You are on page 1of 3

Mtodo Kabat

- FACILITACO NEUROMUSCULAR PROPRIOCEPTIVO Dusty Rippelmeyer e Cathy Jeremiason FACILITAO - Tornar mais fcil. NEURO MUSCULAR Envolvimento de nervos e msculos. PROPRIOCEPTIVO Receptores sensitivos que fornecem informao a respeito de movimento e posicionamento corpreo. Dr. Kabat e Maggie Knott desenvolveram uma tcnica de tratamento sendo entitulada Facilitao neuro muscular proprioceptiva (FNP). Foi criada uma filosofia bsica de tratamento e princpios de facilitao que continuam a ser utilizados e ensinados no dia de hoje. FILOSOFIA BSICA 1. Dr. Kabat observou que qualquer ser vivo possui um potencial. 2. A nica forma de desenvolver este potencial oferecer uma demanda. 3. Cada indivduo considerado como um todo- integrando estmulos sensoriais, motores e psicolgicos assegurando que todo o tratamento deve ser direcionado ao ser humano, e no a um problema especfico. 4. Durante o tratamento, a demanda sobre o paciente orientada funcionalmente. 5. A tcnica positiva e o tratamento sempre direcionado ao que o paciente capaz de fazer. O paciente tem sucesso e por isso acaba esforando-se mais. 6. O tratamento iniciado ao mesmo nvel funcional do paciente, progredindo para atividades mais complexas. 7. E utilizadas atividades que acompanham a seqncia do desenvolvimento motor normal. 8. Respeitar o tempo normal do movimento. 9. O ser humano no movimenta-se em plano reto, mas num movimento tridimensional. E necessrio a combinao de movimentos, introduzindo-os numa funo (AVDs). 10. Atingir a resposta maxima a forma mais eficaz de alcanar conscincia, fora, coordenao e endurance. 11. A repetio da resposta utilizada para aumentar ou promover e manter a aprendizagem motora. PRINCPIOS DA FACILITAO 1. CONTATO MANUAL: Precisa-se levar em considerao a posio do paciente, o impacto com a gravidade, a base de apoio e influncia dos reflexos antes de solicitarmos uma atividade. Isto ir dizer como facilitar ou reposicionar o paciente com sucesso. Aonde posicionar-se: O corpo do terapeuta precisa estar paralelo ou alinhado ao mximo possvel com a direo do movimento desejado. A plvis, trax, mos e dedos do paciente precisam estar voltados e apontados em direo aquele movimento. Se isso no for possvel, o brao ou antebrao e dedos do terapeuta precisam estar alinhados com o movimento. Aonde tocar: Contato lumbrical, na superficie que est na direo do movimento.

2. PADRES DE FACILITAO: Os padres do Kabat so padres normais de movimento. Os padres de movimento so grupos de msculos sinergistas normais que trabalham juntos. Sabemos que os msculos so espirais e diagonais por natureza. Todos os padres possuem trs componentes de movimento que ocorrem ao mesmo tempo; flexo ou extenso, abduo ou aduo e rotao interna ou externa. Os padres so nomeados de acordo com o movimento que ocorre sendo referentes posio final. Quando o padro utilizado a resposta muscular mais fcil, mais coordenada e mais poderosa. 3. ESTMULO: A utilizao do alongamento muscular e do reflexo de estiramento para facilitar a contrao muscular e a diminuio da fadiga muscular. Existem duas formas para facilitar o reflexo. A primeira colocar o msculo na posio mais alongada possvel, e adicionar um pequeno reflexo de estiramento para estimular ao contrao muscular. A Segunda forma sobrepor o reflexo de estiramento na contrao muscular que j est ocorrendo. Seja qual o mtodo escolhido, este reflexo de estiramento precisa ser acompanhado por uma resistncia, se no ser considerado um reflexo inibitrio. 4. COMANDO VERBAL: A maneira de como voc utiliza sua voz e o quanto preciso voc naquilo que diz, isto influenciar na resposta do paciente. Os comados precisam ser claros e concisos. O comando verbal precisa ser positivo. Os pacientes precisam saber se esto executando a atividade corretamente. Quando fornecemos um feedback positivo, o paciente pode avaliar sua performance alm de sentir-se motivado continuar tentando. 5. RESISTNCIA: A resistncia utilizada para facilitar a contrao muscular. Atravs destas contraes o paciente pode aumentar a fora, ganhar conscincia de movimento e melhorar a coordenao e controle motor. A quantidade de resistncia apropriada depende da resposta que desejo obter do paciente. Se a inteno movimento, a quantidade de resistncia apropriada aquela que ainda permite ao paciente ter um movimento coordenado suave dentro daquela amplitude de movimento. Se a inteno estabilizar, a quantidade de resistncia deve ser a quantidade que no quebre o esforo do paciente. 6. TRAO E APROXIMAO: Trao: o alongamento de um segmento corpreo. Trao facilita o movimento. Aproximao: a compresso das superfcies articulares. Aproximao facilita a estabilizao. Existem duas formas de aproximao, a rpida e a mantida, a aproximao rpida oferece ao paciente uma resposta postural. Esta seguida de uma aproximao mantida que ir ressaltar a estabilidade (manuteno) desta resposta postural. Se uma aproximao rpida no for acompanhada da aproximao mantida, o estmulo no ser facilitatrio, mas sim inibitrio. 7. COMANDO VISUAL: O paciente precisa ver para onde est indo e entender o que esperado dele. Os olhos e a cabea precisam acompanhar o movimento. necessrio olhar o paciente e comunicar-se visualmente para

observarmos se o paciente entendeu o que voc deseja e verificar tambm se ele expressa algum sinal de dor. 8. IRRADIAO: chamada irradiao quando a resposta muscular espalhada para outras partes do corpo, de forma automtica, para obtermos a posio ou atividade desejada. A resposta aumenta com o aumento da resistncia. A expanso da resposta de um grupo muscular forte para um mais fraco chamada de "transbordar". A irradiao o mecanismo e o transbordar a resposta que observo. 9. CONTRA-INDIcAo: A dor age como um fator inibitrio. Se ela for ocasionada ou aumentada por um exerccio, movimento ou tcnica, est poder ser um sinal; de danificao de tecido. No utilizar o reflexo de estiramento se as articulaes esto instveis. 10. TIPOS DE CONTRAO MUSCULAR: - Isotnica ( dinmica) concntrica = encurtamento excntrica = alongamento controlado - Isotnico mantido = contrao muscular concntrica com o movimento prevenido por uma fora externa geralmente resistncia. A inteno do paciente o movimento. Tradicionalmente este tipo de contrao muscular chamada de uma contrao muscular isomtrica. - Isomtrico (Esttico) - em termos do Kabat, uma contrao esttica contra uma resistncia similar com a inteno do ,paciente de no movimentar - se. Este tipo de contrao muscular contribuir parda conscientizao postural e posicionamento. Dusty Rippelmeyer e Cathy Jeremiasontil.

You might also like