You are on page 1of 10

Roteiro para anlise de Projetos Sociais IMPORTANTE!

Vale ressaltar que o nome projeto utilizado para designar um conjunto de aes com um objetivo especfico a ser atingido, visando alcanar ou contribuir para objetivos gerais ou especficos. Literalmente colocar adiante, no um documento filosfico e terico. a capacidade de construir uma imagem mental de uma situao real- futura. a capacidade de conceber um plano de ao a ser executado em um determinado tempo, que vai permitir a sua realizao. PROJETO NO UM MEIO PARA EXECUTAR TAREFAS, EM ESPECIAL AS DE ROTINA, QUE NO SEJAM VINCULADAS A SEUS RESULTADOS.

Os projetos tm comeo e fim determinados, devendo alcanar metas estabelecidas. A mudana de uma determinada situao existente para outra desejada exige um conjunto de aes que deve conduzir, de forma programada a essa mudana. A expresso clara dos problemas a resolver, dos objetivos a alcanar, das aes a executar, dos meios necessrios para tanto e das formas de verificar se a mudana ocorreu o que se denomina projeto. O TTULO SINTETIZA O CONTEUDO QUE FOR DELIMITADO E ESPECIFICADO PARA O PROJETO. O ttulo o menor resumo e deve sintetizar o seu aspecto essencial. No deve ser confundido ou reduzido a uma atividade-meio ( levantamento de... avaliao de...)mas expressar o propsito maior e mais relevante do projeto, que a soluo buscada para o problema. Deve ter uma idia clara, da forma mais breve e direta possvel do problema principal que o projeto abordar. Ele deve atrair ateno sobre os objetivos e limites do projeto. Evite generalidades e abstraes como uma proposta de estudo... A coerncia da proposta importante tanto para a negociao junto aos possveis parceiros ou financiadores como para a Unidade Executora e um consenso quanto metodologia, objetivos, produtos e atividades do projeto O importante que seu documento esteja completo, isto , que ele possa transmitir a quem l todas as informaes necessrias para que sua proposta seja bem compreendida. O projeto no pode ser filosfico, terico e prolixo. Deve refletir seu objetivo geral.No deve ser confundido com outro projeto j desenvolvido ou em desenvolvimento. Vale ressaltar que a clareza das intenes do projeto e todas as informaes prestadas so requisitos importantes para o xito pleno. Deve-se mostrar a importncia do Projeto, respondendo, por exemplo, seguinte pergunta: porque o Projeto deve ser aprovado e implantado? Para isso, torna-se necessrio apresentar o problema ou a questo central do Projeto (objetivos, metas e atividades) uma resposta a uma dada problemtica ou problema percebido e identificado pela comunidade ( proponente e/ou executora). Outras perguntas que pode ajudar a questo: qual a importncia desse problema/questo para a comunidade?Quais os benefcios sociais, econmicos e ambientais a serem alcanados pela comunidade e os resultados para a regio.

recomendvel o fracionamento do projeto em conjunto de atividades. Ao usar esse mtodo a equipe tcnica do projeto induzida a realizar esforo de previso das aes a serem implementadas e dos custos envolvidos. Este esforo possibilita a realizao de um planejamento mais realista do trabalho a ser executado, ao mesmo tempo em que se dispe, ao longo da execuo do projeto, como um instrumento de monitoramento e de avaliao. Indicar a durao do projeto prevista em meses ou ao continuada.

