You are on page 1of 12

O que e o que mede o CTOD?

? CTOD Crack Tip Opening Displacement, ou seja, tamanho de abertura na ponta da trinca medida em milmetros. Essa medida feita para se medir a tenacidade do material ou capacidade de resistir propagao de uma possvel trinca ou defeito na estrutura de um componente.

Procedimento para medio do CTOD.


Etapa 1 Escolha, dimensionamento do CP e dispositivos para ensaio. a) Analise critica do tipo de operao e carregamento a qual o material estar sujeito. b) Ento, definir em qual orientao do componente se deseja medir a tenacidade fratura. i. Em toda a espessura do componente ii. Transversalmente iii. Longitudinalmente iv. Radialmente c) Aps passo (b) verificar a possibilidade de retirada do CP ( quando houver disponibilidade de material utilizar CP SE(B) seco retangular segundo caso utilizar CP C(T) e em casos especficos utilizar CPs SE(B) seco quadrada e A(B). d) Confeco do CP e do entalhe. Obs: Seguir relao entre as dimenses (W, B,S) descritas pelas figuras 2,3,6,7,9 e 10 presentes na norma ASTM E1290, no apenas para os CPs mas tambm para os dispositivos (fixadores, pinos e clevis) dos testes. 1

CP SE(B) seco retangular -

CP SE(B) seco quadrada

CP A(B) -

Dispositivo de fixao e pinos do ensaio tipo dobramento em trs pontos

Dispositivo de fixao (clevis) do ensaio tipo trao

CP1 C(T)

CP2 C(T) -

Obs2: O entalhe de pr-trincamento deve ter ngulo que pode variar entre 30 e 60 (sempre dando preferncia a ngulos menores que facilitam o crescimento ideal da trinca de fadiga), e o valor de N (indicado na figura abaixo) para entalhes estritos deve ser de no mximo 0,01W e para entalhes largos deve ser de no mnimo 0,063W ou 6,25mm (o que for maior). J com o raio do entalhe deve 0,08mm ou menor, para um entalhe em V.

Obs3: Quanto ao comprimento do entalhe (a0) a norma no determina um comprimento ideal logo este deve ter um comprimento varivel dependendo da razo (a/W) que desejasse obter no final. Sempre lembrando que a trinca de fadiga deve ter um comprimento mnimo de 1,3mm ou 2,5% de W, logo o entalhe deve permitir que aps o crescimento da trinca de fadiga a razo (a/W) esperada seja alcanada.

Etapa 2 Pr-trincamento por fadiga. a) Calcular carga mxima de pr-trincamento segundo K1c Max. para determinadas situaes conforme descrito no procedimento 7.4.6 da norma ASTM E1290.(utilizar tabelas do Excel) Kmax = Y * Pmax / (B * W/) Pmax = (Kmax * B * W/) / Y Onde, Y uma fator de correo geomtrico; Pmax a carga mxima; B a espessura; e W a largura do CP Obs1: Utilizar tabelas 1 e 2 para calcular o Y. Obs2: necessrio saber qual a razo a0/W que deseja-se obter. Obs3: Caso a carga mxima seja hiper estimada a zona deformada na ponta da trinca pode influenciar no resultado do ensaio. Obs4: Pode-se realizar a abertura da pr trinca em duas etapas, uma primeira onde a carga mxima maior ( abertura de trinca mais rpida) e uma segunda etapa onde a carga mxima menor (melhor controle do tamanho da trinca inicial). b) Utilizar a freqncia que se achar adequado para abertura da trinca, pode-se utilizar a maior freqncia possvel.(determinada pela maquina a ser utilizada) c) Utilizar curva senoidal com R = Pmin / Pmax = 0.1 para o ciclo de carregamento, ou seja, carga mnima deve ser igual a 10% da carga mxima. d) A pr trinca de fadiga deve ter no mnimo 2,5% de W ou 1,3mm de afastamento do fim do entalhe usinado. Obs1: A carga mxima que o CP ir resistir durante o ensaio em si ser entre 3 e 4 vezes a carga mxima utilizada para o pr trincamento, essa informao faz necessria para saber se a capacidade de carga da maquina de trao ser suficiente para realizar o ensaio. OBS2: A pr trinca de fadiga deve crescer sempre de forma perpendicular a tenso aplica de forma uniforme em toda a espessura do CP e deve estar no centro do entalhe como na figura abaixo:

Etapa 3 Procedimento de ensaio do CP previamente trincado por fadiga. a) Utilizar taxa de carregamento tal que o fator de intensidade de tenses do material esteja entre 0,55 e 2,00 MPa m/s. b) Quanto a temperatura recomendado manter-se a temperatura o mais prximo possvel da temperatura de trabalho do componente tendo uma variao mxima de +- 2C. Quando se for utilizar um meio liquido para estabelecer a temperatura deve-se manter o CP no meio liquido ou gasoso por pelo menos 30 s/mm de espessura aps a superfcie ter atingido a temperatura de ensaio. c) TESTE CP SE(B) e A(B) Instalar o dispositivo de fixao e posicionar o CP de forma que a linha de carregamento seja exatamente no centro (entalhe) do CP, posicionamento segundo figura 2 da ASTM E1290, fixar o clip gage e realizar dobramento em trs pontos com taxa previamente descrita no item (a) registrando em grfico uma curva de carga(P) versus deslocamento medido pelo clip gage.

d) TESTE CP C(T) Prender o CP nos clevis atravs dos pinos de fixao, fixar o clip gage no entalhe e realizar trao com taxa previamente descrita no item (a) registrando em grfico uma curva de carga(P) versus deslocamento medido pelo clip gage. Para minimizar os erros de movimentao/deformao dos pinos e de excentricidade de carregamento por desalinhamento, os pinos devem ser montados com um deslocamento horizontal mximo entre seus eixos de 0,8mm.

