You are on page 1of 8

De acordo com o comando a que cada um dos itens a seguir se refira, marque na folha de respostas, para cada item:

o campo designado com o cdigo C, caso julgue o item CERTO; ou o campo designado com o cdigo E, caso julgue o item ERRADO. Para as devidas marcaes, use a folha de respostas, nico documento vlido para a correo das suas respostas. Sempre que utilizadas, as siglas subsequentes devem ser interpretadas com a significao associada a cada uma delas, da seguinte forma: STF = Supremo Tribunal Federal; STJ = Superior Tribunal de Justia; TJ = tribunal de justia; TRE = Tribunal Regional Eleitoral; TSE = Tribunal Superior Eleitoral.

CONHECIMENTOS BSICOS
1

O TSE est desafiando hackers a encontrarem falhas na segurana das urnas eletrnicas que sero usadas nas eleies de 2010. Para tanto, promover testes pblicos

A eleio brasileira, considerada a maior votao eletrnica do mundo, atrai a ateno de observadores internacionais e passou por longo processo de evoluo at

abertos a todos os interessados em investigar se, de fato, possvel fraudar as eleies por meio dessas urnas e premiar as contribuies mais relevantes. O Poder Judicirio abrir os sistemas para hackers testarem se as urnas so ou no suscetveis a fraudes, disse o ministro Ricardo Lewandowski, do TSE. O processo ser

chegar atual etapa de informatizao. Por estranho que parea, a previso de uma mquina de votar j constava no primeiro Cdigo Eleitoral, em 1932. Mas a realizao dessa medida s foi efetivada h poucos anos, aps algumas experincias. Em 1996, a criao da urna eletrnica permitiu a informatizao do processo de votao e apurao das

10

acompanhado pelo Ministrio Pblico Federal, pela Ordem dos Advogados do Brasil, pela Polcia Federal e pelo Tribunal de Contas da Unio. O ministro afirmou que est absolutamente seguro de que no h qualquer possibilidade de fraudes ou violao das urnas e que isso ser mais uma vez comprovado pelos testes abertos.

10

eleies. O voto eletrnico foi implementado passo a passo em todo o territrio nacional para que os eleitores (principalmente os menos acostumados s novas tecnologias) no tivessem muita dificuldade na hora de votar. O processo de votao eletrnica atingiu 100% dos municpios brasileiros no pleito de 2000, totalizando a instalao de

13

13

16

Segundo Lewandowski, uma pesquisa encomendada pelo TSE revelou que 97,7% dos eleitores manifestaram confiana nos aparelhos. A finalidade dos testes saber se h algum ponto vulnervel nos equipamentos. De acordo com o ministro, os testes sero pblicos, e os resultados sero gravados e

16

cerca de 350 mil urnas eletrnicas. O sucesso da informatizao foi comprovado com a facilidade dos eleitores ao votar e com a segurana e agilidade da urna eletrnica. Os resultados das eleies foram divulgados na manh seguinte eleio, o que representou recorde no anncio dos resultados.
Internet: <www.redetec.org.br> (com adaptaes).

19

19

22

incorporados metodologia para corrigir eventuais falhas a tempo.


Internet: <www.agenciabrasil.gov.br> (com adaptaes).

Em relao ao texto acima, julgue os itens a seguir.


6

Em relao s estruturas e ideias do texto acima, julgue os itens que se seguem.


1

Na linha 4, o emprego do acento grave em atual exigido pela regncia de chegar e pela presena de artigo definido feminino. A expresso Por estranho que parea (R.4-5) estaria adequada se fosse empregada em uma correspondncia oficial.

De acordo com as informaes do texto, o TSE submeter as urnas eletrnicas a testes pblicos, porque ainda suspeita de que elas apresentem fragilidades quanto segurana de seus resultados.

