You are on page 1of 12

1

O ENSINO DE HISTRIA E SUAS TRANSFORMAES NO ENSINO FUNDAMENTAL Denize Elias da Silva1

RESUMO Este artigo retrata as diversas reformas curriculares que houve no pas, durante o perodo colonial at a ascenso do Golpe Militar no ensino de Histria. Essas reformas foram responsveis pela interao da camada popular na educao que anteriormente era privilgio apenas da classe dirigente a Elite, tambm proporcionou a criao de cursos e escolas para um melhor preparo de professores e alunos, para com isso exaltar e deixar bem explicita a importncia que o ensino de Histria traz para o desenvolvimento do raciocnio, construo do imaginrio e viso crtica dos acontecimentos em nossa sociedade. PALAVRAS-CHAVE: Educao Conhecimento Mudanas.

INTRODUO

Atravs do presente trabalho em estudo, procuraremos informar ao leitor fatos que ocorrem nas salas de aula na correlao entre mestres e alunos com o fim de informar a carncia ocorrida principalmente nas instituies pblicas com a deficincia de funcionrios e excesso de servio desestimulando os mestres nas suas prticas de ensino, e induzindo os alunos a mtodos de memorizao causando assim falta de interesse na disciplina estudada. Nossa pesquisa tem como o intuito fazer um estudo aprofundado nos mtodos de ensino de histria que os mestres utilizam em suas aulas procurando inov-las para a disciplina de histria deixar de ter um carter decorativo passando a ter um enfoque crtico e reflexivo no tempo e no espao. Pretendemos tambm analisar os caminhos pelos quais passa a histria principalmente em nvel de ensino fundamental. Esta pesquisa ser de extrema
1

Acadmica da 3 srie do Curso de Licenciatura Plena em Histria da UEG Unidade Universitria de Morrinhos. Orientada pelo Professor Mestre Raul Pedro de Barros Batista.

importncia para se elaborar um conhecimento de como esta aprendizagem nas salas de aulas e tentar compreender as causas dos problemas ocorridos nos mtodos de ensino utilizados. Sabendo que esta pesquisa enfrenta uma problemtica quanto ao perfil de capacitao profissional docente, buscando identificar esta fragilidade, bem como os poucos recursos materiais e a falta de interesse por parte dos educandos na aprendizagem da disciplina de Histria. Utilizaremos neste estudo fontes de pesquisa para fazer comparaes entre o ensino de histria utilizado do sculo XIX aos mtodos utilizados nos nossos tempos atuais, pois atravs dos mtodos de comparaes podemos fazer descobertas sobre o que foi melhorado no ensino de histria e o que ficou estagnado na aprendizagem. Pretendemos utilizar ainda nesta pesquisa entrevistas com professores e alunos, usando referncias bibliogrficas e fazendo relatrios das escolas analisadas, tudo em prol de realizar uma pesquisa que traga benefcios para educadores e educandos. Embasando em obras de Circe Maria no Ensino de Histria Fundamental e Mtodos, na de Selma Guimares, Caminhos da Histria Ensinada e Marcos C. da Silva em prazer em ensino e pesquisa, acreditamos que despertaremos no leitor o prazer de conhecer melhor a educao e nos mestres e alunos despertaremos o interesse de mudanas em mtodos diferenciados que gerem a satisfao em conhecer a histria em forma de anlise e pesquisa.

1. CONHECIMENTOS SOBRE A EDUCAO NO BRASIL

1.1 A Educao no Perodo Colonial

O Brasil era colnia de Portugal, sabendo-se assim que tudo que era produzido aqui no Brasil tinha os fins lucrativos para Portugal, sendo que a economia se expandia em torno do engenho do acar e da produo cafeeira e os grandes proprietrios de terras recorriam ao trabalho escravo, inicialmente dos ndios e depois dos negros africanos.

3 Nesse contexto a educao no era meta prioritria a ser alcanada na colnia, j que no havia necessidade de formao especial para desempenhar atividades na agricultura. Apesar disso as metrpoles europias enviam religiosos para o trabalho missionrio com a criao da Companhia de Jesus composta por padres jesutas que chegaram ao Brasil para converter os gentios e impedir que os colonos se desviem da f catlica. (ARANHA, 2002, p. 99).

