You are on page 1of 9

Lista de exerccios-PSS 2 Disciplina: Histria Geral: Colonizao Inglesa na Amrica e Independncia das 13 colnias, Revoluo Inglesa, Revoluo Industrial,

Iluminismo, Revoluo Francesa. Prof.Paulo Andr 1) A Amrica do Norte no foi colonizada ao longo do sculo XVI. Os empreendimentos europeus na regio se restringiam a umas poucas viagens de explorao: navegadores como Cabot, Gilbert e Raleigh estiveram na parte setentrional da Amrica, mas no estabeleceram ncleos colonizadores. No entanto, o sculo seguinte presenciou intensa colonizao inglesa. Sobre o tema, correto afirmar que: 01) O crescimento do comrcio possibilitou o surgimento de companhias que se interessavam pela Amrica. 02) Na Inglaterra, a instituio do "enclosure" (cercamento dos campos) determinou que numeroso contingente populacional deixasse de encontrar trabalho e fosse atrado para a Amrica. 04) As perseguies religiosas desestimulavam e at dificultaram o deslocamento de herticos para a Amrica. 08) Os ingleses no foram os nicos a participar do empreendimento colonizador; os holandeses, franceses e suecos tambm deixaram a Europa em busca de novos horizontes. 16) Muitos imigrantes possuam recursos para custear a viagem; outros, no entanto, eram desprovidos de capital e tiveram que se sujeitar servido por contrato. soma = ( ) 2) Durante o sc.XVII grupos puritanos ingleses perseguidos por suas idias polticas (anti-absolutistas) e por suas crenas religiosas (protestantes calvinistas) abandonaram a Inglaterra, fixando-se na costa leste da Amrica do Norte, onde fundaram as primeiras colnias. A colonizao inglesa nessa regio foi facilitada: a) pela propagao das idias iluministas, que preconizavam a proteo e respeito aos direitos naturais dos governados. b) pelo desejo de liberdade dos puritanos em relao opresso metropolitana. c) pelo abandono dessa regio por parte da Espanha, que ento atuava no eixo Mxico-Peru. d) pela possibilidade de explorar grandes propriedades agrrias com produo destinada ao mercado europeu. e) pelas conscincia poltica dos colonos americanos desde logo, treinados nas lutas coloniais. 3) A Independncia das treze colnias inglesas, em 1776, criou os Estados Unidos da Amrica. Sobre esse processo de independncia, com fortes repercusses na Europa e nas Amricas, correto afirmar que: a) decorreu dos ideais do liberalismo livre comrcio e liberdade civil , razo pela qual a escravido foi abolida de imediato.

b) estabeleceu um modelo de sociedade democrtica e igualitria em que brancos, ndios e negros gozavam dos mesmos direitos e oportunidades. c) organizou uma estrutura poltica unitria, congregando os brancos e os ndios, mas no os negros, que foram mantidos em regime de escravido. d) formou o primeiro pas independente das Amricas, congregando as colnias do Norte comercial com as do Sul agroexportador e escravocrata. e) representou um novo modelo de descolonizao, no qual Colnia e Metrpole se irmanavam em uma independncia negociada diplomaticamente.
4) Leis britnicas acirraram as divergncias entre colonos americanos e a coroa inglesa, provocando a luta pela independncia. Dentre os objetivos dessas leis destacam-se: a) aumentar a receita real, impedir o contrabando e o comrcio inter-colonial e recuperar a Companhia das ndias Orientais. b) aumentar o consumo de ch e acar na colnia, obrigar o uso de selos nas correspondncias e aumentar as exportaes da colnia. c) abolir a escravido nas colnias, separar juridicamente as treze colnias e ajudar a Pensilvnia a anexar terras no Oeste. d) recuperar a Companhia das ndias Ocidentais, abrir o porto de Boston s naes amigas e aumentar as importaes da colnia. e) pagar indenizaes Frana, devido derrota inglesa na Guerra dos 7 Anos, revogar os Atos Townsehend e favorecer os produtores locais de acar.

5) Sobre o processo de Independncia dos Estados Unidos, correto afirmar que: a) as leis do Parlamento ingls, reforando o controle comercial-tributrio da metrpole, contriburam para convencer os colonos da necessidade de separao. b) a situao das colnias americanas tornou-se muito difcil quando a monarquia francesa resolveu dar apoio militar ao reino ingls. c) os colonos perceberam a inevitabilidade da independncia logo que realizaram o Primeiro Congresso Continental de Filadlfia. d) as idias liberais de John Locke inspiraram o pensamento de Jefferson e outros lderes, mas pouco influenciaram a Declarao da Independncia. e) os colonos encontraram no Iluminismo o suporte ideolgico para defenderem a igualdade social e recusarem qualquer influncia religiosa. 6) No sculo XVIII, nas tenses entre Inglaterra e Frana, ocupou um lugar privilegiado a questo dos domnios coloniais, o que se pode verificar pela Guerra dos Sete Anos (1756 - 1763), durante a qual: a) se consolida o poder britnico sobre a Amrica do Norte com a vitria, em Quebec, sobre os franceses e pela ampliao da fronteira oeste com a conquista do Mxico. b) os dois estados lutam pelo domnio da Amrica do Norte e onde os franceses so derrotados, perdendo

