You are on page 1of 22

Prof.

Rogerio Bazilio
energia nuclear no brasil
1

A interesse pela tecnologia nuclear no Brasil comeou na dcada de 50, com o pioneiro nesta rea, Almirante u lvaro Alberto, que entre outros feitos criou o Conselho Nacional de Pesquisa, em 1951, e importou duas l ultracentrifugadoras da Alemanha para o enriquecimento do urnio, em 1953. o E n e m 2 0 1 1

A GEOPOLTICA NUCLEAR

Era de se imaginar que o desenvolvimento transcorreria numa velocidade maior, porm ainda so obscuras as reais causas que impediram este deslanche, e o pas no passou da instalao de alguns centros de pesquisas na rea nuclear. A deciso da implementao de uma usina termonuclear no Brasil aconteceu de fato em

Prof. Rogerio Bazilio


1969, quando foi delegado a Furnas Centrais Eltricas SA a incumbncia de construir 2 nossa primeira usina nuclear. muito fcil concluir que em nenhum momento se I pensou numa fonte para substituir a energia hidrulica, da mesma maneira que tambm aps alguns anos, ficou bem claro que os objetivos no eram simplesmente o domnio A de uma nova tecnologia. Estvamos vivendo dentro de um regime de governo militar u e o acesso ao conhecimento tecnolgico no campo nuclear permitiria desenvolver no s submarinos nucleares, l mas armas atmicas. O Programa Nuclear Paralelo, somente divulgado alguns anos mais tarde, deixou bem claro as o intenes do pas em dominar o ciclo do combustvel nuclear, tecnologia esta somente do conhecimento de poucos pases. E Em junho de 1974, as obras civis da Usina Nuclear de Angra 1 estavam em pleno andamento quando o Governo Federal decidiu ampliar o projeto, autorizando Furnas a construir a segunda usina. Mais tarde, no dia 27 de junho de 1975, com a justificativa de que o Brasil j apontava escassez de energia eltrica para meados dos anos 90 e incio do sculo 21, uma vez que o potencial hidroeltrico j se apresentava quase que totalmente instalado, foi assinado na cidade alem de Bonn o Acordo de Cooperao Nuclear, pelo qual o Brasil compraria oito usinas nucleares e obteria toda a tecnologia necessria ao seu desenvolvimento nesse setor.

n e m 2 0 1 1

Desta maneira, o Brasil dava um passo definitivo para o ingresso no clube de potncias atmicas e estava assim decidido o futuro energtico do pas, dando incio Era Nuclear Brasileira.

Prof. Rogerio Bazilio


3

I
Fonte Carvo Vantagens Barato; Fcil de recuperar (nos E.UA. e na Rssia). Desvantagens Requer controles de alto custo de poluio do ar (exemplo: mercrio, dixido de enxofre). Contribuinte significativo chuva cida e ao aquecimento global. Requer o sistema extensivo de transporte. a fonte de maior custo por causa dos sistemas de emergncia, de conteno, de resduo radioativo e de armazenamento. Requer uma soluo a longo prazo para os resduos armazenados em alto nvel na maioria dos pases. Proliferao nuclear potencial. Fonte muito limitada, pois depende da elevao da gua. Muitas represas disponveis existem atualmente (no muito como uma fonte futura, dependendo do pas). O colapso da represa conduz geralmente perda de vidas. As represas afetam os peixes (por exemplo as corridas dos salmes, entre outros, at a foz do rio). Danos ambientais para as reas inundadas (acima da represa) e rio abaixo. Disponibilidade muito limitada como mostrado por faltas durante o inverno nos pases frios. Poderia ser o contribuinte principal do aquecimento global. Caro para gerao de energia. Grande oscilao dos preos conforme a oferta e a demanda. Necessita 3x a quantidade de gerao instalada para atingir a demanda. Limitado a poucas reas. O equipamento caro de se manter. Necessita de armazenamento de energia de alto custo (exemplo: baterias). Altamente dependente do clima - o vento pode danific-lo durante fortes ventanias ou no girar durante dias, conforme a estao do ano. Pode afetar pssaros e coloc-los em perigo.

A u l o E n e m 2 0 1 1

Nuclear

O combustvel barato; a fonte mais concentrada de gerao de energia; O resduo o mais compacto de toda as fontes Base cientfica extensiva para todo o ciclo; Fcil de transportar como novo combustvel; Nenhum efeito estufa ou chuva cida.

Hidroeltrica

Muito barato aps a represa ser construda. Investimentos dos governos. Ex.: o oeste dos EUA investiu pesadamente na construo de represas. No Brasil o investimento do governo tambm considervel.

Gs / leo

Bom sistema de distribuio para os nveis de uso atuais. Fcil de obter. Melhor fonte de energia para o aquecimento de espaos. O vento grtis, e disponvel. Boa fonte para suprir a demanda de bombeamento peridico de gua nas fazendas, como j visto em vrios pases no incio do sculo.

Vento

Prof. Rogerio Bazilio


4

I
Solar A luz solar grtis, quando disponvel. Limitado s reas ensolaradas do mundo (muita demanda quando est pouco disponvel, por exemplo, no aquecimento solar). Requer materiais especiais para espelhos/ painis que podem afetar o meio ambiente. A tecnologia atual requer quantidades grandes de terra para quantidades pequenas de gerao da energia. Ineficiente se forem usadas plantas pequenas. Poderia ser um contribuinte significativo para o aquecimento global, pois o combustvel tem baixo ndice de conteno de calor. Ineficiente se forem usadas plantas pequenas. Poderia ser um contribuinte significativo para o aquecimento global, pois o combustvel tem baixo ndice de conteno de calor. As cinzas podem conter metais como o cdmio e chumbo. Libera no ar e nas cinzas substncias txicas como dioxinas e furanas. O ponto de rentabilidade ainda no foi alcanado aps aproximadamente 40 anos de pesquisa de alto custo e as plantas comercialmente viveis so esperadas para daqui a 35 anos.

A u l o E n e m 2 0 1 1

Biomassa

A indstria est em sua infncia. Poderia criar empregos, pois plantas menores poderiam ser usadas. O combustvel pode ter baixo custo. Poderia criar empregos, pois plantas menores poderiam ser usadas. Emisses baixas de dixido de enxofre.

Combustvel a partir de resduos

Fuso

O hidrognio e o trtio poderiam ser usados como fonte de combustvel. Gerao mais elevada de energia por unidade de massa do que na fisso. Nveis mais baixos de radiao associados ao processo do que em reatores baseados em fisso.

Fonte: Geografia Geral e do Brasil Eustquio de Sene e Joo Carlos Moreira Editora Scipione

Prof. Leovan Morais


Energia Nuclear Uma breve Histria
energia nuclear, tambm chamada atmica, obtida a partir da fisso do ncleo do tomo de urnio enriquecido, liberando uma grande quantidade de energia. A energia nuclear mantm unidas as partculas do ncleo de um tomo. A diviso desse ncleo em duas partes provoca a liberao de grande quantidade de energia. Os primeiros resultados da diviso do tomo de metais pesados, como o urnio e o plutnio, foram obtidos em 1938. A princpio, a energia liberada pela fisso nuclear foi utilizada para objetivos militares. Posteriormente, as pesquisas avanaram e foram desenvolvidas com o intuito de produzir energia eltrica. No entanto, armas nucleares continuam sendo produzidas atravs do enriquecimento de urnio. As motivaes para o teste podem, normalmente, ser categorizadas: Relacionadas com a arma em si (verificar que a arma funciona, ou estudar como funciona); Efeitos da arma (como a arma se comporta sob condies diversas, e como estruturas se comportam quando submetidas arma).

