Mathieu (1921-), o holands Karel Appel (1921-2006), o catalo Antoni Tpies (1923-) e o belga Pierre Alechinsky (1937-), etc..

Nas ltimas dcadas, os movimentos surgiram quase ao mesmo tempo na Europa e nos EUA, nem sempre acompanhados do lanamento de manifestos. E to rapidamente como apareceram, desapareceram: tambm arte aplica-se a lei de obsolescncia planificada. Por isto, em alguns casos no possvel marcar a data e o local de cada ismo. O grfico da pgina 84 pretende completar aquele disposto na pgina 34, desta vez, abordando a ARTE PS-MODERNA e suas condicionantes principais, marcadas de 1 a 5. 80

Expressionismo Figurativo (1950)


Consiste no movimento artstico europeu que era contra a tendncia dominante da abstrao completa ps-45, mantendo viva a figurao at os anos 60/70, mas com o princpio de que a arte deveria expressar uma verdade alm das aparncias, conservando a figura apenas para dobr-la sua vontade. Destacaram-se: o francs Jean Dubuffet (1901-85), com sua Art Brut (a arte em estado bruto); o francs de origem polonesa Balthazar Klossowski, dito Balthus (1908-2001); o londrino Francis Bacon (1909-92) e o norte-americano Philip Guston (1913-80). Na escultura, os maiores nomes foram os do ingls Henry Moore (1898-1986) e da francesa Louise Bourgeois (1912-). Entre os contemporneos, destacam-se: os alemes Lucian Freud (1922-), Frank Auerbach (1931-), Georg Baselitz (1938-) e Anselm Kiefer (1945-), alm do britnico Leon Kossoff (1926-).

Arte tica (1960)


Tambm denominada de Op-Art, foi uma corrente dos anos 60 que, tendo em Josef Albers (1888-1976) um de seus precursores (menos expresso, mais visualizao), props uma relao dinmica quadro/espectador. Vivendo no horizonte provvel do aleatrio e permitindo permutaes, simbolizava um mundo instvel, provocando, por vezes, inquietao e vazio: now-you-see-it-now-you-dont. Alguns falavam de uma arte aberta, suscetvel a mutaes de seus elementos, com possibilidades de configuraes diversas, limitadas pelas modificaes recprocas dos elementos e do espectador. Os artistas ticos procuravam usar mtodos e materiais industriais, adotando princpios estabelecidos pela cincia e pela produo em massa. Principais expoentes: a londrina Bridget Riley (1931-), o hngaro Victor Vasarely (1908-97), o belga Pol Bury (19222005) e o italiano Gianni Bertini (1922-), alm do norte-americano Lawrence Poons (1937-).

Novo Realismo (1960)


Movimento lanado em outubro de 1960 pelo o crtico francs Pierre Restany (1930-2003), que buscava uma terceira posio entre o No (Dad) e o Zero (Tachismo). Contrapunha-se ao Expressionismo Figurativo por, pretender ser um gesto fundamental de apropriao do real, ligado a um fenmeno quantitativo de expresso: o real percebido em si e no atravs do prisma de uma emoo [...] introduzindo-se um relais sociolgico em estado essencial de comunicao. A assemblage (ajuntamento) era uma das suas caractersticas principais, estendendo-se da simples colagem ao decor de ambiente, com montagens irreverentes, em que podem se desenrolar Happenings8 como aqueles do suo Jean Tinguely (1915-91) , passando pelas acumulaes e compresses dos franceses Arman (1928-2005) e Csar Albertine (1921-98). Dentro do movimento, destacou-se uma tendncia autnoma, a dos cartazistas, cujo trabalho consistia em dilacerar os grandes cartazes de rua. Alm dos citados, outros integrantes do Nouveau Ralisme foram: os franceses Raymond Hains (19262005), Jacques Villegl (1926-), Yves Klein (192862), Franois Dufrne (1930-82), Martial Raysse (1936-), Niki de Saint-Phalle (1930-2002) e Grard Deschamps (1937-), alm do italiano Mimmo Rotella (1918-2006), o suo Daniel Spoerri (1930-) e o blgaro-americano Christo Javacheff (1935-).

Arte Cintica (1960)


A Kinetic Art surgiu no incio dos anos 60, com manifestaes na Sua, Holanda e Iugoslvia, para depois chegar Frana (Groupe de Recherche dArt Visuel GRAV), Itlia (Gruppi Gestatt N e T), Alemanha (Group Zero) e finalmente EUA (The Responsive Eye, 1964) e URSS (Dvijeni, 1964). Compunha-se de obras em movimento tico e real, as quais podiam ser dividas segundo seu grau de previsibilidade em: mquinas (movidas por foras eletromagnticas, hidrulicas ou cibernticas), mbiles e estbiles. Tratava-se de uma linguagem do movimento, vendo-se como estrutura viva e enfatizando a participao da luz como matria-prima. Em suas manifestaes mais radicais, existia s no momento que era consumida. s vezes, sequer existia materialmente, tornando-se pura luz, cheiro ou rudo. Freqentemente ambiental, adquiria por vezes caractersticas de Happening, incluindo a participao ldica do espectador ou desdobrando-se em manifestaes de rua. A mais completa exposio de arte tico-cintica foi realizada em Paris, em 1967, com o ttulo de Lumire et Mouvement. Enquanto o Novo Realismo e a Pop Art esforavam-se por salvar os restos da sociedade de consumo, procurando eternizar um mundo de aparncias, o Cinetismo aceitava o precrio e o instvel, em um mundo de contnuas metamorfoses. Seus maiores artistas foram: o americano Alexander Calder (1898-1976), o italiano Bruno Munari (1907-98), o venezuelano Jsus Rafael Soto (1923-), a argentina Martha Boto (1925-2004), o polons Julian Stanczak (1928-) e o japons Tadasky (1935-), estes dois ltimos radicados nos EUA.

Na Amrica, o termo Happening (acontecimento) teria sido cunhado pelo compositor John Cage (1912-96) e retomado em 1959 pelo pintor e assemblagista Allan Kaprow (1927-2006), que a definiu como atos que se tornam rituais e transformam nossa vida cotidiana. O artista Pop Robert Rauschenberg (1925-2008), considerava-o um pequeno teatro. J seu introdutor na Frana foi Jean-Jacques Lebel (1936-), que afirmava que o Happening era arte plstica, porm de natureza no exclusivamente pictrica, mas tambm cinematogrfica, potica, teatral, alucinatria, social-dramtica, musical, poltica, ertica e psicoqumica. Trata-se de uma arte que no se dirige unicamente aos olhos do observador, mas a todos os seus sentidos [...] que no interpreta a vida, mas participa de seu desenvolvimento.

Arte Mecnica (1965)


O mesmo Pierre Restany (1930-2003) do Novo Realismo, realizou, em 1965, a mostra Homenagem a Nicphore Niepce, dando incio Mec-Art. Esta pretendeu cobrir toda uma srie de pesquisas europias nas quais se utilizava procedimentos fotogrficos com um mesmo fim: a elaborao mecnica de uma nova imagem bidimensional por meio de processos industriais ou fotomecnicos, tais como: retculas, tipografias, transposies fotogrficas sobre trama, telas emulsionadas, etc. Seus maiores expoentes foram: Gianni Bertini (1922-), Nikos Kessanlis (1930-2004) e Alain Jacquet (1939-).

81

Pop Art (1955)


Corrente artstica equivalente arte popular, mas baseada na expresso da grande cidade, tomando-se como tema o folclore urbano (publicidade, meios de comunicao de massa, consumo e mitos polticos, musicais e cinematogrficos) e a cultura da cidade (e da estrada). Pop lembraria tudo o que popular; agride, espouca e pula (Pop-corn, Pop-star, Popeye, Concertos Pop); celebrando a realidade do dia-a-dia e o quotidiano; enfim, a sociedade de consumo e o kitsch. Contra os especialistas do bonito, seus artistas procuravam revelar a elegncia do ordinrio e do vulgar; e, opondo-se introspeco e subjetivismo da arte abstrata, buscava o lado de fora. Batizada pelo crtico Lawrence Alloway (1926-90) e nascida na Inglaterra dos anos 50, com os trabalhos de Richard Hamilton (1922-) e David Hockney (1937-), a Pop Art frutificou nos EUA no incio dos anos 60, sendo para alguns o segundo estilo norte-americano (o primeiro seria o Expressionismo Abstrato), mas logo se tornou expresso esttica de toda sociedade industrial e suas grandes cidades, tomando como base ora seu carter icnico, ora seus aspectos residuais (apropriao de objetos). Principais artistas: Roy Lichtenstein (1923-97), Robert Rauschenberg (19252008), Andy Warhol (1928-87), Claes Oldenburg (1929-), Jasper Johns (1930-), Tom Wesselmann (1931-) e Peter Blake (1932-), entre vrios outros.

Arte Mnima (1966)


A Minimal Art foi uma corrente surgida em meados dos anos 60, tambm denominada de arte redutiva, niilista, serial ou modular, caracterizando-se principalmente por sua fisicalidade, formada geralmente por esculturas enormes, feitas com matria-prima industrial, resultando em superfcies lisas, polidas e brilhantes (ausncia de efeitos de matria ou textura, bem como toda referncia lrica ou ideolgica). Sendo sua execuo impecvel, suas esculturas (instalaes) eram constitudas quase sempre por estruturas nicas, com emprego de elementos estandardizados e constituindo sistemas (escultura elementar, gestltica ou primria). Foi precedida, no campo da pintura, pela abstrao fria de Newmann e Reinhardt, alm das esculturas de David Smith (1906-65). Os maiores expoentes do Minimalismo eram: Sol LeWitt (1928-2007), Donald Judd (1928-94), Robert Morris (1931-), Dan Flavin (1933-96), Carl Andr (1935-), Frank Stella (1936-) e Richard Serra (1939), alm do mexicano Mathias Goeritz (1915-90). Paralelamente, na Frana, destacou-se o movimento Support/Surface, que se caracterizava por duas linhas principais de pesquisas: a decomposio dos elementos materiais do quadro (tecido, chassis e moldura), da qual pertenciam Claude Viallat (1936-) e Vincent Biouls (1938-); e a fisicalidade da cor, em que trabalharam Yves Klein (1928-62), Marc Devade (1943-83) e Louis Cane (1943-).

Colorismo (1960)
Corrente norte-americana considerada uma variante da pintura de ao a partir dos anos 50, em que o fco eram vastas extenses ou campos de cor, em telas imensas, quase de tamanho mural. Abrindo mo da textura, do desenho, do sombreado e tambm do pincel, defendia-se a expresso simples do pensamento complexo, onde um quadro grande era uma transao imediata. Entre seus defensores estavam: Mark Rothko (1903-70), Barnett Newman (1905-70), Morris Louis (1912-62), Ad Reinhardt (1913-67), Richard Diebenkorn (1922-94) e Helen Frankenthaler (1928-). Aos poucos, a abstrao espontnea e subjetiva tornou-se calculada e impessoal, criando-se nos anos 60 a Hard Edge Painting, ou seja, pintura que usava formas simples, cores puras e contornos rgidos, em quadros minimalistas que pareciam ser feitos por mquinas. Seus expoentes foram: Ellsworth Kelly (1923-), Keneth Noland (1924-) e Frank Stella (1936-).

Arte Processual (1969)


A Process Art inspirava-se no existencialismo e tinha como bases o Expressionismo Abstrato, o Colorismo e o Minimalismo. Considerando o processo de criao artstica mais importante que a pea acabada, uma vez que se descobria ao fazer arte, era um ramo da arte conceitual. Seu objetivo era tornar a obra mentalmente interessante para o espectador, eis porque o artista desejava que ela fosse emocionalmente seca. Empilhar tijolos, cavar um buraco ou mandar mensagens pelo fax ou correio (Mail Art), tudo passava a ter uma inteno artstica, programada. Seus maiores expoentes foram: Richard Douglas Huebler (192497), Richard Arfschwager (1924-), Donald Barthelme (1931-89), John Baldessari (1931-), Walter De Maria (1935-), Hans Haacke (1936-), Iain Baxter (1936-), Jean Le Gac (1936-), Dan Grahan (1942-) e Fred Sandback (1943-2003).

Arte Conceitual (1967)


Termo que rene uma srie de experincias artsticas, cujos trabalhos (conceitos, processos, situaes, informaes) concentraram-se no final da dcada de 1960 e deram origem a inmeras derivaes. Para os conceituais, o artista daria apenas uma indicao e o observador se veria impulsionado a refletir e imaginar, exigindo-se uma participao mental do espectador. Joseph Kosuth (1945-), conceitualista americano ligado ao grupo ingls Art & Lenguage, afirmou que a arte a definio da arte. Assim, busca um duplosentido de investigao e comunicao (Letrismo), revelando-se uma total liberdade de suportes, que poderia ser qualquer um: a galeria, o catlogo, o telefone, o corpo ou a memria. Destacaram-se: Shusaku Arakawa (1936-), Daniel Buren (1938-), Alighiero Boetti (1940-94), Bernar Venet (1941-), Lawrence Weiner (1942-) e Jenny Holzer (1950-).

Arte Comportamental (1969)


Corrente tambm derivada da arte conceitual e tambm denominada de Arte Performtica, era caracterizada por eventos montados para apresentar o artista falando, cantando, danando ou simplesmente parado (performances), exigindo assim que se use o corpo diante de um pblico. Quando h a incluso de outras dimenses, inclusive com a participao e interao com o pblico, migra-se para o Happening, no se dirigindo exclusivamente para os olhos do observador, mas a todos os seus sentidos uma vez que cada espectador parte da obra.. Da mesma maneira, o espao onde realizado e os objetos empregados convertem-se em protagonistas. Seus principais artistas foram: o norte-americano Chris Burden (1946-); os alemes Joseph Beuys (1921-86) e Wolf Vostell (1932-); e as esculturas vivas dos ingleses Gilbert Proersch (1943-) e George Passmore (1942-), entre outros.

82

Arte Ambiental (1967)


Surgida entre 1967 e 1969, correspondeu tendncia conceitual de se trabalhar com (Earth-Art ou Earthwork) e na (Land-Art) terra, ou ainda atuar diretamente na natureza, no importando o lugar em desertos, lagos secos, mares, geleiras, fazendas, montanhas ou na prpria cidade. Tambm denominada de Arte Ecolgica, nela o artista deixa o ateli para fazer incises no mundo. Em geral, no h uma linguagem nica e os artistas, tanto europeus como americanos, operam em direes diferentes. Os trabalhos so perecveis, realizados sem a presena do pblico e deles restando apenas documentos: matria orgnica ou mineral, croquis, mapas, reportagens, fitas, filmes, videotapes e fotografias. Tal documentao era posteriormente exposta em galerias ou divulgada em revistas. Esta arte, romntica ou metafsica para alguns, formalista para outros, revelaria um pantesmo inconsciente, uma vontade de retorno ao den. Acreditava-se que os produtos da natureza no se oporiam mais aos da cultura: a linguagem da arte obedeceria s mesmas leis que regulam a clula [...] A arte faz convergir em uma substancial unidade a natureza e a cultura, surgindo, como consequncia, um novo alfabeto para o corpo e a matria. Entre os expoentes da Ambient Art, destacaram-se os norte-americanos Walter De Maria (1935-), Robert Smithson (1938-73), Dennis Oppenheim (1938-), Jan Dibetts (1941-), Michael Heizer (1944-), Richard Long (1945), alm do blgaroamericano Christo Javacheff (1935-).

Arte Corporal (1972)


Tambm conhecida como Body-Art, trata-se de um gnero de performances que fazem intervir o corpo do executante enquanto medium nico da arte o artista se encontra s, face vida e a si mesmo, tendo seu prprio corpo como um campo novo de possibilidades, principalmente em sua materialidade (suor, sangue, fezes, qumica, fsica), em movimento ou como suporte para ritos e gestos. Influenciada pela arte comportamental, a Arte do Corpo adquire a forma de ritual no teatro de orgias dos austracos Otto Muel (1924-) e Hermann Nitsch (1938-); ou de processos educativos (learning processes) no americano Dan Graham (1945-), assim como recupera para o campo das artes plsticas prticas que existem em todos os tempos e em todas as sociedades: escarificaes, tatuagens, maquilagem e travestismos. Outros expoentes foram: os austracos Arnulf Rainer (1929-) e Rudolf Schwarzkogler (194069); os americanos Dennis Oppenheim (1938-), Vito Acconci (1940-), Bruce Naumann (1941-), Chris Burden (1946-), Bob Flanagan (1952-96); e a talofrancesa Gina Pane (1939-90).

Hiperrealismo (1973)
O retorno definitivo do realismo teve incio no comeo dos anos 70, tanto na Europa como nos EUA, renovando-se em contato com os novos conceitos de arte, resgantando tanto a pintura realista do sculo XIX como o realismo socialista da URSS; e mantendo-se como uma corrente viva at hoje. Jean Leering (1934-2005), no catlogo da mostra Relativist Realism (1972) enumerou uma dzia de realismos e Udo Kultermann (1927-), autor do primeiro livro sobre a nova tendncia, sugeriu que o realismo atual seria somente possvel em sociedades como a americana ou em centros urbanos modernos, sublinhando o papel determinante jogado pela fotografia. Esta, com efeito, o subsolo do Hyperrealism, j que o artista, no seu af de perfeio e realismo, pretende ser a prpria mquina. Se suas pinturas parecem registros fotogrficos, as esculturas hiperrealistas lembram justamente figuras de museu de cera, com seu olhar gelado e fantasmtico. Ou animais empalhados, o olhar paralizado. O chamado Fotorrealismo retira o frmito de vida, eliminando o movimento na escultura; e a profundidade na pintura. O efeito de uma tela hiperrealista o de uma familiaridade desviada, em que objetos e figuras humanas situam-se, como observa Clay, entre o dj vu e o jamais vu: em um mesmo movimento, o objeto se oferece na maior familiaridade e em sua estranheza mais desconcertante, em seu imediatismo e em seu distanciamento. O objetivo hiperrealista, segundo o pintor francs Jean-Olivier Hucleux (1923-) seria o de captar um evento interessante em um momento preciso; e, para alcanar maior intensidade realista, tenta-se realizar uma fatura invisvel (fazer desaparecer a pincelada e a prpria tinta), eclipsando o suporte. A pintura torna-se assim uma pelcula fina, como se fosse uma projeo imaterial. Seus maiores expoentes americanos foram: Ralph Goings (1928-), Audrey Flanck (1931-), Richard Estes (1932-), Robert Bechtle (1932-), Lowell B. Neesbitt (1933-93), Chuck Close (1940-), John De Andrea (1941-), Don Eddy (1944-) e Denis Peterson (1951-). Entre os europeus, destacam-se: o francs Gilles Aillaud (1928-), o alemo Konrad Klapheck (1935-) e o austraco Gottfried Helnwein (1948-), alm de outros.

Arte Povera (1967)


Expresso cunhada pelo crtico italiano Germano Celant (1940-) para designar uma arte pobre, exposta em fotografias ou documentos de trabalhos realizados por artistas europeus e norte-americanoss interessados pelas artes conceitual e processual. Sua consagrao deu-se em 1970 na Mostra del Museo Fisico de Turim, que mostrou trabalhos cujo acento principal era o retorno natureza, atravs do qual o artista descobre a si mesmo; seu corpo, sua memria e seus gestos. Em suma, foi uma corrente artstica Neo-Dad dirigida para as possibilidades fsicas, qumicas e biolgicas da matria, interessando-se pela substncia de um evento natural (nascimento de uma planta, reao qumica de um mineral, movimento de um rio, grama, terra ou neve, etc.). Logo, tratava-se de uma arte que propunha uma nova cultura dos sentidos (nomadismo dos hippies), atravs do despojamento material da sociedade consumista, baseada no desperdcio, trabalho e lazer mecnicos. Prsima do Informalismo, buscava-se o precrio contra o eterno, fazendo uso de materiais perecveis e pobres, como sucata, estopa, madeira queimada, restos (objet-trouv). As proposies da Arte Povera coincidiam com os objetivos da Contra-Cultura e as formulaes de seus principais crticos tinham pontos comuns com as idias do filsofo alemo Herbert Marcuse (1898-1979) contra a opresso da mquina. Os expoentes italianos foram o casal Mario Merz (1924-2003) e Marisa Merz (1931-), Michelangelo Pistoletto (1933-), Giovanni Anselmo (1934-), Pino Pascali (1935-68), Luciano Fabbro (1936-2007), Alighiero Boetti (1940-94), Gilberto Zorio (1944-), Giuseppe Penone (1947-); alm do grego Jannis Kounellis (1936-), os alemes Eva Hesse (1936-70), Reiner Ruttenbeck (1937-) e Franz Erhard Walter(1939-), o gals Barry Flanagen (1941-); entre vrios outros.

