You are on page 1of 8

COMARCA DE QUARA VARA JUDICIAL Rua Acauan, 320 ESPCIE: Art. 217-A, caput, do Cdigo Penal. PROCESSO N: 061/2.09.0000972-5.

AUTOR: MINISTRIO PBLICO. RU: C. A. C. G. JUZA PROLATORA: LUCIANE INS MORSCH GLESSE. DATA DA SENTENA: 05 de abril de 2011.

VISTOS...

C. A. C. G., alcunha Careca, brasileiro, solteiro, natural da Cidade de Quara-RS, nascido em 27/08/1987, filho de (...) foi denunciado pelo

MINISTRIO PBLICO,

com base no Inqurito Policial n. 763/09-151411-A, oriundo da Delegacia de Polcia local, como incurso nas sanes do artigo 217-A, caput, do Cdigo Penal, pela prtica do seguinte fato delituoso:
Desde data no determinada, at o dia 28 de setembro de 2009, na Avenida Floresta n. 174, nesta Cidade, o denunciado C. A. C. G., em diversas ocasies, teve conjuno carnal e praticou outros atos libidinosos com a vtima J. C. M. V. M. B., que possua, na ltima oportunidade, 12 anos de idade. Nas ocasies, o denunciado, valendo-se do fato de que a vtima no se encontrava sob os cuidados e a vigilncia de sua genitora, convencia a vtima a permitir que com ela praticasse sexo vaginal e outros atos libidinosos. A vtima foi submetida avaliao psicolgica (fls. 14/15-IP) e exame de corpo de delito, cujo laudo foi juntado fl. 17-IP.

Recebida a denncia em 18/03/2010 (fl. 51).

Citado o ru (fl. 59), foi nomeado defensor dativo (fl. 64) que apresentou defesa prvia, requerendo, preliminarmente, o desentranhamento de documentos que no dizem respeito ao feito. No mrito, pugnou pela improcedncia da denncia, negando a autoria do

delito, referindo que o ru era namorado da vtima. Nega que tenha desvirginado a vtima, postulando a absolvio. Postulou a apresentao de todo o gnero de provas em direito admitidos. (fls. 65/66).

Analisada a defesa prvia, foi determinado o prosseguimento da ao ante a ausncia de prova cabal de causa excludente da ilicitude, culpabilidade ou extino da punibilidade (fl. 69).

Realizada audincia de instruo, foram ouvidas a vtima, duas testemunhas de acusao e interrogado o ru. Foi declarada encerrada a instruo e substitudos os debates orais por memoriais escritos (fls. 78/94).

Em alegaes finais, o Ministrio Pblico requereu a condenao do acusado (fls. 96/103).

A defesa apresentou as alegaes finais (fls. 105/110), requerendo improcedncia da denncia.

Atualizados os antecedentes do ru (fls. 111/112).

Vieram os autos conclusos para sentena.

o relatrio.
2

DECIDO.

Inicialmente, quanto a preliminar alegada na defesa preliminar, a mesma j foi objeto de deciso fl. 69.

MATERIALIDADE

delitiva

restou

demonstrada pelo boletim de ocorrncia (fl. 07), auto de exame de corpo de delito (fls. 21 e 47).

No

que

tange

AUTORIA,

embora

confirmado pelo ru que manteve relaes sexuais, constato que a vtima, em que pese, tenha afirmado em Juzo que o ru meio que forava para que se relacionassem sexualmente, apresentou um testemunho bastante contraditrio, deixando dvidas quanto a ausncia de consentimento.

Ressalto que, entendo necessria a anlise do consentimento da vtima ou no caso a violncia presumida, a qual nos dias atuais plenamente questionvel ante sua relativizao.

Neste sentido j manifestou o STJ:


(...) Crime contra a liberdade sexual (estupro). Menor de 14 anos (presuno de violncia relativa). Consentimento vlido da menor (relevncia). 1. misso fundamental do Penal tutelar bens jurdicos, todavia a sua interveno depende de efetiva leso ou perigo concreto de leso ao bem tutelado pela norma. No h responsabilidade penal por ato de outrem, tampouco por ato inexistente. 2. Reputa-se relativa a violncia presumida disposta no inciso a do art. 224 do Cd. Penal. 3. O principal fundamento da interveno jurdicopenal no domnio da sexualidade h de ser a proteo contra o abuso e contra a violncia sexual de homem ou mulher, e no contra atos sexuais que se baseiem em vontade livre e consciente.

