You are on page 1of 7

Ceclia Azevedo Lima Collares(1) Maria Aparecida Affonso Moyss(2) A Transformao do Espao Pedaggico em Espao Clnico (A Patologizao da Educao)

O termo medicalizao refere-se ao processo de transformar questes no-mdicas, eminentemente de origem social e poltica, em questes mdicas, isto , tentar encontrar no campo mdico as causas e solues para problemas dessa natureza. A medicalizao ocorre segundo uma concepo de cincia mdica que discute o processo sade-doena como centrado no indivduo, privilegiando a abordagem biolgica, organicista. Da as questes medicalizadas serem apresentadas como problemas individuais, perdendo sua determinao coletiva. Omite-se que o processo sade-doena determinado pela insero social do indivduo, sendo, ao mesmo tempo, a expresso do individual e do coletivo. Um exemplo gritante de como se medicalizam as grandes questes sociais constitui o prprio processo sade-doena, que vem sendo transformado em um problema mdico, referente a cada indivduo em particular.

1 Professora Doutora no Depto. de Psicologia Educacional da Faculdade de Educao da Unicamp. 2 Professora Doutora no Depto. de Pediatria da Faculdade de Cincias Mdicas da Unicamp.

25

Esse processo de medicalizao ocorre em escala crescente nas sociedades ocidentais e, na maior parte das vezes, representa a pura biologizao de conflitos sociais. Como elemento final comum recorre-se ao reducionismo biolgico, segundo o qual a situao de vida e o destino de indivduos e grupos poderiam ser explicados por - e reduzidos a - caractersticas individuais. Por essa viso de mundo, as circunstncias sociais, polticas, econmicas, histricas teriam mnima influncia sobre a vida das pessoas; da decorre que o indivduo seria o maior responsvel por seu destino, por sua condio de vida, por sua insero na sociedade. O sistema sociopoltico praticamente desresponsabilizado, em uma concepo funcionalista bastante bem-elaborada e eficiente. Eficiente a ponto de terminar pela culpabilizao da vtima, segundo RYAN (1976), e de conseguir que a prpria vtima se considere culpada! A biologizao da sociedade s consegue se difundir to rapidamente, e ser to facilmente aceita, por trazerem si a mesma ideologia que permeia todo o sistema de preconceitos que opera na vida cotidiana de cada homem. Ento, incorporada a esse sistema com grande facilidade, sem conflitos ideolgicos ao contrrio, resistir a ela gera conflitos -, e infiltra-se no "bom-senso", no "senso comum", termos usualmente empregados para nomear/escamotear esse sistema de preconceitos no qual opera o pensamento do homem em sua vida de todo dia. A Educao, assim como todas as reas sociais, vem sendo medicalizada em grande velocidade, destacando-se o fracasso escolar e seu reverso, a aprendizagem, como objetos essenciais desse processo. A aprendizagem e a no-aprendizagem sempre so relatadas como algo individual, inerente ao aluno, um elemento meio mgico, ao qual o professor no tem acesso portanto, tambm no tem responsabilidade. Ante ndices de 50, 70% de fracasso entre os alunos matriculados na 1 srie da Rede Pblica de Ensino brasileira, o diagnstico centrado no aluno, chegando no mximo at sua famlia; a instituio escolar, a poltica educacional raramente so questionadas no cotidiano da Escola. Aparentemente, o processo ensino-aprendizagem iria muito bem, no fossem os problemas existentes nos que aprendem. At alguns anos atrs, a biologizao da Educao era feita basicamente pela cincia mdica, concretizada pelos profissionais mdicos, atuando tanto na Rede Pblica de Sade, como em consultrios particulares e, principalmente, nas faculdades. Dessa circunstncia advm o termo medicalizao para nomear essa prtica. Entretanto, mais recentemente, com a criao/ampliao de campos do conhecimento, novas reas, com seus respectivos profissionais, esto envolvidas nesse processo. So psiclogos, fonoaudilogos, enfermeiros, psicopedagogos que se vm aliar aos mdicos em sua prtica biologizante. Da a substituio do termo medicalizao por um outro mais abrangente patologizao -,uma vez que o fenmeno tem-se ampliado, fugindo dos limites da prtica mdica. 26

