You are on page 1of 6

19/06/2008 22:08:20 - ERRO DE TIPO E ERRO DE PROIBIO PARA NUNCA MAIS ERRAR!

por Bruno Haddad Galvo Por Bruno Haddad Galvo

Como citar este artigo: GALVO, Bruno Haddad. Erro de Tipo e Erro de Proibio para nunca mais errar!. Disponvel em http://www.sosconcurseiros.com.br.
1. Introduo:

No h concurso que no pea erro de tipo e erro de proibio. Isso se aplica tanto para concursos da rea, como o caso da Defensoria Pblica, Magistratura, Ministrio Pblico e Delegado de Polcia, como em outros concursos que no costumam pegar muito pesado em Direito Penal, como o caso das Procuradorias. A partir de agora, voc no vai mais poder errar! Como j dizia uma professora do cursinho preparatrio, no concurso voc est proibido de errar aquilo que sempre perguntado, mas no h problema que erre aquilo que nunca o foi. Pois bem, vamos comear.
2. Conceitos:

O conceito legal de erro de tipo est no artigo 20, do Cdigo Penal (leia agora!). Erro sobre elementos do tipo(Redao dada pela Lei n 7.209, de
11.7.1984)

Art. 20 - O erro sobre elemento constitutivo do tipo legal de crime exclui o dolo, mas permite a punio por crime culposo, se previsto em lei. (Redao dada pela Lei n 7.209, de 11.7.1984) Descriminantes putativas(Includo pela Lei n 7.209, de 11.7.1984) 1 - isento de pena quem, por erro plenamente justificado pelas circunstncias, supe situao de fato que, se existisse, tornaria a ao legtima. No h iseno de pena quando o erro deriva de culpa e o fato punvel como crime culposo.
(Redao dada pela Lei n 7.209, de 11.7.1984)

Erro determinado por terceiro (Includo pela Lei n 7.209, de


11.7.1984)

2 - Responde pelo crime o terceiro que determina o erro.


(Redao dada pela Lei n 7.209, de 11.7.1984)

Erro sobre a pessoa(Includo pela Lei n 7.209, de 11.7.1984) 3 - O erro quanto pessoa contra a qual o crime praticado no isenta de pena. No se consideram, neste caso, as condies ou qualidades da vtima, seno as da pessoa contra quem o agente queria praticar o crime. (Includo pela Lei n 7.209,
de 11.7.1984)

S com base neste conceito legal, no h como prever todas as situaes e conseqncias que decorrem deste instituto. Para isso, devemos buscar o conceito doutrinrio. De acordo com este, erro de tipo a falsa percepo da realidade, entendendo-se ocorrido quando recai sobre elementos, circunstncias, justificantes ou qualquer dado que se agregue a uma determinada figura tpica. De outro lado, erro de proibio, previsto no art. 21, do CP, aquele que recai sobre a ilicitude do fato. Nada melhor do que um exemplo para que possamos gravar os conceitos. Luiz Flvio Gomes, nos lembra de dois, vejamos:

Ex. Mulher na rodoviria abordada por um sujeito que pede que ela leve uma caixa de medicamento para um amigo seu que estar esperando no local de destino. Inocentemente, a mulher pega a caixa, entra no nibus e segue viagem. Chegando ao local, abordada por policiais que, ao abrir a caixa de remdios verifica que h 200 gramas de p de cocana. A pergunta: a mulher pode ser condenada pelo crime de trfico? Resposta: no, uma vez que agia em erro de tipo, ou seja, entendia ausente um elemento tpico presente, qual seja, levar consigo drogas. Ex. Holands pego no aeroporto de Guarulhos/SP fumando seu cigarrinho de maconha. Pode ser condenado pelo art. 28 da Lei de Drogas? No, uma vez que agiu em erro de proibio, ou seja, sabia o que estava fazendo (fumando droga), mas imaginava lcito (porque na Holanda liberado). Assim, caro leitor, pelos exemplos j d para diferenar erro de tipo de erro de proibio. De forma bem simples, grave o seguinte: 1) no erro de tipo, o sujeito no sabe o que faz; 2) no erro de proibio, o sujeito sabe o que faz, mas entende lcito quando, na verdade, ilcito. S por aqui, voc j mata quase a maioria dos testes de primeira fase! Vamos aprofundar um pouquinho.
3. Espcies de Erro de Tipo:

O erro de tipo pode ser:

a) b)

ESSENCIAL; ACIDENTAL.

