You are on page 1of 1

A AGRICULTURA E AS TRANSFORMAES NO MEIO RURAL

AUGUSTO, Eder; BELTRO, Juliana; DO VALE, Igor; CASTRO, Helber;LELI,Marco Antnio;PABLO, Jean m. Da silva

INTRODUO

Universidade Estadual de Gois UnU de Morrinhos verdade que a simples adoo desta ou daquela prtica de conservao dos solos no um atestado de sustentabilidade agrcola. As organizaes no governamentais propem a substituio total ou parcial de mtodos usados no solo do Cerrado para sua preservao. O uso do solo nas regies do cerrado tem acelerado o aumento da produtividade agrcola mas tambm, tem contribudo para uma degradao do meio ambiente. Transformaes no Cerrado, pastagens plantadas, culturas anuais e outros tipos de uso da terra (Tab. 1). Os modernos implementos agrcolas, se por um lado auxiliam o processo de produo, por outro causaram e causam desemprego e xodo rural dentro de um modelo de desenvolvimento concentrador e excludente, como o do Brasil,[...] um desenvolvimento urbano autntico, sem aspas, [que] no se confunde com uma simples expanso do tecido urbano (SOUZA, 2003, p.101). Podemos ainda seguir uma linha de pensamento como de Castells (1983, p.43) que diz: A estrutura da sociedade local, que nada mais do que o reflexo de uma conjuntura ampla com vistas reproduo do capital, mostra-se articulada com o fenmeno urbano. CONSIDERAES FINAIS O processo de modernizao da agricultura acompanha o capitalismo, porm desenvolve-se na agricultura, com um novo padro de desenvolvimento tecnolgico, incremento no uso do trator e diversas maquinarias agrcolas, e uso de fontes energticas como a eletricidade e petrleo. Atualmente, comum ver um cenrio urbano marcado por problemas como falta de emprego, precariedade do transporte, do saneamento, da sade, etc., mas tambm sabemos que no to diferente no campo, este apresenta apenas de forma diferente no modo de olhar se comparado com as modernidades advindas do capitalismo. Essa situao no totalmente desconhecida e torna-se cada vez mais perceptvel medida que cresce a modernizao e tecnologia. Sabemos, ento, que os instrumentos que podem direcionar este processo de crescimento, atenda todas as esferas sociais e caminha para o conhecimento, que busca o desenvolvimento planejado da cidade e do campo.

A modernizao da agricultura entendida como um conjunto de transformaes implementadas pela agregao do capital no espao, atravs da mudana da base tcnica de produo, com uma intensa motomecanizao do processo produtivo; inegvel que a motomecanizao da agricultura permitiu, entre outras coisas, reduzir ao mnimo a condio penosa dos trabalhos agrcolas, que os mtodos tradicionais impunham; aumentando de forma espetacular o rendimento do trabalho nas reas das culturas e as suas produes; e uma fortssima reduo da populao ativa agrcola que nos pases mais evoludos, se transferiu para outros setores com perspectivas de vida atraentes. O processo de modernizao da agricultura brasileira resultou em profundas modificaes nas relaes sociais, no mundo do trabalho e da produo. Mas a modernizao teve tambm como conseqncia, num modelo social perverso como o nosso, a permanncia da concentrao da terra, o xodo rural, aumentou o processo de assalariamento para o homem rural, concentrou capitais e gerou um processo de industrializao da agricultura, direcionada para atender s demandas do capital nacional e internacional. Melo (2003, p. 121) destaca tal alterao no espao urbano, uma vez que A produo agrcola moderna produziu mudanas econmicas que se expressam espacialmente na cidade. Esta, ao mesmo tempo, se modificou para atender ao desenvolvimento da produo realizada no campo e pelas suas demandas internas de servios e equipamentos Hoje em dia a mo-de-obra humana nas grandes plantaes j est quase extinta, dando lugar mo-de-obra mecanizada, com maquinrios que preparam o solo, plantam e colhem ao mesmo tempo, sendo necessrio apenas um operador qualificado. Este processo causou e tem causado problemas sociais ao trabalhador rural. Ferramentas como enxada, carpideira e matraca cederam lugar primeiramente a tratores e arados. Nos anos 40 com incentivo de polticas pblicas direcionadas para Gois, comea a chamada marcha para a regio Centro-Oeste. Depois dos anos 60 com a construo de Braslia, polticas foram voltadas para o desenvolvimento do centro-oeste, criando dinmica econmica para abertura de extensas reas do cerrado direcionadas para a agricultura, colocando Gois como celeiro nacional. Segundo Pessa (1998, p.48) Um fator que contribuiu para a expanso do capitalismo na agricultura das reas do cerrado foram suas caractersticas naturais. A topografia plana favoreceu a mecanizao e os solos,considerados improdutivos, tornaram-se produtivos com a aplicao de quantidades considerveis de corretivos e fertilizantes.

1. A MODERNIZAO DA AGRICULTURA E O AUMENTO DA PRODUTIVIDADE: ALGUMAS CONSIDERAES Outro programa que favoreceu a classe dos agricultores foi o de crdito rural com juros favorecidos, que foi implantado a partir de 1965 pelos bancos. Este programa tinha por objetivo, a modernizao da agropecuria brasileira, pois ao mesmo tempo que estes programas de crditos favoreciam o agricultor, criava-se mercados para a indstria de mquinas, implementos, equipamentos e insumos agrcolas bem como para sua expanso. 2. MUDANAS NAS RELAES SOCIAS DO CAMPO No final da dcada de sessenta no Brasil com implantao de setores industriais de produo de bens voltados para a agricultura, houve um avano na modernizao e no desenvolvimento em escala nacional de mercados do sistema agroindustrial. Esse processo ficou conhecido como "modernizao da agricultura" e nele ocorreram modificaes significativas na forma de se produzir. Estas transformaes, sobretudo ligadas tcnificao, inseridas em um movimento de mudanas significativas em nvel econmico, social e territorial. O processo de modernizao da agricultura brasileira resultou em modificaes no trabalho, na produo e nas relaes sociais dando suporte no aumento da produtividade agrcola, e representada por todo tipo de maquinaria, implementos e insumos modernos que advm das agroindstrias.

REFERNCIAS BIBLIOGRAFICAS CASTELLS, Manuel. A questo urbana. Traduo de Arlene Caetano. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983. p.111. Disponvel em <www.nemesis.org.br> acesso em: 19 de set. 2008 MELO N. A. Interao campo-cidade: a (re) organizao scia espacial de Jata no perodo de 1970 a 2000. 2003, 179 p. Dissertao (mestrado) Universidade Federal de Uberlndia, Instituto de Geografia, Uberlndia, 2003. p.121. PESSA, V.L.S. Ao do Estado e as transformaes. Pessa 1998, p.48. Disponvel em <www.nemesis.org.br> acesso em: 19 de set. 2008 . SOUZA, Marcelo Lopes de. ABC do desenvolvimento urbano. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. 190p. KLINK, Carlos A. MACHADO, Ricardo B. A conservao do Cerrado brasileiro. In: Megadiversidade. v. 1. n. 1 Julho de 2005. p.147-155

You might also like