You are on page 1of 17

DIREITOS HUMANOS FUNDAMENTAIS E DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA: EVOLUO E EFETIVIDADE NO ESTADO DEMOCRTICO DE DIREITO

Daniela Braga PAIANO1 Alessandra Cristina FURLAN2

RESUMO O presente trabalho tem como objetivo analisar os Direitos Humanos Fundamentais e a Dignidade da Pessoa Humana. A pesquisa cientifica dever esclarecer inmeros aspectos da efetividade da aplicao e da proteo dos Direitos Humanos Fundamentais, no sentido de discutir os pontos apresentados na Constituio Federal deste Pas, bem como analisar a forma como a mesma tem sido enfrentada pelos representantes desta Nao. O objetivo deste trabalho traar uma linha histrica, desde a colonizao Portuguesa, os quais, impetraram e instituram um regime monrquico, com a finalidade precpua de explorar as riquezas naturais e tornar mais rica sua nao, legado de corrupo que foi implantado e perpetrado atravs da submisso dos ndios, at os dias de democracia atual, onde prevalece a idia que o governo democrtico, criado pelo povo e para o povo que seria o regime mais adequado para atingir beneficamente o maior nmero de pessoas; posteriormente, destaca-se a importncia da dignidade da pessoa humana na ps-modernidade e as dificuldades da temtica, estudando a evoluo histrica da pessoa em sua dignidade na Antiguidade, as contribuies do Cristianismo e os entendimentos de Kant; verificar, ainda, o significado e contedo da dignidade da pessoa humana na ordem Constitucional, sob a luz do Art. 1, III da

Mestre em Direito, advogada e docente na Universidade Norte do Paran UNOPAR, campus Londrina e Arapongas; Docente na Ps-Graduao na FACNOPAR em Apucarana/PR e na PsGraduao de Direito Processual Civil realizada pelo Instituto de Direito Constitucional e Cidadania IDCC em Londrina/PR;. 2 Mestre em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina (UEL); Docente da Universidade Norte do Paran UNOPAR- Campus Londrina, Universidade Estadual de Londrina UEL.

Constituio Federal, que coloca a dignidade da pessoa humana como princpio fundamental.

PALAVRAS CHAVE: Direitos Efetividade, Dignidade Humana.

Humanos,

1 INTRODUO

O tema dignidade da pessoa humana no criao recente, da psmodernidade. Ao contrrio, desde muito assunto para discusses filosficas, religiosas e jurdicas. No obstante, foi na ps-modernidade o tema ganhou nfase, devido s atrocidades cometidas na Segunda Guerra Mundial. Depois deste marco histrico, foi necessria uma reorientao das polticas internacionais e do direito positivo dos diversos Estados no sentido de proteo da dignidade da pessoa humana. Se a temtica tormentosa entre os estudiosos, um ponto pacfico dentro e fora das cincias jurdicas: a necessidade de valorizao da pessoa. E a simples previso legislativa da proteo da dignidade da pessoa humana no tem por si s o condo de impedir violaes aos direitos fundamentais, que ainda marcam o segundo milnio. O tema comporta um perene debate, porque a evoluo da existncia humana implica igualmente a evoluo dos meios de ameaas e desrespeito dignidade. Portanto, a noo deve ser constantemente repensada, reconstruda e preciso lutar incessantemente para sua efetivao. O estudo da pessoa humana e de sua dignidade assunto deveras rduo frente a tantas divergncias, seja no mbito filosfico ou jurdico e neste ltimo, no campo doutrinrio e jurisprudencial. As divergncias abrangem desde seu significado at o mbito de proteo. E para a compreenso da dignidade imprescindvel, assim, que o jurista recorra aos entendimentos filosficos, histricos e polticos.

Existe uma ampla discusso e extensa produo doutrinria sobre o tema no campo do Direito. possvel afirmar que tais discusses no so meras divagaes, mas a tomada de posio culmina em conseqncias decisivas para a proteo concreta da pessoa nos diversos mbitos da Cincia Jurdica. Diante do que foi exposto at o presente momento, o trabalho tem por finalidade traar algumas consideraes sobre a dignidade da pessoa humana, sem a pretenso de esgotar o assunto. Inicia com a evoluo histrica dos direitos humanos, passando com a sua efetivao na Constituio Federal. Aps, ser observada a classificao dos direitos fundamentais sob a perspectiva da gerao dos direitos.

