You are on page 1of 21

2011

Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Piau Campus Teresina Central Curso Licenciatura em Biologia Disciplina Fundamentos de Fsica Professor-Ricardo Duarte

APLICAES DA RADIAO NO TRATAMENTO DE DOENAS

BEATRIZ MESQUITA

Teresina-PI, Novembro de 2011.

NDICE
1. INTRODUO................................................................................................................02 2. DESENVOLVIMENTO....................................................................................................03 2.1. HISTRIA DA RADIAO..........................................................................................03 3. TIPOS DE RADIAO...................................................................................................03 3.1. RADIAO IONIZANTE..............................................................................................03 3.1.1. Radiao beta ().....................................................................................04 3.1.2. Radiao alfa ().......................................................................................04 3.1.3. Radiao gama ()....................................................................................04 3.2. RADIAO NO-IONIZANTE.....................................................................................05 3.2.1. FONTES NATURAIS................................................................................................05 3.2.2. FONTES ARTIFICIAIS..............................................................................................06 4. APLICAO DA RADIAO NA MEDICINA..................................................................06 4.1. RADIOTERAPIA..................................................................................................06 4.2. MAPEAMENTO COM RADIOFARMACOS.........................................................07 4.3. RADIOGRAFIA ...................................................................................................08 4.4. TOMOGRAFIA....................................................................................................09 4.5. MAMOGRAFIA....................................................................................................10 4.6. APLICADORES DERMATOLOGICOS...............................................................11 4.6.1 RADIAO x CONTAMINAO......................................................................13 5. EFEITOS DA RADIAO NA SADE...........................................................................14 6. TCNICAS MODERNAS DE APLICAO DA RADIAO...........................................17 7. RISCOS E BENEFCIOS................................................................................................18 8. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS...............................................................................20

1. INTRODUO O que radioatividade? A radioatividade definida como a capacidade que alguns elementos, fisicamente instveis, possuem de emitir energia sob a forma de partculas ou radiao eletromagntica. A radioatividade foi descoberta no sculo XIX, o que gerou grande comoo por parte dos cientistas. Em 1896, Wilhen Roentgen apresentou sua descoberta e expos a radiografia da mo de sua esposa. Esse fato revolucionou os campos da fsica e da medicina. Com passar do tempo a radioatividade foi sendo pesquisada e desenvolvida por cientistas, para que suas caractersticas fossem melhor aproveitada . Hoje, a radiao no aplicada apenas na medicina, mas abrange vrias reas que so contempladas com estes estudos e consequentemente com seu aprimoramento. Veremos ao longo deste trabalho o uso da radiao na medicina, como tambm seus efeitos, riscos, benefcios e as novidades existentes neste setor.

2. DESENVOLVIMENTO 2.1. HISTRIA DA RADIAO Em 1895, Wilhem Conrad Roentgen fazia experincias com descargas de alta

tenso em tubos contendo gases e observou um fraco brilho numa tela fluorescente ativado pela aplicao de alta tenso na ampola e concluiu que algo saia de l, assim descobrindo o raio X.

Em 1896, Antoine Henri Becquerel de metal.

observou que um sal de urnio possua a

capacidade de produzir manchas numa chapa fotogrfica, recoberto por uma fina lmina

Em 1897, Marie Sklodowska Curie comprovou que a intensidade da radiao proporcional quantidade do urnio empregado na amostra, provando que a radioatividade era um fenmeno atmico.

