You are on page 1of 121

E.E.E.

P DONA CREUZA DO CARMO

Disciplina: Informtica Bsica

Informtica Bsica Agenda


1.Introduo Informtica. 2.Sistemas Operacionais. 3.Editores de Texto. 4.Planilhas Eletrnicas. 6.Internet.

5. Gerenciadores de Apresentao.

Informtica Bsica

INTERNET

Informtica Bsica Introduo Internet


O que a Internet A histria da Internet Quem controla a Internet A ligao Internet

Os equipamentos indispensvelis
O software TCP/IP

Endereos na Internet
Domain Name Servers DNS

Os servios da Internet

Informtica Bsica O que a Internet

Informtica Bsica O que a Internet


A Internet uma rede de computadores escala mundial, destinada troca de informaes.
Qual a sua resposta?
Rede mundial de computadores
Rede de redes etc ...

Informtica Bsica

Comunicao Interatividade

Informao

Comunicao

Compartilhamento

A Internet uma rede de redes de computadores.

Informao
Rede A

Distribuio
Rede C

Rede B

Informtica Bsica O que a Internet


A Internet uma rede mundial de computadores de acesso de pblico ilimitado. Na prtica, pode-se dizer que ela composta por um conjunto de muitas redes interconectadas. Atualmente qualquer pessoa fsica ou jurdica pode participar da Internet, incluindo empresas privadas, governos, escolas e organizaes no-governamentais. Os requisitos para acessar a internet so: Possuir um computador com modem ou placa de rede Possuir software compatvel com a Internet (browser e outros) Possuir uma conexo via telefone com um provedor de acesso Internet.

Informtica Bsica O que a Internet


Internet = Rede de Computadores
Ligaes
Linhas telefnicas comuns Linhas de comunicao privadas Satlites

Internet Informaes= Protocolos = Rodovia Trfego Regras


Internet : toda estrutura fsica cabos, dispositivos etc. Web : todo o contedo que trafega pela internet e os protocolos. o que faz a internet funcionar Pginas, imagens,sons, etc.

WEB

Informtica Bsica A histria da Internet


ARPANET - 1969
(Advanced Research Projects Agency Network)

Departamento de Defesa dos E.U.A. Criar uma rede que no pudesse ser destruda por bombardeios e fosse capaz de ligar pontos estratgicos, como centros de pesquisa e tecnologia. O que comeou como um projecto de estratgia militar acabou transformado na Internet.

Informtica Bsica A histria da Internet


Universidades - Anos 70

Ligaram-se em rede para partilharem a informao de mbito cientfico. mais acadmica


menos militarista

Informtica Bsica A histria da Internet


NSFNET - Anos 80

(Nacional Science Foundation Network)


Liga centros localizados em pontos estratgicos e dotados de redes de alto dbito em fibra ptica.

Informtica Bsica A histria da Internet


Internet - Anos 90
Expanso fulgurante de uma nova infraestrutura global de comunicaes

A histria da Internet
A histria da Internet comea com a guerra fria na dcada de 60, quando existia no mundo o medo da aniquilao numa guerra nuclear. Com medo de que um ataque causasse a perda dos dados e inviabilizasse a comunicao de informaes estratgicas, o Departamento de Defesa Americano e a Agncia de Desenvolvimentos de Projetos Avanados (ARPA) desenvolveram uma rede de computadores para a transmisso de informaes imune a sabotagens.

A histria da Internet
At ento, s existiam redes locais de computadores. Portanto, havia o medo de que um ataque destrusse rapidamente essa rede. A idia foi criar uma rede com vrios computadores que pudessem trocar informaes atravs de vrias conexes independentes, de tal forma que se uma conexo ou um computador fossem paralisado os outros poderiam continuar a trocar informaes. Assim, a segurana seria maior.

Informtica Bsica
Para tornar a rede de computadores imune a ataques foi usada a tecnologia de transmisso de dados por comutao de pacotes packet switching. Para entender essa tecnologia imagine a existncia de trs computadores instalados em trs prdio diferentes conectados entre si atravs de linhas telefnicas. O computador A est ligado no computador B, o computador B est ligado ao computador C e o computador C est ligado ao computador A.

B
18

Informtica Bsica
Se o computador A deseja enviar uma mensagem para o computador C utiliza-se a rota AC. Caso exista um bloqueio na rota AC atravs dessa tecnologia possvel enviar a mensagem pela rota ABC.