83

Arte Permutacional (1970)


A Teoria Informacional da Percepo Esttica acabou incluenciando as artes plsticas contemporneas que evoluram das artes tica e cintica para os novos rumos da Computer Art (Arte por Computador). Em meados dos anos 70, passou-se a construir uma multiplicidade de formas novas a partir de um nmero limitado de elementos, utilizando-se o computador como ferramenta artstica. Se so as mquinas de infomao que determinam cada vez mais nossos atos, inclusive aqueles de pensar ou de criar, nada mais natural que os progressos muito rpidos verificados no campo dos computadores levassem os artistas a realizar certos esboos de criao artificial. Objetos de arte por computador so produzidos geralmente com aparelhos de emisso (out-put), plotters e alto-falantes. Porm, o essencial no estaria na automatizao da fase de produo; e sim de concepo ou criao da obra de arte. O hngaro Nicholas Schffer (191296-) criou a expresso Cybernetic Art (Arte Ciberntica) para designar a criao de programas puros e aleatrios, imperceptveis no seu aspecto visual, mas perceptveis no seu desenvolvimento modificvel, isto , no seu aspecto temporal. Outros expoentes eram: o espanhol Eusebio Sempere (1923-85), o talo-brasileiro Waldemar Cordeiro (1925-73), o francs Franois Morellet (1926-); o italiano Gianni Colombo (193793), o alemo Manfred Mohn (1938-) e os americanos Ronald Davis (1937-) e Joseph Nechvatal (1951-). -

Figurao Narrativa (1965)


Termo criado pelo crtico francs Gerald GassiotTalabot (1929-2002), um dos responsveis pela mostra Bande Dessine et Figuration Narrative (1965), para designar uma nova tendncia pictrica que no estaria fundada sobre uma base filosfica ou poltica qualquer, mas corresponderia a um modo de expresso artstica que implicaria, s vezes, em uma referncia dimenso temporal na elaborao da tela por aquele que a olha. Esta Nova Figurao faria uso dos mais diversos meios de expresso, dos quadrinhos imagem animada (cinema e televiso), inclusive recaindo na Video Art. Influenciado por essas novas mdias da Era da Informao, seus artistas explorariam mtodos e recursos como o uso de grandes planos, vistas panormicas, aproximaes, decomposies e assim por diante. Entre seus maiores expoentes, apontam-se: os franceses Bernard Rancillac (1931-), Jacques Monory (1934-), Michel Macreau (1935-97), Martial Raysse (1936-), Herv Tlmaque (1937-); os alemes Peter Klassen (1935-) e Jan Voss (1936-); e os italianos Valerio Adami (1935-), Antonio Recalcati (1938-) e Mario Ceroli (1938-); alm do islands Err (1932-), do portugus Ren Bertholo (1935-) e do espanhol Eduardo Arroyo (1937-), entre outros. Entre os precursores da Video Art, destacaram-se: o alemo Wolf Vostell (1932-98), o sul-coreano Nam June Paik (1932-2006) e os norte-americanos Willoughby Sharp (1936-2008), Joan Jones (1936-), Peter Campus (1937-) e Bill Viola (1951-).

84

15
PS-MODERNISMO

O MODERNISMO em arquitetura pode ser considerado um movimento utpico e vanguardista, cuja influncia na sociedade comeou a diminuir nos anos 60, inclusive pela perda de direo moral e espiritual representada pela morte de seus principais mestres: Frank Lloyd Wright (1959), Le Corbusier (1965), Mies van der Rohe e Walter Gropius (1969). O pensamento funcionalista teria
se perpetualizado atravs de uma ideologia de constante mudana sobre si mesmo para o novo, ou seja, para aquilo que garantido por ser produto de uma inveno ou mesmo um ato criativo (MONTANER, 2002). Ele tornou-se insubstituvel como a prpria palavra moderno. Da os crticos da segunda metade do sculo XX passarem a adotar o termo psmoderno, que significava a sua superao e o repdio de uma continuidade.
O FUNCIONALISMO, segundo os crticos ps-modernos, desmembrava as coisas em partes, em uma anlise que despedaava o todo em busca de uma equivalente mental. Centralizava a produo na arquitetura, ignorando a totalidade da realidade ambiental. Assim, superestimava a contribuio de grandes personalidades criativas e diminua ou anulava o contributo coletivo para a transformao da cidade e o valor da cultura dos lugares. Em sua opinio, a arquitetura havia perdido sua especificidade disciplinar e seu carter de mediao concreta entre a sociedade e determinada poca (tempo) e lugar (espao).

A srie de crticas arquitetura resultante deste processo embasou o MOVIMENTO PS-MODERNO, que rene uma srie de experincias que mantm diferenas apostas entre si, mas que tm em comum a idia de revitalizar a arquitetura como arte, assumindo uma posio de reabilitar a histria, reestabelecendo uma continuidade com as experincias do passado antigo e moderno.
Embora o termo ps-moderno contenha a idia de ruptura com o moderno, esse movimento no se considera contra o modernismo propriamente dito, do qual estgio de sua evoluo iniciada desde o sculo XVIII, com a Revoluo Industrial (1750-1830), mas sim, no caso da arquitetura, como anttese ao INTERNATIONAL STYLE, ou seja, ao conjunto estilstico-formal que resultou do perodo entre-guerras.
Para os ps-modernos, esse estilo foi a negao dos prprios princpios modernistas, os quais pregavam uma arquitetura libertadora, vital e dinmica, ligada aos problemas contemporneos; e no uma arquitetura cristalizada em valores formais e conceituais. Alm disso, ele teria destrudo uma continuidade morfolgica da arquitetura, j que no colocava a origem de qualquer forma espacial na choa ou cabana pr-histrica, como na tradio terica do classicismo, mas sim na geometria (formas primrias). Isto resultava numa revoluo de idias e mtodos, mas numa cultura incapaz de evoluo e renovao.

Calhou ao modernismo uma ideologia organizada pela pequena coletividade intelectual das naes mais desenvolvidas, que estabelecia um conjunto de regras universais para a pesquisa arquitetnica. No fundo, no se indagava as modificaes do ambiente visual e da cultura de imagens organizadas pelo impulso de novas realidades sobre a conscincia e a produo coletiva. Limitava-se sim experincia dos grandes mestres, separando a arquitetura da sua tradio material e local para aquela que seria resultado da mistura entre gnio, individualidade e pureza.

Segundo o PS-MODERNISMO, os arquitetos modernistas homogenizaram e despersonalizaram o ambiente construdo na maioria dos lugares, o que resultou na desorientao urbana e na falta de representatividade e alienao de culturas milenares. Ele no cumpriu a promessa de criar uma nova sociedade e reinventar a arquitetura sobre bases racionais, criando apenas mais um estilo, o International Style (COLIN, 2004).
85

Em termos gerais, PS-MODERNIDADE o nome aplicado s mudanas ocorridas nas cincias, nas artes e nas sociedades avanadas a partir da segunda metade do sculo XX. Ela nasceu com a arquitetura neorealista na dcada de 1950 e tomou corpo com a Pop Art nos anos 60. Cresceu ao entrar na filosofia durante a dcada de 1970, como crtica da cultura ocidental, e amadureceu nos anos 80 e 90, alastrando-se na moda, cinema e msica; e no cotidiano programado pela tecnocincia (LYOTARD, 2002). Suas bases tericas concentraramse na filosofia, em especial naqueles que delimitaram sua gnese com obras provocativas, vindo romper com padres em vigor, como o francs Jean-Franois Lyotard (1924-1998), atravs de La condition post-moderne (1979), em que apontava o crescente afastamento do Ocidente, desde os anos 50, em relao aos ideais universais do incio do sculo XX.
Alm dele, outros pensadores reforaram a condio ps-moderna, tais como David Harvey (1935-), com seu The condition of postmodernity (1989); Fredric Jameson (1934-), atravs de Post-modernism (1991); e Perry Anderson (1940-), com The origins of postmodernity (1998), alm do filsofo francs Jean Baudrillard (1929-), que se tornou famoso por seus conceitos de hiperrealidade, que se referia natureza virtual ou irreal da cultura contempornea (CASTELNOU, 2005).

Na arquitetura, a PS-MODERNIDADE
passou a marcar as profundas contradies e ambiguidades do ato de produo arquitetnica no contexto social da atualidade, tanto material como culturalmente. Sua caracterstica mais expressiva seria a diversidade de aproximao e tratamento dos problemas, em uma era de mutao e de busca, diferente do International Style e do funcionalismo dos CIAMs. Na Era da Informao, passa a existir uma grande inter-influncia entre os arquitetos de todo mundo devido aos meios de comunicao de massa (mass media), particularizando este momento histrico em relao a toda histria da humanidade. Reagindo ao estabelecimento de um modelo universal, o qual se pretendia unitrio e integrador, em todos os nveis, do plano esttico ao scio-poltico, os psmodernos se empenham em ressaltar diferenas (SANTOS, 1997).

O abandono de grandes modelos


filosficos explicativos, os quais se autolegitimavam e supervalorizavam um alcance global, alm da necessidade de se romper com os 9 valores universalizantes do projeto moderno foram as premissas assumidas pelos tericos do PSMODERNISMO.
Tpico das sociedades ps-industriais (Europa, EUA e Japo), o ambiente ps-moderno dominado pela tecnocincia (PCs, CDs, DVDs, laser, biotecnologia, etc.) aplicada informao e comunicao, onde a tecnologia eletrnica passa a manipular a sociedade de massa atravs da saturao de informaes, diverses e servios. Guiado pela publicidade e marketing, o PSMODERNISMO influenciou a arte, a literatura, a msica, a dana, o teatro, a moda, o design e, finalmente, a arquitetura (JAMESON, 1997).
9

Ao mesmo tempo, as correntes contemporneas tentariam resgatar o status da profisso do arquiteto, recuperando certas dimenses que o modernismo havia desprezado, como as questes do contexto, da memria ou do ornamento. A relao forma/funo alterna-se com a relao forma/contedo, pois passa a haver a interveno de outros parmetros diversos no projeto arquitetnico, paisagstico ou urbanstico, cujo significado muito mais perturbador que anteriormente.

Segundo alguns autores, estas teriam


sido as principais causas do MOVIMENTO PS-MODERNO na arquitetura:
Descontentamento generalizado diante da esttica e do pensamento modernos, que no vinham mais atender logica do sistema, desta vez mais voltada ao consumo (arquitetura como bem-de-consumo) e aos reflexos dos mass media (influncias decisivas do marketing); Despertar histrico, representado pela maior conscientizao da importncia do passado e da memria para a manuteno da identidade cultural e limitao do desperdcio energtico (boom das revitalizaes e reciclagens); Despertar ecolgico, resultado da progressiva crise ambiental, que passa a fazer parte da realidade: a natureza passa a ser vista como algo limitado, formado por um conjunto de ecossistemas do qual o homem faz parte e responsvel pela manuteno de seu equilbrio; Evoluo tecnolgica decorrente dos avanos trazidos pela informtica, que vai influenciar todo o processo de produo e uso da arquitetura (Era da Informao).

Como marco do ps-modernismo na arquitetura, em 1977, Charles Jencks (1939-) lanou seu livro The language of post-modern architecture, no qual constatava a morte do modernismo, no centralizado nas reais exigncias humanas, mas em um mtico homem moderno. Ironicamente, estabelecia como marco o dia 15/07/72, s 3h32min, por ocasio da demolio do Complexo Habitacional de Pruitt-Igoe (1955/61), em St. Louis EUA, obra de Minoru Yamazaki (1912-86).

86

Com o PS-MODERNISMO, houve uma (re) aproximao entre a cultura popular e a erudita, onde se passou a buscar uma reintegrao cotidianidade dos indivduos, concretizando uma relao de simultnea influncia entre o produtor cultural e a populao em geral, materializada atravs dos meios de informao e comunicao de massa.
Para PORTOGHESI (2002), as premissas
metodolgicas da arquitetura e cidade ps-modernas foram as constataes por parte dos arquitetos da existncia de:
a) Diversas e diferentes culturas no mundo atual, inclusive a banal e no s a de elite , que devem ser reconhecidas e analisadas como fatores de identidade; b) Uma produo coletiva de obras de interesse esttico e que est ligada a processos subjetivos, mediados por instituies e formas de agregamentos sociais novas; c) Uma civilizao industrial j madura, no mais representvel esquematicamente como o universo da mquina, mas como um conjunto contraditrio e dinmico. d) Um papel determinante que as transformaes ambientais em seu conjunto tem sobre a produo cultural oficial, que produto de novos sinais e formas resultantes de novas necessidades e desejos da sociedade atual;

As vrias correntes que conformam o MOVIMENTO PS-MODERNO podem ser agrupadas, em termos gerais, em 03 (trs) grupos, os quais se diferenciam de acordo com a postura que mantm em relao ao modernismo, a saber:
PS-MODERNISMO propriamente dito: projetando-se mais para o passado, rene as tendncias que negam a arquitetura modernista, resgatando a relao com a histria atravs do ornamento simblico, da prtica contextual e/ou do retorno a tradies vernaculares. Destacamse os formalistas e os contextualistas; ULTRA ou TARDOMODERNISMO: Projetandose incisamente para o futuro, engloba as tendncias que do continuidade ao pensamento moderno, adaptando-o a novas perspectivas, mas mantendo sua relao com a tecnologia, funcionalidade e universalismo. So seus expoentes os tecnicistas e os brutalistas; NEOMODERNISMO: Retomando a relao com o presente, aborda as tendncias que discutem uma nova modernidade, incorporando questes como identidade cultural, presena histrica, reflexo ecolgica e tecnologia avanada. Exemplificam-se com os minimalistas e os desconstrutivistas, entre outros.

Na opinio dos crticos ps-modernos, a arquitetura moderna, na sua busca pela simplificao e pureza, tirou da forma seu carter simblico e transferiu-o para a funo, a matria e a tcnica, colocando em lados opostos o trabalho humano e o trabalho da mquina. Segundo FISCHER (1985), ela teria falhado em vrios pontos:
Eliminou a escala humana das cidades tradicionais, dispersando-a e tornando-as conjuntos de edifcios separados por amplas reas verdes, nas quais os espaos pblicos perderam seu significado devido padronizao; Imps, atravs de seus arquitetos e urbanistas, seus valores sobre os dos clientes, no reconhecendo gostos e tradies diversas da arte erudita; Falhou na tentativa de criar solues de qualidade para o problema da habitao coletiva, destruindo o estoque imobilirio, atravs de programas de renovao urbana, que demoliram edifcios antigos para construir outros de qualidade geralmente inferior (atividade onerosa); Instituiu uma linguagem purista e autoreferente, que ignora tudo que a precedeu ou a circunda. Inicialmente proposta como a nova linguagem do proletariado, mostrou com o tempo ser a mais interessante para o uso do especulador imobilirio.

TORRE VELASCA (1951/57. MILO)

NEO-REALISMO
O ambiente italiano do segundo ps-guerra foi bastante propcio ao debate crtico sobre a arquitetura e urbanismo modernos. Depois do perodo da ditadura fascista, a reconstruo poltica, econmica e social, do pas possibilitou uma discusso nacional sobre a cidade como lugar do coletivo, expresso da sociedade livre e patrimnio da cultura, o que se intensificou com o NEOREALISMO.
De bases romanas, a corrente neorealista foi relativamente efmera, mas influenciou a arte e a arquitetura, destacando valores populares que, no norte da Itlia (Milano, Genova e Torino), revestiu-se de um carter mais elitista e dedicado recuperao dos materiais e configuraes neoracionalistas. Em 1944, criou-se em Milo o Movimiento Studi per lArchitettura MSA, que se converteu, junto revista Casabella, em um importante catalisador do debate cultural italiano entre as dcadas de 1950 e 1960.

87

Em meados dos anos 50, surgiu um grupo de arquitetos que resultou no movimento NUOVA TENDENZA, cujo esforo foi para construir uma teoria da arquitetura que respondesse s exigncias internas da disciplina e que, ao mesmo tempo, se alinhasse com os objetivos sociais, culturais e polticos que a oposio esquerdista props como resposta ao crescimento do capitalismo do ps-guerra. Esta gerao empenhou-se em associar teoria e prtica, incorporando a histria no projeto. Os arquitetos da Nuova Tendenza
consideravam a HISTRIA como meio de reforar o senso de continuidade da prtica arquitetnica, o qual tinha sido perdido com o modernismo, que negava ter referncias culturais baseadas em razes histricas, acabando por levar ao progressivo empobrecimento da prtica arquitetnica. Essa gerao ps-moderna entendia a arquitetura como processo de conhecimento, recusando-se a separar teoria e realidade, classificando a crtica e histria como instrumentos de projeto (MONTANER, 2002).
ERNESTO N. ROGERS (1909-69): Arquiteto e editor da revista Casabella-Continuit, entre 1953 e 1964, seus artigos tornaram-se referncias para a cultura arquitetnica italiana dada a enorme coerncia e lucidez de suas propostas, acabando por influenciar a gerao de arquitetos que introduziu a reviso dos princpios modernistas, defendendo que suas utopias e propostas universais deviam se atualizar com o modo de pensar e viver do seu tempo. Dos mestres, mais do que suas propostas formais, devia-se aprender seus ensinamentos morais e metodolgicos, reintegrando-se projeto e cidade. Um de seus conceitos fundamentais foi a idia de prexistncias ambientais, estas compreendidas como presenas respeitosas da cidade tradicional, tanto as naturais como aquelas criadas historicamente pelo homem. Rogers participou, entre 1939 e 1969 junto a Gian Luigi Banfi (1910-45), Lodovico Barbiano di Belgiojoso (1909-2004) e Enrico Peressutti (1908-76) do STUDIO BBPR, grupo que se empenhou em atualizar o repertrio modernista, contextualizando-o com a realidade italiana, atravs da superao do esquematismo abstrato da sua linguagem. O grupo realizou grande nmero de edifcios residenciais, que, embora tenham sido realizados dentro do mtodo racionalista, adotaram referencias historicistas, como a Torre Velasca (1951/57, Milo, Lombardia). GIULIO CARLO ARGAN (1909-92): Arquiteto e terico italiano, cujas concepes sobre cultura e arte, e sua relao com a sociedade e a produo industrial, tornaram-se bsicas para sustentar muitas idias ps-modernas. A partir de seu livro Progetto e destino (1965), difundiu a expresso tipologia arquitetnica (tipologia architettonica), integrando-a, por meio da clareza de critrios metodolgicos, a uma viso global da arte e arquitetura. Insistiu na perda da qualidade conceitual da cultura atual em funo do pragmatismo e na defesa do artesanato (Storia dellarte come storia della citt, 1983).

SAVERIO MURATORI (1910-73): Arquiteto italiano que foi o primeiro, nos anos 50, a adotar o mtodo tipo-morfolgico para a anlise da arquitetura e do projeto urbano. Diante da grande variedade de formas existentes, procurou definir critrios para a identificao e sua classificao em algumas categorias analticas, criando uma nova estrutura terica para a compreenso sistemtica das leis histricas que deveriam ser aplicadas na arquitetura. Entre 1944 e 1946, escreveu alguns ensaios onde surgiram os conceitos de cidades como organismos vivos e como trabalhos coletivos de arte, alm da idia de planejar novos edifcios como continuidade da cultura construtiva do lugar. Em 1952, tornou-se catedrtico em Veneza, onde iniciou uma srie de pesquisas, publicadas em Studi per una storia operante urbana di Venezia (1959), nas quais reexaminou o centro da cidade, empregando os conceitos fundamentais de tipo, tecido, organismo e histria operante. As idias de Muratori repercutiram em Roma e seu mtodo de trabalho, objetivo e verificvel, baseado na pesquisa histrica, influenciou muitos trabalhos de renovao urbana, como aqueles empreendidos por Gianfranco Caniggia (1933-87) na anlise da cidade de Como, em 1963; ou mesmo na profcua experincia da OPERAZIONE BOLOGNA10. A herana muratoriana do uso de procedimentos tipolgicos acabou influenciando muitos projetos urbanos em cidades italianas e do norte da frica, conduzida por colegas e ex-alunos, entre os quais Giancarlo Cataldi e Gian Luigi Maffei.

Uma terceira gerao de arquitetos italianos acabou incorporando o estudo tipo-morfolgico proposto pelo NEO-REALISMO dos anos 50 e 60 em seus trabalhos, incluindo os nomes dos contextualistas: Carlo Aymonino (1926-), Gae Aulenti (1927-), Vittorio Gregotti (1927-), Aldo Rossi (193197), Enzo Bonfatti (1932-), Giorgio Grassi (1935-), Manfredo Tafuri (1935-94), Franco Purini (1941-) e Massimo Scolari (1943-).
10

Considera-se a Operazione Bologna, que promoveu a recuperao do centro histrico dessa cidade no Norte da Itlia, em fins dos anos 60, o marco histrico das iniciativas de REVITALIZAO URBANA e de criao de uma legislao para evitar as transformaes de carter espontneo, o que se tornou comum a outros planos urbansticos desenvolvidos nas dcadas seguintes. Tratou-se de um plano implementado pelo governo municipal, segundo as diretrizes do Partido Comunista Italiano e dirigido por Pier Luigi Cervellati (1936-), consistindo em um conjunto de aes para a conservao do centro histrico de Bolonha, fundamentadas em um estudo meticuloso sobre a evoluo das formas e tipologias existentes no tecido urbano. A Operazione Bologna recolocou o centro histrico como definidor da poltica urbana da cidade como um todo, retomando o significado da rea central como elemento irradiador de toda a ordenao urbana (CASTELNOU, 2007).

