You are on page 1of 61

1 INTRODUO

Quando criou o cosmos, Deus trouxe existncia o seu reino que abrange todo o universo. Como parte deste reino, Deus criou o homem e a mulher sua imagem e semelhana (Gn 1:26, 27) estabelecendo com eles uma relao pactual, na qual eles foram chamados para serem vice-gerentes de Deus sobre a criao, isto , receberam o privilgio e a responsabilidade para serem representantes e agentes de Deus sobre as coisas criadas. A responsabilidade que Deus, em sua soberania, deu ao homem e mulher, compreendia as seguintes dimenses: o mandato espiritual (Gn 1:28) deveriam andar com Deus medida que Deus andava e falava com eles; o mandato social (Gn 2:18) o homem deveria deixar pai e me para unir-se sua esposa e, juntos, em uma s carne, deveriam ser frutferos, multiplicarem-se e encherem a Terra; e o mandato cultural (Gn 1:28) deveriam reinar, dominar e tornar a Terra produtiva, de acordo com as leis e modelos que Deus havia estabelecido. Pela bondade de Deus, o homem, criatura finita e dependente do Criador (Gn 2:7), foi capacitado a tornar-se agente efetivo e produtivo no reino de Deus, ao receber de Deus um lar o lugar onde encontraria alimento (Gn 1:29; 2:16), seria cumprido o mandato cultural (Gn 2:15), o lugar de comunho com Yahweh e com a ajudadora que Yahweh lhe havia dado 1 e que, portanto, deveria ser um local espiritual e social; e, ainda, lugar do conhecimento e da vida. Neste lugar, o h omem e a mulher receberam parmetros para sua comunho com Deus e instrues a respeito da vida familiar e social. A permanncia neste lugar implicava no reconhecimento da soberania de Deus e escolha da submisso a Ele, expressa na atitude de no comer da rvore do conhecimento do bem e do mal e da rvore da vida (Gn 2:16,17; 3:22).

1 GRONINGEN, Gerard van. Criao e consumao. V. 1. So Paulo: Cultura Crist, 2002. p. 11 . 2 KALSBEEK, L. Contours of a Christian philosophy: an introduction to Herman Doo yeweerd s thought. Toronto, Canad: Wedge Publishing Foundation, 1975. p. 64. Deus criara o homem sua imagem como uma pessoa, no um objeto. Antes da queda, o homem era unido a Deus e servia-o em amor devido a um ntimo companheirismo centrado em seu corao a raiz religiosa ou centro da sua existncia que era expressa no servio em amor em todos os aspectos da vida 2.

Contudo, o homem e a mulher no responderam a Deus com obedincia e deram ouvidos s sugestes enganosas de Satans, o que trouxe corrupo aos seus coraes e a entrada do pecado e do mal no mundo. O homem e a mulher quebraram o seu relacionamento com Deus, um com o outro e com o restante da criao. Passaram a ter conscincia do seu estado de desobedincia, o que acarretou um sentimento de vergonha e medo (Gn 3:7); separaram-se da comunho com Deus, recebendo a morte espiritual e eterna (Gn 3:8-10, 24) quebra do mandato espiritual; o relacionamento do homem com sua ajudadora e descendncia se tornou distorcido (Gn 3:16; Gn 4:19) quebra do mandato social; ambos perderam seu senso de serem governadores reais com Deus, passando de vicegerentes e cultivadores da terra, a seus exploradores quebra do mandato cultural (Gn 3:17; Rm 8:19-22). Portanto, a queda trouxe maldio sobre os relacionamentos do homem em todas as dimenses (Gn 3:17-19) e possibilitou a Satans estabelecer o seu reino parasita. Todas as reas da realidade temporal esto sujeitas ao homem e foram atingidas pela influncia do pecado. Pecado o homem virar as costas para Deus em desobedincia, crendo que far algo sem Ele. O corao do homem, a princpio voltado para Deus, foi direcionado para algum ou alguma coisa criada um dolo, em forma antiga ou moderna e seu relacionamento com Deus, com o prximo, e com o mundo foi radicalmente corrompido 3. 3 Ibid. p. 64. 4 Ibid. p. 65. 5 WOLTERS, A. M. Criao restaurada. So Paulo: Cultura Crist, 2006. 128 p. 79.

Deus, no entanto, contemplou seus vice-gerentes com graa e assumiu o propsito de redimi-los do seu estado pecaminoso, provisionando um instrumento de redeno para a humanidade: a descendncia da mulher sobrepujaria Satans (Gn 3:15) promessa cumprida na cruz, quando Jesus Cristo obteve vitria sobre Satans, da qual so participantes todos aqueles que crem e confessam que Ele o Salvador e Senhor (conforme Rm 16:20). A redeno de Jesus Cristo na comunho do Esprito Santo redireciona o corao do homem para a regenerao e permite a sua participao na ressurreio integral da criao e renovao da Aliana de companheirismo com Deus. O homem cujo corao redirecionado para a redeno se compromete com os esforos dirios para fazer de todas as suas atividades uma expresso de amor a Deus e ao prximo 4.

Portanto, a submisso ao senhorio de Jesus Cristo liberta o ser humano do pecado, levando-o de volta ao estado ou situao originalmente bom 5, conforme foi criado, e, concomitantemente, aliana com o Criador. Desta forma, por meio de

Cristo, promovida a restaurao das esferas de relacionamento mandatos espiritual, social e cultural assim como a libertao do domnio do reino parasita de todo o cosmos, que participar da redeno final e retornar ao estado original conforme Deus o criou. Portanto, para o ser humano viver de modo coerente com a aliana divina e cumprir a sua responsabilidade em todas as dimenses da existncia, necessrio pressupor que o Deus vivo revelou-se atravs das Escrituras, o que faz da sua Palavra, a base e autoridade final da verdade na qual o cristo cr, e fonte do conhecimento para interpretar e atuar em todas as esferas sociais a partir da aplicao das categorias criao-queda-redeno. Assim, a educao pactual o meio para a construo da cosmoviso crist, que orienta as geraes a seguir no caminho de Deus com retido e justia 6, isto , a responder oferta de Deus para um relacionamento ntimo, baseado em vida e confiana, guardando e seguindo suas instrues e cumprindo sua vontade de acordo com os trs mandatos criacionais. 6 GRONINGEN, op. Cit. p. 262. 7 Id. V. 3. So Paulo: Cultura Crist, 2008. p. 300. 8 GRONINGEN, Harriet e Gerard van. A famlia da aliana. 2. ed. So Paulo: Cultura Cri st, 2002. p.130. A educao est profundamente arraigada no pacto de Deus com a criao e constitui um privilgio e dever pactual 7. O conhecimento pessoal de Deus, assim como de sua verdade e vontade reveladas e a obedincia s suas instrues pactuais so aspectos do mandato espiritual; o ensino que leva crianas, adolescentes e jovens a conhecer e se relacionar com Deus aspecto do mandato social e seu relacionamento com a esfera cultural da vida atravs da prtica da justia, aspecto do mandato cultural. Deus nos confia sua mais preciosa herana. Deus nos confia a grande recompensa: o futuro. No podemos nos esquecer desta verdade que as Escrituras nos apresenta: os filhos que so uma herana e uma recompensa. Eles so a semente da Aliana e devero crescer, desenvolver-se e amadurecer, para assumirem seus papis como agentes do reino, trabalhando dentro da administrao divina no cosmos, perpetuando, desenvolvendo e continuando o trabalho redentor da Aliana 8.

Logo, a educao, numa perspectiva pactual, o meio para orientar as geraes a se relacionar com Deus e com as esferas da vida a partir do paradigma revelado nas Sagradas Escrituras. A descendncia instruda nesta perspectiva moldada para interpretar a ordem moral dos relacionamentos e do mundo a partir

dos trs mandatos criacionais, e a assumir seu privilgio e responsabilidade de vice gerentes de modo a comprometer-se com a reorientao pactual na Igreja, no Estado, no setor econmico, nas artes e na educao 9. A falta ou distoro desta perspectiva na educao da descendncia molda uma gerao cujos coraes esto impregnados com os valores do presente sculo cado e que, portanto, atuam como fator de disseminao do reino parasita: 9 ZYLSTRA, Bernard, Introduo. In KALSBEEK, L. Contours of a Christian philosophy: an introduction to Herman Dooyeweerd s thought. Toronto, Canad: Wedge Publishing Found ation, 1975. p. 18. 10 LIPOVETSKY, Gilles. A era do vazio: ensaios sobre o individualismo contemporne o. Barueri, SP: Manole, 2005. p. 18. Consideremos essa imensa onda de ausncia de investimento por meio da qual todas as instituies, todas as finalidades e todos os grandes valores que organizaram as pocas anteriores so aos poucos esvaziados da sua substncia o que isto seno uma desero em massa que transforma o corpo social em um corpo exangue, em um organismo desativado? ... o deserto cresce: o saber, o poder, o trabalho, o exrcito, a famlia, a Igreja, os partidos, etc. j pararam de funcionar globalmente como princpios absolutos e intangveis; em graus diferentes, ningum mais acredita neles, ningum mais investe neles o que quer que seja 10.

Ao longo do tempo, a estrutura da vida familiar vem sofrendo alterao e influncias dos padres corrompidos das realidades social e cultural ps-moderna. Especialmente, nos dias atuais, quando o materialismo, as elevadas taxas de divrcio e tragdias familiares de origens diversas assolam com fora endmica todas as classes sociais e, mesmo entre aqueles que confessam o senhorio de Jesus Cristo, h a necessidade de retornar s Escrituras a fim de resgatar e proclamar a esta gerao, a Aliana de Deus e a responsabilidade primeira pela educao pactual. Por fim, importante ressaltar que a despeito da queda, as obrigaes pactuais da criao se aplicam a todos os homens e no esto vinculadas a tempo, condio social ou cultura. Por esta razo, os seres humanos continuam a exercer os mandatos pactuais: casamento, a famlia, as artes, a linguagem, o comrcio e o governo, ainda que corrompidos pelo pecado. Por esta razo, a educao pactual deve servir como instrumento para reorientar as obrigaes pactuais, a fim de que sejam desenvolvidas para a glria de Deus.

2 A TEOLOGIA DA ALIANA

A soberana atividade de Deus atravs da criao trouxe existncia o que no tinha estado presente ou existente antes dele falar e agir: o cosmos incluindo tempo, espao e todos os outros aspectos que o formam 11. Ao criar, de acordo com a sua vontade e o seu plano, Deus se auto-revelou por meio de sua palavra e por intermdio de sua ao (Gn 1:1-3) como a nica e absoluta Origem (Arch) de todas as coisas 12, isto , o Deus Trino manifestou parte do que estava escondido na sua mente e no seu corao; logo, aquilo que no era conhecido, nem percebido, nem considerado antes que fosse revelado 13.

11 GRONINGEN, Gerard van. Criao e consumao. V. 1. So Paulo: Cultura Crist, 2002. p. 2 . 12 KALSBEEK, L. Contours of a Christian philosophy: an introduction to Herman Do oyeweerd s thought. Toronto, Canad: Wedge Publishing Foundation, 1975. p. 64. 13 GRONINGEN, Gerard van. O progresso da revelao no Antigo Testamento. So Paulo: Cu ltura Crist, 2006. p. 13. Ao trazer o cosmos existncia ex nihilo, Deus tornou realidade pela palavra tudo o que veio a existir e ser firmado pelo seu comando (Sl 33:6-9) e revelou o rdem conforme progredia em suas palavras e seus atos de criao. Os captulos 1 e 2 do livro de Gnesis relatam que por meio da sua palavra, o Criador trouxe realidade sua vontade, plano, propsito e meta. A expresso disse Deus empregada dez vezes nos dois captulos (Gn 1:3, 6, 9, 11, 14, 20, 24, 26, 29; 2:18). Do mesmo modo, isto , por meio da sua palavra, Deus nomeou o dia e a noite (Gn 1:5), o cu (Gn 1:8), a terra e os mares (Gn 1:10). Ao criar os vegetais, os astros e os animais, Deus empregou sua palavra (Gn 1:11, 14, 20, 24). E, ainda atravs desta, Deus anunciou a criao do homem e da mulher, os abenoou e pronunciou o seu relacionamento com eles (1:26, 28; 2:3, 18). Logo, pelo poder das suas palavras e pelos atos criativos que as seguiram, Deus trouxe existncia, o ambiente que produz condio de vida para os animais (luz, gua, poro seca, vegetao e os astros), para, posteriormente, criar os animais e, finalmente, o ser humano. Este cosmos uma totalidade coerente da individualidade de estruturas que demonstram a constituio de esferas de leis ou normas e respectivos sujeitos ordem da lei cosmognica que demandam que o objetivo de todas as coisas a

criadas servir para a glria de Deus 14 (cf. Rm 11:36; Ef 1:12). Antes de trazer existncia a mais alta e complicada realidade da sua criao, os portadores da sua imagem e semelhana (Gn 1:26, 27) e seus vice-gerentes, Deus criou, em primeiro lugar e gradativamente, o ambiente perfeito para dar as condies em que aqueles podiam viver e atuar em obedincia. Cada aspecto no cosmos tinha um propsito, um papel, uma funo, uma influncia e um efeito, e, somados formavam uma unidade perfeita e total, integrada e harmoniosa. 14 Cf. KALSBEEK, op. Cit. p. p.70-71. 15 GRONINGEN, Gerard van. O progresso da revelao no Antigo Testamento. So Paulo: Cu ltura Crist, 2006. p. 23. 16 Id. Criao e consumao. V. 1. So Paulo: Cultura Crist, 2002. p. 28. O cosmos reflete as marcas da infinita personalidade do seu Criador e revela de forma parcial o seu carter. Assim, ao avaliar a sua obra, Deus concluiu que to da a criao era boa (Gn 1:1-2:25), porque fora feita de acordo com o padro da sua vontade ou inteno. Deus criou todas as coisas de acordo com a sua bondade, de modo a ser fiel aquilo que tinha planejado. Assim, por meio da sua palavra e a da sua criao (Gn 1, 2), Deus se revela como um agente ativo, uma pessoa, Criador e Governador do tempo e do espao, aos quais no limitado. Todos os aspectos do cosmos funcionando de acordo com a vontade divina revelam a sua justia porque cada um deles cumpre as suas ordens, isto , nenhum deles conforme foi criado mostrou-se contrrio ou se ops ao propsito do Criador. As caractersticas onipresentes e eternas de Deus, evidncias do seu poder soberano e autoridade, da sua sabedoria, bondade e santidade so sugeridas na declarao de que cada aspecto de tudo aquilo que tinha criado era muito bom (Gn 1:31) e, que, portanto, devido ao aspecto ntegro da criao, o Criador poderia manter um relacionamento com aquilo que fora criado. A resposta de Yahweh Deus a tudo aquilo que ele tinha criado era uma revelao de si prprio como planejador e criador. Ele revelou por palavra, ao e resposta como os portadores de sua imagem deviam atuar e responder ao que eles deviam ser, fazer, e contribuir para o cosmos 15.

Ao se mover para fora de si, doando-se e compartilhando, Deus manifesta o seu amor pelo cosmos criado (Jo 3:16a) e demonstra que no exerccio do amor, Ele se revela como bom. Deus, movido por bondade/amor, foi tambm motivado a relacionar-se com outros alm da deidade 16, num relacionamento ntimo, bom e amoroso (Gn 3:8,9; 5:24; 17:1). Contudo, o desejo de comunho de Deus com os seres humanos, no implica na igualdade quanto pessoa, posio ou funo, entre

Ele e os seres humanos ou numa relao casual e informal; mas, o exerccio do seu senhorio que se estende s conseqncias de vida e morte. Ele Senhor; porque ele Deus, ele Mestre e Governador soberano. A vontade de Deus ser feita de acordo com sua bondade/amor. Deus falou de acordo com sua vontade; agiu da mesma forma; exerceu seu senhorio sobre todos os aspectos do cosmos medida que os criava, moldava, e os colocava no seu contexto; e tambm determinava sua natureza e seu papel. Deus desejava revelar e exercer seu senhorio e t-lo reconhecido e servido. De fato, quando Deus criou e se revelou, ele entrou em comunho e exerceu seu senhorio porque quis mas tambm porque ele desejava ser adorado e servido 17. 17 Ibid. p. 28. 18 Id. Revelao Messinica no Antigo Testamento. So Paulo: Cultura Crist, 2002. p. 56. 19 Id. Criao e consumao. V. 1. So Paulo: Cultura Crist, 2002. p. 43.

