You are on page 1of 33

3a Edio

Modelo de Desenvolvimento do Programa Son-Rise


Entendendo a Importncia do Desenvolvimento Social e Criando um Currculo para o Crescimento Social de sua Criana

Copyright 2007 William Hogan, Bryn Kaufman Hogan and The Option Institute & Fellowship. All rights reserved. Printed in the USA.

Modelo de Desenvolvimento e Currculo Social

Modelo de Desenvolvimento Do Programa Son-Rise


Introduo
Desde 1983, o Autism Treatment Center of America tem trabalhado com crianas portadoras de Autismo e outras dificuldades relacionadas utilizando o Programa Son-Rise. O Programa Son-Rise foi criado por pais, para pais, e tem ajudado crianas do mundo inteiro a crescer, mudar e superar as expectativas de seus prognsticos iniciais. Os pais com quem trabalhamos tm visto seus filhos se modificarem de maneira profunda, de um estgio desprovido de comunicao significativa para um estgio onde utilizam frases completas, de expresso atravs de birra e choro para crianas e adultos que utilizam comunicao verbal e freqente demonstrao fsica de afeto. Temos observado crianas que saem de um quadro de comportamentos de auto-estimulao quase contnuos para a participao em jogos e brincadeiras com suas famlias e amigos. Sabemos que, como pai, me ou educador, voc tem tentado ajudar a sua criana (ou a criana com quem voc trabalha) a adquirir determinadas habilidades. Voc tem percebido que quando voc capaz de ensinar uma habilidade para a criana, como colocar as meias, ou sentar-se mesa por alguns minutos, isso no modifica de forma alguma as maiores e mais fundamentais qualidades de sua interao. No modifica tambm a sua relao com a criana. E no permite que voc interaja com ela por um perodo de tempo mais extenso, onde possvel compartilhar alegria, contato visual e risos. Por essa razo, o Modelo de Desenvolvimento do Programa Son-Rise lhe ajuda a focar no ponto estratgico para auxiliar sua criana em seu desenvolvimento, que sua habilidade para se relacionar e se conectar socialmente com os outros. Descobrimos que ao nos concentrarmos primeiro nesse ponto, as crianas e adultos adquirem a capacidade de construir relaes afetivas, interativas e significativas com seus pais, irmos e amigos. medida que a criana se desenvolve, encontra outros grupos de habilidades para adquirir. Por exemplo: habilidades de auto-ajuda, cognitivas, motoras grossas e finas (como mostrado no diagrama da pgina 2). Enquanto cada uma das reas de desenvolvimento essencial, a questo mais importante para se trabalhar com nossas crianas o desenvolvimento social. com base nesse fundamento que sua criana aprender com mais facilidade as habilidades cognitivas, de auto-ajuda, etc. Nosso modelo ajudar voc a visualizar as fases pelas quais sua criana avanar conforme ela se desenvolver, que vo desde as tarefas bsicas at as relaes sociais mais avanadas. Desta forma, uma vez determinadas as habilidades sociais presentes em sua criana, assim como o prximo passo em seu desenvolvimento, voc poder criar um currculo social para ela.

Copyright 2007 William Hogan, Bryn Kaufman Hogan and The Option Institute & Fellowship. All rights reserved. Printed in the USA.

Modelo de Desenvolvimento e Currculo Social

Em nosso trabalho com crianas, percebemos que as tcnicas e princpios educacionais do Programa Son-Rise so bastante efetivos para ajud-las a adquirir essas habilidades sociais. Recomendamos que visite a nossa pgina da internet www.autismtreatment.org. L voc conhecer mais sobre o nosso programa e as formas atravs das quais voc pode aprender estas tcnicas e princpios com o objetivo de ajudar sua criana a desenvolver-se socialmente. Voc tambm pode ligar para 1-877-766-7473 e falar com um de nossos Consultores Familiares, o qual responder a qualquer dvida que voc possa ter. Aps ler este material, por favor, nos contate para que possamos lhe ajudar.

Copyright 2007 William Hogan, Bryn Kaufman Hogan and The Option Institute & Fellowship. All rights reserved. Printed in the USA.

Modelo de Desenvolvimento do Programa Son-Rise


Auto-Ajuda: Utilizar o Banheiro; Alimentar-se; Vestir-se; etc. Cognitivas: Matemtica; Leitura; Raciocnio; etc.

Criana / Adulto com Autismo e outros desafios similares

SOCIAL
Contato Visual e Comunicao No-Verbal: Contato Visual Interativo; etc. Comunicao: Vocabulrio; Tamanho da Sentena; Habilidades de Conversao; etc. Perodo de Ateno Compartilhada: Durao; Freq.; Interao c/ Amigos; etc. Flexibilidade: Participao; Variao; Flexibilidade e Espontaneidade.

xito Social Criana / Adulto

Motricidade Grossa: Mobilidade e Coordenao dos Membros; Equilbrio; etc. Auto-Ajuda: Utilizar o Banheiro; Alimentar-se; Vestir-se; etc.

Modelo de Desenvolvimento e Currculo Social

Os Quatro Fundamentos
A Interao Social construda nos pilares de quatro fundamentos: fazer e manter Contato Visual e Comunicao No-Verbal; Comunicao; ter um Perodo de Ateno Compartilhada; e ter Flexibilidade dentro das interaes. Bsico
Habilidades Sociais Estgio 1 Contato Visual e Comunicao No-Verbal Comunicao Perodo de Ateno Compartilhada Flexibilidade

Intermedirio
Habilidades Sociais 2 3

Avanado
Habilidades Sociais 4 5

Para cada Fundamento existe uma progresso do desenvolvimento desde as habilidades muito bsicas at as mais avanadas. Esta progresso dividida em 5 estgios, sendo que o Estgio 1 foca nas habilidades sociais bsicas, os Estgios 2 e 3 nas habilidades intermedirias e os Estgios 4 e 5 nas habilidades sociais avanadas. 1. Contato Visual e Comunicao No-Verbal O Contato Visual a forma mais bsica na qual nos conectamos com os outros nossa volta e a forma mais bvia de contato que as crianas com autismo e outros diagnsticos relacionados no fazem. Outras terapias podem focar nessa rea, mas em geral o fazem atravs de tcnicas comportamentais e repetitivas. Dessa forma, as crianas tendem a ser pressionadas para olhar nos olhos de outras pessoas em troca de obterem algo que querem. Nosso objetivo ensinlas a gostar de olhar para as pessoas. Ns as estimulamos a querer olhar nos olhos dos outros. Assim, elas so capazes de se conectar intensamente com as pessoas que fazem parte de suas vidas. So capazes de aprender a ter expresso facial (pois esto olhando para o nosso rosto), aprendem a falar (porque olham para nossa face quando formulamos palavras) e aprendem a prestar ateno mais longamente (pois olham para o que fazemos e podem participar). Os benefcios de manter o contato visual so incontveis. E o mais importante que esse contato habilita nossas crianas a verem o amor que sentimos por elas. A maneira mais efetiva para se construir essas relaes sociais ajudar as crianas a entenderem a beleza e o significado que compartilhado entre duas pessoas que se importam uma com a outra. Como podem saber se no nos olham? O contato visual um dos fatores mais importantes na criao e conservao das relaes sociais.

Copyright 2007 William Hogan, Bryn Kaufman Hogan and The Option Institute & Fellowship. All rights reserved. Printed in the USA.

Modelo de Desenvolvimento e Currculo Social

Fazer contato visual enquanto simultaneamente falamos ou escutamos um aspecto essencial da comunicao e interao entre as pessoas. Outro importante elemento que afeta a interao a comunicao no-verbal expresses faciais e linguagem corporal. importante que nossas crianas no apenas utilizem, mas que tambm compreendam e respondam s comunicaes no-verbais das outras pessoas. 2. Comunicao As relaes sociais surgem atravs da comunicao entre as pessoas. Nosso modelo tem como objetivo ajudar as crianas a transformar formas de comunicao como: choro; resmungo; birra e expresso por gestos fsicos, em palavras faladas. Ento, passamos a focar em ajudar a criana a desenvolver a fala de palavras isoladas (quando j ditas corretamente) para um contedo expandido (substantivos, verbos, etc.), ciclos de conversao (com pergunta/iniciativa e resposta) e habilidades de conversao. Queremos que as crianas sejam capazes de comunicarem o que querem, o que no querem, como elas se sentem e com o que se importam. Queremos que possam participar dos vrios jogos e atividades surpreendentes que envolvem comunicao verbal em nosso mundo. Queremos que no apenas sejam capazes de pedir sua comida em um restaurante, mas tambm que conversem longamente com seus amigos sobre seus pontos de vista e seus sonhos. Assim, essa sesso do modelo bem detalhada para que voc possa ajudar a sua criana a aprender os vrios passos importantes para utilizar a comunicao efetiva com os outros que fazem parte de suas vidas. Nota: Apesar de nem todos os aspectos de desenvolvimento de linguagem serem abordados, inclumos os aspectos essenciais necessrios para que sua criana se comunique efetivamente com os outros em suas relaes sociais. 3. Perodo de Ateno Compartilhada Mesmo que nossas crianas possam ter a capacidade de concentrar sua ateno em um objeto ou atividade que envolva somente elas mesmas, no podemos confundir isso com o Perodo de Ateno Compartilhada. Assistir televiso, empurrar um carrinho para frente e para trs, usar o computador, folhear as pginas de um livro, construir uma torre de blocos nenhuma dessas atividades interativa. Nosso objetivo ajudar a crianas a ter a capacidade de interagir com outras pessoas - olhar para outra pessoa, alternar a sua vez com o outro, e comunicar-se com o outro dentro de vrias atividades (ex: atividades fsicas, brincadeiras que utilizam imaginao, conversas, etc.). A nfase ajudar a criana a se mover atravs dos nveis do Perodo de Ateno Compartilhada para que se torne mais e mais envolvida com as pessoas sua volta (e como conseqncia ficar menos tempo envolvida em atividades solitrias).

Copyright 2007 William Hogan, Bryn Kaufman Hogan and The Option Institute & Fellowship. All rights reserved. Printed in the USA.

