You are on page 1of 6

Epistemologia: teoria do conhecimento por oposio a teoria da opinio.

um ramo da filosofia que estuda os problemas filosficos relacionados com a crena e o conhecimento. o estudo cientfico da cincia da sua natureza e ainda das suas limitaes. A epistemologia o estudo crtico da forma da cincia.

Caracterize a Cincia Moderna como dogmatismo e contra o cepticismo.

ruptura epistmico-metodolgica

contra o

A cincia moderna marca uma profunda alterao do mundo como at ento se via o mundo. A cincia moderna torna-se matematizada, experimental. Galileu introduziu a incorporao da linguagem matemtica cincia moderna, transformando o conhecimento num saber activo, isto , que no se limita a contemplar a natureza, mas consegue at transform-la atravs da tcnica. Por outro lado, no contexto moderno, ao contrrio do que ocorreu at a Idade Mdia, o conhecimento passa a ser fragmentado em cincias particulares, produzindo uma viso parcial e especializada do mundo o que a leva a fugir tanto ao dogmatismo como ao cepticismo. Para compreender esta confiana epistemolgica necessrio descrever, ainda que sucintamente, os principais traos do novo paradigma cientfico. Cientes de que o que os separa do saber aristotlico e medieval ainda dominante no apenas nem tanto uma melhor observao dos fatos como sobretudo uma nova viso do mundo e da vida, os protagonistas do novo paradigma conduzem uma luta apaixonada contra todas as formas de dogmatismo e de autoridade. Esta nova viso do mundo e da vida reconduz-se a duas distines fundamentais, entre conhecimento cientfico e conhecimento do senso comum, por um lado, e entre natureza e pessoa humana, por outro. Ao contrrio da cincia aristotlica, a cincia moderna desconfia sistematicamente das evidncias da nossa experincia imediata.

Descreva a soluo kantiana para o enigma do conhecimento e das contradies entre racionalismo e empirismo e entre idealismo e realismo.

Exponha a concepo positivista da Cincia: Segundo A. Comte A filosofia positivista de A. Comte nega que a explicao dos fenmenos naturais, assim como sociais, provenha de um s princpio. A viso positivista dos fatos abandona a considerao das causas dos fenmenos (Deus ou natureza) e pesquisa suas leis, vistas como relaes abstractas e constantes entre fenmenos observveis. Segundo o positivismo crtico de K. Popper Popper argumentou que a teoria cientfica ser sempre provisria. No possvel confirmar a veracidade de uma teoria pela simples constatao de que os resultados de uma

previso efectuada com base naquela teoria se verificaram. Essa teoria dever gozar apenas do estatuto de uma teoria no (ou ainda no) contrariada pelos factos. Segundo o Positivismo Lgico do Crculo de Viena A metodologia para a obteno de verdades apresentada pelo Crculo, o Positivismo Lgico, calcava-se no indutivismo e, embora no pudesse garantir uma certeza absoluta, o aumento probabilstico da verificabilidade de sua base emprica poderia ser encarado como uma progresso na obteno de determinada verdade, ratificando, deste modo, determinada teoria. Neste prisma, qualquer hiptese, lei ou teoria deveria ser capaz de ser observao e experimentao, sem as quais, seriam descartadas, sendo consideradas desprovidas de sentido.

