You are on page 1of 12

O PAPEL DA MULHER NA IGREJA CATLICA A PARTIR DO CONCLIO VATICANO II (1962-1965)

Poliana Barbosa Ferreira1

Resumo
A partir do Conclio Vaticano II, se estabeleceu grande abertura da Igreja Catlica para o debate de temas antes considerados proibidos ou pouco discutidos pela instituio. Nesse contexto, passou a serem discutidos os temas como a desigualdade, questes institucionais e at mesmo sobre o sacerdcio feminino. Em nossa pesquisa, procuramos compreender o papel da mulher na Igreja Catlica, sua discriminao quanto ao sacerdcio, abordando as causas dos preconceitos em relao mulher. Palavras-chave: Religio, Mulher, Relao de Gnero.

Introduo
O processo de excluso da mulher, que ocorre no apenas dentro da Igreja Catlica, mas em toda a sociedade, faz desperta nossa observao para o mbito da discriminao em geral, que presente no cotidiano de cada ser humano. Portanto, falar sobre o sacerdcio feminino dentro da Igreja Catlica um lugar que h sculos negado mulher e falar sobre toda forma de desigualdade entre o homem e a mulher e sobre a possibilidade de se alcanar uma igualdade de fato, inclusive na escolha da vida sacerdotal. A incorporao das mulheres no ministrio da Igreja Catlica tornou-se, na atualidade, um assunto critica para o catolicismo. Enxerga-se nesse tema uma necessria mudana de conscincia e uma nova viso das relaes entre mulheres e homens, buscando destacar a variedade de papeis que estes exercem na grande sociedade e que podem ser vividos tambm na Igreja. No mbito social busca-se a superao do patriarquismo, indo em direo a uma sociedade basicamente constituda por pessoas livres que se respeitam mutuamente e que acolhem as diferenas. Dentro da Igreja, isso tambm pode acontecer. As leigas, sobretudo as freiras, esto cada vez mais assumindo ministrios na Igreja, mas sem o reconhecimento oficial como ministras ordenadas. Isso se deve ao fato do Catolicismo manter-se ligado ao passado, no qual predominou o papel masculino desde que o Messias e filho de Deus nasceu homem. Mantm-se assim a tradio hierrquica
1

Acadmica da 3 srie do Curso de Histria da UEG Unidade Universitria de Morrinhos. Orientada pelo Professor Doutor Andr Luiz Caes.

masculina, que desmerece a mulher, mantendo-a como sexo impuro e indigno, reflexo da historia de Ado e Eva. Segundo o Telogo Leonardo Boff (1977) o sacerdcio, sendo reservado apenas aos homens, leva a Igreja a pensar que esta atualizando a memria de que seu sacerdcio vem de Jesus sexualmente homem. Mas questiona que o elemento central que constitui algum como representante de Cristo no e exatamente biolgico, mas a dimenso da f, da total adeso a Cristo e a sua Igreja. Sua concluso e que o fato de somente os homens terem acesso ao sacerdcio na Igreja ate os dias atuais, no se deve a Jesus ter sido varo, mas a outros fatores de ordem histrica e sociolgica. O autor Giovani Turbanti (1994) acentua a dificuldade da Igreja em solucionar esse problema, devido ao fato da hierarquia Catlica manter-se irredutvel em suas opes doutrinarias. Nosso estudo inicia-se, portanto, no momento em que essas questes comeam a ser levantadas, ou seja, durante o concilio Vaticano II (1962-1965), no qual a Igreja se rene para debater os principais problemas ento em destaque na sociedade ocidental, procurando se atualizar para enfrentar os desafios.