O ensino que os padres jesutas ministraram era completamente alheio realidade da vida da colnia, sendo um ensino que no se preocupava com a qualificao para o trabalho no contribuindo assim para modificaes estruturais na vida social e econmica do Brasil, mas era um ensino que se preocupava com as coisas da alma. A educao interessava apenas a classe dirigida a elite por se tratar da maioria ser uma sociedade agrria e escravista no havia interesse pela educao, da havia uma grande massa dos iletrados, sendo que as mulheres e negros eram excludos do ensino pelos padres jesutas. Nota-se que nos sculos XVI e XVII, a educao foi marcada pelo ensino jesutico, mas este ensino estava causando indignao devido este ensino no atender as necessidades profissionais mas s espirituais beneficiais aos padres que mantinham o controle na colnia, sendo assim os jesutas foram expulsos do Brasil pelo Marqus de Pombal.
O ensino jesutico foi modificado para o ensino de disciplinas isoladas com a inteno de oferecer aulas de lnguas modernas como o francs, alm do desenho aritmtico, cincias naturais (ARANHA, 2002, p. 134).

Mas havia dificuldades para esse ensino se concretizar, pois os colgios eram dispersos, os mestres incompetentes pela questo de serem mauremunerados.
A escola era freqentada somente pelos filhos dos homens que recebiam apenas uma educao que os preparava para assumir a direo do cl da famlia e dos negcios no futuro, sendo portanto uma educao limitada a um grupo de pessoas pertencente classe dominante que estava destinada a educao escolarizada. (ROMAULLI, 2002, p. 33).

Com a expulso dos jesutas leigos comearam a ser introduzidos no ensino e o Estado assumiu, pela primeira vez, os encargos da educao. A presena do prncipe regente, D. Joo por 12 anos no Brasil trouxe mudanas nas instituies educacionais da poca sendo a principal dessas mudanas a criao dos primeiros cursos superiores (no tecnolgicos) na colnia e em 1772 foi implantado o ensino pblico oficial, sendo que anteriormente o ensino era particularizado.

1.2 A EDUCAO NO PERODO IMPERIAL

1.2.1 A Transio da Colnia ao Imprio

Segundo nos afirma Aranha (2002):


Devido aos atritos da corte com Napoleo, em 1808 a famlia real portuguesa se muda para colnia sob a proteo da Inglaterra. Havendo assim alterao da vida da colnia devido s novas exigncias administrativas. (ARANHA , 2002, p. 150):

Com a vinda de D. Joo VI como foi tido anteriormente, o Brasil passa por mudanas como a abertura dos portos e a negao de alvar que proibia a instalao de manufaturas, significando assim a ruptura do pacto colonial. Sendo assim, surgem alguns passos sugestivos para ento sonhada independncia do Brasil. Como sabemos o Brasil enquanto colnia de Portugal no podia comercializar com outros pases e pagava impostos altssimos para Portugal, por isso buscava sua independncia para comercializar seus produtos com outros pases. A educao, por conseguinte, neste perodo pr-independncia foi marcada com a presena de D. Joo.
Assim que chegou ao Brasil, D. Joo Vi determinou as primeiras medidas a respeito da educao no sentido de criar escolas de nvel superior para atender as necessidades do momento: formar oficiais do exrcito e da marinha para a defesa da colnia (ARANHA, 2002, p. 153).

A elite brasileira era formada pelos grandes proprietrios que buscavam a independncia do Brasil para comercializar com outros pases sem a interferncia de Portugal. O Brasil passou por uma crise econmica na produo do acar e do algodo que superada com o cultivo do caf, melhorando assim o comrcio do Brasil. Os grandes proprietrios viram que a melhor maneira para obter a independncia sem grandes revoltas era com a ajuda do prncipe Regente D. Pedro de Portugal e os lderes do partido brasileiro se aproximaram de D. Pedro para convenc-lo assumir a liderana do movimento da independncia, sendo que se ele aceitasse poderia assim governar o pas e a independncia seria realizada sem nenhuma ruptura poltica e assim se fez.