I A u l o E n e m

As potncias nucleares conduziram pelo menos 2.000 exploses nucleares de teste (os nmeros so 2 0 aproximados, j que alguns destes tm sido disputados): Estados Unidos: 1050 testes (envolvendo 1125 engenhos), a maior parte deles na rea de testes de Nevada e na 1 zona de testes do Pacfico nas Ilhas Marshall, com dez outros testes levados a cabo em vrios pontos dos Estados 1 Unidos, incluindo Alasca, Colorado, Mississipi, e Novo Mxico. Unio Sovitica: entre 715 e 969 ensaios, a maioria na rea de testes da Sibria e Nova Zembla, e mais alguns em vrios pontos da Rssia, Cazaquisto, Turcomenisto e Ucrnia. Frana: 210 testes, a maior parte deles realizados em Reggane e Ekker, na Algria, e Fangataufa e Moruroa, na Polinsia Francesa. Reino Unido: 45 ensaios, 21 em territrio australiano, incluindo 9 no continente (Austrlia do Sul, em Maralinga e Emu Field), e muitos outros em territrio dos Estados Unidos, como parte da colaborao com este ltimo. China: 45 testes (23 atmosfricos e 22 subterrneos, todos conduzidos na Base de testes de Lop Nur, em Malan, Xinjiang) ndia: 5 ou 6 testes, em Pokhran. Paquisto: entre 3 e 6 testes, em Chagai Hills. O Tratado de No Proliferao Nuclear (TNP) um tratado entre Estados soberanos assinado em 1968, em vigor a partir de cinco de maro de 1970. Atualmente conta com a adeso de 189 estados, cinco dos quais reconhecem ser detentores de armas nucleares: Estados Unidos, Rssia, Reino Unido, Frana e China que so tambm os cinco membros permanentes do Conselho de Segurana da ONU. Em sua origem tinha como objetivo limitar as armas nucleares desses cinco pases (a antiga Unio Sovitica foi substituda pela Rssia). Esses pases esto obrigados, pelos termos do tratado, a no transferir armas nucleares para os chamados pases no nucleares, nem auxili-los a obt-las. A China e a Frana, entretanto, no ratificaram o tratado at 1992. Entre 3 e 28 de maio de 2010, realizou-se mais uma Conferncia de Reviso do Tratado de No Proliferao Nuclear, na sede das Naes Unidas, em Nova York. Em 28 de maio, os pases signatrios do TNP chegaram a um documento de consenso o primeiro em dez anos que inclui a interdio total de armas de destruio em massa no Oriente Mdio. O documento final da Conferncia prev planos de ao para cada um dos trs pilares do TNP: 1. Desarmamento; 2. Controle dos programas nucleares nacionais; 3. Utilizao pacfica da energia atmica. Fontes de pesquisas: http://www.brasilescola.com/ energia-nuclear.htm http://www.cnen.gov.br http://www.comciencia.br/reportagens/nuclear/nuclear01.htm http://www.biodieselbr.com/energia/nuclear/index.htm

Prof. Juan Tavares


A u que podem afetar a todo o corpo. No entanto, tende-se a avaliar os efeitos da radiao em termos de efeitos sobre clulas, quando na verdade, l a radiao interage somente com os tomos presentes nas clulas e a isto se denomina ionizao. Assim, os danos biolgicos comeam em consequncia das interaes ionizantes com os tomos formadores das clulas. o
O corpo humano constitudo por cerca de 5 x 1012 clulas, muitas das quais altamente especializadas para o desempenho de determinadas funes. Quanto maior o grau de especializao, isto , quanto mais diferenciada for a clula, mais lentamente ela se dividir. Uma exceo significativa a essa lei geral dada pelos linfcitos, que, embora s se dividam em condies excepcionais, so extremamente radiossensveis. Um organismo complexo exposto s radiaes sofre determinados efeitos somticos, que lhe so restritos e outros, genticos, transmissveis s geraes posteriores. Os fenmenos fsicos que intervm so ionizao e excitao dos tomos. Estes so responsveis pelo compartilhamento da energia da radiao entre as clulas. Os fenmenos qumicos sucedem aos fsicos e provocam rupturas de ligaes entre os tomos formando radicais livres num intervalo de tempo pequeno.

Efeitos da Radiao em Seres Vivos


s clulas quando expostas radiao sofrem ao de fenmenos fsicos, qumicos e biolgicos. A radiao causa ionizao dos tomos, que afeta molculas, que podero afetar clulas, que podem afetar tecidos, que podero afetar rgos,

E n e m 2 0 1 1

Os fenmenos biolgicos da radiao so uma consequncia dos fenmenos fsicos e qumicos. Alteram as funes especficas das clulas e so responsveis pela diminuio da atividade da substncia viva, por exemplo: perda das propriedades caractersticas dos msculos. Estas constituem as primeiras reaes do organismo ao das radiaes e surgem geralmente para doses relativamente baixas. Alm destas alteraes funcionais, os efeitos biolgicos caracterizam-se tambm pelas variaes morfolgicas. Entende-se como variaes morfolgicas as alteraes em certas funes essenciais ou a morte imediata da clula, isto , dano na estrutura celular. assim que as funes metablicas podem ser modificadas ao ponto da clula perder sua capacidade de efetuar as snteses necessrias sua sobrevivncia. Como se proteger? Mantenha distncia, exponha-se o mnimo de tempo e use blindagem para deter as radiaes. E em caso de acidente? Leia as informaes da Defesa Civil. Sensibilidade da Clula Radiao Nem todas as clulas vivas tm a mesma sensibilidade radiao. As clulas que tm mais atividade so mais sensveis do que aquelas que no so, pois a diviso celular requer que o DNA seja corretamente reproduzido para que a nova clula possa sobreviver. Assim so, por exemplo, as da pele, do revestimento intestinal ou dos rgos hematopoiticos. Uma interao direta da radiao pode resultar na morte ou mutao de tal clula, enquanto que em outra clula o efeito pode ter menor consequncia.

Prof. Juan Tavares


Assim, as clulas vivas podem ser classificadas segundo suas taxas de reproduo, 7 que tambm indicam sua relativa sensibilidade radiao. Isto significa que diferentes I sistemas celulares tm sensibilidades diferentes. Linfcitos (glbulos brancos) e clulas que produzem sangue esto em constante reproduo e so as mais sensveis. Clulas reprodutivas e gastrointestinais no se reproduzem to rpido, portanto, so menos sensveis. Clulas nervosas e musculares so as mais lentas e, portanto, as menos sensveis. As clulas tm uma incrvel capacidade de reparar danos. Por isso, nem todos os efeitos da radiao so irreversveis. Em muitos casos, as clulas so capazes de reparar qualquer dano e funcionarem normalmente. Em alguns casos, no entanto, o dano srio demais levando uma clula morte. Em outros casos, a clula danificada, mas ainda assim consegue se reproduzir. As clulas filhas tero falta de algum componente e morrero. Finalmente, a clula pode ser afetada de tal forma que no morre e modificada. As clulas modificadas se reproduzem e perpetuam a mutao, o que poder significar o comeo de um tumor maligno. Efeitos Biolgicos

A u l o E n e m 2 0 1 1

A radiao nuclear no algo que passou a existir nos ltimos 150 anos. Ela faz parte de nossa vida. A luz solar uma fonte natural radioativa. Est na areia da praia, na loua domstica, nos alimentos, na televiso quando est ligada. Por ano, um ser humano absorve entre 110 milirem a 150 milirem de radiao de fontes diversas. Qualquer ser humano submetido a um exame de concentrao de possveis elementos radioativos em seu corpo obter um resultado de concentrao de potssio radioativo, que foi acumulado pelo consumo de batata. (O cigarro apresenta chumbo e polnio radioativos.) Em uma exploso nuclear ou em certos acidentes com fontes radioativas, as pessoas expostas recebem radiaes em todo o corpo, mas, as doses absorvidas podem ser diferentes

