You are on page 1of 32

SERVIO DE NOTCIAS REGIONAIS______________________________________

MADEIRA EMIGRANTE
_______________________________________ DE 14 A 20 DE JANEIRO DE 2012 ATUALIDADES

Jardim inicia encontros com bases do PSD/M para falar de plano de ajustamento financeiro

O plano de ajustamento financeiro que est a ser negociado para a Madeira ser um dos temas abordados no ciclo de reunies que o presidente do PSD/M inicia hoje com as comisses polticas de freguesia dos onze concelhos da Regio. O primeiro encontro previsto de Alberto Joo Jardim com as bases com os autarcas das freguesias do Funchal, que ter lugar no Centro de Conferncias e Exposies da Madeira (CEMA), em Santa Quitria. A prxima reunio est agendada para 02 de fevereiro, com o lder social-democrata madeirense a deslocar-se ilha do Porto Santo. Em 13 de fevereiro, Jardim encontra-se com as comisses polticas social-democratas dos concelhos do Porto Moniz e S. Vicente, na costa norte da Madeira. Programada para 15 de fevereiro est a reunio do lder do PSD/M na zona norte da ilha, com os militantes e autarcas da Ponta do Sol e Calheta. Depois de um interregno, Jardim retoma as reunies em 28 de fevereiro, estando agendados idnticos encontros nos concelhos de Santana e Machico. A 2 de maro rene com as bases do partido do concelho de Santa Cruz e trs dias depois com as da Ribeira Brava, terminando esta srie de contactos em Cmara de Lobos a 07 de maro.

Programa de ajustamento da RAM ir chegar a bom porto

O presidente do Tribunal de Contas, Guilherme dOliveira Martins, afirmou acreditar que o programa de ajustamento financeiro para a Regio Autnoma da Madeira vai chegar a bom porto. O antigo ministro das Finanas disse que indispensvel que os diferentes processos sejam acompanhados com muito cuidado e com muito rigor, em declaraes aos jornalistas, margem das Conferncias do Palcio da Bolsa, organizadas pela Associao Comercial do Porto. Acredito que vai chegar a bom porto o plano de recuperao para a Madeira, disse Guilherme dOliveira Martins. O secretrio regional do Plano e Finanas da Madeira disse hoje no haver nada de novo em relao ao programa de ajustamento financeiro, referindo, apenas, que se vai aguardar calmamente. Fonte do Governo Regional da Madeira informou depois que prosseguem as negociaes entre os Executivos central e regional. Em dezembro, o governo madeirense, liderado por Alberto Joo Jardim, apresentou uma carta de intenes para o programa de ajustamento financeiro que prev a equiparao do IRS e IRC aos valores do Continente, o aumento do IVA para 22 por cento e a transferncia para Lisboa da gesto da dvida regional.

Porque os madeirenses tm que pagar as obras da RAM?

Agostinho Gouveia, deputado do PSD-M questionou, na passada quinta-feira, de manh, no plenrio porque razo as obras da Regio que tm que ser pagas pelos madeirenses. Ningum ouve dizer que os portugueses do Porto tm que pagar o metro do Porto!. O deputado apontou, ainda, que quatro empresas na rea dos transportes a nvel nacional (Metro de

Lisboa, Refer, Metro do Porto e Estradas de Portugal) apresentam uma dvida de 18 milhes de euros, um valor que trs vezes mais que a dvida da Madeira. Agostinho Gouveia falava no Perodo Antes da Ordem do Dia, no decorrer de uma interveno do deputado do PS-M, Carlos Pereira, sobre a dvida da Madeira. Carlos Pereira falou, ainda, da Carta de Intenes assinada pelo Governo Regional tendo deixado crticas a Alberto Joo Jardim por a ter assinado, ao Governo da Repblica por a ter aceite e ao Presidente da Repblica que se fosse justo, diria que h limites para impor a austeridade.

Programa de ajustamento continua num impasse

H fortes probabilidades de o Programa de Ajustamento Financeiro da Madeira no ser assinado quintafeira, conforme estava previsto. Isto porque, segundo declaraes de Guilherme Silva ao Dirio Econmico da passada quarta-feira, o Ministrio das Finanas no ter aceite algumas contra-propostas apresentadas pelo Governo Regional. O deputado madeirense na Assembleia da Repblica diz mesmo que o acordo volta a estar embrulhado, mas escusa-se a dizer quais so as matrias que foram alvo da discrdia das Finanas. Est tudo muito embrulhado. H questes que voltam para trs e para a frente. Vejo isto muito negro, disse Guilherme Silva ao Dirio Econmico (DE). Negociaes prosseguem Por outro lado, ainda de acordo com o DE, fonte da Presidncia do Governo Regional ter garantido que as negociaes prosseguem, adiantando que chegaram no incio da semana novas respostas do Governo da Repblica s contra-propostas apresentadas pelo Governo Regional no sbado passado. A mesma fonte ter acrescentado que ainda no h acordo. Quanto possibilidade de o documento ser assinado quinta-feira, como tem sido ventilado nos ltimos dias, a referida fonte da Presidncia do Governo Regional ter adiantado ao DE que nada est previsto para amanh, [quinta-feira], visto ser o dia em que decorre o habitual Conselho do Governo, que se realiza na Quinta da Vigia, a partir das 15 horas.

Jogo perigoso Ainda de acordo com a notcia do DE, fonte prxima s negociaes ter adiantado que ainda no foi encontrado um patamar para este programa de ajustamento, que possa estabelecer um denominador comum, que sintetize o interesse nacional e a solidariedade que a Constituio exige nesta matria, acrescentando que se estar perante uma guerra entre a Regio e a Repblica. Essa mesma fonte diz que o Executivo de Passos Coelho quer criar uma situao de no cedncia a Jardim, do tipo: isto ou nada e a responsabilidade no nossa. Ora, na opinio dessa fonte usar a Madeira num exerccio de autoridade um jogo perigoso que pode acabar numa crise poltica. Quanto possibilidade de este impasse poder vir a gerar a bancarrota da Regio, a fonte em causa diz que se isso acontecer um desastre para a imagem externa do Pas. Conforme salienta, isto no um jogo entre a Regio e a Repblica. Antes pelo contrrio, como diz, uma questo nacional, acrescentando que ou h soluo, ou o Pas que paga. Isto no uma guerra Embora em consonncia com essa fonte sobre o impacto nacional que este diferendo pode ter, relembrese que, nas vrias entrevistas dadas por Guilherme Silva ao Jornal da Madeira, o deputado madeirense na Assembleia da Repblica sempre salientou que isto no uma guerra entre a Regio e a Repblica, mantendo a sua crena de que tudo se resolveria. Mesmo quando o documento no foi assinado na passada segunda-feira, como tinha sido inicialmente previsto, Guilherme Silva manteve a sua convio de que as duas partes chegariam a um entendimento e que a espera at era boa, no sentido de propiciar um aprofundamento das questes.

Rotas da TAP para Madeira e Aores sem aumentos

A TAP decidiu aumentar as sobretaxas de combustvel dos voos partida de Portugal em trs euros por percurso nas rotas intra-europeias e do Norte de frica e em cinco euros por percurso nas ligaes de longo curso com Angola, Moambique, Brasil, Estados Unidos e Venezuela, segundo informao s

agncias de viagens a que o site PressTUR teve acesso e noticiou na sua pgina on-line. Contudo, decidiu manter fora destes aumentos as ligaes entre o continente e regies autnomas dos Aores e Madeira, que se mantm em 31 euros por percurso. De acordo com a informao, o aumento entrou em vigor nas emisses de bilhetes a partir de dia 13 para viagens a partir de dia 14. A informao especfica que a sobretaxa dos voos dentro de Portugal continental e para a Alemanha, Benelux, Crocia, Espanha, Frana, Itlia, Reino Unido e Sua passou de 38 para 41 euros por percurso. Nos voos para a Escandinvia, Finlndia, Hungria, Polnia, Repblica Checa, Grcia e ustria, bem como Cabo Verde, Guin-Bissau, Senegal, So Tom, Gana e Mali o aumento de 42 para 45 euros. Nos voos da Rssia, que so os mais longos dentro da Europa, o aumento de 60 para 63 euros. A sobretaxa das ligaes com Angola, Moambique, Brasil, Estados Unidos e Venezuela passou de 155 para 160 euros. Como j foi dito, fora destes aumentos ficam as ligaes entre o continente e regies autnomas dos Aores e Madeira, que se mantm em 31 euros por percurso. A sobretaxa dos voos dos Aores actualizada trimestralmente pelo INAC, pela aplicao de uma portaria que leva em conta os preos do combustvel e o cmbio do euro, mas a TAP decidiu estender a sua aplicao s ligaes com a Madeira. A informao s agncias de viagens da Direco de Vendas para Portugal da TAP a que o PressTUR teve acesso sublinha ainda que existem algumas excepes, para tarifas e destinos especficos, em que o valor da taxa YQ [combustvel] aplicvel mais baixo.

