You are on page 1of 17

HISTRICO No final do sculo passado, com a descoberta da radioatividade e dos raios X, houve um uso indiscriminado das radiaes ionizantes.

Uma srie de fatos chamou a ateno dos cientistas de que havia necessidade de estudos mais meticulosos dos efeitos biolgicos destas radiaes nos seres humanos. Observaes iniciais como danos na pele, queda de cabelos em pacientes irradiados e efeitos nos descendentes aps a irradiao do tecido germinativo de plantas e animais, foram constatados.

Figura 1. O efeito das radiaes ionizantes em um indivduo depende basicamente da dose absorvida, da taxa de exposio (crnica/aguda) e da forma de exposio (corpo inteiro/localizada). Quando uma pessoa exposta a uma dose significativa de radiao, muitos tecidos e rgos do corpo so atingidos. Como resultado, sinais e sintomas aparecem com durao e conseqncias que dependem da dose de radiao, uniformidade de exposio em relao ao corpo, idade e estado prvio de sade da vtima. Estes sintomas so alteraes gastrointestinais (nuseas e vmitos), alopcia, sintomas neurolgicos, distrbios do comportamento, alteraes hematolgicas e radiodermites. No entanto, os benefcios advindos do uso das radiaes ionizantes so incontveis, sendo as principais a cura de tumores atravs da terapia, e a deteco precoce de doenas atravs do diagnstico.

TIPOS DE RADIAO E SEUS EFEITOS

Os principais tipos de radiao usados em medicina so citados a seguir. Seu poder de penetrao e a blindagem tpica associada variam com o tipo de radiao e sua energia.

Partcula : no consegue penetrar nem 0,1 mm na pele, no entanto, sua inalao ou ingesto podem ser muito danosas. Blindagem tpica: folha de papel

Radiao : seus efeitos so superficiais. Blindagem tpica: acrlico

Radiao e raios-X: seus efeitos ocorrem de maneira mais distribuda devido ao seu grande poder de penetrao. Blindagem tpica: chumbo

Nutrons: tm alto poder de penetrao. Blindagem tpica: parafina.

Figura 2. QUALIDADE DA RADIAO A intensidade dos efeitos deletrios das radiaes ionizantes depende da sua energia, da sua estrutura particulada ou eletromagntica, da sua massa ou da carga e depende principalmente do rendimento de transferncia da energia por milmetro de percurso - LET no
2

tecido orgnico. Radiaes eletromagnticas como os Raios X e os raios so pouco eficientes para transferir suas energias para o tecido, sendo por isso, menos mutagnicos que a radiao . Esta mostra alta eficincia na transferncia da energia para os compostos orgnicos. Sendo Q o fator de qualidade para cada tipo de radiao em funo da intensidade de transferncia linear de energia (LET). Quando o espectro de energia complexo ou no se conhece as caractersticas do LET da radiao os tcnicos da Comisso Internacional de Radiodosimetria e Proteo (ICRP n 26) recomendam utilizar o valor de Q. Devido as dificuldades de se avaliar o LET das radiaes costuma-se utilizar diretamente os valores de Q. Praticamente todos os radioistopos utilizados nos experimentos da Medicina Nuclear e nos estudos biolgicos so emissores de radiao beta ou gama e assim o valor de Q = 1 com exceo do3H (trcio). INTERAO DA RADIAO COM AS CLULAS No processo de interao da radiao com a matria ocorre transferncia de energia, que pode provocar ionizao e excitao dos tomos e molculas provocando modificao (ao menos temporria) na estrutura das molculas. O dano mais importante o que ocorre no DNA. Os efeitos fsico-qumicos acontecem instantaneamente, entre 10-13 e 10-10 segundos e nada podemos fazer para control-los. Os efeitos biolgicos acontecem em intervalos de tempo que vo de minutos a anos. Consistem na resposta natural do organismo a um agente agressor e no constituem necessariamente, em doena. Ex : reduo de leuccitos.

Os efeitos orgnicos so as doenas. Representam a incapacidade de recuperao do organismo devido freqncia ou quantidade dos efeitos biolgicos. Ex : catarata, cncer, leucemia.