Assim, Deus revelou na criao e por intermdio da histria que digno de receber a devida adorao e servio porque ele o rei por virtude de quem e o que ele como Deus; porque ele criou, sustenta, governa, controla e dirige todas as coisas na criao; porque ele o Senhor da redeno; e porque ele o Consumador e o Juiz final e absoluto de toda a humanidade, coisas e eventos 18.

Logo, pelo emprego dos seus comandos verbais e exerccio do seu poder soberano, Deus trouxe existncia aquilo que no existia, para seu reinado e governo, estabelecendo um relacionamento com seu cosmos, que se tornou seu reino e domnio. Desta forma, de modo soberano, Deus iniciou o exerccio e estabelecimento de um vnculo de bondade/amor, no tempo da criao do cosmos. Portanto, o regente Criador demonstrou graa e comprometeu-se num relacionamento pactual, uma aliana entre si e seu reino csmico a aliana com a criao um vnculo de bondade, amor, vida e poder , que no se quebraria ou ficaria ineficaz; mas, seria um vnculo duradouro e o fator central de unificao de tudo que tornou-se conhecido no curso da histria e no processo que conduz consumao 19. O lao pactual estabelecido por Deus revelado particularmente, na criao do homem e da mulher sua imagem (Gn 1:27). Estes foram criados para refletir e revelar o Criador, de maneiras finitas e represent-lo em toda esfera de vida e aspectos csmicos. Portanto, ao criar o homem e a mulher sua imagem, Deus estabeleceu um relacionamento mpar entre si mesmo e os seres humanos, fazendo-os nobres, e como tal, comissionando-os para governar como vice-gerentes sobre todos os outros aspectos do cosmos criado (Sl 8). Para isso, nenhuma autoridade absoluta era-lhes determinada, mas uma concesso divina de poder e

habilidade finitos era determinada e revelada 20 a limitao para a manipulao dos aspectos do cosmos, era-lhes imposta pelas foras e leis que o Criador incluiu na sua criao. 20 Id. O progresso da revelao no Antigo Testamento. So Paulo: Cultura Crist, 2006. p . 24. 21 GRONINGEN, Harriet e Gerard van. A famlia da aliana. 2. ed. So Paulo: Cultura Cr ist, 2002. p. 26. O vnculo de vida-amor pode ser estabelecido entre Deus e o homem e cumprir com eficincia o seu propsito porque Deus um ser pessoal e ao criar o homem como uma pessoa, sua imagem e semelhana , proporcionou-lhe o conhecimento do bem, uma conscincia, o senso de privilgio e responsabilidade. Deus, como pessoa espiritual e criou o homem e a mulher seres viventes unidade material e espiritual que dotados de personalidades espirituais so capazes de se comunicarem e exercerem comunho ntima com Deus, que Esprito (Jo 4:24); capazes de conhecer, amar, confiar, desejar, querer, obedecer ou se recusar a exercitar tais aes. Como portadores da imagem de Deus, o homem e a mulher foram criados para serem livres no exerccio daquelas capacidades e receberam caractersticas, potenciais e funes de maneira finita, o que implicou que Deus os trouxe para sua famlia real e dotou-os com o privilgio e a responsabilidade de serem cotrabalhadores com Ele nas tarefas reais a serem executadas na criao; capazes de amar e reproduzir vida, em conformidade com a autoridade que o Criador lhes outorgara e dentro dos limites impostos nesta condio. Deus deu ao homem um status real ao ordenar-lhe que se tornasse uma unidade com a mulher uma s carne de modo a executar o planejamento de Deus para formar a famlia (Gn 2:24). A obedincia voz de comando do Criador levaria o homem e a mulher a produzir e cuidar da descendncia, que por sua vez, receberia o mesmo status real, privilgio e responsabilidades que seus pais reais receberam e continuaria como representantes reais (agentes ou vice-gerentes) par a prestarem servios ao lado de Deus e em nome dele no reino csmico. Assim, estava estabelecido um relacionamento ntimo entre Deus e seus vicegerentes, uma aliana ou pacto. Um compromisso entre o Criador e o cosmos que, como geralmente aparece nas Escrituras, a aliana que Deus iniciou unilateral e soberanamente com a criao e especialmente com os que possuem a sua imagem. Deus estabeleceu esse vnculo como um relacionamento real e vivo com ambos, homem e mulher, a quem se refere como seus semelhantes 21.

Este vnculo pessoal e ntimo atravs do qual Deus se ligara ao homem e mulher para a vida e para a morte, tambm utilizado por Ele como um recurso administrativo para levar adiante a sua vontade, o seu plano, o seu propsito na criao e na redeno, com o envolvimento da humanidade. Deus soberano Senhor sobre seu domnio, logo, exerce prerrogativas reais que colocam seus vicegerentes sob estipulaes pactuais ou mandatos, aos quais devem responder de um modo vivo, amoroso, dinmico e fiel. Os mandatos pactuais foram os meios utilizados por Deus para informar ao homem e mulher sobre sua vontade, plano e metas e, assim, dar-lhes conhecimento sobre o que era esperado que fizessem como seus representantes e modo de se relacionarem com o Criador, um com o outro, com sua descendncia e com o cosmos; de modo que todos os relacionamentos ordenados por Deus formassem uma unidade harmoniosa e integrada, de dependncia e enriquecimento mtuos; sustentados pelo vnculo de vida-amor e tambm garantissem ao homem e mulher estarem agindo dentro da vontade e plano de Deus a fim de honr-lo e glorific-lo. O primeiro mandato pactual que Deus deu ao homem e a mulher a fim de governarem sobre o cosmos, desenvolv-lo e concomitantemente, mant-lo, o mandato cultural (Gn 1:28; 2:17). A criao dos vice-gerentes imagem e semelhana do Criador, capacitou-os a responder-lhe com obedincia, de modo a honr-lo, servi-lo e glorific-lo, representando-o como governadores sobre todas as formas de vida na terra, o que implicou em privilgio e responsabilidade. O homem e a mulher deveriam gerar descendentes a fim de povoar a terra, cultiv-la para util izar as plantas, seus frutos e sua semente, para manter a vida e a energia para a realizao das tarefas, e cuidar dos animais, o que significa um privilgio. Mas deveriam cultivar, usar, desenvolver e extrair toda a beleza e potencial do cosm os, com responsabilidade, de modo adequado, sem depredar o meio ambiente natural, protegendo-o e defendendo-o. O exerccio deste governo envolvia trabalho da parte dos vice-gerentes, o que tanto um privilgio real como uma responsabilidade. Este mandato estabelece a base para o envolvimento do ser humano nas reas da cultura que seriam desenvolvidas, tais como: todo o tipo de trabalho lcito , a educao, a cincia, as artes, o entretenimento, a tecnologia e a poltica. O segundo mandato pactual do relacionamento entre Deus e seus vicegerentes o mandato social (Gn 1:27; 2:18), que pde ser dado devido criao do homem e da mulher imagem e semelhana de Deus e como macho e fmea.

Estes deveriam desenvolver um relacionamento de igualdade em essncia e funes diferentes diante de Deus. Assim, a fmea deveria cumprir seus papis decretados como ajudadora apropriada, parturiente e me cuidadora 22. O macho deveria reconhec-la como osso de seus ossos e carne da sua carne (cf. Gn 2:23). Ambos deveriam trabalhar juntos como agentes reais, mas o homem deveria servir como cabea e tomar a iniciativa de deixar seus pais a fim de unirem-se em obedincia voz de comando do Criador para tornarem-se frutferos como parceiros casados equivalentes. 22 Cf. GRONINGEN, Gerard van. Criao e consumao. V. 1. So Paulo: Cultura Crist, 2002. . 91. 23 Ibid. p. 91. Este mandato prov a base divinamente ordenada para o casamento, para a famlia restrita e a famlia extensiva os cls, as naes e a comunidade da humanidade de todo o mundo 23. Logo, como a famlia a base da sociedade, o mandato social estabelece a base para o mandato cultural. Contudo, o mandato social no est restrito ao casamento e famlia, mas engloba todas as relaes externas ao lar, nas quais a famlia est envolvida, tais como: o comrcio, as artes, a economia e a poltica. O terceiro mandato pactual, o mandato espiritual ou da comunho (Gn 1:26), implica na resposta dos portadores da imagem de Deus ao relacionamento que este estabelecera entre si prprio e os primeiros. A sua criao de acordo com o padro de excelncia de Deus a prpria imagem e semelhana tornava-os completos, isto , capazes de ser e fazer aquilo que o Criador requeria e ordenava, e livres, ou seja, eram livres para viver e agir de acordo com a natureza e caractersticas que Deus lhes havia dado. O homem e a mulher no tinham nada para ganhar porque j desfrutavam de todos os direitos, privilgios e bnos da famlia real de Deus. Foram criados para serem filho e filha do Rei Soberano, equipados para serem seu s vice-gerentes e permanecerem em um relacionamento ntimo e pessoal com o Criador. Assim, Deus se colocou imediata, direta, pessoal e intimamente disponvel para andar com eles diariamente e estabeleceu um tempo determinado semanalmente para o exerccio do relacionamento e comunho ntima, que sustentaria e enriqueceria o vnculo de vida e amor. Este mandato prov a base para a vida de devoo que os seres humanos devem oferecer ao Deus vivo. O resultado do seu cumprimento uma existncia

vivida para a glria de Deus. O homem deve diariamente, expressar seu amor e louvor ao Criador. Ao serem agraciados com a comunho com o Criador e Deus sempre provedor, o homem e a mulher estavam numa posio e condio que permitia-lhes receber revelao adicional de Deus quanto comunho, servio, metas e garantias para agradarem ao seu amvel e amoroso Senhor que unira-se a eles numa relao pactual duradoura. A fim de assegurar este relacionamento, Deus concedera-lhes o privilgio de comer livremente de todas as rvores do jardim e o privilgio de honrlo no comendo de uma nica rvore a rvore do conhecimento do bem e do mal (Gn 2:9, 16, 17) 24 possivelmente, um teste ou prova que ao ser vencido, possibilitaria a permanncia eterna do homem na presena de Deus. 24 Ibid. p. 92.

Assim, havia ordem no cosmos criado, conforme ordenado e estabelecido pelo Criador. O homem e a mulher tinham status, prerrogativas, responsabilidades e bnos que nenhum outro ser criado recebera e deveriam governar juntamente com Deus sobre todas as coisas criadas, como vice-gerentes, no como cocriadores. Sua resposta deveria ser a obedincia porque a desobedincia causaria a ruptura do vnculo de vida-amor e a comunho amorosa, e conseqentemente, morte porque uma vez assumida a relao de aliana, apenas a morte derramamento de sangue libertaria as partes das obrigaes contradas no evento de violao da aliana. Quebrar o pacto implicaria na remoo do homem e da mulher do cenrio de vida e deixar de gozar as bnos da aliana.

2. 1 A QUEDA:

Contudo, Satans enganou a mulher (Gn 3:1-7; 2Co 11:3) ao distorcer as palavras com mentiras e acusaes contra Deus, o que fomentou a concepo que o fruto, atraente em aparncia, ao ser comido, lhe daria a possibilidade de ganhar um carter divino e a vida plena e sempiterna de Deus. O homem e a mulher comeram daquele fruto, o que acarretou a ruptura do pacto e do relacionamento co m Deus, com o cosmos e de um com o outro; tornando-se indivduos isolados, sem sentido de unidade e harmonia e, ainda, perderam seu senso de serem governadores reais com Deus.

A desobedincia deu-lhes a conscincia da sua atitude rebelde e trouxe-lhes vergonha, culpa e medo (Gn 3:10), tornando-os miserveis e desconfortveis; entenderam que estavam nus e expostos diante de Satans, um do outro, diante do cosmos e diante de seu Criador. Seus coraes foram corrompidos porque seguiram as sugestes enganosas de Satans, que obteve vitria e ganhou o domnio sobre os vice-gerentes pactuais de Deus, e logo, sobre o cosmos. Satans teve sucesso e estabeleceu o seu reino substituto no cosmos o reino parasita (Rm 8:38; Ef 6:12; Cl 2:15), assim chamado porque Satans limitado e suas atividades s podem ser desenvolvidas at onde o Deus Soberano permite. Logo, a desobedincia do homem e da mulher deu a Satans o controle dos seus coraes e da descendncia e possibilitou o exerccio da influncia do poder satnico por todo o reino csmico. O domnio de Satans sobre os coraes do homem e da mulher foi possvel porque a escolha de ambos era de fato, a deciso de abandonar a cosmoviso de Deus, para adotar a cosmoviso da serpente. A queda anterior ao ato de comer o fruto da rvore do conhecimento do bem e do mal; a queda ocorreu no momento em que o homem e a mulher avaliaram a palavra de Deus e a palavra da serpente, atribuindo-lhes peso de igual valor, decidindo que a palavra da serpente era a correta. Esta deciso negou Deus como autoridade final para a interpretao da realidade, fazendo do ser humano o referencial supremo para aquela interpretao. Assim, o ato de comer o fruto foi a expresso prtica do desejo dos seus coraes, que era sua autonomia diante de Deus e a tentativa de ascender ao trono do Criador, tomando o seu lugar. O homem e a mulher fracassaram na manuteno do seu relacionamento pactual com Deus e, portanto, fizeram jus sentena de ruptura da relao de aliana, a morte. Por esta razo, perderam o direito ao acesso rvore da vida (Gn 2:9, 24) e foram retirados do lugar de ordem, no qual havia proviso total para su as necessidades; sendo condenados a viver debaixo do fardo do pecado e a transmitir sua descendncia, a natureza corrompida e decada que adquiriram em conseqncia do pecado (Rm 5:12). Contudo, Deus no terminou seu relacionamento com a criatura e revelou seu amor por aqueles que receberam sua imagem, concedendo-lhes graa e misericrdia. A graa foi manifesta para apaziguar a culpa. Estes no foram castigados com morte fsica e condenao eterna. Deus demonstrou sua benevolncia e graa para mitigar a justia, quando revelou que a terra fora

amaldioada e o parto da mulher seria com dor. Deus no foi ao encontro do homem e da mulher para revelar ira contra o pecado e os pecadores. O Criador achegou-s e a eles no seu estado de misria de mente e corao a fim de reconhecer o pecado e culpa daqueles; mas, concomitantemente, revelar a maldio mitigada pela misericrdia, ao no pronunciar a ira e a morte imediatas. O homem e a mulher continuariam a viver e exercer o privilgio de servir aos propsitos divinos e poderiam continuar a receber a graa e a misericrdia do Soberano e tambm poderiam produzir semente descendncia. Assim, em meio ao julgamento, surge a esperana da reparao. Em sua soberania, Deus intervm estabelecendo o conflito entre Satans e a humanidade e assumindo o comprometimento de redimir um povo para si mesmo. A proclamao da maldio da aliana assegura a promessa de vida e inaugura a aliana da redeno que se consumar atravs da histria. Por intermdio da descendncia da mulher, Deus proveria o meio de restaurao para que o homem continuasse a gozar as bnos da aliana da criao e a exercer as responsabilidades originais que lhe foram atribudas no tempo da sua criao o pecado seria expiado. Contudo, a gerao da mulher daria origem a duas comunidades: a primeira, de pessoas cujos coraes seriam inclinados cosmoviso de Deus e que, portanto, aceitariam a sua redeno, retribuiriam o seu amor e o serviriam em todas as reas da vida, e a segunda, de pessoas inclinadas cosmoviso da serpente, amantes de si mesmas, opositoras autoridade de Deus e servas dos dolos dos prprios coraes (Gn 3:15). O homem redimido continuaria portador da imagem de Deus, ligado a Ele e seu vice-gerente na criao. O vnculo estava assegurado por meio da aliana da redeno. O teste ou prova foi suprimido; todavia, a despeito do carter decado do homem, permaneciam as estipulaes pactuais ou mandatos: os privilgios e responsabilidades do homem de consagrar toda a criao ao Criador, o casamento, o trabalho e o tempo determinado para o exerccio do relacionamento e comunho ntima com Deus, continuariam a ser desenvolvidos de acordo com a ordem e as estruturas com as quais haviam sido criadas. A queda no pecado corrompeu esses dons, mas no revogou a licena para que eles sejam exercidos 25. Destarte, o Criador continuaria a sustentar, a cuidar e a apoiar todas as esferas sociais, v isto 25 PLANTINGA JR., Cornelius. O crente no mundo de Deus. So Paulo: Cultura Crist, 2 007. p. 45.

que por meio da redeno, os seres humanos receberiam capacitao para organizar todas as esferas sociais com base nos dados criacionais 26. 26 WOLTERS. Albert M. A criao restaurada. So Paulo: Cultura Crist, 2006. p.106. 27 Op. cit. PLANTINGA. p. 64.