O trecho que sero usadas nas eleies de 2010 (R.2-3) constitui uma orao adjetiva com funo explicativa. Em investigar se (R.4), o se funciona como conjuno integrante e expressa dvida, incerteza. A expresso de fato (R.4) est entre vrgulas por se tratar de uma expresso enftica que tem o sentido confirmativo equivalente a realmente, com efeito.

Depreende-se das informaes do texto que, em 1996, a urna eletrnica foi adotada em todos os municpios do pas. A palavra informatizao (R.17) est sendo empregada com o mesmo sentido que tem a expresso votao eletrnica (R.14).

10

O trecho O sucesso da informatizao foi comprovado com (R.16-17), mantendo-se a correo gramatical e as informaes originais, poderia ser reescrito corretamente da seguinte forma: Comprovou-se o sucesso da informatizao com.

As vrgulas logo aps Federal (R.10) e Brasil (R.11) justificam-se por isolar expresso de valor apositivo.

UnB/CESPE TRE/PR

Cargo 3: Tcnico Judicirio rea: Apoio Especializado Especialidade: Operao de Computadores

Texto para os itens de 11 a 15

Julgue os itens seguintes, acerca do direito administrativo brasileiro.


16

A Secretaria de Estado da Educao do Paran e o Ministrio da Sade so rgos pblicos sem personalidade jurdica prpria. Tanto as paraestatais quanto os servios sociais autnomos so entidades que integram a administrao pblica direta. Ocorre a descentralizao administrativa quando a administrao pblica distribui a competncia para o exerccio da atividade administrativa por diversos rgos que integram a mesma pessoa jurdica de direito pblico.

17 18

Julgue os itens que se seguem, a respeito da disciplina jurdica do ato administrativo. A figura acima representa um tabuleiro com as ilustraes de: 2 pentgonos regulares de lado L e 3 pentgonos regulares de lado l, com l < L; 2 crculos de raio R e 1 crculo de raio r, com r < R; 4 caretas iguais e 4 tringulos iguais.
19

Independentemente de norma legal, admissvel que um rgo pblico transfira a outro suas competncias administrativas, desde que isso ocorra por acordo formal devidamente autenticado em cartrio. O parecer tcnico emitido pelo advogado de uma autarquia estadual, acerca da aplicabilidade de um tributo, um ato administrativo enunciativo. Considere a seguinte situao hipottica. Determinado fiscal da administrao pblica municipal verificou que uma obra particular se encontrava em risco iminente de desabamento em via pblica, colocando em risco a vida de vrias pessoas, e, por isso, determinou a imediata demolio da referida obra, sem prvia autorizao judicial. Nessa situao, o agente pblico agiu amparado pelo atributo da autoexecutoriedade do ato administrativo.

20

Tendo como referncia o texto acima, julgue os itens a seguir, a respeito de valorao lgica de proposies.
11 12

21

verdadeira a seguinte proposio: Existem pelo menos um pentgono de lado l e trs crculos de raio R. A proposio Se todas as caretas so diferentes, ento todos os crculos so do mesmo tamanho valorada como verdadeira. Considere que seja verdadeira a seguinte proposio: Se todos os tringulos so issceles, ento existe um crculo de raio R. Nesse caso, tambm verdadeira a proposio Se nenhum dos crculos de raio R, ento existe um tringulo que no issceles.

13

Com relao aos agentes pblicos, julgue os itens a seguir.


22

Com relao distribuio das ilustraes no tabuleiro, julgue os itens que se seguem.
14 15

A quantidade de maneiras distintas de se distribuir as figuras sobre o tabuleiro superior a 510. Para se preencher uma das fileiras (linha ou coluna) do tabuleiro com 4 imagens diferentes h, no mximo, 15 possveis formaes.

considerado um agente poltico o cidado que tenha sido nomeado, por concurso pblico, para ocupar o cargo de analista judicirio do TRE/PR. lcita a nomeao de advogado sem qualquer vnculo com a administrao pblica para exercer funo de confiana e chefiar departamento jurdico no mbito de autarquia federal.