Como existem milhares de rotas na Internet a chance de paralisao total da rede muito pequena.

Informtica Bsica
Assim, os Estados Unidos queriam garantir que seus oficiais conseguiriam trocar informaes mesmo que seus inimigos conseguissem destruir alguns computadores ou algumas redes. Assim, o que foi feito a ligao entre diversas redes. As redes que formam a Internet so interligadas por outras redes de alta capacidade, chamadas backbones (espinha dorsal). Um backbone um conjunto de poderosos computadores conectados por linhas de grande largura de banda (ou seja, que conseguem transmitir grandes volumes de dados), como canais de fibra ptica, elos de satlite e elos de transmisso por rdio.

A Internet surgiu a partir da criao do backbone original, o ARPAnet, financiado pelo governo norte- americano. A Arpanet, embrio da nossa Internet, estava no ar no final de 1969, interligando quatro computadores, todos em universidades. Trs na Califrnia, em Stanford, na Ucla e na UC Santa Barbara. O quarto computador estava na Universidade de Utah. Em 1972 eram 37 os computadores ligados e, desde ento, a Rede nunca deixou de crescer

Informtica Bsica
Em 1983, a ARPANET cresceu tanto que o setor militar teve que se mudar para uma rede exclusiva, a MILNET. Em 1984, a Fundao Nacional de Cincias (NFS), outra agncia governamental americana, criou a NSFNET Em 1987, havia tanta gente utilizando que foi necessria uma reforma em sua infra-estrutura para mant-la funcionando. Assim, em 1990, a Internet como a conhecemos comeou a funcionar.

Finalmente, vale lembrar Sendo assim, a Internet no tem um dono ou uma empresa encarregada de administr-la. A instituio que mais se aproxima de uma administrao central a Internet Society. Trata se de uma entidade que se baseia no trabalho voluntrio de seus integrantes com o objetivo de exercer o mnimo controle necessrio para manter a Internet em funcionamento

Informtica Bsica

23

Informtica Bsica
No Brasil, a Internet chegou em 1992, quando a UFRJ e a FAPESP conseguiram uma ligao com a Internet dos Estados Unidos. Hoje, no Brasil, existem vrios backbones: Embratel, Intelig, Global One, RNP entre outros. A tendncia que o nmero aumente com a entrada no pas de novas grandes empresas de telefonia, as maiores responsveis por esse servio. )

A figura a seguir ilustra a situao dos backbones no Brasil em 1997. Posies mais atualizadas podem ser encontradas nos sites que mantm backbones, por exemplo o site da RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa): http://www.rnp.br/backbone/

Informtica Bsica

26

Informtica Bsica
Essa figura ilustra mais claramente o que acontece quando voc procura uma pgina na internet. Suponha que, na sua casa, voc assine o provedor de acesso internet do UOL. Ento, suponha que voc abra o Internet Explorer e digite www.rammstein.de, que um site que fica na Alemanha. O que acontece ento?
1. O pedido para ver aquele endereo enviado pelo seu modem para a linha telefnica. 2. Pela linha telefnica, o pedido para ver o endereo chega ao seu provedor de acesso (UOL).

Informtica Bsica
3. O UOL est ligado a algum backbone, por exemplo, o da Embratel. 4. O pedido para ver o endereo enviado para o backbone da Embratel. 5. Por meio dos cabos da Embratel, o pedido chega rede dos Estados Unidos. 6. De l, vai para a Europa, chegando finalmente Alemanha. 7. Na Alemanha, o pedido enviado para o computador que hospeda a pgina (provavelmente um provedor de acesso internet) 8. Esse computador ento envia os dados (a pgina propriamente dita). 9. Ela ento percorre o caminho inverso (no necessariamente o mesmo) e chega ao computador da sua casa.

Informtica Bsica

Informtica Bsica
Para saber qual foi o caminho que os dados fizeram desde a sua casa at o site na Alemanha, voc pode utilizar o comando tracert no prompt do DOS. Digite tracert www.rammstein.de e verifique o que acontece. Verifique na tranparncia a seguir o resultado do tracert da minha casa at a Alemanha. Podemos ver que a requisio teve que passar por 19 sites at chegar ao computador onde est hospedada a pgina que eu quero ver.

