You are on page 1of 5

A histeria atravs dos tempos 1 Mayra Assuno2

RESUMO O presente artigo prope analisar o fenmeno da histeria, desde o tempo de Freud at hoje. Trataremos sobre a histeria relacionada questo do feminino e a lgica da castrao. Alm disso, ser abordado como a histeria foi adquirindo novas formas a partir de uma nova tica cultural em sua nova apresentao e avaliao. Palavras-chave: Histeria. Psicanlise. Castrao.
Se as coisas so inatingveis... ora! No motivo para no quer-las... Que tristes os caminhos, se no fora A presena distante das estrelas! Mario Quintana

A partir do caso clinico da paciente V ser realizado um estudo sobre a histeria atravs dos tempos. No primeiro momento sero abordados fragmentos do histrico da histeria e, posteriormente, trataremos da histeria nos dias atuais. De acordo com Serg Andr (1998) em seu livro O que quer uma mulher?, o sujeito da psicanlise histrico (ou sujeito a histeria), pois a anlise conduz o sujeito pelo desfiladeiro das demandas, como na pergunta clssica da histrica: Qual o objeto do meu desejo? Observa-se que os sintomas histricos sofreram mudanas e nos dias atuais ser difcil encontrar histricas com converses. Os sintomas mudaram, pois so tambm influenciados pela poca e pela cultura, e trazem uma marca do discurso contemporneo, marcado pelos avanos cientficos e tecnolgicos. Hoje, o culto aos ideais de beleza femininos, com mulheres magrrimas e siliconadas, tem marcado as maneiras pelas quais o sujeito apreende o seu corpo. Segundo Freud o que est em jogo na histeria o corpo, o corpo ergeno, inscrito na linguagem e por outro lado, na impossibilidade de articular o gozo a inscrito.

Artigo apresentado ao Estgio Supervisionado VII, sob a orientao do professor Geraldo Majela Martins, como quesito para concluso do estgio. 2 Aluna do curso de graduao em psicologia do Centro Universitrio Newton Paiva.

Alguma coisa na histria do seu corpo no pode se formular a no ser no sintoma. Assim, o sujeito se apoiar em ortopedias corporais, em medidas substitutivas das paralisias histricas dos sintomas que paralisam. Na histeria ficar em evidncia o conflito, a diviso do sujeito que se far presente nas reaes intensas e penosas resultantes de um conflito entre as duas tendncias contrrias. A paciente V, de 27 anos, desempregada, solteira relata que tem dificuldade de relacionamento, a ponto de no ter vida social. Alm disso, relata ser uma pessoa nervosa e irritadia. Faz acompanhamento psiquitrico h 10 anos. V relata ainda que quando se encontra nesse estado de nervosismo ela vai ao shopping fazer compras para se sentir melhor. Ela comenta que deve muito dinheiro por conta desse comportamento desenfreado e que possui diversos cartes de crdito. Segundo V o ato de consumir de maneira exacerbada ameniza por algum momento os sintomas que sente. Alm disso, ela comenta que sente com alguma frequncia: falta de ar, dores de cabea, vontade de vomitar e palpitaes no corao quando se sente ameaada. V diz que costuma pensar com frequncia nas ex-namoradas dos seus namorados. Disse que namora um rapaz de 30 anos de idade e que pensa com raiva da ex-namorada dele, que segundo ela atrapalhou a relao entre eles no incio. Segundo a paciente, ela geralmente procura em seus parceiros o afeto que faltou na relao com os seus pais, principalmente com o seu pai. Alm disso, ela costuma ter dificuldades para transar com o seu namorado atual e sentia com os ex-namorados tambm, pois sente um mal estar em seu corpo. As primeiras referncias mdicas sobre a histeria foram encontradas h cerca de quatro mil anos atrs. Conforme Melman (1985) em seu livro Novos estudos sobre a histeria, a histeria era pensada como doena que acomete o tero, apresentando distrbios de inanio e sintomas diversos que se deslocavam para o corpo contrariando o funcionamento dos rgos, desconhecendo a prpria anatomia.
Durante o tratamento, o terapeuta tratava de eliminar a subalimentao do rgo de restituir-lhe assim sua umidade e gravidade e de recoloc-lo no lugar. Ele podia associar a inalao de substancias ftidas repulsivas com fumigaes vaginais perfumadas e atraentes. (MELMAN, 1985, p.40)