De que maneira ocorre a patologizao do fracasso escolar? Basicamente sob duas vertentes(3): O fracasso escolar seria uma conseqncia da desnutrio; obviamente, essa apresentao s ocorre para as crianas da classe trabalhadora. O fracasso escolar seria o resultado da existncia de disfunes neurolgicas, incluindo-se aqui a hiperatividade, a disfuno cerebral mnima, os distrbios de aprendizagem, a dislexia; inicialmente essa forma restringia-se s crianas das classes mdia e alta, porm, atualmente, est disseminada inclusive entre a classe trabalhadora, criando uma situao no mnimo esdrxula - uma mesma criana ser rotulada de deficiente mental por desnutrio e de dislxica. A relao entre desnutrio e fracasso escolar j foi objeto de muitos trabalhos cientficos. Sinteticamente, podem-se recolocar os pontos fundamentais para esta discusso. A controvrsia sobre a influncia da desnutrio no desenvolvimento cognitivo refere-se desnutrio grave, de terceiro grau, que ocorra por um longo perodo no incio da vida, quando o sistema nervoso central est-se desenvolvendo. consenso entre os autores que se dedicam a estudar o assunto, adotando os preceitos mnimos do mtodo cientfico, que formas mais leves de desnutrio no tm qualquer repercusso sobre o sistema nervoso central, mesmo em termos de anatomia. Essa controvrsia ocorre pela impossibilidade metodolgica de se isolar a desnutrio de seus determinantes sociais e econmicos, aliada ao fato de que tais determinantes so os mesmos que devem ser considerados quando se fala em desenvolvimento cognitivo. Admite-se, hoje, que a desnutrio grave, no incio da vida e de longa durao, pode interferir no desenvolvimento das funes intelectuais superiores mais complexas do ser humano, principalmente o raciocnio abstrato superior. Estas funes, as mais complexas e sofisticadas do homem, sem dvida, nem ao menos esto desenvolvidas aos sete anos de vida; portanto, no podem constituir substrato necessrio para a alfabetizao. A afirmao de que a desnutrio uma causa importante do fracasso escolar incorre em dois vieses metodolgicos: As crianas matriculadas na Rede Pblica de Ensino so portadoras de desnutrio leve, de primeiro grau, portanto sem alteraes no crebro. Est-se falando em alfabetizao, processo de aprendizagem que obviamente necessita de funes intelectuais superiores, porm no as mais complexas; ante o potencial cognitivo do ser humano, pode-se mesmo considerar que o processo de alfabetizao relativamente simples para o homem. Entretanto, importante enfatizar que, diferentemente do que se afirma muitas vezes na Universidade, a desnutrio ainda persiste como uma das principais causas do fracasso escolar no discurso e nas aes dos professores.

' Discutirem profundidade cada uma destas duas formas de apresentao de um mesmo processo ideolgico foge aos objetivas deste texto e, para tanto, remetemos a outros trabalhos de nossa autoria, j publicados e listados na bibliografia apresentada ao final deste texto.