Prof. Juan Tavares


em cada tecido. Cada rgo reage de uma certa forma, apresentando tolerncias 8 diferenciadas em termos de exposio radiao. Os efeitos somticos classificam-se em imediatos e retardados com base num limite, I adotado por conveno, de 60 dias. O mais importante dos efeitos imediatos das radiaes aps exposio do corpo inteiro a doses relativamente elevadas a Sndrome A Aguda de Radiao (SAR). O efeito retardado de maior relevncia a cancerizao radioinduzida, que s aparece u l vrios anos aps a irradiao. O quadro clnico apresentado por um irradiado em todo o corpo depende da dose de radiao absorvida. A unidade para expressar a dose da radiao absorvida pela matria o Gray (Gy), definido como a quantidade de o radiao absorvida, correspondente a 1 Joule por quilograma de matria. Doses muito elevadas, da ordem de centenas de grays, provocam a morte em poucos minutos, possivelmente E em decorrncia da destruio de macromolculas e de estruturas celulares indispensveis manuteno de processos n vitais. e Doses da ordem de 100 Gy produzem falncia do sistema nervoso central, de que resultam: desorientao m espao-temporal, perda de coordenao motora, distrbios respiratrios, convulses, estado de coma e, finalmente, morte, que ocorre algumas horas aps a exposio ou, no mximo, um ou dois dias mais tarde. 2 Quando a dose absorvida numa exposio de corpo inteiro de dezenas de grays, observa-se sndrome 0 gastrointestinal, caracterizada por nuseas, vmito, perda de apetite, diarria intensa e apatia. Em seguida surgem 1 desidratao, perda de peso e infeces graves. A morte ocorre poucos dias mais tarde. Doses da ordem de alguns grays acarretam a sndrome hematopoitica, decorrente da inativao das clulas 1 sanguneas (hemcias, leuccitos e plaquetas) e, principalmente, dos tecidos responsveis pela produo dessas clulas (medula). Para doses inferiores a 10 Gy, as possibilidades de uma assistncia mdica eficiente so maiores. As radiaes, como diversos agentes qumicos, tambm tm efeito teratognico, isto , provocam alteraes significativas no desenvolvimento de mamferos irradiados quando ainda no tero materno. Inquestionavelmente, as radiaes ionizantes so um agente mutagnico, concluso vlida para espcies animais e vegetais, com base em resultados obtidos ao longo de seis dcadas de experimentao. Na espcie humana, a deteco de tais alteraes bastante difcil. Mesmo entre os sobreviventes de Hiroshima e Nagasaki, a ocorrncia de mutaes radioinduzidas no foi satisfatoriamente demonstrada. Nveis de Exposio Os efeitos biolgicos da radiao so divididos em duas categorias. A primeira categoria consiste de exposio a altas doses de radiao em breve intervalos de tempo, produzindo efeitos agudos de curta durao. A segunda categoria formada pela exposio a baixas doses de radiao num perodo de tempo mais extenso, produzindo efeitos crnicos ou de longa durao. As altas doses tendem a matar as clulas, enquanto as baixas doses tendem a danificar ou modific-las. As altas doses podem matar muitas clulas, danificando tecidos e rgos. Isto pode provocar uma resposta rpida do corpo, conhecida como Sndrome de Radiao Aguda. As baixas doses recebidas num longo perodo no causam um problema imediato. Os efeitos de baixas doses ocorrem no nvel celular e os resultados podem ser observados depois de muitos anos passados. Efeitos de Altas Doses s vezes difcil entender por que algumas pessoas morrem, enquanto outras sobrevivem depois de serem expostas a mesma dose de radiao. A principal razo para isto a sade dos indivduos quando expostos e quais so suas capacidades individuais em combater os efeitos incidentais da exposio radiao, bem como suas sensibilidades a infeces. Alm da morte, h outros efeitos de dose de alta radiao. Perda de Cabelo (epilao) similar aos efeitos na pele e ocorre depois de doses agudas de cerca de 500 Rad. Esterilidade pode ser temporria ou permanente em homens, dependendo da dose. Em mulheres, geralmente permanente, mas para isto requer-se doses altssimas, da ordem de 400 Rad nas clulas reprodutivas. Cataratas (turvamento da lente do olho) surgem para um limiar de dose de 200 Rad. Os

Prof. Juan Tavares


nutrons so especialmente relacionados com as cataratas, devido ao fato do olho conter 9 gua e esta ser absorvedora de nutrons. Sndrome Aguda de Radiao se vrios tecidos importantes e rgos so danificados, I pode-se produzir uma reao aguda. Os sinais iniciais e sintomas de SAR so nusea, vmito, fadiga e perda de apetite. Abaixo de 150 Rad, estes sintomas que so diferentes A daqueles produzidos por uma infeco viral podem ser a nica indicao externa de exposio radiao. Acima u l de 150 Rad, uma das trs sndromes de radiao se manifestam dependendo do nvel da dose. Efeitos da Exposio a Baixas Doses de Radiao H trs categorias gerais para os efeitos resultantes exposio a baixas doses de radiao. Efeitos Genticos -- sofridos pelos descendentes da pessoa exposta. Efeitos Somticos -- primariamente sofridos pelo indivduo exposto. Sendo o cncer o resultado primrio, diz-se muitas vezes Efeito Carcinognico. Efeitos In-Utero -- Alguns erradamente consideram estes como uma consequncia gentica da exposio radiao, porque o efeito observado aps o nascimento, embora tenha ocorrido na fase embrionria/fetal. No entanto, trata-se de um caso especial de efeito somtico, porque o feto exposto radiao. Efeitos Genticos: mutao da clulas reprodutivas transmitidas aos descendentes de um indivduo exposto Os efeitos genticos atingem especificamente as clulas sexuais masculinas e femininas, espermatozoides e vulos. As mutaes so transmitidas aos descendentes dos indivduos expostos. A radiao um agente mutagnico fsico. H tambm agentes qumicos, bem como agentes biolgicos (vrus) que causam mutaes. Um fato importante a lembrar que a radiao aumenta a taxa de mutao espontnea, mas no produz quaisquer novas mutaes. Entretanto, uma possvel razo para que os efeitos genticos resultantes de exposio a baixas taxas de dose no tenham sido observados que as clulas reprodutivas podem espontaneamente absorver ou eliminar estas mutaes nos primeiros estgios da fertilizao. Nem todas as mutaes so letais ou prejudicam o indivduo, porm mais prudente considerar que todas as mutaes so ruins, e assim, pela norma NRC (10 CFR Part 20), a exposio radiao deve ser a mnima absoluta ou As Low As Reasonably Achievable (ALARA). Isto particularmente importante, pois qualquer que seja a dose sempre haver um efeito proporcional ela, sem haver um limiar para incio dos efeitos. Efeitos Somticos em Indivduos Expostos O resultado primrio o cncer. Os efeitos somticos (carcinognicos) so, de uma perspectiva ocupacional de risco, os mais significativos, principalmente para os trabalhadores da rea que podem ter consequncias na sua sade, a saber, o cncer. A radiao um exemplo de agente fsico carcinognico, enquanto o cigarro um exemplo de agente qumico que causa cncer e os vrus, agentes biolgicos. Diferente dos efeitos genticos da radiao, o cncer radioinduzido bem documentado. Muitos estudos foram realizados que indicam a relao entre radiao e o cncer. Alguns indivduos estudados e os cnceres induzidos:

E n e m 2 0 1 1

Prof. Juan Tavares


cncer de pulmo--trabalhadores de minas de urnio. cncer dos ossos--pintores de mostrador de relgio base de rdio. cncer de tiroide--pacientes em terapia e exposio ao iodo radioativo. cncer de seio--pacientes em terapia. cncer de pele--radiologistas. leucemia--sobreviventes de exploses de bombas, exposio intra-uterina, radiologistas, pacientes em terapia.