Madeira com 10 candidatas s "7 Maravilhas - Praias de Portugal"

A fase de candidaturas para a eleio em 2012 das 7 Maravilhas Praias de Portugal, que ser revelada a 8 de Setembro, terminou este domingo com um total de 327 praias candidatas de todo o pas e que esto a ser analisadas pelo Conselho Cientfico. De acordo com o site PressTur, o Algarve, com 77 praias, foi a regio com mais candidaturas, seguindose Lisboa e Setbal com 52 candidaturas. A Beira Litoral com 47 candidaturas foi a terceira, seguindo-se o Alentejo com 35, Estremadura e Ribatejo com 33, Entre Douro e Minho com 25, Beira Interior com 23, Aores com 20, Madeira com 10 e Trs-os-Montes e Alto Douro com 5 candidatas. A maioria das candidaturas foi apresentada por 64 municpios de todo o pas e as restantes foram apresentadas por outras entidades pblicas e privadas. Um comunicado da empresa diz que Praias Urbanas a categoria que tem o maior nmero de

candidaturas, com 73, seguindo-se as categorias de Praias de Dunas e Praias de Arribas, com 53 candidaturas cada seguindo-se as Praias de Rios com 43, as Praias Selvagens com 41, as Praias de Uso Desportivo com 33 e as Praias de Albufeiras e Lagoas com 31 candidatas. Nesta fase, as 327 candidaturas tm que ser validadas pelo Conselho Cientfico, composto pela Secretaria de Estado do Ambiente e do Ordenamento do Territrio, Marinha Portuguesa, Associao Bandeira Azul da Europa, GEOTA, Liga para a Proteco da Natureza, Quercus e SOS Salvem o Surf. As Maravilhas candidatas a 7 Maravilhas Praias de Portugal so organizadas em 7 categorias e as 7 vencedoras sero apuradas pelo maior nmero de votos, uma por categoria, no podendo ser eleitas mais do que duas maravilhas por regio. Ainda esta semana, um painel de 70 especialistas vo analisar a lista de nomeados e eleger as 70 praias pr-finalistas que ser divulgada a 27 de Fevereiro, tendo em conta os critrios: Beleza da praia; Qualidade da gua e Limpeza da praia; Estado de conservao dos sistemas naturais (fauna e flora) e sistemas edificados; Servios prestados aos utentes da praia; Espaos pblicos de qualidade; Preservao da Identidade Local; e as Condies naturais para a prtica desportiva. Posteriormente um painel de 21 personalidades notveis vai seleccionar uma short list de 21 Finalistas para votao pblica. A representatividade geogrfica do pas assegurada atravs da presena no mnimo de um finalista de cada uma das 10 regies do pas e todo o processo de seleco e votao auditado pela Pricewaterhouse Coopers & Associados - S.R.O.C. Lda.

Educao Ambiental debatida em encontro

A Regio acolher em Maro as XIX Jornadas Pedaggicas de Educao Ambiental, evento organizado pela Associao Portuguesa de Educao Ambiental (ASPEA) e que este ano sero subordinadas ao tema Aprender fora de portas: percursos de aprendizagem. De acordo com Joaquim Pinto, presidente da ASPEA, este encontro realizar-se- no s dentro de um espao fsico (Casa da Cultura de Cmara de Lobos) mas tambm em vrios locais da ilha, como por exemplo, em Santana, So Vicente Funchal e Cmara de Lobos, atravs da realizao de itinerrios educativos apoiados pelas autarquias e entidades referenciadas.

Com um leque variado de oradores convidados, alguns deles especialistas nacionais e internacionais que trabalham na rea da educao ambiental, estas jornadas destinam-se a todos aqueles que trabalham directa ou indirectamente com questes ambientais e que se interessam pelos trabalhos de investigao que se desenvolvem sobre esta matria. Acreditadas pelo Conselho Cientfico de Formao Contnua, estas jornadas tornam-se assim numa oportunidade para os prprios professores poderem promover a troca de experincias e de aprendizagem relacionadas com a Educao Ambiental como aproveitou para lembrar o responsvel da ASPEA que espera ver neste encontro cerca de 180 participantes.

913 incndios no segundo semestre do ano passado

No segundo semestre do ano passado, as diversas corporaes de bombeiros da Regio Autnoma da Madeira combateram um total de 913 incndios, incluindo incndios em mato, florestais, urbanos e industriais. A informao consta dos dados estatsticos das actividades decorridas neste perodo, apresentados no stio na internet do Servio Regional de Proteco Civil. De acordo com a informao, nos ltimos seis meses de 2011 registaram-se 801 incndios em mato e 45 incndios florestais. No que aos primeiros diz respeito (em mato), de referir que os Bombeiros Voluntrios da Ribeira Brava, os Voluntrios de Cmara de Lobos e os Municipais de Santa Cruz foram aqueles que intervieram em mais ocorrncias. Por outro lado, neste mesmo perodo verificaram-se 66 incndios urbanos e um industrial. Os dados das Proteco Civil indicam ainda que no segundo semestre de 2011 registaram-se 40 acidentes de viao com vtimas encarceradas.

ECONOMIA e FINANAS

Estudante confiante no turismo em 2012


A secretria regional da Cultura, Turismo e Transportes est confiante de que o ano de 2012 ser bom para o turismo madeirense. Pelo menos em relao a Espanha, as expectativas so de que grande parte dos operadores vai-se manter idntica do ano passado. Este o balano do primeiro dia na Fitur, uma das mais importantes feiras mundiais de Turismo, que est a decorrer em Madrid e onde a Madeira est representada. Conceio Estudante disse j ter participado numa srie de reunies, quer paralelas, quer em conjunto com outros operadores, especialmente espanhis, visto estarem na feira operadores de toda a Europa. Segundo Conceio Estudante, o objectivo desses encontros foi o de tentar saber de que forma que o mercado est a reagir, com a situao financeira e econmica da Europa. H mercados que tm uma consolidao grande para a Madeira e dos quais no se esperam grandes oscilaes; outros nem tanto, mas tudo somado estamos em crer que o ano de 2012 poder manter-se na mesma senda de 2011, com algum crescimento sobretudo nos mercados mais consolidados, disse Conceio Estudante, dando o exemplo da Espanha. A secretria regional da tutela lembra que, em 2011 tivemos bons resultados de Espanha, acrescentando: Foi um resultado ao nvel dos melhores anos. No sabemos ainda os resultados de Novembro e Dezembro, mas tivemos um pouco acima de 30.000 turistas espanhis, o que dos melhores resultados dos ltimos anos. Neste contexto, garante que vamos fazer os possveis para que 2012 atinja esses nveis e patamares. Em relao feira, Conceio Estudante diz que, para alm dos operadores houve contactos com a imprensa nacional e estrangeira, que outra rea de interveno nesta feira e o trabalho vai continuar nos prximos dias com as equipas que esto aqui, quer da parte pblica, quer dos parceiros privados, que esto a fechar os seus negcios e a projectar, em alguns casos o ano de 2013.