Modelo de Desenvolvimento e Currculo Social

4. Flexibilidade Qualquer um que tenha alguma vez cuidado de uma criana ou indivduo com autismo sabe que a capacidade de ser flexvel um atributo profundamente necessrio para que seja possvel o desenvolvimento de relaes sociais. Nossas crianas podem achar isso extremamente difcil. Apenas imagine a rotina de alimentao de sua criana (voc tem que servir uma comida em particular, em um prato especfico, com um determinado garfo), a rotina da hora de dormir (voc tem que ler um determinado livro, especificamente certas pginas, tem que cantar quatro msicas e no trs), as roupas que vestem (tm que usar a mesma camiseta todos os dias), seus interesses (querem discutir um tema especfico, e perguntar a mesma coisa vrias vezes), etc. Para que nossas crianas sejam capazes de ter amigos e construir relaes com os que esto ao seu redor, elas precisam desenvolver um certo grau de flexibilidade para interagir. Tm que estar aptas a lidar com alteraes de planos. Precisam manter a tranqilidade quando outra pessoa toca em seu objeto preferido, ou quando decidimos que no comeremos sanduche de frango no jantar. Esses so apenas alguns dos motivos que explicam a razo pela qual a flexibilidade seria uma habilidade social fundamental. Ao ajudar nossa criana, ou a criana com quem trabalhamos, a ser capaz de permitir uma nova atividade, a conduzir uma conversa para uma nova direo, utilizar uma roupa diferente, etc., estamos lhe ajudando a ser capaz de criar relaes sociais, e de lidar facilmente com a presena de outros sua volta.

Copyright 2007 William Hogan, Bryn Kaufman Hogan and The Option Institute & Fellowship. All rights reserved. Printed in the USA.

Modelo de Desenvolvimento e Currculo Social

Criando um Currculo Social para Sua Criana


Esta seo lhe ajudar a entender as habilidades atuais presentes em sua criana atravs da criao de uma tabela de referncia para cada um dos Quatro Fundamentos. Em seguida lhe ensinaremos como criar metas especficas (um currculo social) que ajudar sua criana a se desenvolver em direo a cada novo nvel. PRIMEIRO PASSO: Criar uma Base de Referncia a. Reserve um tempo para examinar cada estgio (1-5) para determinar qual o estgio que voc acha que, de maneira geral, descreve as habilidades sociais atuais de sua criana. Para cada habilidade ou qualidade assinale o campo Em Desenvolvimento caso sua criana apresente sinais de ter uma habilidade, mas ainda no a utilize previsivelmente ou consistentemente. Caso seja consistente em usar a habilidade ou tarefa, ento marque o campo Adquirida. b. Avalie as habilidades de sua criana em cada nvel enquanto voc est com ela a ss em um ambiente o mais livre possvel de distraes. O ideal que seja no quarto de brincar do Programa Son-Rise em sua casa. Caso voc ainda no tenha o quarto de brincar/trabalhar, apenas leve a criana para o quarto mais silencioso da casa. Desligue todos os televisores, computadores, rdios, etc. que ficam nesse quarto, feche a porta e pea aos outros que no lhe interrompam. c. Toda sua informao ser baseada na mdia de suas observaes sobre sua criana. Se voc tiver outras pessoas que tambm trabalhem com ela, inclua as observaes delas ao criar a sua mdia. d. Use quatro observaes, por um perodo de duas semanas, para criar sua primeira mdia da base de referncia. Traga a sua folha de papel para o quarto e simplesmente marque o campo (ou anote em um rascunho) que especifica a habilidade apresentada pela criana naquela rea. Faa isso em quatro ocasies e determine a sua primeira mdia. e. Recomendamos que voc faa uma nova avaliao das habilidades de sua criana em cada rea pelo menos uma vez por ms. Dessa forma voc pode comparar as reas de crescimento da criana e saber quais reas voc gostaria de se concentrar mais no prximo ms. f. Entendemos que tudo isso pode ser novidade para voc, ento os grficos foram criados para facilitar o processo de avaliao feito por voc. Seu objetivo no criar a mais perfeita avaliao cientfica e exata. Apenas confie em seu bom senso. Confie em suas observaes. As suas observaes sobre sua criana tm mrito e significado mesmo que voc no possua treinamento profissional para faz-las. Voc descobrir que bem fcil quando comear a escrev-las. g. Cada estgio e seo auto-explicativa e se precisar de mais informaes
Copyright 2007 William Hogan, Bryn Kaufman Hogan and The Option Institute & Fellowship. All rights reserved. Printed in the USA.

Modelo de Desenvolvimento e Currculo Social

veja o Guia de Avaliao dos Fundamentos, pginas 10-15. h. Se precisar de mais Tabelas de Desenvolvimento Social, v nossa pgina da internet: www.autismtreatment.org para imprimi-las. SEGUNDO PASSO: Criar um Currculo Social (Metas do Programa) Agora que voc j criou uma base de referncia para as habilidades sociais presentes em sua criana, comece a criar o currculo social dela (Metas do Programa). Sugerimos que voc mantenha essas metas, sem adicionar ou mud- las, por um ms, at a sua prxima Avaliao dos Fundamentos. Nossa inteno aqui anotar o prximo passo para sua criana em cada fundamento. Todas as metas so listadas desde a mais bsica at a mais difcil. Ento, uma vez que voc marcou um campo com a habilidade social presente na criana, o prximo passo para ela o campo imediatamente abaixo ou no prximo Estgio (caso sua ela tenha adquirido todas as habilidades dentro daquele Fundamento).
Exemplo: Veja a sesso de Comunicao no Estgio 1 (no no Panorama dos Estgios 1-5, mas na pgina contendo todas as habilidades do Estgio 1.) A primeira habilidade Tem vocabulrio formado por sons semelhantes a palavras ou mais.

Se a criana estiver no nvel de habilidade Em Desenvolvimento para a tarefa, continue a ter essa tarefa como meta at que se torne Adquirida. Marque o campo Adquirida se a criana j possuir a habilidade e se j a estiver utilizando de forma consistente. O prximo passo no desenvolvimento social dela para Comunicao seria o campo diretamente abaixo, Tem um vocabulrio de 5 palavras ou mais. Isso se tornaria sua meta do programa para a criana e parte vital do currculo social da mesma. Se sua criana estiver no nvel de habilidade Em Desenvolvimento para uma tarefa, continue a ter essa tarefa como meta at que se torne Adquirida. Se necessrio, utilize as subdivises do campo Em Desenvolvimento para registrar o ritmo do desenvolvimento da habilidade em questo por parte da criana. Se a criana tiver Adquirido todas as tarefas de um determinado Estgio para qualquer um dos Fundamentos, ento comece a trabalhar com o Fundamento do prximo Estgio. muito importante saber que muitas crianas no aprendem essas habilidades em uma ordem especfica. Elas podem pular toda a pgina e ter nveis de habilidades diferentes em reas diferentes. Por exemplo, a criana pode estar no Estgio 3 para Comunicao (falando sentenas simples, tendo conversas que consistem em 2 ciclos ou mais, etc.) enquanto ainda est no Estgio 1 para Flexibilidade. Ainda que queira trabalhar em cada Fundamento, essencial que voc d nfase especial para o Fundamento que o mais desafiador (menos desenvolvido) para sua criana. Dependendo do tempo em que a criana se modifica, voc pode considerar mais
Copyright 2007 William Hogan, Bryn Kaufman Hogan and The Option Institute & Fellowship. All rights reserved. Printed in the USA.

Modelo de Desenvolvimento e Currculo Social

prtico completar a avaliao a cada 6-8 semanas ao invs de 4 semanas. Uma vez que voc identificar o prximo passo para cada habilidade do Fundamento, estar pronto para escrever as metas para si e para a sua equipe (veja o TERCEIRO PASSO). TERCEIRO PASSO: Escrever as Metas do Programa A cada ms, aps voc completar a Avaliao Social da Criana e criar o seu Currculo Social, voc escrever as Metas do Programa de forma clara e especfica para garantir que voc e sua equipe mantenham-se concentrados nessas metas. O campo diretamente abaixo do nvel de habilidade atual de sua criana em todos os Quatro Fundamentos a habilidade para ser trabalhada em seguida. Essas sero as suas metas para o prximo ms ou mais. Essas metas so ento traduzidas para a forma de uma frase que voc pode utilizar com o objetivo de ajud-lo(a) a manter o foco das suas aes em relao criana. Exemplo: Contato Visual e Comunicao No-Verbal: Voc assinalou o Estgio 2 para a criana pois ela capaz de fazer contato visual para ter suas necessidades atendidas. O campo abaixo desse Olha para os outros com interesse. Essa a sua meta. Transforme-a em uma frase que a defina como um curso de ao: Estimular o John a olhar para ns demonstrando interesse no que estamos fazendo. Exemplo: Comunicao: Voc assinalou o Estgio 4 para a criana pois ela Fala em sentenas complexas que so gramaticalmente corretas. O campo abaixo , Capaz de fazer/responder a perguntas e fazer comentrios sobre acontecimentos passados e futuros. Essa a sua meta. Transforme-a em uma frase que a defina como um curso de ao. Isso pode significar dividir a meta em partes ainda menores do que o colocado: Inspirar o John a responder a perguntas sobre acontecimentos passados e futuros. Exemplo: Perodo de Ateno Compartilhada: Voc assinalou o Estgio 3 para a criana pois ela Apresenta um perodo interativo com durao de 9 minutos ou mais. O campo abaixo , Interage em uma atividade 5 vezes por hora ou mais. Essa a sua meta. Transformea em uma frase que a defina como curso de ao: Convidar o John para interagir com voc 5 vezes por hora (quando ele lhe oferecer os Sinais Verdes para interao)
Copyright 2007 William Hogan, Bryn Kaufman Hogan and The Option Institute & Fellowship. All rights reserved. Printed in the USA.

Modelo de Desenvolvimento e Currculo Social

10

Exemplo: Flexibilidade: Voc assinalou o Estgio 2 para a criana pois ela Participa fisicamente da interao. O campo abaixo , Participa verbalmente da interao. Essa a sua meta. Transforme-a em uma frase que a defina como curso de ao: Encorajar o John a participar verbalmente da interao. Assim que voc tiver cada uma das metas na forma de uma sentena, voc ter um claro Currculo Social com especficas Metas do Programa. Escreva-as em uma folha de papel e pendure na porta do quarto de brincar. Adicionalmente, envie-as por e-mail para as pessoas que trabalham com a criana para garantir que toda a sua equipe concentre-se nas mesmas metas. Exemplo:

Metas do Programa para o John


Estimular o John a olhar para ns demonstrando interesse no que estamos fazendo. Inspirar o John a responder a perguntas sobre acontecimentos passados e futuros. Convidar o John para interagir com voc 5 vezes por hora (quando ele lhe oferecer os Sinais Verdes para interao.) Encorajar o John a participar verbalmente da interao.