23

RASCUNHO

UnB/CESPE TRE/PR

Cargo 3: Tcnico Judicirio rea: Apoio Especializado Especialidade: Operao de Computadores

Quanto aos poderes administrativos, julgue os itens subsequentes.


24

Quanto aos rgos que compem a justia eleitoral, julgue os itens a seguir.
31

Considere a seguinte situao hipottica. Eli, presidente da comisso de licitao de certa empresa pblica, classificou a pessoa jurdica JB Servios Ltda. sem que esta atendesse aos fins objetivos da licitao, em razo de que um dos scios da referida pessoa jurdica era seu primo. Nessa situao, Eli praticou ato administrativo com abuso de poder, por desvio de finalidade.

O TSE composto por ministros oriundos do STF, por ministros do STJ, de onde escolhido o corregedor do TSE, e tambm por representantes da advocacia, indicados pelo STF e nomeados pelo presidente da Repblica. Os TREs so compostos por juzes escolhidos entre os desembargadores do TJ do respectivo estado, entre os juzes de direito, escolhidos pelo TJ do estado, e entre membros da advocacia, indicados pelo TJ e nomeados pelo governador do estado, com notvel saber jurdico e idoneidade moral.

32

25

O poder regulamentar a faculdade de punir internamente as infraes funcionais dos servidores e demais pessoas sujeitos s normas da administrao pblica.

Acerca da disciplina jurdica das licitaes, julgue os itens que se seguem.


26

No curso de uma licitao, vedado o tratamento diferenciado entre empresas nacionais e estrangeiras. Contudo, em igualdade de condies, como critrio de desempate, admite-se a preferncia aos bens produzidos por empresas brasileiras de capital nacional.

Considere que Pablo seja brasileiro naturalizado, nascido em Bogot, Colmbia, no ano de 1972, que pretenda candidatarse no prximo pleito ao cargo de deputado federal pelo estado do Paran. A respeito dessa situao e das normas que regulamentam o direito eleitoral, julgue os itens que se seguem.
33

Pablo, embora no seja brasileiro nato, pode candidatar-se a deputado federal, pois a condio de elegibilidade para o referido cargo ser brasileiro. Pablo teria impedimento apenas aos cargos de presidente e vice-presidente, por serem exclusivos de brasileiro nato.

34

27

Considerando que, em razo de guerra externa declarada pelo presidente da Repblica, certo estado necessite adquirir gneros alimentcios e cobertores para atender a necessidades bsicas de parcela da populao local, ser lcito ao estado contratar a aquisio dos referidos bens por dispensa de licitao.

Com relao competncia e atribuio dos juzes eleitorais, julgue os prximos itens.
35

28

Caso certo municpio necessite adquirir software de informtica fabricados por fornecedor exclusivo, conforme atestado fornecido pelo rgo competente, ensejando a inviabilidade de competio entre eventuais licitantes, ser inexigvel a licitao para a aquisio dos referidos software de informtica.
36

Compete aos juzes eleitorais processar e julgar apenas os crimes eleitorais, sendo defeso a eles julgar os crimes comuns, ainda que conexos, pois a competncia originria dos juzes dos TJs dos respectivos estados. Compete aos juzes eleitorais decidir acerca de habeas corpus, em matria eleitoral, salvo quando essa competncia atribuda privativamente a instncia superior.

Considerando as regras estabelecidas na Lei n. 9.504/1997 acerca dos procedimentos eleitorais, julgue os itens a seguir.
37

Acerca do controle e da responsabilizao da administrao, julgue os prximos itens.


29

Preferencialmente, servidores de uma mesma repartio pblica compem as mesas receptoras. Na falta deles, so nomeados eleitores para comp-las. A urna eletrnica dispe de mecanismo que permite a impresso do voto e sua conferncia visual, seguidas do depsito automtico. O eleitor pode cancelar o voto, se no concordar com os dados nele registrados, desde que o faa antes da impresso. Ao votar para determinado cargo, caso o eleitor digite apenas o nmero do partido, o voto considerado nulo, em face da impossibilidade da identificao do candidato.