Explique a crtica de Kuhn viso continuista e cumulativa do processo histrico da Cincia de K. Popper. Kuhn constitui um marco importante na perspectiva do desenvolvimento cientfico na medida em que se ope a uma concepo de cincia explicativa. Neste sentido, Kuhn vai tentar desenvolver as suas teorias epistemolgicas num contacto mais estreito com a histria das cincias. O aspecto mais importante da sua teoria reside na nfase dado ao carcter revolucionrio do prprio progresso cientfico. Este d-se, segundo Kuhn, mediante saltos e no numa linha contnua. Neste sentido, a forma como Kuhn v o progresso cientfico implica a abordagem de alguns conceitos fundamentais: "paradigma", "cincia normal", "anomalia , e "revoluo". A fase que precede a formao da cincia caracterizada por toda uma actividade diversa e por toda uma desorganizao que s mediante a adopo de um paradigma se estrutura. O paradigma ser assim uma estrutura mental assumida que serve para classificar o real antes do estudo ou investigao mais profunda, o que comporta elementos de natureza metodolgico-cientfica, mas tambm metafsica, psicolgica, etc. O que Kuhn designa de cincia normal ser o perodo em que se actua dentro de um dado paradigma que perfilhado por uma comunidade cientfica. Os cientistas avanam, neste perodo, dentro dos problemas que o paradigma assumido permite detectar. Ao fazerem-no, experimentam dificuldades ou problemas que, por vezes, o paradigma no consegue resolver, as chamadas "anomalias". Quando estas ultrapassam o controle, instala-se uma crise que s ser resolvida pela emergncia de um novo paradigma. chegada ento a revoluo cientfica: muda-se a forma de olhar o real, criam-se novos paradigmas. A adopo de um novo paradigma, a nvel individual, descrita por Kuhn como uma espcie de "converso" que envolve todo um possvel conjunto de razes. Aps a adopo de um novo paradigma inicia-se um perodo de cincia normal at que uma nova crise se instale.

Descreva a crtica de P. Feyerabend Razo e ao Mtodo. Feyerabend sendo o partidrio de um anarquismo epistemolgico props que, na cincia vale tudo . A ideia de um mtodo fixo, ou de uma teoria fixa de racionalidade, assenta na viso demasiado ingnua do homem e das condies sociais que o rodeiam. Para os que tm olhos para a riqueza do material histrico, e no pretendem empobrec-lo a fim de

satisfazer os seus instintos mais baixos, a sua fome de segurana intelectual sob a forma de clareza, preciso, objectividade , verdade , evidente que existe apenas um princpio susceptvel de ser definido em todas as circunstncias e em todas as fases da evoluo humana. O princpio vale tudo . Em Adeus razo uma das obras polmicas de Feyerabend, onde se desafiam os maiores dogmas do mundo contemporneo para defender os benefcios da diversidade e das mudanas culturais frente s certezas uniformes e homogeneizantes da racionalidade cientifica., baseada nos ideais de razo e objectividade. Feyerabend deixa bem claro que a variedade cultural que defende no est em conflito com a cincia, desde que esta seja entendida como uma investigao livre e irrestrita e no o montono domnio ideolgico que a tradio ocidental chama de racionalismo. Deste modo, no um mundo fragmentado e catico o que temos, mas complexo cuja multiplicidade no cabe num conjunto imutvel de regras. Assim o seu adeus razo assim a rejeio de uma imagem congelada e distorcida da cincia para obter aceitao para as suas prprias crenas . Contra o mtodo uma crtica lgica do mtodo cientfico racionalista, apoiada num estudo detalhado de episdios da histria da cincia. Conclui-se que a investigao histrica contradiz que possuam um mtodo com princpios inalterveis, que no existe uma regra que no se tenha rompido, o que indica que a infraco no acidental seno necessria para o avano da cincia. No entanto, h um esforo contnuo para encerrar o processo cientifico dentro dos limites do racionalismo, de maneira que um especialista acaba por ser uma pessoa submetida a uma serie de restries na sua maneira de pensar, de actuar e de se expressar.

O Paradigma Emergente Ao falarmos do futuro sempre um produto de uma sntese pessoal embrulhada na sntese sociolgica. Fala-se de uma nova aliana , de uma nova fsica , de uma sociedade ps industrial e comunicativa. No entanto, Boaventura de Sousa Santos fala-nos de um paradigma de um conhecimento prudente para uma vida decente. Emerge assim um paradigma cientfico e um paradigma social. Este paradigma emergente justificado por um conjunto de teses.

Todo o conhecimento cientfico - natural cientfico - social A distino dicotmica entre as cincias naturais e cincias sociais deixou de ser sentido e utilidade. Com o avano da fsica e da psicologia, ocorre a distino entre o orgnico e o inorgnico. Todas as teorias desta temtica possuem em si uma vocao holstica. Eugene Wigner fez a distino entre corpo/alma que deixa de ter sentido e a fsica e a psicologia acabam por se juntar numa s cincia. Regressa-se ao pan-psiquismo, onde Bateson fala de uma mente mais ampla uma mente qual muitos chamam Deus. O conhecimento do paradigma emergente tende assim a ser um conhecimento no dualista, um conhecimento que se funda nas distines (natureza/cultura; mente/matria ). No basta, porem apontar a tendncia para a superao da distino entre cincias naturais e cincias sociais. Assim, a sociobiologia atribuiu natureza um comportamento humano. Os fenmenos naturais estudados como se fossem fenmenos sociais.