Copyright 2007 William Hogan, Bryn Kaufman Hogan and The Option Institute & Fellowship. All rights reserved. Printed in the USA.

Modelo de Desenvolvimento e Currculo Social

11

Guia de Avaliao dos Fundamentos


de grande proveito que voc avalie as habilidades sociais da criana a cada ms. Isso lhe ajudar a checar as reas de crescimento e mudana, e tambm a definir quais reas podem precisar de um maior suporte. Abaixo, voc encontrar informaes especficas que lhe ajudaro a avaliar facilmente cada Fundamento. Contato Visual e Comunicao No-Verbal Todas as informaes sobre contato visual e comunicao no-verbal so estimadas durante o tempo em que sua criana est em interao social com outra pessoa (sem estar isolado) enquanto est no quarto de brincar de seu Programa Son-Rise (ou em um ambiente livre de distraes). Somente o contato visual e a comunicao no-verbal que so espontneos (iniciados pela criana) so utilizados em sua avaliao e no aqueles que so induzidos ou solicitados. i. Funo do Contato Visual: Por que a criana espontaneamente olha nos seus olhos?
Exemplo: Se a criana consistentemente oferece contato visual espontneo para iniciar/continuar uma interao (receber ccegas, cantar, jogar bola, falar, etc.) quando voc faz uma pausa na ao, assinale o campo Adquirida para esta habilidade do Estgio 1.

ii. Expresses Compartilhadas: Enquanto interage, que expresses faciais espontneas a criana compartilha com voc? Isto tambm inclui responder adequadamente s expresses faciais dos outros (ex: apresenta uma expresso de preocupao quando algum aparenta ter se machucado, etc.)
Exemplo: Se a criana est apenas comeando a sorrir ou dar gargalhadas quando interage com voc, assinale o campo Em Desenvolvimento para esta habilidade do Estgio 2.

iii. Comunicao No-Verbal: Como a criana utiliza o prprio corpo para se comunicar e enfatizar a comunicao verbal?
Exemplo: Se a criana capaz de apontar espontaneamente para a figura de um livro de forma interativa, animadamente bater palmas, fazer oi ou tchau com as mos, acenar sim ou no com a cabea, assinale o campo Adquirida para esta habilidade do Estgio 3.

Comunicao
Linguagem i. Vocabulrio/Contedo: Em relao ao vocabulrio, considere a quantidade total de palavras diferentes que voc j ouviu sua criana dizer, tanto dentro quanto fora do quarto de brincar. Caso ela diga a mesma palavra mais de uma vez conte-a apenas como uma palavra. As palavras que a criana utiliza em qualquer atividade (cantando, contando estrias, falando aparentemente com ela mesma, etc.) so todas includas neste clculo.
Copyright 2007 William Hogan, Bryn Kaufman Hogan and The Option Institute & Fellowship. All rights reserved. Printed in the USA.

Modelo de Desenvolvimento e Currculo Social

12

Palavras no-claras ou parciais tambm so includas. A cada semana, anote cada palavra diferente que voc ouvir a criana dizer (e pea aos outros que faa o mesmo.). No final da semana, voc poder totalizar essas palavras e assim ter o nmero inicial de sua base de referncia. A cada ms, conforme fizer isso, voc adicionar cada nova palavra que ouvir. Em relao ao contedo, considere a forma mais comum de sua criana se comunicar verbalmente, desde frases simples at sentenas complexas combinadas.
Exemplo: Se a criana frequentemente se comunica utilizando termos como Livro l e ocasionalmente diz Guarde o livro na prateleira, assinale a mdia para esta habilidade do Estgio 2, Frases simples (combinaes de 2 a 3 palavras).

ii. Elementos do Discurso: Que elementos do discurso a criana utiliza para se comunicar? - Substantivos: mame, papai, cadeira, bola, carro, boneca, etc. - Verbos: querer, ver, empurrar, puxar, aplaudir, passear, etc. - Adjetivos: preto, amarelo, grande, macio, comprido, etc. - Preposies: de, para, com, em, etc. - Pronomes: ele, voc, eu, etc. - Conjunes: e, ou, que, mas, etc. - Artigos: a, o, uma, um, etc. iii. Clareza: Em mdia, o quanto compreensvel a fala de sua criana? importante pensar na clareza em termos de pessoas que no conhecem a criana.
Exemplo: Um estranho entenderia essa palavra ou sentena? Se a linguagem da criana normalmente entendida por qualquer pessoa, ento considere constantemente clara. Se a linguagem dela for entendida por vrias pessoas, considere geralmente clara. Se a linguagem dela for entendida por voc e pelos familiares prximos, mas geralmente no pelos outros, considere parcialmente clara.

iv. Ciclos de Conversa: Em mdia, quantos ciclos ocorrem quando voc e sua criana se comunicam? Um ciclo de conversao um ciclo completo de comunicao verbal entre duas pessoas. Uma pessoa fala e ento a outra responde. Cada um tem sua vez de falar (iniciativa e resposta, ou 2 turnos dialgicos).

Copyright 2007 William Hogan, Bryn Kaufman Hogan and The Option Institute & Fellowship. All rights reserved. Printed in the USA.

Modelo de Desenvolvimento e Currculo Social

13

Exemplo: Me: Qual o jogo que voc jogou com o papai? Criana: Basquete. [1 CICLO] Me: Legal, posso jogar com vocs na prxima vez? Criana: Sim. [2 CICLOS]

Nota: Os ciclos de conversao so espontneos. Isso significa que as respostas prontas no esto includas. Se voc fala para a criana o que dizer e ela o diz, isso no considerado um ciclo de comunicao. Os ciclos incluem apenas respostas e comentrios espontneos. v. Contedo da Conversa: Cada Estgio contm uma lista de habilidades bem especficas, como por exemplo: cumprimentos simples, indagao de perguntas simples, falar em um volume aceitvel socialmente, etc. Essas habilidades tornam-se mais complexas e sofisticadas conforme a criana caminha para as Habilidades Sociais Avanadas nos Estgios 4 e 5. vi. Funo da Comunicao Verbal: Por que a criana se comunica verbalmente com voc? As habilidades vo desde ter necessidades atendidas at compartilhar experincias internas pensamentos e sentimentos.
Exemplo: Se a criana compartilha seus pensamentos sobre o que est observando de forma a permitir que a outra pessoa tambm o vivencie, assinale o campo Adquirida para esta habilidade do Estgio 3.

Perodo de Ateno Compartilhada Anotaremos apenas as atividades que incluem outra pessoa, como ccegas, ser alimentado, jogos de tabuleiro, jogos de imaginao, de personagens, conversas, etc. No incluiremos nenhuma atividade solitria. i. Durao: Em mdia, por quanto tempo a criana interage com voc? Uma interao pode consistir em uma atividade simples brincada por um perodo de tempo, ou pode abranger diversas atividades brincadas uma aps a outra. O ponto-chave aqui no tanto a atividade em si, mas o fato da criana estar interativa a criana est incluindo outra pessoa na atividade. Voc pode descobrir que sua criana brinca com voc por dois minutos, corre para o canto e empurra seu caminhozinho por 20 segundos, e depois volta para a brincadeira. O perodo de ateno compartilhada termina quando a criana interrompe a interao e no retorna aps duas solicitaes consecutivas para continuar a atividade interativa.

Copyright 2007 William Hogan, Bryn Kaufman Hogan and The Option Institute & Fellowship. All rights reserved. Printed in the USA.

Modelo de Desenvolvimento e Currculo Social

14

Exemplo: Se voc estiver brincando de pega-pega com a criana durante 10 minutos e a cada poucos minutos ela correr para o espelho, se olhar, pular por 15 segundos, e depois voltar para a brincadeira aps uma ou duas solicitaes consecutivas para continuar a atividade, voc pode anotar esse tempo como atividade interativa de 10 minutos. Se voc estiver fazendo essa mesma brincadeira por 5 minutos e ento a criana pular na frente do espelho e no retornar atividade aps uma ou duas solicitaes consecutivas, mas depois de 2 minutos voltar para a brincadeira por mais 5 minutos, voc considera 2 brincadeiras de 5 minutos cada.

Para mensurar se a mdia da durao das interaes encontra-se dentro do Estgio 5, utilize a seguinte orientao. A durao da interao de uma criana neurotpica de aproximadamente 3-5 minutos por ano de idade da criana:

2 anos: 6-10 min. 8 anos: 24-40 min.

5 anos: 15-25 min. 12 anos: 36-60 min.

ii. Freqncia: Em mdia, quantas vezes por hora a criana participa de uma atividade com outra pessoa? A atividade pode ser iniciada tanto pela criana quanto pela outra pessoa. iii. Tipos de Atividades: Em que tipos de atividades a criana capaz de interagir? As atividades podem ser fsicas, com objetos compartilhados, brincadeiras simblicas e de representaes de papis. iv. Amizades com Colegas: Como a criana interage com colegas? Esta habilidade inclui desde demonstrar um pequeno interesse nos colegas at interagir apropriadamente com um colega e pequenos grupos de colegas.

Flexibilidade O objetivo principal desse Fundamento ajudar a criana a ser flexvel (permitir envolvimento e contribuio de outros) e espontnea (dar incio a novas idias / novas direes) dentro das interaes. Muitas das habilidades citadas nos cinco estgios da Flexibilidade so auto-explicativas. Abaixo, numeramos apenas aquelas que requerem maior explicao. medida que voc passar por essa seo, faa a pergunta geral: Em mdia, o quanto flexvel e espontnea (ao invs de controladora e rgida) minha criana quando interage nas atividades com outra pessoa? (Isso inclui atividades que

Copyright 2007 William Hogan, Bryn Kaufman Hogan and The Option Institute & Fellowship. All rights reserved. Printed in the USA.

