You are on page 1of 7

PROGRAMA DE EDUCAO PELO TRABALHO PARA A SADE PET-SADE

Ana Estela HaddadI; Francisco Eduardo de CamposII; Maria Silvia Bruni Fruet de FreitasIII; Sigisfredo Lus BrenelliIV; Teresa Maria PassarellaV; Thais Campos Valadares RibeiroVI

INTRODUO
A Portaria Interministerial MS/MEC n 1.802, de 26 de agosto de 20081, instituiu o Programa de Educao pelo Trabalho para a Sade (PET-Sade), inspirado no Programa de Educao Tutorial (PET), do Ministrio da Educao, tendo como base legal as Leis n 11.129/20052 e n 11.180/20053. Como uma das aes intersetoriais direcionadas ao fortalecimento da ateno bsica em sade, de acordo com os princpios e necessidades do Sistema nico de Sade (SUS), o programa tem como pressuposto a educao pelo trabalho e disponibiliza bolsas para tutores, preceptores (profissionais dos servios) e estudantes de graduao da rea da sade1, sendo uma das estratgias do Programa Nacional de Reorientao da Formao Profissional em Sade, o Pr-Sade, em implementao no Pas desde 20054,5. O PET-Sade tem como fio condutor a integrao ensino-servio-comunidade e uma parceria entre a Secretaria de Gesto do Trabalho e da Educao na Sade (SGTES) e Secretaria de Ateno Sade (SAS), do Ministrio da Sade, e a Secretaria de Educao Superior (Sesu), do Ministrio da Educao. Estas parcerias, estabelecidas na formulao, implementao, monitoramento e avaliao do PET-Sade, envolvem o Departamento de Gesto da Educao na Sade (Deges/SGTES/MS); o Departamento de Ateno Bsica (DAB/SAS/MS); o Fundo Nacional de Sade (FNS/SE/MS); o Datasus/SE/MS; o Conselho Nacional de Secretrios de Sade (Conass); o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Sade (Conasems); e os Departamentos de Desenvolvimento da Rede de Instituies Federais de Ensino Superior e de Hospitais Universitrios Federais e Residncias de Sade/Sesu/MEC. O objetivo geral do programa fomentar a formao de grupos de aprendizagem tutorial no mbito da Estratgia Sade da Famlia, caracterizando-se como um instrumento para qualificao em servio dos profissionais da

sade, bem como de iniciao ao trabalho e vivncias dirigidos aos estudantes dos cursos de graduao na rea da sade, de acordo com as necessidades do SUS, tendo em perspectiva a insero das necessidades dos servios como fonte de produo de conhecimento e pesquisa nas instituies de ensino1. O PET-Sade est previsto no Programa Mais Sade Direito de Todos 2008-2011, Eixo 4 Fora de Trabalho em Sade medida 4.3: Qualificar e adequar a formao profissional em sade com a colaborao de equipes de Sade da Famlia selecionadas, utilizando ambientes comunitrios e de centros de sade, atravs da concesso de bolsas para que Equipes de Sade da Famlia assumam papel destacado no ensino.

PARTICIPANTES DOS PROJETOS PET-SADE


Podem participar do programa Instituies de Educao Superior (IES) pblicas ou privadas sem fins lucrativos, em parceria com Secretarias Municipais de Sade de todas as regies do Pas, selecionadas por meio de editais publicados anualmente pelo Ministrio da Sade1. Desta forma, em 4 de setembro de 2008, foi publicado, no Dirio Oficial da Unio, o Edital n 12/20086, convidando as Instituies de Educao Superior, em conjunto com as Secretarias de Sade, a apresentarem propostas com vistas participao no PET-Sade. Conforme o Edital n 15/20087, os projetos poderiam ser encaminhados ao Ministrio da Sade at 15 de dezembro de 2008. Estes editais contemplaram projetos para desenvolvimento no ano letivo de 2009, permitindo a participao de docentes, profissionais dos servios e estudantes dos 14 cursos de graduao da rea da sade, conforme a Resoluo CNS n 297/19988.