Logo, na nova ordem restaurada, no apenas a responsabilidade na Igreja, mas, tambm, na educao, no Estado, na economia, na agricultura, na indstria, no comrcio, nas artes, e nas demais instituies humanas, assim como com o meio ambiente, deveria ser exercida, em conformidade com os princpios divinamente estabelecidos; o casamento deveria ser monogmico, indissolvel e originar uma famlia constituda de pai, me e filhos, unidos por um vnculo de amor e comprometimento emocional, social e moral; todo tipo de trabalho lcito, como instituio divina, deveria ser santificado e conseqentemente, desenvolvido dentro do padro de Deus, a fim de render-lhe glria e servir ao prximo em amor. Deste modo, o desenvolvimento dos mandatos culturais e sociais em submisso nova ordem restaurada acarreta o desenvolvimento concomitante do mandato espiritual, isto , o homem encontra-se em perodo integral na presena de Deus, seja na famlia, na igreja ou em suas atividades sociais e trabalhistas; mas, a fim de obt er refrigrio renovador do esprito e das foras fsicas, deve reservar um perodo de tempo para descansar do trabalho, no qual em atitude contemplativa, honra ao Senhor com adorao, medita na sua Palavra e ora. O homem e a mulher obedeceram ao mandato social, foram frutferos e tiveram filhos e filhas o que significa sua resposta a Deus em aceitao da promessa de vida e submisso soberania divina. Do mesmo modo, indica a bno divina sobre a mulher e garantia do Criador sobre a continuao da vida. A obedincia do homem e da mulher ao Criador foi renovada; contudo, parte da descendncia da mulher (Caim Gn 4:11) tornou-se submissa influncia e poder satnico em contraposio aquela que seria submissa a Deus. O primognito do primeiro casal manteve e ampliou seu orgulho e incredulidade. A nutrio do sentimento de inveja conduziu ao assassinato do seu irmo Abel. Do mesmo modo que os seus pais e o restante da raa, Caim se recusa a confrontar o seu pecado 27 (Gn 4:9). Em conseqncia, alienou-se de Deus e perverteu o mandato social, estabelecendo uma famlia, mas transmitindo s suas geraes, a cosmoviso da serpente.

A partir de ento, a descendncia de Caim tornou-se multiplicadora do reino parasita, pois as geraes posteriores receberam o pecado e o ratificaram. Na sexta gerao, Lameque tambm perverteu o mandato social, com a introduo do casamento poligmico e um duplo homicdio. Do mesmo modo, corrompeu o mandato espiritual pela autoconfiana que o levou a regozijar-se na sua depravao (Gn 4:19-24). Posteriormente ao dilvio, a proliferao do pecado foi asseverada por Ninrode, que na busca de domnio e autonomia contra Deus, construiu a Babilnia e outras cidades, como Nnive, cujos cidados prosseguiram na rebelio contra o Criador, o que assegurou a Satans a extenso do seu domnio sobre a terra (Gn 10:9-12). Logo, a primeira descendncia da mulher deu origem a uma linhagem que, sob a direo do pecado, tornou-se agente multiplicador da maldade e desigualdade no mundo, ampliando a violncia, atos cruis como a guerra, a tirania, a escravido, a traio, o preconceito, a prostituio, a rivalidade entre os sexos machismo e feminismo e todo tipo de cultura para subjugar e destruir a integridade fsica, emocional, psicolgica e moral dos seus semelhantes. A despeito do pecado, a descendncia de Lameque cumpriu o mandato cultural na pecuria, nas artes e na metalrgica (Gn 4:20-22). Ainda assim, Deus no esqueceu ou abandonou a sua promessa e mais uma vez manifestou sua graa para assegurar a continuidade da raa humana, permitindo mulher gerar outra linhagem a partir de Sete, constituda de pessoas piedosas que cumpriram os mandatos espiritual (Gn 4:25, 26) e cultural, na agricultura (Gn 5:28, 29). Esta a linhagem da qual nasceu Enos, que comeou a invocar o nome do Senhor (Gn 4:26), Abrao e outros homens divinamente escolhidos (Gn 6:18; 11:27, 31; 15:18; Ex 24:8; Sl 89:3), com os quais ao longo da histria, Deus sinalizou a nova aliana de carter perptuo, estabelecida por meio de Cristo, a fim de separar um povo para instituir o Reino de Deus (Jr 31:31; Lc 22 :20; 1Pe 2:4-10). Satans foi derrotado na cruz, mas o tempo estabelecido por Deus para consumao da nova aliana ainda no manifesto. Contudo, o Senhor da aliana, Jesus Cristo, atravs da sua morte e ressurreio, tornou possvel ao povo de Deus, pela ao do Esprito Santo, desfrutar das estipulaes da nova aliana na era presente (1Co 11:23-26). Por meio desta aliana, Deus proveu continuidade para o vnculo de vidaamor, o qual deve ser respondido por meio da prtica da justia (cumprimento da

vontade divina de acordo com os mandatos pactuais) e instrues descendncia, que continuar a amar ao Criador e prestar servios ao seu lado e em seu nome no reino csmico e a realizar seus propsitos imutveis. At a sua consumao, com a segunda vinda de Cristo, a humanidade est dividida entre duas comunidades. A primeira, aqueles nos quais a obra regenerado ra j foi iniciada; portanto, agraciados com a incluso na Nova Aliana, obedecem as estipulaes pactuais para glorificar ao Senhor e servi-lo, trabalhando para a expanso do Reino de Deus. A segunda, aqueles que executam o mandato social casam-se e constituem famlias e o mandato cultural trabalham na educao, na indstria, no comrcio, na poltica, nas artes mas sua motivao no glorificar a Deus porque vivem sob o domnio do pecado e fundamentam o seu modo de vida na autoconfiana, amor-prprio e bem-estar. Esto escravizadas espiritualmente a Satans e contribuem com a expanso do reino parasita, o que as torna responsveis diante de Deus pela perverso dos mandatos pactuais atravs das escolhas e aes que praticam. Compete queles que professam a Cristo como Redentor, dedicao ao cumprimento dos mandatos da aliana, associada promoo da instruo pactual, de modo a declarar o senhorio de Cristo sobre todas as esferas de poder e formar os agentes, que continuaro amando e servindo a Deus e, conseqentemente, perpetuando o cumprimento dos mandatos da aliana, atravs das geraes, at a consumao final.

3 A FORMAO DOS AGENTES DA ALIANA

Aps a queda, o homem e a mulher foram afastados do lugar de vida e comunho com o Criador. Contudo, o pacto da criao foi restaurado, mantido e garantido na sua continuidade pela iniciativa de Yahweh de ter o programa da redeno 28. Atravs da histria, Deus manifestou graa, ao assegurar aos homens e mulheres cados os privilgios e responsabilidades da aliana.

28 GRONINGEN, Gerard van. Criao e consumao. V. 1. So Paulo: Cultura Crist, 2002. p. 2 5. 29 Ibid. p. 197. 30 Ibid. p. 188.

3. 1 AS DUAS CIDADES:

O crescimento da humanidade a partir das linhagens de Caim e Sete deu origem a duas cidades. A linhagem de Caim contribuiu com a instaurao de uma nova ordem mundial isenta de harmonia, as alteraes das dimenses fsicas da criao (Gn 3:17-19) e a cada nova gerao, o progresso da histria do pecado e da corrupo, atravs da adoo e da ratificao de prticas que denunciam a depravao humana (Gn 4:23, 24). Ainda assim, o Criador sustentou a essncia bsica, os elementos, as estruturas e as leis csmicas conforme havia criado, assim como sua imagem e semelhana na humanidade. Houve um desenvolvimento no domnio cultural: metalurgia, msica, agricultura, criao de animais e indstria (e. g., construo da arcaembarcao). As atividades humanas comearam a se desenvolver. Os cls de famlia aumentaram, as lnguas foram introduzidas (Gn 11:1-9), naes formadas, cidades construdas, governos humanos organizados. Enquanto naes interagiam, benefcios mtuos foram desfrutados, mas atividades militares foram executadas com meios cada vez mais desenvolvidos de conduzir a guerra. Estes desenvolvimentos, mudanas, variaes e atividades novas aconteceram todos dentro do cosmos constante e duradouro. A humanidade, conforme criada imagem de Deus e afetada pelo pecado e seus resultados, foi o agente dominante no processo histrico que foi se manifestando 29.

A despeito da corrupo que afetou a humanidade e o cosmos, o relacionamento de vida-amor, o vnculo que uniu o Criador com seus vice-gerentes, foi mantido, explicado e ampliado 30. Da linhagem de Sete, Deus continuou a separar agentes pactuais, a quem revelou sua graa salvadora e redentora e por

meio de quem preservou o seu reino, manteve o seu pacto e revelou e aplicou a su a graa comum ao cosmos em geral e humanidade (Gn 6:1-11:9). medida que tornava conhecidos seu plano, sua vontade e suas metas, o relacionamento de Deus com seus vice-gerentes era enriquecido e fortalecido; em todas as ocasies, ele lhes tornava possvel obedecer e executar os mandatos pactuais criacionais, de modo que era categrico o cumprimento das exigncias culturais; do mandato social, com o casamento e a famlia como elementos centrais e as exigncias e obrigaes quanto comunho. A fim de que estes objetivos fossem atingidos, Deus controlava soberana e graciosamente, todos os aspectos do processo histrico de forma tal que seus agentes servidores pudessem se adaptar e servir eficientemente, no caso de submeterem-se com obedincia total aos mandatos pactuais e comandos divinos. Logo, o prprio Deus estabeleceu as condies para continuidade da aliana redentora e provisionou os meios para o cumprimento daquelas. Em fidelidade ao seu pacto de vida-amor, Deus manifestou bondade ao sustentar a criao e, de modo soberano, eleger e chamar Abro cujo nome mudaria para Abrao que vivia entre adoradores de outros deuses, para retir-lo de suas prticas politestas (Js 24:2,3) a fim de com ele renovar a aliana, estabelecer um relacionamento espiritual vivo e torn-lo seu vice-gerente a servio de toda a terra dada a ele. A promessa de Deus para Abrao era que sua semente originaria a grande nao do povo separado para representar Deus diante das demais naes e seria o bero de Jesus Cristo, o Redentor de toda a terra (Gn 12:18; 15:1-20; 17:1,2; 18:19; Hb 11:8). Um povo pactual, diferente das pessoas sem destino, mas a prpria possesso de Deus; povo a quem o Filho redimiria e estabeleceria nova aliana pelo seu sangue, para estar sob o reinado do Deus Trino . A resposta de f de Abrao garantiu a ele e a todo o mundo, as bnos, privilgios e responsabilidades da aliana. Abrao e sua esposa, Sara, receberam uma semente seu filho, Isaque gerado e sustentado pela providncia divina sob condies sobrenaturais (Gn 18:10-15; 21:1-8; 22:1-18), garantia da linhagem pactual que abenoaria toda a terra como agente pactual real das bnos de Deus para as naes (Gn 12:3). Ao eleger Abrao para esta funo, Deus deu-lhe uma instruo, cuja obedincia resultaria na continuidade da aliana e conseqentes

bnos. O meio divinamente determinado, revelado e mostrado 31 a Abrao, foi a educao pactual. Abrao, auxiliado por Sara, deveria ensinar 31 Ibid. p. 262. 32 Ibid. p. 262. 33 Ibid. p. 261. 34 Apud. Ibid. p. 262.

sua progenitura a apoderar-se, guardar e seguir o caminho de Yahweh, sendo direitos (em conformidade com a vontade de Deus) e praticando a justia (cumprindo a vontade de Deus de acordo com os trs mandatos criacionais) 32. Note que o interesse de Yahweh centra-se na responsabilidade de Abrao com relao descendncia que havia sido prometida a ele. Comentaristas interpretam o comando ou ordem como se referindo a uma instruo especfica ou mostra de direes especficas para um modo de vida. O que se segue d razo para esta interpretao porque Yahweh deixa claro que a progenitura de Abrao deveria sameru derek yehwa (manter o modo de Yahweh). O verbo manter inclui as idias de apoderar-se e guardar. Abrao, uma vez ordenado a andar com Yahweh e diante dele (Gn 17.1), colocado sob a ordem de comandar (i.e., instruir e dirigir) sua descendncia a andar diante do Deus Todo-poderoso do mesmo modo 33.

Logo, assim como Abrao deveria andar em justia (Gn 15:6; 17:1), era imperativo comandar e instruir sua descendncia e aqueles sobre quem exercia autoridade, a desenvolver o relacionamento certo com Deus e guardar o caminho do Senhor, o que os capacitaria a executar a justia (Gn 17:9). Isto significa que Ab rao fora chamado para ser um agente real pactual em todo seu modo de vida, o que implicava no cumprimento dos mandatos pactuais e instruo para sua descendncia agir no mesmo paradigma.

Kidner comentou, uma observao reveladora sobre a responsabilidade dos pais, alinhado com Gnesis 17:11 e seguintes; ver 1 Timteo 3:4,5 (Genesis, 133). A responsabilidade pactual dos pais certamente inclui a instruo de seus filhos pactuais quanto ao conhecimento da obedincia aos trs mandatos criacionais: comunho espiritual; responsabilidades sociais; e tarefas e privilgios culturais. Esta instruo deve, na sociedade contempornea, ser cumprida na igreja (comunho espiritual), no lar (social) e na escola diria (cultural) 34.

A famlia de Abrao foi chamada para ser o paradigma de uma famlia

pactual. Uma famlia unida por uma aliana familiar, isto , marido, mulher e filhos chamados por Deus para refletir seu ntimo relacionamento dentro da Trindade (Pai, Filho, Esprito Santo) e, concomitantemente, o relacionamento ntimo de amor que

Deus tem com os portadores de sua imagem e semelhana, seu povo 35. Nesta famlia, a relao de amor moral e confiana entre os pais e os filhos, transmitida pela consanginidade, relevante e tem funo orientadora. 35 Cf. Id. A famlia da aliana. 2. ed. So Paulo: Cultura Crist, 2002. p. 29. 36 Id. V. 3. p. 302. 37 Ibid. p. 300. Neste relacionamento, Deus estabeleceu a educao pactual como garantia da continuidade do pacto entre Deus e a linhagem de Abrao e o meio para comunicao de conhecimento, treinamento e disciplina que tornava compreensvel a aliana e sua continuidade. A responsabilidade pactual de Abrao que inclua a instruo de seus descendentes foi estendida vida pessoal, familiar e incluiu a nao inteira de Israel. Portanto, atravs da educao pactual, os descendentes deveriam ter conhecimento da aliana, seus envolvimentos e exigncias. O ensinamento compreendia a informao oral, ato e exemplo quanto ao relacionamento certo e justo e seus deveres de sucessores do povo pactual. A apreenso e cumprimento do que fora ensinado levaria experincia da continuidade do pacto gracioso de Deus com Abrao e sua descendncia.

