You are on page 1of 17

Histria Poltica de Marzago (1949-1960)

Aterson Venncio Leal1

Resumo
Este estudo possui por objetivo de elevar o conhecimento da sociedade marzagonense em relao sua emancipao poltica ocorrida em 1949, e com isso visamos construir a identidade poltica do municpio, o qual ainda no possui nenhum outro estudo referencial, dificultando a formao da identidade poltica entre os moradores. Palavra chave: Poltica, identidade, municpio.

INTRODUO

A emancipao poltica do municpio de Marzago um fato at ento desconhecido pelos seus moradores, e at mesmo por alguns polticos da atualidade isso sem mencionar que, no municpio, existe um grande numero de imigrantes de outros estados, com destaque para a regio Nordeste do Brasil, os quais residem h vrios anos no municpio e no conhecem a historia local. Devido a isso nos despertou um grande interesse quanto ao estudo e a pesquisa sobre a formao de uma identidade do municpio, passando pela construo da histria local, onde a principal indagao e analisarmos o processo histrico compreendido entre 1949 e 1960, com o momento do processo emancipa trio, e se com a emancipao do municpio houve reflexos para a comunidade local e regional.

Aluno da 3 srie do Curso de Histria da UEG Unidade Universitria de Morrinhos. Orientado pelo Professor Mestre Raul Pedro de Barros Batista.

Para realizarmos nossa pesquisa utilizaremos recursos fotogrficos, os quais retratam antigas construes do municpio e moradores, alm de entrevistas orais com antigos moradores do municpio. Para desenvolvermos o nosso trabalho tambm utilizaremos obras bibliogrficas de outros autores como o livro de Valter Estcio Maio, e sua obra Economia de Gois, o qual traz um retrato do estado econmico dentro do perodo delimitado para o estudo. Outra obra que ser utilizada como fonte de apoio na elaborao do nosso trabalho o livro do autor Luiz Srgio Duarte da silva, organizador, relaes cidade-campo: Fronteiras o qual traz relatos do estado goiano sobre tudo economicamente. Outro autor que tambm ser estudado Paulo Bertran e sua obra formao econmica de Gois. A informao encontrada ate o presente momento onde se faz alguns relatos de como o estado de Gois a obra Retrospectiva Histrica de Gois: Da colnia a atualidade das autoras, Cibele de Sousa e Maria Esperana F. Carneiro, nesta obra contamos que o principal interesse dos governantes goianos era tranar novos rumos ao estado, fazendo investimentos nas reas de infra-estrutura como as construes de estradas partindo do Centro-Oeste para as regies Amaznicas alem de grandiosos investimentos no plano de eletrificao do estado, onde se incentiva a construo de usinas para produo de energia eltrica. Essa preocupao com a eletrificao se deu perante possibilidade da instalao de indstrias em Gois. Tambm podemos ressaltar o setor agrrio, o qual tambm recebeu grandes incentivos estaduais para que se conseguisse realizar um alargamento das fronteiras com os demais estados brasileiros. Por ser um estado basicamente agrrio, o governador Coimbra Bueno teve grande destaque em fundamentar a produo animal, isso cedeu com a criao de um laboratrio de vacinas e da instalao depostos agropecurios em locais estratgicos como Goinia, porto nacional e morrinhos, o que deveria marco de uma nova era para a agricultura e a pecuria goiana. O incentivo agrrio realizado pelo estado fez com que se alargasse a fronteira econmica goiana e provocou um processo crescente de migrao par o estado, provocando um grande crescimento populacional, culminando com vrias revoltas sociais. Essas revoltas sociais eram causadas devido a grande procura de terras por parte dos emigrantes que vieram com o intuito de conquistar suas prprias propriedades. Dentre todas as revoltas sociais acontecidas em

Gois motivadas pela procura terras, podem destacar uma das lutas camponesas mais importantes j ocorridas no estado, a qual se intitula como revolta de formoso e trombas, ocorrida na dcada de 60. Para que esses problemas pudessem ser resolvidos e governo criou a chamada marcha para o oeste, onde se incentivaram as pessoas a partirem para localidades menos habitadas, como isso o governo estaria solucionando dos problemas, um era habitar grande parte do estado at ento quase ento quase desabitada, e outro era colocar um ponto final nos constantes conflitos. A marcha para o oeste fez com que a economia do centro-oeste se integrasse com a economia nacional. A dcada de compreendida entre 1950 e 1960 foi marcada no estado pelo o inicio da construo da capital do pas, Braslia e da rodovia federal BR-153 (Belm-Braslia), esse fato possibilitou e se houvesse uma dilatao da fronteira de produo nacional. No momento em que o municpio de Marzago se organizava para conseguir a sua prpria legalizao, o estado de Gois estava passando por um perodo de incentivos para que pudesse se tornar um estado com grande potencial econmico. Dessa forma esperamos concluir o nosso trabalho de maneira bem explicativa, onde possa despertar o interesse do leitor, sem mencionar que o principal objetivo descrever fatos ocorridos no apenas no municpio de Marzago o qual est focalizado a maior parte de nosso estudo, mas tambm retratar Gois na dcada de 50, momento em que o estado passava por transformaes e investimentos.