Modelo de Desenvolvimento e Currculo Social

15

so iniciadas tanto pela criana quanto por outra pessoa). Permite facilmente a sua presena dentro de seu quarto do Programa SonRise Sua criana deixa voc se movimentar livremente, verbalizar, celebrar, tocar e manipular os objetos e mveis com os quais ela no est envolvida dentro de seu quarto de brincar/trabalhar. Permite que voc a auxilie dentro das atividades interativas e repetitivas escolhidas por ela A criana deixa que voc a ajude naquilo que ela est fazendo. Permite que a ajude verbalmente ou fisicamente.
Exemplos: A criana permite que voc faa efeitos sonoros relativos ao que ela est fazendo, permite que voc segure o livro enquanto ela olha para ele, d um bloco de encaixe para ela, pegue algo da prateleira para ela, ajude-a a construir algo, etc.

Variaes perifricas: A criana permite que voc mude ou altere aspectos sem importncia da atividade.
Exemplos: Se a atividade interativa de sua criana for jogar cartas, e neste jogo ela gostar de ver qual a prxima carta que vai aparecer (motivao essencial), ela deixaria voc, enquanto joga, usar um chapu engraado, cantar uma msica sobre jogar cartas, etc.? Se a criana gostar de brincar com voc de pega-pega no quarto, e que voc a pegue e faa ccegas nela, ela permitiria que voc pulasse sobre uma torre de blocos enquanto corre para peg-la, etc.?

Variaes centrais: A criana permite que voc mude ou altere aspectos importantes da atividade.
Exemplos: Se a atividade interativa de sua criana for jogar cartas, e nesse jogo ela gostar de ver qual a prxima carta que vai aparecer (motivao essencial), ela deixaria voc, enquanto joga, fazer a carta voar pelo quarto antes de ser virada, virar duas cartas de uma vez, etc.? Se a criana gostar que voc leia para ela um livro, que pare em uma determinada pgina e faa um som especfico, ela deixaria voc parar em uma pgina diferente, ou prestar ateno em uma parte diferente de sua pgina favorita?

Flexibilidade dentro da atividade escolhida por ela: A criana permite facilmente tanto variaes perifricas quanto centrais na atividade interativa. Nota: Qualquer criana, quando engajada em uma atividade, tem preferncias e desejos a respeito de como brincar na atividade. No estamos procurando

Copyright 2007 William Hogan, Bryn Kaufman Hogan and The Option Institute & Fellowship. All rights reserved. Printed in the USA.

Modelo de Desenvolvimento e Currculo Social

16

por 100% de flexibilidade em todas as interaes, mas sim uma capacidade geral de permitir facilmente que um amigo ou membro da famlia faa alteraes maiores e menores na atividade. Variaes espontneas: A criana capaz de ser espontnea dentro de uma atividade escolhida por ela mesma ou por outra pessoa. (Toda vez em que voc encontrar a palavra espontneo escrita no modelo, queremos nos referir a idias ou mudanas no planejadas em uma brincadeira.) A criana pode introduzir uma mudana em uma atividade j conhecida, ou pode iniciar uma forma totalmente nova de brincar.
Exemplos: Se na brincadeira de ccegas com sua criana, ela geralmente se deita no cho e lhe d o p para que voc faa ccegas, a ao espontnea da criana poderia ser lhe dar a mo ao invs do p. Se voc normalmente finge comprar alimentos com a criana, a ao espontnea dela poderia ser sugerir que vocs comprassem sapatos tambm ou apenas sapatos.

Lidando com Estmulos Sensoriais: Como a criana responde, sozinha ou de forma interativa, a ambientes que vo desde aqueles que oferecem um alto grau de suporte (ex: quarto de brincar, residncia, etc.) at ambientes em que no h suporte e que as situaes no so estruturadas (ex: parquinho, shopping center, etc.).

Comunicao atravs de Choro / Birra / Choramingo i. Freqncia: Em mdia, em uma hora ou um dia, quantas vezes sua criana chora, faz birra ou choraminga? Ao se estimar a freqncia destes comportamentos, inclua observaes tanto do lado de dentro como de fora do quarto de brincar/trabalhar. ii. Durao: Em mdia, quanto tempo dura cada episdio de choro, birra ou choramingo? Ao se estimar a durao destes comportamentos, inclua observaes tanto do lado de dentro como de fora do quarto de brincar/trabalhar. iii. Qualidade: Existem tipos diferentes de choro, choramingo ou birra. Esta seo tem como objetivo determinar a qualidade e intensidade de cada um desses comportamentos. Ao se estimar a qualidade mdia destes comportamentos, inclua observaes tanto do lado de dentro como de fora do quarto de brincar/trabalhar.

Copyright 2007 William Hogan, Bryn Kaufman Hogan and The Option Institute & Fellowship. All rights reserved. Printed in the USA.

Modelo de Desenvolvimento e Currculo Social

17

Por favor, contate o Autism Treatment Center of America para apoio e orientao em relao utilizao do Modelo de Desenvolvimento do Programa Son-Rise.
Autism Treatment Center of America 2080 S. Undermountain Road, Sheffield, MA 01257, USA Telefone: (413) 229-2100 Fax: (413) 229-3202 www.autismtreatment.org

Copyright 2007 William Hogan, Bryn Kaufman Hogan and The Option Institute & Fellowship. All rights reserved. Printed in the USA.

Modelo de Desenvolvimento e Currculo Social

18

PANORAMA: Estgios 1-5


Os Quatro Fundamentos da Socializao 1. Contato Visual & Comunicao No-Verbal 2. Comunicao Verbal 3. Perodo de Ateno Compartilhada/Interativa 4. Flexibilidade

Contato Visual & Comunicao No-Verbal


Estgio 1 Funo do Contato Visual
Olha para os outros para iniciar ou continuar uma interao Olha com breves episdios de expresso facial Move os outros de forma fsica para conseguir o que quer

Estgio 2
Faz contato visual para ter suas necessidades atendidas Sorri ou d gargalhadas durante uma interao

Estgio 3
Utiliza contato visual para chamar a ateno para objetos ou eventos de seu interesse Imita algumas expresses faciais simples e exageradas Faz gestos simples espontaneamente

Estgio 4
Olha para manter a ateno dos outros Demonstra espontaneamente uma variedade de expresses faciais Utiliza gestos espontneos para enfatizar/ilustrar a comunicao verbal

Estgio 5
Olha para avaliar os sinais sociais oferecidos pela outra pessoa Responde adequadamente s expresses faciais dos outros Compreende, utiliza e responde a sinais sociais bsicos

Expresses Compartilhadas

Comunicao No-Verbal

Faz gestos simples quando solicitada

Comunicao Verbal
Estgio 1 Vocabulrio / Contedo
Sons semelhantes a palavras 50 palavras isoladas Substantivos Verbos Parcialmente clara N/A

Estgio 2
Frases simples (combinaes de 2 a 3 palavras) Adjetivos Preposies Geralmente clara 1 ciclo

Estgio 3
Sentenas simples (substantivo + verbo) Artigos Conjunes

Estgio 4
Sentenas complexas (gramaticalmente corretas) Pronomes Constantemente clara

Estgio 5
Sentenas complexas combinadas Uso fluente de todos os elementos do discurso oral

Elementos do Discurso Clareza Ciclos de Conversa

2 ciclos Faz comentrios simples

3-5 ciclos Faz comentrios complexos Faz / responde a perguntas complexas

6 ciclos ou mais

Contedo da Conversa

Solicitado pelo outro

Espontaneamente comunica o que quer e no quer

Faz / responde a perguntas simples Espontaneamente constri sentenas originais

Faz comentrios e perguntas reflexivas relacionados ao contexto

Funo da Comunicao Verbal

Para ter necessidades atendidas

Para iniciar ou continuar uma interao

Para compartilhar histrias relevantes conversa Para compartilhar uma experincia

Para descobrir sobre as experincias internas de outros (pensamentos e sentimentos) Para buscar Para compartilhar informaes suas experincias pessoais de outros internas dentro de uma (pensamentos e conversa sentimentos) Continua na prxima pgina

Copyright 2007 William Hogan, Bryn Kaufman Hogan and The Option Institute & Fellowship. All rights reserved. Printed in the USA.

Modelo de Desenvolvimento e Currculo Social

19

PANORAMA: Estgios 1-5 (continuao)


Perodo de Ateno Compartilhada / Interativa (ateno compartilhada / interativa = incluso de outra pessoa na atividade)
Estgio 1 Estgio 2 Estgio 3 Estgio 4 Estgio 5
Durao adequada para a idade (aproximadamente 3 a 5 minutos multiplicados pela idade da criana) Continuamente interativa

Durao

At 2 minutos

3-4 minutos ou mais

5-9 minutos

10-20 minutos

Freqncia

At 3x / hora

4x / hora Interage com uma pessoa em atividades simples que incluem objetos (Brinca ao lado de colegas demonstrando interesse sem interagir com eles)

5x / hora ou mais Interage em brincadeiras simblicas (que utilizam imaginao)

Tipos de Atividades

Interage em atividades fsicas

At 5x / hora ou mais (durao de 10 minutos ou mais) Interage em atividades que utilizam imaginao para representar papis

Interage em diversos tipos de atividades

Amizades com Colegas

(Interesse em colegas pequeno ou ausente)

Interaes simples com colegas

Interage apropriadamente com um colega

Interage apropriadamente com pequenos grupos de colegas

Flexibilidade
Estgio 1 Estgio 2
Permite variaes perifricas nas atividades interativas rgidas/repetitivas escolhidas por ela Participa fisicamente da interao Demonstra interesse pela atividade dos outros

Estgio 3
Permite variaes centrais nas atividades interativas rgidas/repetitivas escolhidas por ela

Estgio 4
Flexvel dentro da atividade escolhida por ela Permite variaes dentro da atividade escolhida por outro Divide tempo interativo entre a sua atividade e a atividade do outro

Estgio 5
Flexvel dentro de diversos tipos de atividades

Flexibilidade

Permite que voc a auxilie dentro das atividades interativas e repetitivas escolhidas por ela

Participa verbalmente da interao

Espontnea dentro de diversos tipos de atividades

Com ajuda, Lida fcil e consegue lidar com Interage facilmente a exposio a calmamente com Lidando com Estmulos quase todas as em um ambiente diferentes estmulos com grau mdio de sensoriais em transies para novos Sensoriais ambientes e situaes suporte ambientes tpicos e apropriados para a no estruturadas idade Obs: Para adquirir qualquer habilidade relativa flexibilidade em cada estgio, a criana deve tambm apresentar perodo de ateno compartilhada no mesmo estgio ou acima, tanto para durao como freqncia. Responde calmamente a ambientes que oferecem alto grau de suporte Lida fcil e calmamente com limites impostos dentro de um ambiente com alto grau de suporte

A tabela abaixo sobre Choro / Birra / Choramingo no segue os Estgios 1-5. Utilize a tabela para acompanhar as comunicaes da criana atravs de choro, birra e choramingo com o objetivo de ajud-la a progredir para a comunicao verbal.