Desenvolvimento
1. HISTRIA DAS MULHERES Nas ultimas dcadas a histria das mulheres como disciplina acadmica passou por vrios processos, enfrentando preconceitos e desvalorizao de gnero, mas lutando para superar as diferenas e conquistar seu espao como rea do conhecimento. Como qualquer processo histrico esta luta foi ocorrendo passo a passo, sendo a partir da dcada de 60 que as mulheres conseguiram maior espao na historiografia e na sociedade. Como afirma Joan Scott:
A histria das mulheres apareceu como um campo definvel principalmente nas duas ultimas dcadas. Apesar das enormes diferenas nos recursos para ela alocados, em sua representao e em seu lugar no currculo, na posio a ela concedida pelas universidades e pelas associaes disciplinares, parece no haver duvida de que a histria das mulheres uma pratica estabelecida em muitas partes do mundo. Embora a situao dos Estados Unidos seja nica pelo fato de a histria das mulheres ter atingido uma presena visvel e influente na academia, h evidencia clara em artigos e livros na auto-identificao dos historiadores

que se pode encontrar em conferencias internacionais e nas redes infermais que transmitem as noticias do mundo intelectual da participao internacional no movimento da histria das mulheres (BURKE, 1992; p. 63-64).

Esta autora utiliza o termo movimento para distinguir o fenmeno atual dos esforos anteriormente disseminados por alguns indivduos para escrever no passado sobre as mulheres. A palavra movimento tambm mostra a qualidade dinmica envolvida nos intercmbios no nvel nacional e nos interdisciplinares pelos historiadores das mulheres, e ainda, para evocar as associaes com a poltica. (BURKE, 1992; p. 64) A poltica feminista o ponto de partida para o atual estagio da histria das mulheres, relatos situam a origem do campo na dcada de 60, quando as ativistas femininas reivindicam uma histria que estabelecesse heronas, na prova da atuao das mulheres e tambm explicaes sobre a opresso e inspirao para a ao. (BURKE, 1992; p. 64) Para a pesquisadora Rachel Saihet:
[...] torna-se inadequado falar-se hoje em uma histria da mulher. Diversas em sua condio social, etnia, raa, crenas religiosas, enfim, na sua trajetria marcada por inmeras diferenas, cabe, portanto, abordar-se a histria das mulheres. A grande reviravolta na histria nas ultimas dcadas, debruando-se sobre temticas e grupos sociais at ento excludos do seu interesse, contribuiu para o desenvolvimento de estudos sobre as mulheres. Fundamental neste particular, o vulto assumido pela histria cultural, preocupada com as identidades coletivas de uma ampla variedade de grupos sociais: os operrios, camponeses, escravos, as pessoas comuns. Pluralizam-se os objetos de investigao de objeto e sujeito da histria (SAIHET, 1997; p.275).

A partir da dcada de 1960, as mulheres tiveram mais abertura na historiografia, onde antes eram esquecidas. Passaram a ter destaque na histria e partiram para conquista social havendo mais abertura na sua vida profissional e na vida privada. Ainda que escassos alguns historiadores chegam antes da citada reviravolta a desenvolver estudos sobre as mulheres, Michelet (1997), ainda no sculo XIX detm-se nesse tipo de enfoque, realando de forma coerente com o pensamento dominante no seu tempo, a identificao deste sexo com a esfera privada. Na medida, porm, em que a mulher insere sua atuao no mbito publico, usurpando os papeis masculinos, transmutase em fora do mal e da infelicidade dando lugar do desequilbrio da histria. (SAIHET, 1997) A partir da dcada de 1960 os historiadores do mais ateno para a questo feminina. As correntes revisionistas marxistas, engajados no movimento da histria

social, apresentam uma postura diversa ao assumirem como objeto de estudo os grupos ultrapassados pela histria, as massas populares sem um nvel significativo de organizao e tambm as mulheres do povo, segundo Saihet (1997, p. 276).
Com a onda do movimento feminista, ocorrida a partir dos anos 60, contribuiu ainda mais para o surgimento da histria das mulheres [...] Entretanto a questo do gnero, tambm vem sendo usado, desde a dcada de 1970, para teorizar a questo da diferena sexual. Foi inicialmente utilizado pelas feministas americanas que queriam insistir no carter fundamentalmente social das distines baseadas no sexo [...] o gnero se torna inclusive uma maneira de indicar as construes sociais (SAIHET, 1997; p. 277 279).