1 A EVOLUO DOS DIREITOS HUMANOS

Existem inmeras e diferenciadas definies sobre o que vem a ser direitos humanos ou fundamentais do homem, sendo que qualquer tentativa de uma definio plenamente exata, seria incorrer em grave erro, pois, cada momento histrico houve ampliaes e transformaes dos referidos direitos, dificultando assim, uma definio sinttica e precisa. Na esteira de pensamento de Alexandre de Morais seria o Conjunto institucionalizado de direitos e garantias do ser humano que tem por finalidade bsica o respeito e a sua dignidade, por meio de sua proteo contra o arbtrio do poder estatal e o estabelecimento de condies mnimas de vida e desenvolvimento da personalidade humana (MORAES, 2000, p. 39). J Celso Ribeiro Bastos assevera que D-se o nome de liberdades pblicas, de direitos humanos, ou individuais quelas prerrogativas que tem o indivduo em face do Estado. um dos componentes mnimos do Estado Constitucional ou do Estado de Direito (BASTOS, 2000, p. 165). Aps esta anlise, pode-se, de uma forma genrica, chegar a um conceito de que direitos humanos seria todo abster do poder Estatal para garantir ao cidado o mnimo de direitos concernentes a sua incolumidade fsica, ou seja,

vida, liberdade, e a propriedade, aos denominados direitos e garantias fundamentais de primeira gerao. O cristianismo, como regra eclesistica, teve um papel importante na evoluo da designao e aquisio de direitos humanos, visto traar uma idia que todas as pessoas so criadas imagem e semelhana de Deus (BASTOS, 2000, p. 166), contudo, somente a partir de 1215, quando na idade mdia, diante de perigo de ruptura da monarquia, os reis conferiam aos seus sditos alguns direitos e prerrogativas, em troca, estes lhes confirmavam a supremacia monrquica e obedincia. A mais famosa e clebre carta declaratria denominava-se Magna Carta Libertatum, extrada pela nobreza inglesa do Rei Joo Sem Terra em 1215. A Magna Carta foi confirmada posteriormente, com pequenas alteraes por sete sucessores de Joo Sem Terra (COMPARATO, 2005, p. 69 e 114). Antes mesmo da primeira Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado, de 1789, ocorrida em Frana, que colaborou imensamente com a fixao de Direitos individuais, houve algumas declaraes Norte Americanas, sendo que a mais famosa delas foi a Declarao do Estado da Virgnia, de 1776, que proclamava em seu art 1:

Todos os homens so, por natureza, igualmente livres e independentes, e tm certos direitos inatos, dos quais, quando entram em estado de sociedade, no podem por qualquer acordo privar ou despojar de seus psteros e que so: o gozo da vida e da liberdade com os meios de adquirir e de possuir a propriedade e de buscar e obter felicidade e segurana (COMPARATO, 2005, p. 114).

Contudo, a declarao Francesa que pregava a liberdade, igualdade e fraternidade, possua como critrio particular a universalidade dos direitos que na ocasio foram declarados, tendo diversos autores, entre eles, o filsofo Suo JeanJacques Rousseau, idealizado analogias de vrios artigos dessa declarao, vejamos como exemplo o disposto no artigo 1 da declarao Francesa, onde versa que os homens nascem livres, igualmente a obra de Rousseau, O Contrato Social, se inicia com os mesmos dizeres, levando o leitor a crer que, o princpio da igualdade dos homens j se fazia presente em obras de alguns filsofos, antes mesmo de sua efetiva positivao (BASTOS, 2000, p. 168).