Em 1822 D. Pedro proclama a independncia do Brasil sendo coroado como imperador D. Pedro I. No perodo imperial a educao ainda perfilava-se num estado de precariedade, marcada por uma populao escrava com a economia agrria que no via educao como meta prioritria, sendo que a populao era analfabeta em sua maioria seguindo assim essa educao os mesmos moldes da educao colonial.
A elite educa seus filhos em casa e aos demais segmentos sociais s resta a oferta de pouqussimas escolas cujas atividades se baseavam somente em ler, escrever e contar. (ARANHA ,2002, p. 155).

Nota-se assim que a elite tinha maior acesso na educao neste perodo. Mas houve ainda neste tempo criao de cursos e escolas inovando assim o ensino. Segundo Aranha (2002, p. 155), para melhor afirmao dos mestres so fundadas as primeiras escolas normais em Niteri (1835), BAHIA (1836), Cear (1845) e So Paulo (1846), sendo um ensino formal, precrio e irregular atendendo a pouqussimos alunos. Vimos que mesmo com a criao destas escolas normais o descaso pelo preparo do professor era notvel, se devendo isso pela sociedade no ter interesse em priorizar a educao. Outro fator importante observado nestas escolas normais que de incio ela era acessvel somente aos rapazes, pois a educao feminina espera o final do sculo para despertar algum interesse. A primeira escola normal de So Paulo, s 30 anos depois de fundada, passa a oferecer uma seo feminina. (ARANHA, 2002, p. 155). Conclui-se ento que a mulher nesta poca era descriminada, vivendo uma vida de pendncia e inferioridade, em relao ao homem, se dedicando somente s prendas domsticas e a aprendizagem de boas maneiras. A educao imperial trouxe algumas caractersticas da educao jesuta como vemos a seguir:
A tradio da memorizao tinha reao direta, com o ensino religioso, principalmente do catequismo, a repetio mecnica era necessria, pois no podia introduzir palavras e idias prprias sobre aquilo que era dogma da f, sob o rico de heresia. (BARBOSA, 1976, p. 46).

Os professores usavam este mtodo de memorizao com questionrios de perguntas e respostas, acreditando ser assim a melhor maneira de fixao da aprendizagem dos alunos. Outro fato que nos chama a ateno o desinteresse por parte do governo na educao do imprio, ou seja, da educao popular se voltando apenas para as profisses liberais destinadas somente minoria privilegiada leite. O ensino no imprio era caracterizado em etapas que demonstram cada vez mais o descaso dos governantes em formar um sistema nacional de ensino, ao invs disso as autoridades preocuparam-se mais em criar algumas escolas superiores e em regulamentar as vias de acesso a seus cursos nos nveis secundrio e elementar. Segundo Arranha (2002, p. 55), havia o ensino elementar com pouqussimas escolas cuja atividade se achava restrita instruo elementar de ler, escrever e contar. Este ensino era a 1 etapa de ensino da poca, sendo que sofria uma situao catica por o Brasil ter um modelo econmico agrrio e no se preocupar em prioritizar a educao. Surge o ensino secundrio que destinava-se ao preparo dos candidatos ao ensino superior, e o seu contedo se estruturou em funo deste (ROMANELLI, 2002, p. 39). Nota-se que este ensino preparava para o ingresso ao ensino superior, mas assim como o ensino elementar, o ensino secundrio caracterizava-se por um ensino falho por falta de arrecadao de recurso por parte das provncias, este ensino ficou nas mos da iniciativa privada, e em conseqncia disto apenas as famlias de altas posses podiam pagar a educao de seus filhos. O colgio D. Pedro II foi destaque do ensino secundrio, destinado a servir de padro do ensino. (ARRANHA, 2002, p. 154). Esse colgio foi fundado no Rio de Janeiro sob administrao da coroa, sendo o nico autorizado a realizar exames para conferir grau de bacharel, indispensvel para o acesso aos cursos superiores por isso este colgio se destacou na histria. O Brasil nesta poca foi governado por D. Pedro I e o seu reinado durou de 1822 a 1831 governando de forma autoritria e devido a sua tirania abdicou em 1831 em favor do seu filho, Pedro de Alcntara e este perodo foi conhecido como