1. SITUAO POLTICA E ECONMICA BRASILEIRA (1949-1960)

Para desenvolver nosso trabalho, iremos efetuar um estudo, em que abordaremos elementos no campo poltico, econmico e social dentro do perodo delimitado, no qual est compreendendo onze anos (1949-1960). Nesse estudo, realizaremos confronta mento de realidades, onde iremos traar paralelos econmicos, polticos e sociais ocorridos no Brasil e no estado de Gois.

No perodo compreendido entre 1946-1951, o Brasil era governado por Eurico Gaspar Dutra, o qual conseguiu se eleger graas ao apoio de Getlio Vargas a fora eleitoral do PSD (Partido Social Democrtico).
A estratgia de desenvolvimento do governo incluiu o Plano Salte, que significava Sade, Alimentao, Transporte e Energia. Proposto em 1947 tinha como objetivos o gerenciamento dos gastos pblicos e o investimento nos setores essenciais do pas. (ARQUIVO NACIONAL, 2003, p. 81).

A partir da observao da colocao acima, podemos perceber que o governo Dutra visava desenvolver uma poltica de desenvolvimento bsico, em que o principal objetivo era solucionar problemas como sade, transporte, alimentao e energia. Dutra tambm adotou uma poltica liberal, onde o mercado era aberto s importaes e a ao do capital estrangeiro. Abertura que resultou numa violenta crise caracterizada pela especulao financeira, gerando inflao e aumento do custo de vida dos brasileiros. O mandato presidencialista de Dutra chega ao fim no dia 31/01/1951. No mesmo dia, assume Getlio Dornelles Vargas, o qual teve sua campanha baseada em promessas de ampliao do setor industrial e das leis trabalhistas. Esse seria o segundo mandato de Vargas e nesse novo governo procurou agir como rbitro das lutas sociais. O segundo perodo presidencial caracterizou-se por uma poltica econmica de tendncia nacionalista e que buscou conciliares as demandas populares com as exigncias de acelerao do crescimento econmico, [...] (ARQUIVO NACIONAL, 2003, p. 85). Percebemos que em seu segundo mandato, Vargas vai priorizar a implantao de uma economia nacionalista, porm se defronta com graves problemas, de um lado os liberais, os quais no aceitaram sua poltica de carter nacionalista e intervencionista; de outro lado, a classe trabalhadora a qual reivindicava uma soluo para o alto custo de vida. A velha poltica do nacionalismo econmico e a do intervencionalismo estatal visavam buscar o desenvolvimento do pas, porm chocou-se de frente com uma camada empresarial que se fortalecera com o capitalismo liberal e aberto, implantado por Dutra. Aps ter em suas mos o domnio da indstria de base, os transportes, a energia, a petroqumica e a agricultura, Vargas lana o Plano Lafer, o qual significava Plano Nacional de Reaparelhamento Econmico. Desse plano surgiu maior realizao do governo Vargas, que foi a criao da Petrobrs em 1952; com isso institui-se o monoplio estatal de explorao, refino e distribuio do petrleo no Brasil.