A grande consagrao dos direitos humanos fundamentais se deu com a Declarao Universal dos Direitos Humanos, adotada e proclamada pela resoluo 217 A (III) da Assemblia Geral das Naes Unidas em 10 de Dezembro de 1948, traando valores e princpios que deveria se sobrepor a qualquer lei, devendo se tornar um norteador supraconstitucional, vez que, versa sobre princpios e garantias individuais previstos no ordenamento jurdico da maioria das naes, tendo como caractersticas: a imprescritibilidade, a irrenunciabilidade, a inviolabilidade,

universalidade, efetividade, interdependncia e a complementaridade (MORAES, 2000, p. 41). A Declarao Universal dos Direitos do Homem preocupa-se fundamentalmente com quatro grupos de direitos individuais e necessrios ao bem estar humano, ou seja, logo no incio da Declarao, so proclamados os direitos individuais da cada pessoa, como o direito vida, liberdade e segurana. Em um segundo momento, declaram-se os direitos do indivduo em face sua coletividade, direito nacionalidade, direito de asilo, (caso seja perseguido por seu estado, salvo nos casos de cometimento de crimes comuns). Em seguida, os direitos de livre circulao e de residncia para finalmente, o direito de propriedade. A Constituio Federal de 1988 absorve na ntegra em suas clusulas ptreas os direitos consagrados pela Declarao Universal dos Direitos do Homem, estando efetivamente consagrados e positivados no atual ordenamento jurdico, bvio que, em razo de falta de algumas leis complementares, ou at mesmo por falta de iniciativa ou vontade poltica, alguns desses direitos efetivados no possuem eficcia plena, estando somente consagrados, mas ainda no regulamentados. Por no se tratar de uma mera declarao, do ponto de vista jurdico, a declarao no passa de uma simples resoluo, de carter estritamente moral aos pases signatrios, no possuindo poder de obrigao s naes, a no ser quando a declarao tomada como conveno ou pacto entre pases que a aceitaram, tornando atravs de regulamentao em uma norma de eficcia absoluta, o que no deixa de ser um fato lamentvel para o desenvolvimento da dignidade humana. Segundo afirma Celso Ribeiro Bastos, a ONU possui uma comisso de Proteo aos Direitos do Homem, cujos membros so eleitos por pases signatrios, com poderes meramente de constatao de violao desses direitos individuais, no

possuindo qualquer poder de punio sobre os Estados que desrespeitam os direitos individuais do homem (BASTOS, 2000, p. 175).

2 A EFETIVAO DOS DIREITOS HUMANOS NA CONSTITUIO DA REPBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

Como um direito e garantia individual, a dignidade da pessoa humana, pela sua importncia, no poderia deixar de fazer parte do primeiro artigo da Constituio Federal promulgada em 1988, levando-se a concluso de que as pessoas no existem em funo do Estado, mas este, em funo daquelas, sendo efetivamente um fundamento do Estado Democrtico de Direito, a dignidade da pessoa humana ganha destaque iluminando todos os outros princpios fundamentais e normas do ordenamento jurdico vigente, obtendo valores e significados da maior amplitude para a vida digna do cidado. Como dignidade da pessoa humana, entende-se todo o respeito e valorizao moral e espiritual do cidado, um bem-estar psicolgico, atravs de uma autodeterminao consciente de todas as pessoas e entidades da sociedade. Objetivando o mnimo de invulnerabilidade que o ordenamento jurdico deva assegurar, de modo que, em excepcionais circunstncias, possam ser limitados tais direitos e garantias individuais, desde que, respeite e no menospreze a qualidade de ser humano que cada qual possui e necessita ser protegida. A dignidade um atributo intrnseco do homem, nasce com este e com ele deve o acompanhar por toda sua existncia e no uma criao do legislador; o legislador apenas a instituiu como fundamento do Estado Democrtico de Direito. Essa garantia individual ganhou notoriedade a partir de constataes de atrocidades cometidas contra os homens por toda a histria da humanidade, sendo destinada excepcionalmente ao ser humano, como ser nico, livre e digno, que deve ser respeitado e dignificado em sua plenitude, salvo quando o direito de sua dignidade ofender direito ou dignidade alheia. Isto porque, a dignidade s garantia ilimitada se no ferir a de outro ser humano, ocorrendo a um conflito de princpios, devendo ser objeto de estudo e utilizao do princpio da

proporcionalidade por parte do Juiz na resoluo da lide.