6 | Cadernos ABEM Volume 5 Outubro 2009

Programa de Educao pelo Trabalho para a Sade PET-Sade

A Portaria Conjunta n 3, de 30 de janeiro de 20099, e a Portaria Conjunta n 4, de 6 de fevereiro de 2009/10, homologaram o resultado do processo de seleo dos projetos que se candidataram ao programa. Para o ano letivo de 2009, foram selecionados 84 projetos de 66 Instituies de Educao Superior e 71 Secretarias de Sade de todas as regies do Brasil 9,10, conforme demonstrado no Mapa 1 e Grficos 1 e 2. O Grfico 3 apresenta as instituies de ensino selecionadas para participao no PET-Sade 2009, de acordo com a categoria administrativa9,10. Os 84 projetos PET-Sade aprovados abrangem o curso de Medicina (Grfico 4). Considerando todas as graduaes em sade, 345 cursos no Pas participam do programa em 2009.

RR

AP

AM

PA

MA PI

CE

AC

RO MT

TO BA DF GO MG MS SP PR SC RS RJ ES

RN PB PE AL SE

O PET-SADE COMO ESTRATGIA DAS MUDANAS NA GRADUAO EM SADE


Como uma das estratgias do Pr-Sade, relacionada mais especificamente ao eixo cenrios de prticas, o PET-Sade busca incentivar a interao ativa dos estudantes e docentes dos cursos de graduao em sade com os profissionais dos servios e com a populao. Ou seja: induzir que a escola integre, durante todo o processo de ensino-aprendizagem, a orientao terica com as prticas de ateno nos servios pblicos de sade, em sintonia com as reais necessidades dos usurios do Sistema nico de Sade4.

Estados com projetos PET-Sade

Mapa 1. Distribuio dos projetos PET Sade no Brasil ano letivo 2009.
Fonte: Deges/SGTES/MS.

Neste contexto, aproximadamente 820 Unidades Bsicas de Sade participam do PET-Sade no ano letivo de 2009. O Grfico 5 demonstra que a maioria das instituies de ensino selecionadas para o PET-Sade (85%) j era participante do Pr-Sade.

9 Municpios 23 Municpios 22 Municpios

Centro-Oeste Nordeste Norte

25 Municpios

5 Municpios

Sudeste Sul

Grfico 1. Distribuio dos projetos PET-Sade aprovados por regio do Pas ano letivo de 2009.
Fonte: Deges/SGTES/MS.

Cadernos ABEM Volume 5 Outubro 2009

|7

Programa de Educao pelo Trabalho para a Sade PET-Sade

14

9 8 6 5 4 2 0 0 0 0 0 4 3 2 1 1 0 3 3 2 1 1 1 0 8 6

AC AL AM AP BA CE DF ES GO MA MG MS MT PA PB PE PI PR RJ RN RO RR RS SC SE SP TO

Grfico 2. Distribuio dos projetos PET-Sade aprovados por Unidade da Federao ano letivo de 2009.
Fonte: Deges/SGTES/MS.

GRUPOS E BOLSAS PET-SADE


22,7% 15 IES

Cada grupo PET-Sade formado por um tutor acadmico, 30 estudantes sendo 12 estudantes monitores, que efetivamente recebem bolsas e seis preceptores.
Privada sem fins lucrativos Pblica

77,3% 51 IES

So 306 Grupos PET-Sade desenvolvendo atividades em 2009. Isto representa 5.814 bolsas/ms, alm da participao de 5.508 estudantes no bolsistas, totalizando 11.322 participantes/ms (Grfico 6). As bolsas PET-Sade tm como referncia valores pagos pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico (CNPq). Atualmente, o valor das bolsas de tutores acadmicos e de preceptores de R$ 1.045,89, e o da bolsa incentivo para os estudantes de R$ 300,00, correspondendo ao valor da bolsa de iniciao cientfica1,6.
84

Grfico 3. Nmero de IES selecionadas por categoria administrativa PET-Sade ano letivo de 2009.
Fonte: Deges/SGTES/MS.

73

38 33 28 18 13 4 0 9 5 18 9 13

ica

ia

ina

ia

pia

ina

ia

ia

ica

log

ri

og

log

ge

cia

Fs

era

dic

dic

tri

lg

rm

ma

dio

tol

ico

So

rin

Ve te

Bio

fer

Bio

Fis

au

Od

Ps

rvi

En

ias

ina

uc

Fo

Se

Ed

Ci

dic

Grfico 4. Nmero de cursos selecionados projetos PET-Sade ano letivo de 2009.


Fonte: Deges/SGTES/MS.