Comunicaes atravs de Choro / Birra / Choramingo


Frequncia
Mais que 4x / hora Mais que 1 hora 1-4x / hora 30-60 min. Menos que 1x / hora 3-4x / dia Menos que 3 x /dia Menos que 1 min. Comunica-se verbalmente e/ou com gestos claros e calmos

Durao

10-30 min.

5-10 min.

1-5 min.

Qualidade

Grita; Atira objetos; Bate a cabea; Bate em si mesma e nos outros; etc.

Grita

Chora

Chora/ Choraminga

Choraminga

Copyright 2007 William Hogan, Bryn Kaufman Hogan and The Option Institute & Fellowship. All rights reserved. Printed in the USA.

Modelo de Desenvolvimento e Currculo Social

20

ESTGIO 1
Contato Visual & Comunicao No-Verbal
Selecionar como Meta Em Desenvolvimento Adquirida

Olha para os outros para iniciar/continuar uma interao


(Quando voc faz uma pausa em sua prpria ao, a criana faz contato visual para que voc inicie/recomece uma atividade.)

Enquanto olha para a pessoa apresenta breves episdios de expresso facial


(Quando interage, a criana mantm geralmente uma expresso facial neutra e apresenta alguns breves episdios de expresso facial.)

Move os outros de forma fsica para conseguir o que ela quer


(Ex: puxa os outros pela mo, empurra o corpo das pessoas para um lugar especfico, coloca objetos nas mos dos outros, etc.)

Comunicao Verbal
Selecionar como Meta Em Desenvolvimento Adquirida

Tem um vocabulrio formado por sons semelhantes a palavras ou mais


(Ex: co para ccega, ma para ma, ba para bola, etc.)

Tem um vocabulrio de 5 palavras ou mais


(Ex: ccega, "ma", "bola", "passear", etc.)

Tem um vocabulrio de 6 - 50 palavras ou mais


(Ex: ccega, "ma", "bola", "passear", etc.)

Fala utilizando substantivos e verbos ou mais


(Substantivos: mame, papai, cadeira, bola, carro, boneca, etc.; passear, apertar, cantar, etc.) Verbos: quero, pegar, empurrar, puxar,

Clareza: as palavras utilizadas so parcialmente claras e compreensveis


(Voc pode entender a linguagem da criana, mas outros tendem a no entender.)

Clareza: as palavras utilizadas so geralmente claras e compreensveis


(A linguagem da criana geralmente compreendida por vrias pessoas.)

Fala quando outra pessoa solicita que fale durante uma interao
(A criana pode no falar a palavra espontaneamente, mas fala a palavra quando algum solicita que fale.)

Comunica-se de forma verbal para ter suas necessidades atendidas


(Ex: para receber comida ou bebida, para algum abrir a tampa de um pote, etc.)

Perodo de Ateno Compartilhada / Interativa (Interao: incluso de outra pessoa na atividade)


Selecionar como Meta Em Desenvolvimento Adquirida

Apresenta perodo de ateno compartilhada com durao de 2 minutos ou mais


(Perodo de ateno compartilhada termina quando a criana interrompe a interao e no retorna aps duas solicitaes consecutivas para que continue na atividade interativa.)

Freqncia de interaes por hora: 3 vezes ou mais


(Aplica-se apenas se a criana apresenta perodo de ateno compartilhada com durao de 9 minutos ou menos. Veja Estgio 4 se a durao for maior que 9 minutos.)

Interage em atividades fsicas


(Atividades fsicas podem incluir ccegas, pega-pega, massagem, passear de cavalinho nas costas do outro, etc.) Continua na prxima pgina

Copyright 2007 William Hogan, Bryn Kaufman Hogan and The Option Institute & Fellowship. All rights reserved. Printed in the USA.

Modelo de Desenvolvimento e Currculo Social

21

ESTGIO 1 (continuao)
Flexibilidade
Para adquirir qualquer habilidade relativa flexibilidade neste estgio, a criana deve tambm apresentar perodo de ateno compartilhada no Estgio 1 ou acima, tanto para durao como freqncia.
Selecionar como Meta Em Desenvolvimento Adquirida

Permite que voc a auxilie dentro das atividades interativas e repetitivas escolhidas por ela
(A criana permite que voc a ajude de forma fsica e/ou verbal. Ex: permite que voc pegue o papel que ela deixou cair acidentalmente, permite que voc segure a torre de blocos dela para que no caia, permite que voc responda a uma pergunta repetitiva dela, etc.)

Permite facilmente a sua presena dentro do quarto do Programa Son-Rise


(Permite a presena de diferentes pessoas no quarto de brincar, e permite que elas movam-se livremente pelo quarto.)

Responde calmamente a ambientes que oferecem alto grau de suporte


(Calmamente entra e permanece em ambientes com poucas distraes que a ajudam a sentir que possui o controle da situao. Ex: o quarto Son-Rise ou outros quartos/salas da casa dela, etc.)

Perspectivas para Ensinar / Modelar


Selecionar como Meta Em Desenvolvimento Adquirida

divertido estar no quarto de brincar


(Ex: A criana aparenta gostar de permanecer no quarto, facilmente entra no quarto, no indica querer sair, pede para passar mais tempo no quarto, etc.)

IMPORTANTE: Nenhuma criana far em 100% das vezes tudo o que est mencionado acima. Lembre-se de usar o Bom Senso.

Copyright 2007 William Hogan, Bryn Kaufman Hogan and The Option Institute & Fellowship. All rights reserved. Printed in the USA.

Modelo de Desenvolvimento e Currculo Social

22

ESTGIO 2
Contato Visual & Comunicao No-Verbal
Selecionar como Meta Em Desenvolvimento Adquirida

Faz contato visual para ter suas necessidades atendidas


(Ex: para receber comida ou bebida, para algum abrir a tampa de um pote, etc.)

Olha para os outros com interesse


(Faz contato visual olho no olho com uma pessoa em quem ela est interessada. Ex: quando algum est cantando uma cano ou falando sobre um tpico interessante, etc.)

Sorri ou d gargalhadas durante uma interao


(Interao: qualquer atividade envolvendo uma outra pessoa. Ex: uma conversa, uma brincadeira fsica, um adulto a ajudando a vestir um casaco, etc.)

Faz gestos simples quando solicitada


(Ex: aponta, bate palmas entusiasticamente, acena sim ou no com a cabea, levanta ombros e abre mos para indicar eu no sei, etc.)

Comunicao Verbal
Selecionar como Meta Em Desenvolvimento Adquirida

Fala em frases simples de 2-3 palavras ou mais


(Ex: adiciona adjetivos e/ou preposies - "Bola azul", "Quero pular", "Livro na prateleira," "Puxe o cobertor," etc.)

Clareza: As palavras utilizadas so geralmente claras e compreensveis


(A linguagem da criana geralmente compreendida por vrias pessoas.)

Fala utilizando substantivos, verbos, adjetivos e preposies ou mais


(Adjetivos: preto, amarelo, grande, macio, longo, alto, etc.; Preposies: de, para, com, em, etc. )

Tem conversas que consistem em 1 ciclo ou mais


(Pai: "Voc quer o papel ou o livro? Criana: "Livro.")

Espontaneamente comunica o que ela quer e no quer


(Sem que seja solicitada, ela pede o que quer ou informa que no quer. Ex: Quero bloco grande, Acabou, Ler livro, Ma no, etc.)

Comunica-se verbalmente para iniciar/continuar uma interao


(Utiliza palavras para conseguir algo que inclui uma outra pessoa na atividade. Ex: Quero ccegas, Encha o balo, etc.)

Utiliza um tom doce quando indica o que ela quer e no quer


(A criana fala sem choramingar, gritar, subir o volume da voz ou usar um tom rude, etc.)

Utiliza cumprimentos
(Ex: "oi", "tchau", etc.) Continua na prxima pgina

Copyright 2007 William Hogan, Bryn Kaufman Hogan and The Option Institute & Fellowship. All rights reserved. Printed in the USA.

Modelo de Desenvolvimento e Currculo Social

23

ESTGIO 2 (continuao)
Perodo de Ateno Compartilhada / Interativa
Selecionar como Meta Em Desenvolvimento Adquirida

Apresenta perodo de ateno compartilhada com durao de 4 minutos ou mais


(Perodo de ateno compartilhada termina quando a criana interrompe a interao e no retorna aps duas solicitaes consecutivas para que continue na atividade interativa.)

Freqncia de interaes por hora: 4 vezes ou mais


(Aplica-se apenas se a criana apresenta perodo de ateno compartilhada com durao de 9 minutos ou menos. Veja Estgio 4 se a durao for maior que 9 minutos.)

Interage com uma pessoa em atividades simples que incluem objetos


(Ex: jogos com bola, atividades com bolhas de sabo, leitura de livros, boliche, etc.)

Permite contato fsico e demonstrao fsica de afeto


(Ex: permite carinhos, ccegas, abraos, massagem nos ps e mos, etc.)

Pode manter contato fsico por 30 segundos ou mais


(Ex: abraos, carinhos, mos dadas enquanto dana com a pessoa, ombros tocam os ombros da pessoa sentada ao lado, etc.)

fisicamente gentil com outros


(Toca os outros de forma doce e gentil ao invs de bater, beliscar, empurrar, puxar, etc.)

Flexibilidade
Para adquirir qualquer habilidade relativa flexibilidade neste estgio, a criana deve tambm apresentar perodo de ateno compartilhada no Estgio 2 ou acima, tanto para durao como freqncia.
Selecionar como Meta Em Desenvolvimento Adquirida

Permite variaes perifricas nas atividades interativas rgidas/repetitivas escolhidas por ela
(Enquanto interage, permite mudanas ou alteraes relativas a aspectos pouco importantes da atividade mudanas que no interferem em seu principal foco de interesse. Ex: ela permite que voc use um chapu engraado durante um jogo de boliche interativo e repetitivo; permite que voc cante uma cano durante uma atividade interativa e repetitiva de desenhar no papel, etc.)