27

Em pesquisa recente, desenvolvida por ns na Rede Municipal de Ensino de Campinas, entrevistando diretores e professores sobre quais seriam as causas do fracasso escolar, encontram-se algumas falas que ilustram nossas afirmaes anteriores. Com a palavra, professores e diretores: Fisicamente a Eliana magrrima (...) tem cabelo ralo, tem manchas nos braos e pernas (...) o pior que a me tem uma aparncia tima. a subnutrio. A Daniela tambm subnutrida, magrinha, muito enjoada, nunca come a merenda (...) Mas a subnutrio na Carla mais gritante. Com subnutrio no d mesmo para aprender (...)" A Juliana o seguinte: a me separada do pai, a me tem paralisia, eles passam fome, so desnutridos mesmo. No conseguem por isso aprender. No sei o que seria aconselhvel, mdico ou psiclogo?" "(...) Causas do no-aprender? Bem.., a alimentao... problemas em casa... A gente v logo que desnutrida. Se ela mal-alimentada, a cabecinha no pode mesmo funcionar. No geral o organismo todo que est comprometido, tem problema neurolgico por causa da desnutrio (...)'" A incorporao da crena de que a desnutrio responsvel pelo fracasso escolar ao sistema de preconceitos pode ser evidenciada no fato de que, como resultado de reciclagens, cursos de extenso, o discurso das professoras se modifica, se moderniza; a patologizao passa a ocorrer sob novas formas, de acordo com as circunstncias, com a "moda". Porm, quando se permite que esse novo discurso se estenda, quando se pergunta um pouco mais, aparece o mesmo velho discurso: "(...) ela no consegue mesmo aprender prsilbica (...) ela imatura, desnutrida (...)". Os mitos, as crenas resistem inabalavelmente ao confronto com a realidade. No mximo, transmutam-se em aparentes novos mitos, novas crenas, para permanecerem exatamente iguais. A outra maneira de se patologizar a no-aprendizagem consiste nas disfunes neurolgicas, sendo os distrbios de aprendizagem sua forma de expresso mais em

'Nenhuma destas crianas era desnutrida ao exame clnico.

28

moda atualmente. Sobre este assunto, podemos afirmar que at hoje, cem anos depois de terem sido aventados pela primeira vez por um oftalmologista ingls, no se provou sua existncia. uma longa trajetria de mitos, estrias criadas, fatos reais que so perdidos/omitidos... Trata-se de uma pretensa doena neurolgica jamais comprovada; inexistem critrios diagnsticos claros e precisos como exige a prpria cincia neurolgica; o conceito vago demais, abrangente demais... Como diferenciar uma criana dislxica de uma mal-alfabetizada? Esse um dos pontos centrais da discusso. Para esse grupo de pretensas patologias, a nica coisa precisa a necessidade de longos e caros tratamentos em clnicas de distrbios de aprendizagem. A proliferao dessas clnicas um timo indicador da freqncia crescente com que esse "diagnstico" tem sido feito. A patologizao da aprendizagem constitui um processo em expanso, que se dissemina rapidamente, com grande aceitao geral. Os pais das crianas reagem a seus resultados como se a uma fatalidade. Para os professores, representa um desviador de responsabilidades - "Eu fao o que posso, mas eles no aprendem:'. A instituio escolar, parte integrante do sistema sociopoltico, legitima suas aes e suas no-aes, pois o problema decorreria de doenas que impedem a criana de aprender. A difuso acrlica e crescente de "patologias" que provocariam o fracasso escolar- de modo geral, "patologias" maldefinidas, com critrios diagnsticos vagos e imprecisos tem levado, de um lado, rotulao de crianas absolutamente normais e, de outro, a uma desvalorizao crescente do professor, cada vez menos apto a lidar com tantas "patologias" e "distrbios". A criana estigmatizada incorpora os rtulos, introjeta a doena. Passa a ser psicologicamente uma criana doente, com conseqncias previsveis sobre sua autoestima, sobre seu autoconceito e, a sim, sobre sua aprendizagem. Na prtica, ela confirma o diagnstico/rtulo estabelecidos Uma outra agravante decorre do fato de que parece que a nica preocupao consiste em encontrar "diagnsticos" que expliquem, justifiquem o no-aprender. No se trata de buscar um diagnstico real para uma ao efetiva, no sentido de minimiz-lo, ou mesmo anul-lo. Uma vez feito o "diagnstico", cessam as preocupaes e angstias... Uma professora de 1 srie em uma Escola em Campinas encaminhou dez crianas (de uma classe com 31 alunos) para serem avaliadas por profissionais do Servio de Sade Mental; dessas, trs foram triadas para um tratamento com a psicopedagoga do servio, porm ficaram aguardando vagas. A partir da, a professora, mais tranqila, s se refere a esses alunos como os DMs (Deficientes Mentais): "Os trs com DM esto esperando a vaga, mas no sei quando (...) continuam comigo, mas no fazem nada (...)".