Considerando que determinada empresa de engenharia tenha ajuizado mandado de segurana contra a Unio, em razo de ato praticado por certo agente pblico federal, se for constatada a ilegalidade, o Poder Judicirio ter competncia para anular ou revogar o ato administrativo ilegal.

38

30

Atualmente, prevalece no direito brasileiro a teoria do risco integral da administrao pblica, segundo a qual as pessoas jurdicas de direito pblico e as de direito privado prestadoras de servios pblicos respondem pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsvel nos casos de dolo ou culpa.

39

Acerca da fiscalizao das urnas, julgue o item seguinte.


40

Caso determinada urna apresente resultado diverso do nmero de votantes, o juiz presidente da junta eleitoral ser obrigado a recont-la.

UnB/CESPE TRE/PR

Cargo 3: Tcnico Judicirio rea: Apoio Especializado Especialidade: Operao de Computadores

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
A respeito de fontes de alimentao e barramentos e suas especificaes, julgue os itens a seguir.
41

Quanto a barramentos de entrada e sada, julgue os itens a seguir.


53

Uma fonte de alimentao fornece tenses contnuas, geradas a partir da tenso alternada da rede eltrica. Se a carga exigir alta potncia da fonte, as diferentes sadas podem sofrer variaes e provocar danos ou operao intermitente em diversos componentes do computador. 42 Em circuitos digitais, a ordem na qual os eventos acontecem crtica, por isso, so utilizados relgios (clocks) que permitem a sincronizao entre os diversos circuitos digitais de um computador. 43 A temporizao de um barramento refere-se ao modo pelo qual os eventos nesse barramento so coordenados. O sinal transmitido por um dispositivo tem destino nico e, por isso, s pode ser visualizado pelo dispositivo destinatrio. 44 Discos IDE (integrated drive electronics) usam a especificao ATA (AT attachment) para a comunicao com o processador. Essa especificao pressupe o uso de uma controladora extra para a definio de uma srie de endereos de entrada e sada. As interfaces nos padres ATA, USB e IEEE 1394 transmitem dados de forma serial. Tanto o IDE como o serial ATA possuem jumpers para mestre, escravo e cable select. Com relao a caractersticas arquitetnicas dos computadores pessoais, julgue os prximos itens.
45

A IEEt 1394, conhecida pelos nomes FireWire ou i.Link, apresenta o barramento SCSI serial com oito fios, sendo dois pares para alimentao, dois pares diferenciais para dados, no possuindo fio para clock. O IrDA (infrared developers association) uma verso de barramento que opera em infravermelho e tem as mesmas caractersticas e velocidades de uma porta serial RS232, mas no define o formato de dados utilizados.

54

Acerca da estruturao de arquivos e de diretrios no ambiente Linux, julgue os prximos itens.


55

No Linux, podem ser utilizados diversos tipos de sistemas de arquivos. NFS, AFS, Coda e SMB6 so exemplos de sistemas com base em disco; Ext2, Ext3 e JFS so exemplos de sistemas com base em rede. O inode de um arquivo um conjunto de metadados que define, entre outras informaes, o dono do arquivo, seu grupo, as permisses de acesso a esse arquivo, sua data e sua hora de criao e a localizao em disco dos dados.

56

A respeito da instalao de sistemas operacionais Linux, Windows 2003 Server e Windows XP, julgue os itens que se seguem.
57

O Intel 80386 possui barramento externo de dados de 32 bits, que pode ser configurado para 16 bits. 46 O conjunto de instrues da arquitetura x86 estendida, para operaes em 64 bits, na arquitetura x86-64, que tambm prov instrues multimdia de 128 bits. 47 A arquitetura x86 classificada como mquina RISC, enquanto a famlia Pentium e a arquitetura MIPS so exemplos de mquinas CISC. Julgue os itens a seguir, a respeito das memrias computacionais.
48

