You are on page 1of 5

As tartaruguinhas marinhas (Prof.

Marcos Villela Pereira UFPEL)


No ousaria falar em destino. No com o fatalismo que recheia essa palavra, pelo menos. Mas quero falar do inevitvel, de algumas coisas que fazem parte da trajetria de cada um, a viagem sem volta da histria em movimento, da impossibilidade de permanncia. Em algum lugar, Rainer Maria Rilke escreveu um pequeno poema que diz algumas coisas disso a. No tem ttulo, no sei quem traduziu, no sei de onde tirei: Como os pssaros, Alguns que moram nos grandes sinos Dos Campanrios Sbito, pelo sentimento da retumbncia So desalojados e impelidos em seu vo No ar da manh E escrevem a bela forma de seu susto Ao redor das torres: No podemos permanecer em nossos coraes Quando os sinos soam.

Este jogo comea com um prembulo de fatos. Tudo so fatos. S posso falar em fatos. Mas eles traduzem o intradutvel: os acontecimentos. Os fatos que precedem o incio do jogo a grande tartaruga marinha fmea, prenhe de muitos ovos, rastejando pela praia, com dificuldade. Ela j acasalou e foi feliz (isso deciso minha, no precisava). Veio praia fazer seu ninho. Bem longe do alcance da gua, cava lentamente um grande buraco. Ali, deposita seus ovos e os cobre com a areia quente. No ela quem vai choc-los, mas o calor do sol. Sua parte est feita, sua tarefa, cumprida. Lava as mos para o destino da ninhada. Nosso ponto de partida o ninho.

1.Clara e gema A vida est se formando, um indivduo est acontecendo. Clara e gema vo dando origem a algum. Tudo se desenvolve no interior do ovo, vizinho de outros ovos, dentro do ninho. Tudo muito particular, os processos so muito semelhantes. Ainda no h nada singular, a histria ainda no comeou. O estado presente das coisas no passa de uma materialidade se diferenciando, tudo muito primrio, muito primitivo: o calor do sol sobre a areia, a umidade do cho, o tempo decorrendo, eterno... o ovo no passa de um ovo, ele ainda no ningum. Leva tempo at que ningum venha a ser algum. Espera. Fica uma rodada sem jogar.

4. Ainda no ovo, querendo sair

Pronto, j temos algum. E esse algum est comeando seus movimentos, descobrindo suas necessidades e suas vontades. Ele est querendo vir a ser. Seu primeiro movimento de desenhamento de si, sua primeira atitude em favor de si sair do ovo. O ovo foi til, foi fundamental. Mas, para ser algum, de verdade, precisa sair dali de dentro. A natureza da histria , justamente, abandonar ovos, desfazer figuras, deixar lugares e constituir outros, produzir novos, habitar diferentes. Por mais acolhedor, seguro, quentinho que seja o ovo, ele no d a menor possibilidade. Ainda que a tentao seja grande, preciso abandon-lo. Mesmo porque, com as coisas acontecendo, a gente no cabe mais nele e ele se desmancha. Mas, esperar que ele se desmanche muito pouco: vale a pena quebrar a casca e sair, com vontade, impelido pelo prprio movimento. Ento,

duas possibilidades: tomar a iniciativa ou deixar-se merc do tempo. Se a escolha for por deixar-se merc, volta para o incio da trilha: tudo bem, um jeito de viver, esse de ser levado, aos trambolhes, pelas coisas. Mas um jeito burro... por que abrir mo de ter a prerrogativa de si? Se a escolha for por fazer seu caminho, boa idia: avana para a casa nmero seis.

7. Saindo do ninho

Pensou que era s sair do ovo e pronto? Ledo engano... Os ovos (lembra?) esto cobertos de areia. Tem que cavar, cavar, cavar para, ento, sair para cu aberto. Aquele sair do ovo era s um ensaio. A histria no fcil: no existe o felizes para sempre, no existe para sempre. Cada passo um passo em direo a outro passo. Passos que se sucedem. Tem passos que j vm prontos, modelos de caminhar. E tem passos que ningum ensina, que ningum aprende: so passos nicos em cada desenho. Um detalhe: no d para ser original o tempo todo; mas no tem por que deixar-se levar pelos passos pr- estabelecidos, tambm, o tempo todo. Bueno, onde estvamos? Ah, na sada do ovo: o fulano saiu do ovo e encontrou-se envolvido por areia, muita areia. No d tempo de tomar flego. No h flego. Tem que cavar, continuar cavando. Diria que esses so os primeiros passos da tartaruguinha. Sair do ovo foi uma atitude de escolha por si. Sair do ninho ser, de verdade, o primeiro movimento de constituio desse si escolhido, o primeiro desenho, a primeira figura, o primeiro exerccio proposital. Se ela tivesse se deixado merc do crescimento, permanecendo no ovo at no caber mais nele e a casca quebrar-se por presso involuntria, talvez no houvesse, tambm, a conseqente iniciativa de cavar (porque ela se deixaria, novamente, merc). Mas no o nosso caso. Nossa tartaruguinha est decidida e vai cavar, est cavando. Prmio estmulo -avana uma casa: so uns punhados de areia tirados do caminho.