Figura 3. PROPRIEDADES DOS SISTEMAS BIOLGICOS

Apesar de todos estes efeitos, o corpo humano apresenta mais profundos so, em geral, capazes de ser reparados ou compensados.

mecanismo da

reversibilidade que responsvel pelo reparo das clulas e muito eficiente. Mesmo danos

A transmissividade uma propriedade que no se aplica aos sistemas biolgicos, pois os danos biolgico no se transmitem. O que pode ser transmitido o efeito hereditrio em clulas reprodutivas danificadas. Existem fatores de influncia os quais so decisivos. Pessoas que receberam a mesma dose podem no apresentar o mesmo dano. O efeito biolgico influenciado pela idade, sexo e estado fsico.
4

Figura 4. LEI DE BERGONIE E TRIBONDEAU Quanto mais diferenciada for a clula, maior a sua resistncia radiao; Quanto mais jovem for o tecido ou rgo, mais radiosensvel ele ser; Quanto maior a atividade metablica, maior a radiosensibilidade; Quanto maior a taxa de proliferao celular, maior a radiosensibilidade.

Como exceo a esta regra temos os linfcitos, as quais so clulas muito especializadas, que, porm apresentam uma alta radiosensibilidade. TIPOS DE EXPOSIO E SEUS EFEITOS A exposio externa resultante de fontes externas ao corpo, proveniente dos raios X
5

ou fontes radioativas. A exposio interna, resulta da entrada de material radioativo no organismo por inalao, ingesto, ferimentos ou absoro pela pele. O tempo de manifestao dos efeitos causados por estas exposies pode ser tardio, os quais manifestam-se aps 60 dias, ou imediatos, que ocorrem num perodo de poucas horas at 60 dias. Quanto ao nvel de dano, os efeitos podem ser somticos, que acontecem na prpria pessoa irradiada ou hereditrios, os quais se manifestam na prole do indivduo como resultado de danos causados nas clulas dos rgos reprodutores.

TIPOS DE EFEITOS PRODUZIDOS PELAS RADIAES IONIZANTES Os efeitos biolgicos da radiao so a conseqncia de uma longa srie de acontecimentos que se inicia pela excitao e ionizao de molculas no organismo. H dois mecanismos pelos quais as alteraes qumicas nas molculas so produzidas pela radiao ionizante: efeitos diretos e indiretos. No processo de interao da radiao com a matria ocorrem ionizao e excitao dos tomos e molculas provocando modificao que podem ou no ser temporrias nas molculas.

Figura 5. Figura 6.

EFEITOS INDIRETOS A RADILISE DA GUA E OS RADICAIS LIVRES A radilise da gua a modificao estrutural de sua molcula pela atuao da radiao ionizante. A energia transferida pela radiao produz ons e espcies excitadas, que sofrem reaes posteriores. Uma caracterstica importante e particular da radilise a formao de radicais livres de vida curta. Altamente reativos, estes espcimes qumicos podem interferir no metabolismo das protenas, dos lipdios e dos carboidratos, assim como no equilbrio cido base, pois que a radilise pode liberar prtons hidrognio no meio.

Figura 7.

EFEITOS BIOLGICOS SOMTICOS Do ponto de vista macroscpico, os efeitos somticos das radiaes ionizantes podem ser classificados em: Imediatos quando ocorrem nos primeiros dois meses da irradiao;

Tardios quando se manifestam aps dois meses da irradiao. Os primeiros efeitos biolgicos causados pela radiao, que ocorrem num perodo de poucas horas at algumas semanas aps a exposio, so denominados de efeitos imediatos, como por exemplo, a radiodermite. Os que aparecem depois de anos ou mesmo dcadas, so chamados de efeitos retardados ou tardios, como por exemplo, o cncer. Se as doses forem muito altas, predominam os efeitos imediatos, e as leses sero severas ou at letais. Para doses intermedirias, predominam os efeitos imediatos com grau de severidade menor, e no necessariamente permanentes. Poder haver, entretanto, uma probabilidade grande de leses severas em longo prazo. Para doses baixas, no haver efeitos imediatos, mas h possibilidade de leses a longo prazo. Os efeitos retardados, principalmente o cncer, complicam bastante a implantao de critrios de segurana para trabalhadores ocupacionalmente expostos. No possvel, por enquanto, usar critrios clnicos porque, quando aparecem os sintomas, o grau de dano causado j pode ser severo, irreparvel e at letal. Por enquanto, utilizam-se hipteses estabelecidas sobre critrios fsicos, extrapolaes matemticas e comportamentos estatsticos.

Figura 8.