88

16
FORMALISMO

Corrente tipicamente norte-americana, o FORMALISMO ps-moderno mostrou uma concepo arquitetnica que acentuava a forma frente ao contedo, isto , valorizava mais os invlucros que a essncia. Propagava a desconfiana para com o funcionalismo, fazendo uso amaneirado de suas solues, em especial a composio modular como suporte para invenes decorativas, que inevitavelmente se transformaram em referncias ao passado (JENCKS, 1997). Sua arquitetura, que encontrou o
apogeu entre 1966 e 1978, passava a ser determinada estritamente pelas consideraes esttico-formais, tendendo ao fechamento volumtrico, formao plstica de partes isoladas, volta de aberturas isoladas e ao emprego de elementos estilsticos.
Enquanto o Movimento Moderno (1915/45) abandonou a decorao naturalista para modificar toda a arquitetura, depurando-a e partindo assim do zero, os psmodernistas formalistas perceberam a fora criativa contida nos estilos do passado e ornamentos histricos, plenos de significados e distantes historicamente bem mais do que os modernos e, portanto, menos preocupados em romper com o passado ecltico.

Influenciados pela Teoria da Comunicao, os arquitetos formalistas usavam elementos inspirados na arquitetura popular e comercial de modo provocativo e atraente. Alm disto, absorviam os pressupostos da POP ART dos anos 50/60, expandindo-os para grande parte da sociedade e redirecionando a ateno arquitetnica para a histria, o ornamento e o ideal contemporneo de beleza.

Os fundamentos gerais do FORMALISMO concentram-se em:


Formalismo: Preocupao quase absoluta com o aspecto visual da obra; fachadismo; uso de convenes. Grafismo: Fascinao pelo poder evocativo de desenhos e maquetes; nfase no tratamento grfico; policromia. Hedonismo: Culto ao prazer e beleza, atravs da idia de conseguir o mximo pelo mnimo esforo; ornamentalismo. Elitismo: Pr-definio do pblico-alvo e dos parmetros de conforto e qualidade do ambiente construdo; comodismo. Vanguardismo: Crena na beleza, originalidade e importncia de suas criaes artsticas; ironia e provocao. Antifuncionalismo: Rejeio da esttica funcionalista e da idia de proeminncia da funo utilitria; anti-universalismo. Na busca de efeitos cenogrficos, a ARQUITETURA FORMALISTA adota elementos do passado, tais como arcos, colunas, frontes, cpulas e galerias, na maior parte transformados atravs de uma estilizao e/ou mudana de materiais. Estes so associados a formas modernas e aos signos da sociedade de massa.

O ORNAMENTO (plstica secundria) foi redescoberto e novamente aplicado pelos ps-modernistas porque, para eles:
Tratava-se de um elemento formal que cria beleza e modifica espaos, j que rico em significados e conotaes simblicas; Levantava expectativas, provocando surpresas e influindo no gosto; Ajudava a reinterpretar a histria, reforando a idia de estilo.

Inspirando-se na histria, na sociedade de consumo e nas leis mercadolgicas e inclusive no Kitsch , a ARQUITETURA FORMALISTA voltava-se para a simbiose de efeitos compositivos, de vocabulrio e princpios prprios e de uma linguagem simblica, que se expressava atravs de metforas, sinais e aspectos emblemticos, tudo com a inteno de transmitir uma tenso entre estes elementos na mesma obra.

Interessados na produo massiva, os formalistas ainda usam muito o concreto armado, vidro e ao, materiais estes associados aos tradicionais, especialmente a pedra, a cermica e a madeira. Certos de que a arquitetura moderna deveria ser ultrapassada, os psmodernos formalistas rechaavam a arquitetura racional e objetiva sendo muito mais romnticos e subjetivos. Especulando formas sem ter motivos diretos para isso, faziam uma cnica abdicao da funo, s vezes em prol de significados simblicos (metforas) nem sempre legveis aos leigos (JENCKS, 1997). 89

As principais caractersticas da linguagem arquitetnica formalista eram:


a) Buscava a criao de lugares ao invs de espaos, uma vez que no usava os mesmos materiais e formas em toda ou qualquer parte do mundo, alm de enfatizar o contedo histrico da arquitetura vista como forma de comunicao , alm das superfcies verticais e do ornamento simblico.

A ARQUITETURA FORMALISTA alterou a frmula de que a forma segue a funo, pois, para ela, esta segue a moda, o gosto, a nostalgia e a memria. A soluo da forma no nasce do problema utilitrio, mas criada na imaginao do arquiteto, que estabelece associaes simblicas to sutis que, no raro, s ele prprio torna-se capaz de refazer.
O arquiteto formalista quer compor imagens que tenham a fora de estmulos ao provocar emoes e reaes no observador, podendo assim contrariar todas as normas ortodoxas que faziam a boa forma no modernismo (COLIN, 2004).
O PS-MODERNISMO FORMAL incluiu uma diversidade de abordagens que abandonam o paternalismo e o utopismo de seu predecessor, mas que tinham uma linguagem duplamente codificada: parte moderna e parte no. As razes dessa dupla codificao eram tanto tecnolgicas quanto semiticas: os arquitetos procuravam usar a tecnologia atual, mas pretendiam tambm se comunicar com um pblico em geral.

ESPAO MODERNO (Abstrao geomtrica e annima) Determinado por relaes matemticas e geomtricas, guiadas por condicionantes funcionais, tcnicas e econmicas

X
LUGAR PS-MODERNO (Local especfico associado cultura e histria) Determinado por elementos como material, textura, cor, articulao formal, qualidade de iluminao, clima e topografia, etc.

Foram estes os principais acontecimentos, na rea da arquitetura, que provocaram a difuso das idias do
FORMALISMO a partir dos anos 60 e 70: A publicao de Complexity and Contradiction in Architecture (1966), de Robert Venturi (1925-), que propunha uma atitude mais consistente com seu tempo, apontando o valor esttico da ambigidade (presena simultnea de vrios caracteres arquitetnicos) e da provocao (potencial comunicativo da transgresso e da ironia). A este livro, seguiu-se outro, Learning from Las Vegas (1972), que defendia uma arquitetura complexa e contraditria. A exposio The Architecture of the cole des Beaux-Arts (1975; p.1977), realizada no Museum of Modern Art MoMA de Nova York, organizada por Arthur Drexler (1925-), que resgatou a beleza e o poder de atrao das convenmes arquitetnicas (simetria, fachada principal, uso de eixos, etc.). A repercusso do livro The Language of PostModern Architecture (1977), de Charles Jecks (1939-), que constatava o fim da arquitetura moderna; e o impacto causado pelo uso de elementos historicistas no projeto do AT&T Building, atual Sony Building (1978/82, New York), da autoria de Philip Johnson (19062005). Tanto o coroamento com fronto chipendale como a base com arco e colunata no possuam justificativas funcionais, o que provocou algum alvoroo na mdia.

b) Tinha uma atitude mais liberal para com a relao forma/funo, propondo a livre escolha da forma para satisfazer a funo de modo criativo, propiciador de redundncia e de tenso (uso de formas contraditrias, ambguas e incoerentes). Aqui, o conceito de funo ampliase do contedo utilitrio para as necessidades fsicas, psquicas e culturais do indivduo. c) Enfatizava a sensao esttica subjetiva (emoo) em detrimento aos aspectos objetivos, estruturais e/ou funcionais (razo), solucionando a forma mediante questes de gosto, determinaes subjetivas e associaes simblicas. Pretendendo ser sedutora e efmera, baseava-se na criao de cenrios. d) Recriava cdigos formais existentes do passado, transformando determinados princpios de ordenao (simetria, ritmo e equilbrio axial) e configuraes espaciais (uso de ornatos e nfase da fachada principal), auxiliada pelo conhecimento cultural. Apresentando um decorativismo explcito, reaproveitava elementos ornamentais de outros estilos eruditos e inspirao na arquitetura nooficial (popular, comercial, kitsch, etc.). e) Dava mais nfase representao do que propriamente obra construda, da a realizao de vrias exposies: o veculo de seu discurso era o desenho de arquitetura transformado em mercadoria, o belo desenho, que afeta outra mercadoria, a arquitetura. A maior crtica sobre os formalistas recaiu no fato dos mesmos muitas vezes acabarem produzindo um NOVO ECLETISMO pela miscelnea estilstica. A partir da dcada de 1970 e, principalmente 1980, comeou a haver maior preocupao com o contexto da obra, evitando emprstismos formais ou citaes gratuitas de outro tempo ou lugar.

90

Alguns dos formalistas ou neo-realistas americanos ficaram conhecidos como GRISES em contraposio ao neopurismo dos WHITES* e, atravs de um tom romntico e saudosista que no negava as formas do passado, faziam sua releitura, tornando-a permevel a montagens irreverentes e criando espaos festivos cheios de provocaes inusitadas, com base em academicismos. J em meados dos anos 70, o esgotamento das formas decorativas acabou acontecendo, como era de se esperar em uma sociedade de consumo, vida por novidades formais. A maioria dos arquitetos formalistas comeou ento a depurar suas formas, buscando novas justificativas no ambiente em que suas obras se inseriam e dialogavam.
Foram estes os maiores expoentes norteamericanos da arquitetura formalista:
PHILIP C. JOHNSON (1906-2005): Arquiteto e crtico de arte norte-americano que inicialmente foi influenciado pela disciplina de Mies, optando por estudar arquitetura somente em fins dos anos 30, quando, graas ao seu conhecimento histrico, passou a procurar induzir a reativao de configuraes do passado nas formas presentes. Formado em Harvard, associou-se a Richard T. Foster (1919-2002), de 1964 a 1967, e a partir de ento a John H. Burgee (1933-). Depois da sua famosa Glass House (1949, New Canaan CT), tentou superar a arquitetura miesiana, buscando uma direo que, segundo ele, fosse capaz de exprimir uma grande beleza que pudesse ser apreciada por geraes futuras. Passou ento a se utilizar do arco por consider-lo um elemento contraposto ao utilitrio no sentido construtivo, mas belo por causar o efeito de sublime. Outras obras: Penzzoil Place (1976, Houston TX, c/John Burgee), AT&T Building, atual Sony Building (1978/82, New York City) e Centro NCNB (1984, Houston TX).

CHARLES W. MOORE (1925-1993): Arquiteto norte-americano influenciado pelas idias de Frank Lloyd Wright sobre o continuum urbano, isto , a cidade-territrio e a conscincia ambiental. Para ele, a arquitetura circundava o corpo e, portanto, deveria ser pensada como pano de fundo de uma ao complexa. Assim, girava sua arquitetura em torno do conceito de lugar, ou seja, um espao determinado e qualificado somente atingido a partir da presena ativa do homem, resultado de um processo de apropriao ao qual a arquitetura d um valor de rito. Atravs de sua obra, Moore procurou um centro vital do espao habitativo e da funo das paredes internas como diafragmas desenhados a luz e cor. Seus espaos eram definidos como uma srie de bastidores colocados de maneiras diferentes, cada um num determinado ponto do percurso, completando a analogia cenogrfica. Destacaram-se as seguintes obras: Krege College (1971, Univ. da California, Sta. Cruz), Burns House (1974, St. Monica) e sua obra-prima Piazza dItalia (1977/79, N. Orleans), alm do Bervely Hills Civic Center (1992, Los Angeles CA) e a Lurie Tower (1995, Univ. de Michigan).

MICHAEL GRAVES (1934-): Arquiteto norteamericano que foi o primeiro a abandonar o novo dogmatismo dos whites, passando a buscar a revitalizao de arqutipos clssicos e emprstimos histricos de vrias fontes, como o Art Dco e o vernculo. Iniciando com reelaboraes neoplsticas, a partir de 1976, passou a utilizar transformaes complexas de imagens antigas, atravs de molduras e frisos, frontes partidos, colunas e porticados, inserindo-se assim no formalismo ps-moderno. O humor parte integrante das obras de Graves, como as realizadas para Disney, parecendo uma celebrao do Kitsch. So obras suas: Ponte-Centro Cultural FargoMoorhead (1977, Minnesota), Edifcio de Servios Pblicos (1982, Portland OR), Humana Corporation Building (1983, Louisville KY.) e Newark Museum (1990, Nova York).

ROBERT VENTURI (1925-): Arquiteto norteamericano que trabalhou at 1958 com Louis I. Kahn (1901-74), aprendendo com ele seu sentido de temporalidade. Juntamente com sua esposa, Denise Scott Brown (1931-), e de John Rauch (1930-), expressa, atravs de sua obra, a perda de f em um s princpio de integrao, buscando a anulao da falsidade modernista atravs da criao da crise de sua eficincia, ou seja, da obteno de uma beleza artificial e gratuita atravs da estilizao histrica e do ornamento simblico. Foi fundanmental a contribuio de seeu livro Complexity and contradiction in architecture (1966) Principais obras: Associao de Enfermeiros de Nort Penn (1960/62, Ambler PA), Guild House (1960/63, Filadlfia PA), Mothers House (1962/65, Chestnut Hill PA), Trubek House (1971/72, Nantucket MA) e Tucker House (1975, Katonah NY), entre outras.

91

ROBERT A. M. STERN (1939-): Arquiteto norteamericano que foi aluno de Venturi em Yale e trabalhou com Richard Meier, associando-se a John S. Hagmann em 1969. Seu trabalho procurou fundir a eloqncia visual do NY5 com o recurso desinibido e radical memria das razes americanas. Todas suas obras tm uma qualidade linear e um rigoroso controle gramatical, atravs de elaboraes cenogrficas e releituras coloniais. Embasando sua arquitetura no respeito ao contexto local, faz aluses histricas, confiando no poder da memria combinada com os novos usos. Para ele, a arquitetura uma arte essencialmente comunicativa, na qual os edifcios devem ser simblicos e os projetos processos de assimilao cultural. Em seus livros New directions in american architecture (1969) e Modern Classicism (1988), defendia o classicismo ps-moderno. Obras de destaque: Casa Prpria em Westchester County (1974/76, Armonk NY) e Point West Place (1983/85, Framingham MA). CHARLES JENCKS (1939-): Arquiteto e crtico norte-americano em cujo livro The language of post-modern architecture (1977), aponta a referncia moderna constante a um nmero reduzido de contedos (racionalizao da mquina e produo industrial, higiene ambiental e pureza de valor absoluto), assim como a existnciado do mito da reforma social atravs da arquitetura, evitando a revoluo poltica. Atravs de suas obras, faz ainda referncias memria coletiva e influncia decisiva do usurio sobre o produto arquitetnico: Garagia Rotunda (Wellfleet MA, 1977) e Elemental House (1980/82, Rustic Canyon, Los Angeles CA). SITE GROUP (1970): Fundado pelos artistas plsticos norte-americanos James Wines (1932-) e Alison Sky (1946-), cujo nome significa Sculpture in the Environmet, procurava dar uma viso alternativa da arquitetura atual. Seus projetos desafiavam consistentemente a uniformidade do ambiente construdo, inspirando-se na informtica e na ecologia. Estabelecendo um paralelo entre arquitetura e escultura, como com as obras do blgaro-americano Javacheff Christo (1935-) ou Robert Smithson (1938-), permeiava seus projetos de elementos simblicos e ironia. Projetou-se atravs das obras da cadeia de Lojas de Departamentos BEST (1974, Houston TX; 1977, Sacramento CA, etc.). Principais obras: Indeterminate Faade Showroom (1975, Houston TX), Ghost Parking Lot (1978, Hamden CT), Forest Building (1980, Henrico VA), Highway 86 da Exposio Universal de Vancouver de 1986 e Four Continents Bridge (1989, Hiroshima, Japo).

STANLEY TIGERMAN (1930-): Arquiteto norteamericano que se utilizava de metforas abusivas e de representaes explcitas, muitas vezes consideradas vulgares pelos crticos. Buscando razes lbricas, como a de fazer rir o usurio, sua arquitetura intentava ser provocativa e at ridcula, procurando criar um elo de comunicao que consistiria no primeiro passo ps-moderno. Fez uso de smbolos flicos, contrastes de cores e superfcies, metforas anatmicas, ornamentao simplificadas, etc. Suas obras de destaque so a Hot Dog House (1975/76, Chicago IL), a Daisy House (1976/77, Indiana) e os Pensacola Place II Apartments (1978/81, Chicago IL). CHRISTOPHER W. ALEXANDER (1936-): Arquiteto de origem austraca e professor da Universidade da Califrnia, em Berkeley, tque se tornou mundialmente famoso por suas contribuies tericas. Em conjunto com seus colegas do Center for Environmental Structure, apresentou e validou um sistema arquitetnico ou pattern language (linguagem de padres) que possibilitava qualquer um a projetar e construir em qualquer escala, defendendo assim o saber popular. Sua principal obra A pattern language: towns, buildings, construction (1976) descrevia esta prtica arquitetnica atravs de uma gramtica generativa. Voltando a ateno dos arquitetos para a construo popular, ele chegou a uma coleo de 235 padres, cada qual descrevendo um problema seja de espao seja de evento que ocorre repetidamente em nosso ambiente e que possibilita uma infinidade de combinaes. A partir da constatao de que as cidades medievais eram mais atrativas e harmoniosas, por serem suas regulamentaes locais mais especficas, Alexander sugeria mtodos e regras para designs mais belos e seguros, aplicveis da escala da cidade inteira, bairros, edifcios e at jardins, mobilirio e maanetas.

Entre os representantes do FORMALISMO ps-moderno na Europa, podem ser citados os seguintes arquitetos:
JAMES F. STIRLING (1928-92): Arquiteto britnico que comeou bastante influenciado pelo brutalismo, tornando-se clebre com o prdio da Faculdade de Engenharia da Universidade (1959/63, Leicester, c/James Gowan). Associou-se em 1971 a Michael Wilford (1938-), partindo para uma arquitetura mais formalista, influenciada pelo historicismo ps-moderno. Aos poucos, adquiriu maior sensibilidade contextual, preocupando-se com a escala e tipologia do entorno de suas obras. Destacam-se: Biblioteca da Faculdade de Histria (1964/67, Cambridge), Centro de Cincias ou Wissenschaftszentrum (1979/87, Berlim), Stuttgart Staatsgalerie (1977/84), Sackler Museum (1979/84, Boston MA), Clore Gallery (1980/86, Londres), Performing Arts Center da Cornell University (1983/88, Ithaca NY) e a Bibliothque de France (1988, Paris).

92

PAOLO PORTOGHESI (1931-): Arquiteto e crtico italiano, o qual defende o uso de tecnologias locais na finalidade de se obter novas formas, recorrendo assim histria como fonte de inspirao. Em suas obras, busca significados extravagantes, trabalhando com ornamentos no-convencionais, tais como smbolos esotricos e componentes kistch. Em seu livro Dopo larchitettura moderna (1984), constata que arquitetura moderna como estilo de uma poca ou expresso de uma civilizao tecnolgica morreu. Seu otimismo construtivo deve ser substitudo, em sua opinio, pela maior reflexo histrica e conscincia ambiental, resgatando a relao do homem comn a natureza. Como projetista, suas principais caractersticas so a teatralizao, o uso de curvas barrocas e a exibio de formas rsticas. Principais obras: Casa Baldi (Roma, 1959/60), Casa Papanice (Roma, 1970) e Esboos para o Centro Comercial de Vallo di Diano (1980). HANS HOLLEIN (1934-): Arquiteto austraco, que iniciou seus primeiros trabalhos no final dos anos 60 como designer de interiores influenciado pela Pop Art, utilizando decoraes como catalisadores de reaes fantsticas e empregando formas naturais e histricas. Para ele, a arquitetura uma ordem espiritual que se faz realidade ao se construir. Em escala e conceito, suas obras encontram-se a meio caminho entre arquitetura e mobilirio, pois se prestam a um tratamento ornamental atravs da colagem simblica de elementos e a inteno de criar um espao desfrutvel ao invs de um invlucro annimo. Principais obras: Remodelao da Prefeitura de Perchtoldsdorf (1975/76), Agncia de Viagens Austrian Airlines (1976/78, Viena), Stdtisches Museum Abteiberg (1976/82, Mnchengladbach) e Museu de Arte Moderna de Frankfurt (1982/91). RICARDO BOFILL LEVI (1939-): Arquiteto espanhol, de bases brutalistas, cuja principal caracterstica o ornamentalismo da produo massiva atravs de um estilo clssico monumental (Classicismo ps-moderno). Formando o Taller de Arquitectura com Anna Bofill Levi (1944-), utiliza-se de uma ornamentao construda, tridimensional, que pode se realizar em propores exageradas. Procura dar novas funes a formas antigas, como galerias envidraadas, colunatas e arcadas, frontes partidos, etc. Algumas obras: Projeto de Xanadu (1968), Projeto para a Ponte de Meritxal (1974, Andorra), Remodelao de Les Halles (1974/77, Paris), Residencial Les Arcades du Lac (1974/81, Saint-Quentin-enYvelines, Frana) e Residencial de Abraxas (1978/82, Marne-la-Valle).

RADICAL DESIGN
Na rea do desenho industrial, a corrente ps-moderna formalista recebeu a denominao de RADICAL DESIGN ou Anti-Design, que foi fundamental nas dcadas de 1970 e 1980, principalmente atravs de grupos italianos que exploraram o neo-historicismo, grafismo, simbolismo, ornamentao e ironia.
A EURODOMUS 3, celebrada em Milo em 1970, permitiu apreciar novas avaliaes do sentido decorativo dos mveis e dos objetos de uso cotidiano com forte interveno de designers e uma particular ateno ao delineamento global da sala de estar que pode ser considerada como o ncleo da vivenda moderna.
O RADICAL DESIGN foi um movimento terico, politizado e experimental, que surgiu na Itlia em finais dos anos 60, que tentava alterar a percepo geral do modernismo atravs de propostas e projees utpicas. A partir da atuao de grupos como os de Turim Strum (1963) e Libidarch (1971); os de Florena Archizoom Associatti (1966/74), Superestudio (1966), UFO (1967), 9999 (1967) e Global Tool (1973); entre outros, atacou o que se considerava de bom gosto, inspirando-se no kitsch e no ecletismo histrico.