parte do Canad, especialmente Quebec, que, entretanto, mantm a cultura e a lngua francesa. c) os dois estados disputam suas possesses na Amrica e na ndia, luta que termina com o Tratado de Paris (1763), que concedia Inglaterra a posse da ndia, Canad, Senegal, parte da Louisinia e das Antilhas. d) a Inglaterra incorpora a Esccia e transforma-se em Gr-Bretanha, consolidando tambm seu domnio sobre a Irlanda, enquanto a Frana entra num processo agudo de crise econmica que acentua a decadncia da sociedade do Antigo Regime. e) a Frana adquire a regio das Antilhas dos espanhis e amplia seu domnio sobre a sia, assumindo o controle da regio do sudeste asitico. 7) A independncia das 13 colnias inglesas da Amrica do Norte - a Revoluo Americana - resultou: I - do desdobramento natural da relativa autonomia econmica e poltica dessas colnias de povoamento; II - da reao dos colonos s medidas fiscais e administrativas tomadas pela Inglaterra aps a Guerra dos Sete Anos; III - dos prejuzos causados aos colonos pela poltica liberal inglesa, que aboliu o "pacto colonial"; IV - da manuteno e intensificao das prticas mercantilistas britnicas que se opunham ao "comrcio triangular". Assinale se esto corretas apenas: a) I e II b) I e III c) II e IV d) I, II e III e) I, II e IV 8) ... Embora geraes de norte-americanos celebrassem o trabalho de seus autores como uma carta de liberdade poltica, no se pode esquecer que, em 1787, ela no era nada disso para os negros, mulheres e ndios.. Sellers, May, Macmillen Sobre a Constituio a que o texto anterior se refere, assinale a afirmao INCORRETA. a) Aprovada no Congresso Constitucional de Filadlfia, mencionava os direitos dos cidados, que deveriam ser respeitados pelo governo, mas no explicitava-os. b) Elaborada aps a Guerra de Independncia, permitiu a eleio direta do Presidente da Repblica e dos membros do Congresso. c) Caracterizou-se por ser concisa, resultado das dificuldades de acordo entre os representantes, que desejavam conservar a soberania dos respectivos Estados. d) Os direitos democrticos eram reservados aos grandes proprietrios, a escravido continuou a existir e as mulheres s puderam votar no sculo XX. e) O sistema eleitoral dela decorrente garantiu a marginalizao da maioria da populao; somente a cmara dos representantes era eleita por voto direto.

9) "Em dezembro de 1773, cerca de vinte colonos disfarados de ndios, portando plumas coloridas e pintados nos rostos e braos, atacaram e ocuparam trs navios britnicos no porto de Boston, atirando ao mar o carregamento de ch. Era um ultraje autoridade de Sua Majestade Jorge III, o que deixou os ingleses indignados. Em resposta a esse incidente, o Parlamento ingls determinou uma srie de medidas coercitivas sobre a colnia, chamadas pelos colonos de Leis Intolerveis." (VICENTINO, Cludio. "Histria Geral". So Paulo, Ed. Scipione, 1997, p.244) Entre as vrias medidas coercitivas decorrentes das Leis Intolerveis, podemos apontar a(o): a) eliminao do Comrcio Triangular entre as colnias no norte e a Europa ou entre a Amrica e a sia, empobrecendo os colonos envolvidos. b) controle das terras do centro-oeste em mos do governador ingls de Quebec, para impedir a expanso territorial dos colonos, garantindo o comrcio de peles realizado entre ingleses e ndios. c) Sugar Act (Lei do Acar), segundo o qual o acar que no fosse proveniente das Antilhas britnicas sofreria uma alta taxao. d) Tea Act (Lei do Ch), pesado tributo que, sob a garantia do monoplio da Companhia das ndias Orientais, sediada em Londres, promovia a acumulao de capital. e) Stamp Act (Lei do Selo), pelo qual todos os documentos, livros e jornais publicados na Colnia teriam de receber um selo da Metrpole, cujo valor era incorporado ao seu preo. 10) Os conflitos poltico-sociais do sculo XVII foram o meio pelo qual a Inglaterra: a) transformou o Absolutismo de direito em Absolutismo de fato. b) promoveu a substituio do Estado liberal capitalista pelo Estado Absolutista. c) organizou o Exrcito do Parlamento, conferindo postos de comando segundo o critrio de origem familiar e no pelo merecimento militar. d) consolidou os interesses da nobreza agrria tradicional rompendo com os ideais da burguesia. e) diluiu os obstculos para o avano capitalista, marcando o incio da desagregao do Absolutismo Monrquico. 11) Durante o sculo XVII, ocorreram diversas transformaes polticas e econmicas na Inglaterra, que a consolidaram como uma potncia de projeo mundial nos sculos seguintes. Marque a opo que apresenta corretamente um dos fatores que se encontram na origem dessa posio preponderante. a) Instituio do Ato de Supremacia, que criou a Comunidade Britnica (Commonwealth), por Henrique VIII. b) Restaurao do Absolutismo ingls e sua poltica expansionista com a dissoluo do Parlamento controlado pela nobreza conservadora, por Carlos II.