A onda do movimento feminista se desencadeou nos Estados Unidos nos anos 60, onde se manifesta o referido movimento, bem como em outros pases, qual este se apresentou, as reivindicaes das mulheres provocaram uma forte demanda de informaes, pelos estudantes, sobre as questes que estavam sendo discutidas. Ao mesmo tempo, docentes mobilizaram-se propondo a instaurao de cursos nas universidades dedicadas ao estudo das mulheres. (SAIHET, 1997; p. 276). A criao inteiramente social das idias sobre os papeis prprios aos homens e as mulheres. O gnero sublinha tambm o aspecto relacional entre as mulheres e os homens, ou seja, que nenhuma compreenso de qualquer um dos dois pode existir atravs de um estudo que considere totalmente em separado.
A categoria de gnero, usada para analisar as diferenas entre os sexos, foi estendida questo das diferenas dentro da diferena. A poltica de identidade dos anos 80 trouxe a tona legaes mltiplas que desafiaram o significado unitrio da categoria das mulheres. Na verdade o termo mulheres dificilmente poderia ser usado sem modificao: mulheres de cor, mulheres judias, mulheres lsbicas, mulheres trabalhadoras pobres, mes solteiras, foram apenas algumas das categorias introduzidas. Outras desafiavam a hegemonia heterossexual da classe media branca do termo mulheres, argumentando que as diferenas fundamentais da existncia tornaram impossvel reivindicar uma identidade isolada. A fragmentao de uma idia universal de mulheres por raa, etnia, classe e sexualidade estava associada a diferenas polticas serias no interior do movimento das mulheres sobre questes que variavam desde a Palestina at pornografia. (JOAN SCOTT, 1992; p.87-88).

Mas o significado unitrio das mulheres vai mais alm, porque enfrenta todos os tipos de mulheres e de diferentes classes, raas ou categorias. Colocando um entrave na questo feminina que o preconceito de ser chamadas de mulheres, cujo termo deriva de qualquer qualificao de mulheres, colocando assim, para determinadas categorias de

mulheres (classe alta, por exemplo) como uma desqualificao (movimento feminista; lutas e conquistas). Podemos observar que h varias entraves na questo da categoria feminismo, a qual engloba varias interpretaes e opinies sobre o assunto. Como movimento social trar conquistas sociais, graas a sua organizao pode lutar por uma igualdade entre os sexos.
A categoria feminismo implica no apenas uma ideologia, mas a emergncia de um movimento social, cujo objetivo redefinir o papel da mulher na sociedade em busca de uma igualdade entre os sexos (IVETE, 1998; p.205).

Como movimento social e como doutrina, o feminismo, incorporou em sua trajetria histrica as idias de liberdade e doutrina liberal, onde propicia conquistas ideolgicas. Mas afinal o que feminismo? Para quem no sabe o que significa, entende com preconceitos, mas este movimento comporta ideologias das quais delineia um conjunto de esquemas de organizao social. Segundo Ivete (1987), o primeiro contexto histrico onde se podem detectar as primeiras manifestaes organizadas de feministas a d na Revoluo Industrial europia. Cuja explorao das mulheres como mo-de-obra barata, na Europa, levou a um engajamento como grupo social especifico nas lutas polticas do perodo e, paralelamente, a uma reivindicao por melhoria de sua condio de sexo. De acordo com Ribeiro (1987), a desigualdade dos sexos uma questo de cultura, sendo a mulher submissa ao homem. Na realidade o discurso sobre a igualdade repelia a idia de uma desigualdade natural entre os homens, elemento presente no pensamento filosfico anterior ascenso da burguesia. Mas esse mesmo discurso da igualdade, to defendido pelos filsofos franceses do sculo XVIII, no repeliu a excluso e a desigualdade entre os sexos. Ribeiro (1987) nos apresenta ainda, a viso de que a no incluso da mulher neste debate, bem como a negao at o sculo XX de uma cidadania formal, estavam em sintonia com a idia bblica de que as mulheres tambm faziam parte da individualidade (corpo) dos homens naturalmente, tambm dependem da vontade dos mesmos e devem ter medo de (lhes) causar desagrado, no possuindo por isso mesmo a liberdade intrnseca do cidado.