O Windows Server 2003 pode ser instalado por meio da execuo do aplicativo winnt32.exe, que se encontra na pasta i386 do CD de instalao. Nessa forma de instalao, no disponibilizado o acesso aos diferentes aspectos de instalao possvel. Uma das etapas da instalao do Windows Server 2003 a definio do modo de licenciamento a ser utilizado, que pode ser Per Server ou Per Device. No modo Per Device, o nmero de licenas define o nmero mximo de usurios que podem ser conectados simultaneamente ao servidor. A instalao do Windows XP requer, como configurao mnima de disco, uma partio formatada com espao de 650 MB e sistemas de arquivo FAT32. A instalao do Windows XP no modo de grupo de trabalho permite que a administrao seja descentralizada. Nesse caso, cada computador do grupo de trabalho tem sua administrao e a autenticao dos usurios ocorre localmente, por meio do uso do banco de dados de usurio denominado SAM (security accounts manager), localizado em cada computador. Em sistemas Intel, opes como o LILO (Linux loader) e o GRUB (grand unified bootloader) permitem a instalao do Linux em um computador que possua outro sistema operacional instalado, tal que o usurio tenha disponvel um sistema de inicializao dupla. No Linux, esto disponveis o bash o shell padro , o Korn ksh, o C tsch e o zch. Por terem a mesma finalidade, os diferentes tipos de shell podem usar comandos com sintaxe diferentes.

58

A memria secundria, que corresponde aos diferentes tipos de dispositivos de armazenamento de massa no volteis, visvel ao programador em termos de bytes e palavras. 49 A pipelined burst SRAM um tipo de memria cache que utiliza o relgio para temporizao de operaes de leitura e escrita de dados. Acerca de teclados, impressoras e mouse, julgue os itens que se seguem.
50

59

60

No teclado do tipo capacitivo, a movimentao de uma tecla altera a distncia entre duas placas paralelas, o que muda a capacitncia dessas placas. O teclado de tipo contato opera por meio de chaves, interrompendo ou permitindo o fluxo de corrente eltrica. 51 Uma impressora especificada, entre outros itens, pela resoluo, modo de operao e velocidade de impresso. A resoluo da impressora medida em dpi (pontos por polegada), ou seja, quanto menor for o ponto e quanto mais prximo um ponto estiver do outro, maior ser a resoluo. 52 Mouse um dispositivo perifrico usado para entrada de dados e serve como apontador. No computador do tipo IBM-PC, o mouse no diretamente suportado pela BIOS.
UnB/CESPE TRE/PR

61

62

Cargo 3: Tcnico Judicirio rea: Apoio Especializado Especialidade: Operao de Computadores

Quanto ao compartilhamento de diretrios e impressoras e suas permisses de acesso no Windows Server 2003, julgue os itens a seguir.
63

item 1 2 3 4 5 6

equipamento microcomputador completo monitor colorido 14" monitor colorido 17" monitor colorido 20" impressora jato de tinta impressora laser 300 W 80 W 100 W 100 W 30 W 600 W

consumo mdio 450 VA 80 VA a 130 VA 100 VA a 160 VA 150 VA a 300 VA 60 VA 400 VA a 1.200 VA

Para criar novos compartilhamentos e(ou) gerenciar os compartilhamentos j existentes no servidor, o administrador deve estar logado no servidor especfico a ser realizado o compartilhamento.

64

Desde que tenha permisso, um administrador pode gerenciar, alm do seu prprio domnio, as pastas compartilhadas em outros domnios.

5V

5V

Acerca de compartilhamento de diretrios e impressoras e suas permisses de acesso no Windows XP, julgue os itens seguintes.
65

O Windows XP oferece dois nveis de permisses de compartilhamento de impressoras: imprimir e gerenciar documentos. Desse modo, no possvel executar tarefas associadas permisso para o controle administrativo completo sobre a impressora.