Conhecer Deus Jav e obedecer suas instrues pactuais prescritas para a continuao da vida pactual fiel por todas as geraes sucessivas era e uma exigncia absoluta. A educao pactual era o modo e mtodo seguro para a continuidade de um povo que soubesse amar, servir e cultuar a Deus atravs de todas as geraes 36.

3. 2 A

EDUCAO UM PRIVILGIO E DEVER PACTUAL 37:

Os pais pactuais so chamados para amar ao Senhor seu Deus de todo o teu corao, e de toda a tua alma, e de toda a tua fora (Dt 6:5). O amor para com o Senhor pactual constitui grande e poderosa motivao para instruir e aconselhar porque a educao pactual est arraigada no corao que ama a Deus, inclui o amor sua Palavra e estendido ao povo de Deus por aquele que agente da aliana. Atravs da intensidade em amar o nico Deus, os pais transmitem sua f aos seus filhos, sua casa e sua comunidade (cf. Mt 22:36-38; Mc 12:29,30), pela demonstrao de que guardam a aliana de Deus. Esta a idia que os autores dos Salmos expressaram ao declarar seu desejo de conhecer e obedecer s exigncias pactuais de Deus, obter a direo divina para as vidas deles e sua expectativa que sua descendncia viesse a ter

aquele mesmo conhecimento. Seus escritos revelam sua concepo de que amar ao Senhor pactual, inclua amor por sua Tor (ou torah), termo usado no Antigo Testamento para falar da Lei , mas cujo sentido mais amplo instruo . Eles empregaram, ainda, outros termos, que foram traduzidos como, mandamentos, ordenanas, testemunhos, estatutos, preceitos e palavra, para falar do amor de Deus pela sua aliana e seu povo, e do anseio dos salmistas em responder a este amor a fim de representar Deus como seus agentes e porta-vozes (o Salmo 119 apresenta com preciso esta concepo). Logo, para a continuidade da aliana, era e uma exigncia absoluta que as pessoas mais velhas, os pais, conheam a Deus pessoalmente, assim como sua verdade e vontade reveladas; de modo a aprender tudo que Deus torna conhecido sobre si, a fim de sujeitar a prpria vontade e mente verdade, para que esta condicione e controle o corao e influencie todos os esforos e atividades dos mais velhos. A educao ensina o povo pactual a obedecer s instrues da aliana prescritas para a perpetuao da vida pactual fiel, garante que a descendncia pactual aprenda amar, servir e cultuar a Deus atravs das geraes sucessivas (Dt 7:9), honra e glorifica ao Senhor, e, ainda, traz paz e conforto. O conceito heb raico de aprendizado ilustrado pela necessidade da obedincia Lei porque a concepo do povo hebreu era que o conhecimento estava ligado ao; logo, as pessoas no podiam afirmar saber aquilo que elas no praticavam. O relacionamento de Deus com Abrao envolvia amor e preocupao pelas crianas, demonstrando o interesse de Deus pelas famlias. Estas tm as crianas como sua herana e recompensa e os pais como agentes de Deus nomeados para sua edificao (Sl 127). Os filhos das famlias pactuais devem ser ensinados por seus pais, parentes e lderes espirituais a apreciar o Criador pelo que Ele e pelo s seus feitos Salmo 8. Os jovens, segundo esse Salmo, louvariam seu Deus majestoso. Considerariam, com seus pais, a revelao natural de Deus Jav, isto , sua revelao na natureza. Seriam instrudos com respeito aos campos e mares, sobre animais, aves e criaturas marinhas. E as crianas, ainda bem novas e pequenas, aprenderiam a apreciar seu meio ambiente, conhec-lo e louvar seu Deus majestoso que, os tendo criado, os fez mordomos sobre a obra de suas mos 38. 38 Ibid. p. p. 306-307.

O paradigma da educao pactual foi revelado na frase Tu as inculcars a teus filhos (Dt 6:7), o que significa que a educao pactual deve ser feita zelosa e incisivamente, a fim de ao

instruir ou educar, os pais, ancios, mestres precisam torn-lo um esforo em todo aspecto da vida. Deveriam conversar, isto , ensinar em casa e no caminho. Isso para ser feito antes de se deitarem e depois que se levantam. As verdades a serem ensinadas e demonstradas devero adornar as vidas de pais, conselheiros e professores. Mesmo os lares, isto , as casas devem refletir o fato de que a Tora luz e o guia 39. 39 Ibid. p. 301.

40 DOWNS, Perry G. Ensino e crescimento: uma introduo educao crist. So Paulo: Cultu Crist, 2001. p. 26.

O texto de Deuteronmio 6: 7-9 no sugere um padro rgido; mas, ensina a necessidade de intimidade e companheirismo entre pais e filhos, caracterstica da famlia pactual, cujos membros esto ligados por um amor vivo que desfrutam esse relacionamento amoroso em uma unio indissolvel e inquebrvel, propiciando oportunidade diria para que os pais desempenhem seu papel de instrutores da aliana. Na cultura hebraica, era enfatizado que competia aos pais a responsabilidade em fornecer treinamento religioso aos meninos (Ex 10:2; 12:26; 13:8; Dt 6:20 ss.). Concomitantemente, devido clara definio dos papis masculino e feminino, associada s imposies restritas sobre as mulheres naquela cultura, a me deveria ensinar s meninas. Contudo, era a me quem dava a educao moral primria para os filhos e dava incio aos rudimentos de sua educao formal (Pv 1:8; 6:20). Logo, havia uma parceria verdadeira entre os pais, sendo que ambos tinham responsabilidades na educao das crianas no lar 40. Deus revela que a responsabilidade pelo futuro da aliana est nos pais de cada gerao (Sl 78:1-7). O salmista demonstra que os pais que conhecem seu Senhor pactual e o obedecem, ensinam sobre a aliana aos filhos e at a quinta gerao depois deles ensinada, aprende, obedece e serve ao Senhor. Os pais obedientes a esta responsabilidade instruem seus filhos na Palavra de Deus (Ef 6 :4) para que os filhos deles sejam ensinados e assim, seus netos e bisnetos tambm sejam ensinados. O prprio Deus, Senhor soberano da aliana, o educador, mas os pais so nomeados para falar sobre a verdade a fim de que os filhos aprendam a sua responsabilidade como adultos pactuais que devero prosseguir na busca de instruo da verdade revelada nas Escrituras (cf. Sl 119) e na Igreja para

viverem vidas santificadas e sujeitarem a Cristo seus casamentos, cidadanias, carreiras profissionais e tempo para descanso. Segundo Joo Ams Comenius (1957), autor clssico das cincias da educao e da didtica e o primeiro sistematizador dos estudos pedaggicos 41, compete aos pais a responsabilidade primria pela educao dos filhos e o ideal para que sua formao seja de acordo com os desgnios de Deus, que as crianas recebam, desde os primeiros anos, instruo na virtude e na piedade, a fim de compreenderem que foram criadas imagem e semelhana de Deus e que suas vidas so para agrad-lo 42. Isto significa que, 41 LOPES, Edson P. O conceito de teologia e pedagogia na Didtica Magna de Comeniu s. So Paulo: Editora Mackenzie, 2003. p. 17. 42 COMNIO, Joo Ams. Didctica Magna: tratado da arte universal de ensinar tudo a todo s. 4. ed. Lisboa, Portugal: Fundao Calouste Gulbenkian, 1957. p.55. 43 GRONINGEN, Harriet e Gerard van. A famlia da aliana. 2. ed. So Paulo: Cultura Cr ist, 2002. p. 113.

as crianas, como portadoras da imagem de Deus, so chamadas a conhecer Deus. Elas devem chegar f e expressar essa f, para que, assim como Abrao, a justia lhes possa ser imputada. Os filhos devem ser santificados por Deus, o Esprito Santo, e a justificao e a santificao se seguiro quando eles chegarem f, expressarem a f e viverem pela f a vida diria 43.

Portanto, o pai e a me tm a vocao, isto , so convocados a trazerem os filhos existncia; sustentarem suas vidas; suprirem suas necessidades fsicas alimentao, higiene, vesturio e provisionarem um lar com estabilidade, segurana e relacionamentos saudveis que reflitam a graa e a misericrdia de Deus pelos pecadores. Neste lar, os pais trabalham para os filhos chegarem f e responderem aliana. Norteados por este objetivo, os pais exercem a autoridade outorgada por Deus, abdicando dos prprios interesses e convenincias, a fim de orientar os filhos segundo os padres divinos. Os pais sbios tm prazer numa rotina diria de leitura das Escrituras, e, ainda, demonstram a alegria de vidas dedicadas integralmente a Deus e famlia, fornecendo aos filhos instruo moral e ensinando-os sobre as realizaes de Deus. Estas prticas devem ocorrer durante as atividades rotineiras em comum de convivncia, conversas e brincadeiras. Os pais devem, ainda, promover reunies devocionais no lar, para orar com e por sua famlia, e demonstrar exemplo de perdo mtuo dos pecados.

Em todas as estratgias adotadas, o foco deve estar na proclamao e aplicao do evangelho. Os pais devem crer que este o meio utilizado pelo Esprito Santo para regenerar os filhos, a fim de torn-los receptivos aos ensinamentos par a viverem e atuarem em uma cultura secularizada, conscientes de que suas habilidades, aptides, talentos e inteligncia, devem ser empregados para glorificar a Deus e desfrut-lo para sempre 44, e, concomitantemente, os pais devem direcionar no apenas o comportamento de seus filhos, mas, as atitudes de seus coraes 45, de modo que estes compreendam quais motivaes levam-nos a pecar e, ento, sejam conduzidos a experimentar uma mudana interior. 44 O BREVE Catecismo Assemblia de Westminster. 2 ed. So Paulo: Cultura Crist, 2006. p. 7. 45 TRIPP, Tedd. Pastoreando o corao da criana. So Jos dos Campos, SP: editora Fiel, 1 998. p.10. 46 GRONINGEN, Id. p. 123. 47 Cf. Apud. CARDOSO, Joo. Cosmoviso reformada. 2008. 45f. Apostila de aula. p.4. 48 MACARTHUR, John. Pense biblicamente: recuperando a viso crist de mundo. So Paulo : Hagnos, 2005. p.16. Deste modo, a instruo pactual aponta para um alvo, um propsito, um mtodo e um resultado 46: as crianas devem ser modeladas para responder com obedincia ao relacionamento espiritual divinamente estabelecido, isto , devem ser ensinadas que h somente um caminho para a salvao, que por meio de Jesus Cristo, e que so redimidas para assumir o papel de vice-gerentes pactuais, atuantes no reino de Deus, nos aspectos social, cultural e espiritual (cf. 2Co 5 :17). Logo, o principal propsito para o qual os pais so chamados, o cumprimento da responsabilidade pactual quanto instruo. Por esta razo, todos os esforos na educao dos filhos, devem servir ao objetivo de arraigar em suas mentes e coraes, uma cosmoviso, isto , um conjunto de pressuposies por meio das quais, ser construda e sustentada a base para explicar e interpretar o mundo e aplicar essa explicao vida 47. Como pais da aliana, estes devem proporcionar condies de desenvolver nos filhos a cosmoviso crist, que visa ensin-los e form-los na verdade da

existncia eterna do Deus Criador, pessoal transcendente e trino e que o Deus das Escrituras revelou Seu carter, Seus propsitos e Sua vontade nas pginas infalveis e inequvocas de sua Revelao, a Bblia, a qual superior a qualquer outra fonte de revelao ou conhecimento humano 48.

Os filhos ensinados dentro desta cosmoviso devem apreender que os conceitos de Deus, mundo e homem, so tais quais revelados nas Escrituras e que,

portanto, todos os referenciais da cultura devem ser avaliados sob o crivo da cosmoviso pactual. Os filhos que nascem em lares cristos so filhos da aliana e identificados como filhos do reino, deles o reino e eles pertencem ao reino (Mt 19:13-15). Ele s so uma herana e a segurana de um futuro grandioso e glorioso para a aliana de Deus, seu reino, sua Igreja, e seu plano at que Jesus volte. Logo, os filhos so o meio pelo qual Deus perpetua seu reino, sua Igreja e aliana. Contudo, como viver em aliana com Deus, significa ter conscincia deste relacionamento mpar com o Deus Trino, h necessidade que a descendncia seja ensinada sobre a responsabilidade inerente ao recebimento dessa graa divina, o que s possvel mediante a formao de uma cosmoviso crist, que capaz de fomentar nos filhos a convico de que o todo da vida do homem deve ser vivido como na presena divina 49 e lev-los a entender a necessidade do seu envolvimento com a cultura, a fim de reivindicar todas as reas da vida para o Senhor da aliana. 49 KUYPER, Abraham. Calvinismo. So Paulo. Cultura Crist, 2003. p. 34. 50 HORTON, Michael S. O cristo e a cultura. 2. ed. So Paulo: Cultura Crist, 2006. p .p. 35-36. 51 Rm 12:2. Para a formao daquela cosmoviso, os pais necessitam do apoio da Igreja, onde a famlia recebe a graa para continuar a permanecer no centro do reino e cumprir suas responsabilidades culturais e sociais. Na famlia, a educao pactual deve ser iniciada; na Igreja deve ser aprofundada atravs da pregao e ensino das Escrituras e na escola deve ocorrer preparao para a dimenso cultural do reino de Deus e ampliao dos relacionamentos com crentes e no-crentes. Os filhos devem ser ensinados a honrar as estipulaes pactuais, obedec-las e desenvolv-las, assim como, no negligenci-las, rejeit-las ou minimiz-las, apreendendo a existncia do inter-relacionamento entre as trs e que ignorar ou desobedecer a uma delas, acarreta em prejuzo para as outras. A despeito do domnio imposto pelo secularismo profundo cultura contempornea, o Soberano Criador continua manifestando sua graa, agindo atravs da histria e o que importa o que Deus quer que faamos, e ele declarou que a sua vontade que os pais assumam plena responsabilidade por suas famlias 50. Assim, em obedincia boa, agradvel e perfeita vontade de Deus 51, necessrio que, pais e mes comuniquem conhecimento, treinem e disciplinem os filhos, quanto aliana e sua continuidade, pois, quando os pais envelhecerem e

morrerem, os filhos devero continuar o trabalho de Deus e levar adiante seus planos e propsitos, como agentes da aliana e servos do seu reino.

4 OS BENEFCIOS DA VISO PACTUAL DA EDUCAO

A Bblia revela a aliana de Deus com o seu povo, orienta sobre o modo como este deve relacionar-se com o Senhor, as outras pessoas e o mundo, e estipula a necessidade da educao pactual como meio de transmisso da aliana, de gerao em gerao, dentro da comunidade da aliana. Esta viso fomenta a seriedade do compromisso pactual em todas as dimenses das estipulaes pactuais ou mandatos, fundamenta a concepo de que a base para a educao dos filhos encontra a sua referncia na verdade absoluta da pessoa de Deus conforme se revelou nas Escrituras 52 e tem por objetivo, formar-lhes a convico de que a vida integralmente est na presena divina. 52 MEISTER, Mauro F. Educao na aliana. Associao Internacional de Escolas Crists, So Paulo, 28 maro 2009. Disponvel em: www.acsibrasil.org. Acesso em: 12 abril 2009. 53 PORTELA, Solano. O efeito libertador da Teologia Reformada na educao. Solano Po rtela Net, Disponvel em: www.solanoportela.net/artigos/efeito_libertador.htm. Acesso em: 02 maro 2009. Logo, a concepo de educao pactual ou educao crist

significa, na realidade, o processo de penetrao em todas as reas do conhecimento humano, como preparo para o exerccio de toda atividade moralmente legtima, sob a perspectiva de que Deus tem soberania sobre cada uma dessa reas nenhuma pode ser adequadamente compreendida quando estudada ou transmitida divorciada do conceito escriturstico de Deus 53.