1 reinado. S que Pedro de Alcntara s tinha 5 anos de idade e no podia assumir o trono ento o Brasil foi governado provisoriamente pelos regentes e s em 1840 D. Pedro II assumiu o trono caracterizando-se assim esse perodo Segundo Reinado. Durante o reinado de D. Pedro II, o caf tornou-se o principal produto da exportao do pas, intensificando um surto industrial no pas, havendo assim o fortalecimento da burguesia urbano-industrial e por presso da Inglaterra houve a abolio da escravatura em 13 de maio de 1888. Com tantas mudanas acontecendo no pas no final do imprio o quadro educacional continuou precrio.

1.3 A EDUCAO NO PERODO REPUBLICANO

1.3.1 A Transio do Imprio para repblica

Notamos que o Brasil estava passando por mudanas q2uando a economia, trabalhou e sociedade tantos outros fatores e para muitos o governo de D. Pedro II estava antigo necessitando assim o pas de um governo que exigisse as demandas da modernidade. As cidades cresciam, ganhavam luz eltrica, telgrafos, linhas de trem e at algumas indstrias, o trabalho escravo era substitudo pelo trabalho livre. O poder centralizado tinha sido til para defender o latifndio e a escravido, mas para o oeste paulista era melhor que cada provncia tivesse liberdade de governar, para assim So Paulo estar livre para pensar em seus prprios benefcios e isso s seria possvel com a proclamao da repblica. Havia tambm um motivo forte para a implantao da republica era uma exigncia da sociedade brasileira de exercer o direito da cidadania, ou seja, o direito do cidado de ser respeitado pelo Estado. No dia 15 de novembro de 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca assumiu o comando das unidades militares da capital e ordenou a priso do 1 ministro. Horas depois D. Pedro II recebia ordens de abandonar o pas e o Brasil tinha deixado de ser imprio.
A republica no herdou do Imprio um sistema articulado do ensino, para ingressar no secundrio no exigia a concluso do primrio, para ingressar

8 no superior no se exigia a concluso do secundrio. (LEI N. 9394, DE 20/12/1996).

Mesmo com tantas mudanas ocorrendo no pas fica nos claro que o ensino no perodo republicano at 1930, foi um ensino peculiar as meras
A republica foi uma revoluo mas no teve a deciso de realizar uma transformao radical no sistema de ensino para provocar uma renovao intelectual das elites culturais e polticas necessrias s novas instituies democrticas . (ROMANELLI, 2002, p. 43).

compilaes da colnia, e do imprio.

Para a populao camponesa a educao no era fator necessrio, pois no se exigia nem a alfabetizao para a realizao do trabalho rural j para as classes mdias e operrias urbanas procuravam a escola para consecuo de emprego nas poucas fbricas s aps 1930 com o crescimento da urbanizao e industrializao a educao chegou as classes menos favorecidas.
A resoluo de 1930 foi uma oposio as foras conservadoras que integra grupos de diferentes segmentos, intelectuais, militares, polticos. (ARRANHA, 2002, p. 194).

Esta revoluo trouxe transformaes substancias no pas em vrios aspectos.

1.3.2 A educao na Segunda Repblica

Durante a primeira repblica e aps esta revoluo Getlio Vargas se torna o chefe do governo provisrio e governa de 1937 a 1945, conhecido como protetor dos trabalhadores, na cidade com o seu governo autoritrio passa a

controlar a estrutura sindical, subordinado-a ao Estado. Enquanto isto na educao tentam se implantar reformas com a ajuda do positivismo. No Brasil, as idias positivas, porm da nossa bandeira republicana ordem e progresso. (ARANHA, 2002, p. 197). As reformas positivistas no se implantam devido falta de infra-estrutura e de apoio das elites. O ensino elementar continua a receber menor ateno e o secundrio continua a ser privilegio das elites para ter acesso ao curso superior, havendo assim um sistema atual uma escola para ricos e outra para pobres.