c) Declarao do Ato de Tolerncia, que instituiu o catolicismo como religio oficial, encerrando as guerras religiosas, por Guilherme III. d) Extino da monarquia parlamentar constitucional com a vitria dos segmentos liberais e burgueses na Revoluo Gloriosa. e) Promulgao dos Atos de Navegao durante a Repblica Puritana liderada por Oliver Cromwell. 12) Sobre a chamada Revoluo Puritana, na Inglaterra, iniciada em 1640, INCORRETO afirmar: a) A Inglaterra passava por grandes modificaes sociais com o desenvolvimento do capitalismo. Essas modificaes criaram uma srie de tenses entre a nobreza (os Lordes) e a burguesia urbana, que havia se aliado, poltica e militarmente, aos pequenos proprietrios rurais, camponeses e proletrios. b) A Revoluo Puritana foi encerrada no momento da assinatura da Declarao de Direitos (Bill of Rights) pelo Rei Carlos I. Por esse ato, o monarca aceitava que seus poderes sofressem limitaes, tais como a proibio de recrutamento do exrcito e de criao de impostos sem a aprovao do Parlamento. c) As disputas religiosas permeavam os conflitos polticos, mantendo fortes conexes com os mesmos. Uma das principais causas da Revoluo foi a tentativa de imposio da religio oficial anglicana aos escoceses, majoritariamente presbiterianos, e aos calvinistas ingleses, chamados de puritanos. d) A disputa de poder entre o Rei e o Parlamento levou ecloso da guerra civil, entre o exrcito real, comandado por nobres, e o exrcito do Parlamento, comandado pelo puritano Oliver Cromwell. No exrcito de Cromwell, era marcante a presena de vrios segmentos sociais, que, inclusive, assumiram postos de comando por critrio profissional e no por linhagem. e) A crise poltica e social permitiu o aparecimento de vrios grupos radicais, como os niveladores (levellers) e cavadores (diggers). Tais grupos buscavam estabelecer uma democracia social de cunho revolucionrio, que assegurasse a total liberdade religiosa e a abolio da propriedade privada da terra. 13) Acerca da Revoluo Inglesa, correto afirmar: a) A Revoluo Gloriosa de 1688 considerada pelos historiadores como um movimento de instalao de uma ordem parlamentar forte, em contradio com as inspiraes absolutistas da Revoluo Puritana de 1640. b) A principal conseqncia da Revoluo Gloriosa foi o estabelecimento da Repblica e a imediata supresso da monarquia, como aconteceria cerca de 100 anos depois na Revoluo Francesa. c) A subida da Casa de Orange ao trono ingls (1688) representou a restaurao do poder absolutista e a submisso do Parlamento. d) A classe dos yeomen, ou camponeses, foi contrria ao exrcito parlamentar antiabsolutista de Oliver Cromwell, pelo apoio que este recebeu da nobreza rural mais progressista, a chamada gentry. e) A Declarao dos Direitos, datada de 1689, limitou o poder poltico real e abriu caminho para a entrada da Inglaterra numa era de prosperidade, reforando sua modernizao econmica.

14) O "Bill of Rights" (Declarao de Direitos) resultou de um processo histrico que apresentou importantes desdobramentos polticos na Inglaterra do sculo XVII e que se caracterizou: a) pelo conflito poltico-militar que ops a burguesia manufatureira nobreza dos cercamentos. b) pela consolidao de uma repblica social que estendeu aos "niveladores" e "cavadores" os privilgios da aristocracia proprietria. c) pelo confronto entre o absolutismo da dinastia Stuart e as idias do Parlamento, concludo com a execuo de Henrique VIII. d) pela aproximao econmica entre a burguesia comercial-manufatureira e a nobreza dos cercamentos configurada na Revoluo Gloriosa. e) pelo avano dos setores catlicos na economia industrial, em detrimento dos puritanos, mantenedores da ordem feudal. 15) A chamada "Revoluo Gloriosa" (1688-1698) fez triunfar na Inglaterra as idias liberais, praticamente um sculo antes do que iria acontecer na Frana e em outras partes da Europa. Assinale a NlCA alternativa que corresponde aos resultados obtidos por esse movimento: a) expanso martima e incio da colonizao da Amrica por ingleses; b) implantao do capitalismo industrial e criao dos primeiros bancos comerciais; c) limitao da autoridade real e consolidao do parlamentarismo; d) declarao dos direitos universais do homem e do cidado e proibio da escravido; e) introduo da democracia e concesso de direitos polticos para todos. 16) o governo puritano de Cromwell que realiza um ataque frontal aos interesses holandeses no Atlntico. Tal medida foi denominada: a) Commonwealth; b) Ato de Navegao; c) Declarao de Direitos; d) Petio de Direitos; e) Acordo de Comrcio entre as Naes Amigas. 17) Entre os iluministas, a idia de Revoluo j est presente em Voltaire e Rousseau, por exemplo. No entanto, era inerente ao pensamento iluminista, ao admitir mudanas importantes e necessrias, supor tambm que tudo se faria racionalmente, sem violncia. Foi em meio a essa atmosfera de expectativas e esperanas de mudanas pacficas que se reuniram os Estados Gerais de 1789. Seria difcil aos prprios revolucionrios atingir a conscincia de que o choque de duas legitimidades - a tradicional (a monarquia de direito divino, absolutista) e a moderna (racional, contratualista e representativa) - dificilmente poderia furtar-se marca da violncia, ... (FALCON, p. 87-8) Segundo o texto anterior, o Iluminismo:

(01) desaprova as rupturas violentas, numa defesa continuidade, como se observa na afirmao: "Entre os iluministas, a idia de Revoluo j est presente em Voltaire e Rousseau..." (02) representa a expresso ideolgica da crise do Antigo Regime e um dos antecedentes da Revoluo Francesa, como indica o fragmento: "Foi em meio a essa atmosfera de expectativas e esperanas de mudanas pacficas que se reuniram os Estados Gerais de 1789." (04) revela um otimismo racionalista, que acredita na felicidade e no progresso do ser humano, como se deduz do trecho: "... supor tambm que tudo se faria racionalmente, sem violncia." (08) prope a preservao da estrutura poltica do Antigo Regime, como ordem legal e legtima, conforme destaca o trecho: "... - a tradicional (a monarquia de direito divino, absolutista)..." (16) critica o racionalismo e o carter violento das revolues burguesas, notadamente a Revoluo Francesa, como mostra o trecho: "... dificilmente poderia furtar-se marca da violncia, ..." Soma ( )

a) defendeu uma teocracia, supremacia do poder divino nos governos, e uma teologia universalista, Deus como fundamento e explicao de tudo na sociedade e na natureza. b) professou uma crena na Razo humana, associada a uma teologia para a explicao da sociedade, mas no da natureza, que s podia ser compreendida pela Razo humana. c) propagou os ideais da Razo humana como o fundamento de todo conhecimento do mundo natural e social, na luta contra o domnio da Igreja e do poder divino dos reis. d) significou a primeira grande crtica ao eurocentrismo por estabelecer ideais racionalistas, universalistas e cosmopolitas em dilogo com as culturas no-europias. e) estabeleceu o relativismo da verdade em contraposio ao absolutismo das monarquias divinas, o que fundamentou a Declarao dos Direitos do Homem. 20) O Despotismo Esclarecido, regime de governo adotado em alguns pases da Europa no sculo XVIII, caracterizava-se por: a) equilibrar o poder da burguesia financeira com a nobreza feudal. b) impor o poder parlamentar sobre o poder monrquico. c) tentar conciliar os princpios do absolutismo com as idias iluministas. d) difundir monarquias constitucionais em todos os reinos europeus, segundo os princpios liberais. e) atribuir ao povo a participao no poder poltico. 21) Segundo o historiador Eric Hobsbawn, para o liberalismo clssico o homem era um animal social apenas na medida em que coexistia em grande nmero. Por isso, considera que o smbolo literrio do 'homem' dessa corrente de pensamento foi Robinson Cruso, que conseguiu, aps um naufrgio, viver quase trs dcadas numa ilha deserta, criando, sozinho, as condies de sua sobrevivncia. Em consonncia com esse perfil, o pensamento liberal pressupe: a) a crena no progresso, que deveria assegurar, atravs da interveno governamental na atividade econmica, a felicidade e o conforto ao maior nmero, possvel de pessoas. b) a crena no racionalismo, na livre iniciativa o no progresso, da decorrendo a necessidade de manter a menor interferncia governamental possvel na atividade econmica. c) a crena de que o bem estar social seria assegurado pelo respeito aos costumes tradicionalmente aceitos e estabelecidos. d) a idia de que a sociedade seria formada por uma teia de relaes, tornando necessrio ao homem agir em funo dos seus semelhantes. e) a idia de que s um governo centralizado e forte poderia assegurar a liberdade econmica e a obteno dos objetivos individuais. 22) O sculo XVIII conhecido como o "sculo das luzes". Durante aquele perodo, as realizaes no

18) notvel no mundo poltico da atualidade a discusso entre os adeptos da interveno do Estado na economia e aqueles que defendem a interveno do Estado somente para fiscalizar e atuar no sentido de permitir o livre jogo das leis do mercado. Toda essa discusso tem sua origem no sculo XVIII, a partir do Iluminismo. Por conseguinte, e correto afirmar que: 01) A conjuntura do Iluminismo caracterizou-se por um amplo debate, movido inicialmente por intelectuais franceses que combatiam a intolerncia religiosa, a injustia, os privilgios e a falta de liberdade econmica. 02) Nesse sentido, os economistas franceses do sculo XVIII, chamados "fisiocratas", eram favorveis s prticas econmicas que na histria da economia poltica ficaram conhecidas como "mercantilismo". 04) Os fisiocratas tinham essa denominao porque defendiam que a economia deveria ser dirigida pelas leis naturais, havendo consenso de que a atividade verdadeiramente produtiva era a agricultura pois a terra era considerada por eles como a principal riqueza. 08) Os economistas ingleses do sculo XVIII, inspirados inicialmente pelos fisiocratas, foram adiante no combate contra a interveno do Estado na economia, ou seja, desenvolvendo a idia de que a economia deveria se desenvolver livremente, gerando assim a idia do "liberalismo econmico". 16) O Iluminismo foi a teoria que deu apoio ao Absolutismo Real de Direito Divino e da interveno do governo na economia. soma = ( )