EFEITOS ESTOCSTICOS E NO-ESTOCSTICOS So efeitos em que a probabilidade de ocorrncia proporcional dose de radiao recebida, sem a existncia de limiar caracterizam os efeitos estocsticos. Isto significa, que

doses pequenas, abaixo dos limites estabelecidos por normas e recomendaes de radioproteo, podem induzir tais efeitos. Entre estes efeitos, destaca-se o cncer. A probabilidade de ocorrncia de um cncer radioinduzido depende do nmero de clones de clulas modificadas no tecido ou rgo, uma vez que depende da sobrevivncia de pelo menos um deles para garantir a progresso. O perodo de aparecimento (deteco) do cncer aps a exposio pode chegar at 40 anos. No caso de leucemia, a freqncia passa por um mximo entre 5 e 7 anos, com perodo de Latncia de 2 anos. Os efeitos estocsticos causam uma alterao aleatria no DNA de uma nica clula que, no entanto, continua a reproduzir-se. Levam transformao celular. Os efeitos hereditrios so estocsticos. No apresentam limiar de dose. O dano pode ser causado por uma dose mnima de radiao. O aumento da dose somente aumenta a probabilidade e no a severidade do dano. A severidade determinada pelo tipo e localizao do tumor ou pela anomalia resultante. No entanto, o organismo apresenta mecanismos de defesa muito eficientes. A maioria das transformaes neoplsicas no evolui para cncer. Quando este mecanismo falha, aps um longo perodo de latncia, o cncer ento, aparece. Os efeitos so cumulativos: quanto maior a dose, maior a probabilidade de ocorrncia. Quando o dano ocorre em clula germinativa, efeitos hereditrios podem ocorrer.

Figura 9.

Os efeitos determinsticos so causados por irradiao total ou localizada de um tecido, causando um grau de morte celular no compensado pela reposio ou reparo, com prejuzos detectveis no funcionamento do tecido ou rgo. Existe um limiar de dose, abaixo do qual a perda de clulas insuficiente para prejudicar o tecido ou rgo de um modo detectvel. Isto significa que, os efeitos determinsticos, so produzidos por doses elevadas, acima do limiar, a partir do qual a severidade ou gravidade do dano aumenta com a dose absorvida. A probabilidade de efeito determinstico, assim definido, nula para valores de dose abaixo do limiar, e 100% acima. Os efeitos determinsticos levam morte celular. Existe uma relao previsvel entre a dose e a dimenso do dano esperado, sendo que estes s aparecem a partir de uma determinada dose. A probabilidade de ocorrncia e a severidade do dano esto diretamente relacionadas com o aumento da dose. As alteraes so somticas. Quando a destruio celular no pode ser compensada, efeitos clnicos podem aparecer, se a dose estiver acima do limiar. Por ex. de 3 a 5 Gy eritema, e 20 Gy necrose. Indivduos diferentes apresentam sensibilidade diferente e, portanto, limiares diferentes. Exemplos de efeitos determinsticos so: leucopenia, nuseas, anemia, catarata, esterilidade, hemorragia.

Figura 10.

10

DOSE LETAL Uma dose letal consiste numa medida da extenso em que a matria pode ser exposta a radiao ionizante. A dose letal ser a dose mnima letal de uma substncia txica ou da radiao ionizante. Por exemplo, a dose letal de raios X nos seres humanos de 0,18 C/kg. EFEITOS BIOLGICOS GENTICOS OU HEREDITRIOS So efeitos que surgem nos descendentes do indivduo irradiado, como resultado do dano produzido pela radiao em clulas dos rgos reprodutores, as gnadas. Tem carter cumulativo e independe da taxa de absoro da dose. SNDROME AGUDA DA RADIAO A Sndrome Aguda das Radiaes o conjunto de sintomas e sinais clnicos conseqente a uma irradiao de corpo total, desenvolvida em um curto perodo (segundos a minutos). uma patologia complexa, caracterizada por distrbios funcionais e orgnicos, com reflexos em praticamente todos os sistemas do organismo. Quanto menor for o intervalo de tempo entre a exposio e o incio do quadro clnico (nuseas e vmitos) mais graves sero os sintomas. No caso dos pacientes de Goinia, alguns j apresentavam nuseas e vmitos no mesmo dia da exposio ao Csio. Sintomas neurolgicos imediatos, como apatia, ataxia ou convulses, indicam uma alta taxa de exposio da radiao em todo corpo ou sobre o Sistema Nervoso Central. A Sndrome Prodrmica Ocorre de minutos a um dia aps a exposio e se manifesta pelo surgimento de nuseas, vmitos, anorexia, diarria e mal-estar generalizado. A severidade, a durao e o tempo para o estabelecimento da sintomatologia esto relacionados com a dose absorvida pelo organismo. Esta sintomatologia indcio de exposio a altas taxas de doses e de comprometimento das membranas celulares. O perodo de latncia corresponde ao intervalo de tempo entre o momento da exposio e o surgimento dos primeiros sintomas de falncia orgnica, podendo variar de alguns segundos a dias.