10

I A u l o E n e m 2 0 1 1

Efeitos In-Utero em Embries/Fetos Os efeitos podem ser: morte intrauterina; retardamento no crescimento; desenvolvimento de anormalidades; cnceres na infncia.

Os efeitos intrauterinos envolvem a produo de ms-formaes em embries em desenvolvimento. A radiao um agente fsico teratognico. H muitos agentes qumicos (como a talidomida) e muitos agentes biolgicos (como os vrus que causam sarampo) que tambm podem produzir ms-formaes enquanto o beb ainda est no estgio de desenvolvimento embrinico ou fetal. Os efeitos da exposio in-utero podem ser considerados como subconjunto de uma categoria geral de efeitos somticos. As ms-formaes produzidas no indicam um efeito gentico, pois quem est sendo exposto o embrio e no as clulas reprodutivas dos pais.

Profes. Paula Almeida & Adriano Grego


QUMICA NO COTIDIANO
1. A GUA E O PLANETA TERRA

11

Suas principais divises so a atmosfera, a litosfera e a hidrosfera cerca de 75% da superfcie da Terra est coberta por gua. Sem cheiro, gosto nem cor, a gua parece uma substncia sem grandes atrativos, mas a geometria e a grande polaridade de sua molcula, aliadas s pontes de hidrognio que atuam nos estados lquidos e slidos, fazem com que seu comportamento seja muito especial. E o fenmeno da vida o melhor exemplo de tudo isso.

A u alcula-se que a Terra, o terceiro planeta mais prximo do sol, tenha se formado h aproximadamente l 4,5 bilhes de anos. A Terra est estruturada em vrias partes, todas ricas em substncias e compostos orgnicos. o E n e m 2 0 1 1
eo

- Por que o gelo flutua? Na maioria das substncias, a fase slida mais densa que a lquida por causa da maior compactao dos tomos ou das molculas. No gelo, cada molcula de gua est cercada por outras quatro, em um arranjo tetradrico, que forma estruturas maiores, com orientaes hexagonais, repetindo-se em todas as direes. Com isso, ao congelar, a gua expande-se slido passa a ter menor densidade (0,92 g/cm3) que o lquido (1 g/cm3).

- Tenso superficial Uma molcula no interior de um lquido atrada para diversas direes. Uma molcula da superfcie sofre atrao apenas das outras molculas que esto abaixo dela. Surge, ento, a tenso superficial do lquido. Lquidos com grande tenso superficial formam gotas facilmente. - Solvatao: Duas substncias dissolvem-se uma na outra quando suas partculas so atradas por foras semelhantes. Quando adicionamos sal gua, o retculo cristalino (arranjo estrutural) se desmancha, os ons so envolvidos por molculas de gua e estabelecem-se ligaes on-dipolo; formando, assim, uma pelcula de gua ao redor dos ons, denominada camada de hidratao ou, de maneira mais geral, camada de solvatao. Observao: gua dura Quantidade excessiva de ons Ca2+ e Mg2+ gua pesada apresentam o istopo hidrognio 2 (deutrio) - Tratamento de gua A gua um timo solvente para substncias polares. Esse fato explica por que a gua do planeta encontrada na forma de uma soluo de vrios ons. Com cerca de 0,1% em massa de sais dissolvidos, ela chamada gua doce e, quando prpria para consumo humano, chamada gua potvel. Acompanhe uma sntese do tratamento de gua:

Profes. Paula Almeida & Adriano Grego


12

I A u l o E n e m 2 0 1 1

1) Represa (ou rio). 2) A gua captada e enviada para a Estao de Tratamento. 3) Os primeiros processos que a gua sofre so: adio de cloro, para iniciar o combate a bactrias; alcalinizao (com cal, CaO ou barrilha, Na2CO3) e adio de agentes coagulantes, como sulfato de alumnio. Toda essa mistura sofre agitao e transferida para outro tanque. 4) Na etapa anterior iniciou-se a formao de uma substncia gelatinosa hidrxido de alumnio que lentamente ir se depositar, carregando materiais slidos. Essa etapa pode ser chamada coagulao ou floculao. Al2(SO4)3 + 6 OH- 2 Al(OH)3 + 3 SO4-2 5) A mistura ir repousar durante vrias horas, para que ocorra a decantao do material gelatinoso. 6) Aps a decantao, a mistura passa por vrios sistemas de filtrao, alguns deles constitudos por areias de diferentes granulaes. A mistura aquosa torna-se lmpida e incolor. Por isso, o processo at aqui costuma ser chamado genericamente de clarificao. 7) Na prxima etapa, a mistura ser higienizada com compostos de cloro e flor e eventualmente oznio. Alm disso, pode ser agitada para captar oxignio do ar e passar por filtros de carvo para eliminar odores. 8) A gua, pronta para consumo, armazenada em grandes tanques. 9) Depois a gua tratada chega aos reservatrios dos bairros. 10) Em seguida o lquido atinge as redes de distribuio e chega at as nossas casas. 2. DIXIDO DE CARBONO (CO2) Em regies no poludas, a chuva j ligeiramente cida por causa do gs carbnico (CO2). Quando essa substncia absorvida pela gua da chuva, forma-se cido carbnico, que fraco: CO2(g) + H2O(l) <H2CO3(aq)> H+(aq) + HCO-3(aq) Devido a instabilidade do cido carbnico, todas as reaes que envolvem carbonatos (CO2-3) ou mesmo bicarbonato (HCO-3) em meio cido ocorrero espontaneamente; este fato se explica pela formao de substncia mais voltil, no caso, o gs carbnico proveniente da decomposio do H2CO3.

Profes. Paula Almeida & Adriano Grego


Observao:

O CO2 mais solvel em gua quando submetido a altas presses. O CO2 slido conhecido como gelo-seco e apresenta a propriedade da sublimao. O CO2 um oxido cido e reage com bases produzindo sal e gua. CO2 + Ca(OH)2 CaCO3 + H2O

13

A u l 3. UM ALCINO MUITO IMPORTANTE: O ACETILENO Acetileno o nome empregado para designar o menor e mais importante dos alcinos: O etino (HC CH), o
um gs muito pouco solvel em gua e bastante solvel em solventes orgnicos. Esse gs obtido a partir da reao do carbeto de clcio, ou simplesmente carbureto (de cheiro intenso e desagradvel) e gua: CaC2(s) + 2 H2O(l) Ca(OH)2(aq) + HC CH(g) Carbureto acetileno O acetileno, por ter capacidade de liberar grandes quantidades de calor durante sua combusto, muito usado em processos de solda de metais que exigem temperaturas elevadas. Obs.: O acetileno tambm age no amadurecimento de frutas.

E n e m 2 0 1 1

Prof. Leovan Morais


escravido no Brasil consolidou-se como uma experincia de longa durao a marcar diversos aspectos da cultura e da sociedade brasileira. Mais que uma simples relao de trabalho, a existncia da mo de obra escrava africana fixou um conjunto de valores da sociedade brasileira em relao ao trabalho, aos homens e s instituies. Nessa trajetria podemos ver a ocorrncia do problema do preconceito racial e social no decorrer de nossa histria.

