You are on page 1of 7

Matria: Histria Cd.

Aula: HIS02 Aula n: 02 Professor: Douglas Correa de Oliveira Aula: Egito e Grcia

EGITO O Antigo Egito, assim como a Mesopotmia, deve ser associado diretamente gua no caso do Egito, ao Rio Nilo e seu regime de cheias anuais, de julho a novembro, que possibilitaram condies favorveis para a prtica da agricultura. Organizao Humana O trabalho coletivo tambm permitiu aos egpcios a construo de diques, barragens e canais de irrigao. O Egito uma ddiva do Nilo (um presente da natureza) Herdoto Para estudar a histria do Antigo Egito, vamos dividi-la em duas partes: Perodo pr-dinstico (5000-3200 a.C): vai desde sua fundao (nomos - os antigos cls) at a primeira dinastia (quando o poder passa a pertencer a uma mesma famlia) dos faras. As disputas por melhores terras levaram formao de dois reinos: o Baixo Egito e o Alto Egito. Em 3200 a.C. Mens unifica os dois reinos e d origem primeira dinastia dos faras. Perodo dinstico (3200-1085 a.C): Marcada pela expanso territorial e pela construo das grandes pirmides. Divide-se em trs fases:

Aula Pgina 01

Aula Exerccios

Sugestes Site

Matria: Histria Cd. Aula: HIS02 Aula n: 02 Professor: Douglas Correa de Oliveira Aula: Egito e Grcia

Antigo Imprio (3200 a 2160 a.C) Perodos de distrbios e guerra civil. Mdio Imprio (2160 a 1730 a.C) Perodo de estabilidade poltica que termina com a invaso dos Hicsos (aproximadamente 170 anos). Novo Imprio (1500 a 1085 a.C.) Expulso do Hicsos e grande expanso militar (conquista de Jerusalm, Babilnia, Damasco, etc.). Decadncia: Nos ltimos sculos do perodo a.C. sofrem invases dos assrios, persas, macednios e, por ltimo, dos romanos. Em 30 a.C. o Egito transforma-se em uma provncia romana.

NO ESQUECER: Pirmide: tmulo dos faras - crena na vida aps a morte (mumificao). Hierglifo: complexo sistema de escrita. Papiro: material utilizado para produo de documentos. Politesmo: adoravam vrios deuses (Amon-Ra, Osris, etc.). Cincia: desenvolveram a matemtica, astronomia e a medicina.
Dentre as antigas civilizaes destacaram-se tambm: os hebreus (ser tratado adiante, associado aos conflitos do Oriente Mdio); os fencios (grandes comerciantes, com o intermdio de sua marinha conquistam o Mediterrneo) e os persas (ficaram marcados pelo expansionismo e pela riqueza cultural).

Aula Pgina 02

Aula Exerccios

Sugestes Site

Matria: Histria Cd. Aula: HIS02 Aula n: 02 Professor: Douglas Correa de Oliveira Aula: Egito e Grcia

GRCIA Lembre-se: na Grcia Antiga surgem os conceitos de cidadania e democracia. Assim como a egpcia, a histria grega tambm dividida em perodos: Perodo Micnico ou Homrico (sculo XV a VIII a.C) Quatro povos do origem Grcia: Aqueus, Jnios, Elios e Drios. A sociedade era organizada em cls (genos formado por famlias e mesmo antepassado). Perodo Arcaico (sculo VIII a VI a.C) Formao das primeiras cidades-Estado (cidades independentes - polis). Unidade cultural (mesmos deuses, mesma lngua, jogos olmpicos). Formao das primeiras colnias (ao longo do mar Negro e Mediterrneo). Perodo Clssico (sculo VI a IV a.C) Grande desenvolvimento econmico, com destaque para Esparta e Atenas. O choque de interesses causa guerras: Guerras Mdicas: as cidades se unem atravs da Liga de Delos e lutam contra a invaso Persa. Aps a derrota dos persas, Atenas torna-se a principal cidade da Grcia. Guerra do Peloponeso: Contra o imperialismo ateniense, Esparta cria a Liga do Peloponeso (um conjunto de cidades) e ataca Atenas. Esparta vence Atenas, instaurando um perodo de hegemonia espartana.

Aula Pgina 03

Aula Exerccios

Sugestes Site

Matria: Histria Cd. Aula: HIS02 Aula n: 02 Professor: Douglas Correa de Oliveira Aula: Egito e Grcia

Perodo Helenstico (sculo IV a I a.C) Os sucessivos perodos de guerras enfraqueceram as cidades, que sofrem invaso dos Macednios (Atravs de Filipe e, posteriormente, Alexandre). O Imprio Macednio torna-se um dos maiores do Mundo Antigo. Aprofundando (Sociedade Espartana/Ateniense) Esparta militarista Esparciatas (cidados, serviam ao exrcito, eram presos a terra). Periecos (homens livres, no tinham direitos polticos, serviam ao exrcito em caso de necessidade). Hilotas (servos presos a terra). Atenas democracia Euptridas (classe detentora do poder poltico, minoria da populao). Metecos (estrangeiros que vivam em Atenas, sem direitos polticos, serviam ao exrcito). Escravos (prisioneiros de guerras ou endividados, base da sociedade, no tinha direito a cidadania). Importante: As crianas espartanas passavam por um longo perodo em treinamento militar. Crianas nascidas com defeitos fsicos eram jogadas num precipcio. Em Atenas, priorizava-se a formao intelectual das crianas.