Informtica Bsica

S ento o computador recebe o aviso de que algum est querendo ver aquela pgina e envia os dados. Ou seja, todo o caminho inverso tem que ser feito at que os dados cheguem at o meu computador e a pgina aparea no meu navegador.

Informtica Bsica A histria da Internet

Internet International Network

Informtica Bsica

Videos: A Histria da Internet 01. A Histria da Internet 02. A Histria da Internet 03. Evoluo das Redes.

Informtica Bsica

Informtica Bsica O que Fazer na Internet


Encontrar informaes Enviar e receber mensagens Ouvir msicas Ler livros e revistas

Conversar com outras pessoas


Fazer compras

Consultar o saldo bancrio


Fazer download de softwares

Passar horas a navegar sem rumo

Bate-papo Msicas Correio Reunies eletrnico


ltimas notcias

A Internet hoje o meio de comunicao mais poderoso. Podemos utilizar a internet para resolver problemas , buscar informaes e para se divertir.

Jogos Pesquisas escolares

Compras

Empregos Debates

O essencial da internet : Navegar Fazer buscas Enviar/Receber e-mails


WWW

Browser URL

HTML

Site

Dominio Homepage Link E-mail

Blogger

Download/Uplo ad Online/Offline Hacker FAQ Frum

Chat

Informtica Bsica Quem controla a Internet?


A organizao desenvolve-se a partir de redes particulares e dos seus utilizadores.

NINGUM!!

Informtica Bsica Quem controla a Internet?


Organismos de administrao FCCN (Fundao para a Computao Cientfica Nacional) Em Portugal regista o nome dos domnios Domnio designao do endereo electrnico que identifica uma empresa, mquina ou instiuio

Informtica Bsica Quem controla a Internet?


Organismos de administrao
Internet Society - Define os padres tcnicos. World Wide Web Consortium - Discute o desenvolvimento das linguagens de programao na Internet

Informtica Bsica A ligao Internet

Informtica Bsica A ligao Internet


efectuada de trs formas:
Marcao por ligao telefnica (dial-up) Rede local (WAN) Acesso mvel e Wireless

Informtica Bsica A ligao Internet


Marcao por ligao telefnica (dial-up)
Fazer ligaes a partir de casa O utilizador efectua a ligao atravs de um fornecedor de acesso Internet
(ISP Internet Service Provider)

Clix Sapo - IOL

Informtica Bsica A ligao Internet


Rede local (WAN) Agrupam vrios computadores Escolas Empresas Cibercafs Utilizam software adequado Vrios PCs online

Informtica Bsica A ligao Internet


Acesso mvel (Wireless)

Informtica Bsica Os equipamentos indispensveis


Hardware. Software. Um fornecedor de Acesso.

Informtica Bsica Hardware


Computador
Netcomputers

Apenas permitem navegar na Internet Set-top box


ligadas diretamente ao televisor

Informtica Bsica Hardware


Webcam Videoconferncia Netmeeting

Informtica Bsica Hardware


Modem

Informtica Bsica Software


Pode ser obtido
Fornecedores do servio

CDs em revistas da especialidade


Lojas de informtica ...

Informtica Bsica Fornecedor de Servio???


Para estarmos ligados Internet necessrio estabelecer um contrato com uma empresa que preste esse servio. Estas empresas denominem-se Fornecedores de Servios da Internet - FSI mais conhecidas por ISP

Informtica Bsica
Fornecedores de Servios da Internet
Alguns ISPs

Informtica Bsica
Fornecedores de Servios da Internet

Informtica Bsica Endereos


www.esec-ferreira-castro.rcts.pt
Tipo de servio Domnio principal

Subdomnio

Informtica Bsica Domnios de Pases


Domnio au br de fr es it jp pt uk us Pas Austrlia Brasil Alemanha Frana Espanha Itlia Japo Portugal Reino Unido Estados Unidos

Informtica Bsica Domnios de Entidades


Domnio com edu gov int mil net org Entidades Comerciais Educativas Governamentais Insternacionais Militares da Internet Organizaes sem fins locrativos

Informtica Bsica Os Servios da Internet


World Wide Web Servios de pesquisa

Correio electrnico
Transferncia de ficheiros

Conversao interactiva
Fruns de discusso Chats de discusso Grupos de discusso

Informtica Bsica World Wide Web


+ 655 milhes de utilizadores Linguagem HTML HiperText Markup Language Endereos Web URL www.clix.pt