19) O Iluminismo, corrente de pensamento nascida na Europa ocidental do sculo XVIII, fundamentou uma nova organizao poltica, social e econmica, que inaugurou a chamada Idade Contempornea. Sobre essa corrente de pensamento, correto afirmar que:

campo da filosofia, das letras e da cincia alimentavam esperanas de que a razo humana pudesse remodelar as instituies sociais e polticas, eliminando as injustias e as supersties. Por DESPOTISMO ILUSTRADO entende-se: a) o novo conjunto de idias filosficas, polticas e sociais que emergem durante os sculos XVII e XVIII como crtica ao Estado absoluto. b) um estilo de governo, em voga entre os "reis filsofos" do sculo XVIII, que pretendia reformar "pelo alto" as instituies consideradas antiquadas. c) o mesmo que liberalismo, defendendo a ampliao dos direitos civis e liberdades polticas dos cidados. d) a eliminao, na filosofia e na cincia, de toda explicao ou argumento de fundo religioso, mgico ou metafsico. e) as formas de governo caractersticas de pases do Oriente como a Prsia, a ndia e a China. 23) Adam Smith, em "A Riqueza das Naes", assentou as bases do liberalismo econmico, cujos princpios so: a) igualitarismo, criao dos falanstrios, fazendas coletivas agro-industriais e liberdade de comrcio. b) colnias autogeridas, erradicao do Estado, maisvalia e autogesto industrial. c) capitalismo comercial, absolutismo, metalismo e interveno do Estado na economia. d) respeito s leis naturais da economia, liberdade de contrato de trabalho e liberdade de comrcio e produo. e) socializao dos meios de produo, livre concorrncia, fim das desigualdades sociais e nacionalizao das fbricas. 24) O texto abaixo fragmento de uma carta escrita em outubro de 1779, relatando o ataque a uma fbrica na Inglaterra:
A localizao dos edifcios no lhes permitia [aos atacantes] aproximar-se a no ser por uma passagem estreita, graas qual o chefe da fbrica pde, com o auxlio de alguns vizinhos, salv-la do ataque. Dois dos assaltantes foram mortos no local e vrios foram feridos. A massa no possua armas de fogo e no esperava tal recepo; ficou exasperada e jurou vingana (...) Os mineiros do duque de Bridgewater juntaram-se a eles e outros trabalhadores tambm, a ponto de seu nmero atingir aproximadamente 8 mil. Estes 8 mil homens marcharam ao som do tambor em direo fbrica e destruram, totalmente, instrumentos avaliados em mais de 10 mil libras. (...) [Tinham a inteno de chegar a Manchester, Stockport e Cromford] para destruir as mquinas, no somente nestes diversos lugares, mas em toda a Inglaterra. (Fonte: Adaptado de ARRUDA, Jos Jobson. Nova Histria moderna e contempornea. Bauru, SP: EDUSC; So Paulo, SP: Bandeirantes, 2004. p. 158).

c) os trabalhadores ingleses reagiram excluso econmica provocada pelo avano do capital no sistema fabril. d) a nobreza inglesa e seus camponeses promoviam uma sistemtica ao anticapitalista contra os industriais. e) os artesos destruidores de mquinas provocaram o atraso da indstria inglesa no sculo XIX. 25) O mundo do trabalho, entre 1760 e 1850, passou por um conjunto de mudanas,tanto no campo econmico como no campo social. As inovaes tecnolgicas tiveram grande importncia nesse processo, conhecido como Primeira Revoluo Industrial. Sobre essa temtica, pode-se afirmar: I. A Primeira Revoluo Industrial, apesar de tambm ser conhecida como Revoluo Industrial Inglesa, no ocorreu apenas na Inglaterra. Na verdade, as principais inovaes tecnolgicas do perodo ocorreram na Frana, na Pennsula Ibrica e na Alemanha. II. A tradicional produo de tecidos de l, durante a Revoluo Industrial Inglesa, continuou ativa. No entanto, foi a produo de tecidos de algodo que melhor expressou os aspectos revolucionrios da produo fabril. III. As mudanas promovidas pela Primeira Revoluo Industrial ocorreram em vrios mbitos. Na esfera da produo, os trs setores mais atingidos foram: a minerao de carvo, a indstria txtil e a siderurgia. Est(o) correta(s) apenas: a) II c) III e) I b) II e III d) I e III 26) A Revoluo Industrial, na Inglaterra, iniciada na segunda metade do sculo XVIII, caracterizou-se por uma srie de invenes que modificaram a produo econmica, os transportes e as comunicaes, acelerando o crescimento das cidades e a formao de novos setores sociais, provocando a substituio do trabalho artesanal pelo trabalho assalariado. Correspondem Revoluo Industrial os conceitos histricos abaixo: a) b) c) d) e) Casas de Trabalho / Sistema de Corvias. Revoluo Comercial / Sociedades Secretas. Classes Perigosas / Sistema de Trs Campos. Movimento Operrio / Jacquerie Camponesas. Sistema de Fbrica / Proletariado.

O texto demonstra que: a) os assaltantes e malfeitores cobiavam a riqueza industrial decorrente da introduo do maquinrio moderno nas fbricas. b) os trabalhadores ingleses no compreenderam os benefcios da produo fabril para suas vidas.