3,3V A
Figura I

3,3V B A
Figura II

66

H restries com relao aos tipos de dados que uma pasta compartilhada pode conter, podendo ser definidas permisses de compartilhamento para estabelecer diferentes nveis de acesso aos dados contidos na pasta. Considerando a tabela de consumo mdio de equipamentos e os jumpers JP2 ilustrados nas figuras I e II acima, julgue os prximos itens, relativos a manuteno e configurao de equipamentos de informtica.
72

Julgue os itens a seguir, relativos a instalao, configurao e suporte de aplicativos.


67

Um estabilizador de 900 VA permite, de forma adequada, a operao simultnea dos equipamentos correspondentes aos itens 1, 3 e 6 da tabela. Para a instalao de memrias SDRAM DIMM, o jumper JP2 deve estar configurado em 3,3 V, conforme mostra a figura I. A tenso de alimentao de um processador definida pelo conjunto de jumpers JP6. Para um processador com tenso de 2,5 V, os jumpers A, B, C e D desse conjunto devem estar todos ligados. Testes em portas de comunicao seriais ou paralelas podem ser efetuados sem a conexo real de equipamentos. Uma das formas de realizar o teste simular a presena de perifricos externos por meio da utilizao de loopbacks.

Diferentemente do Microsoft Outlook 2003, o Microsoft Outlook Express 6 no possui recursos para gerenciamento de itens, entradas de dirios de arquivos manipulados, inseres de lembretes eletrnicos, notificaes de tarefas, agendamentos ou compromissos.

73

74

68

Para a instalao do Microsoft Office 2007 em um computador com o sistema operacional Windows XP, no h necessidade de ter o service pack 2 (SP2) instalado.

75

69

Para a utilizao completa do BrOffice.org, o seu registro junto ao desenvolvedor no obrigatrio.

RASCUNHO

70

No Microsoft Office XP, possvel desativar o comando


Office na Web, de forma que os usurios no consigam acessar

o stio. Tal comando desativado utilizando-se uma configurao de diretiva.


71

Se um computador tiver o Linux instalado, caso se deseje trocar esse sistema pelo Windows XP, excluindo-se o sistema anterior, essa operao pode ser realizada automaticamente, sem a necessidade da excluso das parties Linux manualmente.

UnB/CESPE TRE/PR

Cargo 3: Tcnico Judicirio rea: Apoio Especializado Especialidade: Operao de Computadores

Com relao a redes de dados, julgue os itens subsequentes.


76

De acordo com os conceitos do COBIT, julgue os itens a seguir.


91

77 78 79

80

Em redes de comunicao de dados por comutao de pacotes, orientadas a datagramas, antes da efetiva transmisso dos dados, recursos so alocados para assegurar os requisitos do fluxo de dados, visando garantir a qualidade do servio. Na topologia em estrela, os ns da rede se conectam a um n central concentrador. Uma rede que interliga hosts localizados em diferentes cidades utilizando enlaces seriais um exemplo de LAN. A configurao de um enlace serial requer a definio do encapsulamento que ser utilizado, a menos que haja uma opo default. O cabeamento estruturado tem por objetivo dispor, de forma organizada e padronizada, conectores e meios de transmisso em redes de informtica e telefonia, de modo a tornar a infraestrutura de cabos independente do tipo de aplicao e da sua disposio fsica.

92

93 94

95

Com relao a protocolos de dados, julgue os itens que se seguem.


81

O COBIT 4.1 define as atividades de tecnologia da informao (TI) em um modelo genrico de processos que esto distribudos em quatro domnios. O domnio planejamento e organizao identifica as formas por meio das quais a TI pode contribuir para o atendimento dos objetivos do negcio com mais excelncia. No COBIT, so descritos cada um dos 34 processos de TI identificados e estabelecido um conjunto de objetivos de controle comum a todos eles. Questes relacionadas otimizao dos custos de TI so abordadas, no COBIT, no domnio aquisio e implementao. Para cada processo de TI, o COBIT estabelece um modelo de maturidade com base em nveis, por meio dos quais mapeada a situao atual da organizao e, tambm, so monitoradas as melhorias dos processos em direo estratgia da organizao. Para o COBIT, o gerenciamento de riscos uma das cinco reas que representam os pilares sustentadores do ncleo da governana de TI. Essa rea tem como foco acompanhar e monitorar a implementao da estratgia, do andamento dos projetos e da entrega dos servios.