A dignidade da pessoa humana traz consigo um leque de direitos e garantias individuais de primeira gerao que o Estado confere aos cidados, independentemente de sua nacionalidade, raa, credo, cor ou ideologia poltica e religiosa, garantindo a estes, o direito a vida privada, intimidade, honra, imagem, dentre outros que se consagram como fundamento da Repblica Federativa do Brasil, afastando toda e qualquer idia de Estado Autoritrio em detrimento liberdade individual. A Constituio Federal de 1988 foi a primeira na histria do Brasil a declarar expressamente o princpio da dignidade humana. Princpio este, j consagrado anteriormente na Constituio Federal de Weimar, (1919-1933), tendo ainda, outras vrias constituies servindo de parmetro para a criao e promulgao da atual Constituio Federal, podendo ser citado como exemplos, a lei fundamental de Bonn, 1949, e as Constituies da Espanha, 1978, de Portugal, 1976 e o Cdigo Constitucional da Itlia, 1947 (GIORGI, 2007, p. 259-260). A dignidade da pessoa humana como fundamento da Constituio Federal ocorre no somente como direitos de primeira gerao, mas tambm nos de segunda gerao. Sendo em um primeiro momento, o Estado afasta-se do cidado, lhe concede uma infinidade de direitos e liberdades, a partir da, nos direitos de segunda gerao, o Estado se faz presente, conferindo aos cidados uma srie de garantias sociais, polticas e assistenciais de forma a igualar a todos diante das mais diversas adversidades que cada qual possa encontrar durante a busca constante de uma vida mais digna e auto-sustentvel a ele e seus familiares, assim como destaca o Ministro Celso de Mello:

Enquanto os direitos de primeira gerao (direitos civis e polticos) que compreendem as liberdades clssicas, negativas ou formais realam o princpio da liberdade e os direitos de segunda gerao (direitos econmicos, sociais, culturais) que se identificam com as liberdades positivas, reais ou concretas acentuam o princpio da igualdade, os direitos de terceira gerao, que materializam poderes de titularidade coletiva atribudos genericamente a todas as formaes sociais, consagram o princpio da solidariedade e constituem um momento importante no processo de desenvolvimento, expanso e reconhecimento dos direitos humanos, caracterizados enquanto valores fundamentais indisponveis, pela nota e de essencial inexauribilidade (MORAES, 2000, p. 206).

Dessa forma, como a dignidade da pessoa humana um fundamento que contm uma definio ampla, tornando o cidado o centro da proteo que os direitos fundamentais descrevem, passar-se- a efetuar uma correlao com os direitos humanos. Direitos esses que protegem e englobam muito mais direitos que a prpria dignidade por si s. A Constituio Federal de 1988 traz no rol de direitos e garantias fundamentais, basicamente a totalidade dos direitos e garantias descridos na Declarao Universal dos Direitos Humanos, da qual o Brasil signatrio, sendo tais direitos subdivididos em cinco captulos descritos no Ttulo II do referido diploma legal constitucional. Ou seja, o legislador estabeleceu cinco espcies de gneros e grupos de direitos fundamentais que se enquadram perfeitamente na Declarao Universal dos Direitos Humanos, quais sejam, direitos individuais e coletivos, direitos sociais, direitos de nacionalidade, direitos polticos e direitos relacionados existncia, organizao e participao em partidos polticos. Os Direitos Humanos protegidos amplamente pela Declarao Universal dos Direitos Humanos so na verdade uma infinidade de direitos e garantias individuais que os cidados deveriam possuir sob a proteo do Estado. De uma forma sucinta, todo e qualquer direito fundamental do homem agredido ou desrespeitado pelo Estado uma grave ofensa aos direitos humanos, devendo ser protegido com a mxima urgncia e cautela, pois, quando o Estado, protetor do cidado que , passa a ofend-lo, incorremos em uma grave contrariedade Declarao Universal dos Direitos Humanos. J no se pode falar atualmente em ofensa aos direitos humanos cometidos somente pelo Estado, existem grupos ou setores que invariavelmente tambm agridem algum direito humano fundamental, como, por exemplo, de um empregador, valendo-se de poderes que tal situao lhe confere, exija do empregado a adoo desta ou daquela religio (BASTOS, 2000, p. 172). Existem inmeros casos que poderamos citar para demonstrar tal afirmativa de ofensa a direitos humanos por aes de outros particulares, contudo, o Estado no pode permanecer indiferente e inerte a essas aes, devendo reprimi-las energicamente para no crescer nas mos dos maus a fora em detrimento dos oprimidos.