Estudante admite aposta chinesa no Turismo

A secretria regional da Cultura, Turismo e Transportes, admite que, consoante o evoluir da situao e das nossas possibilidades, poder haver a oportunidade de estabelecer alguns laos que possam vir a estimular o investimento chins na Madeira. Conceio Estudante, que participou, na passada quinta-

feira, nas celebraes do novo Ano Novo Chins, que decorreu na Pvoa do Varzim, reconheceu que, neste momento, a China tem grandes investimentos e est a desenvolver muito a rea do turismo. Adianta que essa questo foi aflorada numa primeira conversa que decorreu ontem durante o almoo. Agora poderemos tentar ver se existem condies para estabelecer alguns contactos e promover essa possibilidade. Em relao ao evento que aconteceu esta semana, Conceio Estudante recordou que a sua presena no norte do Pas acontece na sequncia do que tem acontecido em ocasies semelhantes nos anos anteriores com o seu antecessor, o dr. Brazo de Castro, e que, em seu entender tem resultado num dilogo construtivo com vista ao acolhimento e integrao da comunidade chinesa residente na Madeira. Uma realidade que motivou a atribuio ao Governo Regional da Madeira do Prmio Integrao e Acolhimento, recebido ontem por Conceio Estudante. A entrega do galardo foi feita por Y Ping Chow, presidente da Liga dos Chineses em Portugal, por ocasio da referida Festa de Ano Novo Chins, que decorreu no Casino da Pvoa com os chineses residentes na Pvoa de Varzim e em Vila do Conde. Reconhecida, a governante sublinhou que o executivo madeirense continuar empenhado em manter o bom relacionamento que j existe e aprofundar as relaes com a comunidade chinesa e estabelecer eventuais acordos de cooperao e de actuaes que possam beneficiar ambas as comunidades. A festa do Ano Novo Chins o grande encontro anual da comunidade chinesa em Portugal, para a qual so sempre convidadas personalidades portuguesas das reas poltica, cultural e econmica. O ano 4710 do calendrio chins (que lunar e no solar) comea no prximo dia 23 e prolonga-se at 23 de Fevereiro de 2012. dedicado ao Drago. Segundo clculos do lder da comunidade, esto radicados em Portugal 20.000 a 22.000 chineses, que se repartem na actividade comercial, restaurao e na prestao de servios.

Machico com duas novas unidades hoteleiras

Dois promotores tursticos preparam-se para construir no concelho de Machico: um no Canial e outro no Santo da Serra. Recentemente, estiveram reunidos com o presidente da Cmara Municipal local, Antnio Olim e receberam deste a garantia de que ser feito tudo ao alcance da edilidade para que todo o processo decorra de forma clere. uma boa notcia porque as pessoas esto convencidas que tudo isto est parado, mas afinal no...

Continuamos a trabalhar. Claro que o investimento caiu, mas no vai desaparecer..., enalteceu o edil. Segundo Antnio Olim, tratam-se de uma unidade hoteleira, ligada ao enoturismo, a construir na freguesia do Canial e de uma outra, que ser localizada na freguesia do Santo da Serra, associada ao campo de golfe. A Cmara, obviamente, acolhe de braos abertos todas as iniciativas na rea do Turismo. E da nossa parte vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para que as coisas andem o mais depressa possvel, garante. Antnio Olim sublinha que o Turismo , de facto, uma das nossas prioridades e uma das nossas maiores riquezas. No passado Machico j foi um dos principais plos tursticos da Regio e tem todas as condies para o voltar a ser. Essa ser uma grande aposta nossa. O Turismo poder ser a nossa principal fonte de riqueza, perspectiva. O autarca recorda que o concelho j tem os equipamentos pblicos necessrios, faltando agora a parte privada, ou seja a construo de unidades hoteleiras. Eu costumo dizer, com muita pena minha, que Machico, se calhar, andou em contra-ciclo. Quando conseguimos fazer as obras pblicas necessrias para chegarmos ao patamar onde os outros concelhos da Regio j estavam (por razes que toda a gente conhece, s de h dez anos a esta parte que Machico deu o salto que necessitava em termos de desenvolvimento), cai-nos esta conjuntura em cima, o que vem dificultado o ressurgimento turstico, o darmos o prximo passo. Mas, vamos conseguir dar a volta e fazer de Machico o segundo plo turstico da razo, promete.

Reid's Palace no top25 mundial do Traveler's Choice 2012 da TripAdvisor

O 5-estrelas Reid's Palace by Orient Express, localizado no Funchal, est no top 25 dos melhores hotis do mundo da Travelers' Choice da TripAdvisor, segundo noticiou a agncia PressTur. O hotel madeirense o nico portugus a integrar o ranking e ficou colocado no 25. lugar, com 250 apreciaes entre as quais se destacam adjectivos como "impecvel" ou opinies como "um hotel muito especial" O ranking liderado pelo Phoenix Resort, em San Pedro, no Belize, seguido do Anastasis Apartment em Imerovigli na Grcia e do Hamanasi dventure and Dive Resort em Hopkins no Belize. O Riad Kniza, em Marraquexe, Marrocos, o Derwent House Boutique Hotel, na Cidade do Cabo na frica

do Sul, o Castlewood House em Dingle, Irlanda, o Palais Amani em Fs, Marrocos, o Loch Lein Country House em Killarney, Irlanda, o Tambo del Inka, a Luxury Collection Resot & SPA, em Urubamba, Peru e o Golden Well (U Zlate Studne) em Praga na Repblica Checa, completam os dez primeiros lugares do top dos 25 melhores do mundo escolhido pelos viajantes para 2012. No ranking europeu dos melhores all-inclusive Portugal volta a estar presente com o Pestana Porto Santo Beach Resort & SPA All Inclusive que ocupa o 19. lugar com apreciaes de viajantes que o apelidam de "paraso", "relaxante e bonito" ou "simplesmente o melhor". O top 3 liderado pelo Club Med Kemer, em Kemer na Turquia, seguido do Adler Thermae Spa & Relax Resort, em San Quirico d'Orcia em Itlia e do Club Med Palmiye tambm em Kemer na Turquia. Das 25 posies do top europeu de melhores all-inclusives, 16 so ocupados por unidades na Turquia. Espanha e Grcia so os destinos seguintes com mais unidades no ranking, trs cada um, seguido de Itlia representada por duas unidades.

Nomeada nova administrao no IVBAM

O Governo Regional procedeu a algumas mudanas ao nvel da administrao no Instituto do Vinho e do Bordado e Artesanato da Madeira. De acordo com o secretrio regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, que tutela aquele organismo, mantm-se a engenheira Paula Cabao, como presidente, e nomeia a Dr. Isabel Figueiroa e o Dr. Rui Fernandes, como vogais. No caso de Isabel Figueiroa, acrescentou Manuel Antnio Correia, transita do grupo IGSERV, onde j desempenhou, transitoriamente, funes de presidente do conselho de administrao da Valor Ambiente, sendo at aqui responsvel pelo pessoal daquela empresa. Relativamente a Rui Fernandes, professor do ensino secundrio de profisso, transita da Secretaria Regional do Equipamento Social. De acordo com Manuel Antnio Correia, alm do currculo e da competncia tcnica dos nomeados, salienta-se a sua particular ligao aos dois maiores centros produtores de uvas da Madeira. A Dr. Isabel Figueiroa originria de So Vicente e o Dr. Rui Fernandes a Cmara de Lobos, de onde natural e residente e onde ocupa o cargo de presidente da Assembleia Municipal. Esta ligao a So Vicente e a Cmara de Lobos, respetivamente, aumentar, na opinio do secretrio regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, a articulao entre o IVBAM e as entidades locais produtoras de vinho, bem como a perceo do IVBAM como entidade ao servio dos produtores.

Tal como afirmou Manuel Antnio Correia, um dos critrios que foi seguido foi haver, pela primeira vez, na administrao do IVBAM pessoas com uma ligao umbilical aos dois grandes centros produtores. Isto importante para o bom desempenho do instituto e melhorar a sua ao, mas importante tambm no sentido inverso, ou seja, uma maior percepo e uma maior articulao entre os prprios produtores e a entidade que est ao seu servio, que o IVBAM, destacou. Por isso, rematou o secretrio regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, estamos convencidos que reciprocamente positivo e um aspecto que consideramos novo nesta administrao. Manuel Antnio Correia aproveitou ainda para destacar o bom trabalho e desempenho de Joo Nunes, membro da anterior administrao do IVBAM, e que ir desempenhar funes noutras reas da Secretaria, onde o seu desempenho, com toda a certeza, ser muito til.

Investidos 46,2 milhes na recuperao

Foram assinados, no passado dia 18 de janeiro, 55 contratos de concesso de apoios financeiros, no mbito do PRODERAM, a agricultores, associaes e empresas agrcolas. Alguns dos contratos celebrados, na manh de ontem, no auditrio da Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais foram os ltimos do processo de recuperao de infra-estruturas agrcolas pblicas e privadas, aps os temporais. No total, foram investidos 46,2 milhes de euros, tendo beneficiado 1.160 entidades atingidas pelo mau tempo, que foram objecto de apoio e cujo resultado positivo para a economia regional, adiantou o secretrio regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, Manuel Antnio Correia. Relativamente assinatura dos contratos de concesso dos apoios financeiros, Manuel Antnio Correia revelou que o valor do investimento dos projectos de 525 mil euros, sendo que 425 mil so a fundo perdido. uma ajuda importante que cria uma dinmica cada vez maior agricultura e que importante para as economias locais, afirmou. Realando que alguns destes contratos so o culminar do processo de recuperao dos temporais, Manuel Antnio Correia informou que o projecto de recuperao do sector agrcola, aps os temporais, correu bem, na origem teve uma causa m, mas depois correu muito bem, porque foi possvel melhorar a agricultura e posso afirmar com segurana que hoje, depois destes projectos de recuperao, o potencial produtivo da agricultura regional maior do que era antes dos temporais. Segundo o responsvel, com as ajudas dadas a fundo perdido no s se recuperou o que foi destrudo, mas melhorou-se muitas infra-estruturas pblicas e privadas, acrescentando valor e melhorando a capacidade de produo.

