You are on page 1of 1

Avaliao do Conhecimento dos Alunos do Ensino Mdio de Escolas: Particular, Pblica e EJA do Municpio de Morrinhos (GO) Sobre Clulas-Tronco

Autores: MACEDO, Danilo Jacinto; MACDO, Mria Soares; RIBEIRO, Ana Isabel; SILVA, Elaine Monteiro da. Orientadora: PIRES, Dbora de Jesus.
Aluno do Curso de Cincias Biolgicas, Unidade Universitria de Morrinhos-GO, UEG. Pesquisadora-Orientadora.

INTRODUO
PESQUISA COM EMBRIES HUMANOS
A clula-tronco um tipo celular capaz de gerar diferentes tipos celulares e reconstruir diversos tecidos, e pode ser a esperana de cura de doenas como o Mal de Parkinson (RODRIGUES et al, 2000 e 2007). Elas podem ser extradas a partir da medula ssea, do sangue do cordo umbilical ou no estgio de blastocisto do embrio (ZATZ, 2004). As pesquisas com clulas-tronco esbarram em controvrsias na sociedade e mesmo no meio cientfico, especialmente quando se trata do uso de clulas embrionrias, essas so normalmente utilizadas, em alguns pases, a partir dos blastocistos gerados em clnicas de fertilizao, onde o casal doa, para a pesquisa com fins teraputicos, aqueles no utilizados para a fertilizao in vitro (PRANKE, 2004). A polmica reside no fato de o embrio, nesse estgio, ser considerado uma vida ou no, a partir deste questionamento e de outros que surgem a respeito do uso de clulas tronco foi elaborado este trabalho para avaliar o nvel de conhecimento que alunos do ensino mdio de diferentes instituies do municpio de Morrinhos tm sobre a pesquisa com clulas-tronco.
84%

100%
PORCENTAGEM

68%

76%

80% SIM 60% 40% 20% 0% CESM CEM


INSTITUI ES 4%

NO 12%
0%

18%
12%

18%

SIM COM OBS. 2% 4% DESCONHECE

2%

EJA

Figura 5: Porcentagem dos estudantes que acreditam que o embrio pode ou no ser considerado como uma vida.

CLULAS TRONCO SALVAM VIDAS? SIM 100%


PORCENTAGEM

86%

86% 68%

NO SIM COM OBS. DESCONHECE

80% 60% 40% 20% 0% CESM CEM INSTITUIES 0% 8% 6% 0% 12% 2%

Figura 1: Clula-Tronco Embrionria

Figura 2: Cordo Umbilical

Figura 3: Embrio Humano

22% 10% 0% EJA

METODOLOGIA
Um questionrio foi confeccionado contendo 11 perguntas, sendo destas 9 objetivas e 2 subjetivas. Foram entregues 50 cpias deste nas seguintes instituies: Colgio Estadual Sylvio de Mello, Centro Educacional de Morrinhos e Colgio Estadual Xavier de Almeida, sendo que neste foram entrevistados alunos do EJA (Educao para jovens e adultos), totalizando 150 cpias. A partir dos resultados foram elaborados grficos comparando o nvel de conhecimento entre os alunos dos diferentes estabelecimentos de educao.

Figura 6: Porcentagem dos estudantes que acreditam ou no que as clulas-tronco so como um recurso teraputico e pode salvar muitas vidas.

RESULTADOS E DISCUSSO
CONHECIMENTO SOBRE CLULAS TRONCO 100% 100%
PORCENTAGEM

100%

94%

Nas escolas de Ensino regular tanto na pblica, quanto na privada a maioria dos alunos tinham entre16 e 20 anos, enquanto os alunos do EJA, tinham entre 21 e 30 anos, sendo nos trs casos a maioria mulheres. A pesquisa mostrou que os alunos das trs instituies conhecem sobre o assunto, pois quando perguntados se j ouviram falar em clulas- tronco, a totalidade de alunos do colgio pblico e particular responderam que sim, e apenas 6% dos alunos do EJA desconhecem sobre o assunto. (Fig 1), quando questionados sobre a grande polmica que envolve a pesquisa com clulas tronco, sobre o embrio em fase de blastocisto ser ou no uma vida, a maioria respondeu sim (fig. 2). Nas trs instituies os entrevistados acreditam que a pesquisa com clulas-tronco pode salvar vidas (Fig. 3). Eles recebem informaes de variados meios de comunicao, especialmente televisiva, porm nos trs seguimentos de ensino ocorrem dvidas quanto utilizao dessas clulas, comprovando desta forma que a mdia e os cientistas tm muito a esclarecer. Eles tambm concordam em sua maioria que o Brasil deve investir mais em pesquisas nessa rea.

80% 60% 40% 20% 0% CESM CEM INSTITU IES EJA 0% 0% 6% SIM NO

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
PRANKE, Patrcia. A IMPORTNCIA DE DISCUTIR O USO DE CLULAS-TRONCO EMBRIONRIAS PARA FINS TERAPUTICOS. Cienc. Cult. vol.56 no.3 So Paulo July/Sept. 2004. RODRIGUES, Fbio Pedrosa; FONSCA, Diego Antnio de Moura. Clulas Tronco. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, [entre 2000 e 2007]. ZATZ, Mayana. Clonagem e clulas-tronco. tica e cincias da vida. Estudo. av. vol.18 no.51 So Paulo 2004.

Figura 4: Porcentagem dos estudantes que j ouviram falar em clulas-tronco

You might also like