3. TIPOS DE RADIAO 3.1. RADIAO IONIZANTE a de alta frequncia de ionizao. Ao interagir com a matria, os diferentes tipos de radiao podem produzir variados efeitos que podem ser simplesmente a sensao de cor, a percepo de uma mensagem codificada e manipulada em udio e vdeo numa televiso, a sensao de calor provocada por feixes de lasers, o aquecimento de
4

alimentos num forno de micro-ondas, uma imagem obtida numa chapa radiogrfica ou ento, a produo de ons e eltrons livres devido ionizao. As radiaes so denominadas de ionizantes quando produzem ons, radicais e eltrons livres na matria que sofreu a interao. A ionizao se deve ao fato das radiaes possurem energia alta, o suficiente para quebrar as ligaes qumicas ou expulsar eltrons dos tomos aps colises. 3.1.1. Radiao beta () Consiste de um eltron negativo () ou positivo (+) emitido pelo ncleo na busca de sua estabilidade, quando um nutron se transforma em prton ou um prton se transforma em nutron, respectivamente, acompanhado de uma partcula neutra de massa desprezvel, denominada de neutrino. Por compartilhar aleatoriamente a energia da transio com o neutrino, sua energia varivel, apresentando um espectro contnuo at um valor mximo. Seu poder de penetrao pequeno e depende de sua energia. Para o tecido humano, consegue atravessar espessura de alguns milmetros. Esta propriedade permite aplicaes mdicas em superfcies da pele ou na acelerao da cicatrizao de cirurgias plsticas ou do globo ocular. 3.1.2. Radiao alfa () uma radiao constituda de dois prtons e dois nutrons, carga 2+ e com bastante energia cintica emitida por ncleos instveis de elevada massa atmica. As intensidades e as energias das radiaes alfa emitidas por um nucldeo, servem para identific-lo numa amostra. Muitos radionucldeos naturais como urnio, trio, bismuto e radnio emitem vrias radiaes alfa em suas transies nucleares. As radiaes alfa tm um poder de penetrao muito reduzido e uma alta taxa de ionizao. Para exposies externas, so inofensivas pois, no conseguem atravessar as primeiras camadas epiteliais. Porm, quando os radionucldeos so ingeridos ou inalados, por mecanismos de contaminao natural ou acidental, as radiaes alfa, quando em grande quantidade, podem causar danos significativos na mucosa que protege os sistemas respiratrio e gastrointestinal e nas clulas dos tecidos adjacentes.

3.1.3. Radiao gama () uma radiao emitida pelo ncleo atmico com excesso de energia (no estado excitado)aps transio de prton ou nutron para nvel de energia com valor menor, gerando uma estrutura mais estvel. uma radiao bastante penetrante e, conforme sua energia, capaz de atravessar grandes espessuras. Devido a isso, bastante utilizada em aplicaes mdicas de radioterapia e aplicaes industriais, como medidores de nvel e gamagrafia. Radiaes ionizantes so as mais perigosas e de alta frequncia: raios X, raios Gama (emitidos por materiais radiativos) e os raios csmicos. Quando a ionizao acontece dentro de uma clula viva, sua estrutura qumica pode ser modificada.

3.2. RADIAO NO-IONIZANTE As radiaes no ionizantes so as que no produzem ionizaes, ou seja, no possuem energia suficiente para arrancar eltrons dos tomos do meio por onde est se deslocando, mas tem o poder de quebrar molculas e ligaes qumicas. As radiaes no-ionizantes esto sempre a nossa volta. Ondas eletromagnticas como a luz, calor e ondas de rdio so formas comuns.

3.2.1. FONTES NATURAIS A radiao natural aquela existente no meio ambiente, na crosta terrestre, no nosso corpo ou proveniente de raios csmicos. tambm chamada de radiao de fundo ou background. Ela est presente em nosso cotidiano, na forma de: a) Raios csmicos - So radiaes provenientes principalmente do sol, que atingem o planeta. b) Solo - Os elementos radioativos das sries naturais so parte dos materiais constituintes da crosta terrestre. Em algumas regies do planeta existe maior concentrao desses elementos, como o caso, no Brasil, do municpio de Poos de Caldas, em Minas Gerais e do litoral do estado do Esprito Santo. c) gua - Alguns elementos das sries radioativas naturais esto presentes nas guas subterrneas. Algumas fontes de guas minerais apresentam maiores concentraes destes elementos. d) Ar - Os gases radnio e tornio, presentes nas sries radioativas naturais do urnio e do trio, respectivamente, emanam do solo e de rochas, e so dispersos na atmosfera. Ambientes fechados, com pouca renovao de ar, tais como minas subterrneas ou locais fechados que utilizam ar condicionado ou calefao, apresentam maiores concentraes destes gases no ar.