Participa fisicamente da interao


(Ex: oferece a mo/p para massagem, vira as pginas do livro, anda pelo quarto para procurar pelo tesouro escondido, dana, etc.)

Participa verbalmente da interao


(Enquanto interage, espontaneamente pede pelo que quer ou informa o que no quer, verbalmente oferece idias/contribuies atividade, etc.)

Lida fcil e calmamente com limites impostos dentro de um ambiente com alto grau de suporte (ambiente acolhedor)
(Aceita limites sem chorar, bater, etc. Ex: quando as canetinhas so guardadas na prateleira pois ela insiste em desenhar nas paredes, etc.)

Perspectivas para Ensinar / Modelar


Selecionar como Meta Em Desenvolvimento Adquirida

Voc pode se sentir feliz e se divertir mesmo quando no consegue o que quer
(Ex: a criana pode se sentir feliz mesmo quando a comida que ela quer no est disponvel; a estrutura que ela estava construindo se quebra e no tem conserto; a pessoa que ela estava esperando no pode vir visitar no dia; etc.)

Voc pode se divertir tentando, e voc pode tentar muitas vezes


(A criana pode se divertir enquanto faz tentativas para alcanar um objetivo. Ex: tentativas para montar uma estrutura de lego, desenhar uma figura especfica, etc. E a criana entende que h muitas maneiras diferentes para se alcanar um objetivo desejado.)

IMPORTANTE: Nenhuma criana far em 100% das vezes tudo o que est mencionado acima. Lembre-se de usar o Bom Senso.

Copyright 2007 William Hogan, Bryn Kaufman Hogan and The Option Institute & Fellowship. All rights reserved. Printed in the USA.

Modelo de Desenvolvimento e Currculo Social

24

ESTGIO 3
Contato Visual & Comunicao No-Verbal
Selecionar como Meta Em Desenvolvimento Adquirida

Utiliza contato visual para chamar a ateno para objetos ou eventos de seu interesse
(A criana olha para voc, em seguida olha para o objeto/evento de interesse, e ento olha de volta para voc com o objetivo de assegurar-se de que voc tambm viu o objeto/evento.)

Olha enquanto escuta


(Sustenta o contato visual de forma apropriada atividade enquanto escuta o que a outra pessoa diz. Obs: levar em conta que a participao em uma conversa leva a um nvel maior de contato visual do que aquele geralmente apresentado em uma atividade fsica. Ex: pega-pega, etc.)

Imita algumas expresses faciais simples e exageradas


(Ex: olhos arregalados, cara feliz, cara triste, caretas divertidas, etc.)

Faz gestos simples espontaneamente


(Ex: Aponta para uma figura no livro de forma interativa, bate palmas, faz tchau com a mo, acena sim e no com a cabea, etc.)

Comunicao Verbal
Selecionar como Meta Em Desenvolvimento Adquirida

Fala sentenas simples que contm substantivos e verbos ou mais


(Ex: Jogue a bola , Empurre o carro no escorregador, O homem caiu no cho, Guarde o gibi na prateleira, etc.)

Expresso clara e compreensvel do que ela quer e no quer (Ex: "Ponha a bola na prateleira" ao invs de "Bola l") Fala utilizando substantivos, verbos, adjetivos e preposies, artigos, conjunes ou mais
(Artigos: a, o, uma, um ; Conjunes: e, ou, que, mas, etc. )

Tem conversas que consistem em 2 ciclos ou mais


Ex: Pai: "Voc quer que eu desenhe?" Pai "Est bem! Eu vou desenhar uma casa azul Criana: "Sim, desenhe uma casa! [1 ciclo] Criana: Eu vou desenhar as rvores [2 ciclos]

Clareza: as palavras e sentenas utilizadas so constantemente claras e compreensveis


(A linguagem da criana geralmente compreendida por quase todas as pessoas inclusive por pessoas que no conhecem a criana.)

Faz comentrios simples


(Ex: Est chovendo, "O vidro quebrou", "Que legal!", etc.)

Responde a perguntas simples com "o que/qual", quem", e "onde" que requerem informaes factuais
(Ex: "Qual o nome da pessoa?", "Quem est segurando as flores?", "Onde est o livro do avio?", etc.)

Faz perguntas simples com: "o que/qual", quem", e "onde"


(Ex: "Qual o seu nome?", "Quem esse?", "Onde est o papai?, etc.)

Constri espontaneamente sentenas originais (Constri sentenas originais ao invs de apenas repetir as que lhe foram ensinadas ou que ouviu em programas de TV, DVDs, jogos de computador, etc.) Comunica-se de forma verbal para compartilhar uma experincia
(Observa um objeto/evento e compartilha seus pensamentos para que a outra pessoa tambm tenha a experincia. Ex: Olhe, mame, so bolhas!", "Escute a msica", "O Samuel chegou!", etc.)

Comunica-se apropriadamente quando ela quer mudar ou parar uma atividade


(Ex: "Acabou", Terminei", "Eu no quero mais jogar", etc., ao invs de se afastar sem comunicar.)

Pede permisso, quando apropriado, antes de executar uma ao (Ex: quando pega comida do armrio, utiliza algo que pertence a outra pessoa, deixa o local, etc.) Mantm uma distncia socialmente aceitvel da pessoa com quem ela est conversando Fala em um volume socialmente aceitvel Fala com uma velocidade socialmente aceitvel
Continua na prxima pgina

Copyright 2007 William Hogan, Bryn Kaufman Hogan and The Option Institute & Fellowship. All rights reserved. Printed in the USA.

Modelo de Desenvolvimento e Currculo Social

25

ESTGIO 3 (continuao)
Perodo de Ateno Compartilhada / Interativa
Selecionar como Meta Em Desenvolvimento Adquirida

Apresenta perodo de ateno compartilhada com durao de 9 minutos ou mais


(Perodo de ateno compartilhada termina quando a criana interrompe a interao e no retorna aps duas solicitaes consecutivas para que continue na atividade interativa.)

Freqncia de interaes por hora: 5 vezes ou mais


(Aplica-se apenas se a criana apresenta perodo de ateno compartilhada com durao de 9 minutos ou menos. Veja Estgio 4 se a durao for maior que 9 minutos.)

Interage em brincadeiras simblicas (que utilizam imaginao)


(Utiliza acessrios/outros objetos para representar os verdadeiros objetos/animais/pessoas. Ex: um cubo pode ser um carro, um cobertor pode ser um tapete mgico, etc.)

Pode juntar-se a uma atividade que j est em progresso


(Ex: quando dois adultos esto jogando bola, ela consegue se juntar ao jogo, etc.)

Pede ajuda
(Ex: para abrir potes, para pegar objetos em uma prateleira fora de seu alcance, para desenhar figuras detalhadas, etc.)

Pode manter contato fsico por 60 segundos ou mais


(Ex: abraos, carinhos, mos dadas enquanto dana com a pessoa, ombros tocam os ombros da pessoa sentada ao lado, etc.)

Inicia interao com contato fsico e demonstrao fsica de afeto


(Ex: pede por e espontaneamente oferece abraos, ccegas, carinhos, etc.)

capaz de ter simples interaes com colegas


(Ex: pega-pega, jogos de cartas ou de tabuleiros simples, jogos de bola, breves conversas, etc.)

Interage com dois adultos no nvel das habilidades sociais do Estgio 3


(No quarto de brincar, a criana capaz de apresentar as habilidades sociais do Estgio 3 com dois adultos.)

Flexibilidade
Para adquirir qualquer habilidade relativa flexibilidade neste estgio, a criana deve tambm apresentar perodo de ateno compartilhada no Estgio 3 ou acima, tanto para durao como freqncia.
Selecionar como Meta Em Desenvolvimento Adquirida

Permite variaes centrais nas atividades interativas rgidas/repetitivas escolhidas por ela
(Enquanto interage, permite mudanas ou alteraes relativas a aspectos importantes da atividade rgida/repetitiva dela mudanas que interferem em seu principal foco de interesse. Ex: quando conversando sobre avies e olhando para fotos de avies de forma repetitiva, ela aceita a sua sugesto para inventar e desenhar um novo modelo de avio.)

espontnea dentro da atividade escolhida por ela, pelo menos duas vezes por atividade
(A criana inicia/sugere novas idias e direes dentro da atividade escolhida por ela)

Demonstra interesse pela atividade dos outros


(A criana pergunta sobre ou observa a atividade escolhida pela outra pessoa podendo at participar da atividade por alguns momentos.)

Inicia brincadeiras e atividades com outra pessoa


(A criana sugere uma atividade interativa e explica ao outro como funciona a atividade/brincadeira.)

Espera a prpria vez durante uma atividade


(Ex: espera a vez durante jogos de boliche, jogos de tabuleiro, jogos de cartas, atividades em que cada um tem a sua vez para escolher qual ser a prxima cano, etc.)

Compreende e age apropriadamente em relao ao conceito de posse (seu e meu)


(A criana permite que voc tenha controle em relao s suas posses e pede permisso antes de utiliz-las, e vice-versa.)

Brinca de jogos e atividades que tm regras e estruturas simples


(Ex: futebol, charadas, jogos de tabuleiros fceis de se jogar, etc.)

Compartilha seus objetos ou brinquedos


(A criana permite que voc utilize o brinquedo/objeto dela durante um perodo da atividade maior do que apenas um turno ou uma vez)

Pode negociar ("fazer acordos")


(Ex: O que voc acha de jogarmos o seu jogo por 20 minutos e ento jogarmos o meu jogo?, etc.)

Interage facilmente em um ambiente com grau mdio de suporte


(A criana capaz de apresentar as habilidades sociais do Estgio 3 na sala de casa, na cozinha, no quintal, etc.) Continua na prxima pgina

Copyright 2007 William Hogan, Bryn Kaufman Hogan and The Option Institute & Fellowship. All rights reserved. Printed in the USA.

Modelo de Desenvolvimento e Currculo Social

26

ESTGIO 3 (continuao)
Perspectivas para Ensinar / Modelar
Selecionar como Meta Em Desenvolvimento Adquirida

Voc pode ser feliz mesmo que no seja a primeira pessoa a jogar ou que no ganhe o jogo
(A criana consegue se divertir ao interagir com os outros mesmo quando ela no a primeira a jogar/fazer algo na atividade ou quando no ganha o jogo, etc.)

divertido esperar por algo que voc quer


(A criana consegue esperar pacientemente e diverte-se enquanto nutre a expectativa de vir a conseguir o que quer, ou a criana consegue se envolver em uma outra atividade enquanto espera pelo que quer.)