Guida Henriques uma das agricultoras que ontem recebeu apoio. Tem apostado na agricultura biolgica com um terreno no Arco de So Jorge. Aquela licenciada de 31 anos garante que o balano de cinco anos de actividade positivo e apela a quem no tem trabalho que se dedique agricultura.

SADE

Oito a 10 mil madeirenses sofrem de Alzheimer

Na Madeira existem entre oito a 10 mil pessoas que sofrem da doena de Alzheimer. O nmero tem vindo a aumentar, mas tal se deve ao aumento da esperana de vida e pelo facto de, nos ltimos tempos, estarem a ser reportados mais casos, o que no acontecia antigamente. O dado foi avanado pelo neurologista Armando Morganho, profissional de sade que se dedica especialmente a esta doena. Sobre esta matria, disse que, actualmente, no h nada para prevenir a doena, na medida em que esta o resultado do envelhecimento cerebral (que pode ser gentico), associado a factores vasculares, como a diabetes, hipertenso, colesterol e sedentarismo.

possvel atrasar a doena No obstante, fez notar que possvel retardar e atenuar o aparecimento da doena de Alzheimer, que normalmente surge a partir dos 65 anos - antes desta idade muito raro, acrescentou. Para atrasar o seu aparecimento, Armando Morganho diz que h que actuar nos factores vasculares, logo que estes sejam detectados. Alm disso, destacou a importncia da actividade cognitiva como, por exemplo, ler um livro, ter uma actividade social, como estar no caf com amigos, e, ainda, ter uma actividade recreativa, como a jardinagem. Tambm aqui, mas de forma indirecta, a alimentao pode dar o seu contributo.

Instado a comentar um estudo publicado em Novembro na revista Neurology, levada a cabo por um grupo de investigadores do Instituto de Linus Pauling da Universidade do Oregon, nos EUA, que dava conta que a alimentao pode ser decisiva para ajudar os idosos na manuteno da sua capacidade mental e de memria, particularmente com o consumo de vitaminas B, C, D, E e mega 3 que podem ser obtidas nas frutas, legumes e peixes, este neurologista referiu que a melhor dieta a mediterrnica. Sabe-se que todos os tipos de vitaminas que tenham cidos gordos polinsaturados podem ter efeito na memria, disse, apontando ao azeite, o vinho (em quantidades razoveis), os legumes e os vegetais como os produtos de destaque da dieta mediterrnica. Quando fazemos uma alimentao rica em anti-oxidantes, estamos a prevenir a morte das clulas e a m irrigao do crebro, acrescentou. Todavia, no entender de Armando Morganho, a alimentao ter um efeito protector, mas no uma evidncia robusta mas, defendeu, a alimentao dever ser variada e colorida pois, na sua opinio, temos maus hbitos alimentares.

Sinais de alerta da doena de Alzheimer A doena de Alzheimer pode comear a evidenciar-se com a perda de memria, designadamente a perda de memria mais recente. Ou seja, o indivduo esqueceu-se do que fez recentemente, mas tem memria de coisas que se passaram h muitos anos. A partir daqui, so feitos vrios testes ao indivduo a fim de verificar se este padece efectivamente de Alzheimer. Porm, outros sintomas do conta da sua presena e denunciam o seu agravamento: Dificuldade em planear ou resolver problemas, dificuldade em executar tarefas familiares, perda de noo de tempo e desorientao, dificuldade em perceber imagens e relaes especiais, problemas de linguagem, trocar o lugar das coisas, discernimento fraco ou diminudo, afastamento do trabalho ou da vida social e alteraes de humor e de personalidade.

Estudo diz que alimentao ajuda na sade mental A equipa de investigadores do Instituto de Linus Pauling da Universidade de Oregon, nos EUA seguiu 104 pessoas com idade mdia de 87 anos e os resultados obtidos, atravs de anlises, demonstraram que aqueles que consumiram mega 3 e as vitaminas em questo no experimentaram uma reduo do volume do crebro. O estudo evidencia assim que os efeitos positivos destes nutrientes, presentes em grande quantidade no peixe e em vrios tipos de legumes, na sade mental e em todo o organismo.

Assembleia vai ouvir parceiros sociais sobre unidose

Esteve, ontem, em discusso, na Assembleia Legislativa da Madeira (ALM), um projecto de decreto legislativo regional, que estabelece o regime de dispensa de medicamentos em unidose. A proposta, apresentada com processo de urgncia, foi aprovada na generalidade com os votos a favor dos deputados do PSD, PCP, MPT, PAN, PTP e PND. O CDS e o PS abstiveram-se. A proposta vai agora ser analisada na respectiva Comisso Parlamentar, no prazo de oito dias, onde sero ouvidos os parceiros sociais: Ordem dos Farmacuticos, Ordem dos Mdicos e o responsvel pela farmcia do Hospital Central do Funchal. Rafaela Fernandes, do PSD, em resposta a crticas feitas pelo CDS explicou que o Governo Regional j vem trabalhando neste projecto, h algum tempo, com o objectivo de reduzir os custos do errio pblico e, sobretudo, dos utentes com os medicamentos. O CDS pretende apresentar uma alterao no que se refere dispensa dos medicamentos tendo a deputada do PSD acusado a bancada popular de estar a pensar apenas nos interesses corporativos e no nos interesses dos utentes.

EDUCAO E CULTURA

A Arte em John dos Passos aborda obra junto dos estudantes

Divulgar a obra de John Dos Passos junto dos estudantes do ensino secundrio e universitrio o principal objectivo do 5 Simpsio que se iniciou no passado dia 16 de Janeiro, pelas 9.30 horas, no Centro Cultural John dos Passos, contando com a presena da secretria regional da Cultura, Turismo e Transportes, precisamente para celebrar e assinalar o 115. aniversrio deste escritor luso-descendente. Alguns estudantes tm vindo a realizar, ao longo dos ltimos meses, diferentes abordagens obra literria e artstica deste autor, participando activamente com exposies de trabalhos na Universidade da

Madeira, na Escola Secundria Francisco Franco e na Escola Secundria da APEL, onde, alis, esto previstas visitas e preleces pelos oradores convidados do Simpsio, durante os dois dias em que decorre o evento. Este 5 Simpsio conta com preleces de estudiosos regionais, nacionais e internacionais que iro debater a produo artstica de John Dos Passos, enquanto artista plstico, assim como a influncia das artes visuais na sua obra literria. Trata-se de uma iniciativa que conta com o apoio do Governo Regional, da autarquia ponta-solense e da Embaixada dos EUA em Lisboa. De salientar que estaro ainda patentes ao pblico duas exposies sobre a vida e obra do escritor que tem neste espao, desde 2004, um acervo documental mpar que permite a qualquer estudioso/ investigador desenvolver pesquisas sobre assuntos relacionados com a sua obra.

Levada d' Amores apresentado no Baltazar Dias

Dado o sucesso obtido o ano passado, no Porto da Cruz, o musical Levada d' Amores voltar a ser apresentado ao pblico, desta feita no Funchal, no Teatro Municipal Baltazar Dias, nos prximos dias 21 e 22 (sbado e domingo), pelas 21h30 e 18h, respectivamente. O evento j tinha sido apresentado pela Associao Grupo Cultural Flores de Maio, no passado ms de Novembro, no Auditrio do Centro Cvico do Porto da Cruz, com o objectivo de assinalar as suas bodas de prata, mas, uma vez que o feed-back do pblico presente superou todas as expectativas, a organizao achou por bem replicar tal espectculo num meio urbano. De acordo com esta colectividade, liderada por Virglio Caldeira, esta repetio pretende levar este espectculo a outros pblicos que ainda no tiveram a oportunidade de assistir ao mesmo, alm de proporcionar a todos os artistas participantes a oportunidade de pisarem um palco que dignificasse a performance artstica de cada um, motivando os mesmos para outras experincias do gnero. A Flores de Maio refere ainda que este projecto, pela sua envolvncia e dimenso artstico cultural, marcou um perodo ureo no percurso artstico desta Associao, cujos impactos foram bem visveis, no s na freguesia do Porto da Cruz, como fora dela. O libreto, de Jos Abel Mendes, reflecte as vivncias e

tradies do Porto da Cruz, no incio do sculo XX, confrontando as diferentes classes sociais da poca. Lembra tambm que este musical conta com a participao de cerca de 80 artistas, desde msicos, cantores, danarinos e actores.