Aula Pgina 04

Aula Exerccios

Sugestes Site

Matria: Histria Cd. Aula: HIS02 Aula n: 02 Professor: Douglas Correa de Oliveira Aula: Egito e Grcia

01. (UFSCAR/SP 2009) Analise a imagem:

correto afirmar que a imagem representa: a) uma cena do cotidiano dos hititas, na pesagem de mercadorias comercializadas com o povo egpcio. b) acontecimentos do sonho de Moiss, de libertao do povo hebreu, quando era prisioneiro do fara egpcio. c) o incio do mundo para os antigos egpcios, quando Nut, deusa do cu e das estrelas, anuncia sua vitria diante de Chu, deus do Ar. d) o livro dos mortos dos egpcios, com Osris direita e Anbis ao centro, pesando o corao de um morto para avaliar sua vida. e) deuses egpcios da poca da antiga dinastia ptolomaica: Amm-R direita, Thot acima e Set e Aton ao centro. 02. (UFC 2009) Aos egpcios devemos uma herana rica em cultura, cincia e religiosidade: eram habilidosos cirurgies e sabiam relacionar as doenas com as causa naturais; criaram as operaes aritmticas e inventaram o sistema decimal e o baco. Sobre os egpcios, correto afirmar tambm que: a) foram conhecidos pelas construes de navios, que os levaram a conquistar as rotas comerciais para o Ocidente, devido a sua posio geogrfica, perto do mar Mediterrneo. b) deixaram, alm dos hierglifos, outros dois sistemas de escrita: o hiertico, empregado para fins prticos, e o demtico, uma forma simplificada e popular do hiertico. c) praticaram o sacrifcio humano como forma de obter chuvas e boas colheitas, haja vista o territrio onde se desenvolveram ser desrtico. d) fizeram o uso da escrita cuneiforme, que inicialmente foi utilizada para designar objetos concretos e depois ganhou maior complexidade. e) usaram as pirmides para fins prticos, como, por exemplo, a observao astronmica.

Exerccios Pgina 01

Aula Exerccios

Sugestes Site

Matria: Histria Cd. Aula: HIS02 Aula n: 02 Professor: Douglas Correa de Oliveira Aula: Egito e Grcia
03. (UEPB - 2009) No 5 sculo antes de Cristo, Atenas emergiu como uma proeminente cidade-estado (polis) grega. Marque a nica alternativa que condiz com a organizao poltica e econmica ateniense. a) O modelo de democracia ateniense uma criao da era moderna. Uma sociedade escravocrata, onde mulheres nada decidem e s os homens com posses que podem votar e ser votados no pode ser mesmo aceita como democrtica. b) Atenas no conseguiu fazer crescer o comrcio terrestre e martimo, mesmo tendo desenvolvido seu sistema poltico-democrtico, j que, ao contrrio das outras cidades-estado gregas, no se situava na costa. c) A formao de uma economia escravista contribuiu para o florescimento da civilizao urbano-democrtica ateniense, pois liberou os cidados livres do trabalho, dando-lhes tempo para se dedicarem vida poltica e social da polis. d) Ao contrrio de todas as outras cidades-estado gregas, em Atenas se aceitava que estrangeiros participassem das assemblias que decidiam o funcionamento da sociedade. Isto a colocava como a polis mais democrtica de toda a Grcia clssica. e) A existncia de cls e tribos alfabetizados, independentes econmica e militarmente, pouco contribuiu para o desenvolvimento da democracia, j que defendiam formas de governos tiranos ou autocratas. 04. (URCA/CE - 2009) Canto de guerra espartano composto no sculo VII a.C.: belo que o homem bravo, combatendo por sua ptria, tombe na primeira fila; mas o que deserta de sua cidade e dos seus campos frteis e vai mendigar, errando com sua querida me, seu velho pai e seus filhos, o mais miservel dos homens... Ns, corajosamente, combatemos por esta terra, morremos por nossos filhos, no poupamos nossa vida. jovens, combatei, unidos uns aos outros, no temais seno a vergonha da fuga, estimulai no vosso corao uma valente e slida coragem, e no vos inquietais com a vida lutando contra o inimigo. Sobre a vida na sociedade espartana correto afirmar: a) Se dava grande valor s artes e ao conhecimento em geral, apesar do militarismo imperante. b) As mulheres gozavam de certos direitos, inclusive o da participao militar no exrcito. c) A nobreza tinha o privilgio de ser isenta do servio militar, destinado somente aos homens comuns. d) Os cidados eram livres e seu regime democrtico permitia a todos a participao no poder poltico independentemente da renda ou origem. e) Se priorizava a formao fsica e militar e a vida familiar estava subordinada ao convvio coletivo.

Exerccios Pgina 02

Aula Exerccios

Sugestes Site

Matria: Histria Cd. Aula: HIS02 Aula n: 02 Professor: Douglas Correa de Oliveira Aula: Egito e Grcia

Respostas dos exerccios da aula: 01 D; 2 B; 3 C; 4 E.

SUGESTES PARA APROFUNDAMENTO NOS ESTUDOS: Importante: Tanto o Egito quanto a Grcia so notveis pela sua histria e riqueza cultural, sendo importantes reas de turismo atualmente. Por esse motivo, diversos sites, livros, filmes e documentrios retratam esses lugares, no entanto, tome o cuidado de separar o que foi real do que mitologia (muito forte nos dois casos). Exemplos: filmes A mmia (1999), jogo Age of mythology e outros (inclusive os citados abaixo). -Filmes: - Alexandre (Oliver Stone, 2004): Retrato da vida de Alexandre, o Grande, que partindo da Macednia, conquistou grande parte da sia. - 300 (Zack Snyder, 2006): O filme mostra a organizao da sociedade espartana e seu modo de vida militarizado, alm dos conflitos pela regio em questo.

Sugestes Pgina 01

Aula Exerccios

Sugestes Site

You might also like