11

A Sndrome Hematopoitica Caracterizada por alteraes nos componentes do sangue (leucopenia, trombocitopenia e anemia), em conseqncia do comprometimento das clulas precursoras hematopoiticas e clulas-tronco na medula ssea. Caracteriza esta Sndrome a linfopenia produzida pela irradiao direta dos linfcitos no sangue perifrico. A Sndrome Gastrointestinal Forma produzida por doses mais elevadas, sempre associada hematopoitica, conseqente leso das clulas intestinais e invaso bacteriana da mucosa. caracterizada por nuseas persistentes, vmitos e diarria sanguinolenta, alm de graves manifestaes hematopoiticas. A Sndrome do Sistema Nervoso Central Ocorre em doses extremamente altas. Surgem distrbios neurolgicos intensos, com estupor , coma e convulses. H colapso perifrico em face das leses vasculares tambm produzidas. Os vmitos so precoces, bem como a diarria com sangue. A morte surge em poucas horas. Os pacientes vitimados no acidente radioativo de Goinia apresentaram dose absorvida variando de 0,9 Gy a 7,1 Gy. Aqueles que tiveram menos do que 2,0 Gy de dose absorvida apresentaram evoluo bastante favorvel, sem as manifestaes da Sndrome Aguda da Radiao nem aplasia medular. Contudo, algumas vtimas sofreram graves leses de radiodermites, em razo de contato direto ou de proximidade com fragmentos radioativos. O tempo decorrido entre o incio da exposio radiao e o aparecimento da Sndrome Aguda da Radiao variou de um paciente para outro, em funo da dose absorvida, das partes afetadas pela exposio e da relao dose/tempo. Da, o paciente que absorveu a dose mais elevada apresentou os sintomas da Sndrome Aguda da Radiao uma semana aps o incio da exposio, em virtude do fracionamento da dose, enquanto que pacientes que absorveram doses bem menores, porm em curto espao de tempo, apresentaram a Sndrome nas primeiras 24 horas.

Fase

Dose (Gy)

Tempo de sobrevida (dias) ----------------------------10 60

Sinais Clnicos e Sintomas

Prodrmica Latente Hematolgica

>1 1 - 100 2 - 10

Nusea, vmito e diarria Nenhum Nusea, vmito, diarria, anemia, leucopenia, hemorragia, febre, infeco

Gastrintestinal

10 - 50

4 10

O mesmo da hematolgica, mais desequilbrio eletroltico, letargia, fadiga e choque

Sistema Nervoso Central

> 50

03

O mesmo da gastrointestinal, mais ataxia, edema, vasculite, meningite

12

EFEITOS BIOLGICOS DAS RADIAES NO IONIZANTE As radiaes podem ser classificadas como corpusculares (apresentam massa) e como eletromagnticas. Essas ltimas podem ser agrupadas segundo determinados parmetros, constituindo um espectro eletromagntico e dependendo da capacidade de promoverem ionizao ou no dos principais tomos que constituem os seres vivos, as mesmas so consideradas ionizantes (raios X e gama) ou no ionizantes. As radiaes ultravioletas (UV), visveis, infravermelhas (IV), e microondas (MO) so exemplos dessas ltimas.

Figura 11.

As radiaes no ionizantes, apesar de no terem a capacidade de ionizar os principais tomos que constituem o sistema biolgico, podem acarretar importantes alteraes nos nveis energticos das molculas e/ou tomos quando so absorvidas. Como conseqncia, essas perturbaes energticas levam a efeitos diversos, como o aumento da energia rotacional, da energia translacional e da energia vibracional dos componentes moleculares do meio, tornando-os altamente reativos, podendo gerar fotoleses que so estudadas pela Fotobiologia. Na medicina e na fisioterapia, essas radiaes no ionizantes so aplicadas em vrios procedimentos, visando o restabelecimento das condies funcionais alteradas por doenas diversas. A radiao ultravioleta so radiaes eletromagnticas contendo sub-classificao conforme o seu comprimento de onda: UV A (320 a 400 nm), UV B (280 a 320 nm) e UV C (100 a 280 nm).