OBS1 Em caso de uma descontinuidade no ensaio por algum motivo no sistema de teste, ou por que o clip gage atingiu o seu afastamento mximo, ou por algum erro no sistema de aquisio de dados do grfico, o teste deve ser considerado INVALIDO. OBS2 Em casos de CP C(T) pode se utilizar facas para prender o clip gage como mostrado na figura abaixo e especificado na figura 4 da ASTM E1290, onde tambm se especifica que em CPs SE(B) e A(B) h possibilidade da confeco de um pequeno entalhe na ponta do entalhe original para o posicionamento do clip gage. Figura da norma para CP C(T) -

Figura mostrando na pratica o posicionamento do clip gage em CP C(T) -

Figura da norma para CP SE(B) e A(B), indicando tipo de usinagem que se permite fazer para fixao do clip gage no CP -

Etapa 4 Calculo do CTOD a) O grfico de carga versus abertura de trinca medida pelo clip gage obtido no ensaio ser como um dos cinco mostrados na figura abaixo:

Os casos (I) e (II) fornecem o CTOD (c) critico, que ocorre quando h pouca deformao plstica (fratura quase que totalmente por clivagem), e pode ser calculado utilizando o deslocamento Vp para a carga Pc e o deslocamento elstico Vc. Os casos (III) e (IV) fornecem o CTOD (u) com uma propagao de trinca estvel, a>0,2mm seguido de uma propagao instvel, utiliza-se o deslocamento Vp para a carga Pu e o deslocamento elstico Vu para calcul-lo. O caso (V) fornece o CTOD (eot) correspondente a propagao lenta de trinca estvel (de maneira totalmente dctil), e utiliza-se o deslocamento Vp para a carga Peot e o deslocamento elstico Veot para calcul-lo. OBS1: Para saber se durante um pop-in trata-se de Pc e Vc ou Pu e Vu faz-se o calculo de um fator que representa o aumento do acumulo do complience devido a propagao da trinca, chamado fator F, onde se F>0,05 esse pop-in deve ser considerado e se F<0,05 esse pop-in pode ser ignorado:

b) Mtodo de calculo de c, u e eot: tendo os dados de abertura de trinca obtidos pelo clip gage deve-se fazer uma converso para o valor de CTOD relevante, usando a seguinte relao:

Onde,

- K = Y*P/(B*W/); - Y o fator de correo geomtrica; - P a fora correspondente a Pc, Pu ou Peot; - o coeficiente de Poisson do material; - ys a tenso limite de escoamento; - ts a tenso limite de resistncia; - y a tenso limite de escoamento efetiva na temperatura de interesse; - E o mdulo de elasticidade do material na temperatura de interesse; - Ap a rea sob a curva de carga versus a componente plstica da abertura medida pelo clip gage; - Z a distancia entre a ponta da faca do clip gage, e a superfcie do CP SE(B) ou a linha de carregamento do CP C(T); - M funo de A0, A1, A2, A3 e ys/ ts; - funo de a0/W; - funo do tipo de corpo de prova e de W.

Figura ilustrativa de uma curva obtida em um ensaio indicando parte elstica e plstica do ensaio -

10

Etapa 5 Validao do ensaio. a) Deve se realizar a medio de nove pontes igualmente espaados e obter a media entre essas medidas e a diferena entre o valor mximo e o mnimo no pode ser maior do que 10% do tamanho inicial da trinca de fadiga (a0). b) Nenhuma parte da frente da pr-trinca de fadiga poder estar a menos de 2,5% de W ou 1,3mm (o que for maior) do fim da usinagem (entalhe). c) O plano da superfcie de propagao da trinca de fadiga no pode exceder um ngulo de 10 do plano do entalhe. d) A frente da trinca de fadiga no pode ser multi-planar ou ramificada.

11

Etapa 6 Relatrio a) O relatrio deve conter os seguintes dados segundo a norma ASTM E1290: I. A configurao do Corpo de Prova II. O plano de orientao da trinca de acordo com a terminologia da norma ASTM E1823 III. Temperatura de teste IV. A taxa de deslocamento utilizada no ensaio, que pode ser dada em mm/min. V. O tempo de ensaio para se chegar a carga Pm. VI. Tenso limite de escoamento e de resistncia a temperatura ambiente. VII. Tenso limite de escoamento e de resistncia a temperatura de ensaio. VIII. CTOD, c, u ou eot em mm, o mais apropriado, com a acercea de duas figuras diferentes IX. Espessura (B) em mm do CP. X. Largura (W) em mm do CP. XI. Espaamento entre pinos de fixao (S) para os CPs SE(B) e A(B). XII. Tamanho de ligao inicial (b0) do CP no trincado. Onde, b0 = W - a0 XIII. Distancia de afastamento do cilp gage (z, em mm) da superfcie para CP SE(B) e da linha de carregamento para CP C(T). XIV. Tamanho de trinca inicial (a0, em mm) e, se aplicvel tamanho fsico da trinca ap = ap- a0 XV. Registro da carga XVI. Os deslocamentos registrados pelo clip gage, plstico (Vp) e elstico (Vc e Vu), todos em mm. XVII. Parmetros de pr-trincamento e observaes. XVIII. Faixa do fator de intensidade de tenses (K em MPa*m/), para a parte final do pr-trincamento. XIX. Temperatura do CP durante o pr-trincamento (C). XX. A razo das foras aplicadas no pr-trincamento (R = Pmin / Pmax). XXI. Detalhes de qualquer pop-in que venha a ser ignorado de acordo com o procedimento 9.1.4.

12

You might also like