IMPORTANTE: Nenhuma criana far em 100% das vezes tudo o que est mencionado acima. Lembre-se de usar o Bom Senso.

Copyright 2007 William Hogan, Bryn Kaufman Hogan and The Option Institute & Fellowship. All rights reserved. Printed in the USA.

Modelo de Desenvolvimento e Currculo Social

27

ESTGIO 4
Contato Visual & Comunicao No-Verbal
Selecionar como Meta Em Desenvolvimento Adquirida

Olha para manter a ateno dos outros


(A criana faz contato visual para assegurar-se de que a outra pessoa est prestando ateno nela.)

Olha enquanto fala


(Sustenta o contato visual de forma apropriada atividade enquanto fala algo para a outra pessoa. Obs: levar em conta que a participao em uma conversa leva a um nvel maior de contato visual do que aquele geralmente apresentado em uma atividade fsica. Ex: pega-pega, etc.)

Demonstra espontaneamente uma variedade de expresses faciais


(Quando interage, a criana apresenta uma variedade de expresses faciais. Ex: sorri, faz cara sria, cara de decepo, cara de empolgao, etc.)

Utiliza gestos espontneos para enfatizar/ilustrar a comunicao verbal


(Ex: aponta para aquilo sobre o qual est falando, levanta os braos para enfatizar o que quer dizer, cruza os braos, etc.)

Comunicao Verbal
Selecionar como Meta Em Desenvolvimento Adquirida

Se faz entender (Utiliza referncias de contexto ao contar uma histria. Ex: Durante o almoo de hoje na escola, meu amigo deixou seu prato cair e quebrou em vrios pedaos, ao invs de dizer, O prato quebrou em vrios pedaos.) Fala em sentenas complexas que so gramaticalmente corretas
(Ex: Guarde os livros na prateleira para jogarmos O Jogo da Vida. Eu gosto daquele jogo!, etc.)

Faz/responde a perguntas complexas, e faz comentrios complexos: capaz de fazer/responder a perguntas e fazer comentrios sobre eventos passados e futuros
(Ex: Quando voc escreveu o carto?, Amanh eu irei casa da vov, etc.)

Responde a perguntas com por qu relativas ao que ela acabou de vivenciar/observar


(Ex: Por que voc vestiu o seu casaco?, Por que o homem caiu?, etc.)

Faz perguntas com por qu

(Ex: Por que a Suzana est atrasada?, Por que ns vamos para a loja de material de construo, etc.)

Responde a perguntas simples que requerem a opinio dela na resposta (Ex: Qual personagem o mais engraado?, "Qual o seu restaurante favorito?", etc.) Busca informaes pessoais sobre os outros enquanto conversa (Faz perguntas sobre outra pessoa. Ex: "Onde voc mora?", "Voc assistiu ao filme com a Lia?", etc.) Faz declaraes/comentrios que so claramente relevantes ao assunto da conversa
(A criana oferece informaes que so facilmente compreendidas e que se relacionam ao contexto da conversa.)

Tem conversas que consistem em 3-5 ciclos ou mais


Um exemplo de uma conversa de 4 ciclos:
P: "Voc quer brincar de desenhar?" C: "Sim, vamos desenhar um nibus!" P: "Est bem. Eu vou desenhar a estrada." C: "Eu vou desenhar o nibus." P: "Qual a parte que voc mais gosta de desenhar?" C: "Eu gosto de desenhar as rodas." P: "Por qu?" C: "Porque elas so fceis de se desenhar!" [1 ciclo] [2 ciclos] [3 ciclos] [4 ciclos]

Utiliza os pronomes corretamente


(Depois que a criana tiver desenvolvido as habilidades de comunicao dos Estgios 1 a 3, comece a ensinar os pronomes: ele, voc, eu, mim, eles, ns, etc.)

Espera a sua vez para falar e ouve enquanto o outro fala capaz de iniciar uma conversa Capaz de educadamente conseguir a ateno de outra pessoa quando a mesma est ocupada
Continua na prxima pgina

Copyright 2007 William Hogan, Bryn Kaufman Hogan and The Option Institute & Fellowship. All rights reserved. Printed in the USA.

Modelo de Desenvolvimento e Currculo Social

28

ESTGIO 4 (continuao)
Perodo de Ateno Compartilhada / Interativa
Selecionar como Meta Em Desenvolvimento Adquirida

Apresenta perodo de ateno compartilhada com durao de 20 minutos ou mais


(Perodo de ateno compartilhada termina quando a criana interrompe a interao e no retorna aps duas solicitaes consecutivas para que continue na atividade interativa.)

Freqncia de interaes por hora: at 5 vezes ou mais


(Aplica-se apenas se a criana apresenta perodo de ateno compartilhada com durao de 10 minutos ou mais. Veja Estgio 3 se a durao for menor que 10 minutos.)

Apresenta perodo de ateno compartilhada com durao tpica dentro de uma atividade escolhida por ela (A criana permanece em uma atividade interativa por um perodo de durao tpico ao invs de se envolver em vrias atividades consecutivas de pequena durao. Perodo de ateno tpico: aproximadamente 3 a 5 minutos multiplicados pela idade da criana.) Interage em atividades que utilizam imaginao para representar/encenar papis
(A criana finge ser um cachorro, um avio, um outro membro da famlia, um personagem de filme, etc.)

Geralmente educada e respeitosa Consola outra pessoa quando a pessoa est machucada ou aborrecida
(Ex: traz para a pessoa um copo de gua ou band-aid, pergunta Voc est bem? ou Eu posso ajudar?, etc.)

Age fisicamente de forma adequada (Ex: abraa apenas familiares e amigos, no toca em pessoas estranhas, etc.) Interage apropriadamente com um colega
(Ex: espera a vez, compartilha objetos, negocia tratos/acordos, aceita as sugestes da outra criana na atividade, diz oi/tchau, etc.)

Flexibilidade
Para adquirir qualquer habilidade relativa flexibilidade neste estgio, a criana deve tambm apresentar perodo de ateno compartilhada no Estgio 4 ou acima, tanto para durao como freqncia.
Selecionar como Meta Em Desenvolvimento Adquirida

Flexvel dentro da atividade escolhida por ela (Em uma atividade escolhida por ela mesma, a criana facilmente aceita as sugestes e contribuies da outra pessoa. Ex: quando a outra pessoa sugere um novo passo atividade, altera a ordem dos eventos, expande o tpico da conversa, etc.) Participa da atividade de outra pessoa
(A criana participa de maneira fsica e verbal de atividades que voc inicia/sugere ao invs de apenas observar a sua atividade.)

Permite variaes perifricas dentro das atividades sugeridas por outra pessoa
(A criana permite mudanas ou alteraes relativas a aspectos pouco importantes da atividade escolhida por outra pessoa mudanas que no interferem no principal foco de interesse que motiva a criana a participar da atividade. Ex: ela permite que voc use um chapu engraado durante uma brincadeira de pega-pega, permite que voc cante uma cano durante um jogo de cartas, etc.)

espontnea dentro da atividade escolhida pelo outro, pelo menos duas vezes por atividade
(A criana inicia/sugere novas idias e direes dentro da atividade escolhida pela outra pessoa)

Divide tempo interativo entre a sua atividade e a atividade escolhida por outra pessoa
(A criana interage em atividades escolhidas por outra pessoa por pelo menos 40% do tempo interativo total.)

Com ajuda, consegue lidar com a exposio a diferentes estmulos sensoriais em ambientes tpicos e apropriados para a idade dela
(Ex: contando com a ajuda de um pessoa atravs de explicaes, etc., a criana capaz de lidar calmamente com ambientes onde h muito barulho, ambientes que constantemente mudam, fazer a transio para outros ambientes, etc.) Continua na prxima pgina

Copyright 2007 William Hogan, Bryn Kaufman Hogan and The Option Institute & Fellowship. All rights reserved. Printed in the USA.

Modelo de Desenvolvimento e Currculo Social

29

ESTGIO 4 (continuao)
Perspectivas para Ensinar / Modelar
Selecionar como Meta Em Desenvolvimento Adquirida

Em algumas ocasies, abdicar de uma recompensa imediata por uma recompensa a longo prazo pode ser til
(Ex: no estourar todos os bales naquele momento para que ela possa faz-lo junto com os amigos quando eles chegarem; no gastar todo o dinheiro da mesada agora para que ela possa juntar mais dinheiro e comprar aquele item mais caro que ela tanto quer, etc.)

Tudo bem ser diferente de outras pessoas


(Todos so diferentes tanto no formato, tamanho do corpo e cor da pele, como no jeito de falar, andar, etc. A diferena faz parte da vida, e ns podemos celebrar estas diferenas em ns mesmos e nos outros.)

prazeroso ajudar e ser gentil com os outros Nem todos iro gostar de voc, e no h problemas nisso
(Algumas pessoas gostaro de voc, e outras no. Se algum decide no gostar de voc, isto no significa que h algo errado com voc.)

Preparao para a Incluso na Escola ou Trabalho


Selecionar como Meta Em Desenvolvimento Adquirida

Mantm 75% das habilidades adquiridas no Estgio 4 por aproximadamente 1 hora por dia, enquanto encontra-se em um ambiente com alto grau de estimulao (Ex: encontro social, festa de aniversrio, etc.) Interage com um colega, no nvel de habilidades do Estgio 3 ou acima, durante 20 minutos ou mais por dia Participa de atividades em pequenos grupos com dois colegas Capaz de seguir o planejamento (grade de horrios) de um dia dentro do quarto de brincar
(A criana facilmente faz a transio para a nova atividade na hora determinada pela grade de horrios.)

Capaz de sentar-se mesa por determinados perodos dentro do quarto de brincar


(A criana senta-se mesa durante o perodo necessrio para completar a atividade interativa.)

Escuta e segue instrues dadas por uma pessoa que no trabalha em seu Programa Son-Rise
(Ex: segue instrues na aula de ballet, aula de karat, aula de artes, etc.)

Totalmente capacitada para utilizar o vaso sanitrio e se comunica apropriadamente para ir ao banheiro
(No quarto de brincar e em qualquer local da casa, sempre que necessrio, a criana consegue comunicar que deseja utilizar o banheiro.)