1. Verificar se o projeto segue o modelo preconizado no manual do PAS. Se no segui-lo, mas contiver todas as informaes necessrias, o projeto no deve ser rejeitado. Neste caso, pode-se aprov-lo ou solicitar ao autor que o reforme, acomodando-o ao modelo citado. 2. Verificar o estilo e grafia, corrigindo os erros passveis de correo. Em alguns casos, por serem ininteligveis, os projetos exigem a sua devoluo para que o autor o refaa. Alguns cuidados devem ser observados pelos autores dos projetos: a. Evitar textos tericos, que no esclarecem os aspectos objetivos do projeto. As informaes apresentadas devem ser especficas do PAS, concernentes situao objetiva que gera a proposta do PAS (diagnstico preciso, situao scio-econmica do local onde ser o PAS implementado etc). b. Evitar o uso de termos vagos ou imprecisos, costumeiros do jargo universitrio, e que denotam pobreza vocabular. Citam-se alguns termos no reconhecidos no lxico brasileiro ou cujo uso inapropriado, seguido por termos (em parnteses) mais adequados ou precisos, conforme o contexto em que se encontrem: oportunizar (propiciar, permitir, resultar); resgatar (implementar, recuperar, aperfeioar). c. Evitar a apologia e as censuras, polticas ou ideolgicas. Todos tm plena liberdade de opinio, mas h os meios adequados de express-la. Certamente um documento tcnico como um PAS no o meio adequado. d. Como est bem claro no estatuto da CNEC, a instituio no se envolve em atividades de cunho partidrio ou religioso. Assim, deve ser evitada a meno a razes polticas e religiosas em qualquer justificativa dos PAS. e. Devem-se evitar citaes literrias no texto do PAS, pois anlise que ser feita levar em conta as informaes objetivas e os argumentos claros e fundamentados nas circunstncias especficas do projeto. As citaes tambm podem ocasionar contestao dos autores dos textos de onde forem extradas. f. O contexto do projeto tem a finalidade de explicar de forma sucinta a situao existente no meio em que as aes ocorrero. O nvel de detalhe desta parte deve corresponder complexidade e dimenso do projeto. As indicaes devem indicar:

A rea em que atuar o projeto A localizao geogrfica O nvel ou nveis administrativos envolvidos As instituies responsveis Os grupos da populao envolvidos

Outras informaes relevantes que possam situar (contextualizar) o ambiente natural e construdo da rea de atuao do projeto. No se deve teorizar sobre uma rea que no vai ser alvo do projeto.

uma das partes mais importantes na elaborao de um projeto. nela que o parceiro ou financiador, poder entender de forma rpida e objetiva- a proposta integral do projeto. Seja claro e objetivo, incluindo apenas informaes necessrias e essenciais ao entendimento do projeto. Descreva de modo sucinto o projeto, seu histrico, o objetivo geral, objetivo especfico as metodologias a serem aplicadas, as atividades previstas, os resultados esperados e o valor do investimento solicitado. fundamental destacar nmeros que demonstrem os resultados concretos a serem obtidos com a execuo do projeto. Isso ajuda a situar o quanto s dimenses e ao potencial transformador do projeto. Deve ser breve, e incluir a magnitude do problema, de seus objetivos e resultados esperados, assim como a importncia dos impactos destes. g.A proposta do projeto o seu carto de visita. Tem como objetivo despertar interesse dos usurios e parceiros/financiadores. Deve resumir, de forma eficiente, todas as informaes chaves relativas a seu projeto no devendo ultrapassar 5 ou 6 pargrafos. h. Descreva, sucintamente, aes voltadas ao seu pblico alvo beneficirio, com clareza, incluindo os principais resultados quantitativos e qualitativos obtidos. 3. Identificao geogrfica e situao scio-econmica da comunidade beneficiada Deve ser concernente ao ambiente social (cidade, comunidade) onde se encontra o pblico-alvo. No precisa fazer longas digresses histricas, tampouco conter elogios ou censuras ou crticas a qualquer agente pblico ( principalmente polticos). basicamente o Diagnstico/situao social, econmica, poltico, cultural, ambiental etc... ( o problema central a solucionar naquele espao geogrfico) Deve-se nesta fase identificar o(s) problema(s) que o projeto se prope a solucionar ou minorar, descrever a situao atual, apresentar dados numricos que a caracterizem e demonstrar a relevncia de cada problema com relao ao desenvolvimento scioeconmico local, indicando as fontes de referncia. 4. Justificativa da implantao do PAS ( o por que?) o nico item do projeto que apresenta respostas questo por qu?De suma importncia, geralmente o elemento que contribui mais diretamente na aceitao da pesquisa pela(s) pessoa(s) ou entidades que vai financi-la A justificativa consiste em uma exposio sucinta, porm completa, das razes de ordem terica e dos motivos de ordem prtica que tornam importante a realizao do projeto. Deve-se caracterizar a situao-problema e a populao que sofre as suas conseqncias. As justificativas do PAS devem ser coerentes com as razes que motivem a vulnerabilidade e a necessidade social identificadas no diagnstico. As justificativas devem propor a supresso ou atenuao de tais vulnerabilidades e aludir s medidas que o PAS implementar faz-lo.Esclarece nesta fase o problema que se quer resolver.Define-se claramente a situao atual e a que deseja alcanar ao final do projeto. Devemos responder algumas questes nesta fase:

Foram identificados os benefcios previstos e se tem sentido executar o projeto para os mesmos? Por qu importante e necessrio implementar o projeto? Foram considerados outras maneiras de resolver o problema e se explicou porque se optou pela forma proposta no projeto? Foram consideradas as lies aprendidas com as avaliaes do projeto feitas at agora(no caso de reviso do projeto) ou as de outros similares, se ainda no foi iniciado? Nesta fase deve ficar claro: o problema (os problemas) a ser tratado ou resolvido pelo projeto, indicando a situao existente e aquela a ser alcanada com a realizao do mesmo. As mudanas esperadas com a realizao do projeto, como os resultados do mesmo sero utilizados e quem ser beneficiado. As metodologias e a estratgia a serem empregadas na realizao do projeto, descritas de maneira sumria, e como ambas influenciam na organizao operacional do mesmo. A justificativa deve responder aos critrio bsicos pelos quais o projeto avaliado. Portanto, deve justificar o tema, apontar sua relevncia cientfica, tecnolgica e social, bem como a adequao ao tempo e aos recursos financeiros, materiais e humanos a serem investidos para alcanar os objetivos propostos. Na justificativa, o proponente deve oferecer argumentos que demonstrem aos especialistas que iro examinar o projeto, a importncia e atualidade do problema a resolver ( por exemplo, se est inserido em uma estratgia local), a pertinncia dos objetivos e os possveis impactos dos resultados esperados. Tudo isso deve ser mostrado com clareza e sntese. preciso ter cuidado, pois justificativas longas e prolixas no garantem que a importncia do projeto seja compreendida.

5. Pblico-alvo ( para quem?) Neste item deve-se descrever claramente e objetivamente qual ser a populao beneficiada pelo projeto e local onde se desenvolver.Qual a populao que se quer atingir? O pblico alvo deve ser bem delimitado. o conjunto de pessoas que, por sua situao de vulnerabilidade ou de necessidade social, ser objeto do PAS. A delimitao do pblico alvo deve ser especfica, definindo-se a comunidade ou grupo que constituem o pblico-alvo de onde sero executados os programas/projetos. No aceitvel qualificar como pblico-alvo os prprios alunos das Unidades executoras do PAS, salvo de todos os atendidos estejam preconizados nos marcos legais ( LOAS,Poltica Nacional de Assistncia Social,e Estatuto do idoso, e da criana e adolescentes), 6. Entidades parceiras

Verificar o eixo de atendimento e no se limitar a encaminhamentos, porm, acompanhamento das Entidades Parceira nas aes, obtendo respostas. Mencionar aqueles rgos/entidades que podem contribuir de alguma forma para execuo do projeto. No devemos entender que a Unidade executora visite a Entidade parceira, ou que a mesma seja alvo de observao e pesquisa e se diga Unidade Executora do projeto. Especificar as funes de cada Entidade Parceira de maneira clara e objetiva, detalhando suas funes no Projeto da Unidade Executora. As parcerias para execuo tornam-se teis quando conduzidas de forma correta. No esquecer que, quando o executor o prprio elaborador do projeto, a anlise institucional tambm faz-se necessria, o mesmo ocorrendo em caso de parcerias. 7. Objetivos do PAS ( para qu) a. Objetivo geral O que se pretende alcanar com a implementao do projeto. O objetivo geral deve ser compatvel com as condies circunstanciais e com os recursos disponveis ou de que se espera dispor. O objetivo deve claro e exeqvel. Objetivos inexeqveis, ainda que possam equivaler a uma situao ideal, no sero alcanados e iro gerar o desapontamento dos que seriam beneficiados pela ao e descrdito do PAS. O objetivo geral deve ser passvel de alcance com os meios e aes disponveis para o PAS proposto, sem vincular-se ou depender de outro Projeto. O PAS deve ser autnomo, e no depender de outros PAS para obter xito. O xito de um PAS materializado ao alcanar os objetivos geral e especfico, e medido pelos indicadores de desempenho, de que se falar mais adiante.