A educao na primeira republica sobre transformaes em decorrncia das necessidades sociais e econmicas. (ARANHA, 2002, p. 203). Amplia-se a oferta de escolarizao com a industrializao e o crescimento da populao o ensino secundrio passa a ter dois ciclos um fundamental de cinco anos e outro complementar de dois anos, este ltimo visando a preparao para o curso superior. O nmero de escolas primrias dobra e de secundrias quadruplica e as escolas tcnicas se multiplicam. Apesar de tantas mudanas na 1 republica o dualismo escolar persiste.

1.3.3 A Educao Durante a Segunda Repblica


Depois da Segunda Guerra Mundial comea a segunda republica que se estende desde a deposio de Getlio em 1945 at o golpe militar em 1964. (ARANHA, 2002, p. 195).

Sabemos que Getlio Vargas estava no Governo desde 1937, mas foi deposto em 1945 quando a Segunda Guerra Mundial terminou ele ficou em uma situao poltica difcil, pois os soldados brasileiros haviam entrado na Europa contra regime ditatoriais e voltam para o Brasil, que estava em pleno regime de ditadura. Getlio Vargas sentiu a necessidade de modificar o regime poltico, por isso marcou eleies presidenciais, mas as Formas Armadas temendo que essas eleies no se realizassem depuseram Getulio Vargas. Getlio Vargas foi substitudo por Jos Linhares e depois houve eleies e quem assumiu foi Dutra e durante o governo de Dutra, Vargas continuou na poltica como senador, mas houve eleies para o segundo qinqnio e l se apresentou como candidato a presidente e foi ele com apoio do PSP (Partido Social

Progressista) que foi eleito e governou de 1951 a 1954.


Getlio Vargas voltou ao governo em plena campanha do petrleo onde se exploram o petrleo para melhoria da economia e a campanha do petrleo reuniu todas as camadas sociais, camadas urbanas, do operariado e a burguesia. (ROMANELLI, 2002, p.52).

Esta campanha foi um movimento do quase participou intensamente o povo brasileiro e a Petrobrs tornou-se Lei e o Estado passou a ter o controle e a explorao do petrleo brasileiro. Essa campanha de base populistas custaram lhe a vida. Em 1954, pressionado para deixar o governo envolvido em tramas sinistras. Vargas preferiu o suicdio.

10

Na educao um debate nunca visto tem como pano de fundo o antiprojeto da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), que leva 13 anos para entrar em vigor. (BRZEZINAK, 1997, P. 9).

Esta LDB tinha como objetivo principal, fazer um movimento social em defesa da Escola Pblica, sendo esse projeto longo e tumultuado e se estende at 1961 data da sua promulgao.
Assim, confusamente, o professor assimilaram a idia de que todos fracassos que acompanham as atividades feitas pelo Brasil at, ento, no tocante escolarizao pblica eram derivados de uma escolha errada de modelos de ensino advindos do exterior e que novas e melhores escolhas deveriam ser feitas. (SOUZA, 2002, p. 90).

Na repblica quis substituir-se o velho professor carrancudo que se baseada nas sentinelas da tabuada na memorizao mecnica para um professor com idias novas participante da Escola Nova com atividades referentes agora para pessoas que participavam de um ensino livre. Foram feitas algumas mudanas na segunda repblica. Segundo Aranha (2002):
Criou-se os ginsios e colgios vocacionais com a inteno de inserir o aluno no mundo do trabalho, renova-se o curso secundrio na formao e reciclagem dos professores, remunerao das horas extras do trabalho docente e a adoo de uma pedagogia que visava despertar o esprito crtico dos alunos levando-os a pesquisar e no somente aceitar o ensino recebido. (ARANHA, 2002, p. 210).