4. No caso, o consentimento no-viciado e o livre convencimento da menor de 14 anos para a prtica da conjuno carnal com o namorado elidem a tipificao do crime de estupro. 5. Recurso do qual se conheceu pelo dissdio, mas ao qual se negou provimento. (Resp n. 542324 BA, Sexta Turma do STJ, rel. Min. Hlio Quaglia Barbosa rel. p/Acrdo Min. Nilson Naves, j. em 09.12.2005, obtido em pesquisa no stio do STJ, publicao DJ: 14.04.2008, p. 1). () (sublinhei)

Ocorre que, embora a vtima tenha afirmado que o ru foi o primeiro com quem manteve relaes sexuais, ainda assim, existem dvidas de que no tenha consentido, mormente pelo depoimento vrias vezes contraditrio, pois ao ser questionada se gostava do ru, disse que um pouco e que ele meio que forava para que transassem, mantendo relaes porque ele ameaava terminar o relacionamento, entretanto, quando perguntado se queria continuar namorando com o ru, respondeu que no. Ora, se uma pessoa no tem interesse em seguir mantendo um relacionamento amoroso, no teria motivo para se intimidar ao ser ameaada pelo trmino do namoro.

Outra situao bastante dbia quanto a afirmao de crcere privado, no sendo crvel que uma pessoa, principalmente sendo menor tenha ficado tanto tempo na casa do ru sem que a genitora tomasse alguma providncia, a qual ao ser questionada, disse (fls. 85-v/88): (...) Ministrio Pblico: Quando a Sr deixou ela namorar
ele frequentava a sua casa normalmente? Testemunha: Ele namorou ela poucos dias em casa e depois. Ministrio Pblico: Ele levou ela para a casa dele? Testemunha: Sim Sr. (...) Ministrio Pblico: Durante quanto tempo ele ficou com ela na casa dele? Testemunha: No lembro. Dessarte, muito

estranho que tendo a filha ficado meses, contra a vontade, na casa do namorado, sem que a me sequer soubesse quanto tempo ela permaneceu com o ru. No h como entender o porqu de a me no ter alertado as autoridades competentes.

Com efeito, a verso da vtima e sua genitora caem por terra, quando ouvida a testemunha Carem Alessandra da Silva, Conselheira Tutelar que atendeu o caso (fls. 88-v/90): Eu fui chamada
pela me da menina eu estava de planto que a menina teria sado de casa e estaria com um rapaz de vinte trs ou vinte quatro anos. (...) Juza de Direito: E chegando na casa desse moo o que vocs constataram? Testemunha: Ele demorou um pouco para abrir a porta perguntando o que queriam e ns entramos e a menina estava escondida no banheiro abaixada. Juza de Direito: E por que estava escondida? Testemunha: Porque ela no queria voltar para casa. (...) Nesta noite fui eu, mas na outra noite eu estava de folga mas eu soube que a minha colega teria atendido que ela teria disparado para um campo. Juza de Direito: E ela chegou a falar alguma coisa no caminho? Testemunha: Falou que no queria ir, bem rebelde, queria ficar com o namorado. (...) Juza de Direito: O que mais ela falou? Se ele teria levado ela a fora? Testemunha: No, ele teria convidado e ela aceitou ela estava muito brava e agressiva e no queria falar. (...) Juza de Direito: Ela no gostava ou queria ficar na casa do namorado? Testemunha: Sim queria ficar na casa. (...) Juza de Direito: Vocs atenderam a Julia outras vezes? Testemunha: Sim, vrias vezes. (...) So vrias coisas envolvendo coisas com meninos. Juza de Direito: Desde que idade ela se envolvia com meninos? Testemunha: Desde os onze. Juza De Direito: E era outros meninos ou era esse menino aqui? Testemunha: Era um menino que tinha uns doze anos talvez, mas o mais impacto foi esse rapaz a. (...) Juza de Direito: No tinha nada de ela falar que ela gostava de ter relaes sexuais ou tinha alguma coisa? Testemunha: Ela uma menina meio largada pela me assim, no tem aquela as vezes ela fugia ficava em outras casas. Juza de Direito: De outros meninos? Testemunha: mais pequenos. (...) Defesa: Tu confirmas ento que ela era uma menina largada? Testemunha: Sim, exatamente com essas palavras. Defesa: Tu diz que as vezes ela ficava em outras casas, e nessas outras casas com meninos? Testemunha: Ela fugia e quando ns a achvamos ela tinha outros meninos meio da idade dela assim. (...) Defesa: Quer dizer que a Jlia uma menina que h tempos vinha dando problemas? Testemunha: Sim, tem vrios relatrios dela. Defesa: Vrios relatrios dela, sempre envolvendo namoros e meninos? Testemunha: Sim.