RELIGIO

Papa Bento XVI afirma que emigrantes "no so nmeros"

O papa Bento XVI afirmou, no decurso desta semana, que os emigrantes no so nmeros, so pessoas que procuram um lugar onde viver em paz e que so os protagonistas do anncio do evangelho no mundo contemporneo. Perante os milhares de pessoas que assistiram hoje ao ngelus dominical, na Praa de So Pedro, o papa recordou que a Igreja celebra hoje o 98. Dia Mundial do Emigrante e Refugiado. Milhes de pessoas vm-se implicadas no fenmeno da migrao, mas elas no so nmeros, so homens e mulheres, crianas, jovens e idosos que procuram por um lugar onde viver em paz, disse. Bento XVI sublinhou que os emigrantes no so apenas destinatrios, so tambm protagonistas do anncio do Evangelho no mundo contemporneo. Na sua mensagem, o papa defendeu que os Estados tm o dever de acolher e respeitar a dignidade humana e os direitos dos refugiados, superando os medos e evitando formas de discriminao. Mesmo assim, assegurou que o fenmeno migratrio tambm uma oportunidade para o anncio do Evangelho no mundo atual e que a Igreja tem de arranjar os modos adequados para que essas pessoas possam encontrar Cristo.

Igreja alerta para dificuldades por que passam os emigrantes na Europa

A Igreja Catlica assinalou no ltimo domingo o 98. Dia Mundial do Migrante e Refugiado. Este ano, a mensagem de Bento XVI tem como tema a nova evangelizao e os problemas associados aos fenmenos migratrios. Em Portugal, assinala-se tambm este ano as bodas de ouro da criao da Obra Catlica das Migraes, instituio de apoio aos nossos emigrantes que, presentemente, passam por grandes dificuldades." cada vez mais difcil encontrar emprego na Europa, os salrios baixam e os contratos so precrios, mas continua a haver portugueses decididos a emigrar, ainda que alguns no tenham que comer nem encontrem onde dormir", refere a Agncia Ecclesia. H emigrantes lusos que diariamente tm batido porta das misses catlicas em busca de alimentao e dormida, afirmou o coordenador nacional da Pastoral das Misses da Igreja na Sua, acrescentando que no ltimo ano entraram no pas cerca de 11 mil portugueses.

Bispo do Funchal apela a uma "f esclarecida"

D. Antnio Carrilho presidiu esta semana Missa do 128. aniversrio da fundao das Irms Vitorianas, na Escola Arendrup, no Santo da Serra. A congregao foi fundada na diocese do Funchal (a 15 de Janeiro de 1884) por Madre Mary Wilson,

"uma mulher culta, corajosa", que continua a ser uma referncia para o nosso tempo, destacou o Bispo do Funchal na homilia. O prelado funchalense salientou a actualidade e a importncia do carisma apostlico do instituto fundado pro Madre Wilson que ficou conhecida entre os madeirenses como a "Boa Me", dizendo que o seu exemplo deve ser seguido em termos de "uma f mais esclarecida e em dilogo com a cultura", para melhor se responder "s necessidades do nosso tempo". "Madre Mary Wilson permanece como uma figura a brilhar na Madeira, no apenas ontem, mas tambm hoje e sempre", acrescentou D. Antnio durante a celebrao que reuniu dezenas de pessoas e vrios sacerdotes no Pavilho desportivo da Escola Arendrup, no Santo da Serra.

A parquia est a mudar

A parquia j no s um contexto geogrfico, mas afectivo, sublinha Joo Silva Carmona. Perante as mudanas que actualmente se verificam a vrios nveis, deve-se entender a nova parquia como identidade que se abre ao mundo, e no apenas como instituio para fazer um servio religioso; a parquia congregao dos cristos e de todos aqueles que se abeiram da Igreja para vir buscar alguma coisa, seja espiritual ou material, explica. E d exemplos:moro a 20 metros da igreja de Santa Joana Princesa, em Lisboa, mas sou paroquiano de So Joo de Deus, que fica a centenas de metros. A minha insero nesta comunidade teve a ver com a empatia, a realidade com que me identifico mais, a abertura e vivacidade que encontrei no exerccio dos dons de cada um para construir a parquia. Concluso, a parquia o lugar da celebrao da f, mas tambm o lugar onde me encontro e sinto bem para testemunhar e ajudar o outro a crescer na f. Ser cristo viver em comunidade e este o desafio que est colocado nos nossos dias: as pessoas vo missa onde mais conveniente, onde encontram uma identidade, ou porque os filhos esto na catequese naquela parquia; e isto que faz famlia e cria razes na parquia, no o espao geogrfico, afirmou o Dicono Permanente ao JM, na sequncia das conferncias que proferiu nas Jornadas de actualizao para os leigos no Funchal.

Relquia de Joo Paulo II para nova igreja do Atouguia

A comunidade paroquial do Atouguia recebeu, no dia 15 de janeiro, a visita do Bispo do Funchal, num ambiente de grande alegria pelo anncio da bno da "nova igreja" ainda este ano, provavelmente por altura da festa do seu Padroeiro, So Joo Baptista. Trata-se de um "sonho antigo" desta comunidade criada h 50 anos, disse o actual proco, Pe. Silvano Vieira, na saudao ao Bispo do Funchal. D. Antnio Carrilho, que presidiu a uma concelebrao eucarstica na "sede provisria da parquia", instalada na capela de So Pedro de Alcntara, destacou tambm o acontecimento e o empenho da populao nesta "construo", sinal de uma "Igreja viva". E aos muitos fiis presentes na missa, entre os quais se destacava a presena do presidente da Cmara Municipal da Calheta, Manuel Baeta, o Bispo do Funchal anunciou que o novo templo ser contemplado com uma relquia do Papa / beato Joo Paulo II, a ser colocada no altar. O pedido foi feito em tempos pelo proco, por ocasio da beatificao do Papa, tendo ento sido dirigido a Roma, ao postulador da causa de canonizao, e foi aceite, confirmou D. Antnio aos paroquianos do Atouguia.Ao mesmo tempo que me congratulo com este esforo de edificao da nova igreja, tambm sinto que uma alegria para a diocese poder contar com uma relquia do Papa Joo Paulo II, que ser colocada no altar, lugar especial para proclamar a mensagem e convidar todos para o encontro com Cristo atravs da orao e da eucaristia; vivncias que com certeza se intensificaro com melhores condies e espaos, a partir do novo templo, sublinhou.

Semana Bblica com muito entusiasmo

A realizao da Semana Bblica na Ilha do Porto Santo est a motivas as comunidades paroquiais de Nossa Senhora da Piedade e do Esprito Santo. Orientada pelas Irms Paulinas aquela Semana integra diversas actividades, entre elas encontros nos stios, visitas aos doentes e s escolas.

Hoje s 20 horas ser celebrada a Eucaristia na Igreja da Piedade (Igreja Matriz) com o tema: Jesus Cristo, resposta plena ao Pai - Banquete.O programa de amanh inclui a Eucaristia, s 20 horas, tambm na Igreja da Piedade com o tema Igreja, lugar de respostas. No prximo sbado a Eucaristia celebrada naquela igreja s 20 horas ter o tema: Maria, Me da Igreja e modelo de escuta.O encerramento da Semana Bblica inclui um desfile Bblico" na Igreja da Piedade s 15 horas do prximo domingo. O incio desta Semana Bblica que se realizou no dia 13 de janeiro, foi com um viglia de orao com o tema Vinde Esprito Santo organizado pelos alunos do 10. ano das duas parquais do Porto Santo. No sbado foi recitado o Tero Bblico Missionrio e no domingo decorreu a cerimnia da solene entronizao da Bblia. Todas estas actividades tm registado grande participao das pessoas das duas parquais da Ilha do Porto Santo. Concerto do Ambo no Porto Santo O Padre Joo Paulo Vaz, sacerdote da Diocese de Coimbra ir dar um "Concerto do Ambo" s 19h30 na Igreja da Piedade, Porto Santo, no prximo dia 26 de Janeiro (quinta-feira), sendo a entrada livre. Como se l na pagina da Internet daquele sacerdote "os "Concertos do Ambo" so uma proposta inovadora e nova no projecto de evangelizao pela msica do Pe. Joo Paulo Vaz. A par com os concertos de auditrio e ar livre que continua a realizar, surge esta oferta de um concerto orante, a partir do seu 4 trabalho de originais - "Um Pedacinho desse Cu" - em ambiente calmo e de recolhimento, como so as Igrejas e Capelas ou outros espaos de culto. Os "Concertos do Ambo" pretendem ser uma partilha e uma orao: do Ambo que a Palavra proclamada e partilhada; diante dele que assumida e respondida em orao. Integrando simplesmente quatro msicos, este um concerto possvel para qualquer espao de culto. Sendo orante, tambm possvel para qualquer nmero de pessoas.