14

Tema: Escravido

I A u l o

E n e A economia colonial e o africano O latifndio monocultor no Brasil exigia uma mo de obra permanente. Era invivel a utilizao de m
portugueses assalariados, j que a inteno no era vir para trabalhar, e sim para se enriquecer no Brasil. O sistema capitalista nascente no tinha como pagar salrios para milhares de trabalhadores, alm do que, a populao portuguesa que no chegava aos 3 milhes, era considerada reduzida para oferecer assalariados em grande quantidade.

2 0 1 1

Mo de obra escrava na monocultura colonial Embora o ndio tenha sido um elemento importante para formao da colnia, o negro logo o suplantou, sendo sua mo de obra considerada a principal base, sobre a qual se desenvolveu a sociedade colonial brasileira. Na fase inicial da lavoura canavieira ainda predominava o trabalho escravo indgena. Parece-nos ento que argumentos to amplamente utilizados, como inaptido do ndio brasileiro ao trabalho agrcola e sua indolncia caem por terra. Apesar de todos esses obstculos, o indgena amplamente escravizado, permanecendo como mo de obra bsica na economia extrativista do Norte do Brasil, mesmo aps o trmino do perodo colonial. A maior utilizao do negro como mo de obra escrava bsica na economia colonial, deve-se principalmente ao trfico negreiro, atividade altamente rentvel, tornando-se uma das principais fontes de acumulao de capitais para metrpole. Exatamente o contrrio ocorria com a escravido indgena, j que os lucros com o comrcio dos nativos no chegavam at a metrpole. Torna-se claro assim, o ponto de vista defendido pelo historiador Fernando Novais, de que o trfico explica a escravido, e no o contrrio. Para os portugueses, o trfico negreiro no era novidade, pois desde meados do sculo XV, o comrcio de escravos era regular em Portugal, sendo que durante o reinado de D. Joo II o trfico negreiro foi institucionalizado com a ao direta do Estado portugus, que cobrava taxas e limitava a participao de particulares. Quanto procedncia tnica do negro, destacaram-se dois grupos importantes: os bantos, capturados na frica equatorial e tropical provenientes do Congo, Guin e Angola, foram levados principalmente para Pernambuco, Rio de Janeiro e Minas Gerais e os sudaneses, vindos da frica ocidental, Sudo e norte da Guin, foram levados principalmente para a Bahia. 1. Escravos de Ganho = os escravos de ganho eram aqueles que viviam nas cidades e realizavam trabalhos temporrios em troca de pagamento, que era revertido, parcial ou totalmente, para seus proprietrios. 2. Negro de eito = Os escravos que trabalhavam nas lavouras aucareiras e na minerao. Quando desobedeciam as ordens, podiam sofrer vrios tipos de castigos, geralmente aplicados em pblico, para que os outros escravos tambm se intimidassem o chamado castigo exemplar. 3. Escravos domsticos = os escravos domsticos eram escolhidos entre aqueles que os senhores consideravam mais dceis e confiveis. Muitas vezes recebiam roupas melhores, alimentao mais adequada e alguns cuidados.

Prof. Marek Ekert


O processo de Emancipao ou de Abolio da escravido...

15

A u l A grande virtude e a excelncia do cristianismo est justamente em que ele se amolda a todas as condies sociais. Consola todas as misrias, todas as dores deste mundo. Se um esplendor para o
os reis, um refgio para os cativos. A todos grandes e pequenos, ilustres e obscuros, ricos e pobres, a todos a religio aponta uma esperana inefvel: a esperana de uma vida melhor. Jos de Alencar
Emancipar ou abolir? No Brasil, a escravido comeou na primeira metade do sculo XVI, com a produo de acar. Passavam as noites nas senzalas, que eram galpes escuros, midos e com pouca higiene, acorrentados para evitar fugas. Eram constantemente castigados fisicamente, sendo que o aoite era a punio mais comum no Brasil-Colnia. O pena de aoite s seria abolida por lei imperial em 1885, e esta abolio da pena de aoite estimulou os escravos a fugirem, pois no tinham que temer mais esse tipo de punio caso fossem recapturados, o que fez aumentar muito a fuga de escravos nos ltimos anos da escravido no Brasil.

E n e m 2 0 1 1

No Sculo do Ouro, sculo XVIII, alguns escravos conseguiram comprar sua liberdade aps adquirirem a carta de alforria. A escravatura foi abolida em Portugal, no Reinado de D. Jos I, a 12 de Fevereiro de 1761, pelo Marqus de Pombal, no Reino/Metrpole e na ndia, contudo no Brasil ( poca da colnia portuguesa) ela permaneceu em atividade. A Frana aboliu a escravido nas suas colnias a partir de 1793 e a Inglaterra em 1808. A Conjurao Baiana, em 1798, defendeu a abolio da escravido. Nos Tratados de 1810, D. Joo VI prometeu Inglaterra que aboliria o comrcio de escravos. O Congresso de Viena, em 1815, proibiu o comrcio de escravos acima da linha do Equador. DESDE 1822 A INGLATERRA EXIGIU AT 1825 O FIM DO TRFICO EM TROCA DO RECONHECIMENTO DA INDEPENDNCIA DO BRASIL Jos Bonifcio de Andrada e Silva, em sua famosa representao Assembleia Constituinte de 1823, j havia chamado a escravido de cancro mortal que ameaava os fundamentos da nao. 1826 LEI DE COMPROMISSO DO FIM DO TRFICO (D. PEDRO I) 1831 A FORMALIZAO DA LEI DE 1826 No Perodo Regencial, desde 7 de novembro de 1831, a Cmara dos Deputados havia aprovado e a Regncia promulgado um lei que proibia o trfico de escravos africanos para o pas, porm esta lei no foi aplicada. 1845 BILL ABERDEEN DIREITO DE APRISIONAR QUALQUER NAVIO NEGREIRO (PARLAMENTO BRITNICO) Em 1850 a Lei Eusbio de Queirz finalmente probe o comrcio internacional de escravos. No ano de 1854 era aprovada a Lei Nabuco de Arajo, Ministro da Justia de 1853 a 1857, que previa sanes para as autoridades que encobrissem o contrabando de escravos.

Prof. Marek Ekert


Progressivamente, os imigrantes europeus assalariados substituram os escravos no mercado de trabalho. Mas foi s a partir da Guerra do Paraguai que o movimento abolicionista ganhou impulso. Milhares de ex-escravos que retornaram da guerra vitoriosos, muitos at condecorados, correram o risco de voltar condio anterior por presso dos seus antigos donos. O problema social tornou-se uma questo poltica para a elite dirigente do Segundo Reinado. A abolio do trfico de escravos, as vrias epidemias de malria, as constantes fugas de escravos, seu baixo ndice de reproduo, e a alforria de muitos escravos, inclusive daqueles que lutaram na Guerra do Paraguai, contriburam sensivelmente para a diminuio da quantidade de escravos no Brasil, quando da poca da abolio.