Urnio

3.2.2. FONTES ARTIFICIAIS Artificial So aqueles provenientes de fontes artificiais, produzidas pela tecnologia desenvolvida pelo homem. Vrias atividades profissionais utilizam matrias ou equipamentos emissor de radiao ionizante, entre as quais se destacam:
Medicina: Usam-se o raio-x para identificao, localizao e combate de

doenas; com a mesma finalidade so utilizados diversos elementos ativos tais como: Iodo 131, Estrncio 90, Cobalto 60, Irdio 192, Tantalio182, etc.
Indstria: Os raios-x industriais so frequentemente utilizado na verificao

de falhas em estruturas metlicas e identificao de soldas defeituosas.


Pesquisas: Laboratrios de pesquisa utilizam aceleradores de partculas e

reatores nucleares, com o objetivo no s de descobrir novas partculas e conhecer melhor a estrutura de compostos qumicos como tambm produzir novas fontes artificiais de radiaes ionizantes.

4. APLICAO DA RADIAO NA MEDICINA Infelizmente so pouco divulgados os grandes benefcios da energia nuclear.A cada dia, novas tcnicas nucleares so desenvolvidas nos diversos campos da atividade humana, possibilitando a execuo de tarefas impossveis de serem realizadas pelos meios convencionais. A medicina, a indstria, particularmente a farmacutica, so as reas mais beneficiadas. . Veremos agora algumas aplicaes prticas da radiao na medicina:

4.1. RADIOTERAPIA a rea da medicina usada para o tratamento de cncer e baseia-se na destruio de clulas cancergenas atravs do uso de radiaes de alta energia. Essas radiaes podem causar uma srie de alteraes nas clulas e um dano bem maior no tumor e minimizar o dano nos tecidos normais. Na maioria das vezes usada em conjunto com a quimioterapia e a cirurgia. A radioterapia pode ser feita de dois modos: de uma fonte externa, chamada teleterapia e atravs de implante de material radioativo, chamada braquiterapia. Na teleterapia um feixe de radiao ionizante direcionado para o local que desejase atingir. A radioterapia externa, atualmente utiliza tambm aceleradores lineares que so aparelhos que emitem raios X e feixes de eltrons com altas energia, mas com menos efeitos colaterais J na braquiterapia utiliza-se fontes radioativas para implantes nas proximidades do tumor. So utilizadas fontes na forma de sementes ou tubos e elas so aplicadas no corpo dependendo do tipo de cncer. O A radioterapia pode ser de quatro tipos:
Radioterapia neo-adjuvante: feita antes de uma cirurgia ou quimioterapia

tempo delas de permanncia pode ser

permanente no rgo ou no e determinado tambm pelo tipo de cncer.

para diminuir o tumor assim facilitando-os.


Radioterapia adjuvante: feita aps a cirurgia para saber se o paciente

tem grandes riscos de apresentar novamente a doena.


Radioterapia

curativa: Utilizada nos casos em que o tratamento

radioterpico se submete a curar o paciente.


Radioterapia paliativa: Utilizada em casos onde no h cura definitiva com

o intuito de amenizar os sintomas da doena e aumentar o tempo de vida do paciente.