27) Entre os efeitos da Revoluo Industrial ocorrida em meados do sculo XVIII, pode-se incluir: (01) a afirmao do Estado liberal-burgus, triunfante sobre o Antigo Regime. (02) a diviso tcnica do trabalho, permitindo celeridade no processo produtivo. (04) a configurao da dicotomia bsica das sociedades capitalistas: burguesia e proletariado. (08) o acirramento da luta de classes, com ecloso de movimentos contestatrios ordem burgus-capitalista. (16) a consolidao da concepo metalista, estimulando a procura e a posse de metais preciosos como fator de riqueza.

(32) o incentivo ao protecionismo estatal, visando a alcanar um supervit comercial necessrio proteo da indstria nascente. (64) a acumulao de capitais na esfera da produo de mercadorias e conseqente hegemonia poltica e social da burguesia. Soma ( )

uma situao infra-humana em que o homem explorado pelo homem." V. "O progresso tecnolgico no dependeu s de um tipo qualquer de expanso econmica, tcnica ou cientfica, mas da criao da fbrica, isto , de um sistema fabril mecanizado, a produzir em quantidade to rapidamente decrescente a ponto de no depender de uma demanda existente, mas de criar o seu prprio mercado." Segundo Hobsbawm, "a Revoluo Industrial assinala a mais radical transformao da vida humana j registrada". Em relao referida transformao, a) somente IV correto. b) somente V correto. c) somente I e III so corretos. d) somente II e IV so corretos. e) I, II, III, IV e V so corretos. 30) Se, num futuro de automatizao vamos passar a desfrutar de mais lazeres, o problema que se pe no : "Como que os homens vo ser capazes de consumir todas essas adicionais unidades de tempo?", mas sim "qual ser a capacidade de inovao dos homens que vo ter que viver uma parcela importante do seu tempo que no est vinculada a quaisquer obrigaes de trabalho?" (...) ...se a noo de tempo til se tornar menos compulsiva, os homens tero de voltar a aprender algo da arte de viver que perderam com a Revoluo Industrial: o modo de preencher os interstcios dos seus dias com relaes pessoais e sociais mais ricas, mais repousantes; o modo de quebrar uma vez mais as barreiras entre o trabalho e a vida pessoal" (THOMPSON, E. P. 'O tempo, a disciplina do trabalho e o capitalismo industrial', in SILVA, Tomaz T. da. TRABALHO, EDUCAO e PRTICA SOCIAL. Porto Alegre, Artes Mdicas, 1991.) O texto possibilita afirmar que a) a automatizao, produto da Revoluo Industrial, ser condio suficiente e necessria para libertar o homem da carga excessiva de trabalho, deixando-lhe mais tempo livre para o lazer e favorecendo uma aproximao entre vida pessoal e profissional. b) a racionalizao, atravs da diviso de tarefas e da impessoalidade do controle, tender a libertar o operrio de tarefas mecnicas e repetitivas, possibilitando a ele racionalizar tambm seu tempo livre. c) o operrio, frente a novas formas de organizao do trabalho, dever aprender a consumir adequadamente seu tempo livre, transformado pela Revoluo Industrial numa mercadoria. d) as formas de trabalho impostas pela Revoluo Industrial tendero a ser 'suavizadas' pela automatizao, democratizando o acesso ao tempo livre e ao lazer, estabelecendo uma ntida separao entre as esferas da vida pessoal e do trabalho. e) o sistema de trabalho imposto pela Revoluo Industrial destruiu formas tradicionais de sociabilidade, impondo uma ntida separao entre 'vida' e 'trabalho', formas essas que devero ser recuperadas frente a novas possibilidades.

28) A Revoluo Industrial produziu uma alterao profunda nas condies da vida quotidiana do homem na passagem da poca moderna para a contempornea. O incio do processo de desenvolvimento industrial, ocorrido na Inglaterra, relaciona-se com o(a): a) cercamento dos campos, que provocou a falncia do modelo de fornecimento da produo agrcola aos mercados urbanos, o que exigiu a transferncia de capitais para a indstria. b) fim da Revoluo Gloriosa, que conduziu ao poder uma srie de reis absolutos ingleses, comprometidos com as idias liberais e industrializantes. c) difuso de diversas invenes mecnicas e instrumentos tcnicos que permitiram o aumento da produo das manufaturas, principalmente com a mecanizao da indstria txtil e metalrgica. d) ampliao macia dos investimentos geradores de novos empregos, em detrimento da aplicao de capitais em tecnologia e instalaes industriais, como forma de se ampliar o mercado consumidor interno. e) crise demogrfica que reduziu drasticamente a populao inglesa, permitindo, assim, a concentrao das propriedades fundirias e a elevao do padro de riqueza nacional. 29) Considere as proposies a seguir. I. "O progresso econmico foi conseguido custa da runa dos pequenos produtores e, como as manufaturas no podiam, particularmente nos primeiros tempos, absorver toda a massa de camponeses expulsos da terra, muitos foram obrigados a vaguear pelo pas procura de trabalhos ocasionais e, se no encontrassem, tinham que se entregar mendicncia, ao roubo e pilhagem." II. "Na agricultura, o processo de acumulao realizava-se sobretudo atravs das transformaes agrrias conhecidas como cercamento. Essas refletem o avano do capitalismo no campo e, portanto, a transformao da propriedade agrcola em empresa, administrada segundo os critrios do lucro (...)." III. "Para ele (Marglin), a reunio dos trabalhadores na fbrica no se deveu a nenhum avano das tcnicas. Pelo contrrio, o que estava em jogo era justamente um alargamento do controle e do poder por parte do capitalista sobre o conjunto de trabalhadores que ainda detinham os conhecimentos tcnicos e impunham a dinmica do processo produtivo..." IV. "A alienao fundamental reside nas relaes de produo: a diviso social do trabalho e a apropriao individual dos meios coletivos de produo provocam