Numa poca de revoluo cientfica, transporta-se a marca ps-moderna do modelo de transio onde o futuro muito forte. Com a aproximao das cincias naturais s cincias sociais, esta ltima acaba por se aproximar das humanidades. O conhecimento das cincias naturais e a reflexo epistemolgica que ele tem suscitado tem vindo a mostrar que os obstculos so de facto condies do conhecimento em geral. A concepo de Thomas Kuhn consiste no carcter pr-paragimtico, onde se revaloriza os estudos humansticos. Coloca a pessoa no centro do conhecimento e a natureza no centro da pessoa, no entanto necessrio descobrir as categorias de inteligibilidade global. Assim, a cincia ps-moderna uma cincia analgica onde o mundo visto como um jogo. A lgica existencial da cincia ps-moderna promover a situao comunicativa Todo o conhecimento local e total O dilema bsico da cincia moderna consiste no seu rigor que aumenta na proporo directa da arbitrariedade com que espartilha o real. Sendo um conhecimento disciplinar, tende a ser um conhecimento disciplinado, onde se policia as fronteiras entre as disciplinas e reprime os que as querem transpor. Torna o cientista, um ignorante especializado. No paradigma emergente, o conhecimento total, tem como horizonte a totalidade universal (Wigner) ou totalidade indivisa (Bohm). Mas sendo total, tambm local. Constitui-se em redor de temas que em dado momento so adoptados por comunidades interpretativas concretas como projectos de vida. A fragmentao ps-moderna temtica, onde os temas so galerias, onde os conhecimentos se encontram. A cincia analgica e tradutora. um conhecimento sobre as condies de possibilidade, metdico que se constitui a partir de uma pluralidade metodolgica. O seu estilo uma configurao de estilos, com o critrio da imaginao pessoal do cientista. A sua composio transdisciplinar individualizada e possui uma maior personalizao do trabalho cientfico. Todo o conhecimento auto-conhecimento A Cincia Moderna consagrou o sujeito como epistmico e Deus como sujeito emprico. Um conhecimento objectivo, factual e rigoroso no tolerava a interferncia dos valores humanos ou religiosos. Foi nesta base que se construiu a distino dicotmica sujeito/objecto . Na antropologia e sociologia questiona-se o regresso do sujeito pela mecnica quntica. Com o avano da cincia obteve-se um conhecimento idealista que verificou o desenvolvimento tecnolgico que levou explorao do homem. O sujeito regressa na veste do objecto. Alis, os conceitos mente mais ampla , mente imanente e mente colectiva de Bateson constituem notcias de que Deus poder estar em regresso. Uma nova gnose est em gestao. Clausewitz afirma que o objecto a continuao do sujeito por outros meios. Por isso, todo o conhecimento cientfico auto-conhecimento. A cincia no descobre, mas cria. A Cincia Moderna considerada pelas explicaes alternativas um juzo de valor. A consagrao da Cincia Moderna naturalizou a explicao do real, sem as categorias de espao, tempo, matria e nmero. No paradigma emergente, o carcter autobiogrfico e autoreferencivel da cincia completamente assumido. Hoje no se trata tanto de sobreviver como de saber viver, para isso necessrio um conhecimento compreensivo e intimo que no

nos separe daqui que estudamos. Possui um carcter prudente e contemplativo. A sua dimenso esttica baseia-se no discurso da crtica literria. Assim, o ressubjectivado ensina a viver e traduz-se num saber prtico. Todo o conhecimento cientfico visa constituir-se em senso comum A Cincia Moderna produz conhecimentos e desconhecimentos. A Cincia psmoderna sabe que s a configurao de todas elas racional, esta cincia procura reabilitar o senso comum. O senso comum tende a um conhecimento mistificado, apesar de ser conservador e possuir uma dimenso utpica e libertadora. Faz coincidir causa e inteno, possui uma viso do mundo assente na aco. O senso comum considera-se prtico, paradigmtico, fivel, securizante, evidente, superficial, indisciplinar, imetdico, reproduz-se espontaneamente, aceita o que existe, retrico e metafrico. A origem de uma nova racionalidade, deu-se devido necessidade de inverter a ruptura epistemolgica. A cincia ps-moderna, ao sensocomunizar-se traduziu-se em auto-conhecimento em sabedoria da vida. A prudncia a insegurana assumida e controlada. Descartes, explica que devemos exercer a insegurana em vez de a sofrer. A condio epistemolgica da cincia repercute-se na condio existencial dos cientistas. Se todo o conhecimento auto-conhecimento, tambm todo o desconhecimento autodesconhecimento. Compare a concepo de Sociologia proposta por E. Durkheim e M. Weber. Durkheim, colocou a sociologia como disciplina cientifica rigorosa. Teve a preocupao em definir o mtodo e as aplicaes desta nova cincia. Durkheim formulou o tipo de acontecimentos sobre os quais o socilogo se deveria debruar: factos sociais como objecto da sociologia. A sociologia de Durkheim, tinha por finalidade no s explicar a sociedade como encontrar remdios para a vida social. A sociedade, como todo organismo, apresentaria estados normais e patolgicos. Durkheim pretende explicar que os factos sociais tm existncia prpria e independentemente daquilo que pensa e faz cada indivduo. Embora todos possuam conscincias individuais os seus modos prprios de se comportar e interpretar a vida, podem-se notar, no interior de qualquer grupo ou sociedade (conscincia colectiva). J as caractersticas sociolgicas Weberiana definem-se luz da viso do mundo mais amplo. Weber articula uma concepo sobre a realidade histrica e uma reflexo profunda sobre a natureza do empreendimento cientfico. O ponto central da concepo de Weber, trata-se da realidade humana que no possui um sentido intrnseco e definitivo, independentemente das aces humanas concretas. Weber, pressupe que a realidade infinita e sem qualquer sentido cognoscvel imanente. Seriam os sujeitos que estabeleceriam recortes na realidade de modo a dar-lhe sentido. Weber assume tudo isto de modo radical. Procura excluir das Cincias Sociais qualquer proposio que define de modo geral e substantivo qual a lgica da histria, qual a dimenso estrutural determinante da sociedade ou qual o sentido ltimo subjacente s aces individuais.

Explique criticamente o Materialismo Histrico de K. Marx. O marxismo o conjunto de teorias filosficas, econmicas e polticas de Karl Marx, filsofo social alemo. A concepo materialista da Histria, o marxismo o resultado a fuso de vrias correntes de pensamento, entre as quais diversos sistemas filosficos alemes, em especial o de Friedrich Hegel, assim como da economia poltica inglesa e do socialismo francs. O contedo fundamental do marxismo a doutrina econmica no pode ser compreendido sem o conhecimento de sua fundamentao filosfica. Adepto do materialismo filosfico, adoptou a princpio as concepes de Feuerbach, passando depois a critic-las por defenderem um materialismo mecanicista que no aplicava o mtodo dialctico e concebia o ser humano de modo abstracto, e no como conjunto das relaes sociais . A crtica que Marx Formulou a essa atitude contemplativa dos filsofos est sintetizada na sua clebre afirmao: Os filsofos no fizeram seno interpretar o mundo de diversas maneiras: trata-se agora de transforma-lo . Atribui o conjunto das condies de produo econmica uma fundamental influncia sobre o desenvolvimento das culturas e estabelece a primazia da infra-estrutura social sobre o que se denominou surperestrutura social. Prega a revoluo do proletariado e sua consequente ascenso a uma posio de mando, e a instituio de uma sociedade sem classes. Considerando a dialctica de Hegel como a maior descoberta da filosofia clssica alem, aplicou-a na sua interpretao materialista da natureza e da histria, e nisso se ope a Hegel, que era idealista. Enquanto para este ltimo o processo do pensamento era o criador do real, para Mar, o pensamento no passava de reflexo do mundo real na conscincia do homem. A aplicao do materialismo dialctico ao estudo dos fenmenos sociais deu origem concepo materialista da histria. Assim, segundo a doutrina marxista, no so as ideias que governam o mundo, mas por outro lado o conjunto das foras produtivas materialistas que determina todas as ideias e tendncias.

You might also like