4.2. MAPEAMENTO COM RADIOFARMACOS Algumas terapias medicamentosas contm radioistopos. Esse medicamento administrado ao paciente por meio de ingesto ou injeo. Esse medicamento tem a funo de se alojar em determinado rgo ou tecido do corpo humano. Os radioistopos administrados ao paciente passam a emitir suas radiaes no rgo onde tm preferncia em ficar. Um exemplo prtico bem conhecido o uso do iodo-131 (I-131), que emite partcula beta, radiao gama e tem meia-vida de oito dias. O elemento iodo, radioativo ou no, absorvido pelo organismo humano preferencialmente pela glndula tireoide, onde se concentra. O fato de ser radioativo no tem qualquer influncia no comportamento de um elemento qumico em relao aos demais elementos. Para diagnstico de tireoide, aps o paciente ingerir a soluo de iodo-131, ele submetido a um detector pela frente do pescoo do paciente, podendo observar se o iodo foi muito ou pouco absorvido em relao ao normal (padro) e como se distribui na glndula. O detector associado a um mecanismo que permite obter um desenho ou mapeamento, em preto e branco ou colorido, da tireoide. A mesma tcnica usada para mapeamento de fgado e de pulmo.

Exemplo de radiodiagnstico da tireide, utilizandose o Iodo-131. A rea mais brilhante indica maior concentrao do radioistopo.

4.3. RADIOGRAFIA

As radiografias, mais conhecidas por raios X, so exames solicitados pelos mdicos que auxiliam no diagnostico e tratamento de doenas. Na radiografia partes do corpo so expostos a uma pequena dose de radiao ionizante com a finalidade de produzir imagens do interior do organismo.
10

Os raios X so a forma mais antiga e frequente de produzir imagens clnicas. Com o auxilio da radiografia o mdico pode avaliar mudanas sseas, localizar objetos estranhos, detectar a presena de cncer, avaliar leses ou o dano causado por infeces, artrite, crescimentos sseos anormais ou osteoporose, guiar cirurgias ortopdicas, como por exemplo: a reparao da coluna, substituio de articulaes e reduo de fraturas, determinar se existe acmulo de lquido na articulao ou em volta do osso, garantir que determinada fratura solidificou corretamente e determinar se um osso est quebrado ou uma articulao est deslocada. A maquina mais utilizada para a produo das radiografias o tubo de raio X, que consiste em um equipamento suspenso sobre o paciente onde o mesmo se encontra deitado sobre uma mesa . Sob esta mesa se encontra a pelcula de raios X ou a placa de registro de imagens. Os raios X atravessam a maioria dos objetos, inclusive o corpo. Uma vez que o aparelho est corretamente direcionado parte do corpo que ser examinado, o feixe de raios X atravessa o corpo produzindo uma imagem, registrada por uma placa especial de registro de imagens. Cada parte do corpo absorve os raios X diferente, em graus diferentes. Os ossos absorvem de forma radiao com mais facilidade,

enquanto os tecidos mais moles como msculos, gordura e os rgos, permitem que a radiao os atravesse de maneira mais fcil. Por essa razo que nas radiografias os ossos aparecem brancos na chapa e os tecidos moles aparecem em diferentes tonalidades de cinza ou preto. As radiografias so extremamente benficas, comparada com os riscos que podem oferecer, pois os raios X normalmente no tm efeitos secundrios. Aps a exposio a este tipo de radiao ela no fica no organismo. Uma das vantagens do raio X a rpida avaliao e visualizao de ossos fraturados e problemas nas articulaes e a grande utilidade em casos de emergncia, sem contar ainda que um exame acessvel para a maioria da populao por ser um aparelho relativamente barato se comparado, por exemplo, a um de ressonncia magntica. Apesar de no oferecer riscos eminentes alguns cuidados devem ser tomados ao se fazer uma radiografia, como comunicar ao mdico a possibilidade da paciente estar grvida, caso em que medidas sero tomadas para no provocar danos ao feto utilizando sempre a menor dose de radiao possvel, visto que toda exposio radiao nociva em potencial.

11

4.4. TOMOGRAFIA As tomografias so a verso ampliada e mais moderna do que se entende a respeito de imagens de raio X convencional. Ao contrario das radiografias convencionais que mostram apenas o contorno dos ossos e rgos, um tomgrafo forma um modelo computadorizado completo em trs dimenses do interior de um paciente. Os mdicos podem at mesmo examinar uma estreita fatia do corpo por vez para apontar reas especficas. Tomgrafos produzem raios X, uma forma poderosa de energia eletromagntica. Os ftons de raio X so basicamente os mesmos que os ftons de luz visveis, mas tm muito mais energia. Este nvel de energia mais alto permite que os feixes de raios-X passem direto atravs da maioria do material macio do corpo humano. Em uma radiografia convencional, se um osso maior est diretamente entre o equipamento de raio X e o osso menor, o osso maior pode cobrir o osso menor no filme. Para ver o osso menor, o paciente teria que mover seu corpo ou mover o equipamento de raio-X. Em um tomgrafo, o feixe de raio X se move ao redor do paciente, digitalizando centenas de ngulos diferentes. O computador pega todas estas informaes e forma uma imagem em 3D do corpo. O paciente deitado em uma plataforma, que se move devagar atravs do buraco na mquina. O tubo de raios X montado em um anel mvel ao redor das extremidades do buraco. O anel tambm suporta uma estrutura de detectores de raios X, diretamente opostos ao tubo do raio X. Um motor gira o anel de maneira que o tubo e os detectores de raio X girem ao redor do corpo. Cada volta completa digitaliza uma "fatia" estreita e horizontal do corpo. O sistema de controle move a plataforma para mais longe do buraco de maneira que o tubo e os detectores possam digitalizar a prxima fatia. Desta forma, o equipamento registra as fatias de raio X pelo corpo em um movimento espiral. O computador varia a intensidade dos raios X para digitalizar cada tipo de tecido com a potncia ideal.
12

Depois de o paciente passar pela mquina, o computador combina todas as informaes de cada digitalizao para formar uma imagem detalhada do corpo. Claro que no necessrio digitalizar o corpo inteiro. Com maior frequncia, os mdicos s faro a tomografia de uma pequena seo. J que os mdicos examinam o corpo fatia por fatia, de todos os ngulos, as tomografias tornam-se muito mais completas que os raios X convencionais. Hoje, os mdicos utilizam as tomografias para diagnosticar e tratar uma grande variedade de distrbios, incluindo traumatismo craniano, cncer e osteoporose. Elas so uma ferramenta inestimvel para a medicina moderna.

4.5. MAMOGRAFIA A mamografia uma radiografia especial, realizada em aparelhos especficos para avaliao das mamas. Tanto homens quanto mulheres podem desenvolver cncer de mama. Este exame solicitado pelo mdico com a melhor oportunidade para se detectar precocemente qualquer alterao nas mamas antes at que o paciente ou mdico possam not-las ou apalp-las. De acordo com o FDA, rgo americano de vigilncia sanitria, a mamografia pode detectar um cncer de mama at dois anos antes de ele ser palpvel. A mamografia ainda, o mais eficaz mtodo de diagnstico para a deteco de cncer de mama, quanto mais precoce a remoo do tumor, menor a taxa de mortalidade das pacientes ocorrendo um melhoramento na sade e um aumento na expectativa de vida dos pacientes. O mamgrafo utiliza de um feixe de raios X de baixa energia, produzidos em tubos especiais, aps a mama ser comprimida entre duas placas para a obteno de imagens radiogrficas do tecido mamrio. Como o tecido da mama difcil de ser examinado com o uso de radiao penetrante, devido s pequenas diferenas de densidade e textura de seus componentes, como o tecido adiposo e fibroglandular, a mamografia possibilita somente suspeitar e no diagnosticar um tumor
13

maligno. O diagnstico complementado pelo uso da bipsia e ultrassonografia. Esta tcnica permite a deteco precoce em pacientes assintomticas e imagens de melhor definio em pacientes sintomticas. O risco associado exposio radiao mnimo, principalmente quando comparado com o benefcio obtido.

4.6. APLICADORES DERMATOLOGICOS So fontes radioativas beta emissoras distribudas sobre uma superfcie, cuja geometria depende do objetivo do aplicador. O Sr-90 e um radionuclideo muito usado em aplicadores dermatolgicos e oftalmolgicos. O princpio de operao e a acelerao do processo de cicatrizao de tecidos submetidos a cirurgias, evitando sangramentos e quelides (cirurgia plstica), esses aplicadores funcionam de modo semelhante a uma cauterizao superficial. A atividade das fontes radioativas e baixa e no oferecem risco de acidente significativo sob o ponto de vista radiolgico. O importante e o controle do tempo de aplicao no tratamento, a manuteno da sua integridade fsica e a guarda adequada dos aplicadores.

4.6.1. ESCLARECIMENTO:
14

comum confundir irradiao com contaminao. A contaminao caracterizada pela presena de material indesejvel em determinado local e o fato de algo ou algum estar em contato com fontes no seladas. o caso dos pacientes que fazem tratamento com radiofarmcos. Neste caso, os radiofrmacos so injetados no paciente ficando o mesmo "radioativo". Dependendo da dose a que foi submetido, poder ter que ser isolado a fim de no contaminar outras pessoas ou o meio ambiente. Nesta situao, a fonte radioativa (radiofrmaco) incorporou-se ao corpo do paciente que continua emitindo radiao. Pode haver ainda contaminao de pessoas em acidentes com material radioativo, como o ocorrido em Goinia no ano de 1987. Neste acidente o Cs 137 foi ingerido e passado sobre a pele de pessoas que ficaram contaminadas. A irradiao a exposio de um objeto ou de um corpo radiao. Assim, o paciente no se torna "radioativo" no havendo perigo algum de "contaminar" outras pessoas ou o meio ambiente. No entanto Irradiaes severas podem acontecer em casos de exploses de usinas nucleares ou bombas atmicas. Nestas situaes, o meio ambiente fica altamente radioativo, mas no as pessoas. Portanto, pode haver irradiao sem existir contaminao, ou seja, sem contato entre a fonte e o objeto ou corpo irradiado. No entanto, havendo contaminao radioativa ( presena de material radioativo), claro que haver irradiao do meio contaminado. No se deve confundir o efeito (construtivo ou destrutivo) da radiao com o fato de tornar radioativo um material, s possvel por outros processos (em Reatores Nucleares ou aceleradores de partculas).

RADIAO CONTAMINA

5. EFEITOS DA RADIAO NA SADE


15

Em pequenas doses, a exposio radiao no oferece riscos sade: o corpo tem tempo suficiente para substituir as clulas que eventualmente tenham sido alteradas ou destrudas. Os efeitos das radiaes sobre os seres vivos so muito complexos: Diferentes tecidos reagem de diferentes formas s radiaes. Alguns tecidos so mais sensveis que outros, como os do sistema linftico e hematopoitico (medula ssea) e do epitlio intestinal, que so fortemente afetados quando irradiados, enquanto outros, como os musculares e neuronais, possuem baixa sensibilidade s radiaes. Uma dose altssima de radiao instantnea pode causar a falncia do sistema imunolgico, enquanto a mesma quantidade distribuda em vrias ocasies no tem efeito danoso(Revista Veja /2011). Entre os efeitos colaterais mais comuns, destacamos:

Feridas na boca Queimaduras na pele Diarria Dor ao urinar Boca seca Nuseas Problemas digestivos Perda da atividade das glndulas salivares (boca seca) Enjos Erupes na pele Atrofias+ Fibroses Anemia Abrangendo de uma forma mais especfica, em cada rea do corpo humano, os

efeitos da Radioterapia podem ser: 1. Crebro

Cefalia (dor de cabea) Nuseas Vmitos Sonolncia Alopecia (queda de cabelo) Irritabilidade Alteraes hormonais Cansao Otalgia (dor de ouvido) Alteraes na viso e audio Dificuldade de aprendizado Alteraes de memria e concentrao

1. Cabea e Pescoo
16

Queda de cabelo Boca seca (Xerostomia) Feridas na boca (Mucosite) Alteraes na pele Dor Dificuldade para engolir (odinofagia e disfagia) Dor de ouvido Alteraes da audio e da voz Necrose do osso Alteraes hormonais (hipotireoidismo) Inchao da face e do pescoo Dormncia e/ou formigamento dos membros superiores Alterao na pele Dor para engolir Tosse Fraqueza Risco aumentado de perda da prtese mamria quando presente, Fratura de costelas Inchao e/ou dificuldade de movimentao dos membros superiores Dor Formigamento dos membros superiores Alteraes cardacas e/ou pulmonares Queda de plos (pode ser irreversvel ou no) Falta de ar Fraqueza Dificuldade para engolir (odinofagia e disfagia) Fratura de costelas(raro) Alteraes cardacas e/ou pulmonares(raro) Dor e/ou dificuldade para movimentao dos membros superiores(raro) Dormncia e/ou formigamento dos membros superiores(raro) Diarria Alteraes na pele Dor ao urinar Perda de apetite, fraqueza Perfurao e/ou obstruo intestinal Infertilidade, diminuio da potncia sexual Alteraes hematolgicas Alteraes na cor da pele Descamao Perda de plos Coceira Ardncia Inchao
17

1. Mama

1. Trax

1. Pelve (Bacia)

1. Pele

Ressecamento nasal e sangramento nasal Sangramento(menos freqente) Necrose da pele e/ou do osso(menos freqente) Atrofia(menos freqente) Alteraes da viso se prximo ao(s) olho(s) (menos freqente) Alteraes da audio se prximo ao(s) ouvido(s) (menos freqente) Coceira Ardncia Inchao Dificuldade de movimentao dos membros.

1. Partes Moles ou Ossos

Os efeitos colaterais da radioterapia variam de pessoa para pessoa e dependem da rea irradiada. Estes efeitos tm durao varivel: na maioria das vezes desaparecem aps algumas semanas, mas podem perdurar por meses.

6. TCNICAS MODERNAS DE APLICAO DA RADIAO Atravs da radioterapia, as clulas do tumor cancergeno so destrudas pelos efeitos da radiao. Porm, embora o feixe radioativo seja apontado precisamente sobre o tumor, diversos efeitos colaterais acompanham o tratamento. As clulas da mucosa

18

intestinal, por exemplo, so particularmente susceptveis radiao, fazendo com que os pacientes sofram de nuseas e vmitos. Uma nova gerao de equipamentos de radioterapia, conhecidos por IGRT (radioterapia guiada por imagem), vem permitindo evitar cirurgias e diminuir efeitos colaterais do tratamento com uma tcnica que consegue irradiar as clulas doentes preservando ao mximo os tecidos saudveis. Os novos aparelhos permitem visualizar, em tempo real, onde o tumor est, levando em conta, inclusive, os movimentos da respirao do paciente, fazendo com que seja possvel usar doses de radiao muito maiores em alvos cada vez mais especficos, num tempo menor, tornando o tratamento mais curto.

7. RISCOS E BENEFCIOS Com este trabalho podemos observar uma das aplicaes da radiao: a medicina. O que no quer dizer que ela s possa ser usada neste setor. Infelizmente, ainda so pouco divulgados os grandes benefcios da energia nuclear. A cada momento novas tcnicas nucleares so desenvolvidas no s na medicina, mas em vrios setores da atividade humana, viabilizando a execuo de tarefas, que normalmente seriam impossveis de ser realizadas por meios convencionais. No s a medicina, mas a indstria (principalmente a farmacutica) e a agricultura so as reas mais beneficiadas. Entre os benefcios da radiao est a produo de energia. Segundo dados da Agencia Internacional de Energia(AIE), a contribuio percentual da energia nuclear na composio da matriz 6,5%em 2004. Um grande mito que envolve a radiao devido ao fato de sempre ser associado com desastres nucleares, como vazamento em usinas nucleares. Mas necessrio
19

de energia primria mundial, passou de 0,9% em 1973 para

esclarecer que apesar do termo radiao ser o mesmo existe grandes diferenas nas aplicaes. No caso de um reator nuclear (como de Chernobyl) as quantidades de materiais usados so altamente radioativos, o que resulta na liberao de enormes quantidades de energia com o objetivo de obter eletricidade. O que difere bastante deste caso o uso da radiao, com fins diagnsticos. Nesta situao a quantidade de energia liberada pelo material radioativo a menor possvel o suficiente para fornecer a informao diagnostica necessria de forma que o material seja rapidamente eliminado. Existem normas que regulamentam, na forma de lei, o uso adequado de material radioativo. Em nosso pas, a entidade responsvel por isso a Comisso Nacional de Energia Nuclear (CNEN), que edita e faz cumprir as normas, fiscalizando e regulamentando os servios que manipulam materiais radioativos. Levando-se em conta a possibilidade de se chegar a diagnsticos mais precisos em uma srie de patologias, a relao risco/benefcio apresentada pela medicina nuclear bastante reduzida, ou seja, o risco muito pequeno e o benefcio muito grande. A radiao somente perigo se no tomamos os devidos cuidados ao manusearmos objetos que tiveram contato com radiao e equipamentos que emitem radiao. Radiao somente perigosa quando no manuseada com o devido cuidado, responsabilidade e temor.

1. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

20

AZEVEDO, Ana Ceclia Pedrosa de. Radioproteo em Servios de Sade. Fiocruz.

Aplicaes da Energia Nuclear. Disponvel em: http://www.cnen.gov.br/ensino/apostilas/aplica.pdf . Acesso em: 24/11/11 as 00:23. Como funciona a tomografia computadorizada. Disponvel em: http://saude.hsw.uol.com.br/tomografia-computadorizada2.htm. Acesso em: 24/11/11 as 00:33. Introduo Fsica da Radioterapia. Disponvel em: http://www.fsc.ufsc.br/~canzian/intrort/efeitos.html. Acesso em: 25/11/11 as 23:00. Nova radioterapia pode evitar cirurgia. Disponvel em: http://www.clinicaonco.com.br/prg_not.cfm?noti=57.Acesso em: 25/11/11 as 23:25. Os efeitos da radioatividade no corpo humano. Disponvel em: http://veja.abril.com.br/noticia/saude/os-efeitos-da-radioatividade-no-corpo-humano. Acesso em: 25/11/11 as 23:15. Opes de Tratamento: Radioterapia. Disponvel em http://www.cliquecontraocancer.com.br/paginas.cfm?id=4&p=radioterapia-cancer. Acesso em: 26/11/11 as 11:03. Perspectivas e tratamentos para a cura do cncer no sculo XXI. Disponvel em: http://www.dbi.uem.br/cancer.pdf. Acesso em: 25/11/11 as 23:40. Radiaes: Riscos e Benefcios. Disponvel em: http://web.ccead.pucrio.br/condigital/mvsl/Sala%20de %20Leitura/conteudos/SL_radiacoes_riscos_e_beneficios.pdf. Acesso em: 24/11/11 as 22:44. Radiao - Riscos e Benefcios. . Disponvel em: http://www.uddo.com.br/news/default.asp?id=27 Acesso em: 24/11/11 as 00:05. Radiaes Ionizantes. Disponvel em: http://www.fleury.com.br/Medicos/SaudeEmDia/Artigos/Pages/os-beneficios-advindos-douso-da-radiacao-em-medicina.aspx . Acesso em: 28/11/11 as 22:39. Radioterapia, como funciona esse tratamento do cncer. Disponvel em: http://www.saudeeforca.com/radioterapia-como-funciona-esse-tratamento-do-cncer/ Acesso em: 24/11/11 as 00:40 Radiografia. Disponvel em: http://www.infoescola.com/medicina/radiografia/.Acesso em: 24/11/11 as 00:53. UTILIZAO DA RADIOATIVIDADE. Disponvel em: http://www.if.ufrj.br/teaching/radioatividade/utilizacao.html. Acesso em: 25/11/11 as 22:50.

21

You might also like