Seis parquias vo celebrar padroeiros

No ms de Janeiro so celebradas festas litrgicas em diversas parquias madeirenses, sendo a maioria delas em louvor dos respectivos santos padroeiros. Assim no primeiro dia do ano as parquias de Ponta Delgada e Santa Cruz festejaram o Bom Jesus e So Salvador. No dia 15 foi celebrada a festa de Santo Amaro no Paul do Mar, Santa Cruz, Lombada (Ponta do Sol) e Boaventura. Santo Anto foi assinalado na igreja da Faj do Penedo e nos Prazeres,

aqui com a bno dos animais. No prximo domingo, dia 22 de Janeiro, vo ser celebradas festas em seis igrejas da Madeira, sendo todas em louvor dos respectivos padroeiros. No Canial a festa de So Sebastio inicia-se s 13 horas. A missa da viglia, no sbado ser s 20 horas. A parquia do Seixal vai celebrar a festa de Santo Anto s 15 horas. No sbado a missa vespertina principiar s 20 horas. Tambm no Canio ser celebrada a festa de Santo Anto s 16 horas. No sbado s 20 horas inicia-se a missa da viglia. Na igreja de Cmara de Lobos a festa de So Sebastio inicia-se s 16 horas. Esto a ser celebradas novenas s 19 horas. A parquia de Santo Amaro festeja Santo Anto no sbado s 18 horas e no domingo celebra o padroeiro s 16 horas. Em So Vicente a festa do padroeiro ser celebrada s 15h30. Hoje e amanh as novenas iniciam-se s 19h30 e no sbado a missa da viglia principia s 20h30.

DESPORTO

Nova filosofia no apoio ao desporto

No tommos ainda conhecimento de todos os contornos da situao, mas desejo que as coisas se desenvolvam num sentido mais favorvel, porque precisamos da participao de todos, pois no quero viver numa sociedade onde tudo comea e acaba no Estado. Palavras de Jaime Freitas, secretrio regional da Educao margem da apresentao da Liga ZON Kids, sobre o pedido de insolvncia da UD Santana. O governante mostrou-se convicto de que todos vamos ser capazes de superar este momento. No nos podemos basear nica e exclusivamente nos apoios do Governo Regional actividade das diferentes colectividades. Teremos de ter imaginao e encontrar diversas fontes de financiamento. Todos ns, clubes e associaes, vamos ter de fazer reformular o tipo de actividades que pomos em prtica e adapt-las s novas realidades. Com a participao, empenho e esforo de todos vamos encontrar maneiras de garantir a continuidade das associaes e dos clubes em benefcio da prtica desportiva.

Relativamente aos anunciados cortes (15%) na rea do Desporto, Jaime Freitas aludiu ao facto de ser encarada uma nova filosofia para enquadrar os apoios ao Desporto. Temos a ambio de garantir a mesma prtica desportiva, sabendo que isso ir implicar muitas adaptaes. Estamos a apostar muito nos ganhos de eficincia. Sabemos que muitos dos agentes desportivos sero capazes de pr em prtica um plano de actividades, igual ao que existe, at melhorado, ainda que haja diminuio nos nveis de financiamento das actividades. Questionado sobre o atraso nas subvenes pblicas, sempre foi dizendo que os compromissos vo ser cumpridos, mas neste momento no estamos em condies de poder anunciar o timing certo e a forma certa desse compromisso. O Governo uma pessoa de bem e os compromissos que assumiu sero cumpridos. A esse respeito ainda, afirmou que compreendemos todas as situaes, mas todos conhecem as situaes difceis que estamos a passar, no mbito das finanas, da tesouraria e liquidez disponvel. Tem de haver essa compreenso, sendo certo que ns no viramos a cara a todos os compromissos que foram assumidos no passado. Encontraremos uma forma de serem cumpridos. Sobre as declaraes do presidente do Martimo que disse rejeitar fazer alteraes ao projecto aprovado para os Barreiros, o secretrio afianou que o mesmo ser executado, mas no tenho o timing certo. S quando tivermos uma definio poltica, econmica e financeira mais segura que poderemos projectar o futuro. As condies do projecto sero definidas a seu tempo. Mas h uma soluo que importa a mim e a todos os madeirenses, que finalizar o projecto e criar ali um espao com dignidade, at porque o plano de ajustamento financeiro no foi assinado e sem termos esse dado de base no poderemos avanar com datas. Para o Desporto em geral, garantiu que h prioridades que esto definidas, mas naturalmente que tambm h situaes aflitivas no mbito do desporto.

Paulo Fontes recebe Prmio Csar Torres

A Federao Portuguesa de Karting e Automobilismo (FPAK) agendou para esta semana a sua habitual gala anual de homenagem os melhores de cada ano, no caso especfico referente a 2012. A cerimnia ter lugar a partir das 20h00, no Auditrio Professor Armando Simes dos Santos, na Faculdade de Medicina Dentria da Cidade Universitria de Lisboa. A lista oficial de distinguidos no foi ainda divulgada, mas sabe-se j que uma individualidade (ou entidade) da Madeira vai receber pela quarta vez o "Prmio Csar Torres": Paulo Fontes sucede a Alberto Joo Jardim, Rafael Costa e Club Sports da Madeira na lista de distinguidos com aquele galardo. De resto, Paulo Fontes vai mesmo regressar ao palco onde em Janeiro de 2011 recebeu idntico trofu,

na ocasio em nome do Club Sports Madeira, colectividade que preside. O "Prmio Csar Torres" atribudo anualmente como reconhecimento pela dedicao ao desporto automvell, recordando-se que Paulo Fontes presidente da comisso organizadora do Rali Vinho Madeira desde 1988.

Atletismo Campeonato Regional absoluto de inverno com 204 atletas

Decorreu, no passado fim-de-semana, o Campeonato Regional Absoluto de Inverno 2012, em Atletismo, evento que se dividiu pelo RG3 e pelo Complexo Desportivo da Madeira, na Ribeira Brava, com a participao de 204 atletas, em representao de oito clubes. Em termos colectivos, o Club Sport Martimo venceu tanto em masculinos (88 pontos), como em femininos (50 pts), seguido da Associao Desportiva e Recreativa de gua de Pena (74 pts) em masculinos, e da Associao Cultural e Desportiva do Jardim da Serra (46 pts) em femininos. J o Grupo Desportivo do Estreito classificou-se em 3. lugar, em ambos os sexos (69 pts masculinos e 41 pts femininos respectivamente). Para a obteno dos dois ttulos colectivos por parte dos verde-rubros contriburam, e muito, os oito ttulos individuais no sector masculino e os sete no feminino. No plano individual, o principal destaque vai para os dois novos recordes regionais: Dcio Faria, da Associao Cultural e Desportiva do Jardim da Serra, saltou 4,90 metros no Salto com Vara, e superou desta forma o anterior mximo regional que pertencia a Hlder Fernandes com 4,87 mts; e Srgio Mendes do Grupo Desportivo do Estreito, nos 60 metros planos, com o tempo de 7,18 segundos alcanou, alcanou novo recorde do escalo de Juniores, sendo 3. classificado final.

rbitros madeirenses recebem insgnias FIFA

A Madeira tem dois rbitros ao mais alto nvel na arbitragem internacional, integrados nos quadros da FIFA. Duarte Gomes, a residir actualmente fora da regio, e Srgio Serro, este ltimo pertencente aos quadros da AF Madeira, recebero no prximo dia 21 de Janeiro as insgnias FIFA 2012, atestando a qualidade que o mximo organismo do futebol mundial lhes confere. A iniciativa ter lugar no Centro Nacional de Exposies em Santarm (CNEMA). A oportunidade ser igualmente aproveitada para a apresentao do novo Conselho de Arbitragem e do Gabinete de Apoio Tcnico da Federao Portuguesa de Futebol a todos os rbitros das primeiras, segundas e terceiras categorias. O Grande Auditrio receber, para alm de Duarte Gomes e Srgio Serro, outros juizes que iro igualmente receber as insgnias FIFA. Olegrio Benquerena (Leiria), Pedro Proena (Lisboa), Bruno Paixo (vora), Jorge Sousa (Porto), Joo Ferreira (Braga), Carlos Xistra (Castelo Branco), Artur Soares Dias (Porto) e Joo Capela (Lisboa) sero os galardoados. O madeirense Duarte Gomes tem 39 anos, bancrio e rbitro da primeira categoria nacional desde a poca de 1999/2000, ao passo que o assistente Srgio Serro cumpriu em 2001/02 a sua ltima poca na II diviso nacional, sendo promovido nesse mesmo ano vindo a merecer, posteriormente, o estatuto de rbitro internacional. Srgio Serro tem 41 anos de idade e escriturrio de profisso.