Ao analisarmos o governo Vargas, percebemos que foram criados alguns rgos pblicos que marcaram e ainda fazem parte da histria poltica brasileira, dentre eles o Instituto de Aposentadorias e Penses dos Industriais (IAPI), em 1951; o Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico (BNDE), em 1952; o Plano do Carvo Nacional e a Superintendncia do Plano de Valorizao Econmica da Amaznia (que se transforma na Sudam). Em janeiro de 1954 tambm se criou o Instituto Nacional de Imigrao e Colonizao (INIC). Ao verificarmos essas criaes concebidas por Vargas, percebemos que sua preocupao era fazer com que o Brasil sasse do anonimato, pois essas criaes viam repercutir em mbito nacional, trazendo grandes benefcios scio-econmicos para o pas. Mesmo desenvolvendo uma poltica na qual visava acelerar o crescimento do Brasil, em 1954 Vargas vivia uma turbulncia, onde representantes do liberalismo acusava o seu governo de corrupo. Em conseqncia, Vargas acusava os setores ligados ao capital externo de contriburem para o alarde das dificuldades dos brasileiros. Em 1954, Vargas enfrentava a oposio da Unio Democrtica Nacional (UDN), dos militares e da imprensa, representada em especial por Carlos Lacerda, e mesmo da estrutura burocrtica (ARQUIVO NACIONAL, 2003, p. 86). Aps um violento atentado bomba em cinco de agosto de 1954, que feriu mortalmente o Major da Aeronutica Rubens Vaz, e feriu a perna do jornalista Carlos Lacerda a situao agravou-se. As investigaes apontavam como mandante do crime o chefe da guarda pessoal de Vargas, o tenente Gregrio Fortunato, mais conhecido como Anjo Negro; mediante isso,toda a aeronutica se rebelou contra Vargas e com essa rebelio Caf Filho, o ento vice-presidente propunha a Vargas uma renncia conjunta; porm Vargas no aceita e no dia 23 de agosto de 1954, Caf Filho rompe formalmente com Vargas. O mandato de Getlio ficou realmente insustentvel e com um tiro no corao coloca de vez um ponto final na sua vida. Porm, com o suicdio de Vargas a situao poltica brasileira se tornou quase que insustentvel, pois o ato de Vargas desencadeou uma srie de conflitos, nos quais massas populares saram para as ruas chorando e pedindo vingana sua morte e Carlos Lacerda foi obrigado a sair do Brasil e exilar-se em outro pas.

Com um clima muito tenso, Joo Caf Filho assume a presidncia do Brasil no dia 24 de agosto de 1954, mesmo dia do suicdio de Vargas. Para administrar a economia brasileira, Caf Filho tem como ministro da Fazenda Eugenio Gudin, o qual defendia uma poltica ortodoxa, onde se visava estabilizar a economia e combater a inflao. O ministro adotou como principais medidas de conteno do crdito e o corte das despesas pblicas, procurando, assim, reduzir o dficit pblico, causam, em sua avaliao, do processo inflacionrio (ARQUIVO NACIONAL, 2003, p. 92). A principal preocupao de Caf Filho era controlar as despesas pblicas; foi ento institudo o imposto nico sobre a energia eltrica gerando o Fundo Federal de Eletrificao e o imposto na fonte sobre a fonte de trabalho assalariado. Em seu governo tambm se destacou a criao da Comisso de localizao da Nova Capital Federal. Tambm inaugurou a usina hidreltrica de Paulo Afonso, a qual visava gerar eletricidade para que se pudessem atender s necessidades industriais. No dia 3 de novembro de 1955, Caf Filho se afastou do governo por motivos de sade; no dia 8 de novembro fora substitudo por Carlos Luiz, o ento presidente da Cmara de Deputados. Quando j restabelecido Caf Filho tenta voltar ao governo, porm seu retorno foi impedido pelo Congresso Nacional no dia 22 de novembro de 1955, e confirmado pelo Supremo Tribunal Federal em dezembro. Porm, nesse intervalo, o ento General Lott, com uma manobra poltica retira Carlos Luz do poder e Nereu Ramos, o ento presidente do Senado, assume o governo no dia 11/11/1955. Nereu Ramos assume o governo apenas com o intuito de garantir a posse dos eleitos em janeiro de 1956. Ao analisarmos o perodo compreendido entre 31/01/1951 a 31/01/1956 percebemos que o Brasil vivenciou um perodo muito conturbado, onde teve quatro presidentes, o que causou uma srie de conflitos internos. As crises polticas tiveram incio com os confrontos entre Vargas e representantes do Liberalismo, os quais acusavam o Presidente de corrupo; devido a presses Vargas se suicidou na manh de 24 de agosto, com sua morte assume o seu vice Caf Filho, e naquele momento o pas passava por um contraste de revolta e dor, por ter perdido o denominado defensor dos pobres, Vargas. Com problemas de sade, Caf Filho se afasta do governo e assume Carlos Luiz, que fora deposto e em seu lugar colocado Nereu Ramos. Ao verificarmos todos esses acontecimentos internos na poltica brasileira pode- se perceber que os governantes perderam o entusiasmo em direcionar o pas rumo ao

desenvolvimento e acabar com os conflitos sociais internos, em que a populao estava eufrica mediante tantas mudanas no governo. No dia 31/01/1956 termina-se o mandato provisrio de Nereu Ramos e empossado Juscelino Kubtschek de Oliveira. JK foi assim que o novo Presidente passou a ser chamado pela populao brasileira, o qual possua um plano de metas com o lema Cinqenta anos de progresso em cinco anos de governo, o que se visava principalmente o crescimento industrial, e de fato entre os anos de 1955 e 1961 a indstria brasileira cresceu 80%, dando destaque indstria do ao, mecnicas, eltricas e comunicaes alm dos equipamentos de transporte.
A poltica econmica dos anos JK obteve resultados expressivos na rea de expanso industrial, mas gerou contradies, como o favorecimento concentrao de capital, com a entrada de empresas multinacionais no pas, que deixou poucas oportunidades para o pequeno capital. (ARQUIVO NACIONAL, 2003, p. 104).