82

83

84

85

A arquitetura TCP/IP inclui em sua camada de transporte os protocolos UDP e TCP, que implementam, respectivamente, servios orientados a conexo e servios de datagrama. O modelo de referncia OSI organizado em camadas hierrquicas, em que uma camada superior pode requisitar servios de qualquer uma das camadas inferiores. O padro de redes sem fio IEEE 802.11g emprega WPA/WPA2 para prover a segurana de seus enlaces enquanto o padro IEEE 802.11b emprega o WEP, reconhecidamente inseguro, para a mesma funo. Roteadores e switches comutadores de camada de enlace so responsveis pelo encaminhamento de pacotes de uma interface a outra. Entretanto, enquanto os primeiros tomam como base informaes presentes no cabealho do quadro (frame), os ltimos utilizam informaes do cabealho do datagrama para realizar a mesma funo. Um servidor da rede que atenda a requisies HTTP em nome de um servidor web de origem um exemplo de servidor proxy.

Julgue os prximos itens, a respeito da ITIL (Information Technology Infrastructure Library).


96

97

98

99

100

A ITIL um agrupamento das melhores prticas utilizadas para o gerenciamento de servios de TI de alta qualidade, que abrange desde os processos de desenvolvimento de software at a entrega, ao usurio, do produto de software. A verso 3 do ITIL organiza os processos de gerenciamento de servios em uma estrutura de ciclo de vida de servio. Dessa forma, possvel ter uma viso do gerenciamento de servios pela perspectiva do prprio servio, em vez de se voltar para cada processo ou prtica por vez. Se uma empresa que adota as boas prticas da ITIL substituir um dos servidores da sua rede local, ento o gerenciamento de mudanas ser o processo da ITIL responsvel pelo registro dessa modificao. A ITIL, verso 3, considera que os provedores de servios podem ser internos (reas da prpria organizao), unidades de servios compartilhados ou unidades externas. O estgio desenho de servio, na verso 3 do ITIL, abrange, entre outros, os seguintes processos de gerenciamento: de capacidade; de disponibilidade; e de segurana da informao.

Com relao segurana da informao, julgue os prximos itens.


86

Acerca de governana de TI e ITIL, julgue os itens que se seguem.


101 Na verso 3 do ITIL, asset register uma lista de ativos que

87 88 89

90

Firewalls so equipamentos tpicos do permetro de segurana de uma rede, sendo responsveis pela deteco e conteno de ataques e intruses. A criptografia pode prover confidencialidade, integridade, autenticidade e disponibilidade. Uma aplicao tpica da esteganografia prover privacidade em VPN. A criao de cpias de segurana um procedimento bsico para a continuidade do negcio e recuperao de desastres. Cpias de segurana devem ser testadas periodicamente para verificar o estado do seu meio de suporte e devem ser guardadas em local distinto das instalaes onde se encontram os dados nelas gravados.

mantida pelo gerenciamento de ativo de servio.


102 Na verso 3 do ITIL, um servio de infraestrutura um servio

de TI que suporta diretamente um processo de negcio. 103 O plano de capacidade usado para gerenciar os recursos necessrios entrega de servios de TI. 104 Governana de TI somente a implantao de modelos de melhores prticas, tais como COBIT e ITIL, com o nico objetivo de garantir o alinhamento estratgico da TI ao negcio, tanto no que diz respeito a aplicaes como no que se refere infraestrutura de servios de TI. 105 A medio de desempenho da TI pode ser considerada parte da governana de TI e refere-se determinao, coleta e gerao de indicadores dos resultados dos processos, produtos e servios de TI.

