You are on page 1of 3

O TETRAGRAMA

Origem do nome do Criador... Quando, e em que circunstncias, o nome do Criador foi manifesto?
O nome do Criador, foi dado a Moiss; o mesmo que escreveu o pentateuco, que so os cinco primeiros livros da bblia... Aconteceu, que o Criador fez uma aliana com Abrao, prometendo-lhe um filho, sendo que ele e sua mulher j estavam em idade avanada... pois Abrao gerou a Isaac, e Isaac gerou a Jac, e Jac foi batizado como Israel, o qual teve doze filhos, que so as doze tribos de Israel... No entanto, no tempo de Israel

1 2 3 4 5 6 7 8

E APASCENTAVA Moiss o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote em Midi; e levou o rebanho atrs do deserto, e chegou ao monte de Deus, a Horebe. E apareceu-lhe o anjo do Senhor em uma chama de fogo do meio duma sara; e olhou, e eis que a sara ardia no fogo, e a sara no se consumia. E Moiss disse: Agora me virarei para l, e verei esta grande viso, porque a sara no se queima. E vendo o Senhor que se virava para ver, bradou Deus a ele do meio da sara, e disse: Moiss, Moiss. Respondeu ele: Eis-me aqui. E disse: No te chegues para c; tira os sapatos de teus ps; porque o lugar em que tu ests terra santa. Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abrao, o Deus de Isaque, e o Deus de Jac. E Moiss encobriu o seu rosto, porque temeu olhar para Deus. E disse o Senhor: Tenho visto atentamente a aflio do meu povo, que est no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheci as suas dores. Portanto desci para livr-lo da mo dos egpcios, e para faz-lo subir daquela terra, a uma terra boa e larga, a uma terra que mana leite e mel; ao lugar do cananeu, e do heteu, e do amorreu, e do perizeu, e do heveu, e do jebuseu. E agora, eis que o clamor dos filhos de Israel vindo a mim, e tambm tenho visto a opresso com que os egpcios os oprimem. Vem agora, pois, e eu te enviarei a Fara para que tires o meu povo (os filhos de Israel) do Egito. Ento Moiss disse a Deus: Quem sou eu, que v a Fara e tire do Egito os filhos de Israel? E disse: Certamente eu serei contigo; e isto te ser por sinal de que eu te enviei: Quando houveres tirado este povo do Egito, servireis a Deus neste monte. Ento disse Moiss a Deus: Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vs; e eles me disserem: Qual o seu nome? Que lhes direi? E disse Deus a Moiss: eu sou o que sou. Disse mais: Assim dirs aos filhos de Israel: eu sou me enviou a vs. E Deus disse mais a Moiss: Assim dirs aos filhos de Israel: O Senhor Deus de vossos pais, o Deus de Abrao, o Deus de Isaque, e o Deus de Jac, me enviou a vs; este meu nome eternamente, e este meu memorial de gerao em gerao.

9 10 11 12 13 14 15

16

Vai, e ajunta os ancios de Israel e dize-lhes: O Senhor Deus de vossos pais, o Deus de Abrao, de

Isaque e de Jac, me apareceu, dizendo: Certamente vos tenho visitado e visto o que vos feito no Egito. 17 18 Portanto eu disse: Far-vos-ei subir da aflio do Egito terra do cananeu, do heteu, do amorreu, do perizeu, do heveu e do jebuseu, a uma terra que mana leite e mel. E ouviro a tua voz; e irs, tu com os ancios de Israel, ao rei do Egito, e dir-lhe-eis: O Senhor Deus dos hebreus nos encontrou. Agora, pois, deixa-nos ir caminho de trs dias para o deserto, para que sacrifiquemos ao Senhor nosso Deus. 19 20 21 22 Eu sei, porm, que o rei do Egito no vos deixar ir, nem ainda por uma mo forte. Porque eu estenderei a minha mo, e ferirei ao Egito com todas as minhas maravilhas que farei no meio dele; depois vos deixar ir. E eu darei graa a este povo aos olhos dos egpcios; e acontecer que, quando sairdes, no saireis vazios, Porque cada mulher pedir sua vizinha e sua hspeda jias de prata, e jias de ouro, e vestes, as quais poreis sobre vossos filhos e sobre vossas filhas; e despojareis os egpcios.

Almeida Revista e Atualizada. xodo 3:14, YHVH disse a Moiss: Ehih ashr ehih. Eu sou o que sou. Ehih ashr ehih. Verso dos Setenta: "Ego eimi ho n". Disse Deus a Moiss: "Eu sou Aquele que ". "Ego eimi ho n".

L-se da esquerda para a direita:

...1 ..2 .3

ASSIM:
Hebraico Pronncia Letra Yodh "Y" ou Yud

ou seja... Formado por quatro consoantes hebraicas Hi Vav Hi Yud

He ou Hi Waw ou Vav He ou Hi

"H" "V" "H"

You might also like