Podemos constatar que a poltica de desenvolvimento adotava por JK fez com que as fronteiras industriais brasileiras se abrissem em nvel internacional, no qual vrias empresas estrangeiras foram atradas para o Brasil fazendo com que, os pequenos empresrios brasileiros com poucas oportunidades de concorrer com as multinacionais estrangeiras, quebrassem. Com essa abertura ao capital externo, entre 1957 e 1961, a real taxa de crescimento do Brasil foi de 7% ao ano, esse desenvolvimento foi possibilitado pela existncia de um grande mercado interno, pela grande capacidade de produo de ferro e de ao e tambm pela disposio de investimentos externos. O governo JK se destacou pelos incentivos de entrada de capitais externos, capitais que seriam direcionados s reas de transporte e de energia, onde se visaria construir uma infra-estrutura para que se instalasse um grande parque industrial no pas. Economicamente, JK ficou conhecido pelo nacionalismo desenvolvimentista, porm um nacionalismo diferente ao adotado por Vargas, uma vez que JK apoiou-se no capital estrangeiro para que se conseguisse um rpido desenvolvimento do pas dando nfase a seu lema de governo. No seu plano de metas, JK visava desenvolver setores bsicos da economia, onde se buscava gerar mais emprego e mais consumo; para isso incentivou cinco pontos bsicos que eram: educao, indstria de base, transporte, energia e alimentao.

Porm, o grande ato que marcou o perodo presidencial de JK foi construo da nova capital federal no Centro-Oeste do Brasil a cidade de Braslia que fora projetada por Oscar Niemeyer e inaugurada no dia 21 de abril de 1960. A poltica econmica de JK fez surgir uma classe mdia consumista, e em contra ponto fez com que surgisse uma classe trabalhadora que sofria com o alto custo de vida gerado pela poltica do governo. A inflao do pas atingiu 39,5% em 1959, e o dficit pblico era enorme em conseqncia dos altos investimentos na modernizao do pas, isso associado aos exorbitantes gastos com a construo da nova Capital Federal. Percebemos que JK fez com que o Brasil se inserisse risse de vez no campo industrial, onde notamos a busca de capital estrangeiro para que se constusse uma infra-estrutura de grande porte na qual despertasse o interesse de empresas estrangeiras em investir no Brasil. Tambm notamos o interesse do governo em criar novos mercados de trabalho isso visando o consumismo da populao. Para finalizarmos, podemos citar que JK deixou para seu sucessor um pas renovado, porm endividado, isso devido abertura para a entrada de capital estrangeiro. No que se diz a respeito economia, constatamos que os governantes do Brasil buscavam inserir o pas no mercado industrial, no qual a maioria dos investimentos era direcionada construo de uma infra-estrutura que fosse capaz de se adequar s necessidades industriais estrangeiras. Para eles, o setor industrial seria a mola propulsora para se construir uma economia forte e viril.

1.1 Situao Social Brasileira.

No Brasil, ocorreram inmeras revoltas sociais causadas pelas excessivas medidas tomadas pelos governantes, medidas muitas vezes absurdas em que deixavam de oferecer populao at servios bsicos de sade. Nesse momento, percebemos que o Brasil buscava desenvolver-se e por isso criaramse planos nos quais buscou revolucionar os principais setores bsicos do pas como sade, alimentao, transporte, educao, energia e tambm incentivar a indstria de base. O governo

percebeu que o Brasil necessitava dar um salto econmico, onde se buscava a criao de empregos para que, em conseqncia, se criasse mais consumo no mercado interno. As massas populares foram grandes responsveis pela criao de vrios planos os quais buscariam melhorias para o Brasil, porm as foras dessas massas eram limitadas pois no existia nenhuma organizao; porm, a partir do momento em que se unem tornam-se cada vez mais respeitadas e at mesmo temidas pelos polticos. Como exemplo de organizao de massas populares, podemos citar as Ligas Camponesas, as quais eram favorveis reforma agrria e tambm os Centros Populares de Cultura (CPC), que eram compostas por estudantes, os quais se mobilizaram em torno da UNE, fazendo surgir um dos principais focos de expresso cultural do perodo. Porm, as massas populares tambm se identificam com alguns polticos principalmente com Getlio Vargas, exemplo disso foi quando Vargas se suicidou e que centenas de populares que apoiaram o velho ditador saram s ruas para chorar e vingar a sua morte. Alguns jornais contrrios a Vargas foram apedrejados e saqueados em sinal de revolta. Percebemos ento que as camadas populares sempre tiveram atuao dentro da poltica governista brasileira, e traziam benefcios e alguns prejuzos ao mesmo tempo.