5 Para uma discusso mais adequada do assunto, indicamos o trabalho "A Histria No Contada dos Distrbios de Aprendizagem", Cadernos Cedes, 28.

29

E quando indagada se no gostaria que algum esclarecesse o que estaria acontecendo com eles e se no achava que, no caso, a psicloga deveria dar-lhe algum tipo de orientao, respondeu: (...) eu no sei... elas so muito ocupadas l tambm, elas tm crianas l que no do conta de atender, ento ela j fez o teste e j foi aprovado e ela disse que agora tem que esperar a vaga na Sade Mental, s isso... ". Infelizmente, deve-se ressaltar que este no um episdio isolado. muito comum profissionais tanto da Educao como da Sade quase que se contentarem com um "diagnstico". A busca por tratamento eficaz, por solues efetivas, bem, isso j uma outra histria... Do outro lado da moeda, os professores, que deveriam ser tambm os responsveis por analisar e resolver problemas educacionais, assumem uma postura acrlica e permevel a tudo; transformam-se em mediadores, apenas triando e encaminhando as crianas para os especialistas da Sade. Essa prtica acalma a angstia dos professores, no s por transferir responsabilidades, mas principalmente porque desloca o eixo de preocupaes do coletivo para o particular. O que deveria ser objeto de reflexo e mudana o processo pedaggico - fica mascarado, ocultado pelo diagnosticar e tratar singularizados, uma vez que o "mal" est sempre localizado no aluno. E o fim do processo a culpabilizao da vtima e a persistncia de um sistema educacional perverso, com alta eficincia ideolgica. Voltemos a ouvir os professores... "A OP sugeriu que separssemos os alunos que apresentam dificuldades para aprender para que o psiclogo pudesse fazer o diagnstico... " "Tem criana que desde o primeiro ms percebi que no ia. Tem criana doente na classe; tem criana com baixo peso, tem a que no enxerga, tem aquelas que no tm coordenao motora e tudo isto interfere no aprendizado. No comeo do ano j tinha alunos que por mais que eu fizesse, por mais que eu me esforasse, que desse de mim, eles no iam. E vo repetir mesmo. " "As crianas se interessam em ler, at brigam por causa de livrinhos, mas as lies da lousa, `separe silabas' ou 'forme frases', levam mais de meia hora para fazer... so muito lentas... " 30

Com isto, o espao eminentemente pedaggico da instituio escolar tem-se esvaziado, tem-se tornado vago. Uma instituio social em que seus atores - os profissionais da Educao -,rebaixados na escala social, com salrios aviltantes, sentindo-se incapazes, expropriados de seu saber, esto prontos a delegar seu espao, prontos a submeterem-se a uma nova ordem. O trabalho pedaggico, desqualificado, cede terreno para o trabalho de outros profissionais, estimulados pela necessidade de mercado de trabalho. O espao escolar, voltado para a aprendizagem, para a normalidade, para o saudvel, transforma-se em espao clnico, voltado para os erros e distrbios. Sem qualquer melhoria dos ndices de fracasso escolar... Porm, se as crianas continuam no aprendendo, a isto agrega-se, em taxas alarmantes, a incorporao da doena... uma doena inexistente...

Bibliografia COLLARES, C. A. L., MOYSS, M. A. A. Educao ou sade? Educao X sade? Educao e sade! Cadernos Cedes, So Paulo: Cortez/Cedes, n. 15, 1985. MOYSS, M. A. A., LIMA, G. Z. Desnutrio e fracasso escolar: uma relao to simples? Ande, n. 5, p. 57, 1982. MOYSS, M. A. A., COLLARES, C. A. L. Sobre alguns preconceitos no cotidiano escolar. In: Alfabetizao: passado, presente, futuro. So Paulo: FDE, 1993. p. 9-25. (Srie Idias, 19). _____. A histria no contada dos distrbios de aprendizagem. Cadernos Cedes, Campinas: Papirus/Cedes, n. 28, 1992. RYAN, W. Blaming the victim. New York: Vintage Books Edition, 1976.

31

You might also like