8 | Cadernos ABEM Volume 5 Outubro 2009

Te ra

Me

pia

nc

Oc

no

up ac

me

Me

iot

Nu

Fa

on

ion

al

Programa de Educao pelo Trabalho para a Sade PET-Sade

15 % 10 IES Pr-Sade I e/ou II No participantes Pr-Sade I e/ou II 85 % 56 IES

Grfico 5. Nmero de IES participantes e no participantes do Pr-Sade 2009.

abre perspectivas tambm com relao a mudanas no processo de financiamento de outras aes, como no caso da residncia mdica e multiprofissional. O gerenciamento do programa e a operacionalizao dos pagamentos ocorrem por meio do Sistema de Informaes Gerenciais do PET-Sade (SIG-PET-Sade)11,12. O Sistema viabiliza a insero dos dados cadastrais dos participantes, as autorizaes mensais de pagamento das bolsas e os registros da execuo tcnica de atividades desenvolvidas.

306 grupos 11.322 participantes/ms Projetos PET-Sade n de tutores, preceptores e estudantes

5.508 3.672 1.836 306 N Tutores N Preceptores N Estudantes Bolsistas N de Estudantes No bolsistas

Grfico 6. Nmero de participantes PET-Sade, por modalidade ano letivo de 2009.


Fonte: Deges/SGTES/MS.

Os repasses financeiros so operacionalizados pelo Fundo Nacional de Sade, em parceria com o Banco do Brasil, por meio de depsitos efetuados diretamente na conta dos beneficirios11,12. At o momento, foram pagas 22.733 bolsas PET-Sade relativas s atividades desenvolvidas de abril a julho de 2009. No que se refere ao planejamento financeiro, o incio do pagamento das bolsas PET-Sade, em 2009, representou para o Ministrio da Sade uma inovao. a primeira vez que o Ministrio da Sade estabelece um mecanismo para pagamento direto de bolsas. At ento, os instrumentos disponveis para repasse de recursos eram restritos a convnios, descentralizao de recursos entre rgos federais ou repasse fundo a fundo para os fundos estaduais ou municipais, vinculados s Secretarias de Sade. A capacidade de induzir polticas, e ao mesmo tempo, monitorar e avaliar o desempenho das aes implementadas se aperfeioa a partir dessa nova possibilidade e

QUALIFICAO DA ATENO BSICA EM SADE


Os 84 projetos PET-Sade em implementao no Pas desenvolvem Planos de Pesquisa para Qualificao da Ateno Bsica em Sade. O Grfico 7 apresenta um levantamento dos temas de pesquisa propostos pelos projetos selecionados para participao no programa, conforme pesquisado e sistematizado pela Secretaria de Cincia, Tecnologia e Insumos Estratgicos, do Ministrio da Sade.

MONITORAMENTO E AVALIAO DO PROGRAMA


Em conformidade com a legislao vigente do programa, o monitoramento e a avaliao dos grupos PET-Sade so fundamentados nas seguintes diretrizes11,12: I. Relatrio tcnico semestral e final das atividades dos grupos PET-Sade;

Cadernos ABEM Volume 5 Outubro 2009

|9

Programa de Educao pelo Trabalho para a Sade PET-Sade

Distribuio por tema de pesquisa dos projetos PET-Sade/2009 Diagnstico e epidemolgico Outros PSF Humanizao Sade da criana/adolescente Sade do idoso/adulto Sistema de informao Alimentao e Nutrio Assistncia farmacutica Sade da mulher Doenas no transmissveis DST Sade bucal Sade mental Doenas negligenciadas 0 2 10 20 30 40 50 60 70 5 5 5 7 12 10 9 17 16 16 23 41 49 62

N total da amostra 279

Grfico 7. Distribuio dos projetos PET-Sade por tema de pesquisa proposto.


Fonte: Secretaria de Cincia, Tecnologia e Insumos Estratgicos/MS e Deges/SGTES/MS.

II. Participao dos alunos dos grupos em atividades, projetos e programas de ensino, pesquisa e extenso, no mbito do PET-Sade; III. Desenvolvimento de novas prticas e experincias pedaggicas, contribuindo para a implementao das Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduao da rea da sade; IV. Produo de conhecimento relevante na rea da ateno bsica em sade, no mbito da Estratgia Sade da Famlia; V. Planos de pesquisa em consonncia com as reas estratgicas de atuao da Poltica Nacional de Ateno Bsica em Sade13; VI. Projetos que contemplem a interdisciplinaridade, a atuao multiprofissional e a integrao ensino-servio; VII. Projetos que contemplem a interao com a comunidade; VIII.Alinhamento das atividades dos grupos PET-Sade a polticas pblicas e de desenvolvimento na sua rea de atuao (Pr-Sade, Poltica Nacional de Educao Permanente em Sade, Programa Telessade Brasil, UNA-SUS, entre outras);