Com seu amadurecimento e difuso, a tendncia formalista passou cada vez mais a rejeitar os princpios racionais do modernismo e valorizar a expresso criativa individual no design. Altamente crtico da tecnologia avanada e do consumismo, o ANTIDESIGN propunha o design da evaso, criando objetos provocadores, espontneos e criativos marcados pelo decorativismo.
Atravs de grupos de Milo como o Studio Alchimia (1976/91) e o Gruppo Memphis (1981/88), difundiu-se o ps-modernismo. Alm de do austraco Ettore Sottsass (1917-2007), que desenvolveu importante papel como propagador de idia, seus maiores representantes italianos foram: Riccardo Dalisi (1931-), Alessandro Mendini (1931-), Andrea Branzi (1938-), Piero Gatti (1940-) e Michelle De Lucchi (1952-); entre outros (TAMBINI, 1997).
Inspirando-se numa variedade ecltica de fontes do clssico Pop Art e do Art Dco ao Kitsch , usava cores ousadas e at ultrajantes, dando mais nfase ao visual e significado do objeto do que para seu uso. Entre os expoentes estrangeiros, citam-se os norte-americanos Michael Graves, Charles Jencks e Peter Shire (1947-); o japons Masanori Umeda (1941-), o espanhol Javier Mariscal (1950-) e o austro-italiano Matteo Thun (1952-).

93

ETTORE SOTTSASS (1917-2007): Designer austraco que foi o primeiro europeu a utilizar, nos anos 50, formas imaginativas em contraposio ao racionalismo e ao rigor funcionalista da Escola de Ulm. Nos anos 60, props um desenho que desenvolvesse as potencialidades humanas mais alm das necessidades tcnicas, incorporando mitos e smbolos para ampliar o marco da liberdade do indivduo. Criando formas vitais e ldicas que opunham-se frialdade da produo em srie, recebeu influncias do Expressionismo Abstrato e da Pop Art. Suas fantasias formais e seus desenhos converteram-se paulatinamente em objetos, mveis e casas, introduzindo uma viso totalmente renovadora e desinibida do repertrio industrial. Em 1981, depois de abandonar o Studio Alchimia de A. Mendini, Sottsass fundou em Milo o GRUPPO MEMPHIS (1981/88), aglutinador de todo tipo de experincias no campo do desenho formalista. Seu aspecto vibrante, excentricidade e ornamentalismo foram fundamentais na internacionalizao do ps-modernismo. Entre seus produtos, destacase a Estante Suvretta (1982). ALESSANDRO MENDINI (1931-): Arquiteto e designer italiano muito influenciado pelas teorias de Robert Venturi, principalmente pela necessidade de recuperar a capacidade significativa do design, aproximando-o dos gostos do usurio e da identidade com o ser humano. Em seu trabalho, predominam a epiderme a pelcula sensual, perceptiva e simblica de todo objeto ou espao. Em 1973, criou a escola livre e experimental Global Tool, da qual participaram Sottsass e Branzi, alm de Gaetano Pesce (1939-) e outros. Mais tarde formou STUDIO ALCHIMIA (1976/91). Entre seus trabalhos, destacam-se a: Poltrona de Proust (1978), a Cadeira Joe Colombo (1978), a Cadeira Dorifora (1984) e o Museu de Arquitetura em Groningen (1990, Holanda). ANDREA BRANZI (1938-): Arquiteto e designer italiano que foi co-fundador em 1966 do grupo de Radical Design, Archizoom, juntamente com Gilberto Corretti (1941-), Massimo Morozzi (1941-) e Paolo Deganello (1940-). Produziu muitas peas de mobilirio que tiveram grande influncia (cadeiras Safari, 1968, e Mies, 1969). Em arquitetura, criou a No-Stop City (1972), alm de escrever artigos para a revista Casabella. Estabeleceu-se em Milo em 1979, expondo com o Studio Alchimia. Nos anos 80, produziu o sof Century (1982), a estante Magnolia (1985), a cadeira Animali Domestici (1985) e as cermicas para o Memphis. Nos anos 90, criou um design mais racional para a Zanotta, como a cadeira Niccola (1992)

NEW URBANISM MOVEMENT


Para seus crticos, o modernismo teve sua parte de responsabilidade na deteriorao ocorrida nas cidades contemporneas, pois enfatizava a criao de reas novas, a circulao viria e a segregao funcionalespacial. Tal postura fez florescer nos anos 80 o NEW URBANISM MOVEMENT, que apresentou uma nova abordagem urbanstica sobre a criao e a remodelao das comunidades norte-americanas. Essa corrente ps-moderna passou a defender a requalificao e a revalorizao de reas urbanas atravs do resgate de formas e traados tradicionais, reafirmando conceitos antes menosprezados pelos modernos, tais como: comunidade, lugar, identidade, memria, uso misto e qualidade ambiental (ELLIN, 1999).
Tambm chamado de Urbanismo Neo-Tradicionalista, suas idias foram inspiradas por Jacobs e Lynch, alm de Alexander, entre outros ps-modernos, que eram contra o esquematismo, a padronizao e a supresso de valores culturais particulares em prol de modelos universais.

Tendo como seus maiores expoentes


os arquitetos Andrs M. Duany (1949-) e sua esposa Elizabeth Plater-Zyberk (1953-), suas propostas como Seaside FL (1981) e Kentlands MD (1988), nos EUA , alm de outros conjuntos urbanos, como Windsor Palms, prximo a Orlando FL, da Merrill, Pastor & Colgan (1990), e Celebration Disney (1997), de Robert A. M. Stern (1939-), baseavam-se em:
Criao de realidades agradveis (fuga dos problemas urbanos); Reconstituio de ambientes do passado (uso de estilos mltiplos e grande variabilidade ambiental); Proliferao de comunidades fechadas criadas em pequena escala; nfase em questes como segurana, conforto e tranqilidade (sociabilidade vigiada); Desenvolvimento de modos de controle e segregao (territrio da excluso) 11.

11

GAETANO PESCE (1939-): Arquiteto e radical designer italiano, que nos anos 60 trabalhou com vrios projetos experimentais de arte programa e cintica. Comeou a produzir mobilirio em 1968, quando criou a srie de cadeira Up. conhecido pelo seu enfoque muldisciplinar. Defende que a arquitetura e o design so uma representao da realidade e um documento dos tempos. Outras obras: Golgotha Suite (1973), Sof Tramonto a New York (1980) e cadeira Umbrella (1992/95).

Vrias comunidades foram concebidas a partir destes pressupostos, principalmente dos anos 80 em diante nos EUA, tais como Haile Village Center, em Gainesville FL; Celebration, em Orlando FL; Loreto Bay, em Loreto CA; Serenbe, em Palmetto GA; Harbor Town, em Memphis TN; King Farm, em Rockville MD; Addison Circle, em Addison TX; Orenco Station, em Hillsboro OR; Mashpee Commons, em Mashpee MA; The Cotton District, em Starkville MS; The Waters, em Montgomery AL; e Cherry Hill Village, em Canton MI; entre muitas outras (N.A.).

94

17
CONTEXTUALISMO

O PS-MODERNISMO CONTEXTUAL no se apresentou como uma teoria que queria substituir o formalismo, mas sim como a superao dos seus prprios problemas, utilizando-se de materiais, tcnicas e procedimentos tradicionais, menosprezados, alm de contribuir com inovaes ligadas prpria identidade e heterogeneidade de cada sociedade. Para alguns, considerado uma
revalorizao da cultura arquitetnica, o despertar de uma nova sensibilidade e a recuperao da TRADIO, tornando-se assim uma influncia libertadora no meio profissional, graas rejeio do reducionismo formal e material do modernismo (JENCKS, 1997).
Os arquitetos contextualistas aceitam a sociedade industrializada, mas lhe do uma concepo que ultrapassa da Sociedade da Mquina. Contrrios ao ahistoricismo, ao antiformalismo e abertura multidisciplinar, eles apiam a reflexo histrica, a maior ateno forma e a recuperao da autonomia da arquitetura enquanto profisso. Se os modernos haviam se maravilhado com a indstria, no conseguiam reconhecer a beleza que existia no artesanato e na relao do homem com a natureza, cabendo aos psmodernos o resgate do prazer da arquitetura como arte.

A TEORIA CONTEXTUALISTA no representa uma particularidade exclusiva do ps-modernismo, mas como se orienta de forma historicista, no tambm uma continuidade do modernismo. Ela defende uma arquitetura que associa elementos tradicionais e contemporneos, utilizando formas, materiais, texturas e cores para criar contrastes e combinaes.
Existe assim uma convincente incorporao ao entorno e uma multiplicidade de elementos repletos de simbologias. Preocupados com a conservao de fortssimos traos da condio natural, cultural e histrica, os contextualistas propem solues que se encaixam ao CONTEXTO.
Trata-se de uma postura que outorga um lugar proeminente TRADIO na qual se atua e o marco cultural geral do qual se situa a nova obra, sendo uma continuao das idias do italiano Ernesto Nathan Rogers (1906-69), que defendia o neorealismo e a adaptabilidade tradio do lugar e s pr-existncias ambientais.

A partir dos anos 60 e 70, o


funcionalismo passou a ser analisado sem preconceitos e se teorizou sobre uma arquitetura que fizesse uma releitura provocativa e estimulante dos monumentos do passado, alm da reutilizao autnoma de estruturas antigas e uma explorao de arqutipos atravs de composies de uma ambigidade substancial.
Aos poucos, ocorreu a refutao das abstraes modernistas e do exotismo formalista, preferindo uma arquitetura que dialogasse com seu entorno e sua comunidade local. Considera-se PRTICA CONTEXTUAL a contaminao ou influncia dos elementos e mtodos tpicos da linguagem moderna com elementos do repertrio tradicional, que se encontram no local onde a obra est inserida: trata-se do dilogo arquitetnico com o ambiente, atravs da recuperao da presena histrica.

Os italianos, atravs do Gruppo Nuova Tendenza, foram os primeiros a discutir a questo da presena histrica e suas relaes com a arquitetura moderna. Inicialmente, seus defensores fizeram pesquisas de materiais e tecnologias tradicioniais, alm de releituras de formas e configuraes urbanas, as quais recaram no Neo-Liberty. Mais tarde, j em meados da dcada de 1960, mudaram a nfase das questes ditas tcnicas para as relaes entre o espao construdo e a sociedade, em uma perspectiva mais cultural e abstrata.

Liderada por Aldo Rossi (1931-97), essa vertente italiana contextualista voltou-se para o estudo morfolgico da cidade, assim como da tipologia arquitetnica, o que levou a um CONTEXTUALISMO RACIONAL que tentava explorar a contradio aparente entre uma geometria rigorosa de bases classicistas e o entorno cultural e/ou histrico, reafirmando e valorizando harmoniosamente a fora e a integridade de cada elemento construtivo; e criando sua legitimidade formal (CASTELNOU, 2006). 95

Promovendo um dilogo entre os conhecimentos tradicionais e os modernos, o NEO-REALISMO sublinhou a importncia da memria histrica, mas Rossi foi o primeiro a admitir a impossibilidade de desenvolvimento do Neo-Liberty fixando-se em um mundo rgido e de poucos objetos. Seu livro LArchitettura della citt (1966) classificava a cidade como um sistema espacial com experincia prpria, cuja forma no era apenas uma conseqncia da funo, mas reflexo de condicionantes locais e culturais. Basicamente, retomou a teoria dos contrates urbanos que colocava os monumentos em oposio a um pano de fundo e criou uma srie de conceitos para nortearem qualquer interveno urbana.

Carlo Aymonino (1926-)


Arquiteto italiano cuja importncia est no estudo que fez das relaes existentes entre as caractersticas morfolgicas da cidade e as identidades tipolgicas de alguns fatos edilcios (prdios, praas, bairros, etc.), verificando se estes poderiam ser avaliados enquanto constantes no tempo e nas diversas condies histricas. Dando tipologia um carter mais instrumental, voltado a um mtodo de anlise do que mera categorizao, procurou estabelecer uma relao entre morfologia e significado. Em seu livro Il significato delle citt (1975), diz que o significado da cidade, em seu mbito fsico, deriva da relao entre a anlise morfolgica do conjunto e a classificao tipolgica dos seus componentes. Para ele, somente a partir de uma srie de anlises especficas, capazes de definir as transformaes urbanas atravs dos tempos como testemunhas fsicas de condicionamentos socioeconmicos, que se pode conseguir compreender o verdadeiro significado das cidades e promover uma atuao conscienciosa. Concentrando seu estudo nas praas os elementos formadores e espaos coletivos por excelncia, que so a mxima expresso da dimenso cvica e pblica das cidades , Aymonino concluiu que a cidade possui significado se puder ser encontrada uma relao precisa e homognea entre sua forma urbana e a escala dos seus edifcios-smbolo (monumentos integrados na paisagem que so componentes validados pela experincia da cidade). Seguindo a linha de Rossi, que permitia a intreveno em espaos j existentes, preocupava-se mais com a sua qualidade e diferenciava-se pelo seu conceito de desenho aberto, possvel de ser aplicado nas reas cinzentas da estrutura urbana.

O pensamento de Aldo Rossi (193197) influenciou vrios arquitetos italianos, que passaram a aplicar suas idias contextualistas em seus projetos, tais como: Luigi Moretti (1907-73), Luigi Snozzi (1932-), Enzo Bonfatti (1932-), Giorgio Grassi (1935-), Franco Purini (1941-) e Massimo Scolari (1943-). Em paralelo, outros tericos vieram contribuir com seus estudos, como Vittorio Gregotti (1927-), com Territorio della architettura (1966); e Carlo Aymonino (1926-), com Il significato delle citt (1975), alm de Maurice M. Cerasi (1933-) e Manfredo Tafuri (1935-94), entre outros (CASTELNOU, 2007).

O CONTEXTUALISMO intentava que a arquitetura voltasse a se situar entre os bens culturais do homem, entendendo-a como a criao de lugares significativos, no sentido concreto e fenomenolgico da palavra. Uma das suas mais fortes motivaes consistia em projetar dentro dos gostos da comunidade, embora sempre inovando e controlando o resultado enquanto produto arquitetnico. Com sua difuso internacional, a partir dos anos 70 e 80, a teoria contextualista serviu de crtica ao formalismo ps-moderno e encontrou novos fundamentos em uma vertente anglo-saxnica que se desenvolveu principalmente por meio dos estudos da Universidade de Cornell, Ithaca NY.
Com base no neo-historicismo de Louis Kahn (1901-74), esta corrente firmou-se por meio de estudos sobre a maneira em que as cidades formavam vrios binrios que lhe davam legibilidade e identidade: a oposio figura/fundo no tecido urbano. Por exemplo, Colin Rowe (1920-99), em seu livro Collage City (1984), levantou todas as dualidades existentes na cidade, que deveriam ser captadas pelo arquiteto contextualista, como: regular x irregular, formal x informal, centro x periferia, etc. Outro destaque foi a contribuio de Christian Norberg-Schulz (1926-2000), que colocava a cultura do lugar (genius loci) no centro do processo projetual.

Vittorio Gregotti (1927-)


Arquiteto italiano que abandonou a temtica do neorealismo (Neo-Liberty) no final dos anos 50 pela vontade de se opor desagregao pluralista do modernismo, defendendo a reintegrao do originrio programa racionalista acrescentado pela preocupao contextual. Em seu livro Territorio della architettura (1966), esfora-se em entender a arquitetura como fato cultural que se fundamenta na sua capacidade em intervir no territrio para propor uma prtica de absoro de elementos regionais. Gregotti indaga-se em relao s dificuldades impostas pelas diferentes escalas ao projetar, acreditando que as formas de interveno devero variar conforme a escala. Identificou 03 (trs) disciplinas que auxiliariam o arquiteto: a geografia (descrio global de todas as partes que compem um ambiente fsico, sem atribuies estticas); a morfologia urbana e a percepo ambiental (uma nova estruturao da paisagem a partiur de um processo operativo humano que afronta o espao geogrfico). Projetando grandes conjuntos industriais e centros universitrios, Gregotti apresentou propostas mais concretas e intensas que muitos de seus colegas da Nuova Tendenza.

96

Christian Norberg-Schulz (1926-2000)


Arquiteto, terico e historiador noruegus que foi aluno de Siegfried Giedion (1888-1968) e que props uma abordagem fenomenolgica do ambiente e da interao entre lugar e identidade, resgatando em 1979 o conceito de Genius Loci (esprito do lugar), o qual estaria relacionado ao que governa um locus simblico para determinada comunidade, ou seja, seu carter (o conjunto de caractersticas fsico-geogrficas e socioculturais linguagem, hbitos e arquitetura que caracterizam um lugar ou cidade). Esta abordagem do espao existiu desde os tempos romanos para os quais nullus locus sine genio ("nenhum lugar sem um gnio"), mas havia sido ignorada pelos modernos para ser retomada pelos ps-modernos. Partindo do pressuposto de que o meio influencia os seres humanos, assim como a construo de cidades, Norberg-Schulz refora a idia de que o principal objetivo do arquiteto transformar um stio em um lugar, inicialmente explorando as potencialidades oferecidas pelo meio ambiente. O encerramento seria a qualidade mais evidente do lugar artificial, sendo sua estrutura definida por ns, linhas e reas, baseando-se na combinao entre centralidade e longitudinalidade. A ausncia de estrutura ou elementos de referncia leva alienao do usurio: a identidade do usurio pressupe a identidade do lugar em que ele habita.

CONTEXTUALISMO CULTURAL
Corrente ps-modernista que concebe o contexto como algo abstrato, em uma soma no-aritmtica do stio com a histria, o que resulta na absoro de elementos ou aspectos mais abstratos do entorno diga-se culturais, tais como a memria, a tradio em usos e costumes, tipologias e suas simbologias, etc.
Baseado no uso e transformao de FORMAS ARQUETPICAS (configuraes arquitetnicas bsicas extradas do passado), estas retiradas da geometria e da histria, prope uma releitura provocativa e estimulante da paisagem. Ao mesmo tempo, procura impor elementos e teorias invariveis (atemporais), com forte vontade autoritria e racional
So caratersticas dessa vertente:
a) Resgate da dimenso cultural da cidade, atravs de um novo sentido de urbanidade (urbano definido pela presena fsica de objetos que mantm relaes de continuidade entre si) e de contextualidade histrica, incentivado pelos programas de renovao urbana e de habitao social que proliferam na Itlia nos anos 60. b) Leitura original, provocativa e estimulante de monumentos, baseada na transformao volumtrica dos espaos interiores e na utilizao autnoma de estruturas formais. c) Contaminao e distoro das formas a partir do contato com o entorno, procurando harmonizar-se com ele, respondendo a ele e servindo de transio. Deve-se compreender o contexto urbano, projetando do espao externo para o interno, j que a cidade que produz a arquitetura e no o inverso (ROSSI, 2001). d) Reitegrao da imagem urbana, atravs da continuidade visual-espacial, substituindo o sistema de zonning moderno por relaes de figura-e-fundo, alm de buscar a criao de espaos que permitam a afirmao da identidade cultural, a convivncia cvica e a conscientizao poltica (MONTANER, 2002).

Ainda atuante, o CONTEXTUALISMO constitiui-se em uma corrente contrria tendncia de uma civilizao universal (globalizao), na qual se privilegia um mesmo tipo de arquitetura e, atravs de estratgias de assimilao e reinterpretao do moderno, busca se opor uniformizao/unificao (padronizao) da cultural geral, mantendo sua identidade no mundo globalizado. Subdividido em 02 (duas) vertentes o cultural e o fsico , tem sua segunda verso, a da ARQUITETURA REGIONALISTA, intensificada a partir dos anos 70, em especial devido aspirao generalizada por uma forma de independncia cultural, econmica e poltica de determinadas sociedades em relao ao centrismo do processo de universalizao (COLIN, 2004).
No se pode encarar a cultura regional de cada nao ou povo como algo dado e relativamente imutvel, mas sim algo que precisa, pelo menos atualmente, ser cultivado de forma autoconsciente. Manter qualquer cultura autntica no futuro ir depender da capacidade de gerar formas vitais de cultura regional enquanto se apropria de influncias estrangeiras. justamente isto que a TEORIA REGIONALISTA se prope.

De acordo com FRAMPTON (2000), o


termo REGIONALISMO CRTICO no se refere ao vernacular tal como era produzido antigamente pela interao combinada do clima, da cultura, do mito e do artesanato como se produzia de forma espontnea, porm identifica aquelas escolas regionais recentes, cujo objetivo principal o de refletir e servir aos limitados elementos constitutivos em que se baseiam, transformando-os.