Dessa forma, pode-se verificar que nem sempre os Direitos Humanos aqui defendidos so pertencentes somente s pessoas que cometem delitos, mas tambm, todo aquele que de uma forma direta ou indireta, teve violado seus direitos fundamentais atravs de ao ou omisso Estatal ou de particulares. Cabendo ao Estado a sua proteo e efetivao destes direitos.

3 CLASSIFICAO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DO HOMEM

No Ttulo II da Constituio Brasileira de 1988 esto presentes os direitos e garantias fundamentais, subdividindo-se em: direitos e deveres individuais e coletivos, direitos sociais, direitos de nacionalidade, direitos polticos e os direitos relacionados existncia, organizao e participao em partidos polticos. Contudo, os direitos fundamentais existentes no so somente os trazidos pela Constituio Federal, advm tambm da conscincia do povo, devem ser analisados, associados a uma evoluo histrica, sendo variveis, mudando de acordo com as necessidades do homem. Conforme afirma Bobbio, (...) os direitos no nascem todos de uma vez. Nascem quando devem ou podem nascer. Nascem quando o aumento do poder do homem (...) cria novas ameaas liberdade do indivduo (...) (BOBBIO, 1992, p. 06). Os direitos fundamentais passaram por um processo evolutivoacumulativo, podendo, por essa razo, serem classificados em geraes ou dimenses, conforme defende Luiz Alberto David Arajo e Vidal Serrano Nunes Jnior, Os Direitos Fundamentais, (...) constituram um processo expansivo de acumulao de nveis de proteo e esferas da dignidade da pessoa humana (ARAJO, 2006, p. 115). Bonavides assevera que a palavra dimenso tem vantagem lgica e qualitativa sobre o termo gerao, podendo este ser confundido com a idia de sucesso cronolgica. Essas geraes se iniciaram com as conquistas da Revoluo Francesa, que trouxe o lema liberdade, igualdade e fraternidade, como bem colocou Paulo Bonavides:

(...) o lema revolucionrio do sculo XVIII, esculpido pelo gnio francs, exprimiu em trs princpios cardeais todo o contedo possvel dos direitos fundamentais, profetizando at mesmo a seqncia histrica de sua gradativa institucionalizao: liberdade, igualdade e fraternidade. Com efeito, descoberta a frmula de generalizao e universalidade, restava doravante seguir os caminhos que consentissem inserir na ordem jurdica positiva de cada ordenamento poltico os direitos e contedos materiais referentes queles postulados. Os direitos fundamentais passaram na ordem institucional a manifestar-se em trs geraes sucessivas, que traduzem sem dvida um processo cumulativo e qualitativo, o qual, segundo tudo fez prever, tem por bssola uma nova universalidade: a universalidade material e concreta, em substituio da universalidade abstrata e, de certo modo, metafsica daqueles direitos, contida no jusnaturalismo do sculo XVIII (BONAVIDES, 2006, p. 562563).

No entanto, no h hierarquia entre os direitos fundamentais. Eles devem ser analisados como direitos interdependentes, devendo ser acumulados. Alexandre de Moraes define direitos humanos fundamentais como sendo:

O conjunto institucionalizado de direitos e garantias do ser humano que tem por finalidade bsica o respeito a sua dignidade, por meio de sua proteo contra o arbtrio do poder estatal e o estabelecimento de condies mnimas de vida e desenvolvimento da personalidade humana (...) (MORAES, 2000, p. 39).

Sendo assim, Alexandre de Moraes (MORAES, 2000, Direito Constitucional, p. 26) traz que os direitos fundamentais de primeira gerao correspondem liberdade, so os direitos e garantias individuais clssicos, na segunda gerao encontramos os direitos sociais, econmicos e culturais, o ideal a igualdade, enquanto que na terceira gerao temos a fraternidade com os direitos de solidariedade, decorrentes de uma sociedade organizada, com um meio ambiente equilibrado e boa qualidade de vida. Paulo Bonavides defende ainda uma quarta gerao, englobando nela o direito informao, ao pluralismo e democracia direta. Gerao esta, ainda em formao, como parte da evoluo dos direitos fundamentais.