Informtica Bsica Navegao na www (web)


Alguns Software - Browsers Internet Explorer Mozilla Netscape Opera

Informtica Bsica Servios de Pesquisa


Utilizar motores de pesquisa Escolher palavras chave para pesquisar Seleccionar os sites pretendidos entre os disponibilizados Reter a informao Guardar endereos no histrico Guardar pginas da Internet Copiar e guardar texto e imagens Imprimir pginas

Informtica Bsica Servios de Pesquisa


Motores de pesquisa
www.google.pt www.clix.pt www.yahoo.com www.altavista.com

Informtica Bsica Correio electrnico - e-mail


Software especfico
Outlook Express Outlook Eudora

Informtica Bsica Correio electrnico - e-mail


carlos@netvisao.br carlos identifica o utilizador

@ - (at) smbolo de endereo electrnico


netvisao servidor br domnio do Brasil

Informtica Bsica
Sites de criao de e-mails : www.bol.com.br www.yahoo.com.br www.hotmail.com
Uma conta de e-mail pode ser criada por : Gerenciador de emails. Ex.: Outlook Webmail acesso de qualquer lugar. Ex>: Yahoo

Informtica Bsica
E-mail do destinatrio

E-mails de outros destinatrios

E-mail de outros destinatrios (em oculto) Assunto da mensagem Clique aqui para enviar arquivos em anexo.

Escreva aqui sua mensagem.


Enviar a mensagem.

Programa de Navegao = Browser = Navegador. Principais programas de navegao : Internet Explorer, Netscape e pera. O Internet Explorer o navegador da Microsoft e o mais popular dos navegadores.

Barra de Endereos Barra de Menus

Barra de botes padro

Opes da Internet Ferramenta > Opes da Internet


Localizar Editar > Localizar

Informtica Bsica
No repasse correntes. No escreva textos longos. No escrever textos em letras maisculas. Evite gafes no envio de emails.

Use saudaes no incio e no final da mensagem.


No envie arquivos (principalmente fotos) pesados (acima de 300kbytes). Arquivos pesados podem entupir a caixa postal do destinatrio. Se enviar e-mails para mais de uma pessoa, coloque os e-mails das pessoas no CCO.

Informtica Bsica
Como fazer uma boa busca : Escolha um bom site de buscas. Escolha palavras-chave ou expresseschave (com mais de uma palavra) que resumam a sua pesquisa. Se as palavras forem difceis, tente palavras que lembrem o assunto de sua pesquisa. Ex.: Igreja lembra padre. Expresses-chaves devem ser colocadas entre aspas ( ). Separe as palavras e as expresseschaves da sua pesquisa com o sinal de +. Escolha o idioma da pesquisa. Leia os resumos dos resultados.

Informtica Bsica

Os principais sites de buscas so : www.google.com www.cade.com.br www.jarbas.com.br www.teoma.com www.google.pt www.clix.pt www.yahoo.com www.altavista.com

Informtica Bsica
Pesquisando no Google : Informe o tipo de busca : Web ou Imagens. Escreva as palavras e/ou expresses-chave. Selecione o idioma Para copiar textos da Internet Selecione o texto, boto direito sobre esse texto e clique em Copiar. Em um editor de textos (Ex.: WORD), boto direito do mouse sobre o local onde ser feita a cpia e clique em Colar. Para copiar figuras : Clique sobre a figura com boto direito do mouse. Escolha a opo Copiar ou Salvar a figura como (gravar a figura em algum lugar).

Para salvar uma pgina da internet em seu computador: no Internet Explorer, entre em Arquivo > Salvar. Indique onde a pgina ser gravada. Salvar arquivos da internet (Download) : apenas clique no link ou boto direito do mouse sobre o link e clique em Salvar destino como. Informe onde ser gravado o arquivo.
Uma forma de agilizar uma pesquisa conhecer sites sobre determinado assunto. Ver Dicas de sites em Internet

Essencial.