Seus maiores expoentes so os seguintes:

97

LOUIS I. KAHN (1901-74): Arquiteto russoamericano formado na Pennsylvania, Filadlfia, que considerado o grande precursor do contextualismo norte-americano. Conhecido como o poeta das instituies, entendia a arquitetura como a meditada construo de espaos que evocassem um sentimento de uso, dando um carter quase ritual operao compositiva. Para ele, o ato de projetar era um ato criativo individual baseado em valores intersubjetivos e resultado de uma inspirao pessoal para determinada atividade humana. Entre 1947 e 1957, Kahn foi professor na Universidade de Yale, New Haven, Conn., influenciando toda uma gerao de arquitetos, principalmente os chamados grises (Robert Venturi, Charles Moore e Robert E.M. Stern). Para ele, a escolha arquitetnica partia de uma forma retirada do repertrio da memria e da geometria elementar, que era repensada em funo das atividades que ali deveriam ocorrer, sendo assim deformada e adaptada. Assim, revolucionou a metodologia funcionalista, pois ao invs de partir da decomposio de funes, defendia a definio de uma idia sinttica que desse origem forma, recorrendo a seus conhecimentos pessoais. Posteriormente, a forma adaptava-se s funes que deveria satisfazer (se o modelo no fosse compatvel, era necessrio buscar uma nova forma). Kahn acreditava na unidade entre opostos e no dilogo entre tcnica e esttica. Para ele, a beleza era determinada pela integridade, perfeio, simetria, propores e luz, sendo um todoo inseparvel. No urbanismo, tambm reformulou conceitos: via a rua como espao comunitrio, conformada por paredes de usufruto de todos; a praa era englobada pela rua, representando o poder e a harmonia entre homens; e os edifcios eram espaos interiores em prol do bem-estar do homem (retomada do conceito de limite entre espaos). Sua arquitetura caracterizou-se pela aguda sensibilidade das variaes espaciais e do hbil manejo da luz. Maiores exemplos: Galeria de Arte de Yale (1951/53, New Haven CT), Richards Medical Research Center, Univ. da Pennsylvania (1957/64, Filadlfia), Nova Capital de Bangladesh (1962/74, Dacca), Biblioteca/ Refeitrio da Phillips Exeter Academy (1967/72, New Hampshire EUA). ALDO ROSSI (1931-97): Arquiteto italiano inicialmente neo-realista que, aos poucos, devido paixo intelectual pelo rigor loosiano e miesiano, caminhou para uma rigidez geomtrica cada vez maior, como Carlo Aymonino (1926-) e Giorgio Grassi (1935-), com quem chegou a trabalhar. Formulou um programa de reduo baseado em formas elementais (arqutipos), tiradas da geometria atravs do filtro da histria, no qual procurava identificar imagens mentais da memria coletiva. Seu livro LArchitettura della citt (Arquitetura da cidade, 1966) introduziu as preocupaes contextualistas do ps-modernismo arquitetnico.

Defendia uma metodologia de projeto em que se relaciona a obra aos monumentos, atravs da releitura de suas formas e significados. Para ele, a arquitetura seria a referncia fixa da vida, fato urbano por excelncia, sendo algumas de suas estruturas atemporais, podendo se transformar ao longo de distintas culturas. Maiores obras: Cemitrio de San Cataldo (1971/84, Modena, Itlia), Teatro Del Mondo (1979/80, Veneza), Residencial Friedrichstadt (1981/88, Berlim), Teatro Carlo Felice (1983/91, Gnova) e Hotel Il Palazzo (1988/90, Fukuoka, Japo). GIORGIO GRASSI (1935-): Arquiteto italiano fundamentado na discusso neo-realista, compactuando com Rogers, Muratori e seus contemporneos as preocupaes historicistas, traduzindo-as a partir de critrios de ordem compositiva e de abstraes das formas clssicas. Em suas obras, fazia referncia a um mundo idealizado, perfeito e atemporal, feito de formas volumtricas puras e rigorosamente geomtricas, lembrando os desenhos de Massimo Scolari (1943-) e a esttica de De Chirico (1888-1978): objetos ideais, paisagens abandonadas e ambientes sinistramente vazios. Destaca-se a Residncia de Estudantes em Chieti (1976/80), obra conjunta com Aldo Rossi. FRANCO PURINI (1941-): Arquiteto italiano formado pela Universidade de Roma em 1971, onde se tornou professor. Trabalhou em conjunto com sua esposa Laura Thermes (1943-), participando de muitos concursos nacionais e internacionais. Autor de inmeros ensaios e artigos, publicou os livros Luogo e Progetto (1976), Alcune forma della casa (1979) e LArchitettura didactica (1980). Seu principal interesse girava em torno da questo da moradia e sua relao com o contexto urbano, realizando uma srie de desenhos intitulada Casa Romana (1978/79). Identificou diferenas entre as concepes de contexto nos europeus, norte-americanos e latino-americanos:
Os europeus identificam-se com a cidade e, para eles, a questo do contexto coloca-se de forma concreta (forma fsica da rea onde se intervm), onde se conservam fortes traos da condio natural, incorporando a memria histrica e a tipologia urbana; Os norte-americanos rejeitam a cidade, tomando-a como algo virtual e abstrato, campo de relaes quase matemticas. Para eles, o contexto nada mais do que um sistema geomtrico, feito de espaos determinados, edifcios com identidade e volumetria prprias; Os latino-americanos tm com a cidade uma relao muito complexa e ambgua, gerada pela desconfiana e temor no seu confronto. Eles mantm uma relao fsica com o stio (topografia, geografia e paisagem natural), mas tm mais liberdade de decifr-lo nas suas leis constitutivas e tipolgicas, sublinhando aspectos como se quisessem desafiar a cidade.

98

ROB (1938-) & LEON KRIER (1946-): Arquitetos britnicos que tm em comum a paixo pela cidade europia entendida como continum, cujos elementos primrios seriam a rua e a praa, em relao aos quais os monumentos exerceriam a funo de pontos de referncia. Assim, partem da idia de articular espaos urbanos contnuos como volumes que fluem entre si e criam um entorno de edifcios visando a criao de goras. Os irmos Krier defendem a criao de bairros ou distritos como unidades autnomas, formal e politicamente, assim como mini-cidades dentro da cidade-me, em uma tentativa inversa a dos monofuncionalistas. Fortemente crticos ao modernismo, propem o resgate de valores barrocos (dinamismo e variedade) e traados neoclssicos de reas verdes, alm de miolos de quadra pblicos e semipblicos, assim como restries aos automveis optando por garagens subterrneas para priorizar as ruas e as praas aos pedestres. Entre os trabalhos de Rob Krier, destacam-se a Praa do Complexo Residencial de Tower Bridge (1974, Londres), o Ritterstrabe (1977/80, Berlim) e os Novos Bairros do Mercado Comum Europeu (1978, Luxemburgo). J as maiores obras de Leon so: as Royal Ment Square Houses (1974, Londres GB) e os projetos particpantes dos concursos para o Parc de La Villette (1976, Paris Fr.) e paras as vias Condotte e Corso de Rione (1978, Roma It.). MARIO BOTTA (1943-): Arquiteto suo cuja obra apoia-se no gosto pela geometria pura atravs de um classicismo primitivo. A partir do jogo inteligente de rasgos e aberturas, suas casas funcionam como marcos na paisagem, indicadores de limites ou fronteiras. Tem uma preocupao constante com construir o lugar, devido a sua convico que a perda da cidade histrica s pode ser compensada pelas cidades em miniatura.Identificando-se com o contextualismo racional, sua arquitetura caracteriza-se pelo respeito s condies topogrficas e sensibilidade regional, unida nfase na qualidade de execuo e na ordem geomtrica. Seus maiores trabalhos foram: Convento dos Capuchinos (1976/79, Lugano), Centro Artesanal de Balerna (1977/79, Sua), Banco Estatal de Friburgo (1977/82, Sua), Casa em Preggassona (1979/80, Ticino), e Casa Rotunda em Stabio (1981, Sua). JOS RAFAEL MONEO (1937-): Arquiteto espanhol tendo sido professor em Madrid, Barcelona e tambm nos EUA, onde dirigiu a Escola de Design da Universidade de Harvard. Na dcada de 60, iniciou trabalhando nas linhas brutalista e neo-expressionista, projetando edifcios formados por grandes volumes e superfcies nuas. A partir dos anos 70, adotou frmulas ps-modernas e um sentido historicista que o fez buscar nos elementos da arquitetura local a inspirao de algumas de suas obras. Suas obras integram-se perfeitamente ao contexto sem, no entanto, sacrificar sua identidade prpria. Entre seus trabalhos, destacam-se a Plaza de Toros de Pamplona (1966/67), o Edifcio Urumea (1969/73, San Sebastin), a Prefeitura de Logroo (1976/81), o Museo Nacional de Arte Romano de Mrida (1980/86) e o Edifcio da Previsin Espaola (1982/87, Sevilla, Espanha).

OSWALD MATHIAS UNGERS (1926-2007): Arquiteto alemo em cuja obra, desde os anos 60, evoluiu para repeties de estruturas prismticas. Depois, aparecem as referncias simblicas do contexto, como um traado mais orgnico, alm dos terraos e galerias. Em seu livro Arquitetura como tema (1982), colocou que o prazer criativo estava na recombinao e transformao de temas. Traz de volta as axonometrias modernas frias e geomtricas, reforando suas bases racionalistas. Obras: Embaixada Alem no Vaticano (1965), Museu Alemo de Arquitetura (1979/84, Frankfurt), Hotel Berlim (1980), Complexo Residencial na Ltzowplatz (1983, Berlim) e Edifcio da Administrao da Feira de Frankfurt (1983/5). CESAR PELLI (1926-): Arquiteto argentino emigrado para os EUA em 1950, onde trabalhou no escritrio de Eero Saarinen. De 1968 a 1976, trabalhou com VICTOR GRUEN (1903-1980) e, em 1977, assumiu a direo da Faculdade de Arquitetura da Yale University (New Haven, Conn.), quando tambm abriu escritrio prprio nesta cidade. A partir de 1984, dedica-se somente a projetos. Inicialmente, buscava voltar neutralidade de Mies, atravs da renncia ao efeito visual, para depois questionar o contexto de seus edifcios, principalmente em termos tecnolgicos. Buscando construes de boa qualidade tcnica e preocupaes de conforto ambiental, projeta a partir de referenciais do contexto, tais como escalas, contornos, cores e materiais. Principais obras: Pacific Design Center (1971/76, West Hollywood, Los Angeles); Zona Central e Jardim de Inverno de Niagara Falls (1976/78); Ampliao do New York Museum of Modern Art (1977/84); Bunker Hill Project (1980, Los Angeles CA); World Financial Center (1982/87, NYC); Four Leaf Towers (1983/85, Houston) e Canary Wharf Tower (1989/91, Londres GB).

ARATA ISOZAKI (1931-): Arquiteto japons, que foi aluno e depois trabalhou com Kenzo Tange (1913-2005), tendo sido inicialmente influenciado pelos metabolistas, como nos projetos da Biblioteca da Prefeitura de Oita (1962/66) e no Ambiente Ciberntico da Expo 70 (1966/70, Osaka). A partir dos anos 70, respondeu ao anonimato moderno atravs de uma arquitetura de referncias. Combinando superfcies metlicas planas com pesados arcos de concretos, criou ornamentos abstratos, ao mesmo tempo em que usa metforas a partir da reestruturao dos mtodos de produo e dos elementos histricos ou contextuais. Absorveu elementos clssicos e formas plsticas do ocidente, interferindo na ordem oriental. Principais obras: Museu da Prefeitura de Gunma (1971/74, Takasaki); Prefeitura de Gifu (1975/77); Centro Cvico de Tsukuba (1980/83); Museu de Arte Contempornea de Los Angeles (1983), Palau dEsports Sant Jordi (1988/91, Barcelona, Espanha) e o Centro de Conferncias Kitakyuschu (1990, Fukuoka).

99

ANTOINE PREDOCK (1936-): Arquiteto norteamericano graduado pela Columbia University em 1962 e estabelecendo-se em 1967 em Albuquerque, no Novo Mxico, atuando principalmente na regio sudoeste dos EUA. Lecionou na UCLA e na California State Polytechnic University. Em seu trabalho, faz experincias com sistemas construtivos tradicionais, associando-os a tcnicas modernas.

Contra o formalismo ps-moderno, interessa-se mais pelo contedo e esprito da histria. Atravs do contextualismo, no visa copiar formas do passado, mas sim o sentimento, as estruturas construtivas, a fora dos espaos e as qualidades abstratas. Para ele, a relao com o lugar deve ser uma constante. Obras mais importantes: Nelson Fine Arts Center, Arizona State University (1986/89, Tempe AZ), Zuber House (1986/89, Phoenix AZ), Hotel Santa F, Euro Disney (1992, Marnele-Valle, Frana) e a California Polytechnic University (1993, Pomona CA). HELMUT JAHN (1940-): Arquiteto alemo emigrado para os EUA em 1966, onde se estabeleceu em conjunto com a C. F. MURPHY Associates em Chicago. Foi aluno de Mies van der Rohe no I.I.T., projetando alguns edifcios nos anos 60 com a conhecida expresso geomtrica miesiana. Aos poucos, foi abandonando a doutrina modernista para abraar uma filosofia que valoriza o carter intuitivo da criao racionalista, aumentando a flexibilidade de seus projetos. Adotou finalmente uma linguagem varivel, que busca a relao do edifcio com seu entorno, a histria e o vernculo. Faz ento uso de compenetraes de cdigos sutis, marcadas pelo uso minucioso e extremamente arquetpico de formas histricas, como cornijamento e fronto. Principais obras: Kemper Arena (1974, Kansas City MO); Sede da Rust-Oleum (1978, Chicago IL); Southern Tower Bank (1982, Houston TX), Illinois State Center (1985, Chicago IL) e Sony Center (1995, Berlim).

Considerada como uma espcie de REGIONALISMO, trata-se de uma teoria que busca resgatar valores antes ocultos pela prtica moderna, seno menosprezados em prol de uma arquitetura internacional e universal. Ligase a tendncias nacionalistas que fazem a pesquisa de tcnicas de construo alternativas, visando o barateamento e a democratizao da arquitetura.
Nos EUA, as preocupaes regionalistas j se mostravam no trabalho dos arquitetos organicistas, como Frank Lloyd Wright (18671959), Richard Neutra (1892-1970) e Rudolph Schindler (1887-1953). A partir da dcada de 1960, despontaram nas experincias da Bay rea School, fundada por William Wilson Wurster (1895-1973), e na obra de Harwell Hamilton Harris (1903-90), no sul da Califrnia.
So caratersticas dessa corrente:
a) Busca de efeitos emocionais atravs da continuidade das tradies, principalmente em renovaes/revitalizaes de centros histricos, transformando materiais e tcnicas existentes no entorno; e usando-os nos novos edifcios como elementos, inclusive texturas, cores, agenciamentos e formatos; b) Valorizao tanto do tctil como do visual, j que tem conscincia de que o ambiente pode ser vivenciado em outros termos, no somente atravs da viso, opondo-se tendncia de substituir a experincia pela informao: tornase sensvel a percepes complementares como os nveis de luz, as sensaes de calor, umidade e deslocamento do ar, bem como a diversidade dos aromas e sons produzidos por materiais diferentes c) nfase em questes relacionadas ao conforto ambiental (iluminao, ventilao, orientao, isolamento, etc.), possuindo alto sentido ecolgico e procurando resgatando formas regionais de vida, tcnicas construtivas e materiais naturais. d) Combinao freqente entre os novos materiais industriais e muito da sensibilidade moderna, mas sem o idealismo e objetivo liberal de melhoria social, que so associados a prticas convencionais e at vernaculares. e) Emprego de elementos referenciais ao entorno prximo, tais como disposies espaciais, eixos de ordenao, contornos e cores, alm de smbolos que remetem a contedos histricos e culturais do stio onde a obra se insere; e a incorporo da mo-de-obra local.

CONTEXTUALISMO FSICO
Corrente ps-modernista que concebe o contexto como algo no-abstrato, composto por valores reais e concretos, perceptveis atravs de tcnicas e materiais, alm de relaes geomtricas e morfolgicas. Preocupa-se assim com a conservao de fortssimos traos da condio natural e regional, tentando conectar presente e passado. Baseia-se na TRADIO LOCAL,
freqentemente acompanhada de historicismo vernacular, inspirando-se na arquitetura annima e tpica de determinada regio, o que favorece a realizao da arquitetura como um fato tectnico original e nico ; e no como a reduo do ambiente a uma srie de episdios cenogrficos e/ou racionalmente ordenados. 100

So estes os principais expoentes da arquitetura ps-moderna regionalista:


HASSAN FATHY (1899-1989): Arquiteto egpcio pioneiro no resgate da construo em barro cru (adobe), que j nos anos 30 defendia a aplicao de prticas artesanais e vernaculares, principalmente na construo popular. Em 1954, tornou-se o diretor de arquitetura da Escola de Belas-Artes do Cairo, a partir de quando passou a divulgar a prtica regionalista, mais apropriada s condies econmicas locais, treinando mo-de-obra e realizando vrios experimentos e sempre priorizando as condies climticas e sociais da obra.

LUCIEN KROLL (1927-): Arquiteto belga que conhecido por defender o chamado romanticismo social, isto , uma arquitetura como imagem de uma sociedade aberta e democrtica com direito participao coletiva. Visando um projeto democrtico, que muda constantemente, fez ordenaes pitorescas, com janelas de diferentes formatos e cores, alm de empregar materiais reciclados, criar terraos habitveis, ticos e balces salientes. Seu trabalho mantm um paralelo ao do ingls Ralph Erskine (1914-2005), porm com preocupaes mais contextuais. Entre suas obras, destacam-se o Albergue Estudantil Wolluv St. Lambert (1974/76, Bruxelas) e a Cidadela Francesa de Alenon (1982). LVARO SIZA VIEIRA (1933-): Arquiteto portugus cuja obra caracteriza-se por um purismo mpar a nvel mundial, surgindo como ato disciplinador do anarquismo que imperou nos anos 70. Inspirado pelos racionalistas, usa desde traados reguladores at ritmos, superfcies brancas e formas puras. Fundamenta seus edifcios na configurao da topografia especfica e na refinada textura local, como resposta ajustada paisagem campestre e marinha. Outros fatores consistem em sua deferncia para com os materiais locais, o artesanato e as sutilezas da luz local, sem excluir a forma racional e a tcnica moderna. Principais obras: Restaurante Boa Nova (1963, Lea da Palmeira), Casa de Caxias (1970/72, Vila Conde), Res. Quinta da Malagueira (1977, vora) e Faculdade de Arquitetura do Oporto. JEREMY DIXON (1939-): Arquiteto ingls que se caracteriza por uma arquitetura regionalista, ao mesmo tempo annima e caracterstica do lugar. Desde 1989, trabalha com Edward James (1939-). Sua obra mais famosa so as Casas Geminadas da St. Marks Road, em Kensington, Londres (1975/80). Utilizando-se da tipologia tradicional da casa geminada londrina num terreno estreito e profundo, fez uma disposio oblqua e no perpendicular em relao rua. Outro elemento contextual foi a criao de espaos semi-enterrados entre as casas e a rua, denominados de areas ou ptios e que servem para a iluminao dos aposentos que esto no mesmo nvel. Apesar de ser contemporneo, o conjunto passa a impresso geral de ser do sculo XIX, o que acentuado pelo uso dos materiais tradicionais (tijolos refratrios, telhado inclinado e esquadrias em madeira pintadas em cores). GRUPO MBM (1962): Sociedade espanhola formada pelos arquitetos Josep M. Martorell (1925-), Oriol Bohigas (1925-) e David Mackay (1933-), cuja arquitetura adota e renova formas tradicionais, apoiando-se no legado de Antoni Gaud e do modernismo catalo. Sua obra tem um forte sabor regional, segura de sua identidade cultural: de um lado a tradio da alvenaria catal e do outro a influncia do neorealismo italiano. Pode-se fazer um paralelo com o trabalho do catalo Jos Antonio Coderch de Sentmenat (1913-84).

LUIS BARRAGN (1902-88): Engenheiro mexicano, cujos projetos expressam um prazer esttico incomum, atravs da combinao entre potico e prtico, reconciliando homem e natureza; e explorando a pureza volumtrica, a fluidez espacial, o jogo de cores e o emprego de elementos naturais (rochas, gua, etc.). Preocupado com a histria do lugar como nas obras de La Paz y Colinas e Casa Gonzalez Luna (1929, Guadalajara) passou a fazer, nos anos 50, uma sntese entre cubismo, neoplasticismo e regionalismo, procurando criar uma arquitetura atemporal. Para ele, a arquitetura era conceito, magia, surpresa e encantamento, e no somente formas simples, montonas e absurdas. Suas obras caracterizam-se por uma volumetria pura com fluidez espacial, ptios internos e muros (Reforo a costumes latinos, como unidade da moradia e trabalho no mesmo lugar, privacidade de ptios e ligao com os vizinhos, fornecendo segurana). Entre suas obras na Cidade do Mxico, destacaram-se: Casa Figueroa (1940), Casa do Arquiteto em Tacubaya (1947), Torres da Cidade Satlite (1957, c/Mathias Goeritz) e sua Trilogia Eqestre, que se compe dos Haras Las Arboledas (1961), Los Clubes (1964) e San Cristbal (1968), todos caracterizados pelas sntese de elementos modernos e tradicionais. Sua obra prima foi a Casa Gilardi (1980, Cid. Mxico), com cores e volumetria nica, a partir da variedade ambiental com jogos de luzes e relao entre gua e texturas. SVERRE FEHN (1924-2009): Arquiteto noruegus, formado em Oslo, que se tornou conhecido a partir do seu premiado projeto para o Pavilho Noruegus na Exposio Internacional de Bruxelas, em 1958, o qual j introduzia questes contextualistas. Nos anos 60, destacou-se atravs das obras do Pavilho Nrdico da Bienal de Veneza (1962), da Schreiner House (1963, Oslo) e do Hedmark Museum (1967/79, Hamar, Noruega). Recebeu o prmio Pritzker de Arquitetura em 1997.