31) A revoluo industrial um dos grandes cones da modernidade que modificou os hbitos materiais e mentais do homem como ser social. Em seu processo, a alienao do trabalhador em relao sua atividade. Ao contrrio do arteso da antiguidade ou da idade mdia, o operrio moderno perdeu o controle do conjunto da produo. Passou a ser responsvel por apenas uma parte do ciclo produtivo de uma mercadoria, ignorando os procedimentos tcnicos envolvidos. Alm disso, recebendo salrio em troca da atividade mecnica realizada, o operrio alienava o fruto de seu trabalho ao capitalista, transformando-o em mercadoria sujeita ao mercado. A respeito da revoluo industrial, assinale a alternativa incorreta. a) Ocorreu em primeiro lugar na Inglaterra nos em meados do sculo XVIII, por conta de suas condies econmicas e polticas que favoreceram esse processo. b) Trouxe como conseqncia a abolio da escravido em alguns pases com o objetivo de ampliar os mercados consumidores mundiais. c) Favoreceu a Inglaterra posio de maior potncia econmica europia d) Caracteriza-se pela separao entre fora de trabalho e propriedade dos meios de produo, que em compensao do aos trabalhadores condies trabalho com jornadas compatveis a realidade humana e seu desenvolvimento intelectual. e) Encampou um extenso desenvolvimento tecnolgico usando o ferro, carvo e a eletricidade como fontes de energia importantssimas para essas inovaes e construes trazidas pela indstria maquinofaturada.

b) do reconhecimento da necessidade de assegurar os direitos dos vencidos, sem distino de classes. c) da incorporao dos camponeses comunidade dos cidados com direitos sociais e polticos reconhecidos na lei. d) da crena popular na perspectiva liberal burguesa de que a Revoluo fora feita por todos e em benefcio de todos.. e) da determinao burguesa de levar avante um processo revolucionrio de distribuio da propriedade privada. 34) A Revoluo Francesa (1789-1799) marca o incio da chamada Idade Contempornea. Suas realizaes constituem-se nos fundamentos de nossa sociedade atual. Sobre esse evento to importante, correto afirmar: a) O Diretrio foi a fase mais curta da Revoluo, sendo o responsvel pela promulgao da constituio e pelo decreto do ensino pblico e gratuito como direito do cidado e dever do Estado. b) A Repblica Jacobina foi a fase mais curta da Revoluo, sendo a responsvel pela formao do exrcito revolucionrio que venceu a guerra contra as potncias absolutistas e os contra-revolucionrios franceses. c) A Repblica Girondina foi a fase mais longa da Revoluo, sendo a responsvel pela paz estabelecida com a contra-revoluo de dentro e de fora da Frana. d) O Imprio Napolenico foi a fase mais longa da Revoluo, proclamado pelo plebiscito que derrubou a repblica em favor do general comandante do exrcito revolucionrio francs. e) A Conveno foi a primeira fase da Revoluo, sendo a mais longa de todas e a responsvel pela manuteno do Rei, formando uma monarquia constitucional que s veio a cair com o Golpe do 18 Brumrio.

32) Assinale a alternativa INCORRETA relativa Revoluo Francesa. a) A convocao dos Estados Gerais, primeiro passo para a Revoluo Francesa, foi decorrente de urna crise financeira que afligia o Estado francs. b) A Assemblia Constituinte aprovou a Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado, que estabeleceu o direito igualdade de todos perante a lei. c) Foi caracterstica do Perodo do Terror o radicalismo poltico centrado na figura de Robespierre. d) A sociedade francesa era estratificada em trs ordens, respectivamente: Clero, Nobreza e Burguesia. e) A fim de garantir os direitos individuais, foram mantidas as Corporaes de Ofcio e Guildas mercantis ou artesanais existentes. 33) A "Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado", da Revoluo Francesa, traz o seguinte princpio: "Os homens nascem e se conservam livres e iguais em direitos. As distines sociais s podem ter por fundamento o proveito comum". Tal princpio decorrente a) da incorporao das reivindicaes da classe mdia por maior participao na vida poltica.

35) O texto a seguir uma carta escrita na Frana em 1767 pelo senhor Rohan-Chabat:

(...) vosso sogro nasceu rendeiro e campons das terras de Jarnac; ele no pode se subtrair; sem autorizao do rei, nosso senhor comum, ao mais leve direito imposto, desde sculos pelos antigos possuidores da terra que seus pais cultivaram (...) Deve saber tambm que lhe acontecer uma desgraa, a ele e a todos com quem se juntar.
OSTERMAN, Nilse W. e KUNZE, Iole C. s armas

cidados. So Paulo: Atual, 1995, p. 20.