Quando em um casamento decidem ter um filho logo j pensam em menino, se for o primognito devera ter uma carreira profissional brilhante e cuidar dos bens da famlia, caso contrario, se nascer uma menina, j causa um repdio criana onde ser excluda dos poderes de dirigir cargos importantes e no participar dos negcios da famlia.
importante assinalar que essas concepes sobre a existncia de uma hierarquia natural entre os sexos foram incorporadas tanto pela burguesia como pelo oposto social, a classe trabalhadora. Dessa forma no de estranhar que as manifestaes femininas contra as negaes de sua cidadania partissem tanto de mulheres burguesas quanto de mulheres proletrias. sua excluso da vida publica (pratica ou ideolgica) e, conseqentemente, da cidadania, as mulheres reagiram exigindo distintos direitos civis, jurdicos e polticos (direito voto); direitos econmicos (direito ao trabalho); direito a educao. Atuando dentro dos movimentos sociais mais amplos (partidos polticos ou movimento operrio) ou de forma isolada, as mulheres configuram um campo de reinvidicaes especificas na maioria das vezes, rejeitado at mesmo pelas lideranas revolucionarias destes movimentos (RIBEIRO, 1987; p.208-209).

As primeiras reinvidicaes das mulheres foram luta pelo direito do voto, direito ao trabalho, a manifestao e associao, ao direito instruo, fatos que ocorreram na Europa e nos Estados Unidos. O movimento Feminista um exemplo de conquista e resultado da Revoluo Industrial, as reinvidicaes que atingiram questionamentos sobre as questes da cultura patriarcal, questionando a posio da mulher dentro da famlia e denunciando a explorao na esfera produtiva. Esse pensamento critico foi sufocado, mostrando que a reforma feminista lenta e conquistada passo a passo, sendo varias vezes abalada por correntes mais reformistas ou tradicionalistas. O movimento de carter reformista exerceu grande apelo s mulheres burguesas e de segmentos intelectuais. Estas foram engajadas na luta pelo direito de voto, base de uma longa reivindicao aos direitos jurdicos burgueses. O movimento sufragista que exclua grupos sociais, onde s poderiam votar pessoas independentes que viviam sem nenhuma dependncia.
O movimento sufragista surge, j no sculo XIX, como um produto do liberalismo ideologia legitimadora do modo de produo capitalista. Seus limites foram desta forma, contidos dentro dos limites do liberalismo. O carter meramente jurdico de suas reinvidicaes conjuga-se com o discurso liberal que havia fundamentado a ascenso da burguesia (RIBEIRO, 1987; p.210).

O debate sufragista no ultrapassou a ideologia dominante, mantendo intacta a imagem da mulher e sua misso primordial a maternidade. Fortalecia, dessa forma, a organizao familiar ao invs de contest-la. H um consenso entre partidrios e oponentes ao direito do voto feminino. Ambos debatedores argumentam centrando o discurso na imagem da mulher na sociedade e no seu aprimoramento ou desvirtuamento da misso familiar. (RIBEIRO, 1987) Apesar de vrios entraves no percurso para cidadania onde grupos, seja institucional ou de carter tradicionalista impedem a difuso dos direitos da mulher. Exercer o papel de cidad o mesmo que existir com direitos e deveres, participando efetivamente na vida da sociedade, como agente ativo na histria, com direitos de exercer e fazer sua prpria histria.

1.1. Mulheres e democracia

As mulheres, pensadas como grupo social especifico, carregam uma longa histria de excluses, privaes, discriminaes e opresses. Est uma constatao gentica que merece ser concretizada, qualificada e relativizada. Assim, as mulheres no vivenciam esta condio da mesma forma, ao longo do tempo e nos diversos cantos do mundo. Ao contrario, est condio subalterna diferenciada conforme os pases, as culturas e as instituies, e determinados fatores contribuem para o aumento desta discriminao e desigualdade: a condio tnico-racial, etria, a vivencia sexual, a classe e condio social, as diferenas de ordem fsica e mental (RODRIGUS, 2005; p. 1163-1164).