Informtica Bsica

Vdeos: Segurana na Internet

Informtica Bsica
Outra questo que pode surgir justamente essa: um usurio domstico, que assina um provedor de acesso internet, tem IP? Qual ele? Sim, ele tem um endereo IP. Se no tivesse, quando ele quer acessar uma pgina, por exemplo, como os dados saberiam o endereo para onde devem ser enviados? O funcionamento o seguinte: Quando um provedor de acesso internet entra em operao, ele recebe um conjunto de nmeros IP, que ficam reservados para ele.

Informtica Bsica
Por exemplo, de 192.168.1.1 at 192.168.1.254. No entanto, geralmente o provedor tem mais usurios do que nmeros IP. Portanto, no existe um IP para cada usurio. Portanto, o que acontece que o usurio s obtm o endereo IP no momento que faz a conexo com a Internet. Nessa hora, recebe um endereo IP qualquer que esteja livre no momento. Isso chamado de IP dinmico.

Informtica Bsica
Existem tambm os IPs estticos. Ou seja, aqueles endereos que pertencem sempre ao mesmo computador.

o caso de empresas que querem que suas pginas estejam na internet 24 horas por dia.
Nesse caso elas requisitam ao rgo regulador da Internet em seu pas que um IP seja permanentemente reservado para elas e, geralmente, pagam mais caro por isso.

Informtica Bsica Servios


A maioria entende que Internet sinnimo de www. Para essas pessoas, acessar a internet simplesmente abrir o Internet Explorer e olhar as pginas. No entanto, a Internet formada por diversas opes de servios, sendo a www apenas uma delas. Exemplos:

- www - Correio eletrnico - IRC - Telnet - FTP (File Transfer Protocol)

Informtica Bsica
WWW significa World Wide Web. Traduzindo, seria algo como Grande Teia Mundial. Ela utiliza o protocolo http. Para entender melhor: Quando dois computadores se comunicam via internet, basicamente envia-se dados binrios (0s e 1s). Como ento o computador que recebe esses dados consegue descobrir o que querem dizer?

Informtica Bsica
Como saber quando acabou uma palavra e comeou a outra? Para isso, computadores utilizam protocolos. Os protocolos nada mais so do que regras que dizem como a comunicao. Assim, o protocolo pode indicar, por exemplo, que os primeiros bytes recebidos sempre indicam o endereo do remetente e os bytes seguintes sempre o endereo do destinatrio.

Informtica Bsica
No comeo, a Internet s era utilizada para texto puro. No era possvel utilizar figuras e sons, por exemplo. Ento foi criado o protocolo http ("hyper text transfer protocol" ou "protocolo de transferncia de hipertexto") , que permitiu a troca de informaes multimdia pela internet.

Informtica Bsica
por isso que quando voc utiliza o Internet Explorer, antes de www sempre aparece o termo http.

Essa informao adicionada para indicar ao seu navegador que ele deve utilizar esse protocolo de comunicao para conseguir acessar a pgina.
O termo www surgiu porque foi com o surgimento do http que a internet se tornou popular e passou a ser to utilizada, de forma global.

Informtica Bsica
Similarmente ao http, o ftp um protocolo.

FTP (ou File Transfer Protocol, Protocolo de Transferncia de Arquivos) serve para que se copie e troque arquivos de forma rpida e eficiente pela Internet.

Informtica Bsica
Por exemplo, no Internet Explorer, no mesmo lugar onde voc normalmente digita o endereo de uma pgina, digite: ftp.ufscar.br ou ftp://ftp.ufscar.br
Voc estar acessando o servio de troca de arquivos da UFSCAR e indicando ao seu navegador que o protocolo de comunicao que deve ser utilizado o ftp.

Informtica Bsica
Correio eletrnico outro servio da internet que tem por objetivo a comunicao e troca de dados entre computadores. A diferena, novamente, o protocolo de comunicao utilizado.
Neste caso, os protocolos podem ser o POP (Post Office Protocol) ou o SMTP (Simple Mail Transfer Protocol)

83

Informtica Bsica
O IRC, ou Internet Relay Chat, um servio da Internet que permite a comunicao, em tempo real, com outros utilizadores do mesmo servio. Os participantes podem enviar mensagens de texto que so imediatamente vistas por todos quantos esto a participar no chat, naquele momento. De forma opcional, dois usurios podem ter conversa privada entre si.