UnB/CESPE TRE/PR

Cargo 3: Tcnico Judicirio rea: Apoio Especializado Especialidade: Operao de Computadores

Em relao ao gerenciamento de projetos e processos, julgue os itens de 106 a 120.


106 Segundo recomendao do guia PMBOK, a mudana de

117 Se determinado integrante de uma equipe de projeto no possuir

uma lei e(ou) nova demanda de mercado so justificativas para se criar um projeto.
107 Programas

o conhecimento necessrio para a utilizao das ferramentas e dos mtodos definidos para o projeto, de responsabilidade do gerente de projeto garantir o treinamento desse integrante da equipe.
118 De acordo com o PMBOK, todos os eventos de risco so

geralmente so iniciativas atemporais relacionadas a um ordenamento estratgico da organizao. Para facilitar a organizao de mltiplos projetos que atendam a determinada estratgia, normalmente se organiza os projetos em programas. considerado boa prtica de gesto de projeto.

incertos, na medida em que a definio de risco permeia tudo o que pode comprometer o alcance do objetivo do projeto.
119 Considere que a equipe responsvel pelo desenvolvimento de

108 Superar as expectativas das partes envolvidas 109 A dupla alocao dos membros da equipe do projeto

uma das desvantagens das estruturas organizacionais de projeto.


110 Os trs principais documentos de projeto so: o termo de

determinado projeto tenha identificado a necessidade de uma nova pea para esse projeto; no entanto ocorrera certa inquietao na equipe, pois ela nunca desenvolvera componente similar. Adicionalmente, a equipe sabe que h uma gama de fornecedores que possuem pea parecida com a demandada pelo referido projeto. Nessa situao, a primeira providncia a ser tomada pela citada equipe dever ser a realizao de consulta aos potenciais fornecedores da pea.
120 O pagamento de R$ 1.000.000,00, acrescidos de R$ 10.000,00

abertura, que autoriza formalmente o projeto; a estrutura analtica, que determina qual trabalho deve ser realizado; e o plano de gerenciamento, que especifica como o trabalho deve ser realizado.
111 Se uma pessoa da organizao tem o hbito de solicitar

por patamares de qualidade alcanados nos produtos do projeto, um exemplo de contrato por preo global com incentivo.
RASCUNHO

muitas mudanas nos projetos dos quais participa, ento, no incio de um novo projeto, o gerente deve conversar com o superior hierrquico dessa pessoa e encontrar meios de direcionar suas atividades para outro membro da equipe.
112 Ao lidar com mudanas alm do esperado durante a

execuo de um projeto, o gerente deve promover mudanas conforme a necessidade e manter a linha de base de tempo por meio do cronograma do projeto.
113 O desempenho de um projeto avaliado com base em trs

valores: valor planejado, custo real e valor agregado. O valor agregado um parmetro utilizado no gerenciamento de variaes que permite fazer previses a fim de determinar como est, em dado momento, o desempenho do projeto.
114 Se a equipe do projeto orou em R$ 4.750,00 para o

trabalho realizado e gastou R$ 5.750,00 at a presente data, e se foi orado R$ 6.750,00 para o trabalho agendado, ento correto afirmar que a variao de custos seria da ordem de !R$ 1.000,00.
115 Segundo a teoria de motivao humana, de Herzberg, as

pessoas no podem subir para o prximo nvel de necessidade at que os nveis abaixo sejam preenchidos.
116 Considere que a equipe do projeto tenha discutido por

uma quinzena sobre a maneira atual de completar um projeto de alta criticidade e que a discusso em questo tenha causado alteraes com vis negativo no SPI (ndice de performance de prazo) para 0,92 e no CPI (ndice de performance de custo) para 0,75. Nesse caso, se o gerente de projeto disser equipe, iremos agendar a discusso para a nossa reunio na prxima semana, ento a tcnica adotada pelo gerente de projeto a retirada.
UnB/CESPE TRE/PR

Cargo 3: Tcnico Judicirio rea: Apoio Especializado Especialidade: Operao de Computadores

You might also like