Principais obras: Casa Hereder, Treds (1967/68, Vall dArn), Colgio Thau de Esplugues (1972/74, Barcelona) e Casa Canovelles (1979/81, Barcelona). Bloco Residencial Mollet (1983/87, Barcelona), Edifcio Nestl, Esplugues de Llobregat (1982/87, Barcelona), e Villa Escarrer (1985/88, P. de Mallorca).

101

REGIONALISMO LATINOAMERICANO
Nos ltimos 50 anos, a discusso contempornea sobre a arquitetura latinoamericana vem girando em torno da questo de sua IDENTIDADE, cujo conceito est ligado preservao do seu patrimnio arquitetnico e cultural, assim como a sua prpria realidade, ou seja, nosso espao e tempo marcados pela nossa paisagem, histria e cultura.
Para os crticos regionalistas, a arquitetura latino-americana tem evoludo dentro de uma permanente tenso entre o chamado ESPRITO DO LUGAR (condicionantes locais) e o chamado ESPRITO DO TEMPO (poca contempornea). Ambos constantemente se interagem entre si, marcando sempre nosso fazer arquitetnico, desde muito cedo.
De um lado, h o mundo vivencial e valorativo peculiar de seu povo, por sedimentao histrica e questes culturais; e do outro, os aspectos civilizatrios, que penetram no destino da humanidade e, com seu ritmo prprio de desenvolvimento, envolvem todos os corpos histricos em quaisquer lugares (BROWNE, 1988).

Essa MESTIAGEM CULTURAL transformou a discusso de nossa identidade cultural em tema constante da nossa histria artstica e cultural, pois ao invs de ser um mero receptculo passivo, a Amrica Latina promoveu recombinaes inditas de elementos pr-existentes com formas importadas, transformando-os para a obteno de produtos culturais inditos.

Contudo, no caso da arquitetura,


segundo os crticos regionalistas, nossa dependncia cultural contribuiu para a perda de nossa identidade cultural, atravs de vrios mecanismos, entre os quais:
a) Importao de uma teoria arquitetnica que no contribuiu para a criao de algo autntico e ligado nossa realidade; b) Adoo de modelos universais (formais e tecnolgicos) que provocaram a negao do passado e a destruio de nossa paisagem (degradao urbana e ambiental); c) Menosprezo das tecnologias ditas atrasadas, levando a um complexo de inferioridade e de rejeio cultural, produzidos por modelos internacionais; d) Desprezo de valores sociais e culturais, conduzindo negao da cidade como obra comum e uma arquitetura catica de especulao imobiliria; e) Produo de uma cidade elitista e exclusivista, atravs da negao da participao e do pluralismo.

Diante deste quadro, possvel definir comose TRANSCULTURAO o processo de miscigenao que vem ocorrendo entre as culturas local e importada e que se baseia em estratgias de transferncia, adaptao e transformao, as quais variam conforme a criatividade e a diversidade de cada povo latino-americano, no decorrer de sua histria.

A AMRICA LATINA pode ser entendida como uma vasta rea de absoro e fuso cultural ibrica, indgena e africana ocorrida entre os sculos XVI e XVIII , que foi incrementada pelos fluxos migratrios europeus, no sculo XIX e XX. Isto originou diferentes configuraes culturais e variou de acordo com a sucessiva dependncia aos sistemas internacionais mercantis e industriais.
As fontes culturais do mundo latinoamericano nunca chegaram a se fundir definitivamente em uma unidade completa e estvel. Na verdade, mesclaram-se em grau e forma variveis, nas suas diversas regies, segundo o tempo e a situao geogrfica (folclore, religio, etc.). 102

Para GUTIERREZ (1989), a ARQUITETURA LATINO-AMERICANA carente de teoria, mas no de ideologia, que a da sua dependncia cultural. Ainda predominam as atitudes de importao de modelos comparadas s de resgate de nossa cultura, mas pode-se apontar caminhos como os possveis para a valorizao de nossa arquitetura:
Conhecimento de si prpria, no s formal, mas tambm contextualmente, em especial pela incompreenso de si, devido utilizao de critrios alheios de anlise (teorias arquitetnicas importadas e/ou erocntricas); Estudo da formao de nosso processo cultural, analisando os mecanismos de conquista para se entender a construo de nossa cultura (fuso europeu/negro/indgena + contribuio de imigrantes); Reviso da histria como processo acumulativo de experincias, assumindo a condio de periferia e entendendo que no h regras ou mtodos, mas sim alternativas de encaminhamento; Substituio da subjetividade por uma objetividade no estudo arquitetnico, abandonando a intuio e voltando-se a dados concretos. Deve-se analisar o contexto fsico, social, poltico e cultural; e suas relaes com o projeto (qualidade criativa e programa funcional e tcnico).

18
ARQUITETURA LATINOAMERICANA

A condio de colnia imps Amrica Latina e Brasil a importao de modelos europeus, assim como a adoo de estilos estrangeiros, que freqentemente negavam a tradio histrica e at mesmo os usos e costumes locais. Isto se tornou ainda mais evidente a partir do sculo XIX, com a imposio do Estilo Neoclssico em todas as reas artsticas.
Mesmo com os processos de independncia poltica gerados entre 1810 e 1825, aqui, a arte e a cultura mantiveram-se nos mesmos padres coloniais. Assim, na segunda metade do sculo XIX, as correntes historicistas conduziram difuso da arquitetura ecltica em todos os pases latino-americanos, inclusive o Brasil.
Praticamente, at o final da dcada de 1930, a situao da Amrica Latina diferenciava-se do ambiente de vanguarda europeu, devido ainda ao ECLETISMO generalizado, caracterizado por revivais e por algumas referncias aos estilos Art Nouveau ou mesmo Art Dco.

O MODERNISMO LATINO-AMERICANO comeou a se desenhar em meados dos anos 20 e 30, mas se desenvolvendo somente at o trmino da Segunda Guerra Mundial (1939/45). Enquanto que na Europa ele foi resultado de uma longa gestao, que durou dos finais do sculo XVIII at a Bauhaus, a Nova Arquitetura introduziu-se na Amrica Latina como estilo e no como movimento.
No existia aqui a tradio da ARQUITETURA MODERNA que havia na Europa nem uma sociedade que havia feito do progresso material uma das razes de sua existncia como era o caso dos EUA. Existiam sim sociedades tradicionais e agroexportadoras, onde ainda nem a industrializao havia se processado.
Na Amrica latina, segundo BROWNE (1988), a arquitetura moderna chegou como importao civilizatria, o que pode ser explicado pelo seu proclamado universalismo, o choque artstico substituindo o conflito scio-poltico e o interesse demonstrado pelos governos progressistas. Alm disso, seus principais lderes eram estrangeiros ou nasceram e se formaram em seus pases de origem ou ainda passaram perodos na Europa entre 1927 e 1932.

Estas 03 (trs) residncias foram


consideradas obras introdutrias do ento chamado ESTILO MODERNISTA ou Futurista, todas construdas entre 1928 e 1930, em volumetria pura, teto plano, simetria parcial e sem pilotis:
Casa da Rua Santa Cruz (Vila Mariana, So Paulo SP), projetada por Gregori Warchavchik (1896-1972), arquiteto russo formado em Roma e fixado no Brasil; Casa Victoria Ocampo (Palermo Chico, Buenos Aires), obra de Alejandro Bustillo (1889-1982); Casa Vilamaj (Montevideo), de Julio Vilamaj (1894-1948), que depois participou do projeto do prdio da ONU em Nova York (1947).

Nesse ambiente, apareceu inclusive uma preocupao de resgate das razes arquitetnicas, representadas pelo MOVIMENTO NEOCOLONIAL ou NEOINDIGENISMO, que resultou no surgimento de estilos nacionais como o Neozteca no Mxico e o Marajoara no Brasil. Entretanto, a discusso confundia forma e contedo, sem incorporar a modernidade como tema e as obras, com ares cultos ou folclricos, integravam-se, na verdade, confuso ecltica que ainda imperava nos pases.

As primeiras casas modernas latinoamericanas aproximavam-se muito mais das obras de Adolf Loos (1870-1933) do que as de Le Corbusier (1887-1965), pois eram muito simples e puristas. Expressavam uma clara tenso entre os conceitos modernos (fachada noornamentada, teto plano) e tradicionais (fechamento por muros, telhado oculto). Alm disso, tambm tiveram de contornar os obstculos regulamentares (decorativismo obrigatrio) e as condies culturais (isolamento da rua por meio de muros, formao acadmica baseada no uso de simetria e eixos, etc.).
103

Na Amrica Latina, o ESTILO MODERNISTA evoluiu basicamente em 03 (trs) reas: a de casas unifamiliares, que era um campo experimental mais fcil; a de obras pblicas, voltadas para a infra-estrutura social ou representativas politicamente; e a de edifcios para empresas privadas. Todos os pioneiros buscavam aproximar-se ao mximo das normas ou modelos europeus, mas havia as imposies locais, tanto a nvel social como cultural. Em alguns pases, por exemplo, o risco de terremotos tornou raro o uso de pilotis, fazendoos surgir bem mais tarde. Em outros casos, era quase impossvel abandonar os telhados cermicos em guas, a exigncia climtica de varandas ou o revestimento em azulejos, de fortes traos tradicionais.

Na arquitetura latino-americana moderna, no houve uma distino muito clara entre racionalismo e organicismo: a maioria dos profissionais dos anos 30 e 40 tentaram adaptar sistemas construtivos e tipologias, cuja eficcia havia sido comprovada atravs de geraes na construo popular, assegurando um bom ajuste ao meio e aproximando-os das preocupaes modernas em relao funcionalidade, economia e padronizao.
At a dcada de 1950, adotou-se progressivamente o International Style, caracterizando-se por sua lgica funcional, universalismo espacial e nfase tecnolgica. Na sequncia, houve sua internacionalizao, em que se abriu para as tendncias tardo e ps-modernistas, cujas de maior repercusso foram o Brutalismo e o Contextualismo, em especial na sua verso regionalista.
Devido s suas condicionantes polticas, econmicas e sociais, a eloqncia estrutural e tecnolgica do BRUTALISMO LATINO-AMERICANO foi considerada propulsora do desenvolvimento de alguns pases e no seu efeito, como ocorria na Europa e EUA. Em alguns casos, converteu-se em pura retrica, resultando em sincretismos pouco profundos ou at mesmo em formalismos (BROWNE, 1988).

Entretanto, muitos arquitetos da beroAmrica pretendiam ser modernos e no europeus. Por isto, preferiram se adaptar s condies socioeconmicas, tcnicas e culturais de seus pases, que eram radicalmente distintas das europias. A realidade local encarregou-se por si prpria de impor limitaes s suas aspiraes e apareceram verdadeiras recriaes regionalistas. Principalmente, a partir de 1936,
vrios lderes declaravam ver a necessidade de certo equilbrio entre o esprito moderno e as condies do lugar. O problema era justamente concili-los na prtica, reconhecendo a condio pr-industrial de suas sociedades e a forte presena de um patrimnio arquitetnico e cultural, evitando simultaneamente folclorismos ou indigenismos comuns ao ECLETISMO at ento imperante.
A incorporao de fatores como a mestiagem cultural e a permeabilidade s influncias externas no estudo da arquitetura contempornea latino-americana uma tarefa complexa, mas indispensvel, pois importante saber de onde vm todas as influncias, como se enraizaram e em qu see recombinaram.

Foram vrios os representantes dessa


arquitetura do desenvolvimento, inclusive no Brasil. Seus pontos mais relevantes relacionavam-se s caractersticas:
a) Emprego de uma esttica que valoriza a fora, amando os contrastes violentos e a psicologia do choque (acentuao dos elementos construtivos como forma de expressar tenses, materiais e tcnicas, inclusive semi-artesanais). Intensificao de referncias culturais e contextuais, principalmente atravs da criao de ambientes monumentais, de superfcies speras e conotaes ditatoriais; ou simblicas, fazendo aluses arquitetura pr-colombiana.

b)

No caso dos arquitetos regionalistas


os quais somente foram reconhecidos internacionalmente a partir da segunda metade do sculo XX , estes promoveram verdadeiras reelaboraes a partir de seus elementos prprios da tradio colonial, entre os quais:
O uso de materiais tradicionais, especialmente a madeira e o tijolo aparente; O emprego de elementos vazados (cobogs, muxarabis, gelosias, pergolados, etc.); O revestimento cermico (azulejos, lajotas, pastilhas, etc.) como regulador climtico; A criao de varandas exteriores, corredores alpendrados e galerias ventiladas; A continuidade do uso de coberturas cermicas em vrias guas, com telhas e amplos beirais.

Servindo como um grande laboratrio


de experincias internacionais, os pases da Amrica Latina tm na pesquisa de suas origens a possibilidade de uma maior conscientizao da populao e dos profissionais de arquitetura e urbanismo. Assim, o REGIONALISMO CRTICO veio contribuir para uma tomada de posio em relao ao mundoe a si mesmos.

104

MXICO
A Revoluo Institucionalista Mexicana (1910/17) favoreceu a difuso e afirmao das tendncias modernas no pas, as quais vieram acompanhadas de muito nacionalismo e representadas por arquitetos como Jos Villagrn Garcia (1901-82), Juan OGorman (1905-82) e Mario Pani Darqui (1911-93), testemunhadas principalmente na construes da Universidad Nacional Autnoma de Mxico UNAM, realizadas entre 1949 e 1954. Na pintura, a renovao surgiu a partir
de 1920 com o chamado MURALISMO; uma arte popular, poltica e nacionalista, influenciada pelas correntes cubista e expressionista, representada atravs do rigoroso trabalho de vrios artistas, entre os quais: David Alfaro Siqueiros (18961974), Jos Clemente Orozco (18831949), Diego Rivera (1886-1957) e sua esposa, Frida Kahlo (1907-54). Dos arquitetos modernistas, citam-se:
Jos Villagrn Garcia (1901-82): Arquiteto mexicano que considerado um dos maiores difusores no funcionalismo em seu pas, graas a sua atividade acadmica na Escuela Nacional de Arquitectura da UNAM, da qual foi diretor, alm de sua ateno como projetista. Fez o projeto pioneiro do Sanatrio de Huipulco (1929), tendo participado do Plano-Diretor da Cidade Universitria da UNAM, em 1949/51, juntamente com os arquitetos modernistas Enrique Del Moral (1905-87), Mario Pani (1911-93) e Domingos Garca Ramos (1911-). Na UNAM, tambm projetou o Prdio de Arquitetura e o Museu Universitario de Ciencias y Artes MUCA, ambos com Alfonso Liceaga e Xavier Garca Lascuran. JUAN OGORMAN (1905-82): Pintor e arquiteto mexicano que foi um dos introdutores da arquitetura corbusieriana no Mxico, sendo posteriormente influenciado pelo organicismo. Sua obra de destaque foi a Casa-Estdio de Diego Rivera e Frida Kaho, realizada em 1927. Na sequncia, realizou uma srie de escolas, alm do gigantesco painel, de inspirao prcolombiana, da Biblioteca Central da UNAM, obra de Gustavo M. Saavedra y Juan Martnez de Velasco.
12

12

MARIO PANI DARQUI (1905-82): arquiteto e urbanista mexicano que propagou o racionalismo em uma coleo de obras entre os anos 30 e 60, incluindo moradias, escolas, hotis, edifcios pblicos e planos urbanos. Tendo participado no projeto do campus da UNAM (1949/51). Entre seus trabalhos, destacaram-se as seguintes, todas na Cidade do Mxico: o Hotel Reforma (1935), a Casa Tomas Bay (1938), o Hotel Plaza (1945), o Centro Urbano Presidente Alemn (1946) e o plano da Ciudad Satelite (1954), alm de outros projetos no Mxico e tambm na Venezuela

A renovao arquitetnica mexicana deu-se graas s experincias de Luis Barragn (1902-88), que serviram de marco para uma arquitetura culturalmente consciente, antecipando traos do contextualismo e do minimalismo, seguidas pela atuao brutalista e conjunta de Abraham Zabludovsky (19242003) e Teodoro Gonzlez de Lon (1926-).
Zabludovsky e Gonzlez de Len fundaram uma corrente arquitetnica consumada no Mxico baseada na honestidade do material, na simplicidade da composio e na abstrao. Nos anos 70 e 80, mantiveram o vigor da linha brutalista atravs de referncias culturais muito fortes, sendo apoiados pelo Estado, e apresentando obras monumentais, de superfcies speras e conotaes historicistas (Teotihuacn e Monte Albn). Para eles, a arte devia ser universal com caractersticas locais. Principais obras: Embaixada Mexicana em Braslia (1973), INFONAVIT (1973, Cid. Mxico), Universidade Pedaggica Nacional (1980, Cid. Mxico) e Museu Rufino Tamayo, Parque Chapultepec (1980, Cid. Mxico).

CHILE
Durante a Primeira Guerra Mundial (1914/18), o Chile viveu um perodo de prosperidade, devido explorao de suas riquezas minerais (cobre e nitratos), mas isto no foi mantido nos anos 20, graas a dificuldades econmicas, sociais e polticas, que culminaram com um Golpe Militar em 1927 e a tomada de poder pelo general Carlos Ibez del Campo (18771960). Sucederam-se presidncias radicais, as quais aumentaram a interveno estatal na 13 Economia at 1952 . O MODERNISMO nas artes floresceu
justamente neste perodo, destacando-se a poesia de Pablo Neruda (1904-73), que ganhou o Prmio Nobel da Literatura em 1971.
13

A Revolucin Mexicana foi um movimento armado que comeou em 1910 com uma rebelio de bases socialistas, liderada por Francisco I. Madero (1873-1913) contra o governo autocrata do general Porfirio Diaz (1830-1915), o que levou a prolongadas lutas, produzindo em 1917 uma nova Constituio para o pas, que garantia direitos e reformas liberais e social (Reforma Agrria e Leis Trabalhistas), mas que foi seguida por outros focos de revolta at meados da dcada de 1920. Esta Revoluo desencadeou a criao do Partido Revolucionrio Nacional em 1929; rebatizado em 1946 como Partido Revolucionrio Institucional PRI, o qual deteve o poder at as eleies de 2000.

Aps o perodo das presidncias do Partido Radical (1938/52), o general Ibnez Del Campo retornou Presidncia do Chile, sendo sucedido em 1958 por Jorge Alessandri (1896-1986), que derrotou o socialista Salvador Allende (1908-73). Allende tornou-se presidente somente em 1970, mas foi deposto por um Golpe de Estado em 1973, liderado pelo general Augusto Pinochet (19152006), que permaneceu como ditador at 1990.

105

Entre os arquitetos modernos, destacaram-se Srgio Larran Garca Moreno (1905-), que realizou o Edifcio Oberphauer (1930, Santiago do Chile) e a Escuela Naval Arturo Prat (1957/58); e Roberto Dvila Carson (18991971), este ltimo discpulo direto de Le Corbusier; alm de Emilio Duhart (19172006), de traos brutalistas e contextualistas.
ROBERTO DVILA CARSON (1899-1971): Arquiteto chileno que viveu na ustria at a I Guerra Mundial, ingressando nos estudos de arquitetura em 1917, na Universidad de Chile. Em 1930, viajou para Paris, onde trabalhou com Le Corbusier e fez cursos com Theo van Doesburg, entrando em contato com o grupo De Stijl. De volta ao Chile em 1933, introduziu inovaes em Santiago e nos balnerios litorais de Via Del Mar, Algarrobo, Reaca e Concn, alm da cidade serrana de Temuco, inclusive derivando para o folclrico. Tambm lecionou na Universidad de Chile. Obras de destaque: Casa Flores e Restaurante Cap Ducal (1936, Via Del Mar), a Casa La Cerda (1938, Reaca) e Parquia Santo Toribio (1940, Santiago). EMILIO DUHART HAROSTEGUY (1917-2006): Arquiteto chileno formado pela Universidad Catlica de Chile em 1941, na qual s etornou professor e que explorou a tecnologia de alta sofisticao, considerando as caractersticas ssmicas do lugar. Ps-graduado em Harvard, conheceu e trabalhou com Waltyer Gropius. Utilizou-se da tipologia de ptios centrais, vigas protendidas e fechamentos em concreto, associando-os a elementos neovernaculares. Influenciou muitos arquitetos latino-americanos atravs de suas obras, tais como a Sede da CEPAL (1960/66, Santiago), as Hospedarias de Castro e de Ancud (1962, Chilo) e o Ministrio do Trabalho de Santiago (1970).