Esta cosmoviso, que visa preparar os filhos redimidos a viverem submissos s Escrituras, de modo a relacionarem-se com Deus e com as outras pessoas e exercitarem sua autoridade sobre o mundo com responsabilidade e respeito, desenvolvendo as potencialidades da cultura na qual estiverem inseridos, uma proposta de Abraham Kuyper (1837 1920), telogo holands, que

tinha uma viso ampla do senhorio de Jesus Cristo, reconhecendo que, quando as Escrituras dizem que Deus fez Jesus Cristo o cabea de todas as coisas (Ef 1:22), todas quer dizer exatamente o que a palavra significa. Nesse sentido, temos a citao mais famosa de Kuyper: No existe um centmetro quadrado em toda a rea da existncia humana sobre o qual Cristo, que o Senhor sobre todas as coisas, no declare: Isto meu! . Como as geraes seguintes testemunharam, as inferncias dessa declarao so bastante claras: aqueles que seguem a Cristo devem

subjugar todas as partes e paixes de suas vidas instruo ao senhorio de Cristo 54.

incluindo a rea da

54 PLANTINGA JR., Cornelius. O crente no mundo de Deus. So Paulo: Cultura Crist, 2 007. p. 13. 55 KUYPER, Abraham. Calvinismo. So Paulo. Cultura Crist, 2003. p. 22. 56 Apud. VIEIRA, Paulo Henrique. Calvino e a educao. So Paulo: Editora Mackenzie, 2 008. p.95.

A proposio de Kuyper do Calvinismo como um sistema de concepes que, sob a influncia da mente mestre de Calvino, levantou-se para dominar nas diversas esferas de vida 55, precursora da concepo de que o reformador Joo Calvino (1509 1564) proveu um sistema de princpios abrangentes, similar ao paradigma da aliana e respectivos mandatos, para parmetros de relacionamento com Deus, com o prximo e com o cosmos, cujo princpio bsico a soberania de Deus e o governo de Cristo sobre todas as esferas da vida. Na cosmoviso calvinista, o conhecimento de Deus revelado nas Escrituras e o relacionamento do homem com Deus, por meio da orao, so imperativos. Logo, h necessidade do entendimento da relao do Antigo e do Novo Testamento, assim como do desenvolvimento da histria da salvao. Em oposio s vises de mundo de sua poca, Calvino sustentou que as Escrituras revelam a existncia de apenas uma aliana, a aliana da graa, que apesar de ter assumido vrias formas no desenvolvimento da histria redentiva, apresentava a mesma substncia, cumprida em Jesus Cristo. A referida cosmoviso no limitada somente uma busca contemplativa pelo Deus gracioso, uma preocupao com o bem-estar da alma do indivduo ou, ainda, unicamente ao objetivo de obter santidade pessoal; o objetivo final do Calvinismo extrapola o indivduo e sua salvao, assim como os limites da Igreja dimenses espiritual e social da aliana, respectivamente. Esta trata de um sistema consciente da soberania de Deus e do senhorio de Jesus Cristo, para a realizao do plano de Deus na esfera do Estado, da cultura, na natureza e no cosmos dimenso cultural da aliana. Calvino expressou sua preocupao com o governo civil e o Estado, o que comprovado atravs da sua obra As Institutas e o seu envolvimento em diversos domnios: em Genebra, foi pastor, administrador, trabalhou nas esferas do ensino, da economia, civil e internacional. Sua concepo era que numa sociedade autenticamente crist, haveria uma interao mtua das relaes entre o Estado e a Igreja, o que renovaria a sociedade permeando todos os setores da vida, tanto pblicos como privados, com influncia da religio 56.

Assim, os pressupostos calvinistas so fundamentados no princpio divinamente estabelecido na aliana, ou seja, Deus o Supremo Criador de todas as coisas e as mantm submissas sua soberana vontade. Tal cosmoviso unitria e harmnica da criao redefiniu a relao dos crentes contemporneos de Calvino, que, embora, conscientes da sua permanncia neste mundo cado, deixaram de desdenhar a terra, passaram a valorizar suas ocupaes como vocao instituda por Deus a cada um dos seus filhos e a conceber a ociosidade tanto como um mal social quanto como um pecado contra Deus; no cumprindo sua vocao, sempre til sociedade, o ser humano desobedecia a Deus e se tornava intil para a coletividade 57. 57 Ibid. p. 96. 58 Apud. FERREIRA, Franklin. Uma introduo a Max Weber e obra A tica protestante e o esprito do capitalismo . Fides Reformata, So Paulo, v. 5, n. 2, 2000. Disponvel em www.macke nzie.br. Acesso em: 22 abril 2009. p. 3. 59 Ibid.p. 5. O calvinismo , precisamente, a primeira tica crist que deu ao trabalho um carter religioso. Anteriormente, o trabalho fazia parte das atividades pertencentes vida material; ele se impunha porque, de uma forma ou de outra, no se podia dispens-lo; mas, como atividade temporal, nenhuma relao tinha com a salvao eterna ou com a vida espiritual. Para o calvinismo, ao contrrio, o trabalho, considerado uma vocao, torna-se atividade religiosa. Importa trabalhar, custe o que custar, haja ou no necessidade de prover seu sustento, porque trabalhar uma ordem de Deus 58.

Calvino concebia os negcios como meio legtimo de servir a Deus e de trabalhar para a sua maior glria; que a circulao de dinheiro e os bens e servios eram formas concretas da comunho dos santos e que o objetivo dos negcios deveria ser a ajuda ao prximo.

Os pastores de Genebra intercediam continuamente diante do Conselho Municipal em favor dos pobres e dos operrios. O prprio Calvino intercedeu vrias vezes por aumentos de salrios para os trabalhadores. Os pastores pregavam contra a especulao financeira e fiscalizavam os preos contra a alta provocada pelos monoplios. Por influncia dos pastores, o Conselho limitou a jornada de trabalho dos operrios. A vadiagem foi proibida por leis: os vagabundos estrangeiros que no tivessem meios de trabalhar deveriam deixar Genebra dentro de trs dias aps a sua chegada. E os vagabundos da cidade deveriam aprender um ofcio e trabalhar, sob pena de priso. O Conselho instituiu cursos profissionalizantes para os desocupados e os jovens, para que eles pudessem entrar no mercado de trabalho 59.

Assim, o ensino de Calvino que influenciou a Confisso de F de Westminster e dos dois Catecismos, no diferenciava o que espiritual do que material desde que no houvesse uso imprprio para satisfao de apetites pessoais ou fins de ostentao 60 e no classificava a Igreja e o Estado como duas foras incompatveis. Tudo se completava num grande todo, tudo era obra de Deus e estava sob seu controle: o Estado, a Igreja e a sociedade. Dentro da comunidade, o indivduo devia cumprir obrigaes ao mesmo tempo religiosas e sociais 61. Logo, sua concepo era que, as necessidades espirituais do ser humano deveriam ser atendidas atravs do conhecimento da Palavra de Deus e sua f alimentada, pela freqncia aos cultos; contudo, era necessria a dedicao ao trabalho, em obedincia vocao dentro da comunidade, para que as necessidades materiais e sociais fossem supridas e Deus glorificado. 60 Cf. Apud. VIEIRA, Paulo Henrique. Calvino e a educao. So Paulo: Editora Mackenzi e, 2008. p.102. 61 Ibid. p. 98. 62 Ibid. p. 112. 63 Cf. Ibid. p. p. 114 e 115. O ensinamento dos reformadores se opunha cosmoviso monstica do exerccio de uma vida santa apenas no isolamento da sociedade. O conceito de vocao concebido por Lutero e desenvolvido por Calvino trouxe a santidade do verdadeiro cristo para o trabalho exercido no convvio social, aplicando a teologia s caractersticas da sociedade na qual o crente estava inserido. A cosmoviso de Calvino estabeleceu um novo padro de comportamento, ou seja, uma nova cultura 62, na qual tornou-se essencial o conhecimento de Deus revelado nas Escrituras. Neste contexto, com o objetivo de capacitar os crentes a dominar a leitura tanto do Antigo quanto do Novo Testamento, a educao emergiu de forma secundria, mas imprescindvel, como conseqncia de uma necessidade teolgica vital, isto , o conhecimento da Palavra de Deus e da do prprio Criador, para a consolidao da nova sociedade crist 63, o que promoveu um sistema de ensino pblico, gratuito e obrigatrio, em Genebra.

A f crist reformada liberou o homem do temor da natureza: No princpio criou Deus os cus e a terra . Ela ensinou que o sol, a lua, as estrelas, as montanhas, os rios, o mar e os animais no eram deuses e nem tinha poderes msticos que neles habitavam. A natureza foi dessacralizada, e conforme diz Max Weber, foi desvestida de seu poder. Assim, o homem

pode iniciar realmente o conhecimento e o domnio da natureza e educarse 64. 64 LOPES, Augustus N. A educao nos tempos atuais e sua influncia. 2009. Palestra re alizada no Snodo Leste Fluminense da Igreja Presbiteriana em 25 abril 2009. 65 Ibid. 66 VEITH JNIOR, Gene Edward. Deus em ao. So Paulo: Cultura Crist, 2007. p. 17.

Para Calvino, se Cristo vivo e exaltado Senhor de todo o universo, sua obra restauradora, no se limita apenas nova vida dada ao indivduo, mas abrange todo o universo, inclusive a ordem social e econmica. Esta cosmoviso direcionou a ateno de Calvino, como pastor e mestre, para alm das questes individuais e espirituais. Logo, na sua concepo, era dever da Igreja dar ateno s questes sociais e polticas, o que inclua a educao. Calvino ainda defendeu a idia que a pesquisa cientfica e a educao no esto dissociadas do Criador e que esta serve aos propsitos de Deus, como instrumento para o homem conhec-lo, desejar glorific-Lo e relacionar-se com Ele, com as outras pessoas e com a cultura na qual est inserido. Como conseqncia desta cosmoviso, em obedincia ao mandato cultural, os protestantes lideraram o avano tecnolgico-cientfico dos sculos 16 e 17.

Segundo pesquisas citadas por McGrath, feita em Paris nos primeiros sculos posteriores Reforma protestante, numa populao constituda de 60% de catlicos e 40% de protestantes, somente 18% dos membros da Academia de Cincias de Paris eram catlicos, enquanto que 81% eram protestantes. Em Londres, na mesma poca, a Sociedade Real de Cincias era dominada pelos puritanos. As pesquisas indicam que tanto as cincias fsicas quanto biolgicas eram controladas por calvinistas durante os sculos 16 e 17. Todos esses pesquisadores e cientistas haviam sido influenciados pela Reforma protestante, especialmente pela obra de Joo Calvino 65.

A Reforma foi uma poca em que a igreja protestante exerceu sua maior influncia cultural na arte, na literatura, na msica, assim como nas instituies sociais 66. Logo, a sociedade daquele perodo foi beneficiada com a viso pactual porque os cristos obedeceram s estipulaes do pacto. Contudo, medida que os sculos avanaram e prevaleceram os paradigmas da filosofia e cincia da era moderna sobre a erudio protestante, a aplicao da cosmoviso calvinista para influncia das esferas sociais, deu lugar sociedade secularizada. A despeito desta evidncia, uma corrente de telogos tem defendido a cosmoviso calvinista. Abraham Kuyper foi o seu maior divulgador e iniciou uma nova escola, ao formular e aplicar os princpios desta cosmoviso sua poca,

referindo-se a este movimento, como o neo-calvinismo. Ele foi educado num lar ortodoxo e calvinista, entretanto, por ocasio dos seus estudos universitrios, substituiu aquela f pelo liberalismo, que ento imperava na Holanda. Mas, ao inicia r seu ministrio pastoral, constatou que somente os membros ortodoxos realmente sabiam fundamentar a prpria f. Converteu-se, ento, do liberalismo teolgico e poltico. Exerceu a funo de Primeiro Ministro da Holanda, no perodo de 1874 1877. No ano de 1880, juntamente com outros, fundou uma das melhores universidades do mundo, a Universidade Livre de Amsterd, a fim de fornecer lderes intelectualmente competentes, indispensveis para a reorientao crist na Igreja, no Estado, no setor scio-econmico, nas artes e na educao 67. 67 KALSBEEK, L. Contours of a Christian philosophy: an introduction to Herman Do oyeweerd s thought. Toronto, Canad: Wedge Publishing Foundation, 1975. p. 18. 68 LOPES, Augustus N. et al. Calvino e a educao: carta de princpios 2009. So Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2009. p. 5. 69 Ibid. 70 PLANTINGA JR., Cornelius. O crente no mundo de Deus. So Paulo: Cultura Crist, 2 007. p. 12.

A princpio, a universidade era aberta somente para os cristos reformados e era financiada por doaes voluntrias. Mais tarde, em 1960, abriu-se ao pblico em geral e passou a ser financiada como as demais universidades holandesas, embora ainda retenha as suas tradies e valores reformados 68.

Outras universidades que esto relacionadas dentre as melhores do mundo e que tambm foram fundadas dentro da cosmoviso calvinista so: a Universidade de Princeton (1746), a Universidade de Harvard (1643) e a Universidade de Yale (164 0) a universidade americana que mais formou presidentes dos Estados Unidos 69. A despeito de nos dias atuais, estas instituies de ensino no se manterem fiis cosmoviso na qual foram fundadas, ainda trazem na redao das suas declaraes de misso e propsito para a educao ou no alvar de funcionamento, o testemunho do benefcio da cosmoviso pactual para a sociedade. Nos Estados Unidos, uma instituio de ensino superior que nos dias atuais, se mantm fiel cosmoviso calvinista, a Calvin College.

Em 1921, os seus lderes declararam que queriam uma instituio de ensino superior na qual os jovens receberiam uma instruo totalmente crist em todos os aspectos. Tanto os professores, como o pessoal do corpo administrativo, tinham a responsabilidade de inocular o fermento do evangelho em todas as coisas que acontecessem no campus, de tal modo que todas as atividades estudantis tanto as que apelam ao intelecto, como s direcionadas emoo e criatividade deveriam estar permeadas com o esprito e o ensino do Cristianismo 70.

No Brasil, o Colgio Presbiteriano e a Universidade Presbiteriana Mackenzie regem seus princpios dentro da cosmoviso calvinista. Dentre as medidas adotadas pelo colgio para educar segundo esta cosmoviso, est a troca dos livros convencionais por apostilas de contedo criacionista at quarta srie, a fim de que o evolucionismo faa parte das aulas de Biologia apenas a partir da quinta srie. Na carta de princpios da Universidade para o ano de 2009, definida a identidade confessional da instituio e declarado que,

como escola de origem reformada, o Mackenzie busca a excelncia na educao e a formao integral de seus alunos, a partir de uma viso crist de mundo. O excelente desempenho da Universidade e das Escolas Mackenzie nas avaliaes oficiais, por si s, demonstra que possvel conciliar uma cosmoviso crist com ensino de qualidade 71. 71 LOPES, Ibid. p.6.

O neo-calvinismo resgata uma educao baseada nos pressupostos do calvinismo; portanto, promove a concepo que o mandato cultural no foi anulado pela queda do homem, visto que o estudo e a pesquisa so instrumentos para domnio da criao. Pelo fato de ter sua fundamentao na Bblia, busca levar o educando a confessar a existncia do nico Deus verdadeiro, criador dos cus e da terra, que se torna pessoal quele que, pela ao do Esprito Santo, confessa que Jesus Cristo salva os pecadores e tem autoridade sobre todo o cosmos. Logo, como sua redeno e domnio abrangem no apenas a humanidade, mas toda a criao, o homem integralmente redimido deve trabalhar para a redeno das diversas esferas sociais, sujeitando a sociedade secularizada ao senhorio de Cristo.