O objetivo geral a situao concreta que se quer conseguir no projeto Na maioria das vezes , um objetivo geral atende a vrias reas temticas. So os benefcios esperados, em longo prazo.Pense em termos de tempo e espao. Geralmente, o objetivo maior s ser atingido com uma srie de estratgias e objetivos especficos. Os objetivos devem ser expressos com verbos de ao na sua formulao. Usase verbos tais como: ampliar, aumentar, diminuir, reduzir, contribuir, assegurar, incrementar, obter, dotar, incorporar, demonstrar, propiciar, fomentar, desenvolver ( em sentido amplo), empregar, estruturar, operar, melhorar, produzir, propor, definir, preparar, habilitar, dentre outros. Verificar no projeto: os objetivos gerais esto claramente enunciados?Foram explicitadas as polticas ou diretrizes para os quais o objetivo geral contribui? O objetivo geral est ligado a uma viso global e abrangente do tema. Relaciona-se com o contedo intrnseco, quer dos fenmenos e eventos, quer das idias estudadas. Deve exprimir, em termos concretos, uma situao positiva a ser alcanada. Devem buscar solucionar ou contribuir para amenizar o problema identificado pela

exposio do contexto e da justificativa. Diz respeito soluo do problema a ser enfrentado pelo projeto.

Detalhar os objetivos do projeto de forma que eles reflitam claramente o que se pretende alcanar - no resultados filosficos e tericos com sua execuo. Identifique os benefcios de ordem geral que as aes do projeto devero propiciar aos beneficirios. Descreva o objetivo geral do projeto observando que: fundamental que ele consiga expressar os resultados de curto, mdio ou longo prazo ou as mudanas mais amplas para os quais o projeto pretende contribuir. O objetivo geral deve expressar a transformao almejada CLARAMENTE. Devem ser expressos de forma realista, em termos de respostas s questes relevantes do problema focalizado. As proposies devem ser inovadoras, viveis e capazes de superar limitaes atuais e atender s expectativas de quem afetado pelo problema. preciso deixar claro quem so os beneficirios diretos dos resultados esperados. Os objetivos gerais relacionam-se aos impactos possveis, a partir da utilizao dos resultados do projeto. Respondem pergunta Para qu? O objetivo geral ser alcanado na medida em que alguns objetivos especficos forem alcanados, e estes devem ser ordenados em uma seqncia lgica no tempo. No deve ser escrito de qualquer forma, aleatoriamente.

b. Objetivos especficos ( o que?) Os objetivos especficos No modelo adotado para conformao dos PAS, chamamos os resultados desejados de objetivos especficos. Estes objetivos devem ser detalhados e, ao longo da execuo do PAS, perseguidos, conforme cronograma de trabalho e metodologia previamente definidos. De carter operacional, os objetivos especficos so os propsitos intermedirios ou imediatos, e definem os resultados concretos desejados das atividades duradouras e aes no duradouras, e melhor se expressam quando quantificados. Esta quantificao a meta que se pretende atingir, e que est associada a cada objetivo especfico. O objetivo especfico fundamental aquele que materializa a meta proposta, o resultado final obtido pelas as atividades especficas que a Unidade Cenecista se props fazer para a transformao do ambiente encontrado.Os objetivos especficos so atingidos por meio de atividades e aes, que utilizam uma metodologia adequada. A eficcia das aes que permitam atingir estes objetivos ser medida por meio de indicadores de desempenho (ID), relacionados a cada ao que produza a meta estabelecida,e o resultado final esperado. Os objetivos especficos so alvos concretos que se buscam alcanar no mbito do projeto. Os objetivos especficos respondem pergunta o que? . Cada objetivo especfico deve apontar com lucidez o que se pretende atingir para esclarecer a(s) problemtica(s) levantada (as). Nesse sentido, ao escreve-lo, deve-se considerar o(s) indicador(es) ( quantitativos ou qualitativos possvel (is) de avaliar seu cumprimento. Por

isso, a relao entre o que se pretende alcanar e o caminho a ser percorrido deve ser preciso. No devem ser utilizadas expresses amplas que no so possveis serem operacionalizadas, como por exemplo incrementar substancialmente, realizar um amplo estudo sobre... ou refletir... ou repensar sobre. Um objetivo especfico que expresse desenvolver um esprito de colaborao entre parceiros... exigir definir o que se entende no projeto, por esprito de colaborao?Como se alcana? Quais os parmetros que sero considerados aceitveis para o cumprimento deste objetivo? O nmero de objetivos especficos deve ser o necessrio para atingir o objetivo geral, e no mais do que isso. Um objetivo especfico pode ensejar vrias atividades e aes, para que seja atingido. Ateno:

Os objetivos especficos esto relacionados ao objetivo geral do projeto Devem responder: o que? , quando? e quanto?, iniciando-se frase tais como: capacitar, implantar, implementar, elaborar, disponibilizar, incorporar, desenvolver, qualificar, expandir, coordenar, estruturar, habilitar, propiciar, dentre outros. IMPORTANTE!

