You are on page 1of 16

EM DEFESA DAS CONDIES DE TRABALHO E SADE DO(A) PROFESSOR(A)

A luta sindical em defesa de melhor qualidade de vida para os trabalhadores tem como elemento estratgico as relaes entre as condies de trabalho e as condies de sade. Nessa luta, um dos problemas a ser enfrentado a falta de informaes sobre as condies de sade de cada categoria profissional. Na categoria docente, a preocupao com as condies de trabalho e sade relativamente recente e poucos so os trabalhos desenvolvidos envolvendo dados do processo sade-doena da nossa categoria. Entretanto, sabe-se de alguns trabalhos desenvolvidos sobre problemas que esto presentes no dia-a-dia do exerccio da profisso docente: doenas freqentes como a laringite, calos nas cordas vocais, asma ocupacional, rinosinusite, leses por esforos repetitivos, dermatoses, varizes, exausto emocional, entre outras. A lgica do modo de produo capitalista, aprofundada pela aplicao do modelo neoliberal atual, busca transformar relaes sociais relevantes em mercadorias, com vistas obteno do lucro. Dessa forma, passaram a ser aplicadas aos professores regras semelhantes s aplicadas aos trabalhadores dos setores primrio e secundrio da economia: controle da produtividade, do ritmo de trabalho, do tipo de tarefa a ser executada, do tempo de execuo; a extensa jornada e excessiva carga de trabalho e a instabilidade no emprego. Nesse processo, as escolas e universidades particulares diferem muito pouco de qualquer outra empresa capitalista, submetendo os professores a um regime de explorao que contribui para o aumento da lucratividade no ensino, acompanhada da excluso dos profissionais da educao do usufruto de boa parte desses lucros. a partir da compreenso da educao como modo

de produo capitalista que o Sinpro-Rio deve discutir com a categoria o processo sade-doena dos professores da rede particular de ensino, visando ao seu entendimento, na busca de formas de luta em defesa das condies de trabalho e sade. No ano de 2006, o Sinpro-Rio lanou a campanha Voz para Educar. Nosso objetivo aparelhar o professor com orientaes mnimas que lhes possibilitassem defender seu bem-estar vocal durante o exerccio da profisso e, se necessrio, procurar o tratamento clnico conveniente. Na primeira etapa da campanha, j assistiram a nossas palestras e oficinas quase 6.000 professores, demonstrando o acerto da nossa iniciativa. Dando seqncia, estamos distribuindo aos associados do Sinpro-Rio a Cartilha da Voz, como elemento auxiliar no uso da voz do professor em sala de aula.

Brevemente estaremos iniciando uma pesquisa sobre o perfil e a sade do professor da rede particular de ensino do Rio de Janeiro que, ao ser discutida com a categoria, nos fortalecer a todos na compreenso de como deveremos proceder para fortalecer as lutas por melhores condies de trabalho e sade. Esperamos que esta cartilha seja bastante til e que a categoria entenda melhor o esforo que a nova direo do Sinpro-Rio vem desenvolvendo na transformao para um sindicato de luta e cidado, fundamentado na renovao, competncia, tica e compromisso com o trabalho. Francilio Paes Leme Presidente do Sinpro-Rio e membro da Executiva Nacional da Contee

INTRODUO
O fato de professores apresentarem elevada ocorrncia de alteraes vocais relacionadas com o uso da voz em atividades letivas do conhecimento de todos. O problema chamou a ateno dos representantes dessa categoria profissional por comprometerem seu bem-estar vocal, ameaarem seu rendimento profissional e a durao da carreira letiva. A falta de preparo vocal, as condies inadequadas de trabalho e o uso excessivo da voz so os fatores causais mais assinalados em pesquisas. O professor geralmente conta com poucos recursos e muita responsabilidade. Um dos seus principais recursos profissionais a comunicao por meio da voz. A voz do professor transmite o conhecimento, orienta, acolhe e educa. O Sinpro-Rio, considerando que a voz o instrumento de trabalho de quem ensina, oferece categoria a Cartilha da Voz, de autoria da Prof Fonoaudiloga Eny La Gass, Coordenadora da Campanha de Sade Vocal do Professor: Voz para Educar.