1.2 Situao Poltica e Econmica Goiana

Ao analisarmos a poltica e a economia goiana, percebemos que as duas comearam a se desenvolver e trilhar caminhos slidos a partir de 1946. O desenvolvimento de uma poltica que visava buscar melhorias para Gois s se inicia na dcada de 30, isso porque Getlio Vargas assume a presidncia e acaba definitivamente com o sistema de poltica coronelista na qual o Estado vivera. A economia goiana at a dcada de 30 tambm era precria, pois os coronis que mantinham o poder em suas mos no buscavam melhorias e investimentos para o Estado, mas sim, benefcios a si prprios. A economia goiana desde o incio do adentramento das primeiras bandeiras surgiu de maneira errada, pois buscavam apenas ouro, e quando encontrado era retirado, no existia nenhum investimento que buscasse formar um Estado economicamente forte. Com o declnio da

minerao, surge a agricultura de subsistncia dando destaque criao de gado que foi surgir devido s condies naturais do Estado como imensas faixas de terras com timas pastagens.
Os governos estaduais que se sucederam no perodo de 1946 a 1964 procurariam cada vez mais inserir Gois no processo produtivo nacional e, portanto, dedicou-se resoluo de dois problemas principais: infra-estrutura bsica e comunicao. (CARNEIRO, 1996, p.83).

Ao analisarmos os setores bsicos da economia goiana entre 1930 e 1945, percebemos que no existia nenhum incentivo nas reas de comunicao, transporte, energia e educao; com isso Gois era um Estado deixado ao descaso, em que seus governantes no tinham nenhuma preocupao em desenvolver um plano no qual fizesse com que a economia goiana se desenvolvesse e se destacasse em mbito nacional. Em 1946, Coimbra Bueno foi eleito para um mandato de quatro anos nos quais compreendiam entre 1947 a 1950. Coimbra Bueno foi um dos primeiros polticos goianos a se preocupar em buscar o desenvolvimento para a regio do Planalto Central. Tudo se inicia quando o governador busca expandir a economia do Estado rumo Amaznia. O governador tambm buscou solucionar o problema de transporte e comunicao iniciando a construo da rodovia Anpolis Tocantnia, a qual proporcionaria a Gois descobrir novos horizontes, uma vez que ficaria mais fcil descolar-se e ter maior controle de toda faixa territorial do Estado a qual era imensa e at mesmo desconhecida. Por se tratar de um Estado voltado produo agrria, o governador buscou incentivar o melhoramento e a produo animais, ou seja, o governo passou a se preocupar com a qualidade do gado goiano e criou em pontos estratgicos do Estado, laboratrios de vacinas e de postos agropecurios, os quais tambm buscaram desenvolver as cidades nas quais eram implantados os postos. Coimbra Bueno tambm se preocupou em inserir a nova capital Goinia de vez no mercado imobilirio, onde se investiu na ampliao e construo de obras pblicas, alm da expanso da venda de lotes e abertura de novos bairros em torno da capital goiana. Portanto, percebemos que a principal preocupao do governador era criar uma infraestrutura bem alicerada, na qual buscava desenvolver o Estado na inteno de atrair novos incentivos econmicos para Gois.