16

I A u l o E n e m 2 0 1 1

Revista Ilustrada de 1880 sobre a campanha abolicionista Em 1880, polticos importantes, como Joaquim Nabuco e Jos do Patrocnio, criam, no Rio de Janeiro, a Sociedade Brasileira Contra a Escravido, que estimula a formao de dezenas de agremiaes semelhantes pelo Brasil. Da mesma forma, o jornal O Abolicionista, de Nabuco, e a Revista Ilustrada, de ngelo Agostini, servem de modelo a outras publicaes antiescravistas. Advogados, artistas, intelectuais, jornalistas e polticos engajam-se no movimento e arrecadam fundos para pagar cartas de alforria. Embora no se divulgue muito, a Igreja Positivista do Brasil, de Miguel Lemos e Raimundo Teixeira Mendes, teve uma atuao destacada na campanha abolicionista, inclusive ao deslegitimar a escravido, vista, a partir de ento, como uma forma brbara e atrasada de organizar o trabalho e tratar os seres humanos. Teve participao destacada na campanha abolicionista a maonaria brasileira, sendo que quase todos os principais lderes da abolio foram maons. Jos Bonifcio, pioneiro da abolio, Eusbio de Queirs que aboliu o trfico de escravos, o Visconde do Rio Branco responsvel pela Lei do Ventre Livre e os abolicionistas Lus Gama, Antnio Bento, Jos do Patrocnio, Joaquim Nabuco, Silva Jardim e Rui Barbosa eram maons. Em 1839, os maons David Canabarro e Bento Gonalves emancipam escravos durante a Guerra dos Farrapos. No Recife, os alunos da Faculdade de Direito mobilizam-se, sendo fundada uma associao abolicionista por alunos como Plnio de Lima, Castro Alves, Rui Barbosa, Aristides Spnola, Regueira Costa, dentre outros.

Prof. Marek Ekert


O pas foi tomado pela causa abolicionista, e, em 1884, o Cear e o Amazonas aboliram a escravido em seus territrios. Nos ltimos anos da escravido no Brasil, a campanha abolicionista se radicalizou com a tese Abolio sem indenizao lanada por jornalistas, profissionais liberais e polticos que no possuam propriedades

17

A u l rurais. A Lei do Ventre Livre declarava de condio livre os filhos de mulher escrava nascidos desde a o
data da lei. O ndice de mortalidade infantil entre os escravos aumentou, pois alm das pssimas condies de vida, cresceu o descaso pelos recm-nascidos. A ajuda financeira prevista pela Lei do Ventre Livre, aos fazendeiros, para estes, arcarem com as despesas da criao dos ingnuos jamais foi fornecida aos fazendeiros:

1. da lei 2040:- Os ditos filhos menores ficaro em poder e sob a autoridade dos senhores de suas mes, os quais tero a obrigao de cri-los e trat-los at a idade de oito anos completos. Chegando o filho da escrava a esta idade, o senhor da me ter opo, ou de receber do Estado a indenizao de 600$000, ou de utilizar-se dos servios do menor at a idade de 21 anos completos. No primeiro caso, o Governo receber o menor e lhe dar destino, em conformidade da presente lei. Joaquim Nabuco escreveu, em 1883:

E n e m 2 0 1 1

O abolicionismo antes de tudo um movimento poltico, para o qual, sem dvida, poderosamente concorre o interesse pelos escravos e a compaixo pela sua sorte, mas que nasce de um pensamento diverso: o de reconstruir o Brasil sobre o trabalho livre e a unio das raas na liberdade. Joaquim Nabuco
A Lei Saraiva-Cotegipe ficou conhecida como a Lei dos Sexagenrios. Nascida de um projeto do deputado baiano Rui Barbosa, esta lei libertou todos os escravos com mais de 60 anos, mediante compensaes financeiras aos seus proprietrios mais pobres para que ajudassem esses ex-escravos. Porm, esta parte da lei jamais foi cumprida e os proprietrios de escravos jamais foram indenizados. Os escravos que estavam com idade entre 60 e 65 anos deveriam prestar servios por 3 anos aos seus senhores e aps os 65 anos de idade seriam libertos. Poucos escravos chegavam a esta idade e j sem condies de garantir seu sustento, ainda mais que agora precisavam competir com os imigrantes europeus. O Exrcito Brasileiro pediu publicamente para no mais ser utilizado na captura dos fugitivos. Nos ltimos anos da escravido no Brasil, a campanha abolicionista adotou o lema Abolio sem indenizao. Em 13 de maio de 1888, a lei urea extinguiu a escravido no Brasil. A deciso desagradou aos fazendeiros, que exigiam indenizaes pela perda de seus bens. Como no as conseguiram, aderiram ao movimento republicano. Ao abandonar o regime escravista, o Imprio perdeu uma coluna de sustentao poltica. O fim da escravatura, porm, no melhorou a condio social e econmica dos ex-escravos. Sem formao escolar ou uma profisso definida, para a maioria deles a simples emancipao jurdica no mudou sua condio subalterna nem ajudou a promover sua cidadania ou ascenso social. O negro tambm reagiu escravido: foram comuns as revoltas nas fazendas em que grupos de escravos fugiam, formando, nas florestas, os famosos quilombos, comunidades onde os integrantes viviam em uma organizao comunitria onde podiam praticar sua cultura, falar sua lngua e exercer seus rituais religiosos. O mais famoso foi o Quilombo de Palmares, comandado por Zumbi. A Revolta dos Mals foi a nica tipicamente negra, sem a liderana de elementos intelectualizados brancos. Escravos e libertos de todas as etnias, sem o apoio de outros segmentos sociais, enfrentaram as tropas do governo e civis armados.

Prof. Jefferson Souza

18

I A u l o E n e m 2 0 1 1

Sermo XIV do Rosrio


(...) E que coisa h na confuso desse mundo mais semelhante ao inferno que qualquer destes vossos engenhos, e tanto mais, quanto de maior fbrica? Por isso foi to bem recebida aquela breve e discreta definio de quem chamou a um engenho de acar doce inferno. E verdadeiramente quem vir na escuridade da noite aquelas fornalhas tremendas perpetuamente ardentes: as labaredas que esto saindo a borbotes de cada uma pelas duas bocas, ou ventas, por onde respiram o incndio: os etopes, ou ciclopes banhados em suor to negros como robustos que subministram a grossa e dura matria ao fogo, e os forcados com que o revolvem e atiam; as caldeiras ou lagos ferventes com os caches sempre batidos e rebatidos, j vomitando espumas, exalando nuvens de vapores mais de calor, que de fumo, e tornando-os a chover para outra vez os exalar: o rudo das rodas, das cadeias, da gente toda da cor da mesma noite, trabalhando vivamente, e gemendo tudo ao mesmo tempo sem momento de trguas, nem de descanso: quem vir em fim toda a mquina e aparato confuso e estrondoso daquela Babilnia, no poder duvidar, ainda que tenha visto Etnas e Vesvios, que uma semelhana de inferno. Mas se entre todo esse rudo, as vozes que se ouvirem forem as do Rosrio, orando e meditando os mistrios Dolorosos, todo esse inferno se converter em Paraso; o rudo em harmonia celestial; e os homens, posto que pretos, em Anjos. [...] (Pe. Antnio Vieira)

O Navio Negreiro
(...) Era um sonho dantesco... o tombadilho Que das luzernas avermelha o brilho. Em sangue a se banhar. Tinir de ferros... estalar de aoite... Legies de homens negros como a noite, Horrendos a danar... Negras mulheres, suspendendo s tetas Magras crianas, cujas bocas pretas Rega o sangue das mes: Outras moas, mas nuas e espantadas, No turbilho de espectros arrastadas, Em nsia e mgoa vs! (...) Mulher proletria Mulher proletria nica fbrica que o operrio tem, (fabrica filhos) tu na tua superproduo de mquina humana forneces anjos para o Senhor Jesus, forneces braos para o senhor burgus.

(Castro Alves)

Mulher proletria, o operrio, teu proprietrio h de ver, h de ver: a tua produo, a tua superproduo, ao contrrio das mquinas burguesas salvar o teu proprietrio.
(Jorge de Lima)

Profa. Luciana Tavares

19

pertencentes a diversas etnias que falavam idiomas diferentes e trouxeram tradies distintas. Os africanos trazidos ao Brasil incluram bantos, nags e jejes, cujas crenas religiosas deram origem s religies afrobrasileiras, e os haus e mals, de religio islmica e alfabetizados em rabe. Assim como a indgena, a cultura africana foi geralmente suprimida pelos colonizadores. Na colnia, os escravos aprendiam o portugus, eram batizados com nomes portugueses e obrigados a se converter ao catolicismo.