SINAIS DE ALTERAES NA VOZ (Behlau, Dragone e Nagano)


Observe se sua voz apresenta sinais que assinalem necessidade de maiores cuidados:

enfraquecimento ou perda da voz no final do perodo dirio de aula; quebras na voz durante as explanaes. voz rouca por vrios dias; dificuldade em cantar ou modular a voz; diminuio do volume da voz, gerando esforo para falar um pouco mais alto ou gritar; voz mais grave do que no incio da profisso;

necessidade de limpar a garganta, de pigarrear; respirao curta enquanto fala; dor na garganta; sensao de queimao na garganta; esforo para falar; tosse seca; voz mais rouca na sexta-feira e boa qualidade aps o descanso no final de semana.

Quanto maior o nmero de sintomas presentes, maiores indicativos da gravidade do desgaste vocal.

MECANISMO DE PRODUO DA VOZ


Cavidade Nasal Faringe Epiglote Laringe Pregas Vocais Traquia Esfago

Pregas Vocais

Falando

Respirando

O som da nossa voz produzido pela passagem do ar que sai dos pulmes e faz com que se aproximem e vibrem as pregas vocais localizadas na laringe. O som produzido na laringe moldado no trato vocal ou nas cavidades de ressonncia: a faringe, as cavidades oral e nasal e os seios da face, que so fundamentais na projeo vocal.

RELAXAO
Para preservar as cordas vocais preciso desenvolver tcnicas de relaxao, respirao e impostao, utilizando corretamente o aparelho fonador. A relaxao condio inicial para execuo de exerccios que ampliem a capacidade respiratria. Deitado em decbito dorsal, ambiente tranqilo, evitando excesso de luminosidade, podendo colocar msica suave.

RELAXAO
coloque os braos ao longo do corpo, mos de palmas para cima; inspire suavemente pelo nariz e expire pela boca; trace uma linha imaginria em torno de seu corpo, como um casulo; sinta o espao que seu corpo ocupa; deixe que se soltem os ns de tenso de seus msculos; largue-se, relaxe-se, sinta que seu corpo vai ficando pesado como se fosse adormecer; sinta seus ps, pernas, ndegas, ventre, coluna, omoplatas e ombros; relaxe; preste ateno no pescoo, virando lentamente a cabea para um lado e para o outro; sinta a nuca e a posio da cabea; relaxe a mandbula, descerrando os dentes e deixando o queixo cair; relaxe as bochechas; relaxe a lngua, deixando-a estendida no assoalho da boca; relaxe as plpebras, sentindo-as grossas e pesadas sobre os olhos. relaxe a testa, deixando-a lisa, sem rugas.

EXERCCIOS DE RESPIRAO

EXPIRAO
Msculos internos puxam as costelas para baixo e para dentro.

INSPIRAO
Msculos externos movem as costelas para cima e para fora.

Aps sentir-se relaxado, ainda deitado, fazer os seguintes exerccios de respirao: DEITADO
Deitado e relaxado, inspirar lentamente pelo nariz, sentindo o movimento das costelas se alargando. Expirar suavemente pela boca, lenta e totalmente, sentindo que as costelas se aproximam. Repetir o exerccio dez vezes. Aps os exerccios acima, espreguiar-se, virar para o lado, levantar-se e passar para os exerccios respiratrios em p.

EM P
O mesmo que foi feito deitado. Repetir dez vezes. Inspirar pelo nariz e soprar como se assoviasse, produzindo o som do S. Repetir dez vezes. Inspirar pelo nariz e dividir a expirao em duas vezes; depois em trs e quatro vezes. Repetir dez vezes.

RESPIRAO COM MOVIMENTO DOS BRAOS


Inspirar, elevando os braos diante do corpo, abrindo lentamente, e expirar, voltando os braos para diante do corpo e baixando. Repetir cinco vezes.

O mesmo movimento para trs. Repetir cinco vezes. Primeiro um ombro e depois o outro.

RESPIRAO COM MOVIMENTO DO PESCOO


Deixar a cabea pender sobre o peito, balanar levemente, depois inspirar levando a cabea para trs. Voltar lentamente para frente, expirando pela boca. Repetir cinco vezes. Giratrio deixar a cabea pender sobre o peito, balanar levemente e girar como se o pescoo fosse um eixo em um movimento total partindo do centro e terminando no centro. Inspirar enquanto o movimento executado e expirar quando voltar ao centro do peito.