Com o fim do mandato de Coimbra Bueno em 1950, fora eleito Pedro Ludovico Teixeira, o qual tambm teria seu mandato de quatro anos, compreendidos entre 1951 a 1954. Pedro Ludovico visava implantar no Estado, uma poltica modernizadora, onde tambm se preocupou em desenvolver um plano no qual planejava em primeiro lugar possibilitar o incio da industrializao no Estado. Para que se instalassem as primeiras indstrias no Estado, necessitava se de uma grande fonte de energia; com isso se criou as Centrais Eltricas de Gois (CELG) e tambm se inicia a construo da Usina do Rochedo. Segundo Carneiro (1996, p.84), o governo de Pedro Ludovico tambm se empenhou em captar recursos estaduais e para isso se criou o Banco do Estado de Gois S/A (BEG). Com o fim do governo de Pedro Ludovico em 1954, inicia-se o governo de Jos Ludovico de Almeida, mais conhecido como Juca Ludovico, o qual ter seu mandato at 1960. O governo de Juca Ludovico se destacou pela intensificao e execuo do plano rodovirio, onde se construiu inmeras estradas em regies at ento despovoadas, fazendo com que o Estado de Gois se despertasse de vez para o adentramento de recursos e incentivos vindos de outros estados do Brasil. Porm, com a abertura da fronteira econmica do Estado deu-se incio a um crescente processo de migrao para Gois; essa migrao, de forma desordenada, foi ocasionada pelo incentivo posse da terra gerando um crescimento populacional desproporcional. Ao analisarmos a poltica e a economia goiana percebemos que no havia nenhum interesse dos governantes em inserir Gois de vez no mercado econmico do Brasil. Somente a partir de 1930, com o fim do coronelismo que os primeiros governos comeam a se preocupar em buscar desenvolver a regio do Planalto Central. Porm, somente a partir de 1946, vo ser criados planos nas quais visam um crescimento acelerado da economia do Estado, porm esses planos se esbarram em dificuldades bsicas como educao, sade, alimentao, vias de transporte e principalmente energia, isso porque buscavam a instalao de grandes indstrias no Estado. Mediante esses problemas, as principais medidas dos governantes eram abrir estradas mata adentro, criando-se assim vias de transportes visando locomoo e comunicao com regies at ento pouco conhecidas por grande parte dos goianos. Outra preocupao era a

criao de um plano de eletrificao no qual se iniciasse rapidamente a construo de usinas hidreltricas visando instalao das indstrias.

1.3 Situao Social Goiana.

A situao social de Gois era bastante agitada, isso pelo fato da grande disputa pela terra, uma vez que as migraes desordenadas de pequenos produtores usavam a aquisio de terras para que pudessem produzir seus produtos de subsistncia, porm quando chegavam regio se deparavam com vrias tribos indgenas, gerando assim os conflitos entre os atuais donos das terras com os imigrantes, os quais buscaram pequenas faixas de terras pertencentes aos grupos tribais.
As aes polticas do Estado no sentido de viabilizar a conquista do Oeste, a partir dos anos 40, incrementaram o movimento migratrio e a ocupao econmica da fronteira em Gois [...] a prpria poltica de ocupao, sob a gide do Estado autoritrio, estimulava o avano das frentes de expanso sobre os espaos tribais e da frente pioneira sobre a produo camponesa, advindo assim os desencontros e os conflitos sociais pela terra na fronteira. (BORGES, 2000, p.146).

Segundo Borges, os prprios governantes goianos fizeram com que se iniciasse o conflito entre a populao goiana e os imigrantes que vinham para o Estado, isso pelo fato do governo tentar introduzir uma poltica expansista em que a meta era desbravar o oeste goiano. Porm, essa expanso se esbarrou em inmeras barreiras, e como principal exemplo os grupos tribais os quais no aceitavam a idia de terem suas terras roubadas, gerando assim inmeros conflitos pela posse da terra. As constantes disputas de terras no Estado de Gois sempre ocasionaram vrios conflitos entre os grandes e pequenos proprietrios de terras, como exemplo disso foi a denominada Revolta de Formoso e Trombos, o qual foi um dos mais evidentes e sangrentos movimentos ocorridos em Gois, causando grande repercusso em mbito nacional.
O movimento ocorreu no mdio-norte do Estado, numa zona de fronteira de terras devolutas ocupados por posseiros antes dos anos 50. Os ocupantes chegaram regio com a frente de expanso estimulada pela propaganda oficial sobre a criao da colnia Agrcola Nacional de Gois, no vale do So Patrcio. O excedente populacional no absorvido pela CANG avanou para o norte, procura de terras frteis para a agricultura. (BORGES, 2000, p. 148).

Para Borges, os conflitos de Formoso e Trombos foi uma conseqncia do NANG, a qual incentivou a ida de camponeses para a regio do Vale do So Patrcio, porm o excedente populacional no incorporado pela CANG partiu rumo ao norte, procura de terras frteis para o desenvolvimento da agricultura. Inicialmente, as aes camponesas agiam nos princpios da legalidade, onde se buscavam a legalizao das terras ocupadas. Porm, em meados de 1954, chegaram regio de Formoso os primeiros partidrios do PCB, os quais tinham como propsito organizar a resistncia armada dos camponeses contra a ao dos grileiros e de grandes fazendeiros. Em abril de 1955, ocorreu o maior confronto armado envolvendo camponeses e milcias a servio dos latifundirios. Por serem em maior nmero e mais organizados, at mesmo com a ajuda do PCB, os camponeses foram vitoriosos e, com isso, a regio ficou sob o controle dos pequenos produtores, que em 1962 receberam cerca de vinte mil ttulos de posse. Outras disputas pela terra ocorreram tambm no norte do Estado aps a abertura da rodovia Belm-Braslia (BORGES, p. 200). Com a abertura da rodovia, se instalou na regio de Porongatu um grande nmero de posseiros vindos das regies pobres do pas e em constantes crises sociais, principalmente de pessoas vindas do Piau e Maranho, os quais chegaram, ocuparam e abriram suas roas nas terras de mota, buscando se organizar e para terem uma pequena produo familiar.
Os grileiros numa ganncia incontida repetem em Gois os mesmos episdios de outros estados que passaram por esta fase. Os grileiros forjam documentos nos cartrios, modificam e alargam fronteiras das terras griladas. E quando o analfabeto homem da roa ouve falar que h dvida em suas terras, estas j esto, h muito, matriculados nos chamados Registros de Terrenos. O novo proprietrio reclama seus direitos e os posseiros, homens humildes, procuram outras regies, onde morrem esquecidos na misria. (CAIADO apud BORGES, 2000, p. 147).