ARGENTINA
Os argentinos viveram um perodo prspero e democrtico no incio do sculo XX, o que promoveu vrios desenvolvimentos, entre os quais a transformao das universidades em motores de mudana social. Contudo, houve greves e problemas econmicos nos anos 20/30, agravados com a crise mundial e prolongados at a II Guerra, na poca quando o modernismo finalmente aportou no pas. Em 1946, foi eleito o presidente Juan
Domingo Pern (1895-1974) que, junto a sua terceira esposa, Eva Pern (1919-52), encabeou um movimento poltico e marcado pelo acento na justia social (Peronismo ou Justicialismo), o qual criou muitas crticas, debates e lutas pelo poder, culminando com um sucesso de golpes e 14 um longo perodo ditatorial (1966/83) . A democracia argentina somente foi reestabelecida com Ral Alsonsn (19272009), com as eleies de 1983.
Na Argentina, os artistas de vanguarda tiveram suas bases tambm na Europa, assim como os precursores da arquitetura moderna, entre os quais: o arquiteto Alejandro Bustillo (1889-1982), autor da primeira casa racionalista no pas (Casa Victoria Ocampo 1928/30, em Palermo Chico, Buenos Aires); o engenheiro e arquiteto Antonio Ubaldo Villar (1889-1966), com o Edifcio Club Hindu (1932) e suas casas em San Isidoro (1936/97, Buenos Aires); e o arquiteto Alberto Prebich (1889-1970), conhecido por seu Obelisco na Av. Nove de Julio (1936), o Teatro Gran Rex (1937) e sua casa em Vicente Lpez (1939), todas obras em Buenos Aires. EDUARDO SACRISTE (1905-): Arquiteto e professor portenho, formado na Universidad de Buenos Aires em 1932 e ps-graduado nos EUA em 1945. A partir de ento e at 1960, foi diretor do Facultad de Arquitectura da Universidade Nacional de Tucumn. Lecionou tambm no London Polytechnic e no ITT, em Cambridge MA, alm de ministrar cursos em Nova Orleans (EUA) e Calcut (ndia). Evolui da prtica racionlaista at a incorporao de materiais tradicionais e regionais. Suas obras mlodernas de destaque foram: a Casa na Calle Aribeos (1935) e o Edifcio Kraft (1937/39, c/Rogelio Di Paola), ambos em Buenos Aires

Nas ltimas dcadas do sculo passado, a arquitetura chilena abriu-se para as referncias contextuais e surgiram vrios arquitetos que tentam resgatar valores nacionalistas e democrticos, principalmente com o fim da longa Ditadura de Pinochet (1973/90).
ENRIQUE BROWNE (1942-): Arquiteto chileno pela Universidad Catlica de Chile (1965), que ingressou no MIT, em Cambridge MA, como pesquisador (1969/75). De volta ao seu pas, passou a publicar vrios artigos e trabalhar com colaboradores, entre os quais Ricardo Judson e Ricardo Claro Cruz, explorando as condies locais em seus projetos, especialmente o uso de ptios associado tcnica de tijolos, alm de espaos semi-cobertos, crescimento progressivo e tecnologias intermedirias.

14

autor do livro Otra arquitectura en America Latina (1988), no qual destaca a possibilidade de uma linha arquitetnica latino-americana diversa das importadas, que leve em considerao as condies locais e culturais desses pases. Suas obras de destaque, todas em Santiago do Chile: Casas na Calle Charles Hamilton (1974), o Centro Comercial Vitacura-Manquehue (1980), os Estdios de TV da Universidade Catlica (1982), a Casa na Calle P. Harris (1984), a Casa caracol (1985, Las Condes), o Colegio y Iglesia de Villa Maria (1992, Las Condes) e a Casa Zapallar (2002), entre outras.

Quando o peronismo estava no poder, produziuse, em pleno segundo ps-guerra, uma grande prosperidade argentina, graas a suas exportaes de carne e gros s potncias europias que se encontravam em debilidade econmica. Contudo, o governo comeou a ter dificuldades polticas e um golpe militar, liderado por Eduardo Lonardi (18961956), ocorreu em 1955. Assim, Pern exilou-se na Espanha, voltando quando o peronismo foi novamente legalizado, depois de outro golpe em 1973. Com sua morte, foi sucedido pela esposa, cujo governo foi marcado pela deteriorao poltica que levou a mais um golpe em 1976, autodenominado Proceso de Reorganizacin Nacional, o qual iniciou uma fase de grande represso.

106

CLORINDO TESTA (1923-): Arquiteto argentino, de origem napolitana, que trabalhou atravs de um brutalismo pessoal, expressando majestade em obras de concreto aparente e fachada dupla. Seu projeto premiado no concurso de La Pampa, Santa Rosa, com a textura rugosa do concreto, considerado a primeira obra brutalista da Argentina. Entre os trabalhos de Testa, destacaram-se: o Centro Cvico e Terminal Urbano de Santa Rosa (1955/63, La Pampa), Banco de Londres (1959/66, Buenos Aires), o Edifcio Residencial na Calle Rodrguez Pea (1978, B. Aires, c/Hctor Lacana e Elena Acquarone); e Biblioteca Nacional de Buenos Aires (1962/84, c/Francisco Bullrich e Alicia Cazzaniga de Bullrich). MIGUEL ANGEL ROCA (1940-): Arquiteto argentino, graduado em 1965 pela faculdade de Arquitetura da Universidade Nacional de Crdoba, fez mestrado em Desenho Urbano na Pensilvnia, EUA (1966/67). Sendo professor nas universidades de Crdoba e Buenos Aires, apresenta uma arquitetura de pureza geomtrica e volumes slidos, com forte carter contextual. Construiu nos anos 90 vrios CPCs (Centros de Participao Comunal) na Argentina, considerados pela crtica como vanguarda latino-americana. ESTUDIO DE ARQUITECTURA (1964): Grupo de seis arquitetos argentinos que defendiam a prtica contextualista. Seus componentes eram: Flora Manteola, Javier Snchez Gmez, Josefa Santos, Justo Solsona, Carlos Sallaberry e Rafael Vigoly (1944-). Entre suas melhores obras, destacam-se: a Argentina Televisora Color ATC (1978), o Edifcio CASFPI (1981) e o Edifcio Reconquista (1981), todos em Buenos Aires, e o Conjunto Terrazas de Manantiales (1981, Montevideo, Uruguai).

Entre os anos 30 e 40, o maior nome foi o arquiteto Jlio Vilamaj (1894-1988), graas sua liderana na Facultad de Arquitectura UdelaR, da Universidad de La Republica, na qual reuniu muitos discpulos racionalistas. Projetou residncias, edifcios, escolas e hotis, destacando-se sua casa prpria (1928/30, Montevideo), a Facultad de Engenera (1935/38, Montevideo) e a Hospedaria El Ventorillo (1943, Villa Serrana).

ELADIO DIESTE (1917-2000): Engenheiro uruguaio com grande sentido de formas, que explorava as possibilidades estruturais ou expressivas da cermica, usada de trs maneiras bsicas (como elemento estrutural, armada com ao; como elemento de vedao, pelo seu isolamento termoacstico; e como material de revestimento, por sua textura e durabilidade). Seu trabalho influenciou toda uma gerao de latinoamericanos, interessados em explorar a tcnica da cermica. Suas obras mais destacadas, todas no Uruguai, foram: a Igreja de Atlntida (1958), a Iglesia de N. S. de Lourdes de Montevidu (1967) e as remodelaes da Iglesia S.Pedro de Durazno (1968) e do Depsito Herrera & Obes (1980). RAFAEL VIGOLY (1944-): Arquiteto uruguaio que estudou em Buenos Aires, na Argentina, participando do Estudio de Arquitectura at os anos 70, caracterizando-se por uma prtica de associao entre a arquitetura de qualidade tecnolgica e o contexto cultural, sem esquecer de adaptar as solues s condies do entorno. Em 1978, foi convidado a lecionar na Washignton University e depois em Harvard GSD, abrindo definitivamente seu escritrio em Nova York em 1983.

URUGUAI
Aps a completa independncia e organizao como pas no sculo XIX, Jos P. T. Batlle y Ordnez (1856-1929), presidente uruguaio de 1903 a 1907 e de 1911 a 1915, construiu um Estado moderno, democrtico e leigo, dotado de uma legislao social avanada e caracterstica (Batllismo). Este sistema de prosperidade perdurou at os anos 70, quando uma crise atingiu o pas e, em 1973, houve um Golpe de Estado e passou-se a viver sob um 15 regime militar at fevereiro de 1985 .
15

O primeiro projeto de Vigoly em Nova York foi o John Jay College of Cfriminal Justice, completado em 1988. No ano seguinte, ele ganhou o concurso internacional para o projeto do Tokyo International Forum, construdo at 1996. Finalmente, sua firma foi uma das finalistas na competio pelo novo World Trade Center. Outras obras de destaque: Banco da Cidade de Buenos Aires (1968), Reconstruo do Queens Museum (1994, Queens NYC), Bronx Housing Court (1997, Bronx NYC), Brown University (2002, Providence RI) e Edifcio Acqua (2008, Punta de Este, Uruguai).

VENEZUELA
A Venezuela comeou o sculo XX sob a ditadura de Cipriano Castro (1856-1924), que ps em prtica uma poltica externa agressiva e foi deposto em 1908 por Juan Vicente Gmez (1857-1935), o qual se manteve no poder por 27 anos, at sua morte em 1935. Foi durante seu governo, revestido de um carter constitucional e democrtico, que, em 1922, iniciou-se a explorao das jazidas de petrleo venezuelano. 107

Consolidada a democracia, o Uruguai alcanou altos nveis de bem-estar, comparados aos europeus, tanto que passou a ser conhecido como "A Sua da Amrica", ttulo que perdurou at os anos 60, graas aos altos ndices sociais e a estabilidade poltica. Porm, a escassez de recursos minerais e energticos, a carncia de tecnologia e a queda do preo da l e carne no mercado internacional, contriburam para sua desestabilizao, o que acabou conduzindo ao Golpe do prersidente Juan Mara Bordaberry (1928-), que imps a Ditadura Militar (1973/85).

Aps a morte de Vicente Gmez, outros generais o sucederam no poder em um perodo de transio para a democracia, que somente aconteceria no segundo psguerra. As eleies livres ocorreram na Venezuela no final de 1947, levando ao poder o escritor e poltico Rmulo Gallegos Freire (1884-1969), porm logo a democracia venezuelana receberia novos abalos16.

Como ocorria nos demais pases


latinoamericanos, a ARQUITETURA MODERNA somente pde ser implantada aps a industrializao, ocorrida na segunda metade do sculo passado. Seu precursor foi Carlos Ral Villanueva (1900-75), considerado o maior arquiteto venezuelano do sculo XX.
CARLOS RAL VILLANUEVA (1900-75): Arquiteto venezuelano nascido em Londres, que estudou em Paris e conheceu a Venezuela somente em 1928, onde ficou at meados de 1937, regressando Frana para concluir seus estudos. Com seu retorno, recebeu a incumbncia do projeto da Ciudad Universidad de Caracas, da Universidad Central de Venezuela, cuja construo comeou em 1940 e foi at 1954, considerada sua obra mxima. Do decorrer de seu trabalho, Villanueva passou do INTERNATIONAL STYLE para uma arquitetura marcada pelo virtuosismo tecnolgico e pela flexibilidade espacial, produzindo um moderno amaneirado. Suas obras de destaque em Caracas foram: o Museo Bolivariano (1931), o Museo de Ciencias (1934/35), o Museo de Bellas Artes (1935/38), o Bairro El Silencio (1945) e os edifcios da Ciudad Universitria de Caracas (1944/57), tais como o Hospital Universitrio (1946), o Estdio Olmpico (1952) e o Auditrio Aula Magna (1952).

Seus pontos fortes foram o uso da cermica em arremates quebrados, escalonamentos, curvaturas e superfcies com luzes e sombras, alm de uma volumetria baixa e variada com ptios centrais e espelhos dgua, prgolas de madeira, pedra e abbadas de tijolos. Principais obras: Residencial El Polo (1960, Bogot), Fundacion San Cristbal, Bogot (1965), Residencial El Parque (1970, Bogot), Automobil Club de Colmbia (1972, Bogot), Residencial Alto Los Pinos (1981, Bogot) e Hospedaria de Colmbia (1981, Cartagena de ndias).

BRASIL
Aps o pioneirismo da Semana de Arte Moderna (1922, So Paulo SP) e das obras de Gregori Warchavchik (1896-1972), o modernismo arquitetnico efetivou-se somente aps a Revoluo de 1930 e o governo progressista de Getlio Vargas (1881-1954). Em 1930, houve a tentativa de reforma do
ensino da Escola Nacional de Belas-Artes do Rio de Janeiro, promovida por Lcio Costa (1902-98), arquiteto brasileiro, embora nascido em Paris, pioneiro na discusso funcionalista no pas que sempre defendeu a conciliao entre os ideias modernos e a tradio nacional, como exposto na Casa Roberto Marinho (1937, Rio de Janeiro) ou no Hotel do Parque So Clemente (1944, Nova Friburgo RJ). Pertenceram ESCOLA CARIOCA, responsvel pela difuso do racionalismo no Brasil, os arquitetos: Oscar Niemeyer (1907-), Affonso E. Reidy (1909-64) e os irmos Marcelo (1908-64) e Milton Roberto (1914-53), entre outros. Esta corrente encontrou representantes em todos os grandes centros, destacando-se inclusive os paulistas que incorporaram algumas das preocupaes organicistas: Rino Levi (1901-65) e Osvaldo Arthur Bratke (1907-97). Tambm foi fundamental a contribuio do paisagista caiorca Roberto Burle Marx (1909-94). Com o Golpe de 64 e a instalao da Ditadura Militar, a arquitetura moderna brasileira inclinou-se para o debate das massas em concreto armado e empenho tecnolgico, destacando-se aqui a ESCOLA PAULISTA, nitidamente brutalista, cujos maiores expoentes foram: Lina Bo Bardi (1914-98), Joo Vilanova Artigas (1915-85), Carlos Milan (1927-64), Paulo Mendes Da Rocha (1928-), Joaquim Guedes (1932-2008) e Ruy Ohtake (1938-), entre vrios outros (BRUAND, 2002). SEVERIANO MRIO PORTO (1930-): Arquiteto mineiro formado no Rio de Janeiro que considerado um dos expoentes do Regionalismo arquitetnico no Norte do pas, explorando as condies climticas e aproveitando a habilidade e intimidade do caboclo com o manuseio das madeiras da regio. Trabalha artesanalmente com a estrutura em pilotis de madeira lavrada com piso em pranches e cobertura com troncos. Principais obras em Manaus AM: Sede Administrativa da Portobrs s margens do Rio Negro (1963); Superintendncia do Porto Livre de Manaus (1971); Campus da Universidade do Amazonas (1973) e Casa do Arquiteto (1974); alm da Casa Robert Schuster (1978, Tarum-Au AM) e a Pousada na Ilha de Silves AM (1979/83).

COLMBIA
Foi apenas em 1930 que terminou a hegemonia conservadora existente no governo colombiano desde 1886. Logo, o modernismo somente pde se afirmar entre 1930 e 1946, quando o Partido Liberal tomou o poder. Depois de uma recada conservadora, entre 1948 e 1953; e a Reforma Constitucional de 1968, o pas se abriu para novidades, incluindo uma rica experimentao contextualista.
ROGELIO SALMONA (1929-2007): Arquiteto colombiano que trabalhou com Le Corbusier entre 1949 e 1958, que defendia a arquitetura que transcende o fato construtivo e torna-se significativa para a comunidade. Procurou romper a monotonia racionalista, usando a cermica como material predominante; e fazendo uma reinterpretao expressionista, combinando-o com caractersticas do meio fsico e cultural onde se localizaria a obra.
16

Em 1953, uma revolta militar retirou Gallegos do poder, instalando-se a ditadura de Marcos Prez Jimnez (1914-2001), a qual durou at 1958, ano em que o governo democrtico foi retomado, graas a Rmulo Betancourt (1908-81), considerado o pai da democracia venezuelana.

108

19
TARDOMODERNISMO

O TARDOMODERNISMO considerado um prolongamento do pensamento moderno que, a partir da dcada de 1960, respeita a linguagem e as teorias dos seus predecessores, produzindo uma arquitetura modernista amaneirada. Mantm assim o compromisso com a esttica unificada e exclusiva a Esttica da Mquina , assim como tambm fala em funcionalidade e tecnologia industrial.
Enquanto os ps-modernistas esforaram-se para chegar aos diversos usurios de seus edifcios o que os fez utilizarem um amplo espectro de meios comunicativos, duplicando os cdigos , os tardomodernistas permanecem fieis liguagem restrita e hermtica dos modernos, inspirada na sociedade industrial, mecanizada e abstrata.
A ARQUITETURA TARDOMODERNA pragmtica e tecnocrtica na sua ideologia, levando ao extremo muitas das idias estilsticas do modernismo (funcionalidade, mecanicidade, flexibilidade, etc.), de modo a ressuscitar uma linguagem at ento entorpecida. A lgica moderna ento exagerada, distorcida e transformada em algo belo por seu extremismo ou mordacidade (RAJA, 1999).

A falta dessa legimidade explicaria a busca de formas do passado na tentativa que estas transferissem um pouco de seu valor para o novo (ps-modernismo). Pela fragilidade da base terica dessa prtica, estaria j marcado o trmino de seu valor como moda. Assim, dever-se-ia procurar um terreno mais slido, que seria dado pela relao bsica entre a arte de nossos edifcios e seus sistemas construtivos, ou seja, entre arquitetura e tecnologia.

Enquanto que, da Antigidade egpcia at o sculo XIX, a tradio construtiva era a da alvenaria de pedra, hoje se teria entrado para uma nova fase: a que se utiliza a estrutura em ao e concreto armado uma novssima tradio, ainda no muito bem compreendida e, portanto, repleta de oportunidades.

Assim, os tardomodernos propemse a explorar as novas possibilidades da tecnologia contempornea, prosseguindo a pesquisa moderna de atualizao de mtodos e renovao de processos, tantos de projeto como de execuo (materiais experimentais e metodologias computacionais) (DREXLER, 1980).

Atualmente, para os tardomodernos, a preocupao crtica deve-se concentrar na relao entre a imagem (aspecto visual) de um edifcio e sua realidade, assim como na questo da legimitidade arquitetnica. Se antes os edifcios eram legitimados (considerados arquitetura) somente por seus objetivos, hoje no atravs de valores religiosos ou de status social que um objeto arquitetnico tornase arte, j que tal condio s pode ser fornecida pelo prprio trabalho do arquiteto dentro de determinadas regras da arte, cujas vanguardas tentaram e ainda tentam quebrar (CASTELNOU, 2006).
O Movimento Moderno (1915/45) desenvolveu uma nova tecnologia e corpo de regras para legitimar seus edifcios. Porm, estas normas tornaram-se dogmas e no conseguiram mais atuar com a realidade em permanente modificao de hoje em dia. A partir dos anos 60, os arquitetos estavam quase libertados de dogmas, mas ficaram sem um padro comum para avaliar seus edifcios e sem uma base slida para a legitimidade arquitetnica, essencial para qualquer arquiteto.

Baseando-se na relao entre arquitetura e construo, o TARDOMODERNISMO voltou-se para a tecnologia, o processo executivo, os materiais e as formas de utilizao ultramodernas. Consistiu em uma corrente que defendia um realismo expresso atravs dos detalhes da sociedade industrial em constante transformao, projetando-se para o futuro, mas podendo alcanar a sutileza da simplicidade ou surpreender mediante a descontinuidade e a autosuficincia (JENCKS, 1995). Os arquitetos ultramodernista, ao
invs de neg-lo, do continuidade ao INTERNATIONAL STYLE, que atualizado em termos de mtodos, materiais e tcnicas, mas respeitando praticamente todos os seus pressupostos e tendo inclusive nos prprios mestres modernos suas bases tericas e experimentais. 109

As principais caractersticas da linguagem arquitetnica tardomoderna so:


a) Enfoque por demasiado pragmtico, utilizandose de um vocabulrio mais abstrato que convencional (anti-ornamentalismo), priorizando questes ligadas proteo fsica, ao isolamento trmico e acstico, aos sistemas e acabamentos, etc.; b) Lgica radical, nfase circulatria e mecnica, flexibilidade extrema utilizvel ou no e uso amaneirado e quase decorativo da tecnologia, atravs de uma fantasia tecnolgica levada ao extremo (funcionalismo e nfase estrutural); c) Arquitetura da perfeio tcnica, da produo sistemtica e da experimentao essencialmente prtica: desconsiderao da memria histrica, do contexto urbano ou do domnio pblico (acontextualidade, universalismo e anti-historicismo). Existiu uma infinidade de denominaes para as teorias tardomodernas, as quais variaram de autor para autor em uma verdadeira batalha de rtulos (JENCKS, 1992), sendo consideradas as mais destacadas as seguintes: estruturalismo, neopurismo (ou produtivismo), tecnicismo (ou mecanicismo), brutalismo, monolitismo, esculturismo (ou neo-expressionismo), informalismo e tecnotopismo.

Dentro dos CIAMs, em 1956, surgiu um grupo de arquitetos mais jovens, nascidos em torno dos anos 10/20, o TEAM X, que provocou uma ciso definitiva entre aqueles que achavam necessria uma nova orientao e aqueles que se conformavam com a continuao do racionalismo funcionalista, iniciando uma crtica sistemtica ao International Style.
Alm de Kahn e de Aldo van Eyck, tambm participavam do TEAM X os arquitetos holandeses Johannes H. Van Den Broek (1898-1978) e Jacob B. Bakema (1914-81); os ingleses Peter (1923-2003) & Alison Smithson (1928-93); os franceses Georges Candilis (1913-95) e Alxis Josic (1921-), o norte-americano Shadrach Woods (1923-73) e o italiano Giancarlo De Carlo (1919-2005), entre vrios outros (ZEVI, 1980).
No CIAM de 1959, esses arquitetos decretaram o fim do MODERNISMO e propuseram-se a encontrar novos caminhos para o funcionalismo atravs de uma maior explorao plstica dos meios expressivos do projeto.