A HERANA DO NEGRO NA CULTURA ARTSTICA BRASILEIRA

A u cultura negra chegou ao Brasil com os povos escravizados trazidos da frica l durante o longo perodo em que durou o trfico negreiro transatlntico. A diversidade cultural da frica refletiu-se na diversidade dos escravos, o E n e m 2 0 1 1

Os africanos contriburam para a cultura brasileira em uma enormidade de aspectos: dana, msica, religio, culinria e idioma. Essa influncia se faz notar em grande parte do pas; em certos estados como Bahia, Maranho, Pernambuco, Alagoas, Minas Gerais, Rio de Janeiro, So Paulo e Rio Grande do Sul a cultura afro-brasileira particularmente destacada em virtude da migrao dos escravos.

Os bantos, nags e jejes no Brasil colonial criaram o candombl, religio afro-brasileira baseada no culto aos orixs praticada atualmente em todo o territrio. Largamente distribuda tambm a umbanda, uma religio sincrtica que mistura elementos africanos com o catolicismo e o espiritismo, incluindo a associao de santos catlicos com os orixs. ESCULTURA E ARQUITETURA O patrimnio histrico brasileiro um dos mais antigos da Amrica, sendo especialmente rico em relquias de arte e arquitetura barrocas, concentradas, sobretudo no estado de Minas Gerais (Ouro Preto,Mariana, Diamantina, So Joo del-Rei, Sabar, Congonhas) e em centros histricos de Recife, So Luis, Salvador, Olinda, Santos, Paraty, Goiana, Pirenpolis, Gois, entre outras cidades. Minas Gerais nasceu em funo da descoberta de ouro e diamantes na regio de Ouro Preto, Diamantina, Sabar e Congonhas do Campo. Nestas cidades, e em muitas outras do estado, foram erguidos inmeros templos, j num estilo rococ, clebres por sua decorao extraordinariamente rica e sofisticada. Dentre os escultores e arquitetos negros o que mais se destaca : ANTNIO FRANCISCO LISBOA - o Aleijadinho, um dos marcos da arte nacional e maior representante da escultura barroca no Brasil. Escultor, arquiteto e entalhador, Aleijadinho deixou trabalhos em um estilo inconfundvel em vrias cidades mineiras. Sua maior criao o ciclo da Paixo de Cristo, com 66 figuras em cedro que reproduzem o caminho do Glgota, instaladas em capelas ao p do Santurio do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas do Campo. No adro da igreja outro grupo escultrico, em pedra-sabo, representando 12 profetas, completa este conjunto que uma das maiores obras-primas da escultura nacional de todos os tempos. PINTURA A arte negra uma das poucas que no sofreu interferncia ao longo dos sculos XVIII e XIX. Manteve uma linguagem expressiva e nica, uma arte impregnada de respeito natureza e cheia de paixo pela vida. Apesar da maioria dos artistas negros terem como religio, o candombl, eles souberam estabelecer sincretismo com a religio catlica que era dominante. Foram muitas as obras realizadas por artistas negros em templos catlicos e criaram obras repletas de detalhes sutis que valorizaram o conjunto pelo ineditismo. At mesmo pela segregao e escravagismo sentidos na pele, os negros brasileiros herdaram todas as caractersticas da arte africana, que tem como princpio no retratar a realidade, mas sim construir imagens libertrias mais prximas do iderio. Dentre os artistas negros no Brasil podemos destacar: Heitor dos Prazeres - 1898/1965. O pintor carioca teve de enveredar por outra arte, da composio musical, para poder desenvolver sua arte pictrica. Foi restaurador do Instituto do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional. Suas msicas fizeram tanto sucesso quanto seus quadros, muitos deles adquiridos pela rainha Elizabeth, da Inglaterra. Sem dvida o maior nome brasileiro da arte Naif.

Profa. Luciana Tavares


Estevo Silva,1845 /1891. Carioca, foi pintor e professor, estudou na Academia Imperial de Belas Artes, RJ. o artista mais consagrado como autor das mais belas naturezas-mortas do sculo XIX. Uma de suas obras mais admiradas Camares, leo sobre tela de 1916.

20

A u l MSICA Na msica a cultura africana contribuiu com os ritmos que so a base de boa parte da msica popular o
brasileira. Gneros musicais coloniais de influncia africana, como o lundu, terminaram dando origem base rtmica do maxixe, samba, choro, bossa-nova e outros gneros musicais atuais. Tambm h alguns instrumentos musicais brasileiros, como o berimbau, o afox e o agog, que so de origem africana. O berimbau o instrumento utilizado para criar o ritmo que acompanha os passos da capoeira, mistura de dana e arte marcial criada pelos escravos no Brasil colonial.

MARACATU - Tem origem negra e religiosa. Grupos de negros acompanhavam os reis do Congo, eleitos pelos escravos, que eram coroados nas igrejas, em que depois faziam um batuque em homenagem padroeira ou, em especial, a Nossa Senhora do Rosrio, padroeira dos homens negros. A tradio religiosa se perdeu e o grupo convergiu para o carnaval, mas conservou elementos prprios, diferentes dos de outros cordes ou blocos carnavalescos. frente do grupo vo rei e rainha, prncipes, embaixadores, danarinas e indgenas. No h enredo. Simplesmente se desfila ao ritmo dos tambores. O ritmo surgiu em Pernambuco, mas tambm se encontra em outros estados do Nordeste.

E n e m 2 0 1 1

COCO - Dana tradicional do Nordeste e do Norte, o coco, tem origem incerta: alguns dizem que veio da frica com os escravos, e h quem defenda ser ela o resultado do encontro entre as culturas negra e ndia. Apesar de frequente no litoral, o coco teria surgido no Quilombo dos Palmares, a partir do ritmo em que os cocos eram quebrados para a retirada da amndoa. A sua forma musical cantada, com acompanhamento de um ganz ou pandeiro e da batida dos ps. Tambm conhecido como samba, pagode ou zamb, o coco originalmente se d em uma roda de danadores e tocadores, que giram e batem palmas. LUNDU e MAXIXE - O lundu foi o primeiro gnero afro-brasileiro de cano popular. Originalmente era uma dana sensual praticada por negros e mulatos em rodas de batuque, fixando-se como cano apenas no final do sculo 18. Posteriormente, no sculo 19, com harmonizao erudita, chegou aos sales das elites cariocas. Contudo, o ritmo desapareceu no incio do sculo 20, ou melhor, misturou-se ao tango e polca e deu origem ao maxixe. Este apareceu entre 1870 e 1880, como dana, e tornou-se gnero musical por volta de 1902. Apesar de o tambor e os instrumentos de percusso, em geral, serem bem conhecidos dos portugueses, foram os africanos que introduziram no pas a maior variedade que deles existe hoje, alm das danas que tm na percusso a sua essncia, caso do Tambor-de-crioulo. Este compe-se de uma srie de cantos e dana, ao som de tringulo, cabaa e tambores. TEATRO Incio do Sculo XVI: Brasil colnia Padre Anchieta primeiras iniciativas de teatro no Brasil (do ponto de vista do branco, pois j existiam as manifestaes ritualsticas dos povos indgenas que expressam diversos elementos do fazer teatral na sua essncia). Escreveu Autos na forma europeia (1567/1570); Paralelo aos Autos jesutas (sc. XVI), tambm os escravos promoviam representaes dos seus Autos profanos: a Congada, as Taieiras, o Quicumbre, os Quilombos e o Bumba-Meu-Boi (adaptado pelos escravos, com a introduo de personagens como Mateus e Bastio, por exemplo). Sculo XVIII: Casas da pera ou Casas da Comdia, que comearam a se espalhar pelo pas. A Casa de pera do Rio de Janeiro foi construda pelo mulato e corcunda, Padre Ventura; Entre 1753/1771, Chica da Silva ex-escrava manteve, em Diamantina (MG), um teatro particular onde assistia ao repertrio clssico da poca; A atividade teatral era uma profisso desprezvel, abaixo das infames e criminosas. No sculo XVIII e incio do XIX, os atores eram pessoas das classes mais baixas, em sua maioria mulata. Havia um preconceito contra a atividade,