Dentro dos vrios conflitos sociais ocorridos no campo, percebemos a ao dos grileiros, os quais faziam com que se eclodissem vrios leitos visando posse e domnio da terra nos sertes de Gois. Esses conflitos geralmente ocorriam entre o posseiro ou pequeno proprietrio, que vivia basicamente da economia do excedente que tinha a posse da terra, mas no possua o ttulo de propriedade. De outro lado, existia o grande fazendeiro, o qual vivia no tempo do poder pessoal e da ordem de especulao fundiria, onde os mesmos visavam englobar as suas imensas propriedades s demais terras dos pequenos proprietrios, os quais j estavam prontos para o

desfruto, pois os pequenos camponeses j haviam adentrado nas matas, derrubando as rvores e preparado s terras para plantao. Os grandes fazendeiros que eram compostos com uma pequena camada das elites possuam um conhecimento mais ampliado em relao ao pequeno produtor, sem contar que tambm possua uma proximidade com os poderosos do Estado, onde usufrua de certas regalias, como sentenas favorveis a si mesmos. Esses fazendeiros aplicavam nos camponeses o famoso golpe da grilagem, o qual se fazia da seguinte forma: o grande proprietrio sabendo que os pequenos lotes dos camponeses no possuam ttulo de propriedades, iam ao cartrio e, juntamente com pessoas mal intencionadas, registravam as terras no nome dos fazendeiros, os quais posteriormente contestavam a propriedade das terras alegando serem invadidas; em conseqncia, o governo dava um parecer favorvel ao fazendeiro, fazendo com que o pequeno proprietrio fosse expulso de sua terra, procurando, outra regio para comear de novo, onde certamente morreria no esquecimento e abandono total. A ao dos grileiros em Gois fez desencadearem vrios movimentos revoltosos, causando conflitos entre grandes e pequenos proprietrios rurais em busca pela terra, derramando muito sangue no serto goiano, onde na maioria das vezes os fazendeiros e grileiros levavam vantagem na luta, pois agiam de forma organizada e tinham um grande arsenal de armas e munies, o que no possua os pobres posseiros, sem mencionar o apoio de autoridades corruptas e da polcia militar local. Um fator que favoreceu muito a ao dos grileiros no Norte de Gois foi o isolamento da regio e o poder econmico e poltico dos grandes fazendeiros. Segundo Borges (2000), esse clima de confronto social no campo favoreceu a atuao poltica e ideolgica no Partido Comunista Brasileiro (PCB). Em Gois, o PCB, surge nos anos 50, concentrando suas atuaes na zona rural do Estado, visando organizar e articular os trabalhadores na luta contra as altas taxas de arrendamento cobradas aos assentados, constituindo as chamadas ligas camponesas. Para Borges (2000), nos movimentos sociais no campo em Gois, observa-se que apesar da resistncia de grupos de trabalhadores rurais, a expropriao de suas terras e a explorao econmica dos grandes proprietrios rurais, a ordem era logo restabelecida mediante a interveno do poder pblico. O Estado sempre se posicionava e agia a favor da classe dominante.

Percebemos ento que mesmo se organizando em sindicatos ou ligas, mesmo com o apoio do PCB, os pequenos camponeses principalmente imigrantes de outros estados no conseguiram derrotar o poder dos grandes proprietrios, pois alm de seus jagunos eles contavam com o apoio de alguns governantes, os quais antecediam por eles. J os camponeses, pessoas humildes no tinham a quem recorrer. Assim eles perdiam suas terras e eram lanados a merc de sua prpria sorte.