Na idade mdia, a animalidade feminina era percebida como rebelio e lhe eram atribudas pretenses diablicas. A insatisfao da histrica era considerada uma

ofensa ordem divina e uma falta de submisso esperada normalmente das criaturas. Um contemporneo de Freud, pertencente a Salpetrire, Faret, no livro Novos estudos sobre a histeria escrito por Melman (1985) comenta a cerca da histeria como uma loucura moral:
Essas doentes so verdadeiras comediantes; enganam as pessoas com as quais se relacionam... seu maior prazer... Em uma palavra, a vida das histricas no mais que uma mentira perptua; elas tomam ares de piedade e devoo, e chegam a se fazer passar por santas, enquanto por outro lado, abandonam-se, em segredo, as aes as mais vergonhosas, enquanto criam interiormente cenas das mais violentas com seus filhos, seus maridos, nas quais dizem coisas grosseiras e algumas vezes obscenas, e abandonam-se a aes as mais desordenadas. (...) (FALRET, apud MELMAN, 1985, p.44)

Para Freud, a histeria estaria relacionada no somente a um trauma psquico infantil, mas a uma ideia inconsciente com contexto sexual recalcado. O sujeito histrico seria aquele que quando criana teria sofrido ou fantasiado um abuso sexual por um adulto. Estaria a a origem traumtica, onde um excesso de estimulao com a mnima possibilidade de elaborao acabaria por gerar um sintoma, uma inibio ou uma angstia. Freud chega a acreditar que a neurose histrica fosse mesmo uma consequncia de uma perverso por parte de um adulto sedutor. Na histeria h uma estimulao de assdios sexuais por parte da criana: Assim ela no ser somente passiva, seduzida, mas tambm ativa, aquela, que provoca a seduo. Esta ambivalncia sado-masoquista trar sofrimento ao sujeito histrico. Pode-se dizer que as histricas que Freud analisou nos levam a pensar que a problemtica histrica inicia-se a partir da falha do pai que pode ser uma doena, falta de carter, desleixo ou impotncia.
Se o pai da histrica estruturamente impotente, de fato porque ele no lhe pode dar apoio com que ela conta para assentar sua identidade feminina. (...) Elas se tornam doentes pela falta do Outro, tentando reparar essa falta, chegando por vezes, ao sacrifcio de sua vida pessoal, especialmente a amorosa. O que a histrica quer obter desse pai outra coisa que no seja o falo: Um signo que a funde numa feminilidade enfim reconhecida. (ANDR, 1998, p. 112).

A neurose histrica vem representar uma feminilidade falsa, uma vez que se trata da recusa do encontro com a prpria falta e tambm com a falta do Outro. O sexual o que rege a estrutura e todo encontro com o sexo traumtico. A histrica impossibilita assim a sua subjetividade ao se identificar com o Outro.

Pode-se dizer que na histrica hoje, diante das mudanas dos sintomas no decorrer dos anos, ou at mesmo o aumento de certos sintomas, faz-se necessrio considerar aspectos sociais e culturais, como por exemplo, a mdia e o corpo perfeito. As manifestaes atuais dos sintomas demonstram o mesmo desejo insatisfeito de que sofriam as histricas freudianas. Podem demonstrar sintomas somticos, como dores localizadas, dores de cabea e anorexias; mas tambm, os avanos tecnolgicos e cientficos oferecem ao sujeito objetos de consumo com o intuito de satisfazer o desejo, sempre insatisfeito.
Lacan j comentava o quanto somos dependentes dos gadgests, desses objetos que invadem cada vez mais a nossa vida cotidiana, proliferando-se sem controle. Isto levou diversos analistas a frisar a maneira como se confundem, para os sujeitos, o objeto de consumo e o objeto do desejo no discurso capitalista. Os mesmos objetos, em todo o planeta e nas mais diversas culturas, tero esta funo de suscitar o desejo, oferecendo-se como objetos do desejo. (SANTIAGO, 1997, p.80)

Percebe-se ento que as formas estticas do corpo, atualmente padronizadas, decorrem da globalizao. Dessa forma, o sujeito no suporta a padronizao e busca manifestar suas particularidades por vias penosas, como na bulimia e anorexia, sintomas da moda. De acordo com Harari (2007) em seu livro Uma anorexia social, a anorexia e a bulimia se manifestam atualmente porque as histricas se deixam levar pelos padres da moda, identificando com ideais de beleza feminina impostos pela cultura. Na anorexia, a histrica com sua suposta falta de apetite e vmitos demonstra com seus atos que no h demanda de objeto, mas de amor; ao recusar o alimento ela faz existir algo alm do objeto. Ela segue sem comer, demonstrando assim com seu ato que indiferente aos riscos da vida. O desejo da anorxica querer que a insatisfao esteja em toda a parte, que s exista insatisfao, tanto na necessidade quanto do desejo. Retomando o caso clnico da paciente V podemos dizer que ela se encontra frente s manifestaes do contexto atual dos sintomas e diante do mesmo desejo insatisfeito de que sofriam as histricas na poca de Freud. Observa-se na paciente V que ela tenta amenizar os sintomas somticos, como falta de ar, palpitaes, vontade de vomitar, dores pelo corpo fazendo compras de forma compulsiva e

exacerbada, ou seja, os avanos do nosso tempo atual oferecem ao sujeito objetos de consumo na tentativa de satisfazer o desejo que sempre insatisfeito. Neste breve histrico sobre a histeria, podemos verificar uma evoluo nos estudos sobre a doena. As primeiras explicaes mdicas relacionavam os sintomas com um distrbio do tero. A partir da Idade Mdia, as buscas da origem da histeria baseavam-se em explicaes sobrenaturais e divinas. Depois, a histeria passou a ser considerada uma loucura moral, pois as mulheres apresentavam sintomas nervosos intencionais, provocando assim uma desordem pblico-social. Com Charcot, a histeria estaria relacionada anatomia e a fisiologia do sistema nervoso. Freud em seguida daria um passo fundamental para descobrir a origem dos sintomas histricos e seu tratamento, a partir da noo do inconsciente, fundando a psicanlise.

REFERENCIAS ANDR, Serge. O que quer uma mulher? Traduo Dulce Duque Estrada. Rio de janeiro: Ed. Jorge Zahar, 1998. FREUD, Sigmund. (1974[1893]. Sobre o mecanismo psquico dos fenmenos histricos: Comunicao preliminar. In: _ Estudos Sobre a Histeria. Rio de janeiro: Imago, 1974 p. 205-221. (Edio Standard Brasileira das obras psicolgicas completas de Sigmund Freud, 2). FREUD, Sigmund. (1972[1905]. Um caso de histeria. In: _ Trs ensaios sobre a Teoria da Sexualidade e outros trabalhos. Rio de janeiro: Imago, 1972 p. 190-197. (Edio Standard Brasileira das obras psicolgicas completas de Sigmund Freud, 7). HARARI, Angelina. Uma anorexia social. In: Correio / Escola Brasileira de Psicanlise. Belo Horizonte, n.47, agosto 2007. MELMAN, CHARLES. Novos estudos sobre a histeria. Porto Alegre: Artes mdicas, 1985. SANTIAGO, Ana Lydia. Anorexia e Funo Flica. In: Curinga/ Escola Brasileira da Psicanlise. Belo Horizonte, n.52, setembro, 2007.

You might also like