Devem tambm ser : mensurveis ( para permitir o acompanhamento e a avaliao) Apropriados( vinculados aos objetivos gerais, s estratgias, viso e misso) Determinados no tempo ( tendo um prazo para sua realizao) Claros ( para evitar interpretaes diversas) Realistas ( espelhando a realidade) Os objetivos especficos so aqueles que devem ser alcanados por meio do projeto proposto. Enquanto os objetivos gerais so de nvel maior e, portanto, definidos de forma genrica, os objetivos especficos devem ser definidos de forma muito clara. Devem relacionar os resultados a serem alcanados e os impactos esperados com a execuo do projeto, por meio de indicadores que possam ser quantificados e/ou qualificados, definindo metas parciais e finais para o projeto. Grande parte da dificuldade de organizao e deficincias na execuo dos projetos deriva de uma definio equivocada ou insuficiente dos objetivos especficos. Estes objetivos devem ser especificados em funo das mudanas concretas em matria de comportamento, condies ou situaes que o projeto deve propiciar e, ao mesmo tempo, contribuir para o objetivo geral estabelecido. Cuidado especial deve ser dado ao enunciado do objetivo especfico do projeto. Os objetivos especficos devem ser descritos de forma clara, direta e sem ambigidade.Devem ser viveis hierarquizados, mensurveis, e cronologicamente definidos.

Um erro comum e freqente encontrado a redao de objetivos especficos como atividades e resultados esperados. 8. Metodologia (como o projeto ser implementado?) Explicar passo a passo o conjunto de procedimentos e as tcnicas a serem utilizadas que, articulados numa seqncia lgica, possam permitir atingir os objetivos do projeto. A metodologia deve manter rigorosa coerncia e consistncia com a soluo buscada para o problema focalizado A metodologia com que se realiza cada atividade deve ser sumariamente descrita no Plano de Ao. Deve-se usar a metodologia j consagrada e que a experincia j provou ser eficaz. No se deve confundir metodologia com as aes prticas. a linha de raciocnio e descreve os procedimentos tcnicos necessrios para realizao das atividades previstas. Descreve qual as tecnologias a serem utilizadas na implementao do projeto , quem so os atores envolvidos e qual o nvel de participao/responsabilidades destes. Descreva a maneira como as atividades sero implementadas, incluindo os principais procedimentos, as tcnicas e os instrumentos a serem empregados. Destaque outros aspectos metodolgicos importantes, como a forma de atrao e integrao dos pblicos beneficirios; os locais de abordagem desses grupos ou de execuo das atividades; a natureza e as principais funes dos agentes multiplicadores; os mecanismos de participao comunitria no projeto e outros. preciso que se descreva com preciso de que maneira o projeto ser desenvolvido, ou seja, o COMO FAZER. 9. Metas (quanto se quer atingir/atender?) Quantificao e temporizao dos objetivos. A cada atividade ou ao definida para atingir os objetivos especficos corresponde uma meta, que expressa em quantidade, preferencialmente. As metas que no puderem ser expressas quantitativamente, sero expressas qualitativamente, indicando um estado que se pretende atingir. As metas devem ser precisas e claras, expressas por verbos do infinitivo, e conter as informaes necessrias. Exemplo de meta mal elaborada: permitir que alunos carentes melhorem seus conhecimentos de informtica. Exemplo da mesma meta com redao mais precisa: habilitar 30 alunos em tcnica bsica de informtica, a cada semestre. Deve ter redao clara ser mensurvel (verbos mais utilizados: aumentar, diminuir, reduzir, manter, atingir, alcanar, ter, obter) espelham os resultados quantificados que devero ser atingidos dentro de um perodo de tempo previamente estabelecido. Expressa resultado, define prazo (incio e fim) 10. Indicadores de desempenho Os indicadores fornecem evidncias concretas do andamento das atividades, do alcance dos resultados e da realizao do objetivo do projeto. uma rgua ou padro que