CONCLUSO

Ao analisarmos os parmetros polticos, econmicos e sociais no Brasil e no Estado de Gois, percebemos inmeros problemas ocorridos devido principalmente pela falta investimentos nos setores bsicos como sade, energia, transporte, alimentao e principalmente comunicao. Entendemos, contudo, ao abordar tal temtica, que o Brasil possui uma imensa faixa territorial tornando difcil sua administrao. Fato que tambm ocorreu em Gois, durante o perodo compreendido entre 1949 a 1960, o qual era um Estado de difcil acesso, onde os governantes no se preocuparam em investir em infra-estrutura, mas sim extrair tudo o que rendesse capital de forma imediata, como o caso do ouro durante o sculo XVIII compreendido entre os anos de 1722, onde se encontrou a primeira jazida de ouro na Serra Dourada at o ano de 1760, onde a minerao entrou em decadncia e fora substituda pela pecuria de subsistncia. Temos tambm a questo da localizao geogrfica, pois o Estado se localiza no denominado corao do Brasil, onde se tornava de difcil acesso a comunicao com as demais regies do pas, pois em Gois no existia estradas, e as que existiam eram praticamente intrafegveis, sendo assim o nico modo de se chegar ao Estado era atravs dos rios Tocantins e Araguaia, os quais tambm ofereciam algumas dificuldades de navegao, como cachoeiras, bancos de areia e at mesmo o estreitamento de alguns pontos dos ris. De maneira geral, constatamos que os governantes brasileiros vo comear a se preocupar com o desenvolvimento do pas a partir da dcada de 1930, quando Getlio Vargas chega ao poder e com uma poltica de carter populista busca estruturar o pas, para isso buscou

incentivar a construo das bases da industrializao nacional, com isso Vagas passou a incentivar o crescimento da indstria de base, porm os resultados do desenvolvimento do pas seriam vistos nas dcadas de 1940 e 1950. J no Estado de Gois os primeiros investimentos foram efetuados a partir de 1946, isso devido a preocupao do governador Coimbra Bueno, um dos pioneiros a buscar e lutar pelo desenvolvimento do Estado, porm os primeiros resultados desses investimentos sero vistos na dcada de 1950, onde o Estado se torna um dos principais produtores e exportadores de produtos agrcolas, destacando-se na agricultura com o arroz e posteriormente destacando-se na pecuria com a criao de gado bovino.

REFERNCIAS

ARQUIVO NACIONAL (BRASIL). Os Presidentes e a Republica: Deodoro da Fonseca a Luiz Incio da Silva. 2 ed. Revista e aumentada. Rio de Janeiro: A Arquivo, 2003, 214p. BERTRAN, Paulo. Formao Econmica de Gois. Editora Oriente. Goinia: 1978, 160p. BORGES, Barsanufo Gomides. Gois nos quadros da Economia Nacional: 1930-1960. Goinia: Ed. Da UFG, 2000, 172p. BORGES, Basanufo Gomides. O despertar dos Dormentes, estudo sobre a Estrada de Ferro de Gois e seu papel nas transformaes das estruturas regionais: 1909-1922. Goinia, Cegraf, 1990.130p. (Coleo documentos goianos 19). CHAUL, Nasr Fayad. Caminhos de Gois, da construo da decadncia aos limites da modernidade. 2 edio, editora da UFG. Goinia: 2001, 253p. DOLORES, Dalsia Elisabeth Martins. As comunicaes fluviais pelo Tocantins e Araguaia no sculo XIX, prefcio de Nicia Vilela Luz. Goinia, Editora Oriente 1973, 176p. ESTADO DE GOIS. Prefeitura Municipal de Marzago. Lei N. 46/61. FERREIRA, Jurandyr Pires. Enciclopdia dos municpios brasileiros. Rio de Janeiro: IBGE 1958, 453p. GUEDES, Valterli. A metrpole do Centro Oeste Hoje. Goinia, n17, p.28-35, outubro de 2006. MAIA, Valter Estcio. Economia de Gois. 2 edio. Goinia: 1986, 192p. MORAES, Paulo Roberto; FIORAVANTI, Carlos. Centro-Oeste: terra de conquistas. So Paulo: HARBRA, 1998.- (Coleo redescobrindo o Brasil regies brasileiras).

REZENDE, Senador ris. Pedro Ludovico. A saga da construo de Goinia no corao do Brasil. Braslia, Senado Federal, 2001,139p. ROCHA, Hlio. Os Inquilinos da Casa Verde- Governos de Gois de Pedro Ludovico a Maguito Vilela. SOUZA, Cibeli de; Carneiro, Maria Esperana F. Retrospectiva Histrica de Gois: da colnia atualidade. Livraria Cultura Goiana. Goinia: 1996.

You might also like