3.1 Dos direitos fundamentais da primeira, segunda e terceira gerao.

Os direitos da primeira gerao surgiram nos sculos XVII e XVIII e dizem respeito aos direitos bsicos do homem, direito de liberdade, direito vida, direitos polticos, entre outros. So os direitos civis ou individuais, como bem coloca Luis Alberto David Arajo e Vidal Serrano, So os direitos de defesa do indivduo perante o Estado. (...) O Estado deveria ser apenas o guardio das liberdades, permanecendo longe de qualquer interferncia no relacionamento social (ARAJO, 2006, p. 116). J os denominados direitos de segunda gerao surgiram no sculo XX, so os direitos sociais, culturais e econmicos dos cidados, objetivando garantir coletividade melhores condies de vida. De acordo com os autores acima citados, (...) os direitos fundamentais de segunda gerao so aqueles que exigem uma atividade prestacional do Estado, no sentido de buscar a superao das carncias individuais e sociais (ARAJO, 2006, p. 117). Contudo, como bem coloca Paulo Bonavides, os direitos de segunda gerao:

(...) passaram primeiro por um ciclo de baixa normatividade ou tiveram eficcia duvidosa, em virtude de sua prpria natureza de direitos que exigem do Estado determinadas prestaes materiais nem sempre resgatveis por exigidade, carncia ou limitao essencial de meios e recursos (BONAVIDES, 2006, 564).

Portanto, enquanto nos direitos de primeira gerao limitava-se o poder do Estado para garantir direitos individuais; os direitos de segunda gerao exigem a participao do Estado, pois os direitos sociais necessitam do Estado para sua efetivao. Por essa razo, por vezes no tiveram aplicabilidade imediata, dependendo do legislador para ocorrer sua execuo. Surgidos no final do sculo XX, os direitos de terceira gerao esto baseados na necessidade de oferecer garantias para a sociedade inserida em um mundo globalizado onde se podem verificar grandes diferenas entre os pases. So os direitos ao desenvolvimento, direito paz, direito preservao do meio

ambiente, do patrimnio comum da humanidade e o direito comunicao, a uma saudvel qualidade de vida e a outros direitos difusos. Para Mbaya apud Paulo Bonavides, o desenvolvimento dos direitos de terceira gerao exprime-se de trs maneiras:
1. O dever do Estado particular de levar em conta, nos seus atos, os interesses de outros Estados (ou de seus sditos); 2. Ajuda recproca (bilateral e multilateral), de carter financeiro ou de outra natureza, para a superao das dificuldades econmicas (inclusive com auxlio tcnico aos pases subdesenvolvidos e estabelecimento de preferncias de comrcio em favor desses pases, a fim de liquidar dficits); e 3. Uma coordenao sistemtica de poltica econmica (BONAVIDES, 2006, 570).

Os direitos da quarta gerao compreendem o direito democracia, informao e o direito ao pluralismo, este ltimo garantido na Constituio Federal de 1988 em seu artigo 1 inciso V, como um de seus fundamentos. ,

Para Paulo Bonavides o neoliberalismo cria mais problemas do que consegue resolver. O autor afirma ainda que A globalizao poltica na esfera da normatividade jurdica introduz os direitos da quarta gerao, que, alis, correspondem derradeira fase de institucionalizao do Estado social (BONAVIDES, 2006, 571).

Bobbio afirma que depois dos direitos da terceira gerao, novas exigncias foram apresentadas: (...) s poderiam chamar-se de direitos de quarta gerao, referente aos efeitos cada vez mais traumticos da pesquisa biolgica, que permitir manipulaes do patrimnio gentico de cada indivduo (BOBBIO, 1992, p. 08). De acordo com Bonavides, os direitos das primeira, segunda e terceira geraes formam a pirmide cujo pice o direito democracia, democracia esta que para ele somente poderia ser direta, (...) isenta j das contaminaes da mdia manipuladora (...)(BONAVIDES, 2006, p. 572). Ainda, assevera o autor supra citado que somente com a efetivao dos direitos da quarta gerao que ser legtima e possvel a globalizao poltica e a liberdade de todos os povos (BONAVIDES, 2006, p. 572).

4. DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA

O vocbulo latino persona, para alguns, inicialmente designava a mscara usada pelos atores em apresentaes teatrais, no uma pessoa, mas um papel (LUDWIG, 2002, p. 265-270). Para outros, como Cretella Jnior, persona, deriva do etrusco phersu (no do latim persona) e significava o homem capaz de direitos e obrigaes. Contudo, para os romanos, homem e pessoa eram conceitos diversos, sendo o primeiro biolgico e o segundo jurdico. A pessoa era o ser humano acompanhado de certos atributos, requisitos (CRETELLA JNIOR, 2001, p. 53-54). Outrossim, a civilizao romana contemplava a existncia de seres humanos que no eram considerados pessoas, mas res, coisas (os escravos). J em relao raiz etimolgica da palavra dignidade, esta provm do latim dignus, ou seja, aquele que merece estima e honra, aquele que importante (MORAES, 2006, p. 112). Outrossim, na linguagem comum, a palavra dignitas foi empregada primeiramente no sentido de funo, cargo, ttulo, vinculada posio ocupada na sociedade (MAURER, 2005, p. 64). E qual a razo de todos os seres humanos serem considerados sujeitos de direitos e igualmente dignos? A resposta estava no fato de o Cristianismo considerar ter sido o homem concebido imagem e semelhana de Deus. Se todos os homens foram concebidos imagem e semelhana de Deus, todos seriam iguais, merecendo respeito independentemente da titulao, das posses e das qualidades. Este pensamento enriqueceu a palavra pessoa que deixou de ser status para tornar-se atributo natural do ser humano. Nesse sentido antropolgico-cristo, destaca-se a filosofia medieval, como a de Toms de Aquino. Em poca mais recente, aps o processo de laicizao (secularizao) e racionalizao do direito, destacaram-se de modo significativo os conceitos de pessoa de Hobbes, Locke, Descartes e, em especial, Kant. O pensamento deste ltimo influenciou o pensamento ocidental sobre o significado e o contedo da dignidade. Para Kant, de maneira muito sucinta, o ser humano existe como um fim em si mesmo, no como meio para exerccio arbitrrio de satisfao desta ou

daquela vontade. O ser humano, como nico valor absoluto, deve ser considerado sempre como fim, jamais pode ser tratado como objeto. um dever negativo de no se impor sobre o outro (MORAES, 2006, p. 115). A construo terica de Kant passou a influenciar profundamente a doutrina e a produo jurdica. Essa construo (apesar das crticas de ser uma viso liberal), prevalece no pensamento filosfico e jurdico atual: o ser humano como fim e no como meio. Realmente, os ensinamentos de Kant merecem destaque, mas a concepo dignidade continuou a evoluir e a ganhar outras perspectivas. Marco histrico para o assunto dignidade da pessoa humana foi a Segunda Guerra Mundial e as violaes cometidas. partir deste marco, o assunto passou a ser destaque no campo cientfico e filosfico e foi necessria a constitucionalizao do princpio da dignidade da pessoa humana, inicialmente na Alemanha e, posteriormente, em diversas outras constituies (MARTINS, 2003, p. 32-33). Portanto, com o final da Segunda Guerra, passou-se a uma perspectiva axiolgica e humanista do Direito, baseada na dignidade da pessoa humana (LUDWIG, 2002, p. 285). Antes de concluir o tpico importante ressaltar que, o termo dignidade passou por diferentes concepes na histria: primeiro uma concepo individualista (prevalncia do indivduo), depois transpersonalista (prevalncia do interesse coletivo sobre o individual) e enfim, personalista. Esta ltima adotada na atualidade, diferenciando-se indivduo e pessoa: o primeiro como ente abstrato e o segundo como ente concreto, real. Para esta ltima corrente, h de compatibilizar os valores individuais com o coletivo. Havendo conflito, a soluo dever ser buscada caso a caso (SANTOS, 1998, p. 27-32). Das premissas acima, infere-se que tanto a palavra pessoa, como a palavra dignidade, apresentou diferentes conotaes no desenrolar da histria. possvel constatar que sempre existiu uma proteo do ser humano desde as legislaes mais antigas, mas esta proteo no era estendida a todos, pois nem todos eram iguais, livres e sujeitos de direitos e deveres. A dignidade da pessoa humana enquanto valor, estendida a todos, representa uma conquista da

humanidade, embora o assunto, no se encontre pronto e acabado. O tema revestese sempre de atualidade, sob uma viso personalista, comportando debates na busca de uma maior proteo jurdica.

