You are on page 1of 33

CURSO DE PARAPENTE

Parte I Metereologia
Elaborao e responsabilidade por: MAXIMILIAN HOCHSTEINER Piloto N III UP PG DAC 003 I

Parte I Metereologia

CURSO DE PARAGLIDING
PARTE I METEREOLOGIA BSICA METEREOLOGIA AERONUTICA
o estudo dos fenmenos do tempo, que ocorrem na atmosfera, visando a economia e a segurana do vo. utilizada operacionalmente na proteo ao vo, atravs das seguintes frases: - Observao: verificao visual pelo piloto das condies de um determinado local e hora para vo. - Anlise: estudo e interpretao dos dados coletados para avaliao e deciso do vo. - Divulgao e exposio: a entrega das observaes, previses e anlise para demais pilotos.

Estratosfera 35.000 ps 11.000 m

- 55 o C

Troposfera - 9oC

18.000 ps 6.000 m 10.000 ps 3.000 m Comea o uso do oxignio

0 oC

Troposfera e Estratosfera so as reas de vo.

Parte I Metereologia

METEREOLOGIA AERONUTICA
O que inodora, incolor e inspida massa de ar presa terra pela ao da gravidade, acompanhando em seus movimentos. Mistura mecnica de vrios gases e partculas slidas, como: areia, poeira, sal, fuligem de centros industriais, partculas orgnicas, plen e bactrias. Camadas da atmosfera quanto sua estrutura, a atmosfera terrestre composta por vrias camadas superpostas. Estabeleceu-se uma diviso vertical, sendo: Troposfera: a primeira camada em contato com a superfcie da terra. Sua espessura considerada de 17 km no equador. onde ocorrem na totalidade, os fenmenos metereolgicos. Estratosfera: a camada seguinte, tendo deixado uma fina camada, a tropopausa. Entre si e a troposfera. Sua espessura mdia de 50 km. Mesosfera: est logo acima da estratosfera e tem de 50 a 85 km de espessura. Exosfera: a passagem gradativa da atmosfera terrestre para o espao interplanetrio. A partir de 500 km de altitude at 1.000 km. Camadas da Atmosfera
Exosfera 500 km Space Shuttle Satlites 250.000 m Ionosfera

Mesosfera 50 Perfil vertical de temperaturas

25

Sonda

Estratosfera Tropopausa Ci Jatos Troposfera Avies -45 -20 -15 0 +15 +20
o

10 Everest Aconcgua Pico Paran -60

Picard 1931 Cu Stc Cb Ac

Gliders C

Parte I Metereologia

FENMENOS METEREOLGICOS
O movimento de rotao da terra no sentido anti-horrio arrasta a massa de ar imediatamente encostada a ela (troposfera), a medida que a altitude aumenta este arrasto, vai perdendo intensidade. Ou seja, a terra gira para leste e massa de ar a sua volta fica retardada para oeste. A fora centrfuga, que atua nos plos fora o ar para escapar para o equador, forando para fora de seu eixo. Esta associao de movimentos e seu desvio, recebeu o nome de Efeito Coriolis, em homenagem ao seu descobridor (pesquisador). Assim, teremos deslocamentos peridicos de massas de ar frio dos plos em direo ao equador e centrifugada pela rotao da terra. Sempre tendendo ao equilbrio, deslocando-se de uma regio de alta presso (frio, plos), para um regio de baixa presso (calor, equador). Estes tipos de deslocamentos de massa de ar recebe o nome de ventos metereolgicos ou ventos dinmicos.
N w tropopausa

35o 7o 2o 35o

Ventos ocidentais Anticiclone subtropical Alsios Zona Tropical Mones equador alsios Anticiclone subtropical Ventos ocidentais

e w e e

w S

estes predominantes 60 30o 0o 30o 60o A A A


o

60o Frente polar rtica oestes predominantes 30o Cinturo de anticiclones 20o Alseos de nordeste 0o Equador - doldruns 20o Alseos de nordeste 30o Cinturo de anticiclones

60o Frente polar Antrtica oestes predominantes estes predominantes

Parte I Metereologia

Alta presso definido por todo gs mantido ou exercendo presso em um determinado local. O ar frio existente sobre a terra atrado pela gravidade, sendo apertado contra o solo, aumentando a presso baromtrica. Baixa presso definido como o aumento da temperatura de um local. Aumenta a agitao entre as molculas, aumentando o espao ocupado pelo gs. Exerce menor presso sobre o solo, diminuindo a presso baromtrica.

S
Divergncia numa ALTA PRESSO no Hemisfrio Sul.

A
Convergncia numa BAIXA PRESSO no Hemisfrio Sul.

Parte I Metereologia

FRENTES METEREOLGICAS
Zona de transio, de descontinuidade entre duas massas de ar de caractersticas diferentes, de circulao ciclnica. Superfcie frontal sempre inclinada em forma de cunha e variando de 50 a 300 km, raramente acima de 6.000 metros de altitude.

Declive

Denominao Abreviao Frio martimo MPK Frio continental cPK Polar Clido martimo mPW Clido continental cPW mTW Tropical Clido martimo Clido continental CTW

Origem Atlntico norte / Labrador Rssia central Atlntico norte / latitude 50 Rssia do sul / Balcans Mares subtropicais / Aores Continentes subtropicais

Perodo de apario Todo o ano Inverno Inverno Vero Todo o ano Todo o ano

45o S

mPK

mT

Massas de ar frio na Amrica do Sul - Trajetrias 6

Parte I Metereologia

Podem ser de dois tipos: Frente fria: o ar frio desloca o ar quente da superfcie, levantando-o e ocupando o seu lugar. So mais rpidas e violentas que as frentes quentes e apresentam mais riscos ao vo. A temperatura cai e a presso aumenta aps sua passagem. Sinais: as nuvens se alternam rapidamente de estgios altos para baixos (alto-cirrus, altostratus, stratus-nimbus). Ventos pr-frontais: NW W SW, girando em sentido anti-horrio, para latitudes prximo de 45 graus sul.

Ar quente CUMULONIMBUS Ar frio

FRENTE FRIA

Frente quente: o ar quente substitui o ar frio na superfcie, impedindo-o de ocupar o seu lugar, por vezes deslizando sobre o ar frio e deslocando-o. desloca-se do equador para os plos, a temperatura sobe, predominam os ventos quentes. Sinais: o sistema de nuvens pode estender-se at 1.500 km adiante da posio frontal em superfcie, predominam nuvens de estgio alto; formaes de cirrus, at se instalar completamente. Ventos pr-frontais: E NE N, girando em sentido anti-horrio, para latitudes prximo de 45 graus sul.

CIRRUS Ar quente CIRROSTRATUS ALTOSTRATUS NIMBOSTRATUS

Ar frio FRENTE QUENTE 7

Parte I Metereologia

AEROLOGIA CONDIES DE VO - MICROMETEREOLOGIA


Vento Aerologia Vento simplesmente o ar em movimento. So as diferenas de presso, ou gradientes de presso entre as zonas atmosfricas que o produzem. Os ventos planetrios se movem das zonas subtropicais em direo aos plos e tomam a direo oeste. J os ventos que sopram ao equador se transformam em ventos alsios orientais. Os ventos que se movem nas alturas atmosfricas so determinados pelos gradientes de presso e pela fora de coriolis. Perto do solo, esse movimento mais complexo e influi na presena de terra, mar ou variaes do relevo. Tanto as brisas martimas como os furaces e tornados so classificados como ventos, embora sejam muito diferentes entre si. Podem transportar chuva e poeiras, contribuindo para a formao do solo.

Parte I Metereologia

Meteograma da cidade de Curitiba, em 30/05/2000.

Parte I Metereologia

Obs: os tons mais claros (branco) correspondem a reas com nuvens enquanto os tons mais escuros referem-se a regies com cu limpo.

Ao lado, vista do espao, a movimentao das massas de ar. A esquerda e abaixo, o efeito Coriolis no hemisfrio sul. Abaixo a formao de nuvens em cima do Hawai.

10

Parte I Metereologia

AEROLOGIA CONDIES DE VO
Vento Aerologia Vento toda movimentao de ar, deslocamentos de ar que tendem a manter o equilbrio de presso. Sempre sopra de uma regio de alta presso para uma regio de baixa presso. Quando o ar circula muito prximo ao solo (relevo), o atrito com obstculos, a vegetao, o solo produz uma ao freante de sua velocidade.

11

Parte I Metereologia

Orografia a formao do relevo com suas formas diversas, vales, colinas, dobramentos. A orografia tambm influencia e desvia as movimentaes de ar de uma regio.

Vento

Barlavento

Sotavento

Condies de vo Ventos locais Na colina que se deseja voar, preciso avaliar o comportamento do ar. A observao do lugar, o tamanho da encosta que se deseja voar, a evoluo das condies meteorolgicas durante o perodo do dia, a anlise do percurso do vo e das condies para aproximao do pouso. Estes fatores agem de modo diferente em cada local especfico, o que chamamos de micro-meteorologia. Ventos martimo e terrestre Ocorrem durante o perodo do dia, quando a terra esquenta mais rpido que a gua. Sobre a terra forma-se uma regio de baixa presso, assim, o ar sopra do mar para a terra, podendo alcanar at 50 km terra adentro. Durante a noite, ocorre uma inverso, sopra da terra para o mar, devido ao resfriamento mais lento das guas dos mares, criando uma regio de baixa presso sobre o mar. Chamamos de brisa terrestre.
ar quente resfriando e descendo ar aquecido sobre a terra subindo ar mais frio sobre a gua movendo-se em direo terra
ar frio sobre a terra movendo-se para a gua ar mais quente sobre a gua subindo ar esfriando e descendo

12

Parte I Metereologia

Ventos de encosta Tambm podemos chamar de brisa de ladeira. quando uma colina possui um de seus lados muito exposto ao sol, favorecendo um aquecimento rpido e fcil, arrastando a massa de ar diretamente em contato para cima, por conveco, at que e a encosta se resfrie o suficiente, cessando a brisa.

Ventos de vale Quando a regio que se pretende voar formada por um relevo muito acidentado, com diferentes altitudes, o fundo dos vales faz com que o ar siga por estes caminhos recortados no relevo. Tambm a encosta exposta ao sol aspira o ar, impulsionando-o para cima, mudando sua direo. MUITO CUIDADO COM VALES ESTREITOS OU MUITO PROFUNDOS, POIS O VENTO TENDE A MUDAR DE DIREO E ACELERAR, DEVIDO AO ESTREITAMENTO.

Ventos anabticos e catabticos Chama-se de corrente anabtica, os ventos que sobem as ladeiras e encostas do relevo, devido ao aquecimento da terra, por conveco. Chama-se de corrente catabtica, os ventos que por sua vez descem as encostas e ladeiras, devido ao resfriamento da terra, por adveco.

13

Parte I Metereologia

Inverso Trmica Quando correntes de ar frio descem pelas encostas e encontram o fundo dos vales e baixadas, massas de ar mais quente, enfiam-se por debaixo destas, obrigando-as a subir, criando um fenmeno chamado de inverso trmica (restituio trmica). Corrente de Fehn o ar quente e mido que sobe o lado de barlavento de uma montanha ou cordilheira, perdendo energia, resfriando-se at condensar e formar nuvens orogrficas. Ao ultrapassar o cume, quando desce o lado de sotavento e encontra o ar quente e mido, desfaz-se imediatamente. So nuvens formadas na serra do mar do Paran, tipo uma cascata.
17o C

Zona de estancamento

Fehn

Nvel de condensao 300 m

2.000 m

30o C

37o C

14

Parte I Metereologia

Turbulncias - Aerologia So flutuaes casuais da densidade do ar, variaes no fluxo do vento. So instantneas e irregulares, sem sentido de direo. Podem ser consideradas como: leve, moderadas e fortes. Turbulncia convectiva - trmica Causada por correntes de ar ascendentes verticais, decorrentes do aquecimento do solo, do ar instvel (adveco), correntes descendentes de ar frio sobre o solo. mais comum na crosta terrestre, durante o perodo do dia e nas pocas de vero. Quanto mais prximo do solo, mais instvel ser o ar, aumentando a turbulncia.

Vo agitado abaixo de nuvens

Turbulncia de cisalhamento Sempre que dois ventos mudam de direo e intensidade, em funo de seus sentidos, aparece um plano divisor, marcado pela frico do contato dos ventos. O cisalhamento (ruptura) pode ser horizontal em relao ao solo, quando o vento meteorolgico que muda de direo e vertical ou inclinado em relao ao solo, quando um funo de uma atividade trmica do ar (conveco e adveco). Quanto maior for a diferena de intensidade dos ventos, maior ser a turbulncia formada.
Plano de cisalhamento

Cisalhamento vertical 15

Parte I Metereologia

Turbulncia orogrfica Atrs das montanhas e formaes do relevo, dependendo da fora dos ventos, possvel sentir uma enorme variao dos deslocamentos do ar, e por vezes, at uma total ausncia. Muito cuidado ao voar baixo sobre os contornos do terreno, pode-se por vezes, perder totalmente o vo. Turbulncia de obstculo Obstculos a longa distncia, muito verticais, podem deixar esteiras de vazios que chocam-se com o piloto mais tarde. Conforme a velocidade do vento, a distncia pode chegar at dez vezes a altura do objeto. Muito cuidado com rvores enfileiradas em campos escolhidos para o pouso e com copas de rvores que se sobressaem nas encostas.
Turbulncia devido causas mecnicas

Vento fraco

Vento forte

Vento

Turbulncia causada por obstrues

Turbulncia na trilha de aeronaves esteira do arrasto induzido Turbulncia formada pelo desprendimento dos filetes de ar do corpo atravessado, recomposio das diferenas de presso causadas pelo spoiler de aeronaves. Aeronaves muito lentas provocam turbulncias maiores. Caso haja necessidade de se ultrapassar outro parapente, ou mesmo passar ao lado, devese ficar preparado para um chacoalho, causado pela esteira deste.

16

Parte I Metereologia

Ascendncia de encosta Aerologia Voar no lift descobrir onde est a sustentao na encosta. Permanecer no lift fazer curvas sem perder altura. Como se originam Aerologia O ar pegajoso, est grudado em tudo o que conhecemos, no diferente l fora com a natureza e com o relevo. Assim, se no houvesse nenhum deslocamento, no haveria vento. Quando o ar desloca sobre o relevo, tende a acompanhar seus contornos, permanecer grudado a ele. A medida que aumenta sua intensidade, tende a deslocar-se sobre o relvo, criando ondulaes conforme as contorna. Quando atinge uma colina, uma encosta, uma cordilheira, cria na face exposta (barlavento contra o vento) uma onda, com correntes de ar ascendentes e, na face protegida (sotavento a favor do vento) o retorno, gerando correntes descendentes. O ar contorna o relevo at no ser mais desviado, normalmente at um tero da altura do que causou o desvio. Pode-se assim, subir com o parapente, at esta altura mxima.
Aumento de velocidade Perda de presso
1

/3 h
Perda de velocidade Aumento de presso

Sombra do vento

Vento Inclinao de barlavento Inclinao de sotavento

35o 900

h 1500 3xh

17

Parte I Metereologia

Envelope de sustentao aerologia Tambm podemos chamar de bolsa de sustentao ou simplesmente, regio de sustentao. Conforme o tipo de relevo e a intensidade do vento, assim teremos a forma do envelope de sustentao. Quanto mais fraco for o vento, mais prximo do relevo est a corrente ascendente que forma a regio de sustentao. Quanto mais forte for o vento, maior, mais alto e mais distante do relevo podem estar as correntes ascendentes. A inclinao da encosta (montanha) quanto menos inclinado mais baixo ser o envelope de sustentao e quanto mais inclinado, mais alto ser a regio de sustentao. Podemos atingir at 1/3 da altitude da encosta, que forma a regio de sustentao, sobre seu ponto mais alto. Assim, conjugando estes fatores, teremos descoberto como voar no envelope de sustentao da encosta (lift).

0,5 m/s Vento 10 m/s 1 1,5 2 3 25o 600 m 1500 m 100 m

Re g i o d e su s te n ta o

Vento Componente vertical

Comp. horiz. Zona de ascendncia aproveitvel 18

Parte I Metereologia

Condies de vo
Colinas arredondadas Quando o vento contorna uma colina arredondada, gera um envelope de sustentao largo e baixo em relao encosta. Observao: cuidado com as mudanas de direo e de velocidade do vento durante a permanncia no vo.

Vento Encosta

Encosta larga

Ar estvel

Colinas ngremes Quando o vento contorna uma montanha ou encosta muito ngreme, s vezes at com paredes verticais (falsias), teremos um envelope de sustentao, direto sobre as maiores verticalidades e alto, pois o vento sofre um grande desvio. Observao: Cuidado com as plancies (arestas) logo atrs das paredes e cuidado com a avaliao da velocidade do vento.
Vento forte

Vento fraco

Montanhas altas Quando avaliamos o comportamento do vento em montanhas altas, devemos levar em conta que esta no forma regio de sustentao. Devido altitude, o relevo divide o vento antes deste conseguir ultrapass-lo.
Vento camada alta Monte cnico

Vento de superfcie

19

Parte I Metereologia

Ascendncias Trmicas Aerologia


A arte de voar planado est em descobrir no invisvel do ar, onde esto as correntes de ar ascendentes. Prolongar o vo desafio para todos os pilotos de vela. Propagao do calor - como se originam: O sol bombardeia a terra com sua radiao essencial vida. Uma parte desta energia absorvida pelo planeta. Toda superfcie sofre algum tipo de aquecimento, transformando a radiao eletromagntica em calor. O que nos interessa a conveco, que a movimentao do meio em que nos encontramos, por agitao das molculas, sempre tendendo a um equilbrio de temperatura e presso. Nesta caso, o ar o nosso meio e esta movimentao ir causar correntes de ar.
N Crculo polar Trpico de Cncer Equador 66o 27 N 27o 27 N 0o

Ecltica

o Trpico de Capricrnio 27 27 S

Crculo polar

66o 27 S

SOL

Vento

Adveco

Radiao

Conveco

Conduo

O ar mais quente menos denso e mais leve, assim sobe. Bem prximo superfcie, o aquecimento por conduo (transferncia de energia de molcula para molcula) se d com maior eficincia, portanto, perto do solo em nveis baixos, o ar tende a esquentar mais depressa e subir para nveis mais altos. O ar, a medida que sobe, perde calor, pois se distancia da fonte de calor. Perde energia para as molculas menos agitadas, mais frias e tende a equilibrar o meio, enquanto o ar mais quente sobe, o ar mais frio desce, ocupando seu lugar.
20

Parte I Metereologia

FORMAO DA TRMICA CORRENTE ASCENDENTE


As correntes de ar ascendentes originam-se, normalmente, sobre uma rea que aquece o ar em contato. Este aquece o ar logo acima e assim sucessivamente. O ar perto do solo aumenta sua temperatura, expandindo-se, at que se tenha energia suficiente para se desprender e elevar-se. Esta ascendncia de ar pode ter diversas fontes de calor, diversas formas, diversas velocidades. O seu comportamento varia conforme a massa de ar que deslocada.

21

Parte I Metereologia

CONDIES DE VO: FONTES TRMICAS


A superfcie esquenta de maneira desigual, dependendo de sua natureza. Isto envolve alguns fatores: Tipo de terreno: solo coberto ou no por vegetao, altura desta cobertura natural (grama ou floresta), solos speros ou lisos, irregulares ou planos, como bons ou maus condutores de calor, pedras, terra, locais secos ou midos (lagoas, pntanos, alagados, represas); Locais protegidos do vento que aquecem-se mais rapidamente em terrenos muito dobrados; ngulo com que o raios solares incidem sobre a superfcie; Zonas de contraste trmico, como uma rea j preparada para o plantio e cercada de mata nativa, como uma grande laje de pedra em um pasto ou campo verde; Nas horas centrais do dia, quando a perpendicularidade dos raios solares mxima e nas encostas voltadas para o deslocamento do sol.

Efeito de correntes convectivas ngulo de planeio normal

Terreno rochoso

Terra arada

Estrada pavimentada

Campo de pouso

Correntes convectivas (ascendncia) Extrato aquecido por conduo

Superfcie menos quente Superfcie fria Superfcie quente

Lago: radiao absorvida em profundidade

Praia: radiao absorvida em pouco profundidade

Bosque: radiao absorvida pela espessura dos galhos

ngulo

22

Parte I Metereologia

FORMAO DA TRMICA CORRENTE ASCENDENTE


As correntes ascendentes normalmente originam-se sobre uma rea que aquece o ar em contato, este aquece o ar logo acima e assim sucessivamente. O ar perto do solo aumenta sua temperatura expandindo-se, at que tenha energia suficiente para se desprender e elevar-se. Esta ascendncia de ar pode ter diversas fontes de calor, diversas formas, diversas velocidades e o seu comportamento varia conforme a massa de ar que deslocada.

Trmica sem vento

Trmica com vento

Vento / deriva

Primeira hora da manh

Hora de mxima insolao

Ar estvel

ncleo Vento Vento +1 +2 +3

Plano de cisalhamento

Descendente - 3 m/s

Sotavento

Perfil

Seo trmica regular 23

Parte I Metereologia

NUVENS AEROLOGIA
Sempre, uma nuvem j foi uma ascendncia trmica, mas nem sempre uma trmica pode gerar uma nuvem. Gotculas de gua ou cristais de gelo, as nuvens so formadas pelo processo de condensao. A condensao a perda de energia armazenada no processo de evaporao. Quando o ar esquenta prximo ao solo e sobe, arrasta junto consigo a umidade existente junto ao cho, evaporao. Isto significa que a medida em que o ar se resfria quando sobe, a gua em estado gasoso volta a se unir em pequenas gotas. A medida em que sobe mais em virtude da potncia das correntes ascendentes, pode transformar-se em cristais de gelo. A formao das nuvens ainda depende do grau de saturao de umidade (grau de umidade). Em mdia, h uma perda de 0,6 graus Celsius para cada 100 metros de altitude que o ar subir. Isto em um gradiente de umidade normal (seco), e 1 grau Celsius para cada 100 m em um gradiente mido (logo aps uma chuva, por exemplo). Num ambiente muito seco, h pouca probabilidade de formao de nuvens. Neste caso, acontece o que chamamos de trmicas azuis ou ainda, trmicas secas. Existem as ascendentes trmicas, mas no existe a formao de nuvens.

Nvel de condensao

Subida atravs da montanha

Vento Ar quente sobe com vapor dgua Rotor

Ar quente

Ar frio

Subida atravs do encontro

-3 0C

-1 0C 4 0C 80 C 13 0C 180C Perda de calor com a altitude

24

Parte I Metereologia

TIPOS DE NUVENS - AEROLOGIA


As nuvens em sua constituio podem ser totalmente lquidas ou mistas. Quanto ao aspecto, podem ser de dois tipos: Estratiformes: estratificadas, ou seja, em camadas; Cumuliformes: acmulo ou aglomeradas.

Cumuliformes

Estratiformes

25

Parte I Metereologia

Quanto a altitudes de suas bases, se classificam em dez gneros: Estgio alto: cirrus, cirrus-cmulus, cirrus-stratus. Bases: de 3 a 8 km nos plos, de 5 a 13 km nas regies temperadas e de 6 a 18 km nos trpicos.

Cirros-stratus

Cirrocumulus

Cirros

Cirros

26

Parte I Metereologia

Estgio mdio: alto-cmulus, alto-stratus Bases: de 2 a 4 km nos plos, de 2 a 7 km nas regies temperadas e de 2 a 8 km nos trpicos.

Alto-cumulus

Alto-stratos

27

Parte I Metereologia

Estgio baixo: stratus, strato-cumulus, nimbus-stratus, cumulus, cumulus-nimbus. Bases de at 2 km Existem algumas nuvens que merecem ateno especial por parte do piloto, quer por serem sinal de condio favorvel de vo ou de eminente perigo.

Stratus

Stratocumulus

Nimbus-stratus

Cumulus

Cumulus

Cumulus-nimbus

28

Parte I Metereologia

CLASSIFICAO DAS NUVENS

CUMULUS 11000 m

STRATUS

LENTICULARES

NUVENS DE VRIAS CAMADAS

CAMADA ALTA Cirrocumulus (CC) 6000 m Cirrostratos (CC)

Cirrus (CI)

CAMADA MDIA Altocumulus (AC) Altostratus (AS) 3000 m

Altocumulus Lenticualres (AC LE)

Cumulus nimbus (CB) Nimbostratus (NS) Cumulus (CU) Stratus (ST)

CAMADA BAIXA

0m

29

Parte I Metereologia

Nosso especial amigo (inimigo) Cmulus uma nuvem de contornos bem definidos. Assemelha-se a uma couve-flor, de mxima freqncia sobre a terra de dia e sobre a gua noite. Podem ser orogrficas ou trmicas convectivas. Os muitos desenvolvimentos so chamados de cumulus-congestus, quando apresentam fracionados so chamados de fractocumulus. Quando apresentam precipitao em forma de pancadas, nuvem de trovoada, chamamos de cumulus-nimbus, de bases entre 700 e 1500 metros e quando bem desenvolvidos, os topos chegam de 9 a 12 km. As vezes em forma de bigorna, so nuvens mistas, formadas por cristais de gelo, gotas dgua, gotas super-resfriadas, flocos de neve e granizo. Produzem trombas de gua e funil de rotao violenta (tornados), que possuem em seu interior, correntes de ventos que podem chegar a 180 km/h, tm formao de atividade imprevisvel e violenta, deixando rastos devastadores. Para a condio de vo, por exemplo, durante um dia de sol, quando a umidade do ar mdia, por volta das dez horas, comea a atividade trmica. A seguir, comeam as primeiras formaes de nuvens em funo da condensao. Este intervalo pode ser de uma hora e meia e segue durante todo o dia, at que cesse o aquecimento do solo. O aparecimento de cumulus um bom sinal para a condio de vo. No entanto, quando a atividade trmica muito intensa, estes bons cumulus podem se tornar cumulus-congestus e at cumulus-nimbus (CB).

Cabe ao piloto avaliar o melhor perodo para voar. CB NO AR, PILOTO NO BAR (Dito popular)
12 h

10 h

Chuva forte ou granizo Cumulus Cumulus congestus Maturao Dissoluo

18 h Chuva fraca 30

Parte I Metereologia

MICROMETEREOLOGIA
MICROMETEREOLOGIA DOS LOCAIS DE VO NO PARAN Esta parte da apostila refere-se exclusivamente para pilotos que pretendam voar nas rampas abertas no estado do Paran. Queremos com este captulo, ajudar o piloto na sua avaliao e deciso de voar ou no, descrevendo como so os locais de vo. Morro da Palha Campo Magro Bateias 30 km de Curitiba Local: Conceio dos Correias, Conceio da Meia Lua ou simplesmente Conceio. Conhecido como Morro da Cruz ou Morro da Palha. Rampa: 1070m (nvel do mar) Pouso: 330 metros desnvel fundo do vale do rio Conceio (campo de futebol). Vento: Face principal Norte, com decolagens para W-NW-N-NE-E-SE-S, sendo invivel somente a decolagem SW. Perodo durante o dia, o sol esquenta a face norte, sendo possvel o vo termo-dinmico. Em dias encobertos, pode-se voar lift conforme a orientao do vento. Recomendaes: Avaliar com bom senso o comportamento do vento. Fazer plano de vo e pouso com detalhamento. Abusar da experincia de outros pilotos na rampa. Local bastante freqentado. Tomar cuidado com a aproximao para o pouso (existem fios energizados de 13 KV. Frita mesmo ! ! !). Morro do Cascalho Campo Magro Bateias 30 km de Curitiba Local: prximo ao Morro da Palha. Conhecido como morro do Tira-pele. Rampa: 980m do nvel do mar (morro alongado a oeste). Pouso: 120 m de desnvel, roa no p do morro. Vento: face principal para leste, com decolagem para NE-E-SE. Outras orientao so inviveis e perigosas. Perodo durante meio perodo do dia, o sol esquenta a face leste, possibilitando o vo termo-dinmico. Em dias de ventos do quadrante leste, pode-se voar lift. Recomendaes: Avaliar o nmero de pilotos no ar. Tomar cuidado com o pouso, pois o terreno acidentado. Cautela quanto velocidade do vento, estar preparado para procedimentos para perda de altura. Abusar da experincia de outros pilotos na rampa. Local no muito freqentado. Morro do Pires Rio Branco do Sul Itaperuu Local: Pico do Morro do Pires Morro da Glria Serra das Pombas. Decolagem: 1213 do nvel do mar (Pico do Tringulo). Pouso: 350 m de desnvel paralelo estrada principal com destino Queimados. Vento: Face principal Sul, com decolagem para E-SE-S-SW-W-NW, sendo invivel as decolagens para N e NE.
31

Parte I Metereologia

Perodo: durante o dia o sol esquenta a face norte. Somente quando o vento dinmico mais forte, podemos voar sul, do contrrio, as decolagens acontecem conforme a condio do momento. Lift bastante tcnico conforme o dia. Recomendaes: Avaliar com extrema cautela o comportamento do vento. Primar pelo bom senso na anlise metereolgica. Tomar cuidado com ciclos trmicos de direes diferentes. Pouso ondulado, mas muito tranqilo, sem obstculos. Local no muito freqentado. Abusar da experincia de outros pilotos no local.

32

Parte I Metereologia

Elaborao e responsabilidade por: MAXIMILIAN HOCHSTEINER - Piloto N III UP AG DAC 003-I Digitalizao grfica e Internet: MAURO H. M. TAMBURINI Piloto N II FPVL B 2260 Bibliografia I AMBROSINI, Slvio Carlos e VIVANCO, Denis, Apostila Ciclo de Palestras Tcnicas de Paraglider - Ventomania Paragliding School. AUPETTIT, Hubert. Visitar el cielo. Traduo Mrio Arqu Domingo. 2a. Edio, editora Perfils. 1996. Espanha. BRADBURY, Tom. Vuelo Libre Condiciones de Vuelo Ascendncyas y trmicas Adaptao Pedro Chapa. Editora Perfils, 1996. Espanha. Ciclo de Aeronutica Metereologia de Aviacin. Colecin Aeronautica Argentina, vol. 21, Buenos Aires, 1950. Curso Terico de Pilotos de Planadores Apostila Aeroclube de Rio Negrinho. CHEDE, Farid Csar e GAMA, Igor Cezar. Manual de metereologia para pilotos privados. Escola de Aperfeioamento e preparao Aeronutica Civil, Rio de Janeiro, 1984. DOMINGO, Mrio Arqu. Parapente Iniciacin Manual Prctico Editora Perfils, 5 Edio, 1995 Espanha. HOMA, Jorge M. Aerodinmica e Teoria do Vo Asa Edies e Artes Grficas, So Paulo. KARSON, Paul e colaboradores. A conquista dos ares (romance da aviao) Editora Globo, 1a. Edio, 1948, Rio de Janeiro. PAGEN, Dennis. Walking on the Air ! Paragliding Flight. 14 Edio, Estados Unidos. Janeiro, 1990. PINTO, Paulo Cmte. Manual do Piloto de Parapente MAPIL . Gvea Sky Walkers, 3 Edio, Rio de Janeiro, 1996. PORTA, Dante. Curso de Parapente Editora Devecchi S.A., Barcelona, Espanha. PRADI, Ari Carlos. Parapente, o Caminho Mais Curto Para Voar. Fun Gliders Equipamentos Esportivos, 1994. Jaragu do Sul SC. Publicaes Peridicas: Revista Parapente Vuelo Libre, nos 35 a 42. Editora Perfils, Espanha. Revista Sky News Editora Sky Center Rio, anos 96 e 97. 8 Exemplares. RIZZO, Ermano. Volare in Parapendio. Editora Mursia, 1990 Milo, Itlia. ROCHA, Luiz Carlos Weigert Teoria de vo de baixa velocidade Escola de Aperfeioamento e Preparao da Aeronutica Civil Seo Grfica 1a Edio, 1991. SCHWENCK, Antnio e MENEGHETTI, Adalberto J. Vo vela Planadores, Escola de Aperfeioamento e Preparao da Aeronutica Civil, 1977. Rio de Janeiro. SEMENOFF, Stefan.. Curso de Paragliding. Apostila Ar Livre. SONNEMAKER, Joo Baptista. Metereologia. 9a. Edio, Asa Edies e Artes Grficas, Brasil, 1987.
33

You might also like