You are on page 1of 2

A histria infantil uma ferramenta que no deve ser excluda do cotidiano das crianas, pois ela contribui para

a o seu desenvolvimento. Mas Durante a narrativa importante que o professor vivencie a histria dramatizando, buscando e utilizando meios e maneiras de contar proporcionando a criana aprendizagem, favorvel para criana que o professordurante a contao dar subsdios para a criana ter a oportunidade de imaginar sua histria. Segundo Sousa (1997) A didtica do conto de histrias cativante e enriquecedora na educao infantil, mas com o cuidado de que a estrutura da narrao deve ser forma clara para a criana, de fcil linguagem, com imagens explorando a histria de maneira ldica, dentro do seu processo de aprendizagem a contao possibilitaro as crianas um melhor desenvolvimento da capacidade de produo e compreenso textual. O professor precisa trazer em seu planejamento curricular perodos dedicados contao de histrias, instigandoas crianas a gostarem de ler e escrever e se tornando uma gerao de leitores e escritores e que vem nas histrias um meio de interao e diverso e aprendizagem. Segundo Abramovich (1991) o ato de escutar contos o incio para a aprendizagem de se tornar um leitor. Dar estas oportunidades s crianas esse momento ldico e ao mesmo tempo educativo significa capacitar para que possam desenvolver as suas potencialidades dentro da lngua materna. Segundo Coelho, (2002 p. 12, grifo do autor) afirma que:
A histria alimenta a imaginao da criana h quem conte histrias para enfatizar mensagens, transmitir conhecimento, disciplinar at fazer uma espcie de chantagem se ficarem quietos, conto uma histria. se isso se aquilo quando inverso que funciona. A historia aquieta serena, prende ateno, informa socializa e educa. O compromisso do narrador com a histria, enquanto fonte de sofisticao de necessidades bsicas das crianas. Se elas escutarem desde pequeninas, gostaro de livros vindodescobrir neles historias como aquelas que lhes eram contadas.

Segundo Coelho (2002, p 10) a historia faz todos sorrirem a aula passa ser uma divertida brincadeira e at gente grande volta a ser criana, como ela mesma fala se ate gente grande volta a ser criana gosta de historia imaginem as crianas. Mas que para isso acontea o narrador deve estar consciente de que importante a histria, ele apenas conta

o que aconteceu, emprestando vivacidade narrativa. Segundo as autoras Souza e Cordeiro (1997) alm de proporcionar o interesse na criana pela leitura tambm desenvolve na criana o encantamento pela histria pelo fato de que as crianas vivenciam sentimentos e emoes que so passadas por meio dos personagens. Souto-Maior (2000) revela que por meio das histrias as crianas ampliam e enriquecem o seu mundo mgico e aprendem a lidar melhor com determinadas situaes, alm de ampliar seu repertrio verbal, ou seja, a construo de uma linguagem diferente da fala cotidiana. A histria contada proporciona na criana a liberdade de criar e recriar e posteriormente fazer debates sobre a histria contada do seu jeito e maneiras.

You might also like