ESTRUTURALISMO
Corrente tardomodernista holandesa formada em torno da Revista Frum (1959/67) e liderada por Aldo van Eyck (1918-99), que se constituiu, j em finais dos anos 50, em uma primeira tentativa de utilizao de um aparato terico mais slido e at ento estranho arquitetura: a lingstica estrutural.
Os anos do segundo ps-guerra europeu trouxeram uma srie de questes que simplesmente inviabilizaram a continuao pura e simples da cartilha moderna ideologicamente neutra. O incio da poca da GUERRA FRIA, da Revoluo Chinesa (1946/50), da Guerra da Coria (1950/53) e dos movimentos de libertao da ndia e da Indochina, ocorridos entre 1947 e 1950, exigiram uma nova orientao ideolgica para quase todas as prticas arquitetnicas. 110

Paralelamente, a corrente filosfica do ESTRUTURALISMO visava privilegiar a totalidade em detrimento do particular, assim como o sincronismo dos fatos ao invs de sua evoluo. Buscava enfim compreender as relaes que unem estes fatos bem mais do que os prprios fatos no seu carter heterogneo e anedtico.
Foi o lingista Ferdinand de Saussure (1857-1913) quem inspirou os chamados crticos estruturalistas, particularmente em meados da dcada de 1960, na Frana, que comearam a investigar a filosofia como uma forma de discurso, entre outras. Seus seguidores, entre os quais Jacques Lacan (1901-81), Claude-Levi Strauss (1908-2009), Roland Barthes (1915-80) e Louis Althusser (191890), viram o mundo organizado em sistemas que se entrosam, aliados a estruturas profundas, nas suas prprias gramticas abertas anlise.
Segundo ROBSON & GROVES (1999), esse ponto de vista foi derrotado no fim dos anos 60 pelos chamados psestruturalistas, como: Jean-Franois Lyotard (1924-98), Gilles Deleuze (1925-95), Jean Baudrillard (1927-2007), Jacques Derrida (1930-2004) e Julia Kristeva (1941-).

Os estruturalistas concebiam o mundo como um conjunto de sistemas, em cada um dos quais cada um de seus elementos somente pode ser definido pelas relaes de equivalncia ou de oposio que mantm com os demais elementos. Esse conjunto de relaes formaria a ESTRUTURA. Procurando explorar as interrelaes as ditas "estruturas" atravs das quais o significado produzido dentro de uma cultura, seus expoentes foram criticados por serem no histricos e por favorecerem foras estruturais determinsticas em detrimento habilidade de pessoas individuais de atuar. Na arquitetura estruturalista, a indiferena quanto ao contexto urbano (acontextualidade) e o excessivo rigor projetual, calcado no emprego convencional da malha quadrangular do Estilo Internacional foram seus pontos neuvrlgicos no que se refere superao dos princpios anteriores do modernismo (JOEDICKE, 1983).
A proposta de integrao do passado, presente e futuro nas ARCHEFORMS propostas, criando uma disjuno entre a estrutura volumtrica-espacial e a apropriao espacial, ensejando a chamada clareza labirntica, foi o principal ponto de ataque do movimento, que no sobreviveu aps a dcada de 1970 (COLIN, 2004).

Como os maiores expoentes estruturalismo arquitetnico, citam-se:

do

ALDO VAN EYCK (1918-99): Arquiteto holands que estudou na Inglaterra e foi um dos fundadores do Team X, que rechaava o conceito moribundo do funcionalismo, atacando tambm a frivolidade da arquitetura neoracionalista. Tendo sido co-diretor da Revista Forum (1959/67), contribuiu para a difuso do estruturalismo e depois do brutalismo dos Smithson. Em colaborao com sua esposa Hannie Van Eyck (198-), desde 1943; e com scio Theo Bosh (1940-), entre 1971 e 1982, realizou uma arquitetura de rara modstia, mas muito criativa. Obras: Orfanato Municipal de Amsterd (1957/60), Driebergen Church (1965), Hubertus House (1973/78, Amsterd) e Sede Central da ESTEC (1986, Noordiwiujk, Hol.).

JACOB B. BAKEMA (1914-81): Arquiteto holands que, junto com seu scio Johannes H. Van Den Broek (1898-1978), tambm participou do Team X, sendo bastante influenciado pelas idias neoplsticas, partindo do estruturalismo para o brutalismo. Suas obras demonstravam grande preocupao social e a busca de uma sensao intimista entre arquitetura e indivduo. Obras de destaque: o Centro Comercial Lijnbaan de Roterd (1949/54), e a Prefeitura de Terneuzen (1963/72) e o Hospital Psiquitrico de Middelharnis (1973/74, Holanda). PETER (1923-2003) & ALISON SMITHSON (1928-93): casal de arquitetos estruturalistas ingleses que fundou o conceito brutalista. Participando do Team X, demonstraram insatisfao com o lirismo geomtrico e apontaram para uma volta ao amor pelos materiais e restabelecimento da relao entre forma construda e as atividades humanas. Sua teoria girava em torno de idias fechadas responsabilidade (obrigao do arquiteto diante da sociedade), objetividade (expresso verdadeira) e seriedade (utilizao manifesta dos materiais). Principais obras: Colgio Secundrio Hunstanton (1949/54, Norfolk), Dr. Sugden House (1957, Watford), The Economist Building (1959/65, Piccadily, London) e a Escola de Arquitetura da Universidade de Bath (1988/89).

Na arquitetura e urbanismo, foram essas as principais caractersticas da linguagem estruturalista:


a) Abordagem introspectiva, voltada para a personificao e hierarquizao dos espaos internos (nfase da estrutura organizativa interna em detrimento do aspecto exterior); b) Embora critique o reducionismo e a impessoalidade do Estilo Internacional, assimilava as prticas do gosto tecnolgico, ou seja, estruturas fsicas disciplindas, materiais e tcnicas industrializadas, etc., alm da indiferena em relao ao stio (acontextualidade); c) Tentativa, embora incipiente, de manejar o aparato terico da lingstica e da antropologia estrutural (privilegia a totalidade sobre as manifestaes parciais, assim como a interrelao das partes que sua manifestao isolada). d) Antecipao da esttica brutalista, isto , da exposio do contedo tecnolgico dos edifcios e aspecto de mau-acabamento (Esttica da Verdade).

111

RALPH ERSKINE (1914-2005): Arquiteto ingls que trabalhou principalmente na Sucia a partir dos anos 40, cujos edifcios humansticos e planos urbanos expressavam uma preocupao com a natureza dos materiais e o interrelacionamento humano. De fundamentos estruturalistas, produziu muitos bairros e conjuntos residenciais irregulares e complexos, levando-se em considerao questes como isolamento acstico e suficincia energtica. Empregando ao, madeira e chapas metlicas, buscava uma qualidade espacial. Alm dos seus vrios blocos residenciais na Sucia, as maiores obras de Erskine foram: o Hotel Turstico para Esquiadores em Borgafjll (1948, Avasjo, Lapnia), Fbrica Qumica em Gnests (1950), Casa Prpria em Drottningholm (1963), Clare Hall em Cambridge (1968, Inglaterra), Biblioteca da Universidade de Estocolmo (1983) e Terminal Vasa em Estocolmo (1984). HERMAN HERTZBERGER (1932-): Arquiteto holands que concedeu a mxima importncia aos valores sociais na hora de projetar seus edifcios. Formado pela Universidade Tcnica de Delft (1958), estabeleceu escritrio na sua cidade natal, Amsterd, lecionando na Academia de Arquitetura da cidade entre 1965 e 1970. Foi diretor da Forum, entre 1959 e 1963, quando divulgou suas idias sobre o estruturalismo. Alm disso, aplicou sua filosofia em edifcios, moradias, escolas e escritrios. Seu maior talento residiu em convertes idias sociais em realidade arquitetnica. Preferiu trabalhar com a multiplicidade celular extrema, aspirando alcanar sua identidade prpria. Ao invs de realar a massa, o volume e as circulaes lineares, subtrai os ncleos, as diversas rotas e os elementos construtivos individuais. Principais obras: Smithson High School (1949/54, Hunstanton, Norfolk); Diagoon House (1966/70, Delft); Garden Building St. Hildas College (1968, Oxford); Hobin Hood Gardens Housing Complex Poplar (1969/72, East London); Centraal Beheer Headquarters (1970/72, Apeldoorn); Asilo de Idosos De Drie Hoven (1972/74, Amsterd); Centro Musical Vredenburg (1976/78, Utrech), e o Kassel Housing Complex (1982, Kassel Alemanha).

NEOPURISMO
Em meados dos anos 60, uma corrente tardomoderna norte-americana propagava a desconfiana para com o modernismo, fazendo uso amaneirado de suas solues formais. Seu trabalho consistia em uma releitura da linguagem purista de Le Corbusier (1887-1965) dos anos 20, acrescentando-lhe um maior apuro tcnico, sobretudo no que se refere a materiais e acabamentos, alm de uma complexificao nos mtodos projetuais (CEJKA, 1996; COLIN, 2004).
Em 1969, em uma exposio do MoMA de Nova York, foi apresentado ao pblico o grupo NEW YORK FIVE ARCHITECTS NY5, que se propunha a superar os limites racionalistas atravs de uma abstrao extremizada e ps-moderna levada at o virtuosismo grfico, ou seja, o International Style seria entendido como fato do passado e seria atualizado por meio da ambigidade espacial (W OLFE, 1990).
O grupo apresentou uma arquitetura branca e pura que parecia mais modelada em carto do que construda. Passando a ser conhecidos como os whites, seus expoentes Richard Meier, Peter Eisenman, Charles Gwatmey, John Hejduk e Michael Graves todos na casa dos 30 anos, foram tachados pela crtica como representantes de uma moda oportunista ou uma experincia estril. Entretanto, suas obras revitalizaram as formas modernistas atravs da incorporao de mtodos informatizados.

GEORGES CANDILIS (1913-95): Arquiteto francs que trabalhou na reconstruo do segundo ps-guerra, conjuntamente a Alexis Josic (1921-) e Shadrach Woods (1923-73), repensando o modelo racionalista e aplicando-a a uma nova escala. Suas preocupaes bsicas eram: a estrutura espacial, a distribuio funcional, a relao interior/exterior e a configurao plstica. Fez uma srie de estudos sobre edifcios auto-suficientes ou ainda dotados de redes de infra-estrutura de apoio. Seus maiores trabalhos foram a Unidade de Habitao em Bagnols-Sur-Cze (1956), o Bairro Residencial em Fort-de-France (1957, Martinica) e o Plano Urbanstico de ToulouseLe-Mirail (1961, Frana).

O NEOPURISMO tambm foi chamado de produtivismo por defender o uso de sistemas industrializados tanto para a estrutura como para o tratamento mural e diviso interna, o que conferia aos edifcios um carter de produto industrial. As tcnicas priorizadas eram as de vidro estrutural (maiores vos e montagem rpida) e de painelizao (revestimento liso).

112

As principais caractersticas da arquitetura neopurista do NY5 eram:


a) Rigor disciplinar e puritano, expresso atravs de uma racionalidade sofisticada e aristocrtica inspirada nas formas puristas e neoplsticas dos anos 20, especialmente as de Adolf Loos (1870-1933), Le Corbusier (1887-1965), Gerrit Rietveld (1888-1964) e Giuseppe Terragni (1904-42); b) Incrementao da complexidade compositiva atravs do jogo criativo dentro da jaula conceitual, resultado do emprego de retculas bi e tridimensionais, recorte e interpenetrao de volumes, emaranhado estrutural em angulaes e sugesto de mecanismos; c) Independncia da arquitetura da paisagem e da histria (acontextualidade e antiornamentalismo), sendo que as plantas e fachadas marcam algumas transformaes internas e aplicao de sistemas coordenadores; d) Emprego abundante de superfcies envidraadas (vidro estrutural) e de painelizao com chapas de ao esmaltadas, recentemente substitudas por ACM (Alumynium Composite Material), uma chapa de alumnio enrijecido com resina sinttica (luva produtivista).

PETER EISENMAN (1932-): Arquiteto norteamericano que criou o chamado objeto axonomtrico, isto , a obra arquitetnica entendida como um n sinttico que deslumbra a vista e confundem mente, significando nada mais do que o prprio processo que a gerou. Atravs de colises geomtricas de planos e estruturas, vigamentos cruzam-se, perfis so rebatidos e superfcies cortadas. A partir de 1967, fez uma srie de pesquisas nos projetos das casas I a XI, experimentando metodologias compositivas sobre a trama cartesiana.

Estes foram os expoentes do NY5:


RICHARD MEIER (1934-): Arquiteto norteamericano que trabalhou com o SOM e Marcel Breuer, comeando a atuar independente em 1963. A fidelidade ao purismo corbusieriano projetou-o internacionalmente. A partir do plano e da cor branca como elementos bsicos, procura revelar contrastes, justaposies e superposies, em uma sintaxe dos espaos internos e externos atravs de sua estratificao horizontal e vertical. Enfatizando uma tecnologia controlada, insere-se no tardomodernismo pelo uso de grandes superfcies de vidro, retcula aplicada, planos delgados recortados e estruturas desprendidas da modulao bsica. Principais obras: Smith House (1965/67, Darien, Conn.), Foffman House (1966/67, East Hampton, N.Y.), Twin Parks Northeast (1969/73, Bronx NY), The Atheneum (1975/79, New Harmony Ind.), Museu de Artes Decorativas de Frankfurt (1979/85), High Museum of Art (1980/83, Atlanta, Georgia) e Museu J. Paul Getty (1984, Los Angeles CA).

Para Eisenman, espao, funo e mobilirio devem ser estruturados a partir de um sistema mental coordenador, tornando-se, nos anos 80, um dos precursores da arquitetura desconstrutivista. Destacaram-se: a Casa I ou Pavilho Bareholtz (1967/68, Princeton NJ), a Casa II ou Falk House (1969/71, Hardwick CT), a Casa III ou Miller House (1969/71, Lakesville CT), o Biozentrum (1987/89, Frankfurt-am-Main, Alemanha) e o Centro de Congressos de Ohio (1989, Columbus OH). CHARLES GWATHMEY (1938-): Arquiteto norte-americano que foi catedrtico nas Universidades de Yale, Columbia e Harvard, associando-se a Robert H. Siegel (1939-) a partir de 1968. Compartilha com o NY5 o interesse pela reciclagem dos modelos corbusianos atravs da experimentao grfica. Seus trabalhos mais recentes envolvem intervenes em entornos construdos, como a anexo do Guggenheim Museum de Frank Lloyd Wright. Destacaram-se tambm as casas de Amagansett NY, Gwathmey House (1965/67) e Tolan House (1970/71). JOHN HEJDUK (1929-2000): Arquiteto norteamericano que desenvolveu toda sua atividade experimental no campo do ensino na Cooper Union da Irwin Chanin Scholl of Architecture, New York. Comparado ao outros integrantes do NY5, seu mtodo era muito mais emprico, plstico, sensvel e prximo das necessidades materiais e simblicas das pessoas. Inspirandose no neoplasticismo e cubismo, decompe a arquitetura em suas formas geomtricas mais simples e expressivas, seguindo regras elementares, resultando em labirintos ceremoniosos e surrealistas. Principais obras: One Half House (1966), Wall House (1972), Bye House ou Wall House II (1973) e Casa NorteSul-Leste-Oeste (1975).

MICHAEL GRAVES (1934-): Arquiteto norteamericano que contribuiu com o NY5 atravs do projeto de sua Benacerraf House (1967/70, Princeton NJ), mas que acabou abandonando o neopurismo para adotar a fantasia psmodernista dos grises norte-americanos.

113

REABILITAO URBANA
Desde a Operazione Bologna e as demais experincias italianas em Roma, Veneza, Florena, Gnova, etc. com a conservao integrada, em fins dos anos 60, a poltica traada para os centros histricos no pde mais ser tratada de maneira autnoma e marginal poltica territorial. Entre as dcadas de 1970 e 1980, vrios governos, tanto na Europa como fora dela, passaram a renovar reas urbanas problemticas, atravs de programas de REABILITAO URBANA. Alm dos centros histricos de Paris e
Londres, cidades como Liverpool, Glasgow, Berlim, Hamburgo, Barcelona, Bilbao, Lisboa e Porto, alm de Vancouver, Toronto e Sidney, passaram por reestruturaes. Na Amrica, as experincias de Boston, Nova York, Baltimore, Miami e So Francisco, serviram de referncia para projetos 17 similares em todo o mundo .
O processo de renovao de PARIS iniciou-se em 1962 e durou cerca de duas dcadas, a partir de um amplo programa dirigido pelo ministro da cultura Andr-Georges Malraux (1901-76), que procurou restaurar antigos monumentos, ampliar seus acessos e reciclar suas estruturas, alm de promover a revitalizao de alguns bairros com base nas idias difundidas pelo arquiteto Philippe Panerai (1940-). Somente na dcada de 1980, no governo de Franois Miterrand (1916-96), que algumas obras foram concludas.

Tambm compuseram o PLANO DE RENOVAO DE PARIS as obras de:


a) Construo da Tour Montparnasse (1958/73), criada por uma equipe liderada por Eugnne Beaudouin (1898-1983), e do Centre Georges Pompidou (1972/77), o polmico edifcio hightech, projetado por Richard Rogers (1933-) e Renzo Piano (1937-), em pleno corao do Le Marais, que foi totalmente remodelado; b) Ampliao e modernizao do Muss du Louvre, em 1981, as quais incluram a transferncia do Ministrio das Finanas que ocupava a Ala Richelieu e a criao de uma nova entrada em forma de pirmide, projetada pelo arquiteto I. M. Pei (1917-); c) Criao de novos museus, como o Muse Picasso e o Muse dOrsay, de Gae Aulenti (1927-), frutos de reciclagens de prdios antigos em 1986; alm do Parc de La Villette (1984) e do novo bairro de La Defense (1989); d) Inaugurao em 1989 da pera de Paris Bastille, criada por Richard Meier (1934-). Grande parte de LONDRES foi arrasada por bombas na Segunda Guerra Mundial (1939/45), o que levou a vrias iniciativas de reconstruo funcionalista, alm de grandes eventos para o desenvolvimento da cidade, como os Jogos Olmpicos (1948) e o Festival da Gr-Bretanha (1951), para o qual foi construdo o Royal Festival Hall, de Robert Matthew (1906-75) e Leslie Martin (1908-99).

Em meados dos anos 60, quando


Londres liderava o mundo da moda e da msica popular, uma srie de relatrios o de Milner Holland (1965) sobre a habitao em Londres; o de Plowden (1967) sobre escolas primrias; e o de Seebohm (1968) sobre servios sociais marcou a redescoberta oficial da pobreza por parte do establishment britnico, que promoveu alguns projetos de renovao.
Iniciados em 1969 e interrompidos em 1976, os Community Development Projects CDP visavam despertar a conscincia das comunidades carentes locais, promovendo sua participao no planejamento urbano. As equipes que os implementavam proclamavam que o problema de Saltley, em Birmingham; ou Benwell, em Newcastle-upon-Tyne, por exemplo era estrutural: a nova palavra em voga nas universidades e que passava a integrar o vocabulrio urbanstico. A orientao e controle do crescimento urbano foram de repente substitudos pela obsesso de encoraj-lo a todo custo (HALL, 2002).

Uma das primeiras reas a ser remodelada foi a do antigo mercado de Les Halles, que funcionava no mesmo local desde 1183, no Beaubourg, dando lugar a um complexo de uso misto inaugurado em 1979. Problemas de trfego fizeram com que fosse transferido para os subrbios e, entre 1963 e 1969, organizaes municipais proporam a instalao de uma nova estao de baldeao da Rede Expressa Regional RER. Em 1969, os histricos pavilhes de vidro do mercado geral de gneros alimentcios foram demolidos, gerando muitos protestos. Em seu lugar, nasceu um complexo de lojas e lazer, o Forum Les Halles, criado por Ricardo Bofill (1939-) e que demorou dez anos para ser concludo.
17

A partir de ento, a receita mgica para


a revitalizao urbana passou a ser um novo tipo de parceria criativa entre o governo municipal e o setor privado. Os chamados YUPPIES ou young urban professional people (jovens profissionais urbanos) elitizariam as degradadas reas residenciais vitorianas prximas do centro de Londres; e injetariam seu dinheiro em lojas, bares e restaurantes, como ocorreu em Covent Garden, que desde o sculo XVII, era o maior mercado atacadista de frutas e verduras de Londres para 1974 ser transferido e o local transformado um ponto de compras da moda e em uma concorrida zona turstica.

Os casos mais emblemticos desse novo perfil de interveno urbana foram as obras renovadoras das Docklands de Londres e Liverpool, feitas nos anos 80; o Parc Olimpic de Barcelona; o Plano Estratgico de Lisboa e o Puerto Madero de Buenos Aires, nos anos 90; assim como o Inner Harbor Redevelopment de Baltimore, a reestruturao do waterfront de Boston e o South Street Seaport de Nova York, nos EUA. Houve tambm reflexos no Brasil, com aes em So Lus, Recife, Salvador, Curitiba e Rio de Janeiro.

114

You might also like