RESPIRAO COM MOVIMENTO DOS OMBROS


Deixar o brao pendente junto ao corpo, girar o ombro lentamente para frente, inspirando e expirando durante o movimento. Repetir cinco vezes. Primeiro um ombro e depois o outro.

ARTICULAO OU DICO
A articulao ou dico a maneira como ocorre a produo de sons da fala e depende de como movimentamos lngua, lbios, mandbula ou maxilar. Para emitir corretamente a voz preciso articular bem. A boa articulao permite a clareza da comunicao, poupando a voz.

EXERCCIOS ARTICULATRIOS DIANTE DO ESPELHO


BOCHECHAS
Encher as bochechas de ar e explodir (cinco vezes). Com a boca fechada, passar o ar de uma bochecha para a outra (cinco vezes). Passar a lngua ao redor dos lbios.

MAXILAR
Abrir e fechar a boca rpida e fortemente deixando bater os dentes (cinco vezes). Abrir a boca lentamente e fechar rapidamente (cinco vezes). Abrir a boca rapidamente e fechar lentamente (cinco vezes). Mover bem devagar o maxilar da direita para a esquerda e vice-versa. (cinco vezes). Mastigar com a boca fechada pronunciando humm (cinco vezes).

LBIOS
Fazer a mmica exagerada de I-U (cinco vezes) e depois de U-I (cinco vezes). O mesmo com I-, -I, -, A-O, O-A.

LNGUA
Esticar e encolher a lngua para fora da boca sem tocar os lbios.

COMO PRESERVAR A VOZ DURANTE AS AULAS


QUANTO AO AMBIENTE
Controle o volume, no grite. Observe e diminua os rudos ambientais. Nas aulas ao ar livre o desgaste da voz maior; use apitos para chamar ateno, fale perto das crianas para dar ordens, organize antecipadamente a dinmica para jogos, use megafone ou coloque as mos em torno da boca. Mesmo para usar microfone preciso conhecer a tcnica vocal.

QUANTO POSTURA
Mantenha-se relaxado com a cabea e o corpo retos, sem tenso.

QUANTO AOS HBITOS DIRIOS


Use giz antialrgico se o quadro for de giz e limpe com pano mido.

Mantenha na sala de aula uma garrafa de gua e beba alguns goles sempre que for possvel. Evite fumar. Sempre que puder, utilize recursos didticos e atividades de menor uso vocal. Aulas bem planejadas so mais fceis de serem transmitidas.

QUANTO AO USO DA VOZ


Fale em intensidade moderada Articule com preciso as palavras. Lembre-se dos exerccios articulatrios. Use o intervalo entre as aulas como repouso vocal; fale menos, evite conversas ruidosas na sala dos professores. Cuidado com as comemoraes; sempre que possvel, use microfone. Professor de Educao Fsica, procure executar as ordens separadamente dos exerccios.

AQUECIMENTO E DESAQUECIMENTO VOCAL


Exerccios de preparao para a projeo da voz: Produzir o som trrrr... (vibrando a ponta da lngua) Idem o som brrrrr.....(vibrando os lbios.) Exerccios de desaquecimento ao final da aula: Bocejar de forma bem relaxada, produzindo sons voclicos ao final.

PROFESSOR: SUA PROFISSO DEPENDE DE SUA VOZ E SUA VOZ DEPENDE DE VOC
O Sindicato dos Professores do Municpio do Rio de Janeiro e Regio Sinpro-Rio, com o objetivo de conscientizar e auxiliar os professores na preveno de problemas vocais, oferece em sua sede, no centro, o curso:

TCNICA VOCAL
Carga horria: 16 horas Pblico alvo: professores em geral Dias: Turmas s teras-feiras, 10 s 12h, e s quintas-feiras, 15 s 17h. Cursos ministra dos pela Prof Fonoaudiloga Eny La Gass (Coordenadora da campanha Voz para Educar). Para mais informaes, ligue para 326-3440 Escola do professor.

You might also like