5 O PRINCPIO DE RESPONSABILIDADE E O REINO PARASITA

Ainda que as Escrituras revelem a presena do mal e seus efeitos, assim como de Satans, suas atividades e respectivos resultados; a origem de Satans, a fonte de sua habilidade, poder e influncia, e outras informaes precisas a respeito do mal no so fornecidas. Contudo, Satans e o mal no foram criados por Deus como tais, visto que se o Deus que se revela, santo, odeia o pecado e no tolera o mal, logo, ele no pode ser a fonte do pecado, de Satans e do mal. teologia bblica, devemos afirmar a queda de Satans 72. Por razes da

72 Apud GRONINGEN, Gerard van. Criao e consumao. V. 1. So Paulo: Cultura Crist, 2002. p. 121. 73 FERREIRA, Franklin e MYATT, Alan. Teologia sistemtica: uma anlise histrica, bblic a e apologtica para o contexto atual. So Paulo: Vida Nova, 2007. p. 363. O que revelado pelo texto bblico, o fato de que o mal adentrou o den, quando Satans, que fora criado em perfeio juntamente com os demais anjos, por ocasio da criao do cu, se tornou em mal, no seu ser, nas suas atitudes e atividades, e ento, foi lanado do cu, visto que impossvel Deus, que o sumo bem, coexistir com o mal (Is 14:12; Lc 10:18; Jo 12:31) . No den, o tentador se apresentou na figura da serpente como smbolo de Satans, apontando para o fato de que foi ele mesmo quem abriu a porta para o pecado, no incio (Gn 3:1-7) 73. O episdio relatado demonstra o carter maligno de Satans e sua rebeldia contra a palavra de Deus, ao lanar dvidas sobre a condio que o Soberano estabelecera como estipulao para permanncia do homem e da mulher no jardim do den e, a seguir, persuadir a mulher a adotar uma atitude de autonomia e menosprezar as palavras de Deus quanto conseqncia da desobedincia aquela condio (2Co 11:3). Assim, Satans triunfou em obter o controle e a influncia sobre os vicegerentes designados e qualificados por Deus, impondo seu governo sobre eles e concomitantemente, sobre o cosmos. A vitria de Satans s foi possvel porque o primeiro casal era dotado com a capacidade de escolher se continuaria a obedecer a Deus. Como eles fizeram a escolha de seguir as sugestes enganosas de Satans, este estabeleceu seu reino no cosmos, o reino parasita, governado por Satans e suas hostes rebeldes; todavia, um reino condenado a ser subjugado e derrotado ao

longo da histria, pelo Messias. Atravs de sua obra encarnao, morte e ressurreio Cristo regenera os eleitos, torna possvel a operao do Esprito Santo para sua salvao e reconcilia com Deus todas as coisas, tanto as que esto na terra como as que esto no cu (Ef 1: 9-10; Cl 1:19, 20). Contudo, a derrota de Satans somente ser consumada no fim dos tempos. Entretanto, a despeito do reino parasita perdurar somente enquanto o Soberano Deus permitir e de sua manifestao de graa e de misericrdia para mitigar as maldies do pecado cometido pelos primeiros seres humanos, estes tiveram seu intelecto, emoes, afetos, vontade e corpos corrompidos, e esta corrupo original, foi transmitida sua descendncia como depravao total, ou seja, ainda que o homem no seja absolutamente mau ele no to mau quanto poderia ele extensivamente mau. Todo o seu ser est contaminado pelo pecado, inclusive sua vontade, que agora escrava deste maldito vcio. Em decorrncia disso, o homem tornou-se positivamente mau, incapaz de fazer qualquer bem, no que se refere ao relacionamento com Deus, mas tambm incapaz de, por suas prprias foras, aproximar-se de Deus 74. 74 Ibid. p. 459. 75 MORELAND, J. P. e CRAIG, William L. Filosofia e cosmoviso crist. So Paulo: Vida Nova, 2005. p.598. 76 Ibid. CARDOSO. p. 26.

Isto implica que a natureza santa e perfeitamente boa de Deus fornece o padro absoluto contra o qual todas as aes e decises so medidas 75; contudo, a depravao do homem inclina suas escolhas para os prprios interesses, ou seja, assim como Eva, o ser humano no redimido toma suas decises baseado nos seguintes pressupostos: Deus no bondoso e injusto. Logo, o homem torna-se o novo criador e legislador . A diferena entre criador e criatura abolida. Nascem as tendncias filosficas para colocar Deus como: imanente (pantesmo), dualismo ou como radicalmente transcendente (o absolutamente outro). O critrio de verdade deve ser o que Eu quero. O Eu do homem torna-se um absoluto. O meu Eu define o ser das coisas. As coisas so o que Eu desejo que elas sejam. Exemplo: Gn 3:6, a rvore era boa para se comer . Os valores absolutos e transcendentes deixam de ser plausveis e so substitudos por valores relativos vontade e glria do Eu 76.

O corao do homem no mais se submete e adora a Deus, mas, se rebela contra o Criador e anda pelos prprios caminhos; o que resulta no fato do ser humano adotar cosmovises que o alienam espiritualmente de Deus e o mantm

moralmente culpado diante dele, e, ainda buscar falsos deuses para preencher o vazio deixado pela ruptura da aliana com o Deus trino (Rm 1:21-32). A conseqncia da existncia humana fora da relao pactual testemunhada na proliferao do pecado, das aes e tendncias erradas, hbitos, prticas e modelos que dilaceram a integridade das pessoas, das famlias e de culturas inteiras 77 e nas tragdias observadas no cosmos, pelo fato da criao se encontrar sob o domnio de criaturas demonacas, incrivelmente malignas, que tm como objetivo destruir a obra de Deus e minar os seus propsitos. 77 Cf. Ibid. PLANTINGA JR., p.65. 78 Ibid. p.76. 79 RUSS, Jacqueline. Pensamento tico contemporneo. So Paulo: Paulus, 1999. p.14. Devido ao estado cado, o homem se prevalece da ignorncia voluntria e do auto-engano para oferecer resistncia s idias de pertencer a Deus e reconhecer seu dbito de lealdade e gratido ao autor da vida; assumindo a autoria da prpria existncia ou se declarando um produto da natureza; dando testemunho que os processos de pensamento e o aprendizado humano esto corrompidos pelo pecado, pois o aprendizado construdo por

no somente algumas capacidades mecnicas de percepo, de reflexo, de ao do intelecto e do raciocnio , mas tambm uma programao mental formada fora das escolas, que inclui todo um conjunto de crenas, pressuposies e comprometimentos. Ningum segue um aprendizado meramente objetivo (...) O aprendizado de todos baseado na f , e isso se aplica a qualquer que seja o campo acadmico ou profissional do aprendizado. A questo nunca se uma pessoa tem f em alguma coisa ou em algum, mas em qu ou em quem 78.

Logo, o homem se torna a fonte do prprio conhecimento visto que deposita sua f nos pressupostos produzidos pelo seu auto-engano, que tomam o lugar da base do seu aprendizado e produzem uma cosmoviso distorcida, focada no objeto de conhecimento que o eu determina. O estado cado leva o homem a pressuporse sujeito autnomo, isto , capaz de dispor livremente da prpria vontade, responsvel por si mesmo e por seus atos, e, ainda, o indivduo se torna valor supremo 79, com direito a adoo de atitudes que o priorizem em relao coletividade e substituam os vnculos de relacionamento com os outros pelo hedonismo. Neste paradigma, a famlia, a educao e o princpio da responsabilidade so esvaziados da sua substncia. A famlia passa a ser vista como referncia de

identidade do indivduo ou tecnologia teraputica. Os vnculos familiares so preteridos por aqueles que unem indivduos reunidos para compartilharem concepes comuns e organizarem seus valores particulares a fim de reivindicar o direito de extravasar os mesmos. A busca pelo hedonismo e emancipao individual no d lugar tolerncia e ao perdo; o divrcio a soluo para as crises conjugais; as pessoas que necessitam de cuidados especiais so eliminadas por exemplo: os idosos so exilados para casas de repouso e os filhos so gerados no mais para perpetuao da aliana de Deus com o homem, mas como objetos para suprir o desejo de realizao de paternidade e maternidade e, to logo deixam de ser novidade, ficam entregues aos cuidados de apenas um dos genitores. Ao assumir o governo da prpria vida, o ser humano re-inventa o princpio da responsabilidade, desconectando-o do Deus da histria e da eternidade, a fim de reorient-lo para a preservao da vida num futuro extremamente longnquo 80, produzindo sistemas para sustentar a concepo falaciosa da inexistncia de absolutos e da no obrigatoriedade da prestao de contas dos seus atos. A responsabilidade torna-se um princpio individual: cada um responsvel por si e pelos pressupostos que orientam o grupo no qual est integrado. 80 Ibid. p. 47.

Alheios ao fato de que o Criador continua a reinar sobre a criao por meio da sua providncia e aos mandatos pactuais, o ser humano utiliza a excelncia do seu intelecto para construir uma cultura na qual a indiferena para com Deus parece normal, o que transmitido na instruo para as geraes. A educao assume uma caracterstica permissiva, deve atentar para os desejos das crianas, adolescentes e jovens e produzir seres emancipados individualmente, bem sucedidos, capazes de viver confortavelmente, obter riqueza material e fama; ainda que estes propsitos formem pessoas dotadas de auto-imagem distorcida, cujas dimenses intelectuais e espirituais esto separadas e a auto-estima seja priorizada em relao ao amor e servio ao prximo. Esta educao presta-se a formar a convico na nova gerao que o homem criou Deus e no vice-versa; negar a soberania de Deus, sua Lei e seu juzo; sustentar que toda lei e toda fora operando no universo natural, mais que moral, espiritual e sobrenatural e destituir a vida humana da sua dignidade, alm de subverter a moralidade.

As novas concepes de famlia, de educao e do princpio da responsabilidade produzem indivduos que eliminam Deus, so capazes de viver sem culpa e sem vergonha dos seus pecados. A imagem de Deus apagada das suas mentes acarreta uma moralidade relativa. Estes so convictos de que a verdade, falsidade, bondade e mal so noes tericas, sem nenhum sentido real ou significado e, ainda, so indivduos cada vez mais apticos, alienados da verdade, indiferentes ao outro e realidade que os cerca, desertores do sentido histrico e propsito da humanidade, cuja finalidade primria da sua existncia a busca desenfreada do prprio prazer. Tais indivduos so agentes do reino parasita de Satans e multiplicam a concepo do niilismo, isto , que tudo totalmente sem significado, sem lgica, sem razo 81, defensores que o prprio universo incoerente e irracional e proclamadores da destituio da autoridade da razo pelo simples acaso. Sua desobedincia ao mandato espiritual caracterizada pela entronizao do deus que supre a determinao do eu hedonista. A negao de que so portadores da imagem de Deus provoca um vazio existencial que os impele para a busca contnua de algo que venha preench-lo. Tal busca resulta em levar os indivduos a pecarem cada vez mais e a se sentirem confortveis no pecado, e, portanto, distancia aquel es que se apegam a este sistema, da obra regeneradora de Cristo, ou seja, esto alienados da aliana divina e so participantes da condenao a qual Satans ser submetido. 81 MACARTHUR, John. Pense biblicamente: recuperando a viso crist de mundo. So Paulo : Hagnos, 2005. p. 110.

Ignoram que foram criados por Deus, homem e mulher, imagem e semelhana de Deus, como macho e fmea, logo, no buscam o desenvolvimento de uma relao de complementariedade de um para com o outro, mas, o macho deseja a capacidade de desenvolver o papel da fmea e vice-versa; assim, ambos tentam mudar seus papis tal qual Deus os criou e desenvolvem um relacionamento de competitividade e opresso do mais forte sobre o mais fraco. Em relao ao mandato cultural, sua responsabilidade de governo sobre o cosmos, foi substituda pela explorao predatria daquilo que pode alcanar ou endeusamento da natureza, visto que reconhece que se esta for destruda, suas condies de vida tambm sero extintas.

6 OS PAIS E A FORMAO DA COSMOVISO PACTUAL

O ser humano distanciado do Criador, cada vez mais, nega a estrutura, isto , a constituio de esferas de leis ou normas, que sustentam a realidade, e segue a direo do seu corao corrompido, que o orienta para mltiplas outras cosmovises. Esta atitude implica em clara desobedincia a Cristo e influencia todas as esferas de poder da existncia, acarretando papis e relacionamentos distorcidos, pessoas infelizes e uma sociedade transformada num catico ajuntamento de indivduos voltados para os prprios interesses. Diante deste quadro, o povo de Deus deve responder ao chamado de promover a redeno de Cristo em todas as esferas de poder nas quais cada pessoa est envolvida. Cada cristo, santificado pelo Esprito Santo, deve viver para honrar a Deus e servir ao prximo e empregar sua vida no estabelecimento do domnio de Cristo sobre o todo da vida, atravs do cumprimento dos mandatos pactuais. Cada dom, cada talento e cada habilidade para trabalhar com coisas ou com pessoas, devem ser oferecidos como servio a Deus para transformar a cultura, e sujeit-la nova ordem restaurada. As Escrituras, como fonte da autoridade divina e, portanto, regra de f e prtica para o cristo, deve servir como molde para a formao da cosmoviso crist, padro para anlise das demais cosmovises e guia de instruo quanto aos relacionamentos do homem com Deus, consigo, com o seu prximo e com a cultura, segundo as categorias criao-queda-redeno. Atravs das Escrituras, Deus revela que a unidade mais bsica para os relacionamentos a famlia. A doutrina bblica da criao fala que a famlia o padro social que original e inerente natureza humana. normativa para todos os tempos e todas as situaes histricas 82. Logo, Deus criou a famlia para ser a instituio paradigma de obedincia aos mandatos da aliana. 82 PEARCEY, Nancy. Verdade absoluta. Rio de Janeiro: CPAD, 2006. p.147.

Semelhantemente unidade de relacionamento do Deus trino Pai, Filho e Esprito Santo o homem e a mulher, criados sua imagem e semelhana, deveriam formar uma unidade por meio do casamento monogmico e indissolvel.

Marido e esposa seriam unidos por um vnculo inquebrvel, no qual os seus coraes, as suas mentes, alvo e propsitos deveriam se fundir em apenas um. Em conformidade com o paradigma de unidade da Trindade, a unidade familiar seria constituda pelo casal e filhos gerados neste casamento, caracterizada pela dignidade e singularidade de cada membro associada relao e amor recproco associado comunicao. Os pais teriam plena responsabilidade pela instruo dos filhos a fim de mold-los para constiturem outras famlias, desenvolverem e servirem sociedade, criarem cultura e em todas as coisas, se relacionarem com o Criador. A queda corrompeu este paradigma, visto que a promove a distoro do casamento com prticas entre os sexos e o adultrio, que aniquilam a ruptura, o mesmo ocorre no relacionamento dos pecaminosidade do homem como a poligamia, a rivalidade unidade do casal. A partir desta pais com os filhos e com as demais

esferas sociais. A perda das normas criacionais como referncia, descaracteriza o exerccio da responsabilidade, o que acarreta ingerncia de uma esfera sobre a outra, como por exemplo, os pais delegarem a educao dos filhos igreja, escola e ao Estado ou, por outro lado, desejarem impor a autoridade paterna sobre aquel as instituies naquilo que, diante de Deus, competncia das mesmas quanto s crianas. Guiadas por coraes vazios do Esprito Santo e rebeldes a Jesus Cristo, a famlia sofre com as conseqncias que o pecado impe ao ser humano afastado da misericrdia, da graa e do amor de Deus. Assim, a famlia est suscetvel aos ataques internos, tais como, a ausncia dos pais, que delegam a outros a educao dos filhos; o legalismo; a permissividade; o materialismo; o individualismo e a supervalorizao de algum membro em detrimento de outro e ataques externos provenientes do secularismo que domina a sociedade, que constituem obstculos para a famlia cumprir o seu papel de fundamento da sociedade. Nesta realidade, h necessidade de despertar tambm, nos pais cristos, a conscientizao da necessidade de guardar e defender sua famlia e moldar seus filhos para exercerem o papel de agentes da redeno de Cristo. Do mesmo modo que na criao, o primeiro homem e a primeira mulher receberam a imagem e a semelhana de Deus, para represent-lo diante da criao, manter relacionamento com o Criador e transmitir estas caractersticas aos descendentes; a morte e a ressurreio de Cristo removeram os efeitos do pecado, a fim de que o casal

