You are on page 1of 7

29 PROVA ESPECFICA Cargo 27

QUESTO 41 A importncia e o interesse de uma notcia so avaliados pelos rgos informativos de acordo com os seguintes critrios, EXCETO: a) b) c) d) Capacidade de despertar o interesse do pblico. Quantidade de pessoas que o acontecimento envolve. Grau e nvel hierrquico dos indivduos envolvidos no acontecimento. Antecedncia com que a informao chega ao veculo para apurao.

QUESTO 42 Considerando-se os estudos sobre o newsmaking, com relao rede de fontes que os rgos de informao acionam na produo das notcias, INCORRETO afirmar. a) A rede de fontes organizada considerando-se as rotinas de produo. b) As fontes so todas iguais e todas igualmente relevantes. c) A rede de fontes reflete a estrutura social e de poder existente na sociedade. d) O acesso s fontes e o acesso dessas aos jornalistas no equilibrado. QUESTO 43 Analise as seguintes afirmativas concernentes ao direito informao presentes no Cdigo de tica do Jornalista, em vigor no pas desde 1987, e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas:
( ( ( ( ) ) ) ) A divulgao de informao precisa e correta dever dos meios de comunicao pblica, dependente da natureza de sua propriedade. A informao divulgada pelos meios de comunicao pblica se pautar pela real ocorrncia dos fatos e ter por finalidade o interesse social e coletivo. A obstruo direta ou indireta livre divulgao da informao e a aplicao de censura ou autocensura so delitos contra a sociedade. A prestao de informaes uma obrigao social que cabe s instituies pblicas, cujas atividades produzem efeito na vida em sociedade.

A seqncia CORRETA, de cima para baixo, : a) b) c) d) (V) (F) (F) (V) (V) (V) (F) (F) (F) (V) (V) (F) (F) (V) (F) (V)

30

QUESTO 44 So considerados deslizes ticos cometidos pela imprensa no momento da apurao e da edio, EXCETO: a) b) c) d) No privilegiar assuntos de relevante interesse pblico. No dar o peso devido a cada um dos aspectos que fazem parte do fato. No ouvir todos os lados envolvidos e ser fiel aos diversos pontos de vista. Omitir detalhes ou fatos relevantes devido a interesses econmicos ou polticos.

QUESTO 45 Todas as seguintes instrues enquadram-se nas normas de redao jornalstica para rdio, EXCETO: a) b) c) d) Utilizar pleonasmos na estruturao do texto. Repetir a informao bsica da notcia no decorrer da matria. Escrever por extenso nmeros, nomes de moedas e unidades. Recorrer ao presente do indicativo e ao futuro composto ao se referir ao que vai acontecer.

QUESTO 46 Uma correta edio de textos jornalsticos informativos para TV envolve os seguintes procedimentos, EXCETO: a) Destacar as informaes que sero dadas na cabea/lead da matria. b) Explicitar a linha de raciocnio do entrevistado no momento de edio da entrevista. c) Elaborar um roteiro item a item da edio, de modo a auxiliar na avaliao do teor informativo da reportagem. d) Decupar as fitas gravadas na rua, take a take, observando as sonoras, as imagens, as passagens e o off do reprter. QUESTO 47 O processo de apurao de uma notcia compreende procedimentos a seguir, EXCETO: a) b) c) d) Observao direta no local do acontecimento. Confrontao de fatos presentes com os do passado. Substituio de matrias enquanto o jornal ainda est sendo impresso. Coleta de informaes por meio de comunicados oficiais ou de conversas com fontes diretas ou indiretas.

31

QUESTO 48 No que concerne s mudanas ocorridas na prtica do jornalismo com o advento dos computadores, todos os itens esto corretos, EXCETO: a) Para reportagem, utilizao de editores lineares de udio e vdeo. b) Difuso da Reportagem Assistida por Computador (RAC) na produo de matrias mais analticas. c) Coleo em banco de dados de informaes teis para a produo de reportagens. d) Uso de programas de produo: editores de textos, softwares de editorao, processamento de fotografias e grficos.

QUESTO 49 Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, associando corretamente as abordagens tericas com suas respectivas discusses a respeito dos meios de comunicao: COLUNA I 1. Espiral do silncio COLUNA II As pessoas tm a tendncia para incluir ou excluir dos seus prprios conhecimentos aquilo que os meios de comunicao incluem ou excluem do seu prprio contedo. Na produo de informaes de massa, tem-se, por um lado, a cultura profissional dos jornalistas e, por outro, a organizao do trabalho e dos processos produtivos. O indivduo, por medo de isolamento, no expressa sua opinio, especialmente se minoritria. A mensagem mais potente dos meios de comunicao no pode influenciar um indivduo que no faa uso dela no contexto sociopsicolgico em que vive.

2. Agenda setting

3. Usos e gratificaes

4. Newsmaking

A seqncia CORRETA, de cima para baixo, : a) b) c) d) (4) (3) (2) (1) (4) (2) (1) (3) (3) (2) (4) (1) (2) (4) (1) (3)

32 QUESTO 50 So consideradas atividades de uma assessoria de imprensa, EXCETO: a) Edio dos peridicos destinados ao pblico externo e interno. b) Participao na definio de estratgias de comunicao da instituio. c) Diagnstico de problemas e apresentao de solues, de modo a melhorar o relacionamento dos assessorados com seu pblico interno. d) Relacionamento com os veculos de Comunicao Social, abastecendo-os com informaes relativas ao assessorado, intermediando as relaes entre ambos. QUESTO 51 Todos os seguintes aspectos devem ser considerados na definio do formato de um house organ impresso, EXCETO: a) b) c) d) Pblico-alvo. Recursos financeiros. Objetivos pretendidos. Material fotogrfico disponvel.