ajuda a medir, avaliar ou demonstrar variaes em alguma dimenso da realidade, relevante para os objetivos de um projeto a quantificao de resultados. Os indicadores de desempenho so o principal instrumento de avaliao da eficcia do PAS que se pretende implantar, e so elaborados para cada atividade produtiva, duradoura. Os ID comparam os resultados obtidos com as metas estabelecidas para cada atividade ou ao. No imprescindvel a elaborao de ID para medir a eficcia das aes puramente administrativas, no duradouras, que se destinam organizao administrativa necessria para a implementao do PAS: as aes intermedirias, ou aes-meio, no exigem indicadores de desempenho. No exemplo de Plano de Ao exposto mais adiante, esto elaborados ID para todos as metas a atingir, guisa de exemplo, que ser aproveitado segundo o discernimento dos gestores do PAS proposto. Entretanto, a elaborao e ID para as metas de todas as atividades e aes facilita a implementao e avaliao do PAS Os indicadores de desempenho podem ser quantitativos ou qualitativos. Os ID quantitativos so os mais confiveis e teis, em funo de sua objetividade e preciso intrnseca. Por exemplo: em um projeto que estabeleceu como objetivo especfico habilitar 50 jovens em informtica, o ID poder ser expresso pela frmula: IH= AH x 100 % AM Na frmula acima, o ID se apresenta como IH, que chamaremos de ndice de Habilitao. O IH igual a AH (nmero de alunos habilitados, ao final do curso) dividido por AM (nmero de alunos matriculados no curso). Tal resultado, por facilidade de manipulao e para ser mais inteligvel, pode ser multiplicado por 100 e expresso em percentagem. Assim, supondo-se que s 40 jovens dos 50 que foram matriculados consigam a habilitao, o IH ser igual a 80%. Assim, com este ID comparamos o resultado obtido (alunos habilitados) com a meta (50 alunos habilitados). Para cada objetivo especfico enunciado, identifique os indicadores quantitativos e qualitativos dos resultados esperados, assim como os meios de verificao. 11. Resultados perguntas orientadoras.

possvel determinar, pela descrio dos resultados, se cada um vai ser produzido e quando isto acontecer? Foram identificados todos os resultados necessrios para alcanar os objetivos? Est cada resultado conectado a um ou mais dos objetivos especficos? Todos os resultados identificados resultam diretamente do projeto em questo? Apoi-se cada resultado e,. pelo menos, um conjunto de aes?

Descrever os resultados esperados. Estimar a repercusso e/ou os impactos educacionais, culturais, socioeconmicos, tcnico-cientficos e ambientais dos resultados esperados na soluo do problema focalizado como; reduo de desequilbrios sociais, compreenso dos fenmenos psicossociais, entre outros. Os resultados esperados so a forma concreta em que se espera alcanar os objetivos especficos. Portanto deve existir uma correspondncia muito estreita entre os mesmos.

12. Avaliao do Projeto Refere-se forma como o projeto conduzido, eficincia dos mtodos e procedimentos empregados. A avaliao mede o progresso na realizao dos objetivos; identifica e mensura os aspectos ligados ao como fazer, tais como a qualidade dos materiais didticos utilizados, o aproveitamento dos capacitandos (%), o ndice de freqncia, etc. Refere-se a eficcia dos mtodos e procedimentos utilizados e denota as transformaes sociais geradas pelas atividades. Quando as metas de um determinado projeto, para um determinado perodo de tempo, so atingidas, dizse que o resultado foi obtido com eficcia. O conceito de eficcia tambm est associado ao de qualidade, no sentido de que ser eficaz pressupe o fiel atendimento s especificaes de uma determinada meta. Refere-se permanncia ou sustentabilidade no tempo das transformaes decorrentes das aes implementadas, ou seja, sua efetividade. O impacto medido pela melhoria ocorrida na qualidade de vida e bem estar dos pblicos alvo direto ou indireto, a mdio e longo prazos, como resultado da melhoria das condies ambientais.. Para cada objetivo especfico, identifique os indicadores quantitativos e qualitativos do impacto social previsto para o projeto, assim como os meios de verificao. Normalmente os critrios adotados para anlise dos projetos so: A coerncia com os objetivos gerais, que so, em geral estabelecidos para uma rea ou tema. A exeqibilidade, em funo da metodologia de trabalho e estratgias propostas. A sustentabilidade, no sentido da permanncia de seus efeitos aps o trmino do projeto. A relao custo/benefcio, considerada freqentemente nos projetos ambientais como o menor custo para a produo dos efeitos desejados.

13. Executor

importante analisar a capacidade real do rgo para executar o projeto e como se insere dentro da instituio responsvel. Deve ser analisado o conjunto de atividades a serem cumpridas para realizao do projeto e a disponibilidade do executor em termos de pessoal treinado para as atividades do Projeto, equipamentos e capacidade gerencial.

You might also like