Essa autora relata em seu artigo que a mulher no vivenciam a discriminizao da mesma forma em diversas partes do mundo. Sendo varivel conforme cultura, pas ou instituies. Sendo assim relativa a questo da mulher podendo ser de ordem social institucional. No Brasil, como em qualquer parte do mundo a mulher convive com situaes que a limitam viver plenamente. Vivenciando situaes de violncia (fsica, sexual, emocional e institucional), podendo ocorrer tanto na famlia como na sociedade, sendo discriminada pelo fato de ser do sexo feminino, isso se reflete na sociedade com a desvalorizao, ocorrendo no trabalho e na excluso em decises polticas e outras.

A realidade da mulher brasileira fica limitada em suas possibilidades e horizontes. Esta situao se agrava para mulheres negras, idosas, lsbicas, trabalhadoras domesticas, rurais, que prestam servios sexuais e mulheres com deficincia. Estes grupos, em particular, vivenciam a excluso, a discriminao e a desigualdade social pela sua condio fsica, racial, de trabalho e de vivencia da sexualidade. Segundo Rodrigues (2005, p. 1164), a democracia prope acolhimento das diferenas e o no privilegio ou discriminao por quaisquer circunstancias e condies. As feministas propem igualdade de direitos e o direito a diferena e, ainda, que as diferenas no sejam transformadas em desigualdades como apresentado em outro slogan: diferena sim, desigualdade no.

1.2. Movimentos de mulheres e suas fases

Movimentos de mulheres ou feministas ressalta o despertar para a discriminao, um despertar que chegou a mobilizar e modificar idias ou conceitos sobre a mulher, deixando que elas faam ser reconhecidas e valorizadas como cidad. Os movimentos de mulheres foram significativos na luta pela democracia. A primeira foi a luta para que mulheres tivessem o direito de votar e ser votada, onde ocorreu na metade do sculo XX, quando a maioria dos pases aprovou o direito de voto s mulheres. A segunda fase do movimento feminista em meados dos anos 60 e 70 do sculo XX, que propunham um questionamento global dos sistemas e de relaes sociais. O movimento enfrentou a luta contra o sistema patriarcal, expresso de dominao dos homens e de inferioridade das mulheres, levando questionamentos profundos e propondo a ruptura com os esteretipos e rumos previamente traados para as mulheres e para os homens. (RODRIGUS, 2005; p. 1165)
Nesta fase de luta dos movimentos, ganham grande valor as reinvidicaes de igualdade entre os grupos e povos, que deve ser entendida como igualdade de direitos e de oportunidades. Paralelamente, a reivindicao do respeito diversidade alude ao reconhecimento de diferentes gostos, projetos, desejados, escolhas dos sujeitos, que no podem ser discriminados. (RODRIGUS, 2005; p.1169).

Entretanto tem razo Rodrigus (2005, p. 1169) lembra que o movimento proporciona conquistas sociais, sendo uma forma de despertar para as diferenas e diversidades que convivemos em sociedade, onde podemos nos relacionar sem oprimir e classificar por gnero, raa ou etnia. Como ocorre descriminao em todas as partes do mundo inclusive no Brasil, no diferente na vida religiosa, onde ela participa, mas no tem reconhecimento. Nunes (2004, p. 482) afirma que, no final do sculo XIX as feiras j se encarregavam de inmeras tarefas necessrias sociedade, particularmente no campo da educao, da sade e da assistncia social. As mulheres pobres, as freiras foram as primeiras a exercerem uma profisso, quando a maioria da populao feminina era do lar.
Quando falamos em religiosos, estamos nos referindo a homens, com experincia de vida e pratica de piedade muito distintas daquelas das mulheres religiosas. Devido ao lugar que ocupam na instituio eclesial catlica, so eles que ditam as normas e regras da vida das religiosas. Praticamente at o Concilio Vaticano II (1962 1965), somente homens elaboravam o saber teolgico e orientavam a vida espiritual das mulheres. At hoje, somente homens tomam assento nas assemblias em Roma, sede do governo e decises do catolicismo (NUNES, 2004; p.482).