Martimo assegurou trs milhes e 30% do passe de Baba

O Martimo vendeu apenas 70% dos direitos desportivos de Baba aos espanhis do Sevilha, pelo valor de 3 milhes de euros. Assim sendo, o Martimo assegurou uma participao de 30% numa futura venda do avanado senegals que esta poca marcou 15 golos, 10 dos quais na Liga. O jogador que ainda ontem treinou no complexo, em Santo Antnio, ir rubricar um compromisso com os sevilhanos, por trs anos e meio, constituindo assim uma aposta sria para o ataque da equipa do Sul de Espanha que j investiu 6,5 milhes no reforo do plantel, este ms de Janeiro. O senegals dever apresentar-se o mais tardar na segunda-feira, em Sevilha, a fim de realizar os imprescindveis exames mdicos. Baba fez o seu ltimo jogo pelo Martimo na passada sexta-feira, em Paos de Ferreira, apontando o golo que ditou o empate (1-1) conseguido pela equipa no Estdio da Mata Real.

Empate a zero entre o Nacional e o Portimonense

Nacional e Portimonense empataram esta semana a zero e disseram adeus Taa da Liga. Alis a atitude de ambas as equipas dentro do relvado fez parecer, aos poucos espectadores que subiram Choupana, que a Taa da Liga uma competio que pouco vale nos seus objectivos, que no conta para nada e que s serve para treinar, at porque a mesma est feita medida dos grandes clubes de Portugal. No mais, certo que o Nacional teve mais posse de bola, mais oportunidades de golos, dominou o seu adversrio mas s isso no chega, pois faltou sentido de baliza mas sobretudo atitude e entrega. Oliver foi o primeiro a criar algum sufoco na baliza algarvia mas o remate acabou por sair ao lado, isto aos 6 pois mais oportunidades apenas aos 18 e aos 40 o que diz bem do espectculo de ontem. Na segunda parte Caixinha fez algumas alteraes mas o resultado acabou por ser nulo. Ainda assim, o perigo foi mais constante por parte dos alvinegros na rea contrria mas sem qualquer efeito prtico e nem Claudemir (47) e Mrcio Madeira (54) deram a melhor sequncia. Alis, a segunda parte apresentou-se com um Portimonense mais atrevido, mais perigoso mas sem sentido de baliza e a verdade que o resultado no final dos 90 no poderia ser outro. Um empate a zero que penaliza ambos os conjuntos sobretudo pelo mau futebol praticado.

Pedro Caixinha: Faltou personalidade Assumo total responsabilidade pelo resultado desta tarde. Mas tambm assumo a falta de personalidade de alguns dos meus jogadores neste jogo. No gostei da atitude e se continuarmos assim no vamos a lado nenhum, disse o tcnico dos madeirenses. Jos Augusto: Outras prioridades A nossa prioridade a Liga Orangina. Estamos a passar um mau bocado e este jogo para ns serviria para levantarmos a moral dos nossos jogadores. Isso foi conseguido. Brevemente sabero quem ser o novo treinador, disse Jos Augusto, interino do Portimonense.

Andr Recife de volta

Durou poucos dias a aventura de Andr Recife enquanto jogador azul-amarelo. O volte face aconteceu porque o Unio SAD alega que o que foi acordado com entre o jogador o Nacional e os azul-amarelos no est a ser cumprido e por isso mesmo o futebolista brasileiro regressou ao Nacional e j se apresentou no apronto de ontem dos alvinegros, deixando para trs esta aventura de poucos dias ao servio da equipa comandada por Predrag Jokanovic. No mais, caso no seja encontrada uma soluo para o jogador, os alvinegros devero continuar a ser o clube do jogador. Recorde-se que Andr Recife chegou Madeira no incio da presente temporada, contratado ao Serrano da Baha, mas nunca teve nenhuma oportunidade, quer com Ivo Vieira, quer agora com Pedro Caixinha. A cedncia ao Unio SAD surgia como uma oportunidade para o jogador, que no veio a acontecer, e o regresso Choupana confirmou-se. Rui Alves est na Europa de Leste Rui Alves est ausente da Regio. O presidente do Nacional viajou na ltima quarta-feira para o leste da Europa. O objectivo da viagem desconhecido mas no de descartar a contratao ou observao de algum jogador. Caixinha com dois lesionados O Nacional tem algumas dvidas para o embate diante do Feirense. Stojanovic continua limitado com dores musculares na face posterior da coxa e faz tratamento. Juliano padece de um estiramento no joelho e fez tratamento. Vladan regressa, Neto falha Feirense O guarda-redes Vladan est de regresso para a partida diante do Feirense aps cumprir jogo de castigo frente ao Portimonense. Quem no vai defrontar a equipa nortenha Lus Neto, pois vai cumprir castigo em virtude do quinto amarelo. Dois jovens experincia Mayko e David chegaram para o Nacional e j esto a treinar experincia. Os jovens sero observados

nos prximos dias pela equipa tcnica alvinegra que dever tomar uma deciso quanto ao valor de ambos os jogadores. Futebol de Praia est de regresso A equipa do CD Nacional de Futebol de Praia est de regresso actividade. J este Domingo os alvinegros vo realizar um jogo treino com o Benfica. No horizonte esto previstas participaes em torneios no continente e no estrangeiro. Stnio no treinou mas entra nas contas para jogo com o Nacional Um ligeiro problema muscular impediu na manh de ontem o mdio defensivo Stnio de integrar em pleno o treino do plantel do Feirense, que continua a preparar a viagem ao Funchal onde Domingo prximo vai defrontar o Nacional em jogo a contar para a 16. jornada da Liga Portuguesa. O jogador, Ainda assim, dever estar apto para o jogo com o Nacional, marcado para o Estdio da Madeira, pelas 16:00. No mais, o treinador Quim Machado tambm continua sem poder contar com alguns jogadores devido a leso. So eles Carlos Fonseca, Henrique e Rabiola, futebolistas que esto em dvida na formao de Santa Maria da Feira. Serginho e Anderson, foram reintegrados na passada semana aps paragens prolongadas, continuam a ganhar ritmo e s muito dificilmente sero chamados para a viagem Madeira. O plantel do Feirense volta a treinar esta Sexta-feira, pelas 10.30 horas, seguindo-se conferncia de imprensa com o treinador Quim Machado a fazer a habitual anteviso do jogo que colocar frente a frente, Nacional e Feirense.

Tomasevic no viaja at Vila das Aves

Negcios s aqueles que a SAD considera serem bons. Vem isto a propsito dos potenciais reforos que o Unio procura mas que tero de obedecer ao rigor financeiro azul-amarelo decretado pela sua direco. nesse contexto que se pode dizer que os madeirenses mantm-se activos no mercado mas no a qualquer preo. Jokanovic veria com bons olhos a entrada de um mdio-esquerdo e de um avanado mas a verdade que alguns nomes propostos at agradaram, como foi o caso do maritimista Gonalo, mas faltou o acordo entre as partes envolvidas. Andr Recife, esse, acaba por tambm no ficar no clube.