regenerado possa propagar este estado vivificado a todas as esferas sociais, expressando em cada uma o seu relacionamento com o Deus Trino e deve formar seus descendentes para continuar a faz-lo ao longo das geraes, at o dia no qual Cristo voltar. O senhorio de Cristo requerido na famlia. A esfera do casamento de extrema importncia dentro da perspectiva pactual porque alm de promover a unidade do casal, o meio pelo qual os filhos da aliana devem ser gerados, disciplinados e formados. Sob esta perspectiva, as crianas nascem para a glria de Deus e so confiadas aos pais para que no futuro, sejam os responsveis pelo cuidado com a criao e desenvolvimento da cultura, tornando-se os agentes da aliana. Na Antiga Aliana a circunciso era o sinal e selo que os filhos pertenciam a Deus. Na Nova Aliana, a circunciso foi substituda pelo batismo em nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo. Portanto, o batismo simboliza na vida de cada filho, o sinal e sel o do cuidado e amor de Deus para com esta criana e do compromisso assumido pelos pais de prepar-la para tornar-se um adulto que cumpra a sua responsabilidade diante de Cristo. Na famlia pactual, o pai e a me, juntos, devem desenvolver a formao dos filhos e cultivar um ambiente em que estes sejam igualmente valorizados e tenham seus dons, talentos e personalidades respeitados. A unidade no relacionamento do s pais deve ser compartilhada pelos filhos, que por sua vez, devem aprender a se relacionar com o Deus trino, entronizado nos coraes e mentes dos progenitores; os pais devem envolver seus filhos nos mesmos alvos e propsitos do casal; as relaes familiares devem ser fundamentadas na dignidade e singularidade de cada membro, no amor recproco e na comunicao, a fim de que seja construda a unidade familiar. Os pais devem reconhecer os filhos da aliana como herdeiros da depravao do gnero humano; o que significa que cada um tem sua mente, vontade, emoes e corpo dominados pelo pecado; por esta razo, so pecadores, alienados de Deus e seu relacionamento com as demais pessoas est corrompido. Como todas as crianas, estas so dignas da ira de Deus desde a concepo; logo, carentes da regenerao de Jesus Cristo. Destarte, os pais necessitam interceder para que o Esprito Santo atue nos coraes e mentes dos filhos, a fim de que estes respondam ao ensino, crendo em Cristo como Salvador e confessando-o como Senhor das suas

vidas (Sl 51:3-7). Concomitantemente, os pais devem pregar a Palavra de Deus, servir de modelos para os filhos e humildemente reconhecer suas limitaes e dependncia das outras esferas, como a igreja e a escola, na tarefa de formar os agentes da aliana. Segundo Horton,

Nos tempos de grande perseguio ou de secularismo profundo e dominante, o povo de Deus sempre dobrou os seus esforos quanto aos deveres para com a famlia: os filhos so admoestados a decorar o catecismo sob a tutela de pais piedosos que modelam a viso crist da vida tanto pelos seus ensinos quanto pelo seu exemplo pessoal. (2006, p. 35).

Esta concepo desperta os pais para a necessidade do contato das crianas com as verdades do evangelho, desde os primeiros meses de vida; escutando-as sob a forma de canes ou histrias e testemunhando a coerncia entre a pregao e o modo de vida piedoso dos pais. Logo, a qualificao necessria para os pais que desejam ser formadores dos agentes da aliana so: temer e tremer diante de Deus, obedec-lo, honr-lo, servi-lo e confiar na ao do Esprito Santo, para que ao ensinar, em palavras e exemplo, os coraes e mentes dos filhos sejam permeados e transformados pelo poder do evangelho de Cristo. O papel dos pais conduzir os filhos a tornarem-se semelhantes a Cristo e servirem a Deus atravs da famlia, da igreja e da cultura, levando a totalidade do senhorio de Cristo a todas as esferas. Para isso, os pais devem conhecer cada fi lho suas inclinaes, modo de agir e reagir o que s pode ser feito medida que os pais esto em contato, convivendo com os filhos de modo contnuo, sem frias ou interrupes. Tal assertiva pode parecer extremista, mas o nico modo de aplicar a perspectiva bblica de instruo aos agentes da aliana (Dt 6:6,7; Ef 6:4). Os pais devem juntos desenvolver estratgias para formar e educar os filhos, de acordo com a viso pactual, e detectar os pontos fortes e fracos de cada um para estabelecer uma linha de ao, de curto, mdio e longo prazo, a fim de fortalecer os pontos fracos e estimular os pontos fortes. A linha norteadora para disciplinar os filh os deve ser a correo das atitudes provenientes do corao, visto que so estas que motivam as atitudes comportamentais (Pv 4:23; Mt 15:18,19).

Ser um pai ou uma me significa trabalhar para Deus, orientando os filhos em direo a Ele. Os pais tm esta responsabilidade; o exerccio desta

funo envolve conhecer os filhos e ajud-los a entender o padro de Deus para o comportamento deles. Significa ensin-los que so pecadores por natureza. Inclui apontar-lhes a misericrdia e a graa de Deus, demonstradas na vida e morte de Cristo em favor dos pecadores 83. 83 TRIPP, Tedd. Pastoreando o corao da criana. So Jos dos Campos, SP: Editora Fiel, 1 998. p. 47.

H necessidade de ensinar aos filhos que os pais so representantes de Deus para com eles. Logo, os filhos devem obedec-los como se estivessem diante do prprio Senhor. A desobedincia implica na obrigatoriedade dos pais exercerem a disciplina corretiva, isto , reorientarem aquelas aes das crianas que desagradam a Deus, baseados em amor e ausncia de ira a fim de no transformar a repreenso em agresso. Os filhos devem ser ensinados que suas ofensas no so dirigidas contra os pais, mas contra Deus. O objetivo da disciplina lev-los de volta ao caminho da obedincia, e, portanto, restaurar seus relacionamentos com o Criador. A disciplina no deve ser aplicada para provocar do r nos filhos, mas para cur-los dos efeitos do pecado e promover sua maturidade. Portanto, os pais juntos necessitam discernir e entender qual o mtodo de discipli na apropriado para cada um dos filhos, de acordo com sua personalidade e faixa etria. Aprender a obedecer aos pais, prepara os filhos para a obedincia aos mandatos pactuais. Os pais devem ensinar aos filhos as categorias criao-quedaredeno, apresentadas nas Escrituras: que os filhos foram criados em aliana com Deus, sua imagem e semelhana; que, so herdeiros do pecado dos primeiros pais, estando, por esta razo, separados do Criador; mas, que pela graa, por meio da salvao em Cristo e ao do Esprito Santo, so chamados a fazer parte da famlia de Deus; exigindo este chamado uma resposta pessoal. Portanto, assim como seus pais fizeram um dia, cada filho necessita orar para responder ao chamado espiritual com a declarao do seu amor a Deus. Os filhos tambm necessitam entender que Deus conhece e est presente em todos os aspectos das suas vidas seus pensamentos, sonhos, brincadeiras, estudos e a vontade do Pai Celeste que cada um daqueles aspectos seja vivido fundamentado no relacionamento das crianas com Ele. Os pais no devem desanimar diante dos filhos que so egostas, rebeldes ou maldosos, entendendo que tais comportamentos so expresses da sua natureza pecaminosa, que ser

transformada atravs do seu relacionamento com Cristo. Os pais esto, assim, ensinando aos filhos a obedecerem ao mandato espiritual. Contudo, este ensino no deve ser ministrado como uma doutrina terica. necessrio que os pais exeram o sacerdcio nos lares, pregando a Palavra, vivendo e demonstrando aos filhos a convico da existncia e amor de Deus, a reciprocidade deste amor da parte dos pais, a certeza da soberania divina sobre toda a criao e o chamado de todos na famlia para responder afirmativamente ao amor do Criador e servi-lo, oferecendo-lhe diariamente culto e aes de graa e recebendo a renovao do relacionamento espiritual. Os pais devem criar uma rotina diria de leitura bblica, ensinando que as Escrituras so a verdade absoluta, respeitando a capacidade de entendimento dos filhos e dando a oportunidade para cada um se expressar a respeito da sua compreenso desta verdade e, ainda, apresentar-lhes os credos e catecismos que sistematizam o cristianismo. Associad a vida devocional diria, os pais devem integrar seus filhos na igreja local em que congregam, a fim de que a famlia participe com a comunidade crist na adorao a Deus (mandato espiritual), compartilhe a comunho com os irmos na f (mandato social) e sirva igreja e sociedade (mandato cultural). O modo dos pais ensinarem aos filhos a obedincia ao mandato social atravs da demonstrao que o amor o vnculo que sustenta a unio do casal e que assim como eles amam um ao outro, os filhos devem amar aos seus irmos. O amor produz a unidade familiar e gera cuidado, companheirismo e respeito mtuos entre os membros da famlia. O marido e a esposa devem ser exemplos de amor, honra e servio de um para com o outro e para os filhos, preparando-os para viverem este modelo nos seus namoros, noivados e casamentos. Os pais devem estar atentos sobre a possibilidade de algum filho permanecer solteiro, o que no constitui impedimento para que seja cumprido o mandato social, pois os adultos solteiros podem prestar apoio e encorajamento a outras pessoas ss, do mesmo sexo, na igreja onde congregam; auxiliar no cuidado com crianas ou idosos ou servir s famlias da igreja em qualquer necessidade 84. 84 Este tema abordado detalhadamente na obra GRONINGEN, Harriet e Gerard van. A famlia da aliana. 2. ed. So Paulo: Cultura Crist, 2002. p. 98. Ainda em relao ao mandato social, os pais devem orar juntamente com seus filhos pelas amizades e criar oportunidades de convivncia com os

responsveis dos amigos dos seus filhos para evangeliz-los ou edific-los, servi-los e fortalecer os laos sociais. Os filhos devem ser ensinados que a obedincia ao mandato cultural est ligada ao cumprimento dos mandatos espiritual e social, pois somente atravs de um relacionamento ntimo com o Deus Trino e amor ao Senhor haver motivao e sustento para glorificar e representar a Jesus Cristo, em todas as esferas da vi da. Os pais precisam ensinar os filhos a exercerem o sacerdcio de todo o crente (1Pe 2:9), intercedendo pela vizinhana, municpio, bairro e pas onde vivem e conscientiz-los que em todos os aspectos da cultura estudos, recreao, esportes, costumes do vesturio e ornamentos, aquisio de bens, escolha profissional devero comportar-se como servos e agentes para levar aquela cultura submisso ao Senhor Jesus. Isto implica ensinar aos filhos que a misso deixada por Jesus (Mt 28:19, 20) cumprida na recusa aos padres secularizados em cada uma das esferas, concomitante anlise da sua realidade e aplicao das categorias criao-queda-redeno para sua transformao (Rm 12:2).

A famlia, nos tempos antigos, servia como agente educacional bsico para a cultura. Nos dias atuais, a famlia ainda precisa servir como agente inicial. atravs da famlia que as crianas e os jovens devem ser introduzidos a todas as facetas que compem o nosso reino csmico. A famlia no pode ser separada do mundo em que vivemos com todos os seus aspectos culturais e diversas manifestaes. Ento vem a escola para desenvolver o que foi iniciado na famlia. A escola se torna uma instituio muito importante na vida cultural das famlias e particularmente das crianas. Queremos enfatizar que a dimenso cultural est to intimamente relacionada com o social e espiritual que escolas crists so vitalmente importantes. muito importante que as crianas no sejam ensinadas a separar as dimenses social, espiritual e cultural da vida 85. 85 GRONINGEN, Harriet e Gerard van. A famlia da aliana. 2. ed. So Paulo: Cultura Cr ist, 2002. p. 178.

O exerccio da responsabilidade pactual ocorre no envolvimento em todas as esferas sociais, a fim de requerer o todo da criao e da cultura para o Senhor Jesus. Os pais que educam seus filhos dentro da perspectiva da aliana so responsveis pela educao pactual no lar; contudo, a continuidade desta se d na esfera cultural da vida, no ensino bsico, mdio e universitrio. Embora as crianas devam ser entregues a educadores que reconheam o senhorio de Cristo sobre toda a criao, compete aos pais como formadores dos agentes da aliana, despertar e incentivar as aptides, dons e talentos de cada filho. Portanto, os pais devem agi r como facilitadores do seu acesso a feiras de livros, a locais de expresses artstic as,

como msica, pintura, dana e promover em famlia, conversas sobre as diversas profisses, administrao, relacionamento interpessoal, utilizao dos recursos financeiros, governo e meio ambiente. Os filhos devem ser ainda ensinados sobre a valorizao dos seus dons e talentos como ddivas do Criador e que devem empreg-los no servio ao Senhor Jesus dentro da cultura na qual esto inseridos. Os pais da aliana devem ensinar aos filhos que eles so muito amados, presentes de Deus para a famlia, so singulares e privilegiados com uma srie de bnos derramadas sobre suas vidas. Contudo, ao longo do seu desenvolvimento e crescimento, os filhos devem ser orientados que possuem responsabilidades diante de Deus e que

assumir responsabilidade por nosso trabalho aceitando o crdito e a culpa, os benefcios e as perdas elemento crucial na dignidade humana. O trabalho uma dos modos mais importantes no qual expressamos o nosso eu e o nosso carter. um fruto importante, pelo qual as pessoas conhecem o que realmente somos. por isso que tremendamente desumano separar a pessoa do fruto do seu trabalho 86. 86 PEARCEY, Nancy. Verdade absoluta. Rio de Janeiro: CPAD, 2006. p. 419.

Logo, cada filho deve ser estimulado a se empenhar no desenvolvimento dos dons e talentos, habilidades e aptides recebidas de Deus, pois assim estaro honrando o Criador, sendo eles prprios dignificados e agentes do Esprito Santo para multiplicar a graa de Jesus Cristo na famlia, na igreja, na escola, na vizinhana, no exerccio da cidadania e nos seus locais de trabalho.