11. No exterior do ninho, de cara pro sol

Tudo (o ovo, o ninho de areia, a praia) ainda dentro. Estar na praia, na superfcie do ninho, ainda estar dentro. exterior com relao ao interior do ovo, ao interior do ninho. Mas ainda no fora. At agora, os movimentos tm sido movimentos primrios de

constituio de si, de auto-apropriao, de escolha. At agora, a tartaruguinha esteve aprendendo as dimenses desse si que est escolhendo. E, ao sair do ninho, ao chegar na superfcie da areia, ela conseguiu espichar o olho e olhar o mar. O mar o fora, o nolugar para onde ela vai. Na areia aberta, ela est na borda, na fronteira entre o dentro e o fora. Foi difcil chegar aqui. E, como disse antes, cada passo leva a outro passo, que leva a outro passo. Por enquanto, ela ainda no chegou a nenhum lugar em que possa ficar um tempo: todos os lugares a que chegou (o ovo, o ninho, a areia) so lugares que, ao serem descobertos, percebidos, habitados, precisam logo ser abandonados. Seu horizonte j abriu, seu olhar j alcana mais longe, ela j percebe que seu mundo mais imediato ( cada um dos nichos descobertos e abandonados) um pedao habitado de um mundo maior . Cada figura sida um lugar habitado, demarcado no espao mais amplo. Provavelmente, no se desse conta disso. Provavelmente, pensava que a vida era assim mesmo e que o mundo era daquele tamanho. O que ficou para trs, o ovo e o ninho, so estados de reteno, figuras paradas de uma histria. Ovos so bons para incubar a vida, para proteger o indivduo enquanto ele se forma: no para sempre. Ninhos so bons para a gente viver um tempo, para curtir um pedao da histria. Mas temos de abandon-Ios, sair fora, desfaz-Ios para, depois, fazer novos. Ento, fez-se a luz e a tartaruguinha entendeu que a vida para ser vivida, que sua histria deve ser trabalhada, escolhida, produzida dentro de um campo ilimitado de potencialidade. Sua figura vivida finita. Porm, sua potncia de vir a ser ilimitada. E isso que se descortina diante dela, ali parada, de cara pro sol, de frente pro mar. O susto grande. O futuro se agita dentro dela, um vulco parece querer explodir. Ela fraqueja. At que restabelea seu mpeto de viver, de vir a ser, fica uma rodada sem jogar .

14. A caminho do mar L vai ela!.. L vamos ns! Correndo o quanto podem correr nossas pequeninas pernas. Fugindo do calor do sol, dos olhos vidos das gaivotas, abandonando tudo que fomos, correndo em direo a tudo que vir, l vamos ns. Um movimento irreversvel. ..jamais poderemos voltar ao que ramos. E no podemos vacilar. Quando sabemos que exjste o mar, no h como disfarar e recus-Io: somos tartaruguinhas marinhas. Queremos o mar. E l vamos ns, deixando para trs tudo o que fomos, indo em direo ao que ainda no somos. Mas, no caminho, uma fora veio de fora e interferiu tudo: uma gaivota se atirou e, num vo rasante, catou a tartaruguinha no bico e levou embora para o seu ninho, para ser almoada pelos seus filhotes. Pena. Um raio nos atingiu e fomos condenados ao ninho. De outro, mas ninho. Pena. Volta para o incio e recomea sua histria.

18. A caminho do mar

Nem sempre a vida drama. Sempre trgica, pela radicalidade com que pode ser vivida. Drama o final infeliz da casa catorze. Tragdia a irreversibilidade de qualquer ato vivido. E h que aprender com isso. O vo rasante da gaivota, a fome que ela tem, so inevitveis. Precisamos contar com isso, aprender com isso. No sairemos impunes da vida. Sairemos com marcas, como as casas marcadas deste jogo. A interferncia sempre vem. No meio do caminho, entre o ninho e o mar, no temos onde nos esconder, onde nos refugiarmos. Voltar para o ninho perder todas as conquistas at ento conseguidas. Cavar um novo ninho pode acabar com as reservas de fora que temos para chegar ao mar. Precisamos ir em frente. Enfrentar a gaivota, o sol forte, as poucas foras: essas so as condies que nos atravessam e com as quais fazemos nossa histria. Esta casa serve para fortalecer a tartaruguinha: no tem punio nem prmio. s para dar referncia. Alis, dizer que, no caminho, no h referncia. No h certificado de garantia nem manual de instrues: as regras do caminhar so resultado da alquimia de foras vividas, foras que vm de dentro e de fora. Apenas uma palavra: vai em frente !

Chegada: o mar! Fim da primeira etapa. Um ninho foi desfeito e um impulso projetou a tartaruguinha no mar. S que o mar lugar nenhum, tudo e nada, ao mesmo tempo. A vida comea aqui, no mar, onde tudo est por fazer. A tartaruguinha, verdade, no pode escolher em ser mdica ou professora ou modelo: ela vai ser tartaruga. Mas vai escolher seus caminhos, seus parceiros, suas viagens. E vai construir seus ninhos muitas vezes. E vai desfaz-Ios a cada vez. Vai sair do mar e voltar ao mar repetidas vezes. E, assim, vai ser sua vida: no mar absoluto vai desenhar uma trajetria singular, vai fazer uma histria que ser s dela. E vai cruzar sua histria com outras histrias, de tartarugas, de peixes, de homens, de correntes martimas, enfim: vai fazer histrias. E novos ovos viro, com clara e gema, para alimentar as aves de rapina ou produzir novos indivduos parentes da tartarugona-me.

You might also like