Dessa forma, para Nunes (2004, p. 482), nem por isso as religiosas podem ser tomadas por passivas receptoras do discurso masculino e seguidoras fieis de praticas determinadas por eles. Nunes tambm complementa dizendo que a igreja apresenta situaes histricas para manter-las em conformidade em sua condio de submisso. No Brasil, entretanto a histria religiosa feminina e marcada por submisso e transgresses, passividades e criatividades. Onde homens e mulheres vivem diferentemente seus apegos religio, em grande parte, porque a sociedade e as igrejas os tratam de forma diferenciada e esperam deles e delas comportamentos distintos. (NUNES, 2004; p. 482-483). A vida religiosa no s para aquelas mulheres que tinham o dom, mas tambm, para se livrarem de casamento arranjado sem o consentimento pessoal da mulher. Alm de controlar os matrimnios, os conventos cumpriam ainda outra funo social: a de resolver o problema das mulheres desviantes e insubmissas, fugindo autoridade de pais e maridos,

rejeitando as normas e bons costumes que lhe eram impostas. As mulheres que eram violentadas sexualmente eram guardadas por toda sua vida, ou at que um bom casamento lhes permitisse voltar honradamente sociedade. Pois bem, Nunes (2004) lembra que nem todos os conventos podiam ser apresentados como modelo de vida virtuosa e de piedade: nem sempre se respeitavam s normas internas de autoridade e pobreza. A viso de um convento animado por sons noturnos de um ruidoso baile, onde galantes jovens fazem corte a religiosas ricamente vestidas. As atas redigidas por ocasio dos inquritos das autoridades religiosas sobre a vida no Convento do Desterro na Bahia, do conta dessas e de outras transgresses das religiosas. Para se ingressar na vida religiosa, no sculo XVIII, existia exigncia de um dote, uma barreira praticamente intransponvel admisso das mulheres brancas pobres, indgenas, mestias e negras que eram recebidas como escravas a servio das religiosas professas. (NUNES, 2004; p. 489). Nunes (2004) lembra que a vida religiosa no inicio do sculo XVIII, foram de grandes conflitos nesses espaos onde supostamente era lugar de paz, as mulheres tiveram que disputar seu espao, reuniram e recusaram a autoridade do bispo sobre seu direito de viver piedosamente fora dos conventos contrariando as normas estabelecidas por autoridades clericais. Porm as mulheres iro buscar na pregao religiosa resistncia para a explorao e o sofrimento.
Pode-se assim dizer que a clericalizao do catolicismo brasileiro foi, ao mesmo tempo e, necessariamente, o processo de sua feminizaao. A incorporao das mulheres pela instituio deu-se em virtude da pretenso de diminuir ou anular o poder do laicato masculino. Dessa forma, a dinmica atravs da qual se feminiza o catolicismo no Brasil, longe de significar um investimento das mulheres no exerccio do poder sagrado representa, de fato, a reafirmao de seu estatuto subordinado. Pode-se mesmo afirmar que justamente porque a Igreja manteve no perodo da reforma catlica, praticas e discursos restritos em relao s mulheres que ela pode incorpora-las em sua estratgia de reforma institucional (NUNES, 2004; p.491).

Porm em tempos coloniais, nem todas as mulheres se subordinavam s ordens clericais, sendo assim, proporcionou iniciativas de escolas catlicas sobre direo de estrangeiras. No sculo XIX, desenvolveu-se varias escolas para meninas, que tiveram as religiosas como destaque. Como Nunes j ressaltou, a questo da liberdade na vida

religiosa um processo continuo e rduo, cuja persistncia que fez que a mulher fosse conquistando gradativamente convvio institucional. No sculo XX, quando a crise se instalou nas ordens religiosas em meio a um processo de transformao da sociedade brasileira e de mudanas internas na Igreja Catlica estas promovidas depois do Concilio Vaticano II2. O Brasil neste perodo passava por transformaes econmicas e culturais, citada tambm pela autora Turbante, relatando que:
A atitude da Igreja Catlica em face do mundo moderno amadurecida durante o Vaticano II (1962 1965), correspondeu em primeiro lugar passagem de uma interpretao da modernidade como categoria ideolgica [...] enquanto a humanidade se v diante de uma nova poca desafios de imensa gravidade e grandeza esperam a Igreja, como nas pocas mais trgicas de sua histria. (TURBANTI, 1994/1996; p.105).