Assim, diante do contexto probatrio, resta duvidoso o depoimento da vtima e sua genitora, assim como a alegada violncia presumida, pois sabe-se que nos dias atuais, os jovens, cada vez mais cedo tem conhecimento sobre o sexo, o que restou verificado no caso em comento, uma vez que J. j teve vrios registros no Conselho Tutelar justamente pelo envolvimento com outros meninos.

Assim manifestou o eminente Des. Aymor Roque Pottes de Mello, ao relatar a Apelao Crime n 70028249225:
(...)registro que a doutrina e a jurisprudncia dividem-se sobre a relativizao da presuno de violncia nos delitos sexuais. Neste sentido, h setores que tm sustentado a viabilidade de tal presuno ceder ante algumas circunstncias, tais como a experincia sexual anterior da vtima, a sua maturidade em se determinar no campo sexual e a sua compleio fsica. Contudo, mesmo os que no admitem a relativizao, quedam-se ante a possibilidade da ocorrncia do erro de tipo nas circunstncias em que o agente mantm relaes sexuais com a vtima, presumindo-a com idade superior a 14 anos, em razo da sua aparncia e desenvoltura. Tudo isto em virtude da constatao de que a postura dos jovens nos dias atuais em relao sexualidade bem diferente e no teria como ser de outra forma da atitude dos jovens de 1940, data da edio do C.P.B. Os frequentes estmulos que a modernidade lhes propicia, a quantidade cada vez maior de informaes, a mudana dos costumes, a revoluo sexual dos anos 1960 e 1970, enfim, tudo leva a crer que a moral sexual dos dias de hoje bem diferente daquela vigente nos anos 1940. Assim, entendo que esta realidade deve ser considerada, caso a caso, para avaliar a pertinncia da presuno de violncia, no bastando mais o critrio de tabula rasa do art. 224, alnea a do C.P.B. Pensar de modo diverso, seria virar as costas realidade social, o que no deve ser admitido em Direito, j que este deve acompanhar sociedade e no o contrrio.

Logo, constatado que o acusado manteve relaes sexuais com a vtima de forma consentida, sem que tenha existido amea ou violncia, tal consentimento, mostra-se relevante, no havendo,
6

portanto, provas suficientes para um dito condenatrio, sendo impositiva a improcedncia da denncia.

Neste diapaso:
AC N 70.028.249.225 AC/M 2.187 S 30.04.2009 P 15 (M) APELAO CRIMINAL. ESTUPRO COM VIOLNCIA PRESUMIDA. CONJUNTO PROBATRIO QUE INDICA A POSSIBILIDADE DA VTIMA CONSENTIR COM O ATO SEXUAL. PARTICULARIDADES DO CASO CONCRETO E DA PROVA QUE DETERMINAM O AFASTAMENTO DA PRESUNO DE VIOLNCIA. ABSOLVIO QUE SE IMPUNHA. SENTENA MANTIDA POR SEUS PRPRIOS FUNDAMENTOS. APELO IMPROVIDO. (Apelao Crime N 70028249225, Sexta Cmara Criminal, Tribunal de Justia do RS, Relator: Aymor Roque Pottes de Mello, Julgado em 30/04/2009)

Isso posto, JULGO IMPROCEDENTE a denncia e ABSOLVO o ru C. A. C. G. das sanes do delito previsto no art. 217-A do Cdigo Penal, com base no artigo 386, inciso VII, do Cdigo de Processo Penal.

Arbitro a verba honorria em favor do defensor dativo nomeado (fl. 64) em R$ 260,00 (duzentos e sessenta reais), nos termos do Ato n 031/2008-P, a serem suportados pelo TJERGS.

Com o trnsito em julgado, arquive-se com baixa.

Publique-se. Registre-se. Intime-se.

Quara, 05 de abril de 2011.

Luciane Ins Morsch Glesse, Juza de Direito.

You might also like