Marcos Jnior, um brasileiro que est experincia no dever receber uma guia de permanncia sendo praticamente assente que no vai ficar no grupo de trabalho azul-amarelo. Dito de outro modo: o nico jogador que o Unio tem mesmo contratado o do central Tomasevic que vinha representando o Nacional mas para a prxima partida com o Aves, na Vila das Aves, agendada para o prximo domingo, ainda no soluo dado no estar ainda devidamente inscrito. No captulo disciplinar o panorama est desanuviado com a equipa tcnica a receber Bruno. Fbio Erves e Vtor Hugo continuam a recuperar dos seus problemas clnicos mas ainda no esto aptos para o jogo que se segue.

Martimo empatou por 1-1 em Paos de Ferreira

O Martimo terminou esta semana a primeira volta do campeonato com um empate em Paos de Ferreira, num resultado algo sofrido, mas que acaba por premiar o esforo dos verde-rubros na busca pela igualdade, depois de se terem visto em desvantagem nos instantes iniciais da segunda parte. Talvez surpreendido pela entrada mais aguerrida do Paos de Ferreira na partida, o Martimo sentiu dificuldades em assentar o seu futebol, no primeiro tempo, permitindo um ascendente aos locais, e respondendo apenas com uma outra iniciativa de contra-ataque. Roberto Sousa, logo nos instantes iniciais da partida, ainda apontou um livre com algum perigo para Cssio, mas a partida de ento escassearam as jogadas contundentes criadas pelos insulares. Foi o Paos ento a assumir a partida, ganhando claramente o meio campo, mas com dificuldades para romper a coesa defesa maritimista. Os verde-rubros viviam, nesta etapa inicial, de iniciativas individuais, e no fosse uma jogada de Danilo, que exagerou demasiado drible, e um remate de cruzado de Sami, que Cssio defendeu, pouco mais haveria a registar da passagem dos pupilos de Pedro Martins pelos primeiros 45 minutos. Esperava-se que o intervalo pudesse despertar a equipa madeirense, e Joo Guilherme, com um remate de ressaca, 4 minutos aps o reatamento, ainda agitou as hostes madeirenses. No entanto, no demorou a que a partida ganhasse os contornos da primeira parte, com o Paos mais pressionante e uma Martimo com pouca ligao entre os sectores, e praticamente inofensivo no ataque. Perto dos 60 minutos os locais dispuseram de soberana oportunidade para inaugurar o marcador, numa falta de Joo Diogo sobre Luisinho, que o rbitro Hugo Miguel no hesitou em apontar para a marca da grande penalidade. Mas na cobrana do castigo mximo Peanha esteve enorme a defender, em pleno voo, e com os ps, o remate de William. Apesar da perdida, os nortenhos estavam bem mais moralizados que o Martimo, e ficaram ainda mais quando Melgarejo, passagem dos 63 minutos, inaugurou o marcador, recebendo a bola sem oposio rematando forte para a baliza madeirense. S com desvantagem a turma da Regio despertou.

Heldon entrou para dar mais frescura ao ataque, e criou logo perigo, e Baba pouco depois, deixou uma primeira sinal de perigo para a Cssio. O golo do empate acabaria por chegar a 6 minutos do final, na sequncia de um canto, que Baba se superou a toda a defensiva e cabeceou para o 1-1 final, num resultado lisonjeiro para o Martimo, mas que acaba por premiar o acreditar dos madeirenses. Tivemos a estrelinha da sorte... Tenho de reconhecer que foi um bom resultado hoje (ontem) aqui na Mata Real. Palavras de Pedro Martins no final do jogo, frente ao Paos de Ferreira, depois de uma primeira parte equilibrada e com oportunidades repartidas pelas duas equipas. O empate ao intervalo justificava-se, mas a equipa esteve muito expectante e s reagiu depois do golo. Posso dizer que uma estrelinha da sorte neste jogo e, depois, o Peanha tambm esteve muito bem e evitou que o adversrio marcasse. Ainda para o treinador dos insulares, o Paos uma equipa muito forte, sobretudo quando joga em casa e no merece estar na posio que ocupa. Quanto minha equipa, tecnicamente no estivemos bem e podemos estar satisfeitos com este resultado. Pedro Martins falou, ainda, sobre a mais que provvel sada do avanado Baba: complicar o jogador ficar no Martimo. No entanto, temos solues internamente para colmatar essa sada. claro que gostaramos de contar com o jogador, mas quase de certeza que no vamos manter no plantel. Finalmente, sobre a 1. volta que ontem chegou ao fim, o tcnico frisou que a classificao muito boa. excelente estarmos com 26 pontos e temos de manter a fasquia lata e continuar da forma que temos vindo a fazer at aqui. J para o guarda-redes Peanha, que defendeu um penlti, disse: penso que um bom resultado para o Martimo. O Paos tem uma boa equipa e os pontos no refletem o seu valor. Conseguimos controlar na 1. parte, mas na 2. entrmos um pouco receosos, mas conseguimos felizmente chegar ao empate. Nos planos do grupo estava nos nossos planos estar nesta posio no final da 1. volta. Espero que possamos estar assim, para no final podermos garantir um lugar na Europa. Desiludido, Henrique Calisto, treinador dos pacenses, analisou o jogo da seguinte forma: Toda a gente viu que o Paos merecia ganhar. Marcmos primeiro, falhmos um penlti e depois do 1-0 recumos no terreno, devido ao posicionamento que temos na tabela. Demos o jogo ao Martimo, mas podamos ter marcado em contra-ataque. No conseguimos, mas este resultados d-nos nimo para a 2. volta. Uma verdadeira armada de olheiros ontem noite na Mata Real Uma autntica armada de olheiros estiveram ontem na Mata Real a observar a partida e a tirar notas dos dois jogadores dos dois conjuntos. Da Alemanha veio o Arminda Bielefeld, de Espanha Desp. Corunha, Rayo Vallecano e Betis, de Frana Stade Brestois e Saint Etiene, da Dinamarca Odense e Aarhus, e ainda os holandeses do Feyennord, alm dos nacionais Porto, Beira Mar, Feirense e Nacional.

Novidades na equipa na prxima semana diz Carlos Pereira Carlos Pereira, presidente do Martimo, esteve ontem na Mata Real a assistir partida. No final do jogo, o lder dos verde-rubros confessou que haver novidades no que toca ao plantel maritimista no decorrer da prxima semana, mas escusou-se a clarificar se dizem respeito a entradas ou sadas do grupo de trabalho orientado por Pedro Martins.

Entretanto, Baba deve estar muito prximo de sair e foi o prprio treinador a dizer que s muito dificilmente o jogador se manter no plantel, aps o mercado de Inverno.

Vitria obtida com a segunda linha

Acabou por ser justa a vitria do Martimo em Guimares, na segunda jornada do Grupo B da Taa da Liga. O 0-2 final acaba por ser construdo na segunda metade de um jogo que, em vrios momentos, quase parecia uma partida de pr-temporada, tal era a lentido e a falta de intensidade na disputa dos lances. O Guimares, nesta fase da prova j sem aspiraes, pouco mostrou em campo, limitando-se a tentar travar o maior mpeto maritimista imposto quase sempre por Benachour, na primeira parte, e por Heldon, na segunda. Ambos procuraram servir Pouga que por muito pouco no saiu de Guimares com um golo marcado. E quase o conseguiu passagem do minuto 12, quando desperdiou apenas com o guardaredes pela frente. Numa primeira-parte fraca, o Guimares s conseguiu assustar o Martimo aos 17, valendo Robson a travar uma recarga de El Adoua, aps defesa incompleta de Salin. Da e at ao intervalo, Pouga voltaria a falhar o alvo, no aproveitando de cabea um cruzamento bem medido de Gonalo. No reatamento o Guimares pareceu melhor, mas depois de um cabeceamento de Soudani, superiormente defendido por Salin, o Martimo voltou a mostrar a eficcia total. O golo de Tch, aos 75, desatou o n de um jogo que parecia estar condenado ao nulo. A partir da tudo ficou mais fcil para o Martimo que, por intermdio de Danilo Dias, matou a partida a quatro minutos do final, culminando um rpido contra-ataque conduzido por Fbio Felcio. Martins aplaudiu menos utilizados Satisfeito pela clara demonstrao de fora deixada neste jogo pelo grupo de trabalho, o tcnico maritimista deixou vincado que a passagem meia-final da competio possvel de concretizar: Iremos ao Estdio da Luz com a ambio de ganhar, prometeu Pedro Martins. Cometemos dois erros fatais Do lado vitoriano, o treinador justificou a derrota da sua equipa com base nos dois erros fatais e que, tal

como frisou, foram muito bem aproveitados pelo Martimo. Sofremos esses golos quando estvamos por cima, acrescentou Rui Vitria.

You might also like