Mudanas foram necessrias devido o fechamento da religio, que at ento estava regendo conforme suas caractersticas e costumes. Nunes (2004) enfatiza em trabalho que as alteraes sofridas pela vida religiosa feminina de 1960 e 1970, passavam por um processo de renovao. Buscava-se uma soluo para a crise interna da vida religiosa, atravs de uma serie de modificaes na estrutura da vida social. (NUNES, 2004; p. 503). A dcada de 70, no Brasil, passava por uma crise poltica cuja instalao dos militares (NUNES, 2004; p.503-504), com seu regime ditatorial, refletem na populao uma analise teolgica e sociolgica do catolicismo, com seu ideal de aproximao dos pobres. Trata-se da Teologia da Libertao. A expresso pastoral deste discurso teolgico foram as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs). Organizadas em parquias, desenvolveram-se sobretudo nas zonas rurais, periferia, entre as camadas mais pobres, a partir deste estimulo comearam a trabalhar na atuao social em favor as conquistas religiosas. Enfim, a CEBs, foi uma das comunidades catlicas que mais abriu caminhos para a mulher atuar definindo que a abertura a Igreja Catlica vem ocorrendo gradualmente. Entretanto nos prximos captulos iremos retratar os avanos e conquistas no decorrer de sua histria at os dias atuais.

Ibidem.

Concluso
Partindo do contedo j pesquisado neste trabalho percebemos que a luta da mulher na sociedade em conquistar seu espao e respeito vem ocorrendo de forma lenta e gradual, mas com grandes perspectivas, mostrando de forma organizada atravs de movimentos e com suas bandeiras de luta que e possvel mudar a realidade. Percebemos durante o trabalho que a mulher carrega uma histria de excluses, privaes, discriminaes, opresses, mas que atravs dos tempos ela tenta se desvencilhar das barreiras impostas pela sociedade machista e procurando melhorar sua condio de sexo feminino. Sua forma de se organizar proporcionou para a mulher o poder de luta para reinvidicar igualdade entre povos e os mesmos direitos de oportunidade. Os movimentos feministas propuseram uma ruptura na vida poltica, econmica e social, onde reafirmou a democracia, sendo possvel a mulher votar e ser votada desenvolvendo uma economia prpria, onde ela trabalha e conquista sua autonomia na famlia e perante a sociedade. Portanto, no decorrer deste trabalho procuraremos mais fatores histricos que a mulher vem trabalhando durante essa sua histria de submisso e conquistas travadas pelo fato de ser mulher (sexo feminino) no mundo e no Brasil, lutas que se caracterizaram em todas as partes do mundo.

Referencias BURKE, Peter (Org.). A escrita da histria: novas perspectivas. Traduo de Magda Lopes. So Paulo: UNESP, 1992. PRIORE, Mary Del (Org.). Histria das mulheres no Brasil. 7 Edio. So Paulo: Contexto, 2004. RIBEIRO, Ivete (Org.). Famlia e valores. So Paulo: Loyola, 1987. RODRIGUS, Almira. Mulher e Democracia. Revista Fragmentos de Cultura. Goinia, V. 15, n 7, p. 1163-1175 (Julho, 2005). Editora UCG. SALHET, Raquel. Histria das Religies e religiosidades. In: CARDOSO, Ciro Flamarion; VAINFAS, Ronaldo (Orgs.). Domnios da Histria: Ensino de Teoria e Metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1992. TURBANTI, Giovani. Modernizao em discusso. Revista Concilium. N. 244. 1994/1996.

You might also like