A carta demonstra que a) os nobres eram solidrios com os milhes de camponeses submetidos misria, s vsperas da Revoluo Francesa. b) os camponeses eram ameaados por uma aristocracia agrria que dominava os senhorios rurais no Antigo Regime. c) o rei era tratado como um senhor, entre outros, possuindo tanto poder sobre os camponeses quanto os bares, condes e lideranas regionais. d) a Revoluo Francesa havia garantido a liberdade ao cidado e era impossvel ao senhor o controle de seus camponeses. e) a vida social no Antigo Regime era marcada pelo aconselhamento que garantia a solidariedade entre as classes. 36)A Revoluo Francesa teve numerosos desdobramentos, possibilitando transformaes polticas no Estado e na sociedade em vrios pases. Considerando os impactos sociais e polticos da Revoluo Francesa, identifique as afirmativas corretas:

c) apesar de representarem a mesma classe social - a burguesia industrial -, diferenciavam-se em pontos sobre a forma de governo: Monarquia Constitucional, os primeiros, e Repblica Federalista, os segundos; d) os primeiros defendiam Robespierre, clamando pela radicalizao e extenso dos direitos sociais, enquanto os segundos buscavam rearticular as propriedades feudais em desagregao; e) apesar de representarem a mesma classe social - a burguesia industrial -, diferenciavam-se em pontos sobre a forma de governo: Repblica Federalista (Girondinos) e Monarquia Constitucional (Montanheses). 38) No contexto histrico da Revoluo Francesa, o episdio denominado O Golpe do 18 Brumrio, aconteceu: a) quando se inicia o regime do Diretrio, perodo que se caracterizou pelos desmandos polticos. b) no momento em que a Conjura dos Iguais prope a tomada do poder fora e o fim da propriedade privada. c) quando Napoleo, apoiado pelo Exrcito e pela alta burguesia, derruba o Diretrio e chega ao poder. d) no momento em que os monarquistas tentam voltar ao poder atravs de golpe, que foi sufocado por Napoleo Bonaparte. e) quando Robespierre, Saint Just e seus companheiros do Comit de Salvao Pblica so mortos na guilhotina, pondo fim ao Terror. 39) A Era Napolenica (1799-1815) marcou a conjuntura de transio do mundo moderno para o contemporneo, alterando o equilbrio de poder construdo pelos Estados europeus. Sobre a Era Napolenica, correto afirmar que no: a) 18 de Brumrio (9/11/1799), o Diretrio Nacional, controlado pelos jacobinos revolucionrios, iniciou uma srie de execues polticas, o chamado "Perodo do Terror", encerradas pela conquista de Paris pelas foras napolenicas. b) Consulado (1799-1804), os ideais revolucionrios liberais da burguesia francesa tais como a promulgao do Cdigo Civil e a reforma do ensino francs consolidaram-se. c) Imprio (1804-1815), a aliana poltica e a coligao militar com a ustria e a Prssia permitiram o avano dos exrcitos franceses contra a Rssia e a decretao do Bloqueio Continental contra a Inglaterra. d) Governo dos Cem Dias (1815), Napoleo convocou uma Assemblia Nacional Constituinte, que estabilizou

I. O fim do Absolutismo e a instaurao de Monarquias e Repblicas constitucionais, especialmente na Europa. II. O fim da propriedade privada, como resultado direto dos ideais inscritos na Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado, de clara inspirao socialista. III. Uma base poltico-ideolgica, a partir do jacobinismo, para os modernos movimentos de origem popular de contestao ordem burguesa. IV. O fim da servido e a afirmao da igualdade jurdica entre todos os cidados, independente da sua origem social. V. O fortalecimento do domnio ideolgico da Igreja, especialmente sobre o ensino, e a consolidao da sua hegemonia nas questes de Estado.

37) No contexto da Revoluo Francesa, Girondinos e Montanheses representavam faces distintas, pois: a) tinham vises antagnicas sobre a participao das massas populares no processo revolucionrio; b) a deciso sobre o guilhotinamento de Luis XVI afastou girondinos (contrrios) e Montanheses (favorveis), que sempre estiveram em acordo contra a radicalizao jacobina;

politicamente o pas, promovendo a paz com a Inglaterra e a destituio da Dinastia dos Bourbons do trono francs. e) Congresso de Viena (1815), os princpios de legitimidade e equilbrio, defendidos pelas monarquias europias, garantiram a fixao das fronteiras francesas, reconhecendo as conquistas territoriais de Napoleo. 40) O fim da Era Napolenica implicou em novas relaes internacionais e coincidiu com o questionamento dos domnios coloniais das grandes naes europias. Sobre o mundo poltico ocidental, aps o Congresso de Viena, correto afirmar: a) A Revoluo liberal do Porto possibilitou um afrouxamento do controle metropolitano portugus sobre o Brasil. b) As monarquias buscaram restaurar a ordem geopoltica imperialista que tinha sido instalada por Napoleo Bonaparte. c) A Santa Aliana implicava num exrcito transnacional com a finalidade de combater as ameaas internas da Europa e as independncias na Amrica. d) A dissociao entre questes de f e razes de Estado foi pilar bsico da ideologia da Santa Aliana. e) A conjuntura foi favorvel Frana, pois possibilitou a delimitao do seu territrio e a ascenso de uma Monarquia que empreendeu reformas populares.

You might also like