Informtica Bsica
Geralmente, preciso um programa especial para utilizar esse servio, como por exemplo o Mirc. Inicialmente, s se podia fazer chat por meio do IRC, utilizando esses programas especiais. O IRC permitia que as mensagens chegassem quase instantaneamente, numa poca em que a conexo com a internet era ainda bem lenta. No entanto, hoje em dia, como a conexo melhor e mais rpida, j existem salas de chat por meio do www, mesmo. Exemplo: www.terra.com.br/chat.

Informtica Bsica
Telnet um servio da Internet que permite acessar outros computadores, sejam computadores de uma mesma rede local ou de outra rede. Os usurios podem us-lo para acessar uma conta que tenham em outro computador da rede. Por exemplo, eu tenho uma conta na rede da fafiman, por meio da qual posso receber emails (camilla@fafiman.br) ou colocar uma pgina na internet (www.fafiman.br/~camilla)

Informtica Bsica
No entanto, eu no preciso vir at a fafiman para mexer na minha pgina. Eu posso acessar a fafiman l de Maring, utilizando o servio telnet. Um exemplo de programa que permite utilizar o servio telnet o putty. A transparncia a seguir mostra como eu utilizo o putty para acessar a minha conta na fafiman a partir de minha casa em Maring.

Informtica Bsica

Informtica Bsica

89

Informtica Bsica
Para saber qual foi o caminho que os dados fizeram desde a sua casa at o site na Alemanha, voc pode utilizar o comando tracert no prompt do DOS. Digite tracert www.rammstein.de e verifique o que acontece. Verifique na tranparncia a seguir o resultado do tracert da minha casa at a Alemanha.

Informtica Bsica
Podemos ver que a requisio teve que passar por 19 sites at chegar ao computador onde est hospedada a pgina que eu quero ver. S ento o computador recebe o aviso de que algum est querendo ver aquela pgina e envia os dados. Ou seja, todo o caminho inverso tem que ser feito at que os dados cheguem at o meu computador e a pgina aparea no meu navegador.

Informtica Bsica

92

Informtica Bsica

Funcionamento
Para que a rede possa funcionar necessrio procedimento detalhado para a troca de dados. As regras so definidas pelos chamados protocolos de comunicao. As regras de comunicao entre computadores so similares a de uma linguagem humana.

Informtica Bsica
Por exemplo, quando se estabelece uma conversa entre duas pessoas: 1) a etiqueta diz que enquanto uma fala a outra escuta; 2) para que uma idia seja transmitida necessrio colocar as palavras dentro de uma sintaxe da lngua conveniente; 3) caso o interlocutor no entenda a mensagem ele solicita que seja repetida. Para a troca de mensagens na Internet foi desenvolvido o protocolo de comunicao TCP/IP Transmission Control Protocol/Internet Protocol. O protocolo IP responsvel por dividir uma mensagem em pedaos menores e encaminh-los. Esses pedaos so chamados de pacotes.

Informtica Bsica
O protocolo TCP responsvel por manipular uma quantidade grande de dados e garantir que as informaes transmitidas entre dois computadores da rede no contenham erros. Para que nenhum pacote se perca no meio do caminho, cada um deles viaja com um conjunto de dados:

Informtica Bsica
O endereo do computador para o qual o pacote se dirige Endereos dos computadores por onde a informao j passou A informao propriamente dita Informaes para identificar quais pacotes fazem parte da mesma mensagem Etc

Informtica Bsica
Como o pacote encontra o seu destino?
Uma possvel pergunta que pode surgir ento : como o meu computador sabe que o site www.rammstein.de fica na Alemanha? Para responder essa pergunta, necessrio saber que cada computador conectado Internet possui um endereo IP (Internet Protocol), uma sequncia de nmeros com o aspecto 255.255.255.255 Mas ento por que que digitamos o nome www.rammstein.de e no um nmero parecido com aquele?

Informtica Bsica
Acontece que, para no termos de decorar longas sequncias de 10 ou 12 algarismos, foi desenvolvido o sistema de domnios, que associa um nome a um endereo. Assim, o endereo real do site 213.160.82.9 (faa o teste digitando esse nmero no Internet Explorer) mas, em vez disso, digitamos o URL (Universal Resource Locator) www.rammstein.de, que bem mais fcil de decorar. O provedor de acesso Internet, que contm servidores de nomes, so responsveis por dizer qual o endereo que corresponde a cada URL

Informtica Bsica
Pilha de protocolos Internet
5 nveis. aplicao, transporte, rede, enlace (link), fsico Protocolos em software ou hardware? Podem ser implementados em hw, sw ou ambos protocolos de aplicao (ftp, smtp, http) quase sempre em sw nos sistemas fim (hosts) o mesmo com transporte nvel de rede em geral uma mistura de hw e sw os nveis fsico e de enlace (link) so os que mexem mesmo com a comunicao e esto implementados nos cartes de interface podendo ser considerados hw, mas na verdade tem um componente muito grande de sw.