5 CONCLUSO

O respeito dignidade da pessoa humana consiste em uma conquista da humanidade, sendo fruto de longo processo histrico. A idia de que todos os seres humanos so igualmente dignos ganha relevo com a filosofia crist. Mas foi com Kant que o sentido de dignidade se consolida: o homem jamais pode ser meio, objeto, sendo sempre um fim em si mesmo. No mbito legislativo, aps a Segunda Guerra Mundial que o tema passa a merecer destaque, tanto no cenrio internacional, como na legislao e tribunais dos diversos pases. No Brasil, embora o tema j constasse de textos constitucionais anteriores, foi na Constituio Federal de 1988 que ganhou destaque: foi elevado fundamento da Repblica Federativa do Brasil. Portanto, consiste em valor-fonte, ou valor supremo, influenciando todo o ordenamento jurdico. Como fundamento da Repblica, a dignidade da pessoa humana encontra primazia, existindo o Estado em funo dela e no o contrrio. Embora o tema se encontre topograficamente localizada na

Constituio Federal, o fato no impede as gravssimas situaes de indignidade que so constatadas a todo o momento. por isso que os esforos do Poder Pblico e da sociedade devem ser unidos, para a efetivao cada vez maior desse princpio constitucional. Outrossim, deve-se primar pela transformao de discursos em aes, de letra da lei em polticas pblicas, ou seja, a realizao prtica da expresso dignidade da pessoa humana.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ALVES, Glucia Correa Retamozo Barcelos. Sobre a dignidade da pessoa humana. In: A reconstruo do direito privado. Org. Judith Martins-Costa. So Paulo: RT, 2002. ARAJO, Luiz Alberto David; NUNES JUNIOR, Vidal Serrano. Curso de Direito Constitucional. 10. ed. So Paulo: Saraiva, 2006. BASTOS, Celso Ribeiro. Curso de Direito constitucional 21. ed. Atual. So Paulo: Saraiva, 2000. BOBBIO, Norberto. A Era dos Direitos. Traduo de Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Elsevier, 1992. 19. reimpresso. BONAVIDES, Paulo. Curso de direito constitucional. 19. ed. So Paulo: Malheiros, 2006. CRETELLA JNIOR, Jos. Direito romano moderno. 10. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2001. COMPARATO, Fbio Konder. A Afirmao Histrica dos Direitos Humanos, 4. ed. Ver. e atual. So Paulo : Saraiva, 2005. CUNHA, Alexandre dos Santos. Dignidade da pessoa humana: conceito fundamental de direito civil. In: A reconstruo do direito privado. Org. Judith MartinsCosta. So Paulo: RT, 2002. LUDWIG, Marcos de Campos. O direito ao livre desenvolvimento da personalidade na Alemanha e possibilidades de sua aplicao no direito privado brasileiro. In: A reconstruo do direito privado. Org. Judith Martins-Costa. So Paulo: RT, 2002. MARTINS, Flademir Jernimo Belinati. Dignidade da pessoa humana: princpio constitucional fundamental. Curitiba: Juru, 2003. MAURER, Batrice. Notas sobre o respeito da dignidade da pessoa humana...ou pequena fuga incompleta em torno de um tema central. In: Dimenses da dignidade da pessoa humana ensaios de filosofia do direito e direito constitucional. Org. Ingo Wolfgang Sarlet. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2005. MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional. 3. ed. So Paulo: Atlas, 2000.

____. Direitos Humanos fundamentais: teoria geral, comentrios aos arts. 1 a 5 da Constituio da Repblica Federativa do Brasil, doutrina e jurisprudncia. 3. ed. So Paulo : Atlas, 2000. MORAES, Maria Celina Bodin de. O conceito de dignidade humana: substrato axiolgico e contedo normativo. In: Constituio, direitos fundamentais e direito privado. Org. Ingo Wolfgang Sarlet, 2. ed., Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2006. SANTOS, Fernando Ferreira dos. Princpio constitucional da dignidade da pessoa humana - Uma anlise do inciso III, do art. 1, da Constituio Federal de 1988. So Paulo: Celso Bastos, 1998.

You might also like