13

Entre as principais aplicaes dessa radiao esto exposies radiao solar, esterilizao, processos industriais, controle de qualidade, soldagem e uso mdico (fisioterapia) e odontologia. Os efeitos no organismo humano so os efeitos trmicos (eritemas), carcinognicos, conjuntivite e queratite.
Uso teraputico do ultra-som Uso para diagnstico do ultra-som

Figura 12.

Figura 13.

Na indstria, no que se refere emisso destes tipos de radiaes, temos as operaes de soldadura por corte oxiacetilnico e a soldadura por arco eltrico. O poder de penetrao das radiaes ultravioleta relativamente fraco, os seus efeitos no organismo humano se restringem essencialmente aos olhos e pele, provocando nomeadamente: inflamao dos tecidos do globo ocular, em especial da crnea e da conjuntiva (a queratoconjuntivite considerada uma doena profissional nos soldadores). Em regra, a profundidade de penetrao maior de acordo com o aumento do comprimento de onda, assim, o cristalino e a retina s podero ser atingidos em casos extremos; queimaduras cutneas, de incidncia e gravidade variveis, de acordo tambm com a pigmentao da pele. As radiaes ultravioletas produzem envelhecimento precoce da pele e podem exercer sobre ela, o efeito carcinognico, em especial nas exposies prolongadas luz solar. As medidas de proteo consistem fundamentalmente em:

atuao em primeiro lugar sobre a fonte; desenho adequado da instalao; colocao de cabines ou cortinas em cada posto de trabalho, sendo preferencial a utilizao de cor escura; reduo do tempo de exposio; proteo da pele atravs de vesturio adequado; luvas ou cremes protetores;
14

proteo dos olhos atravs de culos ou viseira equipados com filtro adequado em funo do tipo de ultravioleta emitido; mesmo em curtas operaes de soldadura, como o "pingar", o trabalhador no dever retirar a proteo; no esquecer que as lmpadas fluorescentes de iluminao emitem geralmente radiaes ultravioletas que podem, em alguns casos, contribuir para a dose anual recebida pelo trabalhador.

Figura 14.

A radiao infravermelha tambm conhecida como calor radiante. A exposio radiao infravermelha poder sempre ocorrer desde que uma superfcie tenha temperatura mais elevada que o receptor, podendo ser utilizada em qualquer situao em que se queira promover o aquecimento localizado de uma superfcie. Na indstria, este tipo de radiao poder ter aplicao nomeadamente na secagem de tintas e vernizes e em processos de aquecimento de metais. A radiao infravermelha perceptvel como uma sensao de aquecimento da pele, dependendo do seu comprimento de onda, energia e tempo de exposio, podendo causar efeitos negativos no organismo como, por exemplo, queimaduras da pele, aumento persistente da pigmentao cutnea e leses nos olhos. Assim, recomendvel proteo adequada (vesturio de trabalho, culos e viseiras com filtro para as frequncias relevantes).

15

A luz visvel uma radiao eletromagntica com comprimento de onda entre 400 e 760 nm. Tem a propriedade de ser sensvel ao olho humano e, portanto responsvel pela iluminao natural e artificial. Radiao de microondas tem sua aplicao em aquecimento de fornos domsticos e industriais, secagem e desidratao (esterilizao). Tambm em meios de comunicao como: radiodifuso FM, televiso, celulares e radares. A radiao de microondas tambm utilizada em ressonncia magntica. Os efeitos no organismo humano dependem da freqncia, da potencia dos geradores e do tempo de exposio, classificando-se em trmicos e magnticos. Trmicos so as queimaduras (internas e externas) e cataratas. Magnticos: elevao da presso arterial, distrbios cardiovasculares e endcrinos e alteraes no sistema nervoso central. Formas de controle dos riscos: enclausuramento das fontes com dispositivos de desligamento automtico (ex.: reas de antenas de radares, forno de microondas, etc.); barreiras construdas em funo da freqncia da radiao (malhas, telas metlicas, etc.); proteo dos trabalhadores E.P.I (culos, roupas especiais) e; sinalizao adequada da rea.

Figura 15.

16

REFENCIAS HTTP://WWW.CNEN.GOV.BR/SEGURANCA/NORMAS/MOSTRA-POSREG.ASP? OP=301&NP=02 em 16 de novembro de 2010. GARCIA, Eduardo A. C. Biofsica. So Paulo. 2. Reimpresso da 1. ed. Editora SARVIER, 2002. TAUHATA, L., Salati, I.P.A., Prinzio, R. Di., M.A.R.R.Di. Radioproteo e Dosimetria: Fundamentos 5.reviso agosto/2003 Rio de Janeiro. IRD/CNEN.

17

You might also like