IX. Publicaes e participaes em eventos acadmicos dos professores tutores, preceptores e estudantes; X. Instituio e desenvolvimento de atividades no mbito dos Ncleos de Excelncia Clnica Aplicada Ateno Bsica; XI. Relatrios de autoavaliao de estudantes, preceptores e tutores; XII. Resultados dos processos avaliativos do Ministrio da Educao, considerando o Sistema Nacional de Avaliao da Educao Superior (Sinaes)14; XIII. Insero de informaes atualizadas no Sistema de Informaes Gerenciais do Programa de Educao pelo Trabalho para a Sade (SIG-PET-Sade) pelos coordenadores dos projetos.

TUTORES E PRECEPTORES PET-SADE


Recente levantamento realizado pela equipe tcnica do Deges/SGTES/MS relacionou, por categoria profissional, os 308 tutores acadmicos e 1.816 preceptores participantes do programa que se encontravam cadastrados no SIG-PET-Sade em agosto de 2009. Os resultados, demonstrados nos Grficos 8 e 9, indicam que a maioria dos tutores (71,8%) faz parte das equipes bsicas de Sade da

10 | Cadernos ABEM Volume 5 Outubro 2009

Programa de Educao pelo Trabalho para a Sade PET-Sade

Farmacutico; 15 Fisioterapeuta; 11 Matemtico (Esp.Sade Coletiva); Mdico Veterinrio; Pedagogo; Fonoaudilogo; Socilogo; Bilogo; Biomdico; Profissional Ed. Fsica; 19

Enfermeiro; 98

Cirurgio-Dentista; 34

Mdico; 89 Nutricionista; 17 Psiclogo; 9

Assistente Social; 9 Terapeuta Ocupacional; 7

Grfico 8. Nmero de tutores PET-Sade por categoria profissional.


Fonte: Sistema de Informaes Gerenciais (SIG-PET-Sade) Deges/SGTES/MS, agosto de 2009.

Assistente Social (36) 2% Psiclogo (44) 2% Mdico (599) 33%

Bilogo, Fonoaudilogo, Profissional de Educao, Fsica, Terapeuta Ocupacional (21) 1% Cirurgio-dentista (243) 13% Nutricionista (56) 3%

Fisioterapeuta (20) 1% Farmacutico (49) 3% Enfermeiro (748) 41%

Grfico 9. Nmero de preceptores PET-Sade por categoria profissional.


Fonte: CNESNet/SAS e SIG-PET-Sade Deges/SGTES/MS, agosto de 2009.

Famlia e Sade Bucal (mdicos, enfermeiros e cirurgies-dentistas), bem como a maioria dos preceptores (87,5%). A participao proporcionalmente menor das demais categorias profissionais reflete o nmero ainda pouco expressivo no Pas dos Ncleos de Apoio Sade da Famlia (Nasf) cadastrados no Ministrio da Sade, que, segundo dados do DAB/SAS/MS de junho de 2009, totalizavam 589.

o em sade, o Departamento de Gesto da Educao na Sade, do Ministrio da Sade, cumprindo seu papel de ordenador da formao de profissionais na rea da sade, espera que investimentos no planejamento e na gesto da educao na sade repercutam positivamente na construo de novos perfis profissionais, em favor da integralidade e resolubilidade da ateno sade prestada populao. Neste contexto, entre os resultados esperados com o apoio tcnico e financeiro para o desenvolvimento do PET-Sade, destacam-se o fortalecimento da Estratgia Sade da Famlia, o desenvolvimento de planos de pesquisa em consonncia com reas estratgicas de atuao da Poltica

CONSIDERAES FINAIS
Refletindo sobre a educao como uma ferramenta de gesto, um instrumento de transformao de prticas de aten-

Cadernos ABEM Volume 5 Outubro 2009

| 11

Programa de Educao pelo Trabalho para a Sade PET-Sade

Nacional de Ateno Bsica em Sade13, a constituio de Ncleos de Excelncia Clnica Aplicada Ateno Bsica e a adoo de novas prticas de ateno e experincias pedaggicas, contribuindo para a reorientao da formao e implementao das Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduao da rea da sade.