CONCLUSO

O presente trabalho aborda o tema da instruo pactual como meio para a construo de uma cosmoviso crist, a fim de orientar as geraes a seguirem no caminho de Deus com retido e justia. O objetivo proposto foi investigar o problema de quem a responsabilidade primeira pela educao crist, luz das Escrituras, nos dias atuais, em que o carter informativo da educao predomina sobre aquele formativo; os pais delegam a educao dos filhos escola; a educao crist muitas vezes considerada atribuio exclusiva da Igreja e a prtica do culto domstico tornou-se obsoleta. A concluso a que se chega que as Escrituras testificam a respeito do amor e da bondade de Deus expressos na sua iniciativa de criar todas as coisas e criaturas. O ser humano foi criado para gozar de um relacionamento ntimo e harmonioso com o Criador e atuar como mediador entre Deus e a natureza. Entretanto, isto no foi imposto ao primeiro casal como uma condio tirnica, pois Deus concedera-lhes o direito de aceitar ou recusar o relacionamento oferecido, apresentando as bnos ou maldies das respectivas escolhas. Dominados pela rebeldia de seus coraes, os seres humanos permitiram a Satans insuflar seus coraes contra o Criador, escravizando-os ao pecado e, conseqentemente, adulterando a ordem da realidade temporal. A queda a maior catstrofe da histria da humanidade porque representa a perda do sentido da existncia humana, que glorificar, honrar e servir ao Criador. Alienado de Deus, o homem arrasta a criao para a maldio da queda, est separado do outro e encontra o vazio de sua existncia, ficando a merc dos dolos dos seus coraes (Rm 1:21-32). Contudo, a magnitude da queda no revogou o amor do Criador pelas criaturas. Ao contrrio, deu lugar manifestao da sua graa e misericrdia, que provisiona a redeno para aqueles, que pela ao do Esprito Santo, reconhecem pela f, a suficincia da obra de Jesus Cristo para libert-los dos grilhes do pecado. Atravs da graa, Deus ainda, sustenta a criao cada e d continuidade histria, de modo que todos aqueles submissos ao senhorio de Cristo sejam regenerados. Sob a influncia do Esprito Santo, os seres humanos so chamados de volta ao relacionamento pessoal com Cristo, com o

outro e para atuar como mediadores entre o Criador e a cultura, a sociedade e o meio ambiente; logo, so chamados Nova Aliana de amor divinamente estabelecida. Em Cristo, possvel ao ser humano cumprir o seu chamado de responsabilidade em relao s dimenses da existncia mandatos espiritual, social e cultural. Como as Escrituras so o critrio para nortear este relacionamento, quanto maior profundidade no seu conhecimento a pessoa obtiver, mais ntimo ser o seu relacionamento com o Senhor e produzir uma cosmoviso que a motivar a cumprir aqueles mandatos. A despeito da grande intimidade com o Senhor Jesus, at sua volta, o homem e a mulher ainda esto sob o efeito das conseqncias do pecado; logo, fenecem e morrem. Por esta razo, h necessidade de preparar os filhos para continuarem o relacionamento com Deus e a represent-lo na terra, atravs do cumprimento aos mandatos pactuais. Nesta perspectiva, o meio para orientar as geraes a se relacionar com Deus e com as esferas da vida a partir do paradigma revelado nas Sagradas Escrituras, a educao pactual. A fuga a esta responsabilidade ou o seu cumprimento de modo distorcido acarreta uma gerao cujos coraes so tomados pelos valores secularizados, o que a afasta de Deus e promove o exerccio das estipulaes pactuais o casamento, a famlia, as artes, a linguagem, o comrcio, o governo e demais esferas sociais motivados por cosmovises enganosas, a servio do reino parasita. Este fato pode ser observado na cosmoviso oferecida pelo secularismo contemporneo, que desconstri os mandatos pactuais a partir da fragmentao da sociedade em comunidades independentes, que estabelecem as prprias normas de conduta e redefinem o conceito de responsabilidade. Estas comunidades apregoam seus sistemas de pensamento atravs da cultura (desconstruo do mandato cultural); desenvolvem naqueles que participam das mesmas, a concepo de que as regras bsicas que apresentam so verdades, sustentadoras do bemestar de cada um e do bem-estar do grupo como um todo (desconstruo do mandato social) e adotam o sincretismo de elementos provenientes de diferentes sistemas de crenas, apresentando-os com uma roupagem de espiritualidade que mescla afetividade e intuio com valorizao da razo (desconstruo do mandato espiritual). Neste contexto, no existe verdade absoluta porque cada verdade considerada vlida, o que fomenta o relativismo e a pluralidade.

Aqueles que esto regenerados em Cristo, participando da Nova Aliana deveriam cumprir sua responsabilidade em relao aos mandatos pactuais. Contudo, a despeito do aumento numrico do povo de Deus, observado que um grande nmero dos cristos contemporneos adota a cosmoviso secularizada, o que comprovado por prticas que correspondem desconstruo dos mandatos pactuais livros e msica com mensagens sobre a inexistncia de Deus, aumento do nmero de divrcios, filhos educados por apenas um dos pais ou entregues educao da escola, materialismo, vesturio e ornamentos que exaltam as trevas. Outros manifestam abertamente a sua rejeio daquelas prticas atravs da demonizao da cultura, enclausurando-se numa subcultura e permanecendo alheios ao fato de que esta clausura institui mais uma comunidade com valores particulares, somada s demais comunidades formadoras da sociedade. Tanto a atitude de adoo das prticas secularizadas de alguns, como a rejeio de outros, reflete a falta de anlise crtica dos valores contemporneos, de acordo com as categorias criao-queda-redeno reveladas nas Escrituras. Em qualquer destes posicionamentos dos cristos, fica evidente o papel passivo da Igreja diante do avano da cultura secularizada, o que corrobora para a maior distoro dos mandatos pactuais, projeta para o futuro as bnos e responsabilidades da Nova Aliana e demonstra negligncia na transformao desta cultura a fim de submet-la ao senhorio de Cristo. Logo, a Igreja necessita rever o posicionamento da membresia diante do secularismo, confrontar a clausura social que cria uma subcultura e resgatar o valor da cada esfera social e da cultura co mo pertencentes a Deus, por meio de Cristo. Crendo na concepo bblica de que a famlia a base e paradigma para a sociedade, a arma mais eficaz contra o secularismo invasor a instruo pactual em conformidade com a perspectiva da Teologia da Aliana, que valoriza o casamento monogmico e indissolvel, o papel dos pais como representantes de Deus diante dos filhos e o chamado cristo para dominar toda a cultura, em submisso ao Deus Trino. Esta perspectiva apresenta os pais como aqueles que devem acompanhar os filhos em toda a sua rotina e lazer, a fim de form-los como agentes da aliana. Ist o no significa o desprezo pelo auxlio de avs, tios e outros parentes. A alegria pela presena dos filhos deve ser compartilhada com todos os familiares e amigos ntimos; contudo, diante de Deus, cabe aos pais a responsabilidade primeira pela educao pactual, em palavras e aes.

A Igreja deve encorajar os pais a assumirem esta responsabilidade e capacit-los para ministrar aos filhos, disponibilizando ensino bblico adequado, divulgando os credos e catecismos que sistematizam o cristianismo e facilitando o fornecimento de livros, revistas, jornais, documentrios, palestras e outros, cujo s temas forneam base para os pais ensinarem aos filhos, o modo de obedecer aos mandatos social e cultural. A escola tem um importante papel na continuidade da formao da cosmoviso pactual iniciada pelos pais. Contudo, uma grande dificuldade enfrentada pelos pais, a escassez de instituies que possuam tal cosmoviso. Como medida de curto prazo, para suprir esta deficincia, a Igreja deve despertar os educadore s cristos para esta realidade, a fim de que atuem nas escolas onde trabalham com o objetivo de instruir seus alunos dentro deste paradigma. A realizao de um trabalho focado na excelncia, conectado ao Esprito Santo atravs da orao e no exemplo de uma conduta conforme orientam as Escrituras, dispensa bandeiras, o que possibilita a sua realizao em qualquer instituio. Como medida de mdio e longo prazo, a igreja deve incentivar e apoiar empresrios e educadores dispostos a trabalhar pela fundao de escolas que ensinem de acordo com a cosmoviso pactual, ou seja, voltada para preparar os alunos a analisar a realidade em conformidade com as categorias criao-quedaredeno e envolv-los na cultura, preparando-os para transform-la. Aparentemente, a responsabilidade de educar os filhos dentro da perspectiva pactual uma tarefa impossvel de ser realizada. Mas, se os pais no o fizerem, os valores do secularismo tomaro o lugar de Deus nos coraes dos filhos e a Palavra de Deus alerta para as conseqncias deste fato:

O meu povo est sendo destrudo, porque lhe falta o conhecimento. Porque rejeitaste o conhecimento, eu te rejeitarei, para que no sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, eu me esquecerei de teus filhos 87. 87 Os 4:6.

Nenhuma famlia perfeita e somente Deus conhece o quanto cada uma est distante do paradigma pactual. O alvo de cada pai e de cada me, o aperfeioamento em Cristo e a despeito de qualquer dificuldade no lar, a fidelidad e de Deus honra o pai, a me ou outras pessoas responsveis que se empenham na

obedincia orientao de Pv 22:6 Ensina a criana no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, no se desviar dele . Este fato pode ser observado na vida de Timteo, um nativo de Listra, colnia romana na provncia da Galcia, filho de uma judia crente e de um gentio (At 16:1). Na cultura judaica o pai deveria comear a instruir a criana na Lei, quando esta atingia cinco anos de idade . Teoricamente, como o pai de Timteo era gentio, o menino no receberia esta instruo; porm, sua me Eunice e av Lide, mulheres crentes, no desanimaram e assumiram a responsabilidade de instru-lo nas Escrituras (2Tm 1:5; 3:14,15), o que possibilitou ao apstolo Paulo encontrar um discpulo e dar continuidade sua formao para faz-lo ministro do Evangelho (1 e 2 Cartas a Timteo). Portanto, cada um deve conduzir sua famlia dentro da perspectiva pactual, a partir do ponto em que est (Fp 3:13-16). Assim, reconhecendo a dependncia do Esprito Santo, os pais devem orar para detectar na realidade da sua famlia, as dimenses que esto em conformidade com a aliana de Deus e aquelas que esto fora desta cosmoviso. Aps esse passo, os pais devem entregar o senhorio do seu lar a Cristo e pedir-lhe direo para estabelecer estratgias a fim de trazer para a famlia as dimenses pactuais que no esto presentes neste lar. Afinal, se o Senhor no edificar a casa, em vo trabalham os pais para edific-la; intil lhes ser levantar de madrugada, repousar tarde e comer o po de dores (cf. Sl 127:1, 2).

REFERNCIAS

BBLIA. Portugus. A Bblia Sagrada. Traduo: Joo Ferreira de Almeida. Rev. e corr. Rio de Janeiro: JUERP e Imprensa Bblica Brasileira, 1997.

BBLIA. Portugus. Bblia Sagrada Almeida Sculo 21. Luiz Alberto Teixeira Sayo (coord.). So Paulo: Vida Nova, 2008.

CARDOSO, Joo. Cosmoviso reformada. 2008. 45f. Apostila de aula.

COMNIO, Joo Ams. Didctica Magna: tratado da arte universal de ensinar tudo a todos. Traduo de Joaquim Ferreira Gomes. 4. ed. Lisboa, Portugal: Fundao Calouste Gulbenkian, 1957. 525 p. Ttulo original: Didctica Magna de Comnio.

DOWNS, Perry G. Ensino e crescimento: uma introduo educao crist. Traduo de Marcelo Cliffton Tolentino. So Paulo: Cultura Crist, 2001. 272 p. Ttulo original: Teaching for spiritual growth.

FERREIRA, Franklin e MYATT, Alan. Teologia sistemtica: uma anlise histrica, bblica e apologtica para o contexto atual. So Paulo: Vida Nova, 2007.

FERREIRA, Franklin. Uma introduo a Max Weber e obra A tica protestante e o esprito do capitalismo . Fides Reformata, So Paulo, v. 5, n. 2, 2000. Disponvel em www.mackenzie.br. Acesso em: 22 abril 2009.

GRENZ, Stanley J. Ps-modernismo: um guia para entender a filosofia do nosso tempo. Traduo: Antivan G. Mendes. So Paulo: Vida Nova, 2008. 256 p. Ttulo original: A primer on postmodernism.

GUNDRY, Stanley. Teologia contempornea. 2. ed. So Paulo: Mundo Cristo, 1976.

HESSELINK, I. J. On being reformed. In SANTOS, Valdeci & CAMPOS, Hber. Cosmoviso Reformada: apostila de leitura. So Paulo: CPPGAJ, 2003.

HORTON, Michael S. O cristo e a cultura. Traduo de Elizabeth Stowell Charles Gomes. 2. ed. So Paulo: Cultura Crist, 2006. 188 p. Ttulo original: Where in the world is the church?

HUNT, Susan. Herdeiros da aliana. Traduo de Helosa Cavallari R. Martins. So Paulo: Cultura Crist, 2007. 256 p. Ttulo original: Heirs of the Convenant.

KALSBEEK, L. Contours of a Christian philosophy: an introduction to Herman Dooyeweerd s thought. Toronto, Canad: Wedge Publishing Foundation, 1975.

KUYPER, Abraham. Calvinismo. Traduo de Ricardo Gouveia e Paulo Arantes. So Paulo. Cultura Crist, 2003. 208 p. Ttulo original: Lectures on Calvinism. LIPOVETSKY, Gilles. A era do vazio: ensaios sobre o individualismo contemporneo. Traduo de Therezinha Monteiro Deutsch. Barueri, SP: Manole, 2005. 197 p. Ttulo original: L re du vide. Essais sur l individualisme contemporain.

LOPES, Augustus N. A educao nos tempos atuais e sua influncia. 2009. Palestra realizada no Snodo Leste Fluminense da Igreja Presbiteriana em 25 abril 2009.

___________________. et al. Calvino e a educao: carta de princpios 2009. So Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2009.

LOPES, Edson P. O conceito de teologia e pedagogia na Didtica Magna de Comenius. So Paulo: Editora Mackenzie, 2003.

MACARTHUR, John e MAYHUE, Richard. Pense biblicamente: recuperando a viso crist de mundo. Traduo de Osvaldo Chamorro. So Paulo: Hagnos, 2005. 541 p. Ttulo original: Think biblically!

MEISTER, Mauro F. Educao na aliana. Associao Internacional de Escolas Crists, So Paulo, 28 maro 2009. Disponvel em: www.acsibrasil.org. Acesso em: 12 abril 2009. ________________. Lei e graa. So Paulo: Cultura Crist, 2003.

MORELAND, J. P. e CRAIG, William L. Filosofia e cosmoviso crist. Vrios tradutores. So Paulo: Vida Nova, 2005. 790 p. Ttulo original: Philosophical foudations for a Christian worldview.

O BREVE Catecismo Assemblia de Westminster. Traduo: Igreja Presbiteriana do Brasil. 2 ed. So Paulo: Cultura Crist, 2006. 96 p. Ttulo original: No consta na obra.

PEARCEY, Nancy. Verdade absoluta. Traduo de Luis Aron. Rio de Janeiro: CPAD, 2006. 526 p. Ttulo original: Total truth.

PLANTINGA JR., Cornelius. O crente no mundo de Deus. Traduo de Francisco Solano Portela Neto. So Paulo: Cultura Crist, 2007. 156 p. Ttulo original: Engaging Gods world.

PORTELA, Solano. O efeito libertador da Teologia Reformada na educao. Solano Portela Net, Disponvel em: www.solanoportela.net/artigos/efeito_libertador.htm. Acesso em: 02 maro 2009.

ROBERTSON, O. Palmer. Cristo dos Pactos. Traduo de Amrico J. Ribeiro. Campinas, SP: LPC, 1977. 275 p. Ttulo original: The Christ of the Covenants.

ROMANINI, Carolina. Onde Darwin s mais uma teoria. Revista Veja, So Paulo, 11 fev. 2009. Especial, p. 84.

RUSS, Jacqueline. Pensamento tico contemporneo. Traduo de Constana Marcondes Cesar. So Paulo: Paulus, 1999. 176 p. Ttulo original: La pense thique contemporaine.

SANTOS, Valdeci & CAMPOS, Hber. Cosmoviso Reformada: apostila de leitura. So Paulo: CPPGAJ, 2003.

TRIPP, Tedd. Pastoreando o corao da criana. So Jos dos Campos, SP: Editora Fiel, 1998. 228 p. Ttulo original: Shepherding a childs heart.

VAN GRONINGEN, Harriet & Gerard. A famlia da aliana. Traduo de Bethania Fonseca da Silva e Maria Priscila Barros. 2. ed. So Paulo: Cultura Crist, 2002. 22 2 p. Ttulo original: No consta na obra.

________________________. Criao e consumao. V. 1. Traduo de Denise Meister. So Paulo: Cultura Crist, 2002. 654 p. Ttulo original: From creation to consummation.

________________________. Criao e consumao. V. 3. Traduo de Helen Hope Gordon Silva. So Paulo: Cultura Crist, 2008. 480 p. Ttulo original: From creation to consummation.

________________________. Revelao Messinica no Antigo Testamento. So Paulo: Cultura Crist, 2002.

________________________. O progresso da revelao no Antigo Testamento. Traduo de Sachudeo Persaud. So Paulo: Cultura Crist, 2006. 112 p. Ttulo original: The progress of revelation in the Old Testament.

VEITH JNIOR, Gene Edward. Deus em ao. Traduo de Lcia Kerr Jia. So Paulo: Cultura Crist, 2007. 128 p. Ttulo original: God at work.

VIEIRA, Paulo Henrique. Calvino e a educao. So Paulo: Editora Mackenzie, 2008.

WEINBERG, Monica & PEREIRA, Camila. Voc sabe o que esto ensinando a ele? Revista Veja. So Paulo, 20 ago. 2008. Educao, p. 72.

WOLTERS, A. M. Criao restaurada. Traduo de Denise P. R. Meister. So Paulo: Cultura Crist, 2006. 128 p. Ttulo original: Creation regained.

You might also like