Informtica Bsica
Aplicao Mensagem Segmento

Transporte
Rede Enlace

Datagrama
Quadro(frame) bits

Fsico

Informtica Bsica
suporta as aplicaes de rede protocolos usuais HTTP para suportar a WEB SMTP para suportar email FTP para suportar file transfer SMNP para gerncia de rede POP cliente de email DNS para determinar os endereos de rede outras aplicaes podem ser criadas e-commerce, e-banking, B2B, B2C, C2B, etc . . . Em geral x2y, x e y em {A, B, ..., Z} criatividade para nomes no falta o que falta criatividade para coisas teis da o grande potencial para quem quer mexer com aplicaes em rede

Aplicao

Informtica Bsica
Transporte
TCP orientado a conexo segmenta e ajunta, manda e recebe, controle de fluxo para a aplicao mais confivel UDP sem conexo mais simples e mais direto menos confivel (sem conexo) normalmente as aplicaes em tempo real usam o UDP(telefonia, vdeo, rdio, msica, etc... pela internet)

Rede

- Responsvel por rotear os datagramas de um host para outro. - Dado um endereo, a camada de rede sabe para onde deve enviar o pacote. - O famoso e celebrado protocolo IP

Informtica Bsica
Enlace para mover um datagrama de um n da rede para o prximo o nvel de rede tem que confiar o datagrama ao nvel de enlace, que o transforma num quadro e o encaminha at o prximo nvel de enlace que entrega o datagrama ao nvel de rede do n

Informtica Bsica
existem vrios protocolos de enlace PPP (point-to-point protocol) e Ethernet so os principais PPP usado numa conexo discada na internet Ethernet numa rede local acessando a internet ATM e Frame Relay podem ser considerados tambm de enlace, embora tenham alguns elementos de rede juntos

Informtica Bsica
Protocolos de Aplicao (os principais) HTTP para suportar a WEB SMTP para suportar email FTP para suportar file transfer SNMP para gerncia de rede POP DNS

HTTP a principal aplicao a WWW. Implementado em 2 programas cliente (browser) - netscape ou IE servidor - localiza e devolve uma pgina pgina - constituda por um ou mais arquivos HTTP protocolo sem estado recebe requisio devolve e esquece a aplicao (por exemplo o browser) que lembra de algumas coisas, por exemplo a seta --> e <--

Informtica Bsica

Formato geral (a frente) das msg de request, response e cdigos de retorno

GET - solicita pgina POST - tambm manda os campos digitados pelo usurio HEAD - solicita msg de resposta mas sem as pginas de dados

Informtica Bsica
FTP - file transfer protocol
Protocolo de transferncia de arquivo entre 2 mquinas 2 portas lgicas porta 20 - dados porta 21 - controle e comandos modelo cliente-servidor cliente - aquele que inicia a conexo em geral qualquer dos lados cliente ou servidor Comandos user, password send e get file vrios outros de manipulao de arquivos

Informtica Bsica
E-mail (correio eletrnico) SMTP - simple mail transfer protocol
SMTP - protocolo entre servidores de email Usa a porta 25 O servidor de email tem 2 funes armazenar msg recebidas para um cliente e enviar a ele quando solicitado receber msg dos cliente e enviar para o servidor de email destino. Desta forma o servidor ser comporta de duas maneiras: servidor para receber msg dos seus clientes cliente para enviar msg para outros servidores

Informtica Bsica
E-mail (correio eletrnico) Outros protocolos (POP3, IMAP, HTTP)
o sistema de email tem tambm o cliente cliente editar e enviar msg para o servidor ex: ms-outlook, Eudora, Netscape Messenger qual o protocolo usado pelo cliente??? No o SMTP POP3 - o mais comum e o mais simples recebe todas as msg armazenadas no servidor quando conecta IMAP - um pouco mais evoluido que o POP3 mantm as msg no servidor de forma organizada HTTP - Este o melhor que tem. D uma interface WEB para o usurio. Ex: Yahoo, Hotmail