9. Brasil. Portaria Conjunta n 3, de 30 de janeiro de 2009. Homologa o resultado do processo de seleo dos Projetos que se candidataram ao Programa de Educao pelo Trabalho para a Sade PET-Sade. Braslia; 2009. 10. Brasil. Portaria Conjunta n 4, de 6 de fevereiro de 2009. Altera a homologao do resultado do processo de seleo dos Projetos que se candidataram ao Programa de Educao pelo Trabalho para a Sade PET-Sade. Braslia; 2009. 11. Brasil. Portaria Interministerial n 917, de 6 de maio de 2009. Estabelece orientaes e diretrizes tcnico-administrativas para a execuo do Programa de Educao pelo Trabalho para a Sade PET-Sade. Braslia; 2009. 12. Brasil. Portaria n 3, de 7 de maio de 2009. Estabelece orientaes e diretrizes para a concesso de bolsas de iniciao ao trabalho, tutoria acadmica e preceptoria para a execuo do Programa de Educao pelo Trabalho para a Sade PET-Sade. Braslia; 2009. 13. Brasil. Portaria MS n 648/GM, de 28 de maro de 2006. Aprova a Poltica Nacional de Ateno Bsica. Braslia; 2006. 14. Brasil. Lei n 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliao da Educao Superior SINAES e d outras providncias. Braslia; 2004.

REFERNCIAS
1. Brasil. Portaria Interministerial n 1.802, de 26 de agosto de 2008. Institui o Programa de Educao pelo Trabalho para a Sade PET-Sade. Braslia; 2008. 2. Brasil. Lei n 11.129, de 30 de junho de 2005. Institui o Programa Nacional de Incluso de Jovens. Braslia; 2005. 3. Brasil. Lei n 11.180, de 23 de setembro de 2005. Institui o Programa de Educao Tutorial PET e d outras providncias. Braslia; 2005. 4. Brasil. Ministrio da Educao. Ministrio da Sade. Programa Nacional de Reorientao da Formao Profissional em Sade Pr-Sade. Braslia; 2007. 5. Brasil. Portaria Interministerial n 3.019, de 26 de novembro de 2007. Dispe sobre o Programa Nacional de Reorientao da Formao Profissional em Sade Pr-Sade para os cursos de graduao da rea da sade. Braslia; 2007. 6. Brasil. Edital SGTES n 12, de 3 de setembro de 2008. Braslia; 2008. 7. Brasil. Edital SGTES n 15, de 12 de novembro de 2008. Braslia; 2008. 8. Brasil. Resoluo CNS n 287, de 8 de outubro de 1998. Relaciona as categorias profissionais de sade de nvel superior para fins de atuao do Conselho Nacional de Sade. Braslia; 1998.

ENDEREO PARA CORRESPONDNCIA


Esplanada dos Ministrios, Bloco G Edifcio Sede sala 725 CEP 70058-900 Braslia DF . E-mail: petsaude@saude.gov.br

I Cirurgi-Dentista, Professora Doutora do Departamento de Ortodontia e Odontopediatria da Universidade de So Paulo (USP). Assessora do Ministro da Educao (2003-2005). Diretora do Departamento de Gesto da Educao na Sade, da Secretaria de Gesto do Trabalho e da Educao na Sade, do Ministrio da Sade. II Mdico, Doutor em Sade Pblica. Ps-doutorado pela OMS. Professor Adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais. Secretrio de Gesto do Trabalho e da Educao na Sade, do Ministrio da Sade. III Biloga, Mestre em Educao, Tcnica Especializada do Departamento de Gesto da Educao na Sade, da Secretaria de Gesto do Trabalho e da Educao na Sade, do Ministrio da Sade. IV Mdico, Professor Doutor do Departamento de Clnica Mdica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Coordenador Geral de Aes Estratgicas em Educao na Sade, da Secretaria de Gesto do Trabalho e da Educao na Sade, do Ministrio da Sade. V Nutricionista, Especialista em Polticas Pblicas e Gesto Estratgica da Sade, Assessora Tcnica do Departamento de Gesto da Educao na Sade, da Secretaria de Gesto do Trabalho e da Educao na Sade, do Ministrio da Sade. VI Cirurgi-Dentista, Especialista em Sade Pblica, Consultora Tcnica da Organizao Pan-Americana da Sade/OMS.

12 | Cadernos ABEM Volume 5 Outubro 2009

You might also like