QUESTO 52 Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, associando corretamente os termos adotados em uma assessoria de imprensa s suas respectivas definies: COLUNA I 1. Presskit COLUNA II Documento que define o tipo de atitudes a serem adotadas na realizao de tarefas cotidianas. Definio de metas, objetivos, pblicos e polticas para que a constituio direcione seus atos. Relao atualizada de nomes e endereos para envio de informaes de interesse do assessorado. Conjunto de textos, fotos, cpias de documentos e outros materiais para a divulgao de determinadas atividades..

2. Mailing-list

3. Plano

4. Planejamento

A seqncia CORRETA, de cima para baixo, : a) b) c) d) (3) (4) (1) (2) (3) (4) (2) (1) (4) (3) (1) (2) (4) (3) (2) (1)

33 QUESTO 53 Analise estas caractersticas concernentes ao webjornalismo: I. Utilizao de vdeos como recurso multimdia na produo da notcia. II. Perenidade, no interatividade, hipertextualidade e personalizao do contedo. III. Destaque de palavras-chave por meio de hiperligaes, conduzindo a uma leitura no-linear. IV. Adoo da tcnica da pirmide invertida na construo textual. A partir dessa anlise, pode-se concluir que esto CORRETOS apenas os itens: a) b) c) d) I e III. I e IV. II e III. III e IV.

QUESTO 54 Todas as afirmativas sobre a comunicao pblica esto corretas, EXCETO: a) A comunicao pblica deve centrar-se na promoo pessoal dos agentes pblicos. b) A comunicao pblica tem como pressuposto que a informao a base para o exerccio da cidadania. c) A comunicao pblica deve informar a opinio pblica sobre fatos relevantes ocorridos na esfera governamental. d) comunicao pblica cabe a apresentao e a promoo de cada um dos servios oferecidos pela administrao pblica.

QUESTO 55 Todas as afirmativas referem-se s funes que o clipping cumpre em uma assessoria de comunicao, EXCETO: a) Propiciar a identificao de assuntos que exijam o pronunciamento por parte do assessorado. b) Manter atualizado o assessorado com informaes relacionadas sociedade e sua rea de competncia. c) Esclarecer o pblico externo sobre a posio da instituio com relao a determinado assunto tratado pelos meios de comunicao. d) Permitir o conhecimento da linha editorial de cada veculo, de modo a orientar o relacionamento com os profissionais de imprensa.

34

QUESTO 56 Os assessores de imprensa, ao se relacionarem com a imprensa, devem, necessariamente, levar em conta todas as seguintes recomendaes, EXCETO: a) Traduzir para os jornalistas os termos tcnicos da rea. b) Solicitar ao jornalista esclarecimento sobre o enfoque que ser dado matria. c) Comentar apenas os fatos e no declaraes de outros envolvidos no assunto. d) Discorrer detalhadamente sobre o assunto, em caso de entrevista gravada.

QUESTO 57 Todos os seguintes motivos dizem respeito importncia de uma instituio pblica falar com a imprensa, EXCETO: a) Municiar a imprensa com informaes, de modo a evitar distores junto opinio pblica. b) Cumprir com sua obrigao de ser transparente com relao s atividades desempenhadas. c) Apresentar a posio da instituio, de modo a evitar que se divulgue que a mesma se recusou a prestar informaes. d) Buscar garantir o bom relacionamento com os profissionais de imprensa, mesmo no atendimento a interesses especficos ou particulares.

QUESTO 58 Considerando-se as atitudes que o assessor de imprensa deve tomar ao convocar uma entrevista coletiva com a imprensa, INCORRETO: a) agendar a coletiva em horrio compatvel com as rotinas de produo dos veculos. b) privilegiar os veculos pela sua importncia e abrangncia. c) complementar posteriormente informao que no se detm no momento. d) procurar esgotar o assunto, no deixando nenhuma pergunta sem resposta.

35

QUESTO 59 Analise estas afirmativas concernentes comunicao permitida pela intranet: I. As comunicaes podem ser sncronas (existe um atraso varivel na interao entre os participantes, como ocorre numa lista de discusso por e-mail). II. Permite vrios tipos de comunicao: de um para muitos, de um para um, de muitos para muitos. III. As comunicaes podem ser assncronas (as pessoas interagem entre si em tempo real, no mesmo instante, como em um chat). IV. Possibilita o dilogo bidirecional interativo (por exemplo, um chat ou lista de discusso). A partir dessa anlise, pode-se concluir que esto CORRETAS apenas as afirmativas: a) b) c) d) I e II. II e III. II e IV. III e IV.

QUESTO 60 Todas as seguintes caractersticas atribudas aos chamados valores-notcia esto corretas, EXCETO: a) So critrios noticiosos que no permanecem sempre os mesmos. b) So critrios de relevncia atinentes ao momento de produo das pautas jornalsticas. c) So critrios que levam em conta a concorrncia existente entre os diversos suportes miditicos. d) So critrios de relevncia presentes ao longo de todo o processo de produo das notcias.

ATENO
COM SUA ESCRITA HABITUAL, TRANSCREVA, PARA O ESPAO RESERVADO PELA COMISSO, NA FOLHA DE RESPOSTAS, A SEGUINTE FRASE: Dois indivduos podem ter exatamente o mesmo conhecimento de algo, porm ter capacidades muito diferentes de utilizar seus conhecimentos.

You might also like