Informtica Bsica
DNS - Domain Name Server a gente no v, mas uma aplicao muito usada na internet o problema traduzir um endereo simblico num endereo numrico. Ex: panda.ime.usp.br em 127.35.46.36 Existem servidores de nomes na internet, cuja funo receber um endereo simblico e traduzi-lo para o numrico Para isso tem que ter a tabela de traduo ou saber quem tem uma aplicao de banco de dados distribuido na internet, pois esse endereo pode estar qem qualquer servidor de nomes. uma aplicao interna porm muito importante

Informtica Bsica
Exemplo de um acesso DNS acessar www.ime.usp.br/~mms/mac2121s2003 o browser separa ime.usp.br e envia para o DNS recebe a traduo desse nome em nmeros. Se no achar imprime URL no encontrada. Recebe o endereo numrico Inicia a sesso HTTP com esse endereo acessa a pgina especfica guarda essa traduo no browser, para us-la quando necessrio

Informtica Bsica
Camada de Transporte A camada de transporte tem 2 protocolos TCP orientado a conexo O cliente solicita conexo ao servidor antes de iniciar o fluxo de dados entre ambos protocolo confivel (garante a entrega se o pacote no chegou d erro mais complexo e mais ineficiente UDP sem conexo mais simples e mais direto no confivel (no garante a entrega) se o pacote no chegou ningum avisado

Informtica Bsica
So usados para diferentes aplicaes TCP Usado em aplicaes de transferncia de dados, onde necessria a garantia da entrega do pacote WEB, FTP, eMail usam o TCP Usado em aplicaes onde no pode haver perda, mas pode haver atraso UDP normalmente as aplicaes em tempo real usam o UDP telefonia, vdeoconferncia, rdio, TV, ... vdeo/udio aramazenado (sob demanda) Usado em aplicaes onde a perda tolerada, mas o atraso no

Informtica Bsica
Como feito o controle de erros na camada de transporte? TCP controle de fluxo (o destinatrio avisa se pode ou no continuar recebendo) controle de congestionamento (a origem deteta sinais de que a rede pode estar congestionada) timeouts nas confirmaes duplo ACKS recebidos quando ocorre a origem diminue a taxa de envio

UDP no h controle de erros envia e torce para chegar

Informtica Bsica
a) Elementos da rede PCs e WSs Servidores (www, email, etc ...) Servidores de WebTV, videfoconferncia, WebRadio Torradeiras, geladeiras e outros elementos inusitados b) Aplicaes aplicaes como www, email, ftp, etc ... c) Protocolos rodam nos servidores e clientes d) TCP e UDP principais protocolos de transporte da internet

e) meio fsico meio fsico - cabos telefnicos, cabos coaxiais, fibras, radio, satlite, etc . . . f) link bandwidth largura da banda (conceito de banda um conceito antigo em transmisso por freqncias) ou velocidade do meio de transmisso. ( Medida em bits/segundo).

g) routers interconectam os end-systems. Sua funo fazer adaptao de protocolos e velocidades bem como compartilhamento de meios.
h) protocolo IP especifica o formato da informao. o protocolo de rede

Informtica Bsica
i) rota ou caminho (route ou path). Caminho da conexo entre dois pontos. Pode variar de uma msg a outra j) packet switching. Rede de comutao de pacotes. A informao dividida em pacotes. A Internet uma rede de comutao de pacotes

k) internet service providers - provedores do servio internet. Em geral as companhias telefnicas locais, regionais ou nacionais, ou mesmo empresas prestadoras de servios especficos de comunicao
l) access networks - redes de acesso redes locais que se ligam aos ISP para dar acesso ao servio internet

Informtica Bsica
Onde Pesquisar:
http:// www.johnmendes.engsoftware.com.br

http:// www.olhardigital.com.br
http:// pt.wikipedia.org

http://www.clubedohardware.com.br
http://www.hardware.com.br
http://www.mundogeomatica.com.br/Info.html http://pt.scribd.com/doc/57950349/Exercicio-deInternet

Livro: Hardware - Gabriel Torres 4 Edio.

Informtica Bsica

Obrigado!!!

You might also like