Mas em 1964, h um golpe militar onde destrudo o estado de direito e a poltica fica nas mos de militares onde os grupos menos favorecidos como

camponeses, operrios e estudantes so reprimidos, censurados at a priso, torna exlio e assassinado, sendo que a economia nesta poca s benfica para as multinacionais e as pequenas e mdias empresas so prejudicadas pelo

endividamento externo e aumento da inflao. Os brasileiros perdem o poder de participao pois os presidentes militares so autoritrios no permitindo qualquer operao ao regime. Segundo Aranha (2002):
H uma representao imediata na educao onde a ditadura torna obrigatria o ensino de Educao Moral e Cvica obrigatria nas escolas em todos os graus e modalidades de ensino, mudando depois esta disciplina o nome para (OSPB) Organizao Social e Poltica Brasileira. (ARANHA, 2002, p. 210).

Muitas reformas acontecem nesse processo ditatorial como pensar num ensino que prepare para o mercado de trabalho.

11

Aranha (2002, p. 214), nos afirma que houve reformas do 1 e 2 grau, reformas universitrias e a reforma da LDB.
A reforma universitria unifica o vestibular e muda as faculdades para universidades, para melhor concentrao do diversos materiais humanos em estabelecimentos isolados, congregando disciplinas. (ROMANELLI, 2002, p. 228).

Houve grandes mudanas at na administrao que era feita pelo redor e demais rgos ainda segundo Romanelli (2002).
O ensino de 1 e 2 grau tinha por objetivo nesta reformulao preparar o aluno para a qualificao do trabalho e exerccio da cidadania, sendo que o ensino do 1 grau passou a ter durao de 8 anos para formao de crianas e pr-adolescentes e o 2 grau com durao de 3 ou 4 anos para formao do adolescente. (ROMANELLI, 2002, p. 228).

Mesmo com tanta reforma o ensino ainda

catica

mesmo com

criao da escola nica pela reforma da LDB e tambm a profissionalizao no ensino, muitas reformas ficaram s no papel devido falta de recursos materiais s um pouco depois foram executadas e o ensino mesmo nos dias atuais necessita de reformas eficazes para haver melhorias.

CONCLUSO

Desde o perodo colonial at os nossos dias atuais o ensino de Histria vem passando por mudanas para que com elas possam possibilitar um ensino que desperte nos alunos o prazer em estudar a disciplina em foco. Pois muitas propostas educativas no tm atendido aos anseios que alunos e professores necessitam. No Perodo Colonial o ensino foi marcado pelo ensino Jesutico sendo esse ensino alheio realidade da colnia, pois no prioritizava para a qualificao para o trabalho, mas se centrava na religio e era acessvel elite. Durante vrios perodos como o Perodo Imperial, como no Perodo Republicano e at no Golpe Militar o ensino de Histria foi marcado por mudanas significativas como a transposio de um ensino Jesutico para um ensino onde foram criadas escolas, cursos e at universidades para uma melhor preparao de alunos e professores.

12

Uma das reformas que se destacou foi o acesso do ensino da classe popular na educao que anteriormente era um ensino particularizado s quem tinha acesso era poucos, s quem podia pagar por ele. Outra reforma dentre muitas foi o ensino passar do nvel elementar e secundrio para o ensino fundamental e Mdio. Em suma, diante de tantas reformas que tm sido acarretadas desde o perodo colonial at agora, o ensino ainda continua catico, pois falta apoio governamental, recursos materiais, e falta tambm interesse por parte de alunos e professores, bem como da prpria comunidade para efetuar reformas eficazes que atendam as necessidades de muitos e atribuam o verdadeiro valor que a Histria ensinada produz nas nossas vidas.

REFERNCIAS

ARANHA, Maria Lcia de Arruda. Histria da educao. So Paulo: Moderna, 2002. BRZEZINSKI, Iria. LDB interpretada: Diversos Olhares se entrecruzam. So Paulo: Cortez, 1997. ROMANELLI, Otaza de Oliveira. Histria da educao no Brasil. Petrpolis: Vozes, 2002. SOUZA, Cyntia Pereira de. Histria da educao, escrituras. So Paulo, 2002.

You might also like