L e escreve em nvel apropriado para a srie escolar que est para ingressar ou para o trabalho/emprego (no caso de um adulto)
(Informe-se sobre o nvel de habilidades de leitura e escrita exigido para a criana)

Possui habilidades de matemtica em nvel apropriado para a srie escolar que est para ingressar ou para o trabalho/emprego (no caso de um adulto)
(Informe-se sobre o nvel de habilidades de matemtica exigido para a criana)

IMPORTANTE: Nenhuma criana far em 100% das vezes tudo o que est mencionado acima. Lembre-se de usar o Bom Senso.

Copyright 2007 William Hogan, Bryn Kaufman Hogan and The Option Institute & Fellowship. All rights reserved. Printed in the USA.

Modelo de Desenvolvimento e Currculo Social

30

ESTGIO 5
Contato Visual & Comunicao No-Verbal
Selecionar como Meta Em Desenvolvimento Adquirida

Olha para avaliar os sinais sociais oferecidos pela outra pessoa


(Utiliza contato visual para assegurar-se de que o outro mantm seu interesse e ateno na interao.)

capaz de alternar o olhar entre duas ou mais pessoas


(A criana consegue acompanhar o fluxo da interao do grupo olhando para a pessoa mais relevante em cada momento.)

Responde adequadamente s expresses faciais dos outros


(Ex: demonstra uma expresso de preocupao quando algum aparenta estar machucado; ri ou d gargalhadas em reposta gargalhada de outros; etc.)

Compreende, utiliza e responde a sinais sociais bsicos Expresses faciais, tom de voz, linguagem corporal
(A criana compreende e responde a estes sinais sociais fsicos. Ex: se algum leva o dedo aos lbios indicando Silencio, por favor, a criana compreende e responde adequadamente; se algum aparenta estar entediado e no faz contato visual enquanto a criana fala com ele, a criana compreende e responde adequadamente; etc.) (Ao se deparar com um evento incomum, a criana observa as expresses e reaes da outra pessoa com o objetivo de ajud-la a decidir que aes e emoes so adequadas no momento.) (A criana observa a pessoa e segue a direo do olhar desta pessoa com o objetivo de prestar ateno ao mesmo objeto ou evento que a pessoa est prestando ateno.)

Referncias sociais

Ateno compartilhada

Comunicao Verbal
Selecionar como Meta Em Desenvolvimento Adquirida

Combina sentenas complexas (3 ou mais sentenas complexas consecutivas)


(Ex: Eu adoro nadar. Eu fiz aulas de natao durante 1 ano. Eu sei nadar estilo peito e estilo livre. Tambm sei mergulhar do trampolim e permanecer embaixo dgua por bastante tempo. Mas preciso usar culos de natao seno meus olhos ficam vermelhos..., etc.)

Utiliza fluentemente todos os elementos do discurso oral (Ex: pronomes, verbos, artigos, etc.)
(Comunica-se de forma bem sucedida utilizando corretamente e com facilidade os substantivos, verbos, adjetivos, preposies, artigos, etc.)

Faz comentrios reflexivos e faz perguntas reflexivas relevantes Responde a perguntas sobre seus sentimentos e aes (Ex: "Como voc se sentiu quando...?", "Por que voc gritou?", etc.) Pergunta aos outros o que eles pensam e como se sentem
(Ex: Por que voc est triste?, "Voc gosta do desenho?", "Voc est feliz com a visita da vov?", etc.)

Toma a iniciativa de expressar informao emotiva para compartilhar experincias internas (Ex: "Acabei de brincar de um jogo divertido com a Julia", Estou empolgado em relao festa de amanh, Estou chateada porque..., etc.) Inclui a opinio dela dentro da conversa
(Expressa a opinio, ou seja, os pensamentos e sentimentos em relao a algo, ao invs de apenas oferecer informaes factuais. Exemplo de opinio: Futebol meu esporte favorito!, etc.)

Tem conversas que consistem em 6 ciclos ou mais (Veja exemplo em: Estgio 4/Comunicao Verbal /Tem conversas que consistem em 3-5 ciclos ou mais.) Comunica-se atravs de comentrios, perguntas e repostas relevantes ao assunto da conversa
(Durante conversa, a criana faz comentrios, oferece respostas e faz perguntas que so todas relacionadas ao assunto da conversa.)

A voz tem vrias entonaes Inicia conversas apropriadas ao contexto social capaz de finalizar uma conversa de maneira socialmente aceitvel Capaz de acompanhar e acrescentar algo a uma conversa entre duas outras pessoas Tem noo de ritmo em uma conversa com duas ou mais pessoas Entende humor Entende expresses idiomticas/figuras de linguagem
(Ex: compreende expresses como Eu estou com tanta fome que poderia comer um elefante!, Est chovendo canivetes, etc.)

Expressa apreo pelos outros


(Ex: Isso foi muito divertido. Obrigada por brincar comigo hoje!, Eu amo voc!, etc.) Continua na prxima pgina

Copyright 2007 William Hogan, Bryn Kaufman Hogan and The Option Institute & Fellowship. All rights reserved. Printed in the USA.

Modelo de Desenvolvimento e Currculo Social

31

ESTGIO 5 (continuao)
Perodo de Ateno Compartilhada / Interativa
Selecionar como Meta Em Desenvolvimento Adquirida

Apresenta perodo de ateno compartilhada com durao apropriada para a idade (Perodo de ateno tpico: aproximadamente 3 a 5 minutos multiplicados pela idade da criana.) Permanece continuamente interativa
( capaz de interagir com outra pessoa por todo o tempo em que permanecem juntos.)

Interage em diversos tipos de atividades


( capaz de interagir em diversos tipos de atividades. Ex: atividades fsicas, atividades que envolvem imaginao, conversas, etc.)

Interage apropriadamente em pequenos grupos com dois ou mais colegas (Como no Estgio 4, Interage apropriadamente com um colega, ela agora capaz de fazer o mesmo dentro de um grupo com dois ou mais colegas.) Apresenta perodo de ateno compartilhada com durao tpica dentro de uma atividade escolhida por outra pessoa (A criana permanece em uma atividade interativa por um perodo de durao tpico ao invs de apresentar um perodo de ateno compartilhada com durao tpica formado por vrias atividades consecutivas de pequena durao.)

Flexibilidade
Para adquirir qualquer habilidade relativa flexibilidade neste estgio, a criana deve tambm apresentar perodo de ateno compartilhada no Estgio 5 ou acima, tanto para durao como freqncia.
Selecionar como Meta Em Desenvolvimento Adquirida

Flexvel dentro da atividade escolhida por outra pessoa (Em uma atividade escolhida por outra pessoa, a criana facilmente aceita as sugestes e contribuies da outra pessoa. Ex: quando a outra pessoa sugere um novo passo atividade, altera a ordem dos eventos, expande o tpico da conversa, etc.) flexvel dentro de diversos tipos de atividades
(A criana aceita facilmente variaes perifricas e centrais em diversos tipos de atividades, jogos e conversas.)

espontnea dentro de diversos tipos de atividades


(A criana inicia/sugere novas idias e direes dentro de diversos tipos de atividades, jogos e conversas.)

Lida fcil e calmamente com quase todas as transies para novos ambientes e situaes no estruturadas
(Ex: professores substitutos, viagens de frias, parquinhos cheios de pessoas, shopping centers, etc.)

Perspectivas para Ensinar / Modelar


Selecionar como Meta Em Desenvolvimento Adquirida

Todas as pessoas apresentam reas de talentos e de dificuldades. No ruim encontrar algo difcil para voc (e que fcil para outra pessoa). apenas mais uma oportunidade para aprender. Quando quiser mudar algo em voc, voc pode faz-lo com aceitao por quem voc , e com entusiasmo pela mudana.
(No necessrio julgar a si mesmo para alcanar mudanas, a auto-aceitao pode ajudar voc a mudar a si mesmo com maior facilidade.)

divertido dizer aos outros o que voc pensa e sente, e perguntar a elas o que elas sentem e pensam.
( divertido aprender mais sobre os outros e deixar que os outros aprendam mais sobre voc.) Continua na prxima pgina

Copyright 2007 William Hogan, Bryn Kaufman Hogan and The Option Institute & Fellowship. All rights reserved. Printed in the USA.

Modelo de Desenvolvimento e Currculo Social

32

ESTGIO 5 (continuao)
Preparao para a Incluso na Escola ou Trabalho
Selecionar como Meta Em Desenvolvimento Adquirida

Mantm 75% das habilidades adquiridas no Estgio 4 por aproximadamente 2 horas por dia, enquanto encontra-se na sala de aula ou no ambiente de trabalho Apresenta habilidades sociais do Estgio 4 ou acima, por 20 minutos ou mais, enquanto interage com um colega durante o horrio de intervalo/almoo/recreio Comunica-se apropriadamente quando encontra-se na sala de aula ou ambiente de trabalho
(ex: levanta a mo, fala com o supervisor quando est disponvel, etc.)

Participa facilmente, com 2 a 4 colegas, de atividades em grupo na sala de aula ou ambiente de trabalho Capaz de seguir o planejamento (grade de horrios) do dia na escola ou ambiente de trabalho Capaz de sentar-se mesa ou ficar por determinados perodos em uma designada rea de trabalho Escuta e segue instrues de professores/supervisores
(Escuta e faz o que o professor/supervisor pede que faa ou que pare de fazer.)

Comunica-se apropriadamente para utilizar o banheiro na escola ou ambiente de trabalho


(Ex: na escola, pede permisso para sair da classe; no ambiente de trabalho, se necessrio, informa o supervisor ou o colega que se ausentar por alguns minutos para usar o banheiro. Obs: Esta habilidade tambm inclui pedir para ir ao banheiro quando sente necessidade ao invs de adiar a ida ao banheiro por muito tempo.

IMPORTANTE: Nenhuma criana far em 100% das vezes tudo o que est mencionado acima. Lembre-se de usar o Bom Senso.

Autism Treatment Center of America 2080 S. Undermountain Road, Sheffield, MA 01257, USA Telefone: (413) 229-2100 Fax: (413) 229-3202 www.autismtreatment.org

Copyright 2007 William Hogan, Bryn Kaufman Hogan and The Option Institute & Fellowship. All rights reserved. Printed in the USA.

You might also like