No erro de tipo essencial, o erro recai sobre dados principais do tipo. No erro de tipo acidental, o erro recai sobre dados perifricos do tipo. Um macete para memorizar: no erro de tipo essencial, o agente, se avisado do erro, para imediatamente o que ia fazer. No erro de tipo acidental, o agente, se avisado do erro, o corrige e continua a agir ilicitamente. Tenha calma que daqui a pouco dou alguns exemplos. O erro de tipo essencial se divide em: a) b) INEVITVEL (nesse caso, exclui dolo e culpa); EVITVEL (nesse caso, s exclui o dolo, sendo possvel a punio por crime culposo se possvel). O erro de tipo acidental se divide em: a) b) c) d) e) ERRO SOBRE A PESSOA; ERRO SOBRE A COISA; ERRO NA EXECUO; RESULTADO DIVERSO DO PRETENDIDO; DESVIO CAUSAL.

Trataremos neste pequeno texto somente de erro de tipo essencial, ficando para outra oportunidade tratarmos de erro de tipo acidental. Isso porque, caso se pretendesse tratar de tudo num s texto, o mesmo ficaria

muito longo e fugiria da finalidade didtica que esperamos. Vamos a alguns exemplos lembrados por Rogrio Sanches da Cunha: Ex. Eu vou caar na floresta e, para isso, me escondo atrs de uma rvore. Aponto minha arma para uma moita que no para de mexer (para frente e para trs). Acredito ser uma ona. Quando atiro, acerto uma pessoa que estava l fazendo sei l o que. A pessoa morre. erro de tipo ou erro de proibio? Resposta: erro de tipo, pois no sabia que atirava num ser humano. erro de tipo essencial ou acidental? Resposta: erro de tipo essencial, pois recaiu sobre dado principal do tipo (art. 121: matar algum). erro de tipo essencial inevitvel ou evitvel? Depende. Neste ponto, para que o agente no responda por homicdio culposo, dever provar que no havia como se saber que poderia haver uma pessoa ali. Ex. Vou a um supermercado para furtar sal. Chegando em casa com o produto do furto, vejo que acar. erro de tipo ou erro de proibio? Resposta: erro de tipo, pois no sabia que estava subtraindo sal. erro de tipo essencial ou acidental? Resposta: erro de tipo acidental, pois o fato de ser sal ou acar perifrico ao tipo.
4. Espcies de Erro de Proibio:

O erro de proibio pode ser: a) b) INEVITVEL; EVITVEL.

O erro de proibio inevitvel exclui a potencial conscincia da ilicitude (atua, assim, na culpabilidade, como hiptese de iseno de pena)

art. 21, CP. O erro de proibio evitvel, de acordo com o mesmo art. 21 (in fine), do CP, mera causa de diminuio de pena. Como se pode ver h profunda e inconfundvel diferena entre erro de proibio inevitvel e evitvel com erro de tipo essencial inevitvel e evitvel. Como visto, o erro de proibio inevitvel atua na potencial conscincia da ilicitude como causa excludente de culpabilidade. Por outro lado, o erro de tipo essencial inevitvel, atua na tipicidade, excluindo dolo e culpa. Por fim, o erro de proibio evitvel mera causa de diminuio de pena, enquanto que o erro de tipo essencial evitvel atua, como o inevitvel, na tipicidade, com a diferena de excluir somente dolo.

You might also like