Profa. Luciana Tavares


sendo proibida a participao de mulheres nos elencos. Dessa forma, eram os prprios homens que representavam os papis femininos, passando a ser chamados de travestis; O mulato personificava, concomitantemente, a convergncia e a repulsa entre a Casa Grande e a Senzala. Destinavam ao mulato, funes como a de feitor e de capito-domato e, mais tarde, a de ator teatral. Sculo XIX: Imprio do Brasil

21

I A u l o

E n Marcado por um modelo de representao apoiado em vcios que tornavam a negrura um e signo indesejvel e pejorativo, sendo o negro dramatizado por representaes grosseiras e linguagem m
preconceituosa; Quase total ausncia de uma dramaturgia que buscasse na histria do negro as formas que expandissem 2 0 o conhecimento sobre a herana cultural dos povos africanos no Brasil; 1 1808: Vinda da famlia real portuguesa, iniciando uma mudana no panorama teatral do Brasil. O 1 negro e o mulato passaram a ser excludos da cena ou retornando aos personagens estereotipados, o modelo de representao e dramaturgia agora o francs; Na primeira metade do sculo, no reinado de D. Pedro I, surge Joo Caetano, o primeiro grande ator e impulsionador do teatro brasileiro. Que, depois de sua montagem de Antonio Jos ou O Poeta e a Inquisio (1838), de Gonalves de Magalhes, d incio a um teatro com temas e atores brasileiros; Por volta de 1838, o teatro fica marcado pela tragdia romntica de Gonalves Magalhes com a pea: O Poeta e a Inquisio e tambm Martins Pena com O juiz de paz na roa. Martins Pena com toda sua simplicidade para escrever, porm justa eficcia para descrever o painel da poca, teve seguidores clssicos de seus trabalhos, como Joaquim Manoel de Macedo, Machado de Assis e Jos de Alencar; 1888: Promulgada a Lei urea, que extingue a escravido no Brasil. O pas o ltimo a abolir a escravido do ocidente. Sculo XX: Repblica Federativa do Brasil 1926: Surgimento da Companhia Negra de Revistas Teatro de Revista, um entretenimento popular de gnero musicado no qual eram apresentadas as novidades e acontecimentos sociais e polticos do momento; 1944: Surge o Teatro Experimental do Negro (TEN); 1950: Aprovada a Lei Afonso Arinos, que condena como contraveno penal a discriminao de raa, cor e religio, tambm criado o Conselho Nacional de Mulheres Negras; 1969: O governo do general Emlio G. Mdici probe a publicao de notcias sobre o Movimento Negro e a discriminao racial. 1976: O governo da Bahia suprime a exigncia de registro policial para os templos de ritos afro-brasileiros; Cincia, Cultura e Magia; 1990: inaugurado, no municpio de Volta redonda RJ, o memorial Zumbi dos Palmares.

preservaram sua identidade e contriburam para a construo de uma nova identidade no integralmente africana, mas com toda interracialidade a qual foram submetidos. Mas a fortaleza da identidade preservada a raiz, o tronco e o crebro da nova identidade construda negreiros, em condies sub-humanas. Eles traziam consigo uma bagagem preciosa que ningum podia lhes tirar: as diversas tradies e os valores culturais de seus antepassados do antroplogo e mdico da psicologia social, Nina Rodrigues (1862-1906), em sua. As raas humanas. Obs: Nina Rodrigues oriundo da Roda dos Enjeitados e dedicou sua vida a pesquisar e salvar a memria negra brasileira.

A u l m reflexes sobre o racismo, Sartre ressalva o fato de que os descendentes dos negros tinham-se mostrado capazes de expressar sua problemtica existencial atravs da preservao da cultura, e assim o E n e Os africanos que desembarcavam no Brasil vinham de vrias regies da frica, nos famosos navios m 2 0 1 1

Profes. Silvana Pedroza Mario Melo & Mariana Trajano O PAPEL DA RODA DOS ENJEITADOS NA CONSTRUO DA IDENTIDADE NACIONAL

22

Sectarismo a parte vamos refletir e compreender alguns processos que tambm contriburam para a construo da identidade do brasileiro.

A mestiagem desenvolve-se no Brasil atravs de dois processos dolorosos. O branco macho submete as negras recm-chegadas da frica violncia sexual, o abuso era a regra e no a conquista. Desse encontro da fora do poder branco com a submisso e humilhao negra surgem os primeiros mulatos nascidos no Brasil (O povo brasileiro) que so tratados como escravos da mesma forma que os africanos. Os enjeitados eram na maioria das vezes concebidos na relao de encantamento de mulheres brancas com homens negros (escravos) na solido dos trpicos. Gosto de apreciar o seu corpo de bano que brilha intensamente ao sol, seus braos fortes, suas mos geis e o encanto do sorriso largo e branco em contraste com o puro bano da sua pele. S no aprecio no podermos mais enroscar nossos corpos. Custariam vidas como a da pequena Maria, tambm com pele de bano, que me arrancaram dos braos instantes depois do primeiro choro. Fragmento das anotaes do dirio de Ana Vaz Rego, portuguesa balzaquiana que mudou-se para o Brasil ainda pequena acompanhando a famlia que instalou-se e prosperou com o Engenho So Pedro, na Baixa Verde. Como funcionava a Roda dos Enjeitados Em situaes conflituosas nas quais relaes de mulheres brancas com homens negros geravam descendncia, a famlia da mulher branca a escondia fora da convivncia com os outros em locais afastados at o nascimento da criana. Se a pele da criana fosse branca a mesma seria criada na casa grande como um parente rfo, teria todo estatuto de pessoa livre. Nascendo a criana com a pele negra ou morena (mulata) seria apartada do convvio com a me e colocada na roda dos enjeitados sem nenhuma referncia familiar. me era dito que a criana havia morrido. As crianas colocadas na roda dos enjeitados eram criadas e educadas por religiosos e religiosas que constituam no Brasil um grupo letrado com domnio pleno dos conhecimentos; da agrimensura, matemtica, latim, msica e letramento e prticas mdicas. Fator que favoreceu o acesso dessas crianas ao conhecimento e a preparao de uma mo de obra especializada e livre. No perodo de domnio holands no Nordeste (1630 a 1654) o conde Maurcio de Nassau requisitou esses profissionais livres oriundos da roda dos enjeitados. Dois desenhistas trabalharam diretamente com Albert Eckhout. Os escritos do mdico holands Willen Piso, registra o trabalho eficiente de prticos rfos que desenvolveram as habilidades das prticas mdicas nos mosteiros. Os sobreviventes da roda dos enjeitados tero papel crucial na educao colonial, saram desse grupo as primeiras professoras e professores, os primeiros msicos brasileiros. So descendentes da matriz africana e europeia, mas so brasileiros livres construindo a identidade brasileira e a primeira referncia